domingo, 7 de junho de 2015

LEWIS HAMILTON, 44

Foto: Divulgação
Bom, ontem não fiz o post por motivos de: Fiquei frustrado por ter assistido só alguns minutos do TL2 (antes da chuva) e acabei dormindo, além de ter feito outras coisas depois... Enfim.

Como o título diz, Lewis Hamilton #44 fez sua pole número 44 na carreira. Com mais uma, iguala Vettel e se tornará o terceiro maior poleman da história, atrás de Schumi (68) e Senna (65). O Britânico teve dificuldades ontem e hoje, quando rodou e bateu ontem e no treino da manhã de hoje não conseguiu completar muitas voltas. Apesar disso, sobrou em relação a Rosberg (3 décimos mais rápido). Entretanto, nada está garantido para amanhã. Historicamente, o pole position do GP canadense não costuma vencer tanto (ano passado o vencedor foi Ricciardo, lembram?). Logo, nada está decidido. Atrás da dupla da Mercedes, está a dupla finlandesa: Raikkonen em 3° (primeira vez que largará na frente de Vettel) e Bottas em 4°.

Gostaria de salientar o grande trabalho da Lotus. Desde os treinos de sexta se mostrou forte, e o resultado é a sua dupla de pilotos largando na terceira fila (Grosjean em 5° e Maldonator em 6°). O motor Mercedes certamente é o diferencial em relação ao ano passado, mas é nítida a evolução da equipe em comparação a temporada passada. Agora é ver se os dois (principalmente Maldonado, ainda zerado no ano) conseguem transformar esse desempenho em muitos pontos para o pessoal de Enstone.

Massa e Vettel. Azarados. Problemas na perda de potência do motor fizeram ambos ficarem fora do treino ainda no Q1. Para piorar, o tetracampeão ainda foi punido por ultrapassar uma Manor em bandeira vermelha durante o TL3, largando em 18°. Com isso, o Brasileiro vai largar em 15°, beneficiado pelas punições de Vettel e Verstappen (5 posições pelo GP de Mônaco + 10 posições por trocar o motor pela quinta vez na temporada).

Button irá largar dos boxes outra vez, a exemplo do Bahrein. Um problema no ERS ainda no TL3 o impediu de fazer o classificatório. Alonso não conseguiu nada melhor que o 13° lugar. Era previsível que a McLaren ia sofrer no veloz circuito de Montreal, mesmo com alterações na potência do motor Honda. Logo atrás da fênix está Felipe Nasr. O novato cometeu seu primeiro erro na F1. No TL3, acabou acionando o botão da asa móvel ao invés do rádio e acabou batendo na reta que antecede a curva final do circuito enquanto aquecia os pneus. Graças ao esforço dos mecânicos, conseguiu treinar, mas não pode fazer muita coisa. Sem dinheiro, a Sauber vai ficando para atrás, e não há muita perspectiva quanto a isso. Resta ter "sorte" e aproveitar as oportunidades que aparecerem. Confira o grid de largada:

1 -    Lewis Hamilton (Mercedes) 1m14s393
2 - Nico Rosberg (Mercedes) 1m14s702 0s309
3 - Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m15s014 0s621s
4 - Valtteri Bottas (Williams/Mercedes) 1m15s102
5 - Romain Grosjean (Lotus/Mercedes) 1m15s194
6 - Pastor Maldonado (Lotus/Mercedes) 1m15s329
7 - Nico Hulkenberg (Force India/Mercedes) 1m15s614
8 - Daniil Kvyat (RBR/Renault) 1m16s079
9 - Daniel Ricciardo (RBR/Renault) 1m16s114
10 - Sergio Perez (Force India/Mercedes) 1m16s338
11 - Carlos Sainz (STR/Renault) 1m16s042
12 - Marcus Ericsson (Sauber/Ferrari) 1m16s262
13 - Fernando Alonso (McLaren/Honda) 1m16s276
14 - Felipe Nasr (Sauber/Ferrari) 1m16s6201
15 - Felipe Massa (Williams/Mercedes) 1m17s886
6 - Roberto Merhi (Marussia/Ferrari) 1m19s133
17 - Will Stevens (Marussia/Ferrari) 1m19s157
18 - Sebastian Vettel (Ferrari) 1m17s344*
19 - Max Verstappen (STR/Renault) 1m16s245**
20 - Jenson Button (McLaren/Honda) sem tempo***

DOBRADINHA BRASILEIRA!

Foto: AP/Alexander Zemlianichenko


Se na Fórmula 1 o sábado dos brasileiros não foi muito bom, pode-se dizer que foi o contrário na Fórmula E. No ePrix de Moscou, disputado na manhã de ontem, tivemos dobradinha brasileira: Vitória de Nelsinho Piquet, com Lucas di Grassi em 2° e Sebastien Buemi em 3° (com uma ultrapassagem polêmica e digo mais, irregular sobre Vergne na última volta). Os três candidatos ao título no pódio. Atualização: O Suíço foi punido por uma saída irregular dos boxes e caiu para a nona posição. Com isso, Heidfeld (finalmente!) foi o terceiro e Di Grassi recuperou a vice-liderança do campeonato.

A vitória de Nelsinho começou a ser construída na primeira curva, quando ultrapassou o pole Vergne e não perdeu mais a liderança. Ele conseguiu abrir vantagem para Di Grassi, que ficou preso atrás do Francês e só o ultrapassou na estratégia dos boxes. No final, Nelsinho administrou tranquilamente e venceu a segunda corrida na temporada, aumentando a vantagem no campeonato para os seus concorrentes. Agora, ficou tudo para a rodada dupla de Londres, palco final da Fórmula E. Bruno Senna não foi bem mais uma vez e foi somente o 16°. Confira a classificação da corrida:

Foto: Arte Globoesporte.com
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO:
1 - Nelsinho Piquet (China Racing) - 128 pontos
2 - Lucas di Grassi (Audi Abt) - 111 pontos
3 - Sebastien Buemi (e.DAMS) - 103 pontos

Até amanhã!

sexta-feira, 5 de junho de 2015

GP DO CANADÁ - Programação

O Grande Prêmio do Canadá foi disputado pela primeira vez em 1967, sendo disputado até 2008 nos circuitos de Mosport Park, Mont-Tremblant e Montreal (atual), retornando a categoria em 2010.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Rubens Barrichello - 1:13.622 (Ferrari, 2004)
Pole Position: Ralf Schumacher - 1:12.275 (Williams, 2004)
Último vencedor: Daniel Ricciardo (Red Bull)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 7x (1994, 1997, 1998, 2000, 2002, 2003 e 2004)



HORA DE GASTAR
Foto: Autosport







Recentemente, uma palavra foi acrescentada ao vocabulário da Fórmula 1: Os tokens. O que é isso? Cada token é uma evolução da unidade de potência, uma licença para mexer em componentes normalmente invioláveis do motor. Enfim, a FIA distribuiu 32 tokens para que cada fabricante mexesse no ano passado e nesse. Por exemplo, a Mercedes usou 25 em 2014. A Ferrari, 22, e a Renault, 20. Já a Honda, novata da vez, teve direito a mexer em 7 tokens nessa temporada.

Neste final de semana, Ferrari e Honda irão mexer em mais tokens: 3 e 2, respectivamente. Teoricamente, estarão mais fortes e com mais potência na unidade motriz. Enfim, certamente não estarão no mesmo nível da Mercedes. Finalizando: A Honda estaria preparando uma evolução no turbo para a corrida da Áustria, daqui 2 semanas.

PRIMEIRAS TROCAS E... NENHUMA!

Foto: Grand Prix 247







A Mercedes confirmou que vai trocar os motores de Hamilton e Rosberg pela primeira vez no ano, apenas na sétima etapa da temporada. É um número significativo. Se os Alemães mantiverem a média de uso, poderão utilizar o quarto (e último) motor nas últimas duas ou três corridas do ano. Ou seja: Com motor zerado, a tendência é que as Mercedes passeiem em Montreal. O jeito é torcer para a chuva, o estrategista da Mercedes, algum acidente ou incidente bizarro para embaralhar a prova. Canadá costuma ter boas corridas. Entretanto, sem chuva e as batidas no "Muro dos Campeões", pode-se repetir a chatice de 2013. Tomara que não.

Enquanto isso, os suíços (Não é a FIFA, tampouco Blatter) da Sauber só lançarão o pacote de atualizações da equipe na segunda metade do ano. Não é novidade que o C34 perdeu muito terreno (e continuará perdendo) para os concorrentes desde o ano passado, então será mais um final de semana difícil e trabalhoso para a dupla Nasr-Ericsson. O jeito é aproveitar as possíveis oportunidades que poderão aparecer, como em outras corridas, e que Nasr foi muito eficiente para garantir 16 dos 21 pontos da Sauber na temporada. Ser ultrapassado por Lotus e Toro Rosso será uma realidade imediata.

CLASSIFICAÇÃO:

1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 126 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 116 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 98 pontos
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 60 pontos
5 - Valtteri Bottas (Williams) - 42 pontos
6 - Felipe Massa (Williams) - 39 pontos
7 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 35 pontos
8 - Daniil Kyvat (Red Bull) - 17 pontos
9 - Felipe Nasr (Sauber) - 16 pontos
10- Romain Grosjean (Lotus) - 16 pontos
11- Sergio Pérez (Force India) - 11 pontos
12- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 9 pontos
13- Nico Hulkenberg (Force India) - 6 pontos
14- Max Verstappen (Toro Rosso) - 6 pontos
15- Marcus Ericsson (Sauber) - 5 pontos
16- Jenson Button (McLaren) - 4 pontos

CONSTRUTORES:

1 - Mercedes - 242 pontos
2 - Ferrari - 158 pontos
3 - Williams Mercedes - 81 pontos
4 - Red Bull Renault - 52 pontos
5 - Sauber Ferrari - 21 pontos
6 - Force India Mercedes - 17 pontos
7 - Lotus Mercedes - 16 pontos
8 - Toro Rosso Renault - 15 pontos
9 - McLaren Honda - 4 pontos

TRANSMISSÃO

Foto: Arte Globoesporte.com


quarta-feira, 3 de junho de 2015

MALDONADICES E OUTRAS PERCEPÇÕES

Foto: Reprodução/Grande Prêmio
Cartolas da FIFA presos em Zurique. Del Nero fugindo para o Brasil. Blatter rererereeleito. Blatter renuncia. Tirando o último fato, nada surpreende, talvez só o fato de que, desta vez, estamos vendo pessoas poderosas na cadeia. No mais, todo mundo já sabia (Né, Andrew Jennings?) o modus operandi fifeiro,

Não, não é um post futebolístico. Agora sim, vamos ao que realmente me deixou "PERPLECTO" (Gil Brother é o cara). A F3 Europeia, uma das categorias de base para a Fórmula 1. Em Monza, 2 corridas e uma decisão: A incrível falta de habilidade dos pilotos proporcionou diversos acidentes cinematográficos (como o da foto acima), forçando a direção da prova a encerrar a corrida com bandeira vermelha antes dos 75% de prova completada. Os pilotos levaram apenas metade dos pontos.

Vamos recapitular os fatos: Tudo começou no sábado. Incidente entre Lance Stroll (Canadense, membro da Academia de Pilotos da Ferrari) e Antonio Giovinazzi (líder do campeonato);


Stroll e o Brasileiro Sérgio Sette Câmara largaram dos boxes no dia seguinte. Matt Rao e Dorian Boccolacci foram suspensos. Com oito safety cars na pista, não tinha jeito. Felix Rosenqvist venceu as três provas de Monza, mas levou apenas 50 dos 75 pontos disponíveis no fim de semana.

GP do Canadá. Um motivado e 'mordido' Lewis Hamilton vai com tudo para reagir e mostrar que dita o ritmo do campeonato. Se Rosberg é "Mister Mônaco", Hamilton é "Mister Canadá". Venceu três vezes lá (2007, 2010 e 2012). Inclusive, sua primeira vitória na carreira foi lá. Nada melhor do que voltar a vencer num circuito tão especial para o britânico, segundo palavras do próprio. Aguardemos.

