segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CONTAGEM REGRESSIVA PARA O TRI

Foto: Getty Images
No chato, sonolento e modorrento Grande Prêmio do Japão, quis o destino que Lewis Hamilton igualasse a marca de seu ídolo Ayrton Senna justamente em Suzuka. A 41a vitória veio no 162° GP da carreira do (futuro tri) bi-campeão. Tudo foi definido na primeira curva, quando o britânico passou Nico Rosberg (que largou muito mal e caiu para quarto) e venceu de ponta a ponta, aumentando a vantagem para 48 pontos. Ao que tudo indica, faltam 35 dias (tecnicamente 34, pois já é segunda) para que seja oficializado o tricampeonato de Lewis Hamilton, no México, dia 1 de Novembro.

Rosberg jogou fora todo o belo trabalho que fez no sábado ao ser ultrapassado por Lewis na largada, caiu para quarto e depois recuperou a segunda posição, concretizando a oitava dobradinha das flechas de prata na temporada. Vettel fechou o pódio, mostrando que Cingapura foi apenas um acidente de percurso. Em quarto, Kimi. Bottas fez o que pode e foi o quinto, só perdendo a quarta posição adivinhem como?? - sim, nos boxes, pra variar - . Completando o top 10 - Hulk, Grosjean, Maldonado (a dupla da Lotus não pontuava em conjunto desde a Índia em 2013), Verstappen e Sainz.

A pior corrida dos brasileiros. Massa largou mal (desde que o novo procedimento foi efetuado, suas grandes largadas não se repetiram) e foi tocado por Ricciardo. Ambos tiveram os pneus furados e tiveram a corrida comprometida. Ricciardo foi o 16° e Massa abandonou somente no final. Não entendi pra quê gastar motor. Todo mundo sabia que a corrida já tinha ido para o brejo e Safety Car em Suzuka só quando chove.

Foto: Reuters
Inegavelmente, o destaque da prova foi o samurai Fernando Alonso. Porém, por sua declaração polêmica e honesta no rádio da equipe. Após levar vários passões de Verstappen e Ericsson, a fênix, para delírio daqueles que acompanhavam o Grande Prêmio (menos Ron Dennis e o pessoal da Honda, né) gritou no rádio (ele não esperava que isso se tornasse público): "Motor de GP2, motor de GP2, arghhhhhhh" - É, acobou a pas do Espanhol. Ele depois no Twitter negou as especulações que deixaria a equipe (de novo). Ron Dennis, óbvio, não gostou nada do que ouviu e aproveitou para dizer que deseja manter a dupla Button-Alonso para 2016. Mais uma novela no ar - versão reloaded?

Felipe Nasr vinha bem em 11°, mas depois teve uma "sensação estranha" no carro, que começou a ter uma queda até agora inexplicável de rendimento, o que fez perder várias posições até cair para 17° e abandonar faltando 2 voltas para o final. Ao menos Ericsson também não foi tão bem assim, terminando em 14°.

Confira a classificação final da corrida:


A próxima prova será o Grande Prêmio da Rússia, em Sochi, nos dias 9, 10 e 11 de Outubro. Até lá!

sábado, 26 de setembro de 2015

E TUDO VOLTOU AO NORMAL

Foto: Divulgação
Depois do domínio da Ferrari de Vettel em Cingapura e dos treinos livres chuvosos de sexta-feira, a Mercedes voltou a mostrar para o resto do grid quem manda na parada. Rosberg foi o mais rápido no último treino livre e conquistou a sua segunda pole position da temporada, e a décima sétima na carreira.

O treino foi marcado por duas interrupções nos segundos finais do Q1 e do Q3. Na primeira parte, o carro de Max Verstappen teve problemas no sistema de recuperação de energia e parou na pista após a saída do hairpin, causando bandeira amarela e finalizando o treino. Com isso, os pilotos não conseguiram melhorar os tempos e as Sauber foram as mais prejudicadas. Ericsson e Nasr foram eliminados em 17° e 18° (mas largarão em 15° e 16°), juntamente com Button e as Manor. Mais uma vez, Nasr larga atrás do companheiro de equipe. Isso não é nada bom.

No Q2, ficaram pelo caminho Hulkenberg (novamente superado por Pérez), Sainz, Maldonado, Alonso e o próprio Verstappen.

