quarta-feira, 15 de agosto de 2018

O MILAGRE DE ENZO FERRARI

Foto: Getty Images
1988. Primeiro ano da disputa direta entre Alain Prost e Ayrton Senna. A McLaren sobra. Vence todas no campeonato até o momento das férias de verão. Com Williams, Lotus e Ferrari muito atrás, o confronto foi praticamente mano a mano.

Itália, 14 de agosto de 1988. Com insuficiência renal, morria aos 90 anos em casa, na cidade de Modena, o Comendador Enzo Anselmo Ferrari, dono e criador da Scuderia Ferrari e também da fábrica de automóveis mundialmente conhecida.

A morte do Comendador foi anunciada para a imprensa mundial somente dois dias depois, após a realização do funeral. O motivo? Ele nasceu no dia 18 de fevereiro de 1898 e foi registrado dias depois, devido a uma forte nevasca na região. Portanto, "compensou" os dias a menos do registro.

Adicionar legenda


Um golpe duro para a equipe e os torcedores. Sem vencedor o título mundial desde 1979 e o de construtores em 1981, a Ferrari estava muito longe de suas concorrentes históricas. Pra piorar, o mito Enzo falece justamente três semanas antes da corrida em Monza. Ou seja: a primeira pós-morte.

Azar?

11 de setembro de 1988, quase um mês. Como era de se esperar, o autódromo prestou emocionadas homenagens ao criador. Também como era de se esperar, a dupla da McLaren largou na frente e disparou na disputa particular que travavam, Prost em primeiro e Senna em segundo.

O script de sempre. Peraí: era uma data diferente. Não é possível que não aconteceria algo anormal em uma data não normal. As preces dos tifosi foram atendidas na volta 35. Com problemas na ignição, Prost começou a perder ritmo,foi ultrapassado por Berger e Alboreto, que estavam na terceira e quarta posições, respectivamente, até abandonar. O burburinho aumenta (A PARTIR DE 7:30).


O único problema da McLaren em toda a temporada. Senna na frente, seguido de Berger e Alboreto. Dois ferraristas no pódio. Já é algo. Os dois descontam a vantagem. O brasileiro, preocupado com o que aconteceu com o rival, tira o pé. A vantagem é perigosa. Duas voltas para o final. O brasileiro estava dando uma volta em cima de "Jo" Schlesser, que substituía Nigel Mansell na Williams, ausente do final de semana em virtude de uma catapora. Eis que... (A PARTIR DE 4:00)





Foto: Grand Prix 247

O imponderável acontece! Dobradinha da Ferrari, com Gerhard Berger e Michele Alboreto chegando em uma diferença de meio segundo! A única vitória de uma "não McLaren" no histórico ano de 1988. Histórico em vários motivos: a disputa de Senna e Prost e o "Milagre de Enzo Ferrari", a despedida definitiva do Comendador diante da massa. Nada mais simbólico e épico do que isso.

Foto: Grand Prix 247
O americano Eddie Cheever, com a Arrows, ficou em terceiro, seguido pelo companheiro de equipe, Derek Warwick. Ivan Capelli (March) e Thierry Boutsen (Benetton) completaram o top 6. Maurício Gugelmin (March) foi o oitavo, enquanto Nelson Piquet (Lotus) abanonou na volta número 11, com problemas na embreagem.

E assim, o mundo e a F1 deram o adeus definitivo a Enzo Anselmo Ferrari, o Criador da marca de carros mais querida do mundo. Viva o Cavalinho Rampante! Que isso sirva de inspiração para o atual momento da Scuderia.

Até!

terça-feira, 14 de agosto de 2018

A ÚLTIMA JORNADA

Foto: Fox News
Inevitável. O início e o final. Havia indícios de que o fim estava próximo de chegar, mas não seria tão rápido. Em decisão tomada há meses e só anunciada hoje, Fernando Alonso anunciou que se aposenta da F1 no final do ano.

