domingo, 12 de abril de 2015

ARRUMANDO A CASA?

Foto: AFP
O Grande Prêmio da China confirmou a ordem hierárquica das equipes nesse início da temporada: Dobradinha da Mercedes, seguidos pela Ferrari e as Williams, fechando o top 6. Não houve disputa pela vitória. Hamilton praticamente liderou de ponta a ponta. O único ponto de tensão foi quando Hamilton "segurou" Rosberg, o que permitiu a aproximação de Vettel e a consequente mudança de estratégia do Alemão da Mercedes, visando se proteger do Alemão da Ferrari. Mas isso é papo para os próximos parágrafos.

Massa, surpreendentemente, largou mal. Ficou encaixotado por Vettel, o que permitiu a Bottas ultrapassá-lo. Depois, ficou preso atrás do Finlandês, e Kimi acabou passando as duas Williams. Bottas fritou o pneu e foi o suficiente para Massa recuperar a posição e se manter na frente a corrida inteira. Foi uma atuação sóbria e eficiente e a equipe fez o máximo que podia, dentro das possibilidades atuais. Felipe Nasr foi combativo com sua Sauber. Foi ultrapassado pelo Verstappen (um dos destaques da corrida - um pecado ter abandonado no fim) e segurou (novamente) Ricciardo, chegando em 8° e acumulando mais pontos para a equipe. Seu companheiro, Marcus Ericsson, foi o décimo.

Parágrafo para Maldonado e McLarens: O Venezuelano manteve muita gente acordada. Ele estava bem, em sétimo, até que o show começou: Errou quando foi entrar no pit lane, e ficou numa posição ruim - teve que dar ré e tudo (com ajuda dos fiscais). Após perder algumas posições, voltou para a pista e rodou sozinho, caindo para 13°. Buscando recuperar terreno, foi brigar com Button. Ultrapassagem pra lá, 'x' para cá, Pastor foi tocado por Button na reta principal, rodou e teve danos na asa dianteira. Não restou outra alternativa a não ser ir para os boxes. Poucas voltas depois, o carro teve problema nos freios e a aventura de Maldonado chegou ao fim. Jenson teve 5 segundos de punição acrescidos ao tempo final da prova. Ao menos a McLaren completou a corrida e foi, em momentos, competitiva, brigando por posições (Principalmente com a Red Bull no início da prova), mas ainda estão muito longe da zona de pontuação. Ainda há um árduo trabalho para ser feito.

Foto: CNN
Pela primeira vez na história da F1, os mesmos três pilotos (Hamilton, Rosberg e Vettel) ocuparam o pódio nas três primeiras corridas da temporada. Isso evidencia o domínio da Mercedes e a afirmação da Ferrari como segunda força. Enfim, escrevi anteriormente que houve tensão na corrida. Quer dizer, pós-corrida. Na coletiva depois do pódio, Rosberg reclamou que Hamilton diminuiu o ritmo de propósito para que Vettel pudesse atacá-lo. O Alemão não "quis" ir para cima do Inglês, com medo de desgastar os pneus e perder rendimento. Hamilton retrucou que apenas se preocupa com a corrida dele, e que Rosberg não atacou porque não quis. Toto Wolff e Niki Lauda trataram de botar panos quentes na situação, mas isso evidencia o desconforto de Nico. O Alemão foi dominado em todas as corridas até agora. O descontrole emocional é tamanho que ele respondeu com um vídeo um fake de Hamilton, no Twitter. Ao que tudo indica, Nico deve se preocupar mais em sustentar a 2a posição no Mundial do que tentar o título. Nesse momento, a diferença está gritante e, a não ser que o Inglês tenha uma série de azares, será difícil tirar o tri de Lewis. Confira a classificação completa do GP da China:

Foto: Arte Globoesporte.com
A próxima corrida será o GP noturno no Bahrein, já na semana que vem - dias 17, 18 e 19 de Abril. Até lá!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

PROBLEMAS

Foto: Reuters
Os dois primeiros treinos livres evidenciaram o seguinte panorama: As Mercedes continuam mais rápidas, mas as Ferraris diminuíram a distância e estão incomodando nos long runs. Hamilton foi o mais rápido nos dois FPs, quatro décimos mais rápido que Raikkonen e 1 segundo mais veloz que Ricciardo (mostrando uma aparente recuperação da Red Bull), Vettel e Rosberg, apenas o quinto.

Felipe Nasr voltou a ter um desempenho destacável. Na primeira sessão, foi o quinto. Na segunda, o oitavo. Se mantiver o desempenho na classificação, terá boas chances de acumular mais pontos para a Sauber. Já o outro Felipe não teve muito o que comemorar. No FP1, ele reclamou de falta de potência no motor e rodou. Foi apenas o décimo, um milésimo mais lento que Bottas. No FP2, o Brasileiro teve problemas nos freios e na asa traseira e acabou rodando, danificando a asa dianteira. Foi apenas o 17°.

Sem dúvida, o fato mais curioso do dia foi o Chinês maluco que atravessou a pista na reta da chegada porque queria "pilotar uma Ferrari". Óbvio que o cidadão foi pego pelas autoridades. Os mais maldosos disseram que ele estava mais rápido que a Manor e a McLaren. O pessoal de Woking, por sinal, está confiante. Button foi o 10° e Alonso, 12°; ambos veem com muito otimismo a passagem para o Q2 da classificação de mais tarde. (REPITO - CLASSIFICAÇÃO PARA O Q2). Chega a ser triste ler isso... Mas as coisas parecem estar um pouquinho menos pior para os lados de Ron Dennis e cia.

Veja o chinês invasor:


Classificação do FP1 e do FP2:

Fotos: Arte Globoesporte.com

Até o treino classificatório!

quinta-feira, 9 de abril de 2015

GP DA CHINA - Programação

O Circuito Internacional de Shanghai teve sua primeira corrida em 2004, vencida por Rubens Barrichello. É o autódromo mais caro da história. A sua construção custou cerca de 240 milhões de dólares.

Foto: Wikipédia
Melhor volta em corrida: Michael Schumacher - 1:32.238 (Ferrari, 2004)
Pole Position: Sebastian Vettel - 1:33.706 (RBR, 2011)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Lewis Hamilton (2008, 2011 e 2014)

PREOCUPADO
Foto: Getty Images
O ex-presidente da FIA, Max Mosley (1993-2009) não está satisfeito com os rumos que a Fórmula 1 atual está tomando. Ele afirmou que o esporte mudou "enormemente", desde a mudança da fornecedora de Pneus (Pirelli), o sistema de pontuação e o mais recente: Os motores V6 híbridos.
Mosley disse que o dinheiro da F1 deveria ser distribuído igualmente entre as equipes, e que a diferença de orçamento deixa muitas equipes para trás (só ver a dificuldade financeira de Lotus, Force India, Sauber, Manor e a falida Caterham - Solução: Teto orçamentário) resultando num colapso da categoria.

SÓ EM JUNHO
Foto: Getty Images
O diretor-adjunto da Force India, Bob Fernley, anunciou que a equipe indiana irá estrear seu carro 'B' (significativo pacote de atualizações) apenas em Junho, no GP da Áustria. A mudança se deve a vários fatores: A equipe quer fazer os primeiros experimentos nos testes da Espanha, em maio; As dívidas no que se refere ao uso do motor Mercedes (fato esse que custou 8 dias de ausência na pré-temporada - o que explica o fato da FI estar atualmente abaixo das demais) e a mudança para o túnel de vento da Toyota.

CLASSIFICAÇÃO:

1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 43 pontos
2 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 40 pontos
3 - Nico Rosberg (Mercedes) - 33 pontos
4 - Felipe Massa (Williams) - 20 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 12 pontos
6 - Felipe Nasr (Sauber) - 10 pontos
7 - Valtteri Bottas (Williams) - 10 pontos
8 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 9 pontos
9 - Nico Hulkenberg (Force India) - 6 pontos
10- Max Verstappen (Toro Rosso) - 6 pontos
11- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 6 pontos
12- Marcus Ericsson (Sauber) - 4 pontos
13- Daniil Kvyat (Red Bull) - 2 pontos
14- Sérgio Pérez (Force India) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 76 pontos
2 - Ferrari - 52 pontos
3 - Williams Mercedes - 30 pontos
4 - Sauber Ferrari - 14 pontos
5 - Toro Rosso Renault - 12 pontos
6 - Red Bull Renault - 11 pontos
7 - Force India Mercedes - 7 pontos

TRANSMISSÃO

Foto: Arte Globoesporte.com

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Vídeos e curtinhas #11

Renault, 2010. Foto: Getty Images
RETORNO? - O site oficial da Fórmula 1 noticiou que a Toro Rosso pode estar mudando de cor. A equipe, que usa o azul e o grená, trocaria para amarelo. Além disso, a Renault tem interesse em comprar a Toro Rosso da Red Bull e voltar a ter uma equipe própria. Vale lembrar que os franceses tinham uma equipe até 2011 e estão em rota de colisão com a Red Bull devido as críticas dos taurinos a fraca unidade motriz dos Franceses.

INDEFINIDO - O piloto Roberto Merhi, da Manor, viajou para a China sem saber se correrá a prova do fim de semana. O Espanhol assinou um contrato de algumas corridas e a ex-Marussia ainda enfrenta problemas: Não correram na Austrália e apenas um carro participou do GP da Malásia. Mais informações nos próximos dias.


PUBLICIDADE - A Infiniti, empresa de carros que patrocina a Red Bull, fez uma promoção de test drive na Internet. O piloto Daniel Ricciardo e alguns mecânicos foram até a casa do sortudo, e o australiano entregou a chave do carro e deixou o felizardo dar umas voltinhas! Confira!