Foto: AFP
E no Q3, Rosberg conseguiu a pole, seguido por Hamilton, Bottas (grande volta!), Vettel, Massa e Raikkonen. Para as Williams, ficou de bom tamanho. Os tempos mostram que será uma disputa equilibrada com a Ferrari pelo 3° lugar, caso nada de extraordinário aconteça. Existe a expectativa para ver se irá chover na hora da prova. Caso chova, com certeza será uma prova animada e imprevisível. No final do treino, um antíclimax e um susto. Kyvat, que não tinha tempo marcado, saiu para a pista e pisou na grama no lado de fora da curva 10, perdendo o controle do carro. Ele rodou, bateu de traseira na barreira de pneus e capotou. Por sorte, o carro parou com as quatro rodas para baixo. Com isso, o russo terá que usar o carro reserva e irá largar dos boxes.

Confira os tempos do qualyfing e fique de olho na corrida, que será às 2h!


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

SUZUKA, DIA 2 - INCONCLUSIVO

Foto: Divulgação
Dessa vez, todos os carros foram para pista. Dessa vez, estou fazendo o post no meu estágio, na Famecos Cast. Arranjei um tempinho para falar do 2° treino livre (?) e das últimas notícias da F1. Vamos lá:

A forte chuva novamente fez com que as equipes andassem pouco no circuito de Suzuka. Com isso, não dá para levar em conta os tempos e as posições dos treinos. Daniil Kvyat, da Red Bull, foi o mais rápido, seguido de Rosberg, Hamilton e seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo. A dupla da Ferrari aparece em 5° e 6°, com Vettel e Raikkonen, com a dupla da Toro Rosso em 7° e 8° (Sainz e Verstappen) e Felipe Nasr em 9°. Massa foi apenas o 16°, andando apenas 5 voltas. Bottas não entrou na pista.

Bom, do treino é isso. Hora de falar de outras notícias bacaninhas que surgiram nos últimos dias:

VALEU, BERNIE - Que a Lotus está atravessando uma crise financeira, todo mundo sabe. Entretanto, novamente o chefão da F1, Bernie Ecclestone, mostrou seu lado bondoso e benevolente para com os pobres mecânicos. Os equipamentos da equipe chegaram com atraso ao paddock de Suzuka e os funcionários ficaram trancados do lado de fora do motorhome do time. Para que não passassem fome, Bernie liberou a entrada deles no camarote club da pista para que pudessem se alimentar. Eles devem estar pensando: "Volta, Renault!"

Placa para agradecer o chefão. Foto:Twitter

"90% CERTO" - Parafraseando o presidente do Vasco, Eurico Miranda, parece que o projeto "ROMAIN GROSJEAN HAAS" está muito próximo de ser acertado. Segundo o Autosport, o francês já foi contratado pela equipe americana e será o 1° piloto dos novatos ano que vem. O anúncio oficial seria realizado na base da equipe, em Kannapolis, Carolina do Norte. O segundo piloto deve ser Esteban Gutiérrez, atualmente piloto de testes da Ferrari. Repetindo: A tendência é que Grosjean seja parceiro de Vettel na Ferrari em 2017.

10 AÑOS - O tempo passa muito rápido. São Paulo testemunhou, há uma década, o fim da hegemonia Schumacher na F1. Hoje fazem 10 anos que o Espanhol Fernando Alonso, da Renault, conquistou seu primeiro título na carreira. O Asturiano chegou em 3°, e isso bastou para sair com a taça. A "fênix" foi bi no ano seguinte, também em São Paulo. Todo mundo imaginava que ele seria o novo piloto dominante da F1, mas não foi bem isso o que aconteceu... Enfim, parabéns Alonso! Passando perrengue com a McLata McLaren, ele afirma que será "mais uma vez campeão do mundo", nem que seja em outra categoria. Ou seja: Sinal claro de que seus dias na F1 estão acabando. Ele tem 34 anos.

Foto: Getty Images
MELOU - O iminente acordo da Volks com a Red Bull foi para o espaço, após o escândalo de fraudes de testes ambientais do motor a diesel. O CEO e apoiador da chegada dos alemães na F1 pediu demissão, e o grupo irá pagar uma multa aos EUA em torno de 72 bilhões de reais (na cotação atual). O chefão da Red Bull, Christian Horner, afirmou que o "acordo virou fumaça". Ele ainda vai ter que lutar com o desânimo com o empresário e dono da equipe taurina, o austríaco Dietrich Mateschitz com a F1, traduzido na ameaça de abandonar a categoria no final do ano caso a Ferrari não forneça os mesmos motores que dá a Vettel e Kimi aos taurinos.

O que parece que melou também é a F1 na Globo. Mais uma vez, serão transmitidos apenas os flashs finais do Q3, ou seja: Lá pelas 3h55. A tendência é que a emissora transmita o Rock In Rio ao vivo e depois os melhores momentos da noite de ontem. É a TV fechada cada vez mais próxima da F1... E quem não tem se ferra, infelizmente.

