quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Vídeos e curtinhas... #6

Última vitória de Felipe Massa... Vai que dá sorte? Foto: Divulgação
Olá! Um dos finais de semana mais esperados do ano está chegando: GP do Brasil, ENEM (Ainda bem que não preciso fazer esse ano. Se tivesse que fazer, não faria hahaha) e o Gre-Nal!! Pouco movimentado, não? Pois é.. Vamos ver o que o oráculo tem a nos dizer até o momento:

PRIMAVERA F1 - Parte 2 (do que não teve parte) - Mais uma vez, Force India, Sauber e Lotus estariam ameaçando boicotar o GP Brasileiro, como protesto a distribuição desigual do dinheiro da F1. Teríamos, portanto, 12 carros em São Paulo. Nada é tão ruim que não possa piorar. Todavia, analisando friamente, talvez isso fosse benéfico para a categoria. Se essa ação for tomada, as coisas teriam que mudar, pois essas equipes dariam o aviso: Não estamos brincando. Bernie e as equipes ricas certamente iriam repensar essas regras. Até por que ninguém quer perder grana sem uma competição disputada, não é mesmo? Óbvio que o Brasil iria odiar, mas... Sabemos que não vai dar em nada. Segue o baile.

S.O.S - O grupo CVC Capital, que são os acionistas majoritários da F1, pretendem investir 100 milhões de libras (R$ 400 milhões) para socorrer as equipes nanicas, segundo o jornal britânico The Guardian. Essa seria uma medida emergencial até que sejam adotadas medidas mais profundas na categoria.  Com informações do Globoesporte.com.

Foto: Divulgação
NOVELA ALONSO - Capítulo 1683: Segundo a BBC, o Espanhol já teria acertado o seu retorno a equipe de Woking em um acordo de 2 temporadas, renovável por mais uma. Ele substituiria Jenson Button e faria parceria com Kevin Magnussen no ano que vem. Segundo a publicação, seu salário pode chegar até 35 milhões de Euros ( R$ 108,6 milhões) anuais. Crédito para o F1 Brasil.

Vou postar as corridas que eu achei que foram as mais marcantes disputadas recentemente (Década de 2000 até hoje) no Brasil. Uma boa parte sob chuva, com batidas, reviravoltas, emoções, alegrias, frustrações... Lá vai:

2003 - Uma das corridas mais loucas da história. Rubinho largou na pole e deu esperanças para a torcida. Com um forte temporal, a corrida começou atrás do Safety Car e teve diversos incidentes - A pane seca de Barrichello (pra frustração da torcida brasileira), a quebra de suspensão de Ralph Firman e a "fatal" Curva do Sol, onde bateram Schumacher, Montoya, Pizzonia, Button e mais 2 pilotos. No fim, um grave acidente de Webber e de Alonso, como consequência do acidente anterior, terminaram a corrida 17 voltas antes do fim. Mais confusão: Após muita indefinição, Raikkonen foi declarado vencedor, erronamente. O erro só foi corrigido na semana seguinte, onde Fisichella recebeu o troféu da sua 1a vitória na F1, sem pódio. Alonso ficou no pódio, mas estava sendo atendido no hospital.


2005 - Já no fim da temporada, essa corrida consagrou o 1° título de Fernando Alonso na carreira, o mais jovem campeão da história (até então), quebrando a hegemonia de 5 temporadas de Michael Schumacher.


2006 - 2a vitória de Felipe Massa na carreira, a 1a no Brasil, 13 anos depois da última vitória de Senna em solo brasileiro. Bicampeonato de Alonso e 1a aposentadoria de Schumacher.

2007 - Massa dá uma ajudinha para Kimi Raikkonen sagrar-se campeão do mundo. Foi o último título da Ferrari.


2008 - A corrida mais emocionante de todas. Massa venceu novamente e era campeão mundial até que Hamilton passou Glock na última curva e garantiu o seu (por enquanto) único título. P.S: Foi o melhor vídeo que eu achei hahahaha



2009 - Button foi campeão após chegar em 5°, mas vou postar a pole position do Rubinho. Emocionante!


