quinta-feira, 27 de julho de 2023

GP DA BÉLGICA: Programação

 O Grande Prêmio da Bélgica foi disputado pela primeira vez em 1925, e faz parte do calendário da Fórmula 1 desde a 1a temporada da categoria, em 1950. Em apenas seis ocasiões o Grande Prêmio não foi disputado: 1957, 1959, 1969, 1971, 2003 e 2006.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Ayrton Senna - 1:41.523 (McLaren, 1991)
Pole Position: Lewis Hamilton - 1:41.252 (Mercedes, 2020)
Último vencedor: Max Verstappen (Red Bull)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 6x (1992, 1995, 1996, 1997, 2001 e 2002)

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Max Verstappen (Red Bull) - 281 pontos
2 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 171 pontos
3 - Fernando Alonso (Aston Martin) - 139 pontos
4 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 133 pontos
5 - George Russell (Mercedes) - 90 pontos
6 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 87 pontos
7 - Charles Leclerc (Ferrari) - 80 pontos
8 - Lando Norris (McLaren) - 60 pontos
9 - Lance Stroll (Aston Martin) - 45 pontos
10- Esteban Ocon (Alpine) - 31 pontos
11- Oscar Piastri (McLaren) - 27 pontos
12- Pierre Gasly (Alpine) - 16 pontos
13- Alexander Albon (Williams) - 11 pontos
14- Nico Hulkenberg (Haas) - 9 pontos
15- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 5 pontos
16- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - 4 pontos
17- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 2 pontos
18- Kevin Magnussen (Haas) - 2 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Red Bull RBPT - 452 pontos
2 - Mercedes - 223 pontos
3 - Aston Martin Mercedes - 184 pontos
4 - Ferrari - 167 pontos
5 - McLaren Mercedes - 87 pontos
6 - Alpine Renault - 47 pontos
7 - Williams Mercedes - 11 pontos
8 - Haas Ferrari - 11 pontos
9 - Alfa Romeo Ferrari - 9 pontos
10- Alpha Tauri RBPT - 2 pontos

"LONGE DO AUGE"
Foto: Divulgação/Mercedes

Mesmo voltando a largar na pole depois de quase dois anos, a largada no domingo desanimou tanto Lewis Hamilton a ponto do Sir declarar que, hoje, ele não está mais no auge da carreira, e que isso começou ano passado, coincidentemente quando a Mercedes também deixou de ter a hegemonia na categoria.

“Acho que ontem depois da classificação parecia que eu estava de volta ao meu melhor. Mas na verdade não estou no auge há mais de um ano", disse, em entrevista, após a corrida da Hungria.

É uma declaração forte, mas que faz sentido por outros motivos. A idade, por exemplo. É evidente que Hamilton não está mais no auge, mas isso não significa que ele virou um piloto desprezível. A questão é que difícil alguém que sempre venceu desde que começou a carreira repentinamente ficar fora do topo e ver as chances de pole e vitória, outrora sempre palpável, agora ser cada vez mais difícil. 

Por isso a emoção na pole 104, porque a ausência de protagonismo afeta o psicológico, a confiança desses grandes competidores, e Hamilton é um deles. Nem tanto ao céu, nem tanto ao céu. "Longe" do auge, Hamilton só precisa de um carro melhor e mais competitivo para mostrar porque detém os recordes que possui.

DESFECHO PRÓXIMO

Foto: Getty Images

Em um mês e maio, talvez em agosto, a FIA vai dar uma resposta sobre a questão da entrada de uma nova equipe na Fórmula 1 a partir de 2026. Foi o que garantiu Mohammed Ben Sulayem, presidente da Federação, durante entrevistas na Hungria, semana passada.

"Espero que consigamos fazer o anúncio no mês que vem. Estamos conversando com gente séria e não queremos excluir ninguém sem uma avaliação detalhada dos pedidos que recebemos.

Estamos falando de grandes nomes e muito dinheiro. A declaração de intenção foi a coisa certa a fazer e, além disso, o contrato diz que o grid da F1 pode ter até 12 equipes", disse para um portal húngaro.

Mais do que somente uma equipe, o desejo da FIA e de Ben Sulayem é de uma fábrica, alguém com estofo e estrutura para somar na categoria. De acordo com essa descrição, a candidatura que mais se aproxima é a da Andretti, que chegaria em parceria com a General Motors, no caso a Cadillac.

"Claro que não queremos qualquer equipe, mas equipes ‘classe A’ e precisamos de novas fábricas. Prefiro fábricas porque seria bom para o esporte. Já tomamos o tempo que precisávamos, a equipe da FIA trabalhou muito duro nisso, já nos encontramos com as equipes para revisar as propostas e aho que chegaremos a uma decisão final dentre de quatro a seis semanas", continuou.

Apesar da Liberty e das equipes serem contra a adesão de outra equipe por questões financeiras, a FIA pretende ir com a questão até o fim.

“É obviamente uma questão política e financeira, mas está claro para mim que a FIA tem de respeitar os tratados que existem. Somos regulamentados pela União Europeia. Não podemos manipular nada. Se uma equipe está interessada e as regras dizeram que podemos ter uma quantidade definida de times, como podemos dizer não?

Entendo as preocupações das outras equipes, especialmente na parte financeira, da distribuição, mas não estou aqui para chatear ninguém. Estou aqui para fazer a coisa certa para o esporte. Ficarei feliz de me reunir com alguém e dar conselhos, mas como podemos negar uma grande equipe que queira entrar na F1 dizendo para comprar uma equipe ou não vir? Acho isso errado”, finalizou.

Uma decisão tão rápida e declarações que aparentemente vão contra o outro lado da questão são indicativos interessantes, se não for meramente um despiste. É uma queda de braço política e financeira e, para o bem da categoria, é melhor que a FIA mostre quem manda: ela, não as montadoras.

TRANSMISSÃO:
28/07 - Treino Livre: 8h30 (Band Sports)
28/07 - Classificação: 12h (Band e Band Sports)
29/07 - Classificação Sprint: 7h30 (Band Sports)
29/07 - Corrida Sprint: 11h30 (Band e Band Sports)
30/07 - Corrida: 10h (Band)


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