sábado, 29 de novembro de 2014

Vídeos e curtinhas... #8

Fala, galera! Tirei 2 dias de "folga" e dei uma relaxada, quase de férias... Bom, vou postar pra vocês agora algumas coisinhas dos últimos dias.

É OFICIAL - Ontem a Toro Rosso confirmou o que todos já suspeitavam desde o princípio: Carlos Sainz Jr será companheiro de equipe de Max Verstappen. Será a dupla mais jovem da história da F1, com uma incrível média de idade de 18,5 anos. (Sainz Jr tem 20 anos, e Verstappen, 17).

SE APROVEITAM DE MINHA NOBREZA - Depois de passar uma temporada sem vitórias após 22 anos,a Ferrari utilizou um recurso digno de filme de ação. Uma funcionária, de nome Jane, ficou no camarote acima dos boxes da Mercedes e começou a filmar as movimentações da equipe Alemã, buscando descobrir os segredos de tamanha superioridades das flechas de prata em 2014. Depois de um tempo, um funcionário da Mercedes foi até lá e mandou a moça parar de filmar.

Reprodução: Bild
* TEAM LH: No fim de semana decisivo para o título de Hamilton, a cada dia foram gravados minidocumentários de fãs incentivando o bi-campeão inglês rumo a conquista da glória. No fim, Hamilton agradece o apoio dos seus torcedores, denominados #TeamLH. Veja aí os vídeos:

Quinta:
Sexta:
Sábado:
Domingo:




* NÃO CONTAVAM COM A MINHA ASTÚCIA: De forma surpreendente, Sebastian Vettel fez um teste supresa com a Ferrari no circuito de Fiorano/Itália nesta manhã. De capacete branco com a mensagem "Meu primeiro dia na Ferrari: 29/11/2014", o Alemão testou o carro F2012, da temporada de 2012, onde Alonso foi o vice-campeão por detalhes, perdendo para o próprio Vettel. Vê aí:

Foto: Voando Baixo



HOMENAGEM:

Foto: Divulgação



quarta-feira, 26 de novembro de 2014

TESTES DE ABU DHABI

Foto: Reprodução/Twitter
Foram realizados ontem e hoje os últimos testes da F1 em 2014, em Abu Dhabi. Na sessão de terça-feira, o Finlandês Valtteri Bottas foi o mais rápido do dia, marcando 1:43.396. Os grandes destaques do dia foram a estreia da McLaren com motor Honda, guiado por Stoffel Vandoorne, e a primeira aparição pública de Sebastian Vettel com seus novos companheiros de trabalho na Ferrari.

Foto: Getty Images
Entretanto, as coisas não começaram positivas nessa nova parceria de McLaren e Honda. Após apenas 3 voltas, o carro parou no meio da pista e abandonou a sessão, com problemas no sistema de leitura de combustível.

Foto: Getty Images
A RBR não deixou Vettel treinar com a Ferrari, mas o Alemão já "bateu ponto" e conversou com seus novos colegas. Houve também a estreia de Marcus Ericsson na Sauber, após sua rescisão com a Caterham. Participaram do treino, além de Bottas, Vandoorne e Ericsson: Rosberg (Mercedes), Raikkonen (Ferrari), Charles Pic (Lotus), Will Stevens (Caterham), Jolyon Palmer (Force India), Carlos Sainz Jr (RBR) e Max Verstappen (STR). Confira os tempos de ontem:

Arte Grande Prêmio

Pela manhã, houve o segundo e último dia de testes, encerrando oficialmente a Fórmula 1 em 2014. Com pilotos diferentes, tivemos o domínio de Pascal Wehrlein, piloto de testes da Mercedes, que fez o melhor tempo do dia. Outro destaque foi a despedida de Felipe Nasr da Williams (Outro que foi proibido de treinar pela sua futura equipe, a Sauber).

Foto: Getty Images
A McLaren novamente teve problemas com o seu carro. Dessa vez, a equipe sequer foi para a pista, não andou e desperdiçou outro dia de trabalho. Agora, só em Jerez, no final de Janeiro. Isso lembra o calvário da Renault no início do ano... Só tô dizendo.

Foto: Getty Images
Mas o que realmente chamou a atenção foi essa bugiganga na asa do carro da Force India, guiada pelo Australiano Spike Goddard. Trata-se de um dispositivo desenvolvido pelo pai de Lewis Hamilton, Anthony, que tem como objetivo transmitir informações aos espectadores da F1 durante a corrida. A "info-asa" é uma pequena tela de LED dupla-face que transmite informações como posição na corrida, as iniciais do piloto, o número de pit-stops e a escolha de pneus. O teste ocorreu com a autorização da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pode ser introduzido nos carros já na próxima temporada. 