TÚNEL DO TEMPO: Em 2007, Lewis Hamilton poderia ser o mais jovem campeão do mundo da história logo em sua temporada de estreia. Entretanto, no GP chinês, o britânico um dos seus maiores erros na carreira, quando atolou o carro na brita dos boxes, abandonando a corrida. Kimi Raikkonen venceu, cresceu no campeonato e o resto vocês já sabem: O Iceman foi campeão! Relembre!





terça-feira, 7 de abril de 2015

TRADIÇÃO SOB RISCO

Foto: Getty Images
Bernie Ecclestone não está para brincadeira. Após o cancelamento do GP da Alemanha, o britânico deu o recado: Não vai ter moleza no pagamento da organização das corridas. Os circuitos Europeus pagam em média 20 milhões de Euros, exceção Mônaco (por ser um local tradicional), que é de 12 milhões. Não há negociação. Ou se paga, ou os circuitos estão fora. Corridas tradicionais no calendário da Fórmula 1 ficaram pelo caminho recentemente: Ímola e Magny Cours. Bernie não se importa se o circuito ou o país estão no circo desde as décadas de 1950 e 1960. Ele quer grana.

A explicação para a rígida negociação da FOM com a organização dos circuitos é o fato dos GPs asiáticos pagarem quase o dobro para estar no calendário. Com isso, a FIA quer mais e mais dinheiro, e não aceita redução no valor dos circuitos Europeus. Ou seja: A entrada de corridas como Malásia, Bahrein, Abu Dhabi (Azerbaijão ano que vem), com alto valor no mercado, inflacionaram os valores.

Agora, são os "tifosi" que devem tomar cuidado. O contrato do autódromo de Monza com a FIA vai até o ano que vem, e os Italianos já começaram a se mexer. O novo organizador da prova, o ex-piloto Ivan Capelli espera que a vitória de Vettel impulsione o aumento de público e de audiência. Por enquanto, nada aconteceu. O GP da Itália acontece dia 6 de setembro.

Foto: Getty Images

domingo, 5 de abril de 2015

35 ANOS DEPOIS, A HISTÓRIA SE REPETE

Foto: Getty Images
1980: Um Piquet, o Nelson, vence a corrida de Long Beach, a primeira de sua carreira. Um brasileiro (E não é um qualquer, é Emerson Fitipaldi!) chegou em terceiro.
2015: Um Piquet, o Nelsinho, vence a corrida de Long Beach, a primeira na Fórmula E. Um brasileiro (Lucas di Grassi, líder da F-E) chegou em terceiro.

Assim, como um roteiro de cinema, foi sacramentada a vitória de Nelsinho Piquet. Jean-Éric Vergne ficou em segundo. Buemi foi o quarto e Bruno Senna, numa excelente corrida de recuperação, foi o quinto. Os três Brasucas no top 5. Muito bom!

Piquet Jr assumiu a liderança logo na largada, quando se livrou de uma vez de Abt e Vergne e depois manteve a primeira posição até a bandeirada final. Foi uma das poucas corridas em que o final foi "tranquilo" e o Brasileiro não correu muitos riscos. A prova teve 2 Safety Cars. Speed bateu logo no início e, na volta que o SC saiu da pista, o Indiano Chandhok acertou em cheio o veterano (e azarado) Jarno Trulli, que não está fazendo um bom trabalho. Sorte que ele é o chefe da sua própria equipe.

No fim da corrida, outro veterano continuou com sua série de azares: Nick Heidfeld foi tocado em uma disputa com Sarrazin e terminou em 11°. Os Brasileiros contaram com uma pitada de sorte durante a prova. Adversários diretos na briga pelo campeonato, Sam Bird e Nicolas Prost não pontuaram, após problemas em seus carros.

Long Beach, 1980. Foto: GP Expert


Com o resultado, Di Grassi e Nelsinho lideram a Fórmula E, separados por um ponto (75 a 74). Em seis corridas, seis vencedores diferentes, 2 vitórias Brasileiras. Tivemos o hino da China!!! (inédito para mim no automobilismo), já que Nelsinho corre pela China Racing. Confira a classificação final da corrida:

Foto: Arte Globoesporte.com
Classificação do campeonato:

Foto: Do meu celular vagabundo

Classificação dos construtores:

Foto: Do meu celular vagabundo  2
O próximo E-Prix será em Mônaco, dia 9 de Maio. Semana que vem tem F1, Gp da China! Até lá!

sábado, 4 de abril de 2015

F-E NA PÁSCOA

Nicolas Prost, líder do campeonato (Foto: Getty Images)

Feriado para descansar, curtir e ver Fórmula E, é claro! Daqui a pouco começa o treino classificatório do e-Prix de Long Beach (EUA) ás 16 horas no Fox Sports. A corrida será às 19h, no Fox Sports 2!

Enquanto isso, no TL1, tivemos dobradinha brasileira: Piquet e Senna na frente, seguidos por Speed, Vergne e Abt. O líder Prost foi o 12° e Lucas di Grassi o 10°.

ATUALIZAÇÃO: Lucas di Grassi acaba de ser o mais rápido no último treino livre antes da classificação oficial, seguido por Vergne e Prost.

Mais tarde, haverá o post sobre a corrida (Sim, dessa vez #vaiterpost!) Até lá!