sábado, 4 de julho de 2015

ROSBERG ESTÁ CRESCENDO?

Foto: Getty Images
Status: Destruído após jogar  algumas horas de Project Cars! Que jogo amigos, que jogo! Enfim, vamos nessa...

O começo do final de semana da Inglaterra está muito semelhante ao da última prova, na Áustria. Rosberg mais rápido que seu companheiro nos treinos. Ou seja, liderou as duas sessões de treinos livres. No primeiro treino, o Alemão teve um problema no câmbio e ficou a maior parte do tempo nos boxes. Mesmo assim, conseguiu sair no final e garantiu a volta mais rápida.


Eu vou destacar o TL2 porque foi o que consegui assistir, quando cheguei em casa após gabaritar a prova de Jornalismo Digital (HORA DE ME ACHAR SIM) e agora estou de FÉRIAS!!!

Nico foi o mais rápido de novo. A Ferrari esteve por perto, com Raikkonen (se especializando em ser um leão de treino) em 2° e Vettel em 3° (o aniversariante de sexta - o tetra campeão completou 28 anos de idade). Hamilton foi apenas o 4°. Cabe destacar o desempenho da Toro Rosso (principalmente) e da Red Bull. Os Taurinos fecharam na terceira fila, com Kyvat e Ricciardo, respectivamente. Max Verstappen foi o sétimo, com Nico Hulkenberg em oitavo e Carlos Sainz Jr em nono.

As Williams, sempre priorizando o acerto para a corrida, tiveram um treino discreto. Massa foi o 10° e Bottas, o 12°. Entretanto, ambos se mostraram decepcionados com o rendimento do FW37. Imaginavam que ele estivesse melhor, no que se refere às voltas rápidas. O ritmo de corrida está razoável.

Felipe Nasr e a Sauber chegaram ao fim do grid, o que já esperado por todos desde o início do ano. (Não, não dá pra contar com McLaren e Manor - embora Alonso tenha ficado na frente do Brasileiro). Ou seja, o C34 vai ganhar quilometragem apenas. Pontos, não.


Até mais!

sexta-feira, 3 de julho de 2015

GP DA INGLATERRA - Programação

O Grande Prêmio da Inglaterra foi disputado pela primeira vez em 1948. Atualmente é disputado em Silverstone, perto da cidade de mesmo nome, em Northamptonshire. Juntamente com o GP Italiano, são as duas únicas corridas que figuram no calendário de todas as temporadas da Fórmula 1, desde 1950.
Já foi disputado em Aintree (1955, 1957, 1959, 1961 e 1962), Brands Hatch (1964, 1966, 1968, 1970, 1972, 1974, 1976, 1978, 1980, 1982, 1984 e 1986) e Silverstone (1950 até 1954, 1956, 1958, 1960, 1963, 1965, 1967, 1969, 1971 1973, 1975, 1977, 1979, 1981, 1983, 1985, 1987 - presente), que teve seu traçado reformado em 2010.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Fernando Alonso - 1:30.874 (Ferrari, 2010)
Pole Position: Lewis Hamilton - 1:29.607 (Mercedes, 2013)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Jim Clark (1962, 1963, 1964, 1965, 1967) e Alain Prost (1983, 1985, 1989, 1990 e 1993).

CADEIRA ELÉTRICA

Foto: Grande Prêmio
Documentos relacionados à investigação do acidente sofrido por Maria de Villota pela Marussia em 2012 mostra que a pilota Espanhola estava "lutando" contra o carro e com dificuldades para reduzir a velocidade no momento do acidente, no dia 3 de julho de 2012 (Exatamente 3 anos atrás). Ela realizava testes aerodinâmicos numa pista improvisada do aeroporto Duxford. Ao voltar para a área onde o time estava, o carro acelerou subitamente enquanto ela parava e se chocou contra a rampa de carregamento de um caminhão que estava estacionado à beira da pista.

Desde então, Maria foi hospitalizada e teve diversas operações cirúrgicas no seu crânio, além de perder o olho direito, o olfato e o paladar, mas se recuperou. Todavia, no ano seguinte, faleceu devido às sequelas da batida. 

Bom, Maria de Villota e Jules Bianchi foram as vítimas mais recentes da Fórmula 1. Ambos pilotavam a Marussia. A morte de Maria e o estado quase irreversível de Jules mostram que a segurança dos pilotos precisa ser constantemente fortalecida. #ForzaJules


QUEM IRÁ SUBSTITUIR KIMI?