Ericsson, Stevens e Verstappen foram os únicos que andaram nos 2 dias, pela Sauber, Caterham e Toro Rosso, respectivamente. No resto, houve mudanças: Marciello (Ferrari), Alex Lynn (Piloto da Red Bull e campeão da GP3, testou pela Lotus), Esteban Ocon (Lotus), Felipe Nasr (Williams) e Spike Goddard (Force India). Agora sim, é oficial: A F1 está de férias! Mas nós não! (--'). Confira os tempos de hoje: Amanhã tentarei postar uma análise das equipes nesse ano. Até!

Foto: Globoesporte.com

*ATUALIZAÇÃO: Vergne confirmou no seu Twitter que não seguirá na STR em 2015. A imprensa Espanhola afirma que Carlos Sainz Jr já fechou contrato para a temporada que vem. É o único candidato, a princípio. Alex Lynn, também da academia de pilotos da Red Bull e campeão da GP3, corre bem por fora.

Palmer também disse que dificilmente será titular em 2015. O campeão da GP2 busca uma vaga como piloto de testes da Force India, por quem andou nos testes de ontem. O último campeão da GP2 que entrou na F1 foi Romain Grosjean, em 2012. Fábio Leimer e Palmer fracassaram. Até agora, o único da "categoria de base" da F1 confirmado na principal categoria de automobilismo do mundo é o Brasileiro Felipe Nasr, já anunciado pela Sauber.

MERCADO DE PILOTOS PARA 2015

Fala, galera! Fim de temporada, mas as equipes seguem pensando e planejando as próximas temporadas... Nesse post, vamos olhar quem já está confirmado para a próxima temporada e quais as vagas que estão em aberto:

Vamos começar com as equipes que possui os dois acentos já certos para 2015:

MERCEDES - Hamilton e Rosberg
RED BULL - Ricciardo e Kvyat
WILLIAMS - Bottas e Massa
FERRARI - Vettel e Raikkonen
FORCE INDIA - Hulkenberg e Pérez
SAUBER - Ericsson e Nasr

Agora, olharemos para as incógnitas. Começando pela McLaren: Todos já sabem - Alonso, Button e Magnussen disputam as 2 vagas da equipe que celebra o retorno da parceria com a Honda (Que, aliás, já andaram em Abu Dhabi, mas foi bem pouco: Apenas 3 voltas. Problemas de confiabilidade - Normal, se tratando dos primeiros treinos). A equipe de Woking só anunciará seus pilotos em Dezembro.

McLAREN - (?) - Alonso, Button e Magnussen

* Toro Rosso: Apenas Max Verstappen está confirmado. O Espanhol Carlos Sainz Jr, campeão da Fórmula Renault 3.5, deve ser seu companheiro de equipe. Há fontes que dizem que Vergne pode recuperar sua vaga e se manter na equipe para o ano que vem.

TORO ROSSO - Max Verstappen e (?) - Carlos Sainz Jr ou Vergne

* Lotus: Maldonado e o dinheiro da PDVSA (Petrolífera Venezuelana) já estão garantidos. A equipe trocará de fornecedor de motor: Sai a Renault, entra a Mercedes. Com isso, a Petronas pode barrar a petrolífera Francesa Total, apoiadora de Grosjean, o que pode mudar tudo. Entretanto, sinceramente, não vi nenhum nome especulado. Só alguns burburinhos de Sutil ou Van der Garde.

LOTUS - Maldonado e (?) - Grosjean, Sutil, Van der Garde

* Caterham: Nem sei se ela vai existir para o ano que vem, então não há nada para falar dessa equipe. Incógnita total.


É isso pessoal, tô preparando uma análise da temporada de cada equipe, e quinta-feira postarei para vocês! Até!

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

GP2 e "Arrivabene, Mattiaci"!

Foto: Divulgação
Horas antes da decisão da Fórmula 1, a GP2 encerrou suas atividades em 2014. O campeão já estava decidido desde Outubro: Jolyeon Palmer, que abandonou a corrida final na 1a volta. Coube ao monegasco Stefano Coletti (vermelho) vencer, com o Brasileiro Felipe Nasr se despedindo em 2° e Arthur Pic em 3°. Nasr terá grandes desafios na Sauber. A equipe, que zerou nessa temporada, possivelmente começará a temporada como o pior carro do grid (se a equipe existir, né), em virtude da provável falência da Caterham. Vandoorne chegou em 6° e confirmou o vice-campeonato. A GP2 volta só em Abril, no Bahrein.