2012 - Após uma disputa emocionante, a corrida terminou sobre safety car e Sebastian Vettel garantiu seu tri-campeonato.



É isso! Até!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

COM OS DEDOS NA TAÇA

Foto: Reuters
Numa corrida mais movimentada do que eu imaginava, Hamilton venceu a sexta corrida consecutiva, a décima na temporada, e a 32a na carreira. Ele superou Nigel Mansell e é o britânico que mais venceu na F1, e também se igualou a Fernando Alonso. Dentre os pilotos que atualmente disputam a categoria, só perde para Vettel (41).

A largada das Mercedes foram tranquilas. Rosberg manteve a ponta e no 1° stint conseguiu fixar uma pequena vantagem em relação ao Inglês. Depois, com os pneus duros, Hamilton foi se aproximando, até que passou a dianteira com uma ultrapassagem cirúrgica, seca, sem chances de defesa (parece futebol hehe). A vantagem agora é de 24 pontos. Se não fosse pela (ridícula) pontuação dobrada de Abu Dhabi, eu e a Torcida do Flamengo já cravaríamos Hamilton como campeão.

Vamos a um exercício de Matemática (ou tentar, né): Estão em disputa 75 pontos. Considerando que Rosberg vença as duas corridas e Hamilton chegue em segundo em ambas, Hamilton seria campeão com 3 pontos de vantagem ainda. (Rosberg faria 75 pontos contra 54 do inglês).
Outra coisa bizarra: Hamilton vence no Brasil e Rosberg abandona. A vantagem seria de 49 pontos. Em Abu Dhabi, Rosberg vence e Hamilton abandona. Rosberg campeão com 5 vitórias na temporada, contra 11 do inglês. Tem lógica isso????

Foto: Veja
Falando do resto agora: Além de Hamilton, quem também se destacou, na minha modesta opinião, foi Pastor Maldonado (Não, você não está cego e eu não estou maluco! Por enquanto...) Além de ter largado em 10°, marcou seus primeiros pontos na Lotus, chegando em 9°. Com a punição de 5 segundos por andar acima do limite nos boxes, terminou em 10°, marcando seu primeiro pontinho no ano. Sem dúvida nenhuma foi o seu melhor final de semana na temporada. Um alento para o tão criticado Venezuelano.

Felipe Massa fez uma boa corrida e colocou no bolso seu companheiro Valtteri Bottas. Numa ótima (como sempre) largada, conquistou a terceira posição e imprimiu um ritmo consistente, sem chances para que o finlandês se aproximasse. Entretanto, mais uma vez o Brasileiro foi prejudicado por uma estratégica equivocada da Williams, que demorou a chama-lo para os boxes, e perdeu seu lugar no pódio para Ricciardo, chegando em 4°.

Por falar em Ricciardo, o danado Australiano colocou no bolso as 2 Williams e terminou no pódio mais uma vez. Mesmo largando à la Webber, ele não se intimidou e na relargada fez uma linda ultrapassagem em Alonso, largando o carro por fora e fintando rapidamente por dentro, sem chances de reação para o Asturiano. Além disso, desbancou as Williams na estratégia, arriscando e parando na hora certa, sem ser ameaçado em nenhum momento pelos carros de Frank Williams, muito mais rápidos de reta. Essa é a diferença da Williams e da RBR: Enquanto a Williams tem um bom carro, as estratégias são falhas e isso custou boas chances de vitória da equipe no ano. Já a Red Bull, quando as condições da pista não ajudam, os fatores externos entram em ação: O arrojo de Ricciardo, a competência das estratégias e também um pouquinho de sorte fazem a diferença.

Os destaques negativos ficam com a Force India e Kimi Raikkonen. A equipe Indiana com 18 voltas de corrida já estava fora, devido a batida de Pérez no Sutil na primeira volta  e o problema que fez Hulkenberg abandonar a prova 17 voltas depois. Obviamente, não foi um bom fim de semana para Vijay Mallya e seus bluecaps. Raikkonen chegou apenas em 13°, comprovando mais uma vez o desperdício de dinheiro que a Ferrari fez em contratá-lo. Embora todos sabemos que a Ferrari não tem um bom carro, que o Finlandês é 2° piloto da Scuderia e sofreu com diversos problemas, é inadmíssivel que sua temporada seja tão pífia em termos de perfomance. Está levando uma surra de Alonso, pior que o desempenho de Massa na Ferrari dos últimos 4 anos. Todavia, devemos respeitar o campeão. Vai que em 2015 ele se recupera? Esse é o desejo  de toda a Ferrari.

Semana que vem o circo da F1 chega ao Brasil! Confira aí a classificação da corrida. Até!

Créditos: Globoesporte.com
,

domingo, 2 de novembro de 2014

QUASE NADA DE NOVO (NAS PISTAS)

Foto: Getty Images
Mais um protocolo foi cumprido hoje à tarde, em Austin. O domínio da Mercedes - Capítulo 17. Rosberg e Hamilton passearam mais uma vez, e pela nona vez no ano, 13a na carreira, Rosberg conquistou a pole position. Conquistou, não. Deu um show. Colocou Hamilton no bolso. 4 décimos de vantagem. Grande atuação do Alemão, mostrando que está vivíssimo no campeonato.

No mundo paralelo da Fórmula 1, as Williams confirmaram as expectativas e se mostram a segunda força mais uma vez. Bottas larga em terceiro e Massa, que ficou na frente do Finlandês no Q1 e no Q2, em quarto. Completam o top 10 Ricciardo (quase roubou o 4° lugar do Massa), Alonso, Magnussen, Raikkonen, Sutil e Maldonado.

Agora, as novidades. Pela primeira vez na temporada, a Sauber disputou o Q3. Mérito para Sutil. A equipe precisa desesperadamente marcar ao menos um pontinho para garantir as cotas do ano que vem. E não para por aí: Logo após o treino, a equipe suíça anunciou a contratação de Marcus Ericsson para 2015. O ex-piloto da Caterham chega com seu aporte financeiro (como publicado no post anterior). Provavelmente irá substituir Esteban Gutiérrez, o mexicano que não empolgou em seus 2 anos na categoria. Ericsson saiu de uma equipe falida para uma semi-falida. Boa sorte, ele vai precisar.

Outro destaque do submundo não tão glamouroso da F1 foi Pastor Maldonado. No Q1, o venezuelano terminou em 8°, para espanto geral, enquanto que seu companheiro de equipe Romain Grosjean ficou em 16°. No Q2, Pastor ficou em 11°, porém largará em 10°, beneficiado pela punição imposta a Button, que perdeu cinco posições por trocar o câmbio e larga em 12°. Quem também foi punido foi Daniil Kvyat, que trocou um componente do motor.

Vettel foi a pista apenas por mera formalidade. Com o carro acertado para a corrida, o alemão deu algumas voltas e irá largar do pitlane, por ter que utilizar seu sexto motor no ano.

Confira o grid de largada, e até amanhã! Boa corrida a todos!

Créditos: Globoesporte.com

sábado, 1 de novembro de 2014

GP dos EUA - Treinos Livres

É galera, antíclimax total. A disputa entre Hamilton e Rosberg ficou completamente escanteada pelas crises financeiras de Caterham e Marussia, o acidente de Jules e agora a "nova": Bernie disse que pode haver apenas 14 carros na F1 em 2015. Lotus, Force India e Sauber ameaçam não correr em Austin, protestando contra o desinteresse de Ecclestone em ajudá-los, o que parece ser verdade. É um clima de fim de festa, onde só Hamilton e Rosberg pensam no presente, e o resto pensa no futuro (Que futuro?). Só para avisar os desavisados e assustados, tivemos 2 treinos hoje.