Para finalizar: Lançaram nessa semana o divertidíssimo "Maldonator", paródia do Exterminador do Futuro, com as grandes pataquadas do Venezuelano em sua carreira na F1 e até na GP2. Ah: Também foi mostrado de forma épica a única vitória de Pastor na carreira, no GP da Espanha em 2012. Confira aí:


Até mais!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

VITÓRIA HISTÓRICA E ERRO GIGANTE

Foto: AFP

Mônaco, volta 64. O de sempre. Corrida chata, sem chuva, sem safety car, tudo encaminhado... Eis que Verstappinho ousadia e alegria tenta ultrapassar Grosjean e acaba batendo na Saint Devote. Uma baita pancada, diga-se de passagem. O Safety Car veio.

Aí, tudo mudou. Com os pneus macios desgastados, Hamilton perguntou para a equipe se ele poderia parar e voltar à frente de Rosberg e Vettel. O cálculo foi feito, e constatou-se que sim, essa estratégia poderia ter sido feita. Hamilton pensou que os dois iam parar, colocar supermacios e atacá-lo incessantemente até final. Temia que os gastos pneus macios não dariam conta, mesmo em Monte Carlo. Bom, Rosberg e Vettel não pararam. Lewis foi pros boxes, perdeu um tempinho e voltou atrás de ambos.

Faltando 7 voltas para o final, o desespero tomou conta do bicampeão, que foi pra cima de Vettel enquanto Rosberg disparava. Não adiantou. O Alemão da Mercedes fez história: Terceira vitória consecutiva no Principado, igualando feitos de gente como Graham Hill, Alain Prost e Ayrton Senna. "Caiu do céu" é verdade, mas o que Rosberg tem a ver com isso? Tem que comemorar e muito, pois o que seria uma desvantagem de 27 pontos caiu para 10 (126 a 116).

E o que restou para Lewis? Vi muita gente criticando sua falta de desportividade, "que não sabe perder", "é mimado", essas bobagens. Se coloquem na situação do cara: Dominou o fim de semana inteiro, fez pole, tava com 20 segundos de vantagem, tudo encaminhado para vencer mais uma prova no campeonato e acontece o que aconteceu. O Inglês estava extremamente irritado e de má vontade na cerimônia do pódio, cumpriu o protocolo e no pós-corrida dividiu a responsabilidade com a equipe. Mais uma vez a Mercedes faz o campeonato pegar fogo em Mônaco.

Falando do resto: Red Bull possivelmente fez seu melhor desempenho do ano. Sem precisar depender do motor Renault, Kyvat ganhou a posição de Ricciardo na largada e terminou em 4°, apesar do Australiano ter o ultrapassado no final da corrida pelo fato de estar com pneus supermacios e tentar perseguir Hamilton. Já que não conseguiu, no final houve o retorno do jogo de equipe. Sérgio Pérez confirmou o bom final de semana chegando em 7° e ultrapassando Hulkenberg no campeonato.

Os primeiros pontos da McLaren vieram!!! Button aproveitou uma série de abandonos e foi o oitavo. 4 pontinhos para a McLaren Honda. A última vez que a parceria havia pontuado foi há 23 anos, com a vitória de Gerhard Berger no GP da Austrália, em Adelaide. Alonso, novidade: Teve problemas no carro e abandonou.

Felipe Nasr. Sempre aproveitando as chances que lhe aparecem. Nona posição, mais dois pontinhos para a Sauber. O 'rookie' impressiona pela sua tranquilidade e eficiência na categoria, parece um veterano de tão maduro que aparenta ser. Grande trabalho do Brasileiro em seu ano de estreia.