Por mais que nos últimos tempos o espanhol tenha se preparado - e também os fãs - para isso, a notícia caiu como um choque, uma surpresa. Até o momento, o bicampeão não anunciou que vai para a Indy, o que deve ser um de seus destinos para o próximo ano, além de terminar a temporada no WEC.

O piloto Alonso merecia muito mais do que dois títulos. O personagem Alonso, durante o auge, não. Ele construiu todo o enredo e se viu sem saída. As politicagens, as declarações polêmicas e a pose de vilão enquanto antagonizava com Schumacher, Vettel e Hamilton lhe custaram o fim da linha na categoria.

Não pela falta de qualidade ou um declínio técnico e físico. Pelo contrário. Saiu brigado da Ferrari, construiu um ambiente bélico com Hamilton na McLaren e, na F1 de hoje, dificilmente terá dois grandes pilotos duelando na mesma equipe, tanto é que Ricciardo foi esperto para garantir a Renault como sua, ao menos por dois anos.

Fernando Alonso. O homem que "aposentou" Michael Schumacher e parecia ter construído o início de uma nova dinastia. Apenas não esperava o surgimento de Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. O maior personagem da F1 nos últimos 15 anos. Para o bem e para o mal. Ame ou odeie. Ame e odeie, ao mesmo tempo. Mude de conceitos. Conquistou fãs não só nas Astúrias, mas no mundo todo.

Foto: Motorsport
Vítima de suas próprias ações, a Fênix se viu encurralada em um último suspiro: o retorno para a McLaren e a aposta com a Honda. Um fracasso. No meio tempo, de saco cheio de ser apenas mais um no grid, tratou de se reinventar. Uma nova motivação: A tríplice coroa. O encantamento com a Indy. Alonso mostra para todos que sim, há vida fora da F1, e talvez seja muito melhor e emocionante, fugindo da grife e do glamour.

Respirando aquele ambiente, voltou para a enfadonha F1 para cumprir contrato, esperançoso de uma última cartada: chutar a Honda e, com a Renault, tornar ele e a McLaren grandes de novo. Definitivamente não é o caso, ao menos a curto-prazo. Alonso não tem mais tempo e nem paciência para isso.

E a McLaren? Como fica? Parece ser inviável ter dois jovens como Vandoorne e Norris tão rapidamente. Sainz tem peso para liderar o time? Raikkonen pode voltar para ocupar a lacuna de Alonso? Tudo isso será destrinchado em outro texto, nos próximos dias.

Agora, Alonso. Forçado a seguir em um caminho alternativo, o espanhol reencontrou a felicidade, o prazer e a motivação para andar na frente e seguir sendo protagonista pelo presente, e não pelo passado. Deixou de ser aquele cara carrancudo, irritante e prepotente dos tempos áureos e vestiu a faceta carismática e divertida para os fãs e virando memes, sem deixar de criticar e ironizar a Honda e a categoria nos últimos anos.

A recuperação de sua imagem, talvez, tenha sido o grande título dos últimos anos para o espanhol. Ame ou odeie, você vai sentir falta desse piloto, personagem e personalidade fantásticas. Está na história da F1 por todos esses motivos. Que siga encontrando a felicidade e o prazer da vitória no WEC e, provavelmente, na Indy (esperamos todos nós). Que isso não o faça perder o carisma dos últimos anos. Assim ele deve partir para a última jornada da carreira, rumo a tríplice coroa do automobilismo.

Obrigado, Don Alonso. Vamos aproveitar essas últimas corridas para apreciar, agradecer e valorizar o seu legado.

Foto: Pinterest

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

ANÁLISE PARCIAL DA TEMPORADA - Parte 2

Foto: Divulgação

Olá, pessoal! Agora, a segunda parte da análise do que vimos até aqui nessa temporada 2018 da F1. Vamos com o resto: Williams, Toro Rosso, Haas, McLaren e Sauber.


