sábado, 24 de outubro de 2015

SÓ PATRÍCIA PODE IMPEDIR HAMILTON?

Foto: Blog do Fábio Seixas

Esse post era para ter saído ontem. Era... Enfim, a grande questão é se teremos classificação e corrida.

O Furacão Patrícia, que veio do México, chegou aos EUA (Austin/Texas fica na divisa com o território mexicano). Com ventos de mais de 22 km/h, ele está assustando até os especialistas em clima.

O governo americano emitiu alerta máximo. Se possível, as pessoas não devem sair de suas casas. Obviamente, a F1 foi afetada. Até houve TL1, onde Nico Rosberg foi o mais rápido. Mas isso não é tão revelante assim no momento.

Foto: Reprodução
Não houve TL2. A forte chuva (ah vá) e a possibilidade de raios, mais a falta de iluminação natural fizeram com que a direção de prova optasse por cancelar o evento. A organização do circuito pediu que as pessoas fossem embora, pois os raios poderiam atingir as arquibancadas.

Algumas notícias de ontem: A Red Bull está negociando com a Honda para o ano que vem. E Bernie Ecclestone (sempre ele) está envolvido nisso. O próprio Christian Horner admitiu que existem "25%" de chances do negócio acontecer. E a Toro Rosso, ao que tudo indica, vai correr com o motor Ferrari desse ano em 2016. Os taurinos bem que tentaram espernear, mas podem estar pensando: "Bom, pior do que tá, não fica" - Mas a Honda hoje é inferior a Renault. Sei não, viu... Deveriam ter pensado melhor antes de humilhar publicamente a montadora francesa.

A Renault/Lotus anunciou o companheiro de Pastor Maldonado para o ano que vem. Trata-se de outro campeão da GP2: Jolyon Palmer, filho de Jonathan Palmer (que correu na F1 nos anos 1980), campeão em 2014 e rival de Felipe Nasr. Com Magnussen e Vergne no mercado, acredito que não foi a decisão mais correta tomada pelo pessoal de Enstone. Possivelmente a dupla mais fraca do grid da próxima temporada. O lado bom é que um campeão da GP2 volta a figurar o grid. O último foi o próprio Romain Grosjean, em 2011 (agora novo piloto da Haas). Depois, Fabio Leimer e Sam Bird não tiveram oportunidades num cockpit titular (excetuando em treinos livres).

Foto: Getty Images
Algumas horas atrás tivemos o TL3 e que pode possivelmente definir o grid de largada. Faça chuva ou faça sol, Lewis Hamilton sempre é o mais rápido. O treino começa daqui a pouco, a princípio. Caso não ocorra, este será o grid de largada (Vettel e Raikkonen perderão 10 posições por estarem utilizando o quinto motor na temporada; Só é permitido quatro, à exceção da Honda):


Combinações de título para que Lewis Hamilton seja (e será mesmo) tricampeão mundial já nesse fim de semana:


P.S: À noite, prometo fazer um post sobre a Fórmula E. Abraços

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

GP DOS EUA - Programação

O Grande Prêmio dos EUA entrou no calendário da Fórmula em 1950. Até 1960, as 500 Milhas de Indianapólis faziam parte do circo da Fórmula 1. Desde então, o GP foi disputado nos circuitos de Riverside (1960), Watkins Glen (1961-1980), Sebring (1959), Phoenix (1989-1991), Indianapólis (2000-2007) e Austin (2012-).

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Sebastian Vettel - 1:39.347 (RBR, 2012)
Pole Position: Sebastian Vettel - 1:35.657 (RBR, 2012)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 5x (2000, 2003, 2004, 2005 e 2006)

PARA NÃO PERDER O CONTROLE

Foto: TRF1

O ex-presidente da FIA, Max Mosley, deu o recado: Ou Bernie Ecclestone encontra uma fabricante de motores independente (sem interesse de construtoras), ou ele perderá o comando da F1 para Mercedes, Ferrari e Renault. Segundo Mosley, esses três últimos estão prestes a formar um cartel. Ele concedeu entrevista à rede de TV alemã ZDF. "A dificuldade é que você tem de ter uma fornecedora de motores independente que pode trabalhar com os times em base comercial.

A grande força da F1 desde o final dos anos 1960 até recentemente era que a Cosworth, Mecachrome e outras companhias fabricantes de motores eram independentes, então você não está apenas nas mãos dos fabricantes", disse."No momento em que você tem um ou dois, até três, fabricantes e eles estão envolvidos neste nível, então Dieter Zetsche pode falar com Sergio Marchionne ou Carlos Ghosn e eles controlam a F1 - você não controla a F1. Neste ponto, a necessidade por uma fornecedora independente de motores é grande", seguiu Max.