A Williams, como era esperado, sofreu. Massa sofreu um toque de Hulkenberg logo na largada e sua corrida acabou ali. Foi para os boxes se arrastando, fez o pit e seguiu na corrida, sempre 1 volta atrás do resto do pelotão. Sinceramente não entendi porque o Brasileiro não abandonou a prova para não desgastar o motor, mas enfim... Foi o 15°, apenas uma posição atrás de seu companheiro Valtteri Bottas. Confira a classificação completa da corrida:



NA INDY...

Foto: Grande Prêmio
OUTRA VITÓRIA HISTÓRICA - 500 Milhas de Indianopólis emocionante, como sempre. De tirar o fôlego. Muitas ultrapassagens, disputas, acidentes  e suspense até o final. Tony Kanaan bateu e abandonou. A corrida inteira houve alternância na liderança entre Pagenaud, Dixon, Will Power e Kanaan. No final, o mito Juan Pablo Montoya cresceu e venceu pela segunda vez na carreira (a primeira foi em 2000) uma das corridas mais icônicas do automobilismo. São 2 vitórias em 3 Indy 500 disputadas, um aproveitamento invejável. Hélio Castroneves foi o 7°. 

Ah, a próxima corrida será daqui 2 semanas no Grande Prêmio do Canadá, nos dias 5, 6 e 7 de junho. Até lá!

domingo, 24 de maio de 2015

REPETIÇÕES E NOVIDADES

Foto: Divulgação
REPETIÇÃO: Rosberg erra tomada de curva e não consegue melhorar seu tempo no Q3.
NOVIDADE: Dessa vez, não foi o suficiente para evitar a pole de Lewis Hamilton, que já estava na frente no momento do acontecido, no fim do treino. É a quadragésima terceira vez (primeira em Mônaco) que o bicampeão e britânico mais bem pago da história largará na posição de honra.
REPETIÇÃO: 17 poles consecutivas da Mercedes igualam o recorde da McLaren Honda. Outra repetição é a dobradinha das flechas de prata na primeira fila. No Principado, é difícil que não termine assim. A não ser, lógico, que o sobrenatural aconteça amanhã.
NOVIDADE: Red Bulls fizeram o melhor treino do ano. Já que o circuito não exige um motor potente, a aerodinâmica do RB11-B. Ricciardo em 4° e Kvyat em 5°, reagindo após duras críticas de Helmut Marko a equipe.
REPETIÇÃO: Vettel, como sempre, largando na frente do Iceman. 3° e 6°, respectivamente. O Alemão é o único que não largou atrás de seu companheiro de equipe.
NOVIDADE: Bottas foi eliminado logo no Q1. Largará em 16°. Pelo que disse Massa na sexta-feira, era previsível. Por falar no Brasileiro, ele não foi tão melhor assim, mas não levou "bottada": 12°. Pela Sauber, Nasr larga em 14° e Ericsson em 17°. Nasr herdou 2 posições, a de Sainz (Toro Rosso), que não parou no local da pesagem do carro após o Q1 e vai largar em último e Grosjean, que perdeu 5 posições por trocar o câmbio e é o 15°.
REPETIÇÃO: Problemas na McLaren de Alonso. Pane no Q2 faz o espanhol soberbo largar em 13°. Button larga em 10° (melhor posição da equipe de Woking na temporada). Grandes chances da McLaren marcar seus primeiros pontos no ano.
NOVIDADE: Maldonado e Pérez no Q3. Grande qualyfing de ambos. Agora, é ver se conseguem manter o ritmo na corrida e se livrar dos acidentes.

Confira o grid de largada:

1    Lewis Hamilton    (ING / Mercedes)    1m15s098   
2    Nico Rosberg    (ALE / Mercedes)    1m15s440    0s342
3    Sebastian Vettel    (ALE/Ferrari)    1m15s849    0s751
4    Daniel Ricciardo   (AUS / RBR-Renault)    1m16s041    0s943
5    Daniil Kvyat   (RUS / RBR-Renault)   1m16s182    1s084
6    Kimi Raikkonen (FIN / Ferrari)    1m16s427    1s329
7    Sergio Perez   (MEX / Force India-Mercedes)    1m16s808    1s710
8   Pastor Maldonado    (VEN / Lotus-Mercedes)   1m16s946    1s848
9    Max Verstappen  (HOL / STR-Renault)    1m16s957    1s859
10    Jenson Button  (ING / McLaren-Honda) 1m17s093   
11    Nico Hulkenberg  (ALE / Force India-Mercedes)   1m17s193   
12    Felipe Massa   (BRA / Williams-Mercedes)    1m17s278  
13    Fernando Alonso  (ESP / McLaren-Honda)    1m26s632  
14    Felipe Nasr  (BRA / Sauber-Ferrari)    1m18s101   
15    Romain Grosjean  (FRA / Lotus-Mercedes)    1m17s007 *   
16    Valtteri Bottas  (FIN / Williams-Mercedes)   1m18s434   
17   Marcus Ericsson   (SUE / Sauber-Ferrari)    1m18s513   
18    Will Stevens  (ING / Marussia-Ferrari)    1m20s655   
19   Roberto Merhi (ESP / Marussia-Ferrari)    1m20s904   
pitlane    Carlos Sainz    (ESP / STR-Renault)    1m16s931    1s833 **

ENQUANTO ISSO, NA FÓRMULA E...

Foto: AP
Lucas di Grassi venceu o eP em Berlim. 300 metros depois da bandeirada, seu carro apagou após uma pane elétrica. Horas depois, a FIA anunciou que o Brasileiro estava desclassificado da prova. Motivo: "Mudança em desacordo com as regras nas aletas das asas frontais, em que foi colocada uma estrutura de metal para reforçá-las" (Fonte: Grande Prêmio). Com isso, Jérome D'Ambrosio herdou a primeira posição (e primeira vitória na F-E), com Buemi da e.Dams em segundo e Loic Duval, companheiro do belga D'Ambrosio em terceiro.

Com a mudança do resultado, também houve mudança na classificação do campeonato. Nelsinho Piquet, que foi o 5° (agora 4°), assumiu a liderança do campeonato, com 103 pontos, seguido por Buemi com 101 e Di Grassi, estagnado com 93 pontos. O Brasileiro, no Twitter, ficou fulo da vida e disse que vai "chutar a bunda" de ambos na pista... A rivalidade fica cada vez mais intensa na Fórmula E nessa reta final de campeonato. 

NA GP2...

REPETIÇÃO: Vandoorne venceu mais uma, a primeira prova de Monte Carlo, na quinta feira.
NOVIDADE: O neozelandês (não é Mitch Evans!) Richie Stenaway venceu a corrida 2, na manhã de ontem. Marciello foi o 2° e Sergey Sirotkin o 3°. O belga, líder do campeonato, foi o 8°. André Negrão foi o 21° e 17°, respectivamente. Vandoorne é o favorito a ser campeão da GP2 logo em sua segunda temporada na categoria e se credencia como possível piloto da McLaren no futuro, disputando vaga com Kevin Magnussen.


Até mais!

quinta-feira, 21 de maio de 2015

GP DE MÔNACO - Programação

O Grande Prêmio de Mônaco é um dos GPs mais conhecidos do automobilismo, juntamente com as 500 milhas de Indianopólis e as 24 horas de Le Mans. É um circuito de rua de Monte Carlo, com 3340 metros de extensão e que exige  muita precisão, devido a uma grande quantidade de curvas e a estreita largura das ruas que formam o percurso.
Passou a integrar o calendário da Fórmula 1 em 1955.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Michael Schumacher - 1:14.439 (Ferrari, 2004)
Pole Position: Sebastian Vettel - 1:13.556 (RBR, 2011)
Último vencedor: Nico Rosberg (Mercedes)
Maior vencedor: Ayrton Senna - 6x (1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993)

O ÚLTIMO DOS MOICANOS?

Foto: F1 Fanatic


Em entrevista ao Grande Prêmio, Felipe Massa se mostrou muito preocupado com o futuro do automobilismo no Brasil. Ele elogiou Felipe Nasr e torce pelo seu sucesso. Massa completou afirmando que, atualmente, seu xará é o único Brasileiro com condições de brilhar na F1, mas não descarta nomes como Pietro Fittipaldi e Pedro Piquet no futuro. Sem categoria de base (a única disputa no país é a F3 Brasil) a tendência é ter menos pilotos mesmo, uma conclusão óbvia.