Hamilton foi o mais rápido em ambos. No 2° treino, foi por apenas 3 milésimos em relação a Nico. McLaren andou bem e pode surpreender. A Williams nos últimos treinos está escondendo o jogo e depois surpreende positivamente. Inclusive Felipe Nasr terminou na frente de Massa no 1° treino, em 8°, enquanto que o outro Felipe foi 11°. No 2° treino, Massa foi o 5°, contra o 11° de Bottas. Com 18 carros, Lotus e Sauber são as nanicas do momento. Vettel, com problemas de câmbio, fez o último tempo no 2° treino e nem deve participar do classificatório amanhã. Ele largará dos boxes como punição a troca do 6° motor no ano, estourando o limite de 5 motores.

A última do momento é que Ericsson pode pintar na Sauber ano que vem, apoiado pelo patrocínio de US$ 18 milhões para substituir Gutiérrez. Vale ressaltar que nos últimos meses a imprensa já noticiou que a dupla Sutil-Gutiérrez já teria renovado, que o Van der Garde iria pilotar no lugar do Mexicano, até o nome de Nasr foi especulado, Como tudo que está em pauta na F1 atualmente, o clima de incerteza impera sobre tudo e todos.

Confira aí a classificação dos treinos de hoje. Amanhã, não verei nenhum dos treinos. Só mais tarde. Confesso que 18 carros também me desanimou um pouco, mas o compromisso foi marcado e eu iria comparecer mesmo se tivesse 30 carros na pista, hehehe. Até amanhã!



Créditos: Globoesporte.com

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

GP DOS EUA - Programação

O Grande Prêmio dos EUA entrou no calendário da Fórmula em 1950. Até 1960, as 500 Milhas de Indianapólis faziam parte do circo da Fórmula 1. Desde então, o GP foi disputado nos circuitos de Riverside (1960), Watkins Glen (1961-1980), Sebring (1959), Phoenix (1989-1991), Indianapólis (2000-2007) e Austin (2012-).

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Sebastian Vettel - 1:39.347 (RBR, 2012)
Pole Position: Sebastian Vettel - 1:35.657 (RBR, 2012)
Último vencedor: Sebastian Vettel (RBR)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 5x (2000, 2003, 2004, 2005 e 2006)

Foto: This Is F1
Alonso e Domenicali. Vamos começar com o Espanhol. Ele quer R$ 20 milhões da multa contratual para deixar a Scuderia. Segundo post do Lívio Oricchio, Alonso está bem mais relaxado do que nas outras provas. A negociação com a McLaren segue. Estamos no aguardo de um anúncio oficial.
Domenicali - O ex-chefe de Alonso, Massa e Raikkonen vai trabalhar na Audi pelo Mundial de Endurance. Segundo o Marca, o Italiano vai operar na parte financeira e administrativa. Portanto, bem longe do segmento esportivo da marca.

A crise financeira também está dificultando a vida de Lotus, Sauber e Force India. Isso não é novidade para ninguém. A equipe indiana pagou de última hora para a Mercedes a parcela relativa aos motores. A Lotus, mesmo com a petrograna de Maldonado e o dinheiro da Mercedes para o ano que vem, continua com sérios problemas, oriundos do ano passado (Não pagaram até hoje para Kimi). Mesmo com a chegada da petrolífera Petronas, a francesa Total continua. Grosjean também. Na Sauber, indefinição geral, do dono da equipe até os porteiros.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 291 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 274 pontos
3 - Daniel Ricciardo (RBR) - 199 pontos
4 - Valtteri Bottas (Williams) - 145 pontos
5 - Sebastian Vettel (RBR) - 143 pontos
6 - Fernando Alonso (Ferrari) - 141 pontos
7 - Jenson Button (McLaren) - 94 pontos
8 - Nico Hulkenberg (Force India) - 76 pontos
9 - Felipe Massa (Williams) - 71 pontos
10- Kevin Magnussen (McLaren) - 49 pontos
11- Sérgio Pérez (Force India) - 47 pontos
12- Kimi Raikkonen (Ferrari) - 47 pontos
13- Jean-Éric Vergne (STR) - 21 pontos
14- Romain Grosjean (Lotus) - 8 pontos
15- Daniil Kvyat (STR) - 8 pontos
16- Jules Bianchi (Marussia) - 2 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 565 pontos
2 - RBR Renault - 342 pontos
3 - Williams Mercedes - 216 pontos
4 - Ferrari - 188 pontos
5 - McLaren Mercedes - 143 pontos
6 - Force India Mercedes - 123 pontos
7 - STR Renault - 29 pontos
8 - Lotus Renault - 8 pontos
9 - Marussia Ferrari - 2 pontos