Foto: Getty Images
Durou sete meses a aventura de Marco Mattiacci no comando da equipe Ferrari. Após substituir Stefano Domenicali em Abril, a Scuderia oficializou hoje a chegada de Maurizio Arrivabene, diretor da Philip Morris, empresa dona da marca Marlboro - investidora da escuderia italiana mesmo com a proibição da publicidade de cigarros na categoria. Mattiacci era chefe executivo da Ferrari na América Latina e entrou numa "sinuca de bico" ao aceitar a aventura em um universo desconhecido, a Fórmula 1. A impaciente equipe Italiana, sedenta por resultados, fritou mais um nesse ano de 2014. Parece que a única função de Mattiacci foi discutir com Alonso e inviabilizá-lo sua permanência na equipe para o ano que vem. A desorganização dos tifosi lembram os clubes Brasileiros.

Maurizio Arrivabene, novo chefe da Ferrari. Foto: Divulgação

O CAMPEÃO JUSTÍSSIMO E O ESPÍRITO ESPORTIVO DE ROSBERG

Foto: Globoesporte.com
Bastaram 300 metros para Lewis Hamilton acabar com a balela de estar "sentindo a pressão". Nos primeiros segundos de corrida, ele ultrapassou seu rival e, logo ali, solidificou o caminho do bi-campeonato. Lewis venceu a última corrida do ano, que foi marcada por vários simbolismos (que explicarei mais adiante) e disputas inesperadas. Sagrou-se o 5° maior vencedor da história da Fórmula 1 (33 vitórias), o 1° campeão da Mercedes desde Juan Manuel Fangio (1955) e o primeiro britânico bicampeão desde os tempos de Jackie Stewart, nos anos 1970.

Talvez tenha faltado a disputa na pista, propriamente dita. Hamilton disparou na frente e manteve uma margem confortável de 2 segundos para Rosberg, que largou à la Mark Webber (assim como Bottas e Kvyat). Ali começou o seu calvário na corrida. Durante a semana, "torceu" para que desse problema no carro de seu adversário. O feitiço virou contra o feiticeiro. Com problemas na potência do motor (ERS - Sistema de recuperação de energia)  desde a metade da prova, Nico foi ultrapassado até o final, terminando num melancólico 14° lugar. Pelo conjunto da obra no ano, não merecia. O destino foi cruel com o Alemão.

O problema de Nico fez ascender Felipe Massa para uma improvável disputa por vitória. Após ultrapassar seu companheiro finlandês e administrar o 3° até passar Rosberg, a Mercedes mandou Hamilton poupar equipamento, para evitar mais problemas para a equipe. Então, Massa começou a tirar vários segundos de vantagem, e a disputa ficou aberta. Por pouco tempo. Hamilton voltou ao ritmo normal e respondia volta a volta o mesmo ritmo (até superior) que o Brasileiro. No último stint da corrida, Massa optou pelos pneus supermacios e nas últimas voltas chegou a se aproximar, não o suficiente para tentar uma ultrapassagem. Passou 2 segundos após a bandeirada para o Inglês.

Créditos: Transmissão Sky Sports
Após a vitória, Hamilton imitou o seu maior ídolo, Senna, e pegou a bandeira britânica, que tinha escrito "Hammer Time" (Hora do Martelo - Hora de acelerar o máximo) e saiu balançando durante a volta do triunfo. O primeiro dos simbolismos da corrida.

Foto: AFP
Outro gesto simbólico: No final da corrida, Button deu "zerinhos" para a torcida. Sinal de que é o seu fim de linha na F1? (talvez não tivesse outra oportunidade para fazer isso). Se for a sua prova derradeira, Button deixa a categoria com 266 provas (O piloto da atualidade que mais disputou corridas na F1), 15 vitórias, 50 pódios, 8 poles, 8 voltas mais rápidos e 1 título (2009) após 15 temporadas e 5 equipes (Williams, Benetton, Renault, BAR/Honda/Brawn e McLaren). Uma carreira digna de um piloto que teve uma única chance de ser campeão e a aproveitou. Dizem que ele é um gentlemen, e sempre foi acompanhado pelo seu pai, John Button (falecido em janeiro desse ano) e sua indefectível camisa rosa.

Mais: Despedidas gélidas de Vettel e Alonso. Largando dos boxes, o alemão fez uma corrida de 3 paradas e terminou em 8°, encerrando a temporada sem uma vitória sequer, fato inédito em sua carreira (Se considerarmos que em 2007 ele disputou algumas corridas somente). Muitos dizem que ele só ganhou porque tinha o melhor carro (E quem não ganha?). Ano que vem será crucial para o Alemão de Heppenheim provar o seu talento, tentando reconstruir e reorganizar a bagunça Italiana da Ferrari. Alonso brigou, como sempre. Superou seu companheiro de equipe, como sempre. Termina sua passagem na Ferrari ciente de que a McLaren é a sua cartada final para buscar o tão sonhado tri.
Kyvat abandonou em um ponto cego e Maldonado teve seu carro pegando fogo por vários minutos sem a chegada dos fiscais. Isso é perigoso. Será que não aprenderam com o que aconteceu no Japão, um mês atrás? Parece que gostam de tragédias...

ROSBERG: Deixei para o fim. Foi um grande ano de Nico. 5 vitórias, 11 poles (superando Hamilton, famoso por voar nos treinos). Faltou  mais ritmo de corrida nas provas. É inegável também que o Alemão é inferior ao Inglês e vendeu muito caro o título. Não foi legal terminar a corrida em 14°, levando passão de todo mundo (Lewis lhe deu uma volta de vantagem), não merecia. Mas Rosberg manteve o profissionalismo e o espírito esportivo. Nas últimas voltas, a Mercedes pediu para ele recolher para os boxes. O Alemão recusou. Fez questão de terminar a corrida, o que poucos fariam, dadas as circunstâncias. Quando voltou para os boxes, teve a elegância de parabenizar o campeão Hamilton. Ali estavam vencedor e vencido. Na entrevista, disse que a quebra não influenciou o campeonato, já que estava em segundo de qualquer forma. Não deu desculpas e reconheceu o título de seu rival. Dará mais trabalho em 2015.

Foto: Divulgação
Confira aí a classificação final da corrida, do campeonato e dos construtores. A Fórmula 1 retorna dia 15 de Março, em Melbourne, na Austrália. Até lá, vamos cobrir a pré-temporada e fazer algumas análises. Estou separando uma "pauta" para a semana. Espero postar algumas coisas nos próximos dias, se tiver tempo disponível. É isso, grande abraço!

Foto: Globoesporte.com
CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 384 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 317 pontos
3 - Daniel Ricciardo (RBR) - 238 pontos
4 - Valtteri Bottas (Williams) - 186 pontos
5 - Sebastian Vettel (RBR) - 167 pontos
6 - Fernando Alonso (Ferrari) - 161 pontos
7 - Felipe Massa (Williams) - 134 pontos
8 - Jenson Button (McLaren) - 125 pontos
9 - Nico Hulkenberg (Force India) - 96 pontos
10- Sérgio Pérez (Force India) - 59 pontos
11- Kevin Magnussen (McLaren) - 55 pontos
12- Kimi Raikkonen (Ferrari) - 55 pontos
13- Jean Éric Vergne (STR) - 22 pontos
14- Romain Grosjean (Lotus) - 8 pontos
15- Daniil Kvyat (STR) - 8 pontos
16- Pastor Maldonado (Lotus) - 2 pontos
17- Jules Bianchi (Marussia) - 2 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 701 pontos
2 - RBR Renault - 405 pontos
3 - Williams Mercedes - 320 pontos
4 - Ferrari - 216 pontos
5 - McLaren Mercedes - 181 pontos
6 - Force India Mercedes - 155 pontos
7 - STR Renault - 30 pontos
8 - Lotus Renault - 10 pontos
9 - Marussia Ferrari - 2 pontos

domingo, 23 de novembro de 2014

COM EMOÇÃO

Foto: Getty Images
Rosberg se recuperou dos tempos de ontem e fez a 11a Pole Position na temporada, 3 décimos mais rápido que Hamilton. Ele fez aquilo que precisava. Agora, vai depender das Williams de Bottas (3°) e Massa (4°) na largada para tentar atrapalhar o Inglês, assim como o Alemão precisa se cuidar para não "pechar" com Lewis.

