quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

MAIS MUDANÇAS NA FERRARI

Pat Fry. Foto: Getty Images
Do Globoesporte.com:

"A Ferrari segue passando por uma intensa reformulação interna. Dessa vez, duas figuras de peso foram dispensadas pela tradicional escuderia de Maranello: o diretor de engenharia, Pat Fry, e o projetista-chefe Nikolas Tombazis. As mudanças são as primeiras de responsabilidade de Maurizio Arrivabene, novo chefe do time de Fórmula 1 e diretor geral da gestão esportiva da companhia.
Fry chegou à Ferrari como diretor técnico em julho de 2010 após trabalhar na McLaren e foi realocado para a direção de engenharia com a chegada de James Allison no ano passado. Tombazis, por sua vez, ingressou no time em 1992, foi para a McLaren em 2004 e retornou à escuderia italiana como projetista dois anos depois.

Allison segue no cargo de diretor técnico e assumirá a direção de engenharia interinamente até a escolha de um novo profissional. Responderão diretamente a ele Simone Resta, novo chefe de design e Mattia Binotto, novo diretor de motores.

Além disso, Massimo Rivola gerenciará as atividades da F-1, enquanto Antonio Coletta será responsável pela parte de GT e Corse Cliente, enquanto o renomado jornalista italiano Alberto Antonini assumirá o departamento de comunicação.

Em 2014, a Ferrari passou por mudanças profundas. Diretor-executivo da Fiat Chrysler, empresa que detém a marca italiana, Sergio Marchionne destituiu Luca di Montezemolo da presidência da companhia e assumiu o cargo. No início da temporada, o chefe da equipe Stefano Domenicali foi substituído por Marco Mattiacci, que ficou apenas sete meses no cargo, sendo sucedido por Arrivabene. As mudanças chegaram até os pilotos. Insatisfeito com as perspectivas na equipe, Fernando Alonso rescindiu seu contrato e foi substituído pelo tetracampeão Sebastian Vettel, oriundo da RBR, que fará dupla com Kimi Raikkonen em 2015."


Ou seja: A Ferrari continua uma bagunça e busca se reestruturar para os próximos anos, mudando em todos os setores, como já foi dito em posts anteriores. É evidente que tantas modificações em tão pouco tempo não irão dar resultados imediatos, mas é incrível como a Scuderia pós Ross Brawn e Jean Todt está voltando ao que era nos anos 90: A Italianada perdida que queima dinheiro sem conquistar resultados expressivos. Enfim, veremos o que Arrivabene, Manchionne, Vettel e Raikkonen conseguirão fazer em 2015 e nos anos seguintes.

Para finalizar: Após anunciar a chegada de Gutierrez como piloto de testes, a Ferrari fechou um acordo com a Telmex, empresa do Carlos Slim, que bancou o piloto mexicano na equipe Italiana. É, nem a Ferrari tá escapando dos pay-drivers. Corrigindo o que eu escrevi no post anterior: Parece que Gené e De La Rosa deixaram a Ferrari, sobrando apenas o Fisichella, e agora o Guti Guti. É isso, abraços!

*ATUALIZAÇÕES (19/12): A Ferrari anunciou mais um piloto de testes. Mais um ex-F1 e que recentemente estava na categoria: Jean Éric Vergne, ex-STR e que semana passada pilotou pela Andretti na Fórmula E, em Punta del Este. Também se especula que Jock Clear, engenheiro de perfomance de Hamilton, seja o substituto de Pat Fry na Ferrari. Clear já trabalhou com Villeneuve em 1997 e com Barrichello em 2009. Será uma dança das cadeiras? Vale lembrar que Pat Fry já foi assistente técnico de Aldo Costa, hoje na Mercedes...


Não pensem que eu me esqueci...

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