segunda-feira, 24 de novembro de 2014

GP2 e "Arrivabene, Mattiaci"!

Foto: Divulgação
Horas antes da decisão da Fórmula 1, a GP2 encerrou suas atividades em 2014. O campeão já estava decidido desde Outubro: Jolyeon Palmer, que abandonou a corrida final na 1a volta. Coube ao monegasco Stefano Coletti (vermelho) vencer, com o Brasileiro Felipe Nasr se despedindo em 2° e Arthur Pic em 3°. Nasr terá grandes desafios na Sauber. A equipe, que zerou nessa temporada, possivelmente começará a temporada como o pior carro do grid (se a equipe existir, né), em virtude da provável falência da Caterham. Vandoorne chegou em 6° e confirmou o vice-campeonato. A GP2 volta só em Abril, no Bahrein.

Foto: Getty Images
Durou sete meses a aventura de Marco Mattiacci no comando da equipe Ferrari. Após substituir Stefano Domenicali em Abril, a Scuderia oficializou hoje a chegada de Maurizio Arrivabene, diretor da Philip Morris, empresa dona da marca Marlboro - investidora da escuderia italiana mesmo com a proibição da publicidade de cigarros na categoria. Mattiacci era chefe executivo da Ferrari na América Latina e entrou numa "sinuca de bico" ao aceitar a aventura em um universo desconhecido, a Fórmula 1. A impaciente equipe Italiana, sedenta por resultados, fritou mais um nesse ano de 2014. Parece que a única função de Mattiacci foi discutir com Alonso e inviabilizá-lo sua permanência na equipe para o ano que vem. A desorganização dos tifosi lembram os clubes Brasileiros.

Maurizio Arrivabene, novo chefe da Ferrari. Foto: Divulgação

O CAMPEÃO JUSTÍSSIMO E O ESPÍRITO ESPORTIVO DE ROSBERG

Foto: Globoesporte.com
Bastaram 300 metros para Lewis Hamilton acabar com a balela de estar "sentindo a pressão". Nos primeiros segundos de corrida, ele ultrapassou seu rival e, logo ali, solidificou o caminho do bi-campeonato. Lewis venceu a última corrida do ano, que foi marcada por vários simbolismos (que explicarei mais adiante) e disputas inesperadas. Sagrou-se o 5° maior vencedor da história da Fórmula 1 (33 vitórias), o 1° campeão da Mercedes desde Juan Manuel Fangio (1955) e o primeiro britânico bicampeão desde os tempos de Jackie Stewart, nos anos 1970.

Talvez tenha faltado a disputa na pista, propriamente dita. Hamilton disparou na frente e manteve uma margem confortável de 2 segundos para Rosberg, que largou à la Mark Webber (assim como Bottas e Kvyat). Ali começou o seu calvário na corrida. Durante a semana, "torceu" para que desse problema no carro de seu adversário. O feitiço virou contra o feiticeiro. Com problemas na potência do motor (ERS - Sistema de recuperação de energia)  desde a metade da prova, Nico foi ultrapassado até o final, terminando num melancólico 14° lugar. Pelo conjunto da obra no ano, não merecia. O destino foi cruel com o Alemão.

O problema de Nico fez ascender Felipe Massa para uma improvável disputa por vitória. Após ultrapassar seu companheiro finlandês e administrar o 3° até passar Rosberg, a Mercedes mandou Hamilton poupar equipamento, para evitar mais problemas para a equipe. Então, Massa começou a tirar vários segundos de vantagem, e a disputa ficou aberta. Por pouco tempo. Hamilton voltou ao ritmo normal e respondia volta a volta o mesmo ritmo (até superior) que o Brasileiro. No último stint da corrida, Massa optou pelos pneus supermacios e nas últimas voltas chegou a se aproximar, não o suficiente para tentar uma ultrapassagem. Passou 2 segundos após a bandeirada para o Inglês.

Créditos: Transmissão Sky Sports
Após a vitória, Hamilton imitou o seu maior ídolo, Senna, e pegou a bandeira britânica, que tinha escrito "Hammer Time" (Hora do Martelo - Hora de acelerar o máximo) e saiu balançando durante a volta do triunfo. O primeiro dos simbolismos da corrida.

Foto: AFP
Outro gesto simbólico: No final da corrida, Button deu "zerinhos" para a torcida. Sinal de que é o seu fim de linha na F1? (talvez não tivesse outra oportunidade para fazer isso). Se for a sua prova derradeira, Button deixa a categoria com 266 provas (O piloto da atualidade que mais disputou corridas na F1), 15 vitórias, 50 pódios, 8 poles, 8 voltas mais rápidos e 1 título (2009) após 15 temporadas e 5 equipes (Williams, Benetton, Renault, BAR/Honda/Brawn e McLaren). Uma carreira digna de um piloto que teve uma única chance de ser campeão e a aproveitou. Dizem que ele é um gentlemen, e sempre foi acompanhado pelo seu pai, John Button (falecido em janeiro desse ano) e sua indefectível camisa rosa.

Mais: Despedidas gélidas de Vettel e Alonso. Largando dos boxes, o alemão fez uma corrida de 3 paradas e terminou em 8°, encerrando a temporada sem uma vitória sequer, fato inédito em sua carreira (Se considerarmos que em 2007 ele disputou algumas corridas somente). Muitos dizem que ele só ganhou porque tinha o melhor carro (E quem não ganha?). Ano que vem será crucial para o Alemão de Heppenheim provar o seu talento, tentando reconstruir e reorganizar a bagunça Italiana da Ferrari. Alonso brigou, como sempre. Superou seu companheiro de equipe, como sempre. Termina sua passagem na Ferrari ciente de que a McLaren é a sua cartada final para buscar o tão sonhado tri.
Kyvat abandonou em um ponto cego e Maldonado teve seu carro pegando fogo por vários minutos sem a chegada dos fiscais. Isso é perigoso. Será que não aprenderam com o que aconteceu no Japão, um mês atrás? Parece que gostam de tragédias...

ROSBERG: Deixei para o fim. Foi um grande ano de Nico. 5 vitórias, 11 poles (superando Hamilton, famoso por voar nos treinos). Faltou  mais ritmo de corrida nas provas. É inegável também que o Alemão é inferior ao Inglês e vendeu muito caro o título. Não foi legal terminar a corrida em 14°, levando passão de todo mundo (Lewis lhe deu uma volta de vantagem), não merecia. Mas Rosberg manteve o profissionalismo e o espírito esportivo. Nas últimas voltas, a Mercedes pediu para ele recolher para os boxes. O Alemão recusou. Fez questão de terminar a corrida, o que poucos fariam, dadas as circunstâncias. Quando voltou para os boxes, teve a elegância de parabenizar o campeão Hamilton. Ali estavam vencedor e vencido. Na entrevista, disse que a quebra não influenciou o campeonato, já que estava em segundo de qualquer forma. Não deu desculpas e reconheceu o título de seu rival. Dará mais trabalho em 2015.

Foto: Divulgação
Confira aí a classificação final da corrida, do campeonato e dos construtores. A Fórmula 1 retorna dia 15 de Março, em Melbourne, na Austrália. Até lá, vamos cobrir a pré-temporada e fazer algumas análises. Estou separando uma "pauta" para a semana. Espero postar algumas coisas nos próximos dias, se tiver tempo disponível. É isso, grande abraço!

Foto: Globoesporte.com
CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 384 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 317 pontos
3 - Daniel Ricciardo (RBR) - 238 pontos
4 - Valtteri Bottas (Williams) - 186 pontos
5 - Sebastian Vettel (RBR) - 167 pontos
6 - Fernando Alonso (Ferrari) - 161 pontos
7 - Felipe Massa (Williams) - 134 pontos
8 - Jenson Button (McLaren) - 125 pontos
9 - Nico Hulkenberg (Force India) - 96 pontos
10- Sérgio Pérez (Force India) - 59 pontos
11- Kevin Magnussen (McLaren) - 55 pontos
12- Kimi Raikkonen (Ferrari) - 55 pontos
13- Jean Éric Vergne (STR) - 22 pontos
14- Romain Grosjean (Lotus) - 8 pontos
15- Daniil Kvyat (STR) - 8 pontos
16- Pastor Maldonado (Lotus) - 2 pontos
17- Jules Bianchi (Marussia) - 2 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 701 pontos
2 - RBR Renault - 405 pontos
3 - Williams Mercedes - 320 pontos
4 - Ferrari - 216 pontos
5 - McLaren Mercedes - 181 pontos
6 - Force India Mercedes - 155 pontos
7 - STR Renault - 30 pontos
8 - Lotus Renault - 10 pontos
9 - Marussia Ferrari - 2 pontos

domingo, 23 de novembro de 2014

COM EMOÇÃO

Foto: Getty Images
Rosberg se recuperou dos tempos de ontem e fez a 11a Pole Position na temporada, 3 décimos mais rápido que Hamilton. Ele fez aquilo que precisava. Agora, vai depender das Williams de Bottas (3°) e Massa (4°) na largada para tentar atrapalhar o Inglês, assim como o Alemão precisa se cuidar para não "pechar" com Lewis.

Vejo todo mundo falar que Hamilton está "sentindo a pressão". É evidente que calmo ele não está. Agora, justificar todo e qualquer erro dele em problemas psicológicos é oportunismo. O cara passou por milhares de problemas no ano e teve força para se recuperar e passar à frente na tabela de classificação. Não seria isso uma prova do seu poder mental? Rosberg cometeu erros muito mais infantis e propositais e passa uma imagem de cara frio, tranquilo, coisa que ele não está e não se mostrou durante a temporada.

Destaques: Kyvat largando em 5° na Toro Rosso (Outro que se despede de uma equipe e irá rumo a Red Bull) e Button em 6°, podendo ser sua última largada na F1. Será que largar na frente de Magnussen vai influenciar em algo na escolha da McLaren e da Honda? Raikkonen larga em 7°, à frente do seu futuro ex-companheiro de equipe (Depois de 55 voltas) Alonso.
Nem tão destaques: As punições para a RBR, desclassificada do treino. Riccardo largaria em 5° e Vettel em 6°. Porém, a equipe taurina descumpriu o artigo 13.5, que proíbe o uso de asas flexíveis. Ambos largarão dos boxes. A RBR protestou e se disse vítima de perseguição. A equipe Áustrica começou e terminou a temporada com desclassificação, coincidência.

É AMANHÃ! 55 VOLTAS QUE DEFINIRÃO O TÍTULO DE 2014! ATÉ!

Foto: Globoesporte.com


O VOO DO PÁSSARO

Foto: Divulgação
Ontem de madrugada o Inglês Sam Bird venceu o Eprix da Malásia. A corrida foi movimentada do início ao fim. Na largada, Daniel Abt teve problemas e ficou para trás. Na 1a volta, houve o incidente entre Katherine Legge (Super Aguri) e Michela Cerruti (Trulli), que provocou um Safety Car. Na relargada, Bird ultrapassou o pole Servià e foi abrindo vantagem, vencendo de forma tranquila.

Houve disputas da primeira à última volta, com várias ultrapassagens, reviravoltas e, é claro, acidentes. O eterno azarado Nick Heidfeld foi tocado por Franck Montagny (O Francês tava animado ontem, se envolveu em várias polêmicas e foi punido por excesso de velocidade nos boxes) e parou no muro novamente, obrigando o retorno do Safety Car.

Logo após, Trulli, Di Grassi, Nelsinho Piquet, Bruno Senna, Buemi e Nicolas Prost brigavam incessantemente pelas primeiras posições. Antes de cumprir punição por uma irregularidade, Trulli espremeu Nelsinho no muro, e o Brasileiro acabou danificando o carro, abandonando logo em seguida. Lucas Di Grassi fez uma grande corrida e comemorou demais após o resultado. Largando em 17°, apostou em uma estratégia correta e terminou em 2°, suportando a pressão do Suíço Buemi, 3°. Prost e Senna relembraram os tempos áureos e duelaram na pista. O Brasileiro ultrapassou o Francês, mas na última volta ele acabou se precipitando ao tentar encostar em Buemi e bateu no muro. Prost foi o 4°.

A Fórmula E retorna daqui 3 semanas, no dia 13 de Dezembro, em Punta Del Este/Uruguai. Confira a classificação da corrida:

1)    Sam Bird     (Virgin Racing)    31 voltas em 51m11s979
2)    Lucas di Grassi    (Audi Sport ABT)    +4s175
3)    Sébastien Buemi     (e.dams-Renault)    +5s739
4)    Nicolas Prost     (e.dams-Renault)    +9s552
5)    Jerome d'Ambrosio     (Dragon Racing)    +13s722
6)    Karun Chandhok     (Mahindra Racing)    +17s158
7)    Oriol Servia     (Dragon Racing)    +18s621
8)    Antonio Felix da Costa     (Amlin Aguri)    +19s926
9)    Jaime Alguersuari     (Virgin Racing)    +20s053
10)    Daniel Abt     (Audi Sport ABT)    +45s663
11)    Ho-Pin Tung     (China Racing)    +55s833
12)    Stephane Sarrazin     (Venturi)    +56s626
13)    Matthew Brabham     (Andretti)    +1m05s036
14)    Bruno Senna     (Mahindra Racing)   +1 volta
15)    Franck Montagny      (Andretti)    +1 volta
16)    Katherine Legge      (Amlin Aguri)    +3 voltas
17)    Jarno Trulli      (Trulli)    +3 voltas
Não completaram:
Nelson Piquet     (China Racing)  - acidente
Michela Cerruti     (Trulli)   - acidente
Nick Heidfeld      (Venturi)    - desclassificado

sábado, 22 de novembro de 2014

FÓRMULA E - Eprix da Malásia

Tá tarde pra c$#$#%#%$#$, mas não poderia deixar de postar: Vai começar daqui a pouco (4h) o 2 EP da Fórmula E, na cidade de Putrajaya (sede administrativa da Malásia, com 70 mil habitantes). Nicolas Prost fez a sua 2a pole na temporada, mas largará em 11° em virtude do acidente com Nick Heidfeld em Pequim, 2 meses. Com isso, o Espanhol Oriol Servià irá largar em 1°, seguido por Sam Bird e Jerome D'Ambrosio.

Foto: Twitter Oficial da FIA

Confira aí o grid, que agora eu vou dormir, antes que me apaguem! Até!

*1. Nicolas Prost, 1:21.779
2. Oriol Serviá, 1:22.010
3. Jerome d’Ambrosio, 1:22.205
4. Sam Bird, 1:22.235
5. Daniel Abt, 1:22.342
6. Jarno Trulli, 1:22.347
7. Karun Chandhok, 1:22.612
8. Nelsinho Piquet, 122.620
9. Nick Heidfeld, 1:22.720
10. Bruno Senna, 1:22.816
11. Matt Brabham, 1:22.941
12. Antônio Félix da Costa, 1:23.194
13. Stephane Sarrazin, 1:23.240
14. Franck Montagny, 1:23.697
15. Michela Cerruti, 1:23.857
16. Ho-Pin Tung, 1:23.894
17. Sebastien Buemi, 1:25.319
18. Katherine Legge, 1:25.823
19. Jaime Alguersuari, Sem Tempo
20. Lucas di Grassi, Sem Tempo

* Larga em 11°

O INÍCIO DAS DESPEDIDAS


Fotos: Globoesporte.com

Começou o último fim de semana de Vettel na RBR e de Alonso na Ferrari. Os fatos mais impactantes no mercado de piloto dos últimos anos. Ambos estão homenageando suas equipes no capacete. Vettel coloca uma mensagem de "Obrigado". Já Alonso pintou o casco com as cores da bandeira Italiana e reuniu assinaturas de milhares de funcionários da equipe em que ele correu nas últimas 5 temporadas. 

Outros pilotos também estão de saída da categoria para o ano que vem, enquanto outros vivem incerteza. Alguns nomes:

Vergne, Gutiérrez, Sutil e Kobayashi > Certamente estarão fora ano que vem.
Button, Magnussen e Grosjean> Um deles vai sobrar na vaga da McLaren. Pode ser a aposentadoria de Button, campeão do mundo em 2009. No caso do francês, a Lotus ainda não comunicou nada.

Sobre os treinos: Nada de novo. Hamilton um pouquinho à frente de Rosberg. No 1° treino livre, os destaques foram as carenagens da Williams saindo no meio da reta e a presença de vários novatos: Na Lotus, Esteban Ocon (Francês, 18 anos, campeão da F3 Europeia) andou no lugar de Grosjean (Que recebeu uma punição de 20 lugares no grid); Na Lotus, Adderly Fong, de Hong Kong (24 anos). No 2° treino, mais uma vez a Ferrari deixou Alonso na mão. O Espanhol deu 2 voltas e o carro deu uma pane elétrica/motor. Fim triste da passagem do Asturiano pelos tifosi. Os tempos:




Ah: Outro que correrá com um capacete diferente será Daniel Ricciardo. Em uma promoção com uma empresa de energéticos na Itália, a autora do desenho mais bonito teria ele estampado no casco do Australiano. A vencedora foi Andrea Menardo. Curtiram?




sexta-feira, 21 de novembro de 2014

GP DE ABU DHABI - Programação

O Grande Prêmio de Abu Dhabi acontece sobre o crepúsculo. Inicia-se de dia e encerra-se à noite. Mistura um traçado de rua com retas longas e curvas "em cotovelo", típicas do arquiteto da F1, Hermann Tilke. Foi disputado pela primeira vez em 2009 e vencido por Sebastian Vettel.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Sebastian Vettel - 1:40.279 (RBR, 2009)
Pole Position: Sebastian Vettel - 1:38.481 (RBR, 2011)
Último vencedor: Sebastian Vettel (RBR)
Maior vencedor: Sebastian Vettel - 3x (2009, 2010 e 2013)

BIANCHI DEIXA COMA INDUZIDO E É TRANSFERIDO PARA HOSPITAL DA FRANÇA

Foto: Getty Images
Na quarta-feira (19), a família de Jules Bianchi anunciou que o piloto foi transferido do hospital de Yokkaichi, no Japão, para o Centro Hospital Universitário de Nice, na França. Bianchi respira sem aparelhos, mas continua inconsciente. Uma boa notícia. Entretanto, ainda há muito incerteza nessa desgraça que aconteceu com o talentoso piloto Francês. Sem dúvida é um alento. Vamos continuar torcendo.

CATERHAM ANUNCIA WILL STEVENS PARA A CORRIDA DE ABU DHABI

Foto: James Alleson


Ontem a Caterham anunciou o companheiro de Kamui Kobayashi para a última corrida da temporada: Trata-se do britânico Will Stevens, de 23 anos. Ele corre pela Fórmula Renault 3.5 e foi confirmado após a FIA lhe ceder a superlicença, necessária para que os pilotos possam correr por uma categoria da Federação. Ele testou o carro da equipe em Silverstone e percorreu 500 km.

FORCE INDIA - A escuderia Indiana anunciou que Jolyeon Palmer, campeão da GP2 esse ano, e o australiano de 22 anos Spike Goddard guiarão o carro da equipe nos testes em Abu Dhabi, na semana que vem. O britânico correrá na terça-feira, e Goddard, na quarta. O australiano correu pela F3 nos últimos 2 anos. Ele começou guiando pela Fórmula Ford Australiana e depois foi para a Europa, onde em 2012 ganhou a categoria "iniciante" da F3 britânica em seu ano de estreia.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 334 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 317 pontos
3 - Daniel Ricciardo (RBR) - 214 pontos
4 - Sebastian Vettel (RBR) - 159 pontos
5 - Fernando Alonso (Ferrari) - 157 pontos
6 - Valtteri Bottas (Williams) - 156 pontos
7 - Jenson Button (McLaren) - 106 pontos
8 - Felipe Massa (Williams) - 98 pontos
9 - Nico Hulkenberg (Force India) - 76 pontos
10- Kevin Magnussen (McLaren) - 55 pontos
11- Kimi Raikkonen (Ferrari) - 53 pontos
12- Sérgio Pérez (Force India) - 47 pontos
13- Jean Éric Vergne (STR) - 22 pontos
14- Romain Grosjean (Lotus) - 8 pontos
15- Daniil Kvyat (STR) - 8 pontos
16- Pastor Maldonado (Lotus) - 2 pontos
17- Jules Bianchi (Marussia) - 2 pontos

P.S: Vale lembrar que essa corrida terá pontuação DOBRADA (Vencedor ganha 50 pontos, o segundo 36 e por aí vai...)

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 641 pontos
2 - RBR Renault - 373 pontos
3 - Williams Mercedes - 254 pontos
4 - Ferrari - 210 pontos
5 - McLaren Mercedes - 161 pontos
6 - Force India Mercedes - 127 pontos
7 - STR Renault - 30 pontos
8 - Lotus Renault - 10 pontos
9 - Marussia Ferrari - 2 pontos

AS CHANCES DE TÍTULO DE HAMILTON E ROSBERG:

Foto: Globoesporte.com

TRANSMISSÃO:

Foto: Globoesporte.com