BUSCANDO O 'TRI'

Foto: Divulgação
Nico Rosberg pode alcançar uma marca expressiva no próximo domingo. O Alemão busca a sua terceira vitória consecutiva no Principado, o que seria uma conquista espetacular, pois vencer em Mônaco já é um privilégio, imagina vencer três vezes? Nico vem motivado depois de vencer a primeira prova na temporada e busca manter a supremacia nas ruas de Montecarlo para diminuir a distância em relação a Hamilton e botar fogo no campeonato, igual no ano passado, quando "errou" em uma curva no Q3, fez Hamilton abortar a volta, garantiu a pole, venceu e instalou uma crise na Mercedes e na relação pessoal dos até então "parceiros". Será que veremos uma repetição disso tudo?

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 111 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 91 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 80 pontos
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 52 pontos
5 - Valtteri Bottas (Williams) - 42 pontos
6 - Felipe Massa (Williams) - 39 pontos
7 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 25 pontos
8 - Romain Grosjean (Lotus) - 16 pontos
9 - Felipe Nasr (Sauber) - 14 pontos
10- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 8 pontos
11- Max Verstapeen (Toro Rosso) - 6 pontos
12- Nico Hulkenberg (Force India) - 6 pontos
13- Sérgio Pérez (Force India) - 5 pontos
14- Marcus Ericsson (Sauber) - 5 pontos
15- Daniil Kvyat (Red Bull) - 5 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 202 pontos
2 - Ferrari - 132 pontos
3 - Williams Mercedes - 81 pontos
4 - Red Bull Renault - 30 pontos
5 - Sauber Ferrari - 19 pontos
6 - Lotus Mercedes - 16 pontos
7 - Toro Rosso Renault - 14 pontos
8 - Force India Mercedes - 11 pontos

CURTINHAS

* ATÉ 2018 = Fim das especulações. Na manhã de ontem, Lewis Hamilton renovou seu contrato com a Mercedes por mais 3 temporadas. Dizem que ganhará 100 milhões de libras nesse período de tempo, sendo o esportista britânico mais bem pago da história. O começo da parte Europeia dá início a "silly season", período de chutes e especulações sobre contratação, renovação e dispensa dos pilotos para as próximas temporadas. Tipo Bottas na Ferrari ou na Mercedes já no ano que vem, essas coisas. Tá só começando, mas menos uma novela, pois o processo de renovação contratual de Hamilton durava quase 1 ano.

* PUNIDO = Pode se afirmar já com antecedência que o final de semana de Romain Grosjean não deverá ser dos melhores. Além de ceder o carro para o britânico Jolyon Palmer em um dos treinos livres, o francês vai perder 5 posições na largada devido a Lotus ter trocado sua caixa de câmbio. Maldonado é uma chicane ambulante. Com isso, as chances da Lotus sair zerada de Mônaco não são pequenas, muito pelo contrário.

P.S: Um ano atrás, Jules fazia história pela Marussia. É triste que ele não esteja no circo da Fórmula 1 para comemorar esse feito com seus amigos e companheiros de equipe. Muito triste. #ForzaJules

TRANSMISSÃO

Foto: Arte Globoesporte.com

quarta-feira, 20 de maio de 2015

MUITAS MUDANÇAS PARA 2016/2017

Foto: Wikipédia

Primeiro, um desabafo: O semestre se encaminha para um momento onde estão agendados milhares de trabalhos e provas em um curto período de tempo. Com isso, não consegui postar semana passada. O post de hoje era para ter sido postado antes. Com isso, não terá a clássica "vídeos e curtinhas" essa semana. Ok, chega de desculpas esfarrapadas. Vamos ao que importa. Vou utilizar como recurso o excelente texto do Lívio Oricchio (Clica no nome dele pra abrir a reportagem, magrão!)

