O Grande Prêmio da Malásia foi incluído no campeonato da Fórmula 1 pela primeira vez em 1999 e terá a sua última edição disputada nesse ano. Todas as corridas aconteceram no Sepang Internacional Circuit, em Sepang, Malásia.
|
Foto: Wikipédia |
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Juan Pablo Montoya - 1:34.223 (Williams, 2004)
Pole Position: Lewis Hamilton - 1:32.850 (Mercedes, 2016)
Último vencedor: Daniel Ricciardo (Red Bull)
Maior vencedor: Sebastian Vettel - 4x (2010, 2011, 2013 e 2015)
ASTON MARTIN SERÁ PATROCINADORA PRINCIPAL DA RED BULL A PARTIR DE 2018
|
Foto: Getty Images |
No ano passado, as duas companhias se juntaram para desenvolver o supercarro Valkyrie. No ano que vem, os taurinos têm um novo nome: Aston Martin Red Bull Racing. Como parte do acordo, será construído um novo Centro Avançado de Performance na fábrica da Red Bull, em Milton Keynes.
Andy Palmer, presidente da companhia britânica, afirma que a Aston Martin tem interesse em produzir motores para a F1 a partir de 2021. No entanto, o foco agora é na parceria comercial e técnica com a Red Bull. Motor do futuro?
Neste novo acordo, a Aston Martin estará de forma "proeminente" em toda a equipe e existe a previsão de criação de mais de 100 vagas de trabalho com a extensão do projeto de supercarros entre as duas partes.
Será que as coisas estão ficando mais claras? Com a Renault sinalizando o fim da parceria com a Red Bull para o fim do ano que vem, a alternativa da equipe austríaca seria um acordo de dois anos com a Honda para as temporadas 2019 e 2020 para construir o próprio motor em 2021, ou uma parceria com Porsche ou agora a Aston Martin.
Pena que falta muito tempo para que isso se desenrole, mas confesso que EMPOLGOU legal por aqui. Resta saber se Helmut Marko e Christian Horner irão abrir mão de mais duas temporadas sem títulos com os japoneses apostando em um pulo do gato para daqui quatro anos.
HAMILTON NÃO PENSA EM SUPERAR TÍTULOS DE SCHUMACHER
|
Foto: Getty Images |
Inglês, no entanto, foi contraditório: um de seus objetivos é superar o número de vitórias do alemão (91) até o fim da carreira. A distância ainda é longa: Faltam 31 vitórias, o que poderia ser alcançado em mais três ou quatro anos caso Hamilton mantenha-se como uma força hegemônica na categoria, o que acontece desde 2014.
O novo recordista de pole position da F1 (69) busca o tetracampeonato, mas não pensa em igualar o hepta Schummy. "Estou aproveitando o desafio - o fato de termos um carro equilibrado ao lado de uma Ferrari e às vezes uma RBR, então é ótimo poder ser desafiado por outra equipe e realmente ter que jogar com suas qualidades e trabalhar em suas fraquezas. Mas no final de cada temporada, você sempre pensa em seu futuro. Eu estabeleci um bom plano quinquenal, mas é alterado todos os anos, quando você adiciona mais um ano a ele", afirmou.
O novo líder do campeonato completou afirmando que "As vitórias são mais excitantes para tentar e perseguir. Os recordes existem para ser quebrados, então, em algum momento, alguém vai quebrá-los. Se serei eu, não posso te dizer". É inacreditável pensar que um dos recordes de Schumacher tenha durado "apenas" onze anos. Um gênio que enfileirou títulos, poles, vitórias e pódios. A marca de 91 vitórias me parece impossível de ser atingida por um piloto da F1 no médio-prazo, a não ser que um menino prodígio estreie no melhor carro aos 18 anos e fique a carreira inteira por lá, aí sim teremos números mais impressionantes.
A nem tão nova geração da F1 provavelmente terá dois tetracampeões, um recordista de poles e dois pilotos entre os maiores poleman e vencedores da história da categoria. Somos privilegiados de ver Hamilton e Vettel disputando quase que igualmente o título mundial. Uma pena o talento de Alonso não ser refletido em números, mas isso é culpa do espanhol e assunto para outros debates.
CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 263 pontos
2 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 235 pontos
3 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 212 pontos
4 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 162 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 138 pontos
6 - Max Verstappen (Red Bull) - 68 pontos
7 - Sérgio Pérez (Force India) - 68 pontos
8 - Esteban Ocon (Force India) - 56 pontos
9 - Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 48 pontos
10- Nico Hulkenberg (Renault) - 34 pontos
11- Felipe Massa (Williams) - 31 pontos
12- Lance Stroll (Williams) - 28 pontos
13- Romain Grosjean (Haas) - 26 pontos
14- Kevin Magnussen (Haas) - 11 pontos
15- Fernando Alonso (McLaren) - 10 pontos
16- Jolyon Palmer (Renault) - 8 pontos
17- Stoffel Vandoorne (McLaren) - 7 pontos
18- Pascal Wehrlein (Sauber) - 5 pontos
19- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 4 pontos
CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 475 pontos
2 - Ferrari - 373 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 230 pontos
4 - Force India Mercedes - 124 pontos
5 - Williams Mercedes - 59 pontos
6 - Toro Rosso Renault - 52 pontos
7 - Renault - 42 pontos
8 - Haas Ferrari - 37 pontos
9 - McLaren Honda - 17 pontos
10- Sauber Ferrari - 5 pontos
TRANSMISSÃO: