Blog destinado para aqueles que gostam de automobilismo (principalmente F1), mas que não acompanham com tanta intensidade ou que não possuem muito entendimento do assunto. "Blog feito por um aprendiz para aprendizes."
Aos poucos os motores voltam a roncar (ou menos do que deveriam, mas enfim). Como todo mundo sabe, a pré-temporada serve para mostrar alguns parâmetros, mas eles não são definitivos e tampouco servem como grandes referências para o que irá acontecer durante o ano.
Começando com Daniel Ricciardo, que liderou esse primeiro dia de testes com o tempo de 1:20.179. Além disso, o RB14 foi o que mais andou: 105 voltas, mostrando que, a princípio, a Renault aparenta estar com mais confiabilidade em relação ao ano passado. Claro, em tese. O que iremos saber nas próximas semanas é se os taurinos ultrapassaram a Ferrari e estão próximos da Mercedes ou não. Bottas, que só correu pela parte da manhã, foi o segundo (0s170 atrás do australiano), seguido por Kimi Raikkonen e Nico Hulkenberg. Analisando de forma bem preliminar novamente, tudo indica que os franceses brigam para ser a quarta força nesse ano (ao contrário do Corinthians, isso não seria ruim para eles nesse momento).
Ao contrário dos seis primeiros (Sainz em quinto e Hamilton em sexto), Raikkonen foi o único a utilizar o pneu macio, ficando quatro décimos atrás de Ricciardo. Entretanto, é uma informação difícil de se interpretar, pois não se sabe qual era a quantidade de combustível que estava no SF71H.
Com o aclamado laranja-papaia e sem a Honda, era de se imaginar que a McLaren começasse com o pé direito o ano. Mais ou menos... inacreditável, mas a porca da roda traseira esquerda do carro do asturiano se soltou e ele rodou, encerrando suas atividades da manhã. Entretanto, o espanhol voltou a tarde e seguiu com o cronograma de treinamentos, e o incidente não diminuiu sua confiança em um bom ano.
Foto: Getty Images
Por falar em expectativas, a primeira amostragem da Honda na Toro Rosso dá para considerar positiva. Brendon Hartley deu incríveis 93 voltas com o novo motor nipônico, só perdendo para a matriz como a equipe com maior quilometragem dia. Talvez esse número tenha sido superior ao que a McLaren andou em toda a primeira semana de pré-temporada junta... apesar disso, a Honda tem sérios problemas para resolver: a confiabilidade e a potência. A tendência, preliminar é claro, é que a Toro Rosso vire a última força do grid.
Para finalizar, a por enquanto Force India (em breve com algum novo nome) mostrou o VJM11 momentos antes de adentrar a pista. Como dá para perceber, o bólido tem mais tons brancos em relação ao último ano, mantendo o rosa. Carro bonito. O russo Nikita Mazepin foi o responsável pelo primeiro dia com a ainda equipe indiana, ficando com o penúltimo tempo. Sérgio Pérez e Esteban Ocon assumem as funções nos primeiros dias.
Foto: Getty Images
Confira a classificação do primeiro dia de pré-temporada em Barcelona:
Daqui algumas horas tera início a pré-temporada da Fórmula 1. Apenas a Force India ainda não apresentou o carro e só fará isso momentos antes de entrar na pista. Bom, bora mostrar as quatro equipes restantes: Toro Rosso, Mercedes, Ferrari e McLaren.
Foto: Divulgação
O "novo" modelo da Toro Rosso tinha sido vazado horas antes de seu lançamento. Com isso, a equipe acabou lançando horas depois algumas fotos do STR13 na pista de Misano, na Itália. A única novidade é a estreia do motor Honda na equipe italiana, que irá dar continuidade a Pierre Gasly e Brendon Hartley como dupla de pilotos, o que já era assim desde o fim da temporada passada. Considerando a falta de experiência dos dois pilotos na F1, aliado ao fraco motor nipônico, a perspectiva da equipe satélite da Red Bull não é nada boa.
Foto: Divulgação
Na Mercedes, o lema "time que tá ganhando não se mexe" se aplica até ao design do carro. O W09 é igual ao seus cinco antecessores. E é assim que os alemães buscam o penta de pilotos e de construtores. E é só isso que posso escrever. Em tese, Hamilton é o favorito para o penta. Entretanto, deixarei meus pitacos para somente após os primeiros testes.
Foto: Divulgação
Começando as mudanças: uma Ferrari quase toda vermelha, com alguns detalhes em preto. Isso se deve, principalmente, a saída do Santander como patrocinador, o que dava um pouco de branco no carro. Apostando na mística do vermelho, o SF71H tenta tirar a Ferrari de 11 anos da fila do título de pilotos e de uma década sem vencer nos construtores. Veremos se Vettel terá essa honra ou pode caber novamente a Kimi Raikkonen fazer história com a escuderia de Enzo Ferrari.
Foto: Divulgação
O MCL33 da McLaren é o mais bonito dos últimos anos, sem dúvidas! Finalmente a equipe de Woking parou com aqueles carros prateados sem graça e atendeu ao clamor popular do laranja-papaia da Indy, que remete aos primórdios do time de Bruce McLaren nos anos 1960 e as vitórias na Indy 500 de Johnny Rutherford. A beleza do carro que Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne irão pilotar é simplesmente espetacular. A lindeza dele mais o novo motor Renault está empolgando todo mundo. Tomara que seja o início da ressurreição da McLaren depois de cinco temporadas tenebrosas em sua história. Esse carro merece pódios e até uma vitória. Vou torcer muito!
Vou escrever muito mais sobre esse carro da McLaren e sua parceria com a Petrobras em algum post durante a semana, assim como o que irá acontecer nesses primeiros dias de pré-temporada em Barcelona. Me cobrem!
Aos poucos, aos passos de tartaruga, a F1 está voltando. Metade
das equipes já apresentaram seus carros para a temporada 2018 (a Red Bull, como
sempre, com uma pintura diferente para esconder os detalhes aerodinâmicos do
RB14), e vamos escrever sobre elas por aqui.
Antigamente os eventos de apresentação dos carros eram
recheados de pompa. Um grande evento, com vários jornalistas, uma coisa
sofisticada, a presença de toda a equipe e os pilotos em volta do carro, com
destaque do Globo Esporte no dia seguinte. Hoje, tudo se resume a um desenho no
paint com pintura provisória disponibilizado no site de forma fria, sem emoção.
E o pior: dessa vez com o Halo, que acaba enfeiando os bólidos. Essa desgraça é
o motivo da minha raiva compulsiva recente. Vamos ao que interessa.
Foto: Reprodução
A Haas foi a primeira a apresentar o carro de 2018, que é
praticamente igual ao do ano passado, incluindo os dois pilotos. O VF-18 tem a
vantagem de aproveitar quase tudo o possível do que tinha na Ferrari ano
passado, em uma estratégia similar ao que a Sauber fazia na década passada,
quando tinha essa parceria com os italianos.
Foto: Reprodução
Outra que não mudou nada em termos estéticos (a não ser uns
detalhes pretos no assoalho) foi a Williams, segunda a lançar seu bólido, o
FW41, que será guiado pelos possantes Lance Stroll e Sergey Sirotkin. A grande
novidade é que é o primeiro projeto assinado por Paddy Lowe, que chegou na
equipe ano passado. Ele contou com a
ajuda dos também contratados na temporada passada Dirk de Beer e o projetista
chefe Ed Wood. Uma pena que o potencial desse carro não será devidamente
explorado, pois os dois pilotos não irão conseguir extrair o melhor deles por
falta de braço. Ficará sempre um ponto de interrogação de qual o real potencial
da equipe de Grove no Mundial.
Foto: Reprodução
A Red Bull apresentou o RB14 com uma pintura linda, porém
provisória. Com o objetivo de camuflar as novidades aerodinâmicas, as cores
originais devem aparecer somente nos testes de pré-temporada ou então só na
abertura da temporada, na Austrália. A grande mudança em relação ao ano passado
é o envolvimento integral de Adrian Newey desde o início. No ano passado, o “mago”
só ajudou no decorrer da temporada, quando os taurinos apresentaram diversos
problemas de confiabilidade e melhoraram apenas na parte final do ano. Agora, a
expectativa é que Verstappen e Ricciardo consigam fazer frente a Mercedes e
Ferrari logo no início, quem sabe até brigando pelo título.
Foto: Reprodução
Com certeza a Sauber é a que está de cara nova. Ou nem
tanto, se considerarmos que o visual do carro tinha sido previamente mostrado
na cerimônia que oficializou a parceria entre Alfa Romeo e os suíços. Com
branco e detalhes vermelhos, o carro tem muitas semelhanças com o período da
parceria com a BMW (2006-2009) e também os bólidos do início da década
(2010-2012). Muito bonitos. Com o retorno da parceria técnica com os italianos,
o que inclui motores desse ano para a Sauber, a expectativa é que a equipe
deixe de ocupar as últimas posições. A grande curiosidade será saber como a
jovem promessa Charles Leclerc irá se portar em sua estreia na F1. Dependendo
do que acontecer, pode ser catapultado para a Ferrari já no ano que vem, no
lugar de Kimi Raikkonen.
Foto: Reprodução
A Renault apresentou o carro mais bonito até aqui, na minha
humilde opinião. O RS18 de lado é preto com detalhes amarelos e de frente é
amarelo com detalhes pretos. Tomara que a estética seja agraciada com uma
temporada mais competitiva, que é o caminho gradual que os franceses buscam com
tanto investimento. O que irá ajudar dessa vez, certamente, é o fato de ter
dois pilotos. Hulkenberg e Sainz são consistentes. O primeiro parece fadado a
ser o sucessor de Nick Heidfeld. Será que o segundo terá estrela e capacidade
para brilhar no mesmo lugar em que o compatriota e ídolo sagrou-se bicampeão
mundial?
No próximo post, os outros carros restantes, que já devem
ser apresentados às vésperas dos primeiros treinos em Barcelona, a partir de 25
de fevereiro. Também farei um post sobre o retorno da Petrobras como
fornecedora de combustível, agora da McLaren, a partir do ano que vem. Até mais!
É, eu deveria ter feito esse post antes, mas não consegui, apenas agora. Vou tentar ser sucinto.
Primeira parte: Grids
A Liberty está tentando agradar um público que, em sua grande maioria, não assiste F1. É a única justificativa para o fim das grid girls. É evidente que para a esmagadora maioria dos espectadores a presença delas ali não faz diferença nenhuma, até porque muitos (aka eu) ligam a TV e os carros já estão na volta de aquecimento. Isso se restringe aos presentes nos autódromos.
As grid girls ficaram indignadas, é claro. A presença em um evento de porte mundial como uma corrida de F1 pode avalancar carreiras, além de ser um bom pagamento, onde em muitos casos é a fonte de renda para essas garotas custearem seus estudos. Se elas estão lá é porque querem. A Liberty, ao tomar essa medida, tenta impor o que é ou não aceito no mundo do automobilismo e mexe mais uma vez em uma atração do automobilismo.
Não é a coisa mais relevante, mas o acúmulo delas preocupam: novo logo sem ninguém pedir, a polêmica das grid girls e, o pior de tudo, o halo. Isso sim é de matar. Pra ser sincero, esse apetrecho ridículo, aliado a improvável perspectiva de que as forças mudem essa temporada, me fazem estar muito pouco empolgado para o que virá, muito em breve, por aí.
Isso nos leva a próxima atitude cínica da Liberty Media.
Segunda parte: Kids
Foto: CNET
A decisão foi tomada em virtude da repercussão das grid girls, isso é claro. Se pensarmos pelo mesmo raciocínio politicamente correto, posso escrever que essas crianças ficarão expostas o dia todo ao calor, em um ambiente que possui bebidas alcoólicas como patrocinadores e que isso pode influenciá-los a beber no futuro. Ridículo, né?
Segundo trecho publicado pelo Globo Esporte, "As crianças que acompanharão os pilotos serão escolhidas pelas federações locais, por mérito ou sorteio, com a ajuda dos promotores da prova, e precisarão já estarem competindo em karts ou categorias de monopostos. A ideia, dentro do possível, deve ser aplicada nas categorias de base, como a F2 e GP3. Os familiares receberão ingressos para acompanhar a corrida no domingo, com direito a entrada no paddock."
Ou seja: pelo que eu pude entender, as crianças escolhidas já estarão em contato com o mundo do automobilismo, pois estarão competindo. Ou seja, já são crianças que naturalmente gostam do esporte, independente de estar do lado do ídolo ou não. Outra: qual será o critério para que as crianças sejam escolhidas? Como que a Liberty vai conseguir atrair os jovens com tais medidas, halo, DRS, corridas com disputas falsas, dominância de uma só equipe, etc?
Eles que se virem. Por essas e outras que estou mais empolgado com a Indy.
Terceira parte: Kits
Foto: Blank/Indycar
O novo kit universal da Dallara é baseado no IR-12, introduzido na categoria em 2012. O carro é mais leve que o dos últimos anos, com um total de 66% da pressão aerodinâmica sendo gerada na parte inferior do veículo - um aumento de 19%.
Com isso, espera-se que a turbulência diminua, o que pode facilitar aos pilotos na hora de acompanhar os rivais de perto para realizar as ultrapassagens. E o mais importante: não tem Halo!
Bom, tudo isso para escrever que, de forma até surpreendente, Pietro Fittipaldi assinou com a Dale Coyne para correr 7 das 17 etapas da Indy nesse ano. O campeonato começa dia 11 de março, no circuito de rua de St. Petersburg, na Flórida. A estreia de Pietro será no dia 7 de abril, no oval de Phoenix. Depois, o brasileiro participará das duas provas em Indianápolis, no circuito misto (12 de maio) e no oval da Indy 500 (29 de maio). Revezando o cockpit com o canadense Zachary Claman DeMelo, Pietro ainda disputará as provas do Texas (oval, dia 9/6), Mid Ohio (misto, 29/7), Portland (misto, dia 2/9) e a grande final da temporada no misto de Sonoma, em 16 de setembro.
Na semana passada, Pietro fez alguns testes em um carro da Indy Lights. Dias depois, recebeu o convite de Dale Coyne para fazer outro teste, agora com a Indy. Assim ele foi escolhido para ser um dos companheiros de equipe de Sebastièn Bourdais.
Teremos quatro brasileiros na Indy nessa temporada: Leist e Kanaan na temporada completa e companheiros de A.J. Foyt, enquanto Pietro irá disputar sete etapas e Hélio Castroneves apenas a Indy 500 pela Penske.
Foto: Divulgação
O discurso de Pietro é de que ele segue sonhando com a Fórmula 1. Entretanto, ir para a Indy não é um bom indício, até porque a F1 geralmente não liga para o que acontece fora do circuito europeu. Se fosse, Scott Dixon poderia ter sido piloto da categoria algum dia. Pietro diz que negocia com algumas equipes da F1 para ser piloto reserva ou algo do gênero. Entretanto, a decisão mais acertada seria ter migrado para F2, onde de fato estaria mais próximo da F1. O sobrenome também pesa. Vale ressaltar que Pietro foi campeão regional da Nascar aos 15 anos e migrou para os monopostos. Já possui experiência em ovais e pode se dar bem nas sete experiências que terá na Indy, mas seguirá distante da F1, por mais que o sobrenome ajude.
De resto, bom carnaval para vocês. Se cuidem. Até!
Voltemos dez anos no tempo. Recém saído da McLaren após a guerra travada com Lewis Hamilton e Ron Dennis, Fernando Alonso ainda era considerado o sucessor de Schumacher como o grande nome da categoria, apesar da chegada do jovem Lewis Hamilton ter empolgado a todos (Sebastian Vettel estrearia pela Toro Rosso).
Voltemos para hoje. Uma década depois, o número de títulos do espanhol manteve-se o mesmo. Lewis Hamilton e Sebastian Vettel são os caras, e Max Verstappen apontado como o próximo grande campeão. Vítima de seus próprios erros na carreira, restou ao espanhol sofrer com o motor da Honda em um improvável retorno à McLaren, andando no fim do grid. Ao menos isso serviu para deixar o espanhol mais bem humorado perante aos fãs e a imprensa, melhorando sua imagem.
Com o tri mundial cada vez mais improvável, resta a Alonso o desafio de ser o segundo piloto da história a vencer as três principais corridas do automobilismo: Le Mans, Mônaco (onde já venceu duas vezes) e Indianápolis. A primeira tentativa no oval americano não deu certo, mas não foi ruim. Agora, o desafio é outro: as corridas de longa duração.
Foto: Mundo Deportivo
O ensaio foi realizado no último fim de semana, nas 24 Horas de Daytona, vencida pela equipe do brasileiro Christian Fittipaldi. Com inúmeros problemas mecânicos, restou a Alonso, Lando Norris e Phil Hanson terminar em 38° lugar, 90 voltas atrás dos vencedores. Isso não desanimou o espanhol, que afirmou ter se divertido mais do que nas pistas de F1.
Pois bem, hoje a Toyota Fernando Alonso em sua equipe nessa temporada da WEC. O espanhol irá conciliar o Endurance com a F1, e só irá perder, a princípio, a etapa de Fuji, no Japão, que será realizada no mesmo dia que o Grande Prêmio dos Estados Unidos: 21 de outubro. A prioridade ainda é a F1. O acordo foi costurado graças ao bom relacionamento de Alonso com a equipe de Woking.
Foto: WEC
O espanhol havia feito testes pela equipe japonesa no fim do ano passado, no Bahrein. Ele será companheiro de Sebastièn Buemi e Kazuki Nakajima. O outro carro da Toyota terá Kami Kobayashi, Mike Conway e José Maria López como pilotos. Com a Audi e a Porsche fora da categoria, foi aberto o caminho para a Toyota finalmente vencer em Le Mans pela primeira vez, o que consequentemente também é interessante para Alonso conquistar o segundo objetivo de sua encruzilhada rumo à Tríplice Coroa.
As últimas vezes que campeões mundiais da F1 disputaram Le Mans foram Jacques Villeneuve (2007 e 2008) e Nigel Mansell (2010). Por capricho do destino, talvez se Alonso seguisse o caminho de Schumi, jamais estaria experimentando esses passos por outras categorias. A presença de um nome tão importante, talentoso e carismático em outras corridas é fundamental para mostrar que há muita vida além da F1, onde muitos que primeiramente são irão acompanhar as provas por Alonso podem se tornar fãs da categoria.
Já contando com Daytona, Alonso estará correndo em algum lugar do mundo em metade dos finais de semana do ano. Haja disposição para a Fênix andarilha. Se suas pretensões darão resultado não sabemos, mas que o mundo da velocidade estará seguindo seus passos e acompanhando atentamente sua missão.
Previamente, escrevi nos primeiros parágrafos desse texto que iria começar o ano escrevendo sobre a decadência da Williams, mas o anúncio havia demorado tanto que seria "forçado" a começar com esse. No entanto, os britânicos trataram de confirmar Sirotkin no dia seguinte, me fazendo perder alguns minutos escrevendo sobre linhas que a partir de então seriam inúteis.
Feito esse registro e sem inspiração para começar o texto de outra forma, vamos ao que interessa.
Daniel Sexton Gurney. Ou
simplesmente Dan Gurney. Nascido em Port Jefferson (Ohio) em 13 de abril de
1931, ele faleceu no último domingo (14) aos 86 anos, vítima de complicações
relacionadas a pneumonia. Qual a importância dele para o automobilismo?
Tentarei explicar.
Antes
da velocidade, Gurney serviu por dois anos no exército americano, atuando como
mecânico de artilharia durante a Guerra
das Coreias (1950-1953). Sua estreia no automobilismo ocorreu em 1957 quando
terminou em segundo a corrida inaugural de Riverside, superando estrelas
consolidadas da época como Masten Gregory e Phil Hill (campeão da F1 quatro
anos depois, em 1961).
A primeira corrida. Foto: Pinterest
Gurney chamou a atenção de Luigi
Chinetti, importador americano da Ferrari, que deu um assento para o americano
em Le Mans no ano seguinte. Em parceria com o compatriota Bruce Kessler, a
Ferrari estava na quinta posição na classificação geral até Dan entregar a
direção para Bruce, que sofreu um acidente. Essa e outras performances
impressionantes lhe renderam um teste para ser piloto da Ferrari na F1, onde
fez sua temporada de estreia em 1959.
Nas
quatro corridas que disputou naquela temporada, acabou conseguindo dois pódios.
Em 1960, seis abandonos em sete corridas a bordo de um BRM. No Grande Prêmio da
Holanda, seu acidente mais grave: uma falha no sistema de freio lhe custou um
braço quebrado, a morte de um torcedor e
o início de uma longa relação de desconfiança com os engenheiros. O incidente
também causou uma mudança no seu modo de pilotar: a tendência em utilizar os
freios com maior prudência do que os outros pilotos significava que eles
duravam mais tempo, o que lhe ajudava em corridas de longa duração.
Gurney guiando a Testa Rossa em Goodwood, em 1959. Foto: Classic Cars
Acidente na Holanda, em 1960. Foto: F1 History
Gurney também era conhecido por
um estilo de condução fluido. Em raras ocasiões, quando o carro enfrentava
problemas mecânicos e sentiu que não havia nada a perder, Dan passava a adotar
um estilo mais arrojado e arriscado. Para muitos especialistas da época, eram nessas circunstâncias que o americano
apresentava o seu melhor desempenho nas pistas. Um exemplo disso foi quando um
pneu furado fez Gurney ficar duas voltas atrás do pelotão na etapa de Riverside
na Indy em 1967. Ele tirou a vantagem e venceu com uma ultrapassagem na última
volta contra Bobby Unser.
Foto: Pinterest
Com novas regras entrando em
vigor para a temporada de 1961, Gurney e Jo Bonnier foram companheiros de
equipe na primeira temporada da Porsche na F1, chegando três vezes na segunda
posição. Dan quase venceu a corrida de Reims, mas sua relutância em bloquear
Giancarlo Baghetti (piloto da Ferrari) permitiu que o italiano o ultrapassasse
poucos metros antes da linha de chegada.
No
ano seguinte, com uma Porsche melhorada (motor de 8 cilindros), Gurney venceu
pela primeira vez na F1, no Grande Prêmio da França, disputado em
Rouen-Les-Essarts, a única vitória da montadora na história da categoria. Uma
semana depois, ele venceu novamente em uma corrida fora de temporada na casa
dos alemães, em Stuttgart. Foi a última temporada da Porsche na categoria. Foi
na equipe alemã que Dan conheceu Evi Butz, executiva de relações públicas da
montadora. Eles se casaram anos depois.
O único a vencer pela Porsche na F1. Foto: Getty Images
Dan também foi o primeiro piloto
contratado por Jack Brabham para correr com ele pela Brabham Racing
Organisation. Enquanto Jack foi o responsável pela primeira vitória de seu
carro em uma corrida que não valia para o campeonato, coube a Gurney a honra de
ser o primeiro a vencer pela Brabham em uma etapa válida para o Mundial em 1964,
outra vez em Rouen. Ao todo, Gurvey venceu duas vezes (as duas em 1964) e
conquistou 10 pódios (sendo cinco consecutivos em 1965) pela Brabham antes de
deixar a escuderia e começar a sua própria equipe. Com a vitória no Grande
Prêmio da Bélgica de 1967, Gurney foi o primeiro piloto da história a vencer
por três equipes diferentes: Porsche, Brabham e a All-American Racers, de sua
propriedade.
Vitória de novo em Rouen, em 1964. Foto: Flat Out
A
popularidade de Gurney fez com que a revista americana Car and Driver
promovesse a ideia dele concorrer à presidência dos EUA em 1964. A “campanha”
foi abortada quando se “descobriu” que Gurney era jovem demais para se
candidatar a presidente (tinha 33 anos na época). Entretanto, amigos e fãs
ressuscitavam essa ideia a cada quatro anos como brincadeira.
Foto: All American Racers
Adesivo da "campanha". Foto: All American Racers
Dan
desenvolveu uma moto chamada “Alligator”, que tinha o assento em uma posição
extremamente baixa. Enquanto ele não conseguiu o objetivo de obter o
design licenciado para a fabricação e
venda por um fabricante importante de motos, a produção inicial de 36 unidades
rapidamente esgotou. Hoje, são itens premiados de colecionadores.
Foto: OddBike
O pioneirismo de Dan Gurney
consiste em ser o primeiro piloto da história a vencer na F1 (4 vezes), na
Nascar (1963) e na Fórmula Indy (1967). Além disso, Gurney venceu as 24 Horas
de Le Mans junto com A.J. Foyt. Não bastasse mais uma vitória em corridas de
longa duração (havia vencido as 12 Horas de Sebring em 1959), um gesto do
americano entrou para a história.
O segundo a vencer com seu próprio carro. Bélgica, 1967
A vitória em Le Mans, com a parceria de A.J. Foyt. Foto: Pinterest
Tal
qual Bellini, capitão do primeiro título mundial da Seleção Brasileira em 1958
que foi o primeiro a erguer a taça como comemoração, Dan Gurney foi o primeiro
piloto a estourar o champanhe no pódio. Um gesto simples e banal que, todos
sabemos, virou costume do automobilismo.
Além disso, durante sua passagem pela Indy,Dan foi o primeiro a colocar uma simples
extensão de ângulo reto sobre a borda direita superior da asa traseira. O
dispositivo, nomeado Gurney flap, aumenta a pressão aerodinâmica e, se bem
projetado, impõe apenas um aumento na aerodinâmica.
Um gesto para a história. Foto: Marshall Pruett
Finalizando
a série de pioneirismo, Dan foi o primeiro piloto a utilizar um capacete
cobrindo toda a face nas corridas de Grande Prêmio, na etapa da Alemanha do
mundial de F1 de 1968.
Foto: F1 History
Excetuando
as 500 Milhas de Indianápolis disputadas entre 1950 e 1960 e que faziam parte do
calendário da F1, Gurney é o segundo americano com mais vitórias na categoria,
perdendo apenas para o campeão mundial de 1978 Mario Andretti. No entanto, Dan
é o americano com mais pódios (19).
Foto: Motor.es
Pequenos
gestos e conquistas que eternizaram Dan Gurvey na história do automobilismo
mundial. Um verdadeiro racer, cujo legado é enorme. Sua história e paixão pela
velocidade inspiram milhares de jovens pilotos, que nunca se esquecerão de
Gurney, mesmo sem saber quem ele é. Basta estourar a champanhe no pódio.
Decidi que o primeiro post do blog no ano seria o anúncio da última vaga disponível na F1 para a temporada. Em dezembro, estava convicto que esse cara seria Kubica. Entretanto, o silêncio da Williams e a ausência de notícias relacionadas fizeram todo mundo assegurar que essa não era a tendência.
E cá estamos nós, aguardando ansiosamente o anúncio oficial de Sergey Sirotkin como companheiro de equipe de Lance Stroll para a Williams em 2018. Um gesto simbólico. Quer dizer, um não, foram cometidos vários gestos pela equipe de Grove nos últimos 15 anos que culminaram em seu retumbante apequenamento moral e técnico.
Conforme apurou o GRANDE PRÊMIO, Robert Kubica era o substituto de Massa. Junto com o polonês, entrariam 6 milhões de euros (R$ 23 milhões) na conta dos ingleses. Entretanto, apesar do contrato assinado, os russos ofereceram € 14 milhões. Diante da incerteza, Kubica e Sirotkin participaram dos testes de Abu Dhabi como um vestibular para quem ficaria com a vaga.
O polonês foi o mais rápido nos long runs, enquanto Sirotkin impressionou na velocidade pura. Isso, aliado ao dinheiro que receberia, obviamente pesou para a escolha da equipe de Grove. Outra vez, Kubica ficou pelo caminho. Como prêmio de consolação, foi contratado como "piloto reserva e de desenvolvimento", o que na prática é nada além do que fazer testes no simulador. Quem pagaria 6 milhões de euros para ficar circulando na fábrica de Grove? Creio que se Sirotkin não mostrar resultados, não é improvável que o polonês dê o ar da graça em algumas corridas de 2018.
O que restou foi a vaga de piloto reserva. Foto: Getty Images
Sergey Sirotkin estava fadado a ser mais uma eterna promessa da F1. Há alguns anos atrás, chegou a ser quase anunciado como piloto da Sauber quando mal tinha completado 18 anos. Sempre com robusto aporte financeiro por trás, foi piloto reserva da equipe suíça e estava na Renault, onde chegou a participar de alguns treinos livres. Em 2017, correu as 24 Horas de Le Mans pela SMP e fez duas corridas na F2. Seu último título foi na F-Abarth Euro, em 2011.
O russo é um piloto que pode mostrar bons resultados, apesar de tudo. Mesmo inexperiente na categoria no sentido de disputar todos os treinos e as corridas, está razoavelmente ambientado a um carro de F1 há mais tempo que Stroll, além de ser melhor que o canadense. Entretanto, sabemos que elementos externos (leia-se a influência de Lawrence) podem (e devem) mostrar o contrário. Em uma equipe estruturada e com um piloto talentoso e experiente no comando, o russo teria melhores condições de se mostrar para todos.
Um novo russo na F1. Foto: Sky Sports
A Williams que todos conhecemos acabou em 2005, com o fim da parceria com a BMW. De lá para cá, vimos um declínio acentuado da tradicional escuderia britânica. Motores Toyota, Cosworth, até o que eu achava que seria o fundo do poço: a prostituição para os petrodólares de Pastor Maldonado, que inacreditavelmente é o responsável pela última vitória da Williams, há quase seis anos.
Apesar da rápida recuperação em 2014 e 2015, com Bottas, Felipe Massa e um novo corpo técnico, a Williams teve nova queda. Nada tão grave quanto o que aconteceu no passado. Pelo contrário. As contratações de Paddy Lowe e Dirk de Beer para desenvolverem o carro dessa temporada davam a impressão de que uma nova reestruturação estava por vir, apesar de Stroll. Com o seu dinheiro, era para se apostar em algum piloto de ponta experiente, em tese. Com a ausência deste, Pascal Wehrlein seria o cara ideal. Jovem, promissor, com duas boas temporadas nos piores carros do grid (Manor e Sauber) e um fato que facilitaria as coisas: ser da academia da Mercedes, que fornece os motores para os britânicos.
Entretanto, é aí que entra a prostituição para a família Stroll. Ingênuo demais o raciocínio do parágrafo anterior. Para quê contratar um piloto melhor que o seu filho? Melhor contratar uma jovem incógnita para tentar se recuperar da derrota para um piloto que saiu da aposentadoria pelas circunstâncias que todos sabemos. O FW41, que tem tudo para ser um carro superior ao seu antecessor, está nas mãos de dois novatos que certamente não irão render o máximo desse bólido. Terei a impressão de que qualquer coisa que ambos fizerem poderia ter sido melhor se houvesse um piloto minimamente bom e competitivo ao volante.
Foto: Motorsport
A pior dupla da história riquíssima da Williams, entregue ao dinheiro como uma Jordan em seus últimos dias ou a Minardi. A diferença é que as duas últimas eram equipes simpáticas, ao contrário do que o pessoal de Grove se tornou. Ah, e aquela cláusula da Martini era uma mentira pelo jeito, pois ambos os pilotos têm menos de 25 anos. Quem irá fazer as propagandas da bebida alcoólica? Kubica?
Talvez esportivamente o ano não seja tão ruim para a Williams. Vai que algum pódio milagroso caia do céu outra vez igual em Baku no ano passado... No entanto, essa é uma decisão significativa para a história da equipe, que reconhece o seu papel de equipe pequena, pagante e que deixou seu legado em um passado que está começando a ficar distante.
Ah, um lembrete: até o fim da semana será publicado um especial sobre Dan Gurney, ícone do automobilismo que faleceu no último domingo (14).