WILLIAMS

Foto: LAT Images
Lance Stroll – 5,5 – O carro é ruim e o piloto é ruim, ou então o menos pior da Williams. O problema aqui nem são os pilotos. Ou melhor, são as causas deles. Ao optar pelo dinheiro de ricos sem talento, não há perspectiva de melhora no futuro próximo. Virar uma Mercedes B é uma realidade, a única para que a equipe ainda exista. Depois de sugar toda a energia vital da vítima, parece que Stroll vai se alimentar da saudável porém quase falida Force India no ano que vem. O piloto cliente vai seguir sendo bancado até o papai cansar da brincadeira. Ao menos pontuou uma vez nesse ano, o que não diminui a falta de qualidade que existe como piloto.

Sergey Sirotkin – 5,0 – Carro ruim e piloto inexpressivo, ignorado pelas transmissões por motivos óbvios. Quando não está com problemas, está atrás de Stroll e raras vezes a frente. Pegou uma bucha de canhão. E o pior: pagou caro por isso. Espera que tenha valido a pena dar uma volta ao mundo para correr com os melhores porque vai ser difícil que esteja por lá como titular no ano que vem. P.S.: torcendo para que vença Stroll, embora saiba que é difícil.

TORO ROSSO

Foto: Sky Sports
Pierre Gasly – 7,5 – A Honda ainda segue como um motor instável e com muitas falhas, mas é inegável também que está evoluindo. Não é absurdo escrever que, talvez, esteja no mesmo nível da Renault. Diante disso, o francês pontuou “só” três vezes, mas foram resultados expressivos: um quarto e dois sextos lugares. Gasly vem agradando a alta cúpula da Red Bull e talvez possa ser recompensado com uma até então improvável ascensão à equipe mãe de forma tão rápida. Para que isso seja possível, basta manter a regularidade e aproveitar as chances que aparecem.


Brendon Hartley – 5,0 – Veio para tapar buraco de Kvyat e ganhou a vaga para esse ano. Só não saiu ainda porque a Toro Rosso não consegue substituí-lo (tentou Lando Norris). Conseguiu ser recontratado pelo grupo que o chutou quando jovem. Vencedor em Endurance, estava pronto para ir a Chip Ganassi pela Indy. Muitos problemas no carro, acidentes e pouquíssimos pontos, sempre mais lento que Gasly. Não pode reclamar. Sabe que está no lucro e parece estar se divertindo nesse mundo que parecia tão irreal nos últimos anos.

HAAS

Foto: Autosport
Romain Grosjean – 5,0 – Acidentes e oportunidades desperdiçadas. Tirando o erro de pit stop na Austrália, tudo foi culpa dele. Acidente na Espanha, batida em Baku e outras diversas barbeiragens. Perdeu a confiança do Gunther Steiner. Será trocado no final do ano. Também não pode reclamar. Acho que seu tempo na F1 acabou. Até que foi bastante. A não ser que aquele Grosjean da Lotus ressurja. Não parece ser o caso.

Kevin Magnussen – 7,0 – Poderia estar mais na frente na tabela. O carro da Haas oferece essas condições. No entanto, está fazendo a sua parte. Veloz e constante. Também, basta não bater para ser suficiente a superar Grosjean. Para garantir sua vaga de vez na equipe americana, é preciso continuar somando pontos valiosos para os construtores, o que é também dinheiro valioso para Gene.

McLAREN

Foto: Motorsport
Fernando Alonso – 7,5 – Estávamos enganados. O problema não era só a Honda. O chassi também é ruim. Assim, nem mesmo a potência da Renault fez a McLaren andar muito para frente. Apesar disso, Alonso parece estar disposto a ainda ser melhor que o MCL33. Aparentemente desmotivado da F1 e mais preocupado em completar a Tríplice Coroa, a categoria virou mais um hobby do espanhol, também focado no WEC. A McLaren vai ter mais algumas corridas para lhe convencer a ficar. Na F1, é o único espaço disponível. Do contrário, foi um prazer ter visto Fernando Alonso correr por aqui. Espero que o espanhol e a equipe de Woking façam suas partes.