Na semana passada, o Grupo de Estratégia - O que é esse grupo? -  Foi criado em 2013 para discutir os rumos da Fórmula 1. Liderados por Bernie Ecclestone, Jean Todt e os líderes das principais equipes da categoria. A FIA e a CVC (grupo que detém os direitos de transmissão da F1) possuem 6 votos cada, mais um voto de cada escuderia participante: Ferrari, McLaren, Red Bull, Williams e Mercedes. Anualmente, um sexto elemento é "eleito" conforme seu desempenho na temporada anterior, Atualmente, essa cadeira é ocupada pela Force India.

Pois bem, esse Grupo se reuniu em sua sede em Biggin Hill, Inglaterra para definir diretrizes e mudar mais uma vez vários pontos do regulamento. Lembrando sempre que quem aprova ou desaprova as definições do Grupo é o Conselho, mas historicamente não é comum que haja uma contrariedade nas decisões tomadas primeiramente pelo Grupo de Estratégia. E as definições foram as seguintes:

VOLTA DO REABASTECIMENTO - Fora desde 2010, o reabastecimento vai voltar, em 2017. A justificativa é que, com os carros correndo com diferentes quantidades de combustível no tanque, possa se criar variáveis de estratégias para que haja mais competitividade e emoção nas corridas. Bom, voltaremos a Era Schumacher: Pouquíssimas ultrapassagens, e essas graças a estratégia no box. Sem contar que o reabastecimento demanda mais custos para as equipes, que estão quebradas. Hoje, o bom piloto consegue administrar o ritmo de corrida conservando os pneus e o combustível. Com o retorno do reabastecimento, o piloto poderá andar mais "pé em baixo", mas sem deixar de administrar. Massa e Schumacher são exemplos claros desse estilo de pilotagem, e não é coincidência que ambos tiveram uma queda no rendimento desde o banimento. É uma boa notícia para o brasileiro, isso se ele estiver no circo da F1 daqui 2 anos.

COMPRA DE CARROS - O Grupo de Estratégia autorizou que as equipes possam comprar os modelos de carros das temporadas do passado. Por exemplo, a Manor comprar uma Red Bull, a Sauber comprar uma Ferrari, enfim, acho que você entendeu. É uma alternativa interessante para as equipes nanicas e endividadas, diminuindo os custos e as diferenças entre as equipes, além de atrair patrocinadores para bólidos mais desenvolvidos. As escuderias médias/pequenas não precisarão gastar um caminhão de dinheiro para construir seus monopostos, podendo se tornar "clientes" das equipes gigantes.

Manor poderá comprar carro da Mercedes. Foto:gas2

ESCOLHA DOS PNEUS - Outra definição que entra em vigor a partir do ano que vem é que as equipes poderão escolher os compostos que levarão para os GPs. Até esse ano, a Pirelli que escolhia os pneus adequados para cada circuito, de acordo com o desgaste. Vai ser um jogo de xadrez: Quem optar pelo pneus supermacios e macios terão mais velocidade, mas menos resistência. É uma estratégia interessante para quem deseja andar na frente nos treinos e ganhar patrocinadores (tipo a Sauber no início do ano na pré-temporada). Entretanto, é óbvio que para a corrida é um péssimo negócio.

CONCLUSÃO: A Fórmula 1 está confusa e desesperada com os gastos exorbitantes, a crise das equipes médias/pequenas que ajudam a sustentar o circo e com a queda de audiência e de interesse dos fãs, que migram para outras alternativas bem mais emocionantes e competitivas (Nascar, Indy, GP2, F-E, MotoGP, Stock). O desejo de todos é o retorno do piloto que "ganha no braço" e dissociar do rótulo que "o carro e a máquina fazem tudo", ou quase tudo. O pessoal terá 1 ano e meio para estudar as mudanças e tentar superar a Mercedes, dando o pulo do gato. Honestamente, não sei se vai dar certo. A busca por uma Fórmula 1 do tempo romântico dos anos 80, mais manual e menos tecnológica é o sonho dos saudosistas. Como sempre falo e escrevo: Tudo é o meio termo. Teremos muito tempo para discutir isso. Até mais!