terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

FIM DA LINHA

O grande feito de Maldonado, na Espanha, em 2012. Foto: EFE
Foram 5 temporadas (ou 95 GPs) que nós vimos Pastor Maldonado na Fórmula 1. Depois de muitas especulações surgirem com força nos últimos dias, o venezuelano se antecipou à Renault para confirmar que está fora da categoria máxima do automobilismo nesse ano.

Desde o início de janeiro que Magnussen começou a se reunir com a Renault. A ideia inicial era contratá-lo para ser piloto reserva e oferecer uma vaga de titular para 2017. O Dinamarquês, bancado por uma empresa, aumentou a proposta de pagamento para ingressar na equipe.

Sabendo disso, Maldonado avisou a PDVSA (petrolífera venezuelana), que se reuniu com a Renault. O atraso no pagamento (algo corriqueiro na Lotus) ao pessoal de Enstone foram um dos fatores que motivaram a troca de lugares, ainda não oficializada, na equipe. Vale ressaltar que os franceses não dependem única e exclusivamente de um piloto pagante, embora Magnussen também seja um deles, porém mais talentoso e menos inconstante.

Óbvio que a passagem de Maldonado na F1 será lembrada por suas inúmeras barbeiragens e muitos momentos cômicos que renderam milhares de memes e "fãs" do piloto na Internet. Muitas corridas chatas pra cacete foram salvas pelas "Maldonadices", que deixavam o público ligado na corrida pelo fato de que, uma hora ou outra, o Pastor ia bater ou fazer alguma bizarrice. Tiro e queda.

Das 95 corridas, ele terminou apenas 14 vezes na zona de pontuação. Óbvio que o maior momento de sua carreira foi a histórica e surpreendente vitória no GP da Espanha de 2012. Herdando a pole de Hamilton, Maldonado liderou do início ao fim, resistindo aos ataques de Alonso e Raikkonen. Foi a última vitória da Williams e de sul-americano na F1 até então.

Foi-se um piloto folclórico e muito errante, que claramente se sustentou na categoria pelo dinheiro do governo venezuelano. Mas quem disse que a F1 apenas se resume aos grandes e geniais pilotos? Maldonado, De Cesaris, Inoue, etc, também têm a sua parcela de contribuição, se não foi na técnica e direção apurada, foi no "entretenimento e emoção" proporcionados por seus erros e barbeiragens. E a vitória de Maldonado, claro.

DIVULGADOS HORÁRIOS DAS PROVAS

Como sempre, Melbourne vai abrir a temporada. Foto: Divulgação
A FIA divulgou os horários oficiais dos grandes prêmios desse ano. A princípio, teremos 21 corridas, o que será um recorde na categoria, caso se confirme. As grandes mudanças são o GP da Rússia ser disputado em Maio (era realizado em Outubro) e a Malásia voltar ao fim da temporada (desde 2000 era a segunda ou terceira corrida do ano). O GP dos EUA, em Austin, precisa de confirmação e sua realização é uma grande dúvida, assim como a estreante Baku (embora não seja oficial), que será no mesmo final de semana que As 24 Horas de Le Mans (e a corrida vai começar bem na hora que a prova de Le Mans vai terminar! Mancada da FIA!!!). Confira os horários:

20 de Março - GP da Austrália, às 2h
3 de Abril- GP do Bahrein, às 12h
17 de Abril - GP da China, às 3h
1 de Maio - GP da Rússia, às 9h
15 de Maio - GP da Espanha, às 9h
29 de Maio - GP de Mônaco, às 9h
12 de Junho - GP do Canadá, às 15h
19 de Junho - GP da Europa, às 10h
3 de Julho - GP da Áustria, às 9h
10 de Julho - GP da Inglaterra, às 9h
24 de Julho - GP da Hungria, às 9h
31 de Julho - GP da Alemanha, às 9h
28 de Agosto - GP da Bélgica, às 9h
4 de Setembro - GP da Itália, às 09h
18 de Setembro - GP de Cingapura, às 9h
2 de Outubro - GP da Malásia, às 4h
9 de Outubro - GP do Japão, às 2h
23 de Outubro - GP dos EUA, às 17h (a confirmar)
30 de Outubro - GP do México, às 17h
13 de Novembro - GP do Brasil, às 14h
27 de Novembro - GP de Abu Dhabi, às 11h

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.