Stoffel Vandoorne – 5,5 – Difícil de defender. Até começou razoável, depois foi ladeira abaixo. Segue com problemas na McLaren e sempre muito abaixo de Alonso, que continua fazendo milagres. No entanto, isso parece ser a tônica de todos os companheiros do espanhol: serem piores do que realmente são. De um lado, Lando Norris, apoiado pelo chefe Zak Brown. Do outro, Pérez e outros abutres de olho na sua vaga. Parece improvável que permaneça para 2019. Precisa ser um pouco Alonso para convencer a cúpula de Woking a seguir acreditando no seu potencial e histórico vencedor na base.

SAUBER

Foto: F1i
Marcus Ericsson – 6,0 – Com o carro um pouquinho melhor, pontuou algumas vezes. Ainda assim, vai ser dominado por mais um companheiro de equipe. Ao menos, dessa vez, Leclerc não será chutado da categoria como recompensa. O acordo com a Alfa Romeo nos faz ter dúvidas quanto ao poder do sueco frente a equipe. Talvez não apite mais nada por lá e esteja com os dias contados. Giovinazzi deve substituir Leclerc. Vários estão de olho na outra vaga. Haja dinheiro para continuar na F1.

Charles Leclerc – 7,5 – A revelação do ano. A Sauber, novamente com o apoio da Ferrari, voltou a crescer, o que deu condições para o monegasco se destacar. É evidente que o talento do campeão da F2 no ano passado é maior que isso. Tão maior a ponto de ir direto para a Ferrari? As chances são boas, mas ainda não sabemos. Se continuar mágico assim, junto com a evolução do C37, a resposta pode ser positiva. Em todo caso, se algo der errado, já vai ter garantida a “pequena promoção” para a Haas.

Pessoal, essas foram as minhas análises. Gostaram? Discordaram? Comentem! Até o retorno da F1. Fui!

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

ANÁLISE PARCIAL DA TEMPORADA - Parte 1

Foto: F1

Quando a Fórmula 1 está de férias, você já sabe: é na hora de analisar como está a temporada até aqui, com 12 das 21 corridas disputadas. Hoje, irei escrever sobre Mercedes, Ferrari, Red Bull, Force India e Renault. Vamos lá:

MERCEDES

Foto: Mercedes
Lewis Hamilton – 9,5 = O começo não foi bom. Andando atrás de Bottas e vencido por Vettel, contou com a sorte e a regularidade para vencer pela primeira vez no ano, em Baku. Desde então, deslanchou. Tirando o abandono na Áustria, seguiu regular e com grandes atuações, evidenciada na histórica vitória do GP da Alemanha, onde aliou a sorte com a oportunidade e o talento para chegar em primeiro. Se mantiver a consistência e a Mercedes ter um ritmo melhor tanto nas classificações quanto nas corridas, vai ter grandes chances de fechar o ano com o pentacampeonato.


Valtteri Bottas – 8,5 = É o segundão do Hamilton. Até começou, mas o azar com problemas no carro e o estouro do pneu em Baku, onde iria ganhar, lhe fizeram perder pontos importantes. Apesar dos pesares, já tem contrato garantido com as flechas de prata para o ano que vem. Somando pontos e atrapalhando Vettel: essa é a receita para o finlandês seguir na equipe. No entanto, precisa ser mais rápido e consistente – está zerado no ano – até as Red Bull já venceram se quiser continuar a médio e longo prazo em uma equipe de ponta.

FERRARI

Foto: LAT Images


Sebastian Vettel – 9,0 = Até a França, tinha um ano perfeito. Mais rápido e veloz nas corridas, o alemão poderia ter uma vantagem bastante sólida no campeonato se não fossem os azares e suas barbeiragens em Paul Ricard e principalmente em Hockenheim, quando estava com a corrida ganha. Diante desses momentos, Seb parece mostrar maior instabilidade emocional do que Lewis, que demonstra isso fora do carro. O que poderia ser uma boa vantagem virou uma incômoda situação de 24 pontos atrás na tabela. É quase uma corrida de diferença. Muito. Vettel não pode mais errar. Precisa estar no limite e guiar o máximo que pode para tirar aos poucos a vantagem de Hamilton. Um pouquinho de sorte poderia cair bem também, mas não se pode depender apenas disso.

