segunda-feira, 19 de abril de 2021

O PERIGO DA ESPERA

 

Foto: Getty Images

Em tese, parece ser uma questão de tempo para que George Russell seja promovido a Mercedes, seja no lugar de Valtteri Bottas, seja de Lewis Hamilton. Piloto da academia, vem acumulando bons desempenhos na Williams, então pior carro do grid, embora ainda não tenha pontuado pelo time de Grove. Quando substituiu Hamilton on ano passado, só não venceu por culpa da Mercedes. As credenciais estão aí para todo mundo ver, certo?

Como todos sabem, a vida é incerta e muda muito rápido. Russell está na terceira temporada na Williams, onde não há perspectiva de evolução e parece impaciente. Seus contemporâneos, Lando Norris e Charles Leclerc, já venceram corridas, fizeram poles, foram pro pódio ou são líderes de equipe, especialmente o monegasco. Isso deve frustrar George, que bateu Lando na F2 em 2018 antes dos dois subirem a F1. E nada mudou desde então.

Russell faz o jogo da espera, assim como a Mercedes. No entanto, essa impaciência ficou evidente no acidente justamente com Bottas, seu "rival" que tem o contrato encerrando no final da temporada. Ao reclamar, dar um tapa no capacete do finlandês (que retrucou com um dedo do meio) e acusar que Bottas teria um comportamento diferente na disputa na pista se fosse outro piloto, Russell mostra que não tem mais paciência ao mesmo tempo em que sente que pode fazer o que quiser porque parece ser questão de tempo chegar na Mercedes.

A reação de Toto Wolff depois da corrida não segue o mesmo caminho. O chefão fez muitas críticas a George, praticamente discordando de tudo o que ele falou, queimando-o e protegendo seu piloto mais experiente e pressionado. O recado foi claro: faça seu papel que nós fazemos o nosso. Se for se meter de pato a ganso, Russell pode ficar para trás na hierarquia, o que não seria inédito na Mercedes. Esteban Ocon e Pascal Wehrlein podem falar melhor sobre isso.

Isso simboliza as vantagens e desvantagens da tal academia de pilotos. Abre-se um grande caminho para a F1 através das principais montadoras. No entanto, o piloto torna-se também refém desses interesses e o sonho pode virar pesadelo muito rapidamente, às vezes nem chega a começar.

Russell precisa pensar mais na Williams do que na valorização pessoal. Não é a primeira vez que desperdiça oportunidade de pontos fundamentais para a equipe em erros crassos. O carro tem condições de brigar com a Alfa Romeo e alguns pontinhos eventuais, então o inglês precisa ser mais cerebral e menos passional e não contar com os ovos da galinha. O perigo da espera pode ser destrutivo para uma carreira tão promissora.

Até!

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