É isso cambada, de noite tem mais um postzinho pré-treino! Fui!


SUZUKA, TREINO 1 - CHÁ DE BANCO

Foto: Divulgação
É a lei da vida: Quando tu pode ver o treino livre, sempre chove. Dessa vez, não foi diferente. Porém, tratando-se de Japão, é até comum chuvas, trovoadas, tufões... Com isso, não há muito o que falar sobre a primeira sessão (e nem a segunda que tá rolando agora, mas só escreverei amanhã mesmo). Apenas 12 carros marcaram tempo. Os resultados não nos dizem absolutamente nada... Talvez estejam acertando o carro para pista seca (se é que ela estará assim no finde, pois a previsão é de corrida com chuva)

Bom, aparentemente vai ficar tudo para o Qualyfing mesmo, onde ninguém mais poderá se esconder. Só me vem a lembrança do acidente trágico do Jules Bianchi ano passado. O Blog do Sá estreou de forma medonha e macabra, agora que me dei conta disso.... :(

Confiram os tempos aí e até amanhã:


quinta-feira, 24 de setembro de 2015

GP DO JAPÃO - Programação

O Grande Prêmio do Japão foi disputado pela primeira vez em 1976, em Fuji. Foi disputada novamente em 1977 e ficou fora da categoria por 10 anos, até retornar com a pista de Suzuka em 1987. Desde então, o Japão sempre sediou um GP por ano na Fórmula 1.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Kimi Raikkonen - 1:31.540 (McLaren, 2005)
Pole Position: Felipe Massa - 1:29.599 (Ferrari, 2006)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 6x (1995, 1997, 2000, 2001, 2002 e 2004)

PRETEOU O OLHO DA GATEADA: RED BULL AMEAÇA DEIXAR F1

Foto: Grande Prêmio
Em um beco sem saída depois de criticar duramente o motor Renault, não conseguir acordo com a Mercedes e a Honda não dispor uma boa unidade de potência, a Red Bull decidiu disparar. Em seu editorial na revista alemã "Speedweek", da qual a empresa taurina é proprietária, o dono Dietrich Mateschitz disse a Red Bull irá deixar a categoria caso não receba os mesmos motores da Ferrari. A decisão se extenderia a equipe satélite, a Toro Rosso.


"A Red Bull não quer ter motores clientes que podem ter 30 ou 40 cv a menos e podem ser manipulados pelo Construtor no caso de a equipe cliente superar seu trabalho", afirmou. Então é isso? A Red Bull vai pegar suas coisinhas e ir embora assim, feito um guri mimado? Tudo bem que o regulamento foi modificado justamente para terminar com o domínio dos taurinos, mas o que eles tem que fazer é trabalhar incessantemente para voltar ao topo, e isso inclui um melhor trato com sua parceira de unidade de potência. Seria péssimo para a F1 a saída da Red Bull e da Toro Rosso, o grid seria reduzido para 18 carros com a chegada da Haas. Bernie Ecclestone precisa agir, para o bem da F1.

ENQUANTO ISSO, NA WOLKS...

Foto: United Pictures
A especulação da semana passada aponta que a Wolkswagen estaria muito próxima de comprar a Red Bull e assumir o comando da equipe em 2018, através da Audi. Entretanto, essa aquisição pode sofrer um forte revés. Segundo o blog do Renan do Couto (Grande Prêmio), a EPA (agência ambiental do governo dos Estados Unidos) descobriu que o Grupo Volkswagen estava fraudando os testes de emissão de gases dos seus carros a diesel. Um software dos veículos era o ‘truque’ para fazê-los passarem nos testes.

Órgãos de vários outros países devem investigar também os procedimentos da VW, inclusive na União Europeia. Segundo a EPA, 500 mil veículos dentre os principais modelos do grupo, como o Passat, o Beetle, o Audi A3 e o Jetta foram descobertos irregulares, totalizando mais de 11 milhões de veículos no mundo inteiro. A punição financeira deve ser pesada: a multa pode chegar a até US$ 18 bilhões nos EUA. A Volkswagen já está separando US$ 7,2 bilhões. O grande incentivador da entrada do grupo alemão na F1 é o CEO Martin Winterkorn, que deve ser demitido nas próximas semanas.

Com isso, provavelmente o plano de comprar a Red Bull tenha que ficar em segundo plano, em virtude dessas multas. O grupo já sofre com quedas nas bolsas de valores. Todavia, anunciar uma parceria com os taurinos pode ser uma jogada interessante como cortina de fumaça para apagar um incêndio que está apenas começando no Grupo Wolks. Aguardemos os próximos episódios...