Kimi Raikkonen – 8,5 = Cinco anos sem vitórias (sendo quatro na Ferrari) e largando atrás do companheiro em todas as corridas até aqui. É possível acreditar que Raikkonen ainda está na Ferrari? Não só isso, mas também não é impossível que permaneça mais um ano por lá. Vejamos: se os italianos mantiveram o finlandês depois de três anos fraquíssimos, é natural que renove com o IceMan depois de temporadas medianas para boas que ele vem realizando desde o ano passado. É o segundo com mais pódios na temporada. Apesar de ser o segundão de Vettel, está faltando maior constância e velocidade. Entretanto, a imaturidade de Charles Leclerc pode lhe permitir adiar por mais um ano a aposentadoria. Vai que a vitória finalmente saia até lá? Poderia ser a chave de ouro do até então último campeão pela Ferrari.

RED BULL

Foto: Getty Images
Daniel Ricciardo – 8,5 = Começo de ano mágico, aproveitando duas oportunidades para vencer (China e Mônaco). Não é possível brigar com Ferrari e Mercedes, apenas com Max. Juntos, bateram em Baku. Depois de Mônaco, o sorridente australiano perdeu desempenho e passou a ser batido pelo holandês, que se aproximou na tabela. As constantes quebras da Red Bull acabam criando distâncias ilusórias entre os dois pilotos. Mais experiente e o que menos errou, os taurinos sabem que podem confiar em Ricciardo quando algo diferente acontecer na pista. A questão é: Ricciardo não parece mais confiar na equipe. Como serão as últimas nove corridas do australiano pela Red Bull?


Max Verstappen – 8,0 = Começo de ano horrível, medonho,  bisonho. Batendo e errando em todas as corridas. Não parecia honrar o carro que pilota. Como todo talento temperamental, é oito ou oitenta. Depois, melhorou aos poucos e conseguiu a vitória na Áustria e alguns pódios. O carro é um limitador, e Max já deixou claro a sua irritação com os franceses. Não há muito o que fazer nesse ano. O grande desafio da carreira de Max é o amadurecimento. Se parar de fazer bobagens na pista e dar declarações ridículas, focado é um dos melhores, e já vimos isso. Do contrário, vai ser apenas mais um piloto veloz e inconstante.

FORCE INDIA

Foto: LAT Images
Sérgio Pérez – 7,5 = Começo de ano da equipe foi bem abaixo do padrão das últimas temporadas. O mexicano sofreu com isso até “achar” um pódio em Baku. Dali em diante, as coisas melhoraram. Entretanto, Ocon parecia mais veloz e constante. Mesmo sem um pódio, estão novamente empatados na pontuação. Diante da incerteza que vive a equipe, difícil fazer um prognóstico para o segundo semestre, se é que irão correr em 2018. No entanto, a eterna certeza é que estão sempre fazendo mais do que é possível, diante das dificuldades apresentadas.

Esteban Ocon – 7,5 = Não tem um resultado exuberante igual ao de Pérez, mas conseguiu regularidade na segunda metade da primeira metade do campeonato, entendeu? O francês é um talento que promete nos próximos anos, mas se imaginava que pudesse estar na frente do mexicano, o que não está sendo possível pelo segundo ano seguido. Pode ser também uma das justificativas para a Mercedes seguir com Bottas. Faltando maturação e uma grande atuação, resta para o francês terminar o campeonato na frente de Pérez, caso a Force India ainda exista.