Foto: Grand Prix 247
As informações que chegam dos bastidores indicam que o Finlandês Kimi Raikkonen irá deixar a Scuderia Ferrari no fim da temporada e se aposentar da F1. Constantemente batido pelo companheiro de equipe desde que retornou a Maranello (Alonso e Vettel) e com um desempenho abaixo do esperado (nesse momento, é o 4°, apenas 5 pontos à frente de Bottas e 10 de Massa), a "rádio Paddock" volta à ativa nesse período do ano e começa a agitar as especulações.

Os três candidatos a ocupar essa vaga sonhada por 12 entre 10 pilotos de corrida são: Valtteri Bottas, o compatriota, cheio de "hype" do paddock e apontado como "futuro campeão do mundo". Daniel Ricciardo, sempre sorridente, 3 vitórias no ano passado e dominou um Vettel "desmotivado". Não está satisfeito com a Red Bull: Ameaças de saída da categoria, carro (leia-se motor Renault) não competitivo... Certamente será vetado por Sebastian, por razões óbvias. Por último, Hulkenberg. Não é fênix, mas ressurgiu das cinzas após vencer de forma incrível em Le Mans. Tem 29 anos, o que é um empecilho. Os Italianos, em tese, gostariam de um piloto 2A ou 1B mais jovem.

Estamos ainda em Julho. Uma definição deve ser tomada a partir de Setembro. Entretanto, é impossível prever o que vai acontecer até lá. Não há uma informação concreta (a única é que o contrato de Kimi encerra-se em Dezembro). O resto é chute da imprensa. Falta de assunto?

CLASSIFICAÇÃO:

1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 169 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 159 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 120 pontos
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 72 pontos
5 - Valtteri Bottas (Williams) - 67 pontos
6 - Felipe Massa (Williams) - 62 pontos
7 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 36 pontos
8 - Daniil Kyvat (Red Bull) - 19 pontos
9 - Nico Hulkenberg (Force India) - 18 pontos
10- Romain Grosjean (Lotus) - 17 pontos
11- Felipe Nasr (Sauber) - 16 pontos
12- Sérgio Pérez (Force India) - 13 pontos
13- Pastor Maldonado (Lotus) - 12 pontos
14- Max Verstappen (Toro Rosso) - 10 pontos
15- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 9 pontos
16- Marcus Ericsson (Sauber) - 5 pontos
17- Jenson Button (McLaren) - 4 pontos

CONSTRUTORES:

1 - Mercedes - 328 pontos
2 - Ferrari - 192 pontos
3 - Williams Mercedes - 129 pontos
4 - Red Bull Renault - 55 pontos
5 - Force India Mercedes - 31 pontos
6 - Lotus Mercedes - 29 pontos
7 - Sauber Ferrari - 21 pontos
8 - Toro Rosso Renault - 19 pontos
9 - McLaren Honda - 4 pontos

TRANSMISSÃO

Foto: Arte Globoesporte.com


quarta-feira, 1 de julho de 2015

FESTIVAL DE GOODWOOD

Na última semana (entre os dias 25 e 28 de junho) foi realizado o tradicional Goodwood Festival of Speed, realizado desde 1993. O evento reúne, anualmente, carros de corrida históricos e modernos. Irei destacar alguns carros relacionados a Fórmula 1 e a MotoGP, vamos lá:

Foto: Divulgação
Uau. Massa pilotando o FW13B da Williams, que disputou a temporada de 1990 com Thierry Boutsen e Riccardo Patrese. Cada um venceu uma corrida no ano do bicampeonato de Ayrton Senna.




Foto: Divulgação
Completando 15 anos consecutivos de participações em Goodwood, o campeão de 2009 Jenson Button foi agraciado pela McLaren para pilotar o MP4/6 de 1991, que deu o tricampeonato para Senna.



Foto: Divulgação
Por último, mas não menos importante, Valentino Rossi. Um dia depois de vencer o GP da Holanda de MotoVelocidade, o Italiano e sua  Yamaha foram celebrar os 60 anos da marca, correndo com o modelo desta temporada, o YZR-M1. Participando pela primeira vez do festival, os Japoneses também levaram ao evento o Italiano Giacomo D'Agostini e a YZR500, o inglês Phil Read com a RD56 Grand Prix e o americano Kenny Roberts com a YZR750, além da presença da lenda John Surtees, campeão da MotoGP e da Fórmula 1.