TRANSMISSÃO:
Créditos: Globoesporte.com

#ForzaJules


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Vídeos e curtinha... #5

Olá! Ligaram o maçarico aqui em Porto Alegre, tá quente demais. O verão está voltando...

Bom, apesar de estar quente, as publicações são mornas até aqui nessa semana do GP dos EUA.


Foto: Blog do José Inácio
Mais um triste capítulo na crise da F1: A Marussia também confirmou que ficará ausente do GP dos EUA, como afirmou o Bernie Ecclestone. Muitas pessoas acham que eles voltam para o GP do Brasil semana que vem, mas eu acho que será difícil, justamente por ter tão pouco tempo. O que muitas pessoas já batiam na tecla tá se confirmando. Será a corrida com menos carros desde o GP de Mônaco de 2005, quando a BAR foi punida por 3 corridas e tiveram 18 carros também naquela ocasião.

Incrível como isso só acontece nos EUA. Os americanos já não ligam muito pra F1, preferem a Nascar e a Indy, que possuem bastante carros nas categorias e vão assistir isso? Sem contar o histórico "GP da Michelin" de 2005, onde apenas os 6 carros com pneu Bridgestone largaram (Ferrari, Jordan e Minardi), por motivo de segurança dos aquecimentos de pneu, pra ira dos yankees. Bernie ainda sonha com um GP de rua em Nova York, mas desse jeito, fica difícil. Enquanto não diminuírem os custos da F1, a categoria vai morrendo aos poucos, algo que está acontecendo desde o fim dos patrocínios das empresas tabagistas (Ferrari que o diga... rs), agravado pela crise de 2008.

Leve correção: No treino terão apenas 17 (!!!) carros, já que Vettel disse que não irá participar, devido a mudança de motor pela 6a vez, cumprindo a punição no pitlane. No Q1, os 4 mais lentos ficarão fora. No Q2, mais 4.

Confira aí os vídeos citados acima, e prepare-se que o GP dos EUA está chegando! Até!





sábado, 25 de outubro de 2014

Vídeos e (nem tão) curtinhas... #4

Fala, galera! Fim de semana chegando, vou aproveitar para postar aqui algumas informações interessantes que foram noticiadas durante a semana e que por N motivos não pude postar. Mas agora é a hora! Vamos lá.

Vamos começar pelos vídeos:

A história de Alex Zanardi virou filme. O campeão da Fórmula Indy e que correu na Fórmula 1 no fim dos anos 90 foi protagonista de um gravíssimo acidente em 2001 na Indy, quando perdeu as duas pernas. Para quem achou que sua vida terminaria ali, ledo engano. Zanardi mostrou que é exemplo de superação e competiu em diversas categorias desde então. Recentemente, foi medalha de ouro nas Paralímpiadas de Londres, em 2012.
“Adrenalina, A História da BMW no Turismo” será lançado no mês que vem e já está na seleção do Festival de Cinema de Los Angeles. O filme tem direção de Tim e Nick Hahne e, em 122 minutos, pretende falar sobre as atividades da BMW no esporte. Zanardi é parte fundamental desse processo. Tanto é que aproveitaram as filmagens e montaram uma prévia, que concorrerá a "melhor curta documentário" no mesmo Festival, em Novembro.
Uma história de superação que serve para nós pensarmos quando estivermos em dificuldade.