RENAULT

Foto: Autosport
Nico Hulkenberg – 7,5 = O maior acumulador de pontos da F1, mas segue sem pódio. Com a Renault sendo a quinta força, é difícil cobrar algo. Se até Pérez consegue tirar um coelho da cartola, por que o alemão nunca conseguiu até hoje? Apesar disso, sua temporada é boa. Finalmente teria um companheiro de equipe para duelar, e vem tirando Sainz para nada. Numa equipe de fábrica que aos poucos vai se estruturando, resta para  Hulkenberg esperar pelo futuro que talvez não tenha, além de se preparar nesse semestre para enfrentar Ricciardo no ano que vem.


Carlos Sainz – 7,0 = Abaixo do que poderia render com a Renault. Teve bons resultados, mas isolados. No geral, pode e deve conseguir melhores resultados. Apesar de o futuro reservar diversas possibilidades, tudo ainda é uma incógnita. Essa pressão pode ou atrapalhá-lo em seus objetivos ou então o alavancar rumo a uma Red Bull. McLaren como prêmio de consolação. Toro Rosso nem pensar! Pra isso, precisa pilotar. Até rimou.

E essas foram as primeiras impressões sobre os pilotos nessa primeira metade da temporada. Concorda? Discorda? Comente!

Até a parte 2, fique ligado!

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

SURPRESA!

Foto: LAT Images
Rara semana de férias no ano e tal. Aproveitei e só agora, que tudo acabou, para escrever algumas linhas sobre a notícia bombástica e surpreendente da semana na F1.

Parecia tudo alinhado, inclusive com declarações do próprio australiano, que Ricciardo iria renovar com a Red Bull. Com a Mercedes fechada e a Ferrari fechando as suas portas, o rumo natural era a renovação de contrato com os taurinos.

A Renault, que parecia inclinada a receber Esteban Ocon diante de uma negociação com a Mercedes, anunciou a contratação de Daniel Ricciardo, que será parceiro de Nico Hulkenberg na equipe a partir do ano que vem. Por quê?

Ricciardo não confia na Honda. A lenta evolução e os constantes problemas de confiabilidade dos japoneses em quatro temporadas na categoria podem pressentir que a Red Bull certamente terá uma queda de rendimento - e confiabilidade - nos próximos anos, mesmo que a reclamação pública com os motores franceses seja o motivo do fim de um relacionamento de mais de dez anos.

Há, também, questões financeiras e políticas, fortemente entrelaçadas. Ricciardo queria uma valorização salarial no mínimo semelhante ao de Max. Afinal, apresenta resultados melhores que o pupilo holandês até aqui. Helmut Marko e Christian Horner talvez preferiram não ceder aos desejos financeiros do australiano. Outra questão, agora a política: Max está sendo lapidado para ser o grande líder da equipe, com todos trabalhando ao seu redor. Num futuro próximo, é provável que Ricciardo pudesse ser preterido. Talvez Max comece a ser o líder agora, fruto de um acordo polpudo de renovação no ano passado quando a Mercedes acenou com uma bela proposta para Jos e companhia.

Entre a incerteza da Red Bull Honda e o atraso da Renault, hoje quinta força da F1 (quarta econômica, mas está capitalizando a falta de pilotos - ou piloto - na Haas), Ricciardo preferiu os franceses. Além de ganhar o que pediu por lá, existe a chance de mostrar ainda mais serviço em um carro limitado, mas que por ser uma equipe de fábrica tem tudo para evoluir, mesmo que seja a pequenos passos.

No fim das contas, Ricciardo aposta mesmo é em 2021. Hamilton provavelmente já vai estar aposentado. Também não se sabe o futuro de Vettel, que poderia inclusive ir para a equipe alemã. Raikkonen obviamente também vai estar fora, assim como Bottas. Muitas vagas disponíveis a médio/longo-prazo. É aí que se encaixa o australiano, que tem tudo para estar valorizado no mercado pelo que vai demonstrar na Renault, que não teria força para mantê-lo caso não se aproxime de vitórias ou disputas por título.