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 252 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 211 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 203 pontos
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 107 pontos
5 - Valtteri Bottas (Williams) - 101 pontos
6 - Felipe Massa (Williams) - 97 pontos
7 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 73 pontos
8 - Daniil Kvyat (Red Bull) - 66 pontos
9 - Sérgio Pérez (Force India) - 39 pontos
10- Romain Grosjean (Lotus) - 38 pontos
11- Max Verstappen (Toro Rosso) - 30 pontos
12- Nico Hulkenberg (Force India) - 30 pontos
13- Felipe Nasr (Sauber) - 17 pontos
14- Pastor Maldonado (Lotus) - 12 pontos
15- Fernando Alonso (McLaren) - 11 pontos
16- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 11 pontos
17- Marcus Ericsson (Sauber) - 9 pontos
18- Jenson Button (McLaren) - 6 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 463 pontos
2 - Ferrari - 310 pontos
3 - Williams Mercedes - 168 pontos
4 - Red Bull Renault - 139 pontos
5 - Force India Mercedes - 69 pontos
6 - Lotus Mercedes - 50 pontos
7 - Toro Rosso Renault - 41 pontos
8 - Sauber Ferrari - 26 pontos

9 - McLaren Honda - 17 pontos

TRANSMISSÃO




quarta-feira, 23 de setembro de 2015

VÍDEO E CURTINHAS #14

Quem vai substituir Grosjean na Renault/Lotus? Foto: Wikipédia

Então galera, depois de um longo e tenebroso inverno (literalmente), voltei com esse clássico do blog que está prestes a completar 1 aninho de vida (eeeeeee). Poderia estar dormindo, mas o meu amor pela madruga e a rápida queda de luz me atrasaram bastante. Chega de choramingar, vamos lá!

Bom, a vaga da Renault/Lotus parece ser a mais interessante entre as disponíveis para o ano que vem. Após a corrida de Cingapura, Maldonado foi confirmado para a próxima temporada. A grana da PDVSA contribuiu para isso, óbvio. Com a provável ida de Grosjean para a novata Haas, surgem tímidas especulações sobre o companheiro do venezuelano. Vamos lá: Esteban Ocon e Vergne, dois franceses; Um é o atual campeão da F3 Europeia e atualmente é o vice-líder da GP3, além de ter guiado em alguns testes pela equipe de Enstone - Vergne estava no circo até ano passado pilotando pela Toro Rosso e atualmente é piloto reserva da Ferrari e disputa a Fórmula E. É uma opção interessante e aparentemente a melhor, pois tem experiência, e isso sempre é levado em conta na F1, ao menos na maioria dos casos. A última informação é que Sérgio Pérez, que ainda não renovou com a Force India, poderia ser o substituto do piloto franco-suíço. Maldonado + Pérez (apoiado pela grana do bilionário Carlos Slim) + Renault = Muito dinheiro, mas muito mesmo. A conferir.

Na americana, novata e misteriosa Haas, Gutiérrez está praticamente confirmado. Magnussen era o favorito a outra vaga, mas Grosjean deve ser anunciado em breve em um acordo com a Ferrari, que fornece motor para os americanos. Aliás, o francês ficaria uma temporada na equipe satélite dos italianos e em 2017 rumaria para a Ferrari para substituir Kimi Raikkonen. Faz sentido até, primeiro comer o pão que o diabo vai amassar para depois virar escudeiro de Vettel na Scuderia. Vamos aguardar.

Por falar em Magnussen, ele e o virtual campeão da GP2 desse ano e também piloto da academia da McLaren, Stoffel Vandoorne, devem disputar a vaga de Jenson Button na equipe de Woking ano que vem. Tudo isso porque, segundo a imprensa europeia, o campeão mundial de 2009 deve anunciar a sua aposentadoria da F1 na corrida do Japão. É um lugar especial para ele devido ao fato de sua esposa, a modelo Jessica Michibata, ter ascendência japonesa. Button pode seguir o rumo de Mark Webber e ir para o Mundial de Endurance ou virar um dos apresentadores do novo "Top Gear", da BBC.

Button deve se aposentar no final da temporada. Foto: GP Series
SE LASCOU - O maluco que invadiu a pista em Cingapura foi detido e, para sair da cadeia, terá que pagar uma fiança de 40 mil reais. O problema é que o cara não tem dinheiro - Segundo ele, gastou tudo na compra dos ingressos - É amigo, e agora?