Dá uma olhada:


#HisNameIsEmmo: Essa semana completou os 40 anos do bicampeonato de Émerson Fittipaldi, o 1° título da história da McLaren. Como comemoração, a equipe lançou um divertido e bem produzido clipe, contando de forma bem humorada  o título do piloto Brasileiro, com pequenos depoimentos do próprio Emmo. O vídeo intitula-se "His Name Is Emerson Fittipaldi". Confira:


NOTÍCIAS:
O médico Jean-François Payet, que cuidou de Michael Schumacher no hospital de Grenoble, visitou o ex-paciente, que se recupera em casa, na cidade de Gland, na Suíça. Em entrevista a rádio alemã "RTL", Payet afirmou que Schumacher está progredindo e ressaltou que o tempo de recuperação é longo, variando de um a três anos. No entanto, ele diz que não é possível mensurar a quantidade de sequelas que Schummy pode ter. O heptacampeão está em coma desde Dezembro, quando sofreu um acidente de Esqui na estação de Méribel, na França. #KeepFightingMichaelandJules


PIETRO FITTIPALDI ENTRA NA ACADEMIA DE PILOTOS DA FERRARI

Foto: Divulgação
Mais uma boa notícia para a família Fittipaldi: O neto de Émerson Fittipaldi foi convidado pela Ferrari para participar de uma semana de testes com outros pilotos, testando um carro de F3 na pista de Fiorano, particular da Scuderia. Pietro foi autorizado pela Escuderia Telmex (Grupo de Carlos Slim que já colocou Gutiérrez e Pérez na F1), onde é membro, Fittipaldi busca mediar uma aproximação entre a Ferrari e o grupo de Slim. A tendência é que os pilotos se juntem as academias de pilotos (Ferrari, Red Bull, Mercedes), pois hoje é o caminho mais "fácil" para chegar na F1. No caso da Ferrari, ironicamente e tragicamente falando, abriu-se um caminho na Academia de Pilotos da Ferrari, em virtude do acidente do Bianchi. O #1 hoje seria Raffaelle Marciello, que está na GP2. Pietro poderia começar a correr pela GP3 ou GP2 para ir se adaptando o mais rapidamente possível a um carro de F1, devido a precocidade que os pilotos estão adentrando a F1 (Vide Kvyat e Verstappen na STR - Pietro tem 18 anos). Veremos.

CASO CATERHAM - Consórcio e antigo dono entregaram a equipe para um administrador legal na sexta-feira (24). A Caterham está sob comando de um grupo de administradores legais, representados por Finbarr O'Connell. Integrante da firma Smith & Williams, especializada em empresas com dificuldades financeiras, O'Connell ficará encarregado de fazer com que a equipe possa disputar as três etapas restantes desta temporada. Bernie Ecclestone declarou que permitira que a Caterham se ausentasse das três etapas finais da temporada para resolver suas pendências financeiras. O leilão de pneus, volantes e até um carro reserva do ano passado foi cancelado, em virtude da ação de administração legal. Entretanto, a fábrica de Leafield continua fechada, mas deve reabrir em breve, de acordo com a mídia Europeia. A situação ainda é calamitante, mas deu uma melhorada, mas a situação continua desesperadora. Aguardemos os próximos capítulos.

Créditos: Blog do Fábio Seixas, Voando Baixo e Globoesporte.com

P.S: Como vocês sabem, domingo teremos a decisão presidencial e em alguns estados. Que todos votem com suas convicções e respeitem a opinião dos outros, mesmo com suas diferenças ideológicas. Que todos exerçam o direito democrático na paz e acreditando nos seus ideais. Tenham um ótimo fim de semana e uma boa votação no domingo!

A F1 volta semana que vem, prepare-se!