Além dos gastos serem exorbitantes e economicamente inviáveis para muitas equipes, tais mudanças poderiam trazer mais competitividade à categoria, dominada pelas equipes construtoras que possuem o motor e que obviamente não aceitam tais medidas, por razões óbvias. Bernie precisa mais uma vez mostrar porque construiu esse império da F1, do qual ele é herói e vilão ao mesmo tempo.

MARKO QUER FIM DE IMPASSE DOS MOTORES ATÉ O FINAL DE SEMANA

Foto: Odstatic
Consultor da Red Bull afirmou para publicação alemã "Auto Bild" que deseja o fim da novela sobre o fornecedor de motor dos taurinos para o ano quem até o GP dos Estados Unidos, em Austin. “No momento, nada foi decidido”, disse Marko. “Mas espero que até a corrida de Austin, nós saibamos para onde estamos indo”, seguiu. Os austríacos romperam com a Renault e negociaram com Ferrari e Mercedes, que recusaram fornecer motor para eles. A Ferrari, somente uma versão 'B', o que a Red Bull recusou. 

Especulações apontam que a Red Bull teria procurado novamente a Renault, pois estão sem alternativas. É forte a possibilidade da Red Bull e da sua equipe satélite, a Toro Rosso, de abandonarem a categoria. Haja reuniões e costuras políticas de Red Bull, Bernie e um motor para manter o grupo austríaco na F1 pelos próximos anos.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 302 pontos
2 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 236 pontos
3 - Nico Rosberg (Mercedes) - 229 pontos
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 123 pontos
5 - Valtteri Bottas (Williams) - 111 pontos
6 - Felipe Massa (Williams) - 109 pontos
7 - Daniil Kvyat (Red Bull) - 76 pontos
8 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 73 pontos
9 - Sérgio Pérez (Force India) - 54 pontos
10- Romain Grosjean (Lotus) - 44 pontos
11- Nico Hulkenberg (Force India) - 38 pontos
12- Max Verstappen (Toro Rosso) - 33 pontos
13- Felipe Nasr (Sauber) - 25 pontos
14- Pastor Maldonado (Lotus) - 22 pontos
15- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 12 pontos
16- Fernando Alonso (McLaren) - 11 pontos
17- Marcus Ericsson (Sauber) - 9 pontos
18- Jenson Button (McLaren) - 8 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 531 pontos
2 - Ferrari - 359 pontos
3 - Williams Mercedes - 220 pontos
4 - Red Bull Renault - 149 pontos
5 - Force India Mercedes - 92 pontos
6 - Lotus Mercedes - 66 pontos
7 - Toro Rosso Renault - 45 pontos
8 - Sauber Ferrari - 34 pontos
9 - McLaren Honda - 19 pontos

TRANSMISSÃO

Arte: Globoesporte.com



quarta-feira, 21 de outubro de 2015

VÍDEOS E CURTINHAS #16

Foto: Bandeira Verde

Salve, cambada, Tudo certo? Então... Vamos começar esse vídeos e curtinhas com estilo nessa semana que deve sacramentar o tricampeonato de Lewis Hamilton.

400 GPs. Essa é a marca que atinge a Sauber. Da icônica e tradicional Sauber Petronas, passando pela BMW Sauber (melhor momento da história da equipe de Peter Sauber). Por lá, passaram pilotos do calibre como Massa, Villeneuve, Raikkonen (foto) e Robert Kubica (único que ganhou por lá). Apesar de todas as crises e dificuldades financeiras, os suíços sempre se mantiveram na categoria e são uma parte muito importante do circo da F1, seja revelando talentos, seja pela fidelidade e tradição na história, seja pelos dois motivos. God Bless a Sauber.

Tio Bernie tá nervosor e perdido. Sempre que pode, ele diz que é contra democracias e quer sempre monopolizar as decisões na F1. O chefão, que desde o início declarou-se contrário aos motores V6, quer mudar as regras já para o ano que vem: O retorno dos v8 e dos motores independentes (alô, Cosworth!). Trata-se claramente de um plano para tentar satisfazer a mimada e insatisfeita Red Bull de deixar a F1 juntamente com a Toro Rosso. Entretanto, fazendo isso ele desagrada a Mercedes, a favor pelo congelamento do desenvolvimento dos motores (por motivos óbvios) e que também já ameaçou deixar a categoria antes da mudança do regulamento em 2013. Aguardaremos o que Ecclestone irá fazer.