Ricciardo vai usar a Renault como barriga de aluguel nos próximos dois anos, esperando o que acontece com Ferrari e Mercedes no futuro (ou até mesmo a Red Bull, por que não?). Igual o que Alonso fez com os próprios franceses em 2008 e 2009 antes de ter assinado com a Ferrari. Ricciardo e Hulkenberg é uma ótima dupla. Dois pilotos competentes, talentosos e constantes. Um tem sorte, o outro nem tanto. É o que a Renault precisa: acumuladores de pontos capazes de tirar um coelho da cartola de vez em quando (leia-se Ricciardo).

E A RED BULL?

Sainz e Gasly: os favoritos para a vaga. Foto: Divulgação/Red Bull
Ricciardo vai pegar a vaga de Carlos Sainz Jr, justamente o piloto Red Bull que estava emprestado para a Renault. Logo, a lógica aponta que o espanhol seja o parceiro de Max Verstappen na equipe-mãe, a exemplo do que foi na equipe-satélite entre 2015 e 2016, né? Bem... não. Quando Vettel foi para a Ferrari, Daniil Kvyat foi imediatamente anunciado como seu substituto. Dessa vez, a Red Bull não se pronunciou. Vai deixar para tomar a decisão no fim do ano.

Parece que o candidato favorito hoje é o francês Pierre Gasly, da Toro Rosso. Três pontuações bem consistentes nesse ano e a experiência de guiar um carro com motor Honda podem pesar a seu favor, além do fato de ser mais jovem que o espanhol. Outra questão importante: Max e Sainz não se dão bem. Nem eles e nem seus pais, os ex-pilotos Carlos Sainz e Jos Verstappen. Uma nova parceria polêmica e bélica na Red Bull pode não parecer bom para o desenvolvimento do time que está abertamente apostando em uma estrela única, o já monstrinho Max.

Caso Gasly vá para a Red Bull, abre-se um problemão para a filial Toro Rosso: seriam necessários dois pilotos para 2019. Brendon Hartley certamente não fica. Sainz também dizem ter negociações com a McLaren. Seu empresário é o mesmo de Alonso. Os pilotos da "base" dos taurinos ainda são muito jovens e não possuem super licença para guiar no próximo ano. Diante desse cenário, a Red Bull teria que colocar alguém de "fora" em alguma de suas equipes. Vale lembrar que esse ano já tentaram Lando Norris, e não descartaria uma nova investida para o pupilo da McLaren no ano seguinte.

As chances disso acontecerem no time A são mais do que improváveis. Alonso numa Honda outra vez? Esqueça. Outro nome jovem ventilado é o de Esteban Ocon, que parece agora com um futuro incerto diante do grande ponto de interrogação que virou a Force India e perdeu a vaga que estava negociando na Renault. O francês é outro que teve problemas com Max no passado, na base. Entretanto, segundo os dois, as rusgas ficaram para trás. No entanto, bastaria uma nova disputa direta na pista para que o passado viesse à tona, né Hamilton e Rosberg?

Bom, o movimento de Ricciardo é o ponto de partida do agito do mercado de pilotos, que tem por enquanto somente três equipes com duas equipes com suas duplas definidas (Mercedes e Renault), além de Max na Red Bull e Vettel na Ferrari. Agora é esperar o que Alonso vai decidir para que, aos poucos, o quebra-cabeça do grid de 2019 comece a ser montado.

Até!

terça-feira, 31 de julho de 2018

DEFININDO O FUTURO

Foto: Getty Images

Com a folga de um mês da Fórmula 1, o foco das notícias passa a ser sobre o mercado de pilotos para a próxima temporada. Excetuando as três grandes (Ricciardo tem tudo para renovar com a Red Bull), o restante do grid não tem contrato definido para 2019. Vamos dar uma passadinha em cada caso para tentar destrinchar o que vai acontecer no ano que vem.

Começamos pela situação mais complexa e dramática. Na última sexta-feira, a Mercedes e Sérgio Pérez ingressaram na justiça contra a equipe, que deve cerca de R$ 50 milhões para eles. A Force India decretou  falência e está sendo administrada pelo Ministério Público inglês enquanto aguarda compradores. Segundo a imprensa europeia, além de Lawrence Stroll, os donos da BWT (empresa que patrocina o time) e a própria Mercedes estariam interessados na compra do espólio.

