sexta-feira, 28 de abril de 2023

MUITO CUIDADO

 

Foto: Giuseppe Cacace/AFP

A F1 estreou um formato nessa sexta-feira, em Baku. Em finais de semana com Sprint Race, a classificação que define o grid de domingo é realizado na sexta. No sábado, uma classificação para definir a largada da Sprint Race. Ou seja, o sábado não vale nada. Mais uma ideia horrível na F1, mas vou escrever sobre o que interessa.

Baku tem um ritmo próprio. Treino e corrida duram mais e o limite do evento é explorado pelo simples motivo que sempre vai ter bandeira vermelha. Se você levar em consideração que os pilotos tiveram apenas um treino para se ambientar ao traiçoeiro circuito de rua, até que não houve tantos incidentes. Um deles foi do novato Nyck De Vries e outro foi Gasly danificando a suspensão dianteira direita ao raspar o muro.

Esse mês sem corrida, aparentemente, pode nos confirmar através do treino que Ferrari e McLaren andaram algumas coisas. Os italianos, ao menos em volta rápida, avançaram tanto que Charles Leclerc conquistou a primeira pole do ano. Surpresa, surpresa. Não pelo monegasco, que sempre é muito rápido e até em 2020 conseguiu largar na primeira fila com uma Ferrari péssima, mas a questão é saber se a Ferrari tem ritmo para se sustentar no pódio domingo. Para a corrida, a Red Bull é notória favorita.

Com as primeiras filas tomadas por Ferrari e Red Bull, Hamilton e Alonso ficaram na terceira. Russell ficou pelo Q2. Tsunoda também surpreendeu, enquanto Piastri e Norris chegaram no Q3. Pode ser o começo da recuperação do time de Woking ou apenas o encaixe no tipo de pista. Saberemos no futuro.

A Alpine segue irregular e até mesmo uma decepção, enquanto o resto continuou no mesmo patamar. Baku é uma pista de difícil projeção. Muitas bandeiras vermelhas e acidentes mudam as estratégias e sempre embaralham o grid. Certamente haverá caos no domingo e até mesmo amanhã. Um acidente mais forte na tal da Sprint Race compromete o domingo. Os favoritos precisam tomar cuidado. É um alto risco para nenhuma recompensa.

Leclerc faz a terceira pole seguida em Baku. Aproveitamento impressionante. Por si só, isso já torna o domingo de manhã (bota cedo nisso) bem interessante. Juntando com as ruas da capital do Azerbaijão, então, tudo promete ser longo, tenso e emocionante.

Confira o grid de largada do GP do Azerbaijão:


Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.