Kevin Magnussen. Foi avisado em um e-mail no dia do aniversário que não permanecerá na McLaren ano que vem. Teoricamente, suas chances de retornar a F1 estão bastante comprometidas. Bom, na minha visão leiga, creio que não. O Dinamarquês tem somente duas alternativas: A Lotus e tentar cavar uma vaga na Manor. Tem capacidade, experiência e talento para isso. E patrocínos também.

Maldonado disse que se a Lotus tivesse a grana da Ferrari, estariam brigando pelo posto de segunda força no grid. É, Maldomito seria o Raikkonen da Lotus... (Essa foi boa, admitam)

Jean Todt disse que o principal problema da F1 são os altos custos dos motores híbridos. É óbvio. Só ver que duas equipes pularam fora (e uma delas ressucitou), Lotus, Force India e Sauber estão com as calças na mão e Williams e McLaren não podem vacilar, pois não estão nadando em rios de dinheiro. O presidente da FIA pediu que as fornecedoras diminuam o valor dos motores, mas não é algo que interesse Mercedes, Ferrari e Cia.

Para finalizar: Completam-se 24 anos do tricampeonato de Ayrton Senna. Ron Dennis teve que implorar no rádio para que Ayrton deixasse Berger passar e vencer em Suzuka. Relembre:


terça-feira, 13 de outubro de 2015

EM BREVE, CZAR HAMILTON III

Foto: Divulgação
Parece que o tri vai chegar mais rápido que a gente imaginava. A expectativa é para que fosse no dia 1 de Novembro, na Cidade do México. Mas, diante das circunstâncias, ficou para o dia 25 de outubro mesmo, em Austin, no Texas.

Lewis Hamilton, 42 vitórias na carreira. Terceiro maior vencedor da história da categoria, igualado com Vettel. Assumiu a ponta após o carro de Nico Rosberg ter problemas no pedal do acelerador e abandonar a corrida. O alemão perdeu a vice-liderança do campeonato para Vettel.

Para Lewis ser campeão nos EUA, basta acontecer o que foi mais frequente esse ano: Hamilton vencer, Rosberg ficar em segundo e Vettel ser o terceiro. Aí a temporada estará finalizada de fato. Afinal, a Mercedes conquistou o bi-campeonato de construtores novamente na Rússia, igual no ano passado.

Tenho certeza que, em 2017, Vettel e Hamilton brigarão corrida a corrida para definir quem será pentacampeão.

É bi! Foto: Divulgação
Aliás, a corrida da Rússia não decepcionou nos acidentes e fortes emoções, né? Sainz, Hulk & Ericsson, Grosjean, Sainz de novo e o grand finale: Os compatriotas finlandeses, com direito a Kimi trucidar a traseira de Bottas (sem duplo sentido, é claro) e acabando com um pódio que certamente seria da Finlândia. "Que merda que ele (Kimi) fez?", perguntou um indignado Bottas. Pois é, todos queremos saber, Valtteri.

Quem não teve nada a ver com isso foi Checo Pérez. O mexicano sempre conquista seus pódios na sua especialidade: Pit stops ousados + stints longos + imponderável = Zás! Quinto pódio na carreira, três com a Sauber e o segundo com a Force India. Depois de ser queimado injustamente na McLaren, Pérez mostra seu valor na equipe de Vijay Mallya e derrota o badalado e talentosíssimo Hulkenberg por 16 pontos (54 a 38).

E os brasileiros se deram bem, no fim das contas: Massa fez uma corrida "Bottas" (no sentido de ser discreto mas eficiente, pelo amor de deus!) e foi o quarto, herdando os abandonos de Ricciardo, Raikkonen e o próprio companheiro de equipe. Nasr conseguiu o segundo melhor resultado do ano, o sexto lugar, coincidentemente (ou não) após trocar seu engenheiro de corrida. Também contou com o fato de que Raikkonen foi punido com 20 segundos de tempo após o acidente e ganhou essa colocação, pois foi originalmente o sétimo.

Que fase de Don Alonso: Zoado pela Manor no Twitter na sexta, até que tudo corria bem com o décimo lugar com a carroça motorizada pela Honda. Eis que surge uma punição de 5 segundos para a fênix por "cortar demais as curvas". Caiu para 11°. Verstappen, agora 18tão, marcou seu pontinho.

Bernie Ecclestone é o cara. Só ele pra costurar um acordo com Vladimir Putin e ser bem tratado assim. Veja com seus próprios olhos:

Putin, um gentleman. Foto: Getty Images
O harém do cara do momento. Foto: Divulgação

P.S: Texto espetacular (como sempre) do Lívio Oricchio contando com detalhe a invasão dos grid girls a conferência de imprensa pós-corrida. Uma das melhores coisas que eu li nos últimos tempos, vejam clicando AQUI. Até mais.


sexta-feira, 9 de outubro de 2015

GP DA RÚSSIA - Programação

A Rússia entrou no calendário da Fórmula 1 pela primeira vez em sua história em 2014, com o GP disputado no circuito urbano de Sochi. A cidade fica às margens do Mar Negro, no sudoeste do país. A estrutura para o circuito se aproveita do que foi construído visando as Olimpíadas de Inverno, realizadas no mesmo ano.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Valtteri Bottas - 1:40.896 (Williams, 2014)
Pole Position: Lewis Hamilton - 1:38.513 (Mercedes, 2014)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Lewis Hamilton - 1x (2014)

E A NOVELA DA RED BULL CONTINUA...

Foto: Sutton Images
Algumas semanas atrás, foi noticiado que a Mercedes tinha encerrado as negociações com a Red Bull sobre o fornecimento de motores para a próxima temporada. Mas parece que não é bem assim (Ou é?). Em entrevista para a emissora austríaca de TV Servus, parceira dos taurinos, Christian Horner disse que ainda negocia com os alemães e a Ferrari. Ele pediu pressa na definição das negociações, pois o projeto do RB12 está bem atrasado e depende da escolha de uma unidade de potência para desenvolver o carro de forma satisfatória.

Horner ainda disse que não é Toto Wolff quem decide as negociações (O chefe da Mercedes já disse diversas vezes que, se depender dele, não vende motor para a Red Bull), mas sim uma pessoa "acima" na hierarquia das flechas de prata (O presidente, Dieter Zetsche). É óbvio que Bernie Ecclestone está envolvido na negociação, pois a Red Bull mantém o ultimato de abandonar a categoria caso não consiga o que quer - Motores atualizados, seja da Mercedes ou da Ferrari. A decisão depende do dono dos taurinos, Dietrich Mateschitz. Certamente teremos mais desdobramentos dessas negociações até o fim da temporada...

F1 VAI GANHAR NOVO PROPRIETÁRIO ATÉ O FIM DO ANO

Foto: Getty Images

Foi o que confirmou Bernie Ecclestone durante conferência no Camp Beckenbauer, evento que reúne os principais dirigentes do esporte e dos negócios que ocorre na cidade austríaca de Kitzbühel. Ele citou dois ou três proprietários interessados no negócio. Um deles foi noticiado recentemente, o bilionário americano Stephen Ross, 75, dono do Miami Dolphins, da NFL e da The Related Companies. Um possível concorrente é o QSI (Qatar Sports Investiments), fundo 100% privado fundado em 2005 e ligado ao fundo soberano do Catar (Qatar Investment Authority), com cerca de US$ 256 bilhões em ativos. 

No passado, surgiu uma proposta unificada de dois veículos de comunicação, a Sky e a Liberty, que ofereceram cerca de 22 bilhões de reais para assumir a F1. Seria a junção de uma empresa europeia com outra que opera em dois países da América - Porto Rico e Chile. O próprio Bernie, quem sabe, possa estar interessado em retomar o controle majoritário de seu "brinquedo" favorito... Independentemente do que aconteça, ele é quem vai seguir mandando na p%$%¨toda. 

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 277 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 229 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 218 pontos
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 119 pontos
5 - Valtteri Bottas (Williams) - 111 pontos
6 - Felipe Massa (Williams) - 97 pontos
7 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 73 pontos
8 - Daniil Kvyat (Red Bull) - 66 pontos
9 - Romain Grosjean (Lotus) - 44 pontos
10- Sérgio Pérez (Force India) - 39 pontos
11- Nico Hulkenberg (Force India) - 38 pontos
12- Max Verstappen (Toro Rosso) - 32 pontos
13- Felipe Nasr (Sauber) - 17 pontos
14- Pastor Maldonado (Lotus) - 16 pontos
15- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 12 pontos
16- Fernando Alonso (McLaren) - 11 pontos
17- Marcus Ericsson (Sauber) - 9 pontos
18- Jenson Button (McLaren) - 6 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 506 pontos
2 - Ferrari - 337 pontos
3 - Williams Mercedes - 208 pontos
4 - Red Bull Renault - 139 pontos
5 - Force India Mercedes - 77 pontos
6 - Lotus Mercedes - 60 pontos
7 - Toro Rosso Renault - 44 pontos
8 - Sauber Ferrari - 26 pontos
9 - McLaren Honda - 17 pontos

TRANSMISSÃO



OBS: Viajarei hoje à noite para Florianopólis e só retornarei na segunda-feira. Logicamente, não terei como postar os treinos livres e qualyfing. Corrida, talvez segunda ou terça mesmo. É isso, tenham todos um ótimo feriado!

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

VÍDEOS E CURTINHAS #15

Foto: Divulgação
Pois bem...

Semana passada, tivemos a confirmação de que Grosjean irá mesmo para a Haas ser o primeiro piloto da equipe americana ano que vem. É grande também a especulação que ele ficará apenas essa temporada na Haas e que em 2017 substitua Kimi Raikkonen na Ferrari. Seu companheiro de equipe deve ser Esteban Gutiérrez, piloto reserva da Ferrari, que possui parceria técnica com Haas, praticamente uma equipe B dos italianos.

No lugar do francês, a Renault/Lotus cogita colocar Jolyeon Palmer, campeão da GP2 ano passado, como companheiro de equipe de Pastor Maldonado. Dupla insossa, não acham?

A Manor, surpreendendo a todos, anunciou que vai correr com o motor Mercedes ano que vem. Má notícia para a McLaren, que pode ser superada pelos nanicos e para a Red Bull, que estava negociando com os alemães (Nos próximos dias, abordarei mais essa questão). Com isso, crescem os rumores de que Pascal Wehrlein, piloto reserva da Mercedes, seja um dos pilotos da Manor ano que vem.

Foto: Divulgação

Por falar em McLaren, Jenson Button, o interminável. Mais um ano de contrato, confirmado por Ron Dennis. O campeão de 2009 estava dividido e até desmotivado com a péssima temporada do pessoal de Woking, mas seguirá como parceiro de Alonso para 2016, onde eles e os japoneses da Honda tentarão não repetir o fiasco dessa temporada. Quem diria, mas ainda veremos os "velhinhos" na próxima temporada - Alonso, Button, Massa e Kimi - Talvez metade desses se aposente ano que vem, hahaha

A Toro Rosso teria fechado acordo com a Ferrari para o ano que vem. Segundo o F1 Today.net, os Italianos disponibilizariam a versão 2015 da unidade de potência do cavalinho rampante para o pessoal de Frank Tost. Pode não ser grande coisa, mas certamente a equipe satélite da Red Bull andaria na frente de Lotus, Sauber, McLaren, Haas e Manor mesmo assim. Nada mal, pois eles têm apenas a responsabilidade de abastecer a mãe Red Bull com jovens talentos.

RELEMBRAR É VIVER: Há 41 anos, Emerson Fittipaldi era bicampeão do mundo em seu primeiro ano na McLaren. Foi o primeiro título de Woking nos pilotos e nos construtores. O título foi comemorado nos EUA, após Emmo contar com o abandono de seus rivais Clay Regazzoni, da Ferrari, e Jody Scheckter, da Tyrell. Confira a reportagem especial da Globo no ano passado, quando foi comemorado os 40 anos da conquista:


E há 30 anos, Nigel Mansell, então com 32, vencia pela primeira vez na carreira, no GP da Europa. Entretanto, corrida ficou marcada pelo pega entre Senna, na Lotus e Keke Rosberg, na Williams. O Finlandês vinha pressionando o brasileiro até que ia ultrapassá-lo, mas Senna fechou a porta e fez Keke rodar, fazendo com que Piquet, na Brabham, batesse na Williams que estava a sua frente, abandonando a prova. Irritado, Rosberg foi para os boxes e ficou 1 minuto atrás de Senna. Prestes a levar uma volta do brasileiro, ele simplesmente não deixou a Lotus passar, e Mansell aproveitou o embalo para ultrapassar Senna e disparar na frente. Não satisfeito, Keke prendeu Senna mais um tempinho, deixando caminho livre para Mansell finalmente brilhar na F1. Essa corrida também marcou o primeiro título de Alain Prost na carreira. Veja!


terça-feira, 6 de outubro de 2015

LEMBRANÇA AMARGA

Foto: Divulgação
Ontem fez 1 ano já. Passa rápido demais. Bem na primeira corrida do blog (que também completou 1 ano...). Tá doendo.

We miss you, Jules.