QUE SUSTO! - O impressionante acidente do jovem Pedro Piquet, bicampeão da F3 Brasil durante a Porsche GT3 Cup, causou "apenas" uma fratura na mão e um leve trauma pulmonar. Ele já foi liberado do hospital após capotar nove vezes depois de ser tocado por Ricardo Baptista. Confira o vídeo do acidente:


segunda-feira, 21 de setembro de 2015

COMO HÁ MUITO NÃO SE VIA

Foto: Getty Images
O Grande Prêmio de Cingapura foi mais movimentado pelos incidentes extra-pista do que pela corrida em si. Monótona, como sempre é na cidade-estado asiática, ela contou com os previsíveis Safety-Cars para tentar mudar o ritmo das coisas. Bom, não conseguiu alterar grandes coisas. Vettel venceu pela terceira vez na temporada e fez cumprir a expectativa inicial do chefão Arrivabene na temporada (será que ele vai dobrar a meta agora? seria ousado) de três vitórias dos tifosi no ano. De quebra, o alemão ultrapassou Ayrton Senna e agora é o 3° piloto da história da F1 com mais vitórias (42), atrás apenas de Prost (51) e Schumacher (91). É questão de tempo que ele e Hamilton superem o Francês.

Daniel Ricciardo foi o segundo, capitalizando pontos importantes para a Red Bull e dando o recado: Se nos derem uma unidade de potência um pouquinho melhor... Os taurinos darão trabalho. Estranho Kimi Raikkonen não superar o sorridente australiano com o mesmo equipamento do alemão. Ao menos conseguiu o pódio, dessa vez. Vettel dominou do início ao fim, lembrando os tempos hegemônicos da Red Bull 2010-2013.

Rosberg, burocrático, foi o quarto, beneficiado pelo abandono de Hamilton e o pit stop ruim de Kvyat no primeiro stint da prova. O britânico teve perda de potência no motor e começou a ser ultrapassado por todo mundo, até as Manors. Recolheu para os boxes. Sua confortável vantagem no Mundial caiu de 53 para 41 pontos. Nico deve se preocupar com Vettel - 211 a 203 - . Tão deixando o alemão de Heppenheim sonhar.

Felipe Massa teve uma corrida difícil. Abandonou com problema de câmbio, provavelmente consequência do incidente que ele teve com Hulkenberg ao sair dos boxes. O alemão da Force India bateu, abandonou e foi punido com 3 posições no grid de largada do GP do Japão. De quebra, o brasileiro foi ultrapassado pelos dois finlandeses (Kimi e Bottas, que foi o 5°) e voltou para a sexta colocação na tabela. Nenhum ponto marcado nas três corridas de rua disputadas. Isso evidencia a deficiência aerodinâmica dos carros da Williams.

Foto: AP
Felipe Nasr fez uma ótima corrida, dadas as expectativas após o qualyfing de ontem. Conseguiu ganhar várias posições com a série de pit stops no primeiro safety car e chegou na zona de pontuação. Depois da segunda entrada do carro de segurança, houve um esfriamento dos pneus supermacios, o que fez perder rendimento e sair dos dez primeiros. No final, estabilizou o ritmo e foi para cima de Grosjean, pressionando-o a cometer erro de escapar na curva já com o pneu desgastado para conquistar o décimo lugar e encerrar uma série de seis corridas sem pontuar. Bom trabalho do brasileiro.

Foto: Divulgação
Esse maluco invadiu a pista, andou alguns minutos e saiu como se nada tivesse acontecido. Causou a entrada do segundo Safety Car na pista. Em Hockenheim 2000 e Silverstone 2003, tivemos invasões e Rubinho ganhou. Dessa vez, Vettel. Ferrari 100% de aproveitamento quando malucos invadem o circuito...

O grande destaque da corrida foi Max Verstappen. O Holandês não largou, caiu para último e estava uma volta atrás de todo o pelotão. Devido aos incidentes da prova, foi galgando posições e no final optou por colocar os supermacios enquanto os carros que estavam na sua frente ficaram com os pneus macios. Com isso, ele e seu companheiro de equipe Carlos Sainz foram ultrapassando vários carros, ficando em oitavo e nono, respectivamente. Empacaram em Pérez. Sainz pediu no rádio para que Verstappen o deixasse passar, pois estava com pneus menos gastos e iria para cima do mexicano. Caso não conseguisse ultrapassá-lo, devolveria a posição para Max (igual Kvyat e Ricciardo em Mônaco nessa temporada). Max soltou um sonoro "Nooooooo" no rádio e ficou por assim mesmo. Boa! A briga por posição tem que ser na pista, e não por rádio ou via engenheiros!

Confira a classificação final do GP de Cingapura:


A F1 volta na semana que vem, com o Grande Prêmio do Japão, nos dias 25, 26 e 27 de setembro. Até lá!