Até mais!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

COM MUITA EMOÇÃO!

Foto: Divulgação

A Fórmula E terminou do jeito que começou! Espetacular! Fantástica! Emocionante até o último metro! No estreito traçado montado em Londres, a primeira temporada da F-E tem título Brasileiro!!!! Roteiro digno de cinema. Bora recapitular os acontecimentos do final de semana.

SÁBADO:
Buemi largou na pole e venceu com tranquilidade. Di Grassi largou em 3°, mas chegou em 4°. Nelsinho foi o quinto. Os rivais brasileiros se enfrentaram na pista, onde Nelsinho tentou a ultrapassagem e Di Grassi o "fechou", causando polêmica e acirrando ainda mais a animosidade entre os dois concorrentes ao título. O Suíço Buemi não tem nada a ver com isso e ganhou fácil. Encostou em Piquet e diminuiu as chances de Di Grassi ser campeão. A decisão ficou para o dia seguinte.

DOMINGO:
Buemi novamente largou melhor que os outros dois candidatos ao título: Sexto lugar. A essa altura, Di Grassi tinha chances mínimas: 11°. Piquet se complicou: 15°. Entretanto, os três largaram bem. Buemi ultrapassou Bruno Senna (melhor corrida dele na F-E!) e era o quinto, Di Grassi foi para o nono lugar e Piquet em 12°, atrás do companheiro de equipe Oliver Turvey. Naquele instante, Buemi era o campeão. Di Grassi pressionava Salvador Durán, enquanto Piquet poupava energia para tentar ganhar posições nas "fastest laps" enquanto o resto do grid ia para os pit stops.

Após a parada, Buemi manteve-se na quinta posição, Di Grassi passou Durán e era o sétimo:Nelsinho ganhou 2 posições, pulando para décimo. Nos primeiros metros após sair dos boxes, o Suíço, com os pneus 'frios', acabou rodando e perdeu o lugar para o Bruno Senna. Mal sabia ele que isso custou seu campeonato. Na rabeira do grid, Fabio Leimer bateu e o Safety Car entrou. A corrida mudou.

Enquanto isso, a China Racing fez o jogo de equipe e Piquet ultrapassou Turvey, pulando para nono. Logo em seguida, passou com extrema habilidade Salvador Durán e foi para o oitavo lugar. Era o suficiente. Com esse resultado, sagrava-se campeão.

Buemi pressionava Senna de todos os jeitos e maneiras, desesperado. Tentava fazer a volta mais rápida, o que daria pontos extras e poderia lhe dar a taça. Tocou, balançou, tentou, fez de tudo. Não deu. Senna segurou a taça de Piquet. Que ironia... Di Grassi veio logo em seguida e Piquet guiou com cuidado (afinal, a frente estava seu desafeto...) até o fim.

Foto: Divulgação/FIA
Na briga pela vitória, o Francês Stephanie Sarrazin, da Venturi, cruzou em primeiro. Seria sua primeira vitória na categoria. Seria. Ele foi punido por ultrapassar o "limite de potência", sendo acrescentado 45 segundos ao seu tempo final de corrida. Com isso, foi para o último lugar. Obviamente, todos ganharam uma posição. Suspense. Havia a suspeita de que, com a mudança, o rumo do campeonato fosse outro. Nananinanão. Sam Bird (Virgin) conquistou sua segunda vitória na F-E, seguido de D'Ambrosio e Loic Duval, ambos da Dragon Racing. Nelsinho CAMPEÃO.

O título cair nas mãos da China Racing foi uma tremenda surpresa. Desde o início, a e.DAMS (que se sagrou campeã dos construtores), a Audi Abt de Di Grassi (que foi piloto de desenvolvimento da Fórmula E antes da categoria estrear) e a Virgin eram as favoritas. No final, o Brasileiro que chegou "de última hora" foi crescendo, principalmente nesse ano, até ficar com a taça.

Em sua temporada inaugural, cheia de dúvidas e desconfiança por parte dos fãs de automobilismo, a Fórmula E termina com o saldo muito positivo. Emocioanante, imprevisível e cheia de alternativas, é uma baita categoria para ser acompanhada, além dos conceitos de motor elétrico e a ligação com o meio ambiente, um conceito tão polêmico. Por outro lado, os fãs mais tradicionais, adeptos do "som do motor", da potência e alta velocidade se frustra, pois a F-E não é nada disso. Gosto dos dois, do som ensurdecedor do carro de um motor V10 ou V8 passando na reta e do "motorzinho futurista" da F-E (e dos V6 turbo da F1), desde que se saiba diferenciar as categorias e que ELAS NÃO COMPETEM ENTRE SI, embora tenham o mesmo nome e sejam homologadas pela FIA.

Para completar: O último grande título Brasileiro no Automobilismo havia sido com Tony Kanaan, na Indy de 2004. Confira a classificação da corrida e do campeonato:

Foto: Divulgação

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO:

1. N. Piquet Jr 144
2. S. Buemi 143
3. L. di Grassi 133
4. J. D’Ambrosio 113
5. S. Bird 103
6. N. Prost 89
7. JE Vergne 70
8. A. Felix da Costa 51
9. L. Duval 42
10. B. Senna 40

Até mais!

sábado, 27 de junho de 2015

DECISÃO NA FÓRMULA E

Foto: AP
Neste final de semana encerra-se a primeira temporada da Fórmula E. Será realizada uma rodada dupla em Londres, com uma corrida no sábado e outra no domingo. Não tem pontuação dobrada. Em ambas, o vencedor leva 25 pontos, como em todas as outras etapas.

Obviamente, a FOX Sports transmitirá as duas provas e treinos. A qualificação será às 8h e a corrida às 11h30 nos dois dias. Fique atento.

Três candidatos ao título: Nelsinho Piquet, o líder (China Racing - 128 pontos), Lucas Di Grassi, o vice-líder (Audi Abt - 111 pontos) e Sebastien Buemi (e.DAMS - 105 pontos). Logicamente que pela vantagem em relação aos demais, Nelsinho é o favorito. O fato de apenas depender de si é uma pressão a menos para correr as 2 provas, ao contrário de seus concorrentes, que precisarão vencer as corridas e torcer para uma combinação de resultados que possam ajudá-los.

Será o capítulo final da antiga  rivalidade Brasileira (ao menos nessa FE) entre Di Grassi e Piquet, que começou em Mônaco, com troca de acusações sobre um atrapalhar o outro no treino classificatório. O kissuco ferveu em Berlim, quando Di Grassi venceu e foi desclassificado. Acabou disparando contra tudo e todos. Piquet respondeu. Ambos ficaram trocando acusações e ironias em entrevistas para diversos veículos de comunicação. Certamente trouxe mais atenção para a categoria emergente, de corridas emocionantes, imprevisíveis e muitíssimo bem disputadas, cheia de alternativas. Muito bom rever pilotos renegados da F1 brilhando em outras categorias, mostrando que o automobilismo não se resume só a Fórmula 1. E os próximos anos prometem ser muito melhores, com o desenvolvimento das tecnologias e a busca constante por melhorias, o que certamente deixará a competição muito melhor, mais organizada, disputada e com a expectativa de crescer cada vez mais.

Até!

segunda-feira, 22 de junho de 2015

BOBEADAS FATAIS - Parte 2

Foto: Reuters

Dando prosseguimento a incrível tese dos erros imperdoáveis e que custam caro, tivemos mais 2 exemplos na corrida de ontem. O primeiro caso, ao meu ver, foi a "correção de uma injustiça". Rosberg mostrou que seu desempenho no final de semana era muito superior ao de Hamilton e o ultrapassou na largada. A partir daí, foi um passeio. Uma vitória tranquila. A melhor prova de Nico na temporada, incontestável. O próprio britânico bi-campeão admitiu que perdeu a corrida nos metros iniciais. Foi superado. Ainda por cima, foi punido com acréscimo de 5 segundos no tempo de prova por ter cruzado a linha branca na saída dos boxes. No mundo da Fórmula Mercedes, não fez diferença nenhuma. Uma curiosidade: Nas 3 corridas disputadas na Europa, 3 vitórias de Rosberg (2 com méritos e o "presente em Mônaco).

Depois de um final de semana difícil e de recuperação no Canadá, Felipe Massa teve a "sorte" ao seu lado. Tudo se encaminhava para garantir o 4° lugar tranquilo e sem sustos. Mas eis que a Ferrari entra em ação. Na parada de Vettel, a porca da roda traseira direita emperrou e fez o Alemão perder muito tempo. O suficiente para Massa o ultrapassá-lo e segurar o 3° lugar até o final, apesar da pressão exercida por Vettel nas voltas finais. O melhor desempenho de Massa na temporada.