No entanto, esse no momento não parece ser o principal drama dos indianos. Para continuar no grid nessa temporada, a Force India precisa da aprovação de todas as equipes e, segundo a “Auto Motor und Sport”, McLaren, Williams e Renault são contrárias a isso. As duas primeiras pensam no campeonato e a Renault deseja quebrar o domínio político de Ferrari e Mercedes. Caso isso continue, é possível que a equipe só volte no ano que vem, sob nova direção. Enquanto isso, caso Stroll seja acionista, é provável que o filhote vá para lá. Pérez, que está se mexendo para salvar o time, deve permanecer também.


Pérez e Vijay: inevitável cisão para tentar salvar a equipe. Foto: Reprodução

Até porque tanto Toto Wolff quanto Cyril Abiteboul confirmam que estão negociando a ida de Esteban Ocon para a equipe francesa no ano que vem. A instabilidade da Force India é um bom motivo para trocar de ares. Vale lembrar que Ocon já foi piloto reserva da Renault em 2016. Nico Hulkenberg segue na equipe. Pode sobrar para Carlos Sainz Jr.

Com a renovação de Ricciardo praticamente encaminhada com a Red Bull, o espanhol vai seguir sem espaço nos taurinos. Caso Ocon vá de fato para a Renault, qual seria o destino de Sainz? Bom, muitos apontam que ele pode ser o companheiro de Fernando Alonso na McLaren, formando uma dupla espanhola em Woking. Stoffel Vandoorne está longe de convencer e Lando Norris ainda não mostra estar pronto para subir para a F1.

No entanto, não é mistério que a jovem promessa inglesa foi procurada poucos meses atrás pela Toro Rosso para substituir o eterno tampão Brendon Hartley. Quem seria o parceiro de Pierre Gasly? No momento, não há outro piloto da academia dos taurinos com nível suficiente para adentrar a F1.

Alonso e Sainz: compatriotas podem ser parceiros na McLaren em 2019. Foto: Getty Images 
Por falar em promessa, quem está mostrando resultado na F2 é George Russell, atual líder da categoria. Ele já chegou a fazer alguns testes na Force India e também é piloto Mercedes. Com a negociação da cessão do câmbio dos alemães para o time de Grove em 2019, também é possível que os tentáculos das flechas de prata se extendam para outros negócios. Caso Stroll vá para a Force India, abriria-se um espaço para a chegada do jovem britânico. Pérez também já foi especulado, assim como Kubica também é um nome que está ventilando por lá.


Na Sauber, a morte de Marchionne deixa algumas dúvidas quanto a parceria estabelecida com os italianos, que colocaram o espólio da Alfa Romeo no carro. Leclerc certamente não permanece. Vai para a Ferrari ou a Haas. Não se sabe o quanto Ericsson ainda manda (se é que manda na equipe ainda, que até ano passado tinha como dono um investidor sueco). Pode ficar como pode sair. Se os dois saírem, certamente uma das vagas será preenchida por Antonio Giovinazzi, da academia da Ferrari e que disputou duas corridas ano passado. Se Ericsson também sair, pode ser que Antonio Fuoco, da F2, ou até mesmo Kimi Raikkonen pudesse retornar para a equipe onde tudo começou, em 2001.

Raikkonen ou Leclerc: um dos dois vai ser companheiro de equipe de Vettel no próximo ano. Foto: Motorsport


Para finalizar, na Haas, Grosjean vai ser substituído. A falta de resultados vai pesar, ao contrário de Magnussen,que deve permanecer. Uma dessas vagas pode ser de Charles Leclerc, caso não vá para a Ferrari. Provavelmente deve evoluir um passo em um carro melhor para amadurecer e mostrar serviço. A Haas também tem parceria com a Ferrari. Correm com a versão ferrarista do ano passado, praticamente. Outro candidato a vaga é Sérgio Pérez, oferecendo seu aporte financeiro por