Vejo todo mundo falar que Hamilton está "sentindo a pressão". É evidente que calmo ele não está. Agora, justificar todo e qualquer erro dele em problemas psicológicos é oportunismo. O cara passou por milhares de problemas no ano e teve força para se recuperar e passar à frente na tabela de classificação. Não seria isso uma prova do seu poder mental? Rosberg cometeu erros muito mais infantis e propositais e passa uma imagem de cara frio, tranquilo, coisa que ele não está e não se mostrou durante a temporada.

Destaques: Kyvat largando em 5° na Toro Rosso (Outro que se despede de uma equipe e irá rumo a Red Bull) e Button em 6°, podendo ser sua última largada na F1. Será que largar na frente de Magnussen vai influenciar em algo na escolha da McLaren e da Honda? Raikkonen larga em 7°, à frente do seu futuro ex-companheiro de equipe (Depois de 55 voltas) Alonso.
Nem tão destaques: As punições para a RBR, desclassificada do treino. Riccardo largaria em 5° e Vettel em 6°. Porém, a equipe taurina descumpriu o artigo 13.5, que proíbe o uso de asas flexíveis. Ambos largarão dos boxes. A RBR protestou e se disse vítima de perseguição. A equipe Áustrica começou e terminou a temporada com desclassificação, coincidência.

É AMANHÃ! 55 VOLTAS QUE DEFINIRÃO O TÍTULO DE 2014! ATÉ!

Foto: Globoesporte.com


O VOO DO PÁSSARO

Foto: Divulgação
Ontem de madrugada o Inglês Sam Bird venceu o Eprix da Malásia. A corrida foi movimentada do início ao fim. Na largada, Daniel Abt teve problemas e ficou para trás. Na 1a volta, houve o incidente entre Katherine Legge (Super Aguri) e Michela Cerruti (Trulli), que provocou um Safety Car. Na relargada, Bird ultrapassou o pole Servià e foi abrindo vantagem, vencendo de forma tranquila.

Houve disputas da primeira à última volta, com várias ultrapassagens, reviravoltas e, é claro, acidentes. O eterno azarado Nick Heidfeld foi tocado por Franck Montagny (O Francês tava animado ontem, se envolveu em várias polêmicas e foi punido por excesso de velocidade nos boxes) e parou no muro novamente, obrigando o retorno do Safety Car.

Logo após, Trulli, Di Grassi, Nelsinho Piquet, Bruno Senna, Buemi e Nicolas Prost brigavam incessantemente pelas primeiras posições. Antes de cumprir punição por uma irregularidade, Trulli espremeu Nelsinho no muro, e o Brasileiro acabou danificando o carro, abandonando logo em seguida. Lucas Di Grassi fez uma grande corrida e comemorou demais após o resultado. Largando em 17°, apostou em uma estratégia correta e terminou em 2°, suportando a pressão do Suíço Buemi, 3°. Prost e Senna relembraram os tempos áureos e duelaram na pista. O Brasileiro ultrapassou o Francês, mas na última volta ele acabou se precipitando ao tentar encostar em Buemi e bateu no muro. Prost foi o 4°.

A Fórmula E retorna daqui 3 semanas, no dia 13 de Dezembro, em Punta Del Este/Uruguai. Confira a classificação da corrida:

1)    Sam Bird     (Virgin Racing)    31 voltas em 51m11s979
2)    Lucas di Grassi    (Audi Sport ABT)    +4s175
3)    Sébastien Buemi     (e.dams-Renault)    +5s739
4)    Nicolas Prost     (e.dams-Renault)    +9s552
5)    Jerome d'Ambrosio     (Dragon Racing)    +13s722
6)    Karun Chandhok     (Mahindra Racing)    +17s158
7)    Oriol Servia     (Dragon Racing)    +18s621
8)    Antonio Felix da Costa     (Amlin Aguri)    +19s926
9)    Jaime Alguersuari     (Virgin Racing)    +20s053
10)    Daniel Abt     (Audi Sport ABT)    +45s663
11)    Ho-Pin Tung     (China Racing)    +55s833
12)    Stephane Sarrazin     (Venturi)    +56s626
13)    Matthew Brabham     (Andretti)    +1m05s036
14)    Bruno Senna     (Mahindra Racing)   +1 volta
15)    Franck Montagny      (Andretti)    +1 volta
16)    Katherine Legge      (Amlin Aguri)    +3 voltas
17)    Jarno Trulli      (Trulli)    +3 voltas
Não completaram:
Nelson Piquet     (China Racing)  - acidente
Michela Cerruti     (Trulli)   - acidente
Nick Heidfeld      (Venturi)    - desclassificado