"Beijo pros haters". Foto: Reprodução/Voando Baixo

Completando o Top 10, Bottas largou mal, caiu para sétimo, mas depois fez valer a força da Williams para ultrapassar Verstappen e Hulkenberg e garantir o quinto lugar. Uma corrida sem brilho do Finlandês, que ainda está na frente de Massa na tabela do campeonato - 67 a 62. Em sexto, o empolgado Hulk também teve o seu melhor desempenho no ano e ultrapassou seu companheiro de equipe, Checo Pérez (9° na prova), no campeonato. Maldonado conseguiu o sétimo lugar após uma intensa batalha contra Max Verstappen, oitavo, onde todos acharam que dali iria surgir mais um acidente espetacular. Completando a zona de pontuação, Daniel Ricciardo, discreto e eficiente, após uma corrida de recuperação com a empacada Red Bull.

Felipe Nasr tinha tudo para conseguir mais alguns pontinhos valiosos para a Sauber nos construtores, mas pela primeira vez na temporada não pode aproveitar a chance que apareceu. Desde a décima volta com problemas de superaquecimento nos freios (igual no Canadá), teve sua corrida prejudicada, perdeu posições e ficou pertinho da pontuação. Frustrante. Mesmo assim, mais uma vez esteve à frente de Ericsson, 13°. O Brasileiro afirmou que os suíços terão muitas dificuldades em Silverstone, próxima etapa do Mundial, pois lá são curvas de alta velocidade e muita pressão aerodinâmica, o que o C34 não possui.

Foto: Reprodução Twitter
A imagem acima resume o inferno astral vivido por 2 campeões mundiais. Alonso está pagando seus pecados desde o início do ano, quando sofreu aquele estranhíssimo e até hoje misterioso acidente na pré-temporada, no circuito da Catalunha. A partir de então, virou rotina abandonar as corridas em virtude de um péssimo e defeituoso MP4-30, em parceria com os japoneses da Honda. Durante a semana, Raikkonen pediu uma F1 mais perigosa. E foi atendido. Para coroar o seu péssimo fim de semana (uma merda, segundo palavras do próprio), acabou se envolvendo em um acidente estranhíssimo. Logo após a largada, na disputa de posições do bolo, o SF15-T virou para um lado e o carro respondeu virando para o lado contrário, no caso o esquerdo. Alonso, que estava do lado da Ferrari do Finlandês, foi levado junto com Kimi e ambos bateram no guard-rail, e mais bizarro ainda, a McLaren do Espanhol ficou em cima do carro do Finlandês. Por pouco, a cabeça de Raikkonen não foi atingida pela roda de Alonso. Para quem queria perigo, emoção, ta aí, ó... Sorte que ninguém se feriu, nem mesmo os fiscais de pista que estavam próximos ao local.

Para finalizar a zica da McLaren, Button abandonou na nona volta, para a alegria de Ron Dennis, Mansour Ojjeh CIA LTDA. Confira o resultado completo do GP da Áustria:


Como escrito anteriormente, a próxima etapa do Mundial de F1 será o Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone, nos dias 3, 4 e 5 de julho. Até lá!

domingo, 21 de junho de 2015

BOBEADAS FATAIS

Foto: Reuters/Leonhard Foeger

Um dos grandes charmes e injustiças do treino classificatório dividido em 3 partes é a possibilidade de, na hora H, o carro favorito não conseguir traduzir sua superioridade perante os demais, seja por um problema técnico ou um erro do piloto. Então, foi isso que aconteceu com Nico Rosberg.

O Alemão só não foi mais rápido que Hamilton no 3° treino livre, antes do Qualyfing. A tendência era que esses resultados prévios se transformassem em pole position para Nico. Entretanto, o bi-campeão reagiu e estava na frente, por 2 décimos no Q3, nos minutos finais da sessão. Até que um erro bobo na curva o fez rodar e, aparentemente, ter o trabalho como perdido. Na mesma volta, mas na última curva, Rosberg - Que estava mais rápido e vinha para ser o pole - passou reto e atolou na brita. Antíclimax total.

E foi assim que Lewis Hamilton conquistou a 45a pole na carreira, igualando  Sebastian Vettel, que sairá em 3°. Felipe Massa fez um bom treino e é o 4°. Nico Hulkenberg, de bem com a vida após a vitória em Le Mans, coonsegue um ótimo 5° lugar com a Force India adaptada do ano passado, empurrando Bottas para 6°. E o que escrever sobre Felipe Nasr? Mais uma ele surpreendeu a todos (incluindo a si próprio) e larga em 8°, atrás de Max Verstappen. Impressionante como ele aproveita todas as oportunidades que aparecem - Contou com a punição de Kvyat e consegue sair na frente das Lotus e de Sainz, notavelmente com melhor ritmo de corrida que a Sauber.

Foto: Reprodução/Fábio Seixas

E o que escrever sobre Kimi Raikkonen? Outra vez largando mal, muito mal. Horrível. Péssimo. Ainda bem que contou com as punições de Red Bull e McLaren e sairá em 14°. No Q1, com a pista ainda úmida, os carros andaram freneticamente para secar a pista e melhorar os tempos das voltas, obviamente. Na hora decisiva, Kimi não conseguiu fazer uma boa volta e foi eliminado logo no começo. O caso do Finlandês também exemplifica a questão sobre ir muito bem nos treinos livres, e esse desempenho não se traduzir de forma positiva no Classificatório. (Óbvio que em muitas ocasiões, o fato de estar na frente nesses treinos não quer dizer muita coisa - Tipo o Maldonado em 4° na sexta - Mas isso não se encaixa nesse exemplo) Após o treino, Raikkonen acusou a equipe de ter errado na estratégia, ocasionando a péssima colocação no grid de largada. Internamente, a Ferrari não gostou nada de ser acusada e isso evidencia um relacionamento não tão amistoso quanto no início da temporada. As chances do contrato do Finlandês ser renovado diminui a cada semana, e aumenta a possibilidade do Iceman se aposentar no final do ano, pois o mesmo já declarou que a Ferrari será a última equipe da carreira.

No fundão estão Red Bull e McLaren, de mãos dadas. Os quatro carros foram punidos. Kyvat e Ricciardo com 10 punições. Alonso e Button, 25. Ricciardo, Alonso e Button não conseguirão, é óbvio, pagar todas as posições. Com isso, serão acrescentados segundos no pit stop, drive through e stop and go. Sinceramente, não entendi nada. E nem quero. A FIA complica o público com essas regras esdruxúlas. É mais fácil assistir amanhã o que de fato foi estabelecido pela direção da prova.

Confira o grid de largada de amanhã:

1 - Lewis Hamilton    Mercedes    1m08s455  
2 - Nico Rosberg    Mercedes    1m08s655    0s200
3 - Sebastian Vettel    Ferrari    1m08s810    0s355
4 - Felipe Massa    Williams/Mercedes    1m09s192    0s737
5 - Nico Hulkenberg    Force India/Mercedes    1m09s278    0s823
6 - Valtteri Bottas    Williams/Mercedes    1m09s319    0s864
7 - Max Verstappen    STR/Renault    1m09s612    1s157
8 - Felipe Nasr    Sauber/Ferrari    1m09s713    1s258
9 - Romain Grosjean    Lotus/Mercedes - sem tempo  
10 - Pastor Maldonado    Lotus/Mercedes    1m10s374
11 - Marcus Ericsson    Sauber/Ferrari    1m10s426
12 - Carlos Sainz    STR/Renault    1m10s465
13 - Sergio Perez    Force India/Mercedes    1m12s522
14 - Kimi Raikkonen    Ferrari    1m12s867
15 - Roberto Merhi    Manor/Ferrari    1m14s071
16 - Will Stevens    Manor/Ferrari    1m15s368
17 - Daniil Kvyat    RBR/Renault    1m09s694 (Q3)
18 - Daniel Ricciardo    RBR/Renault    1m10s482 (Q2)
19 - Fernando Alonso    McLaren/Honda    1m10s736 (Q2)
20 - Jenson Button    McLaren/Honda    1m12s632 (Q1)


Na GP2, mais um passeio de Vandoorne, da ART Grand Prix. O pódio foi completado com o Russo Sergey Sirotkin da Rapaz em 2° e Alex Lynn, piloto da academia da Red Bull e reserva da Williams, da DAMS, em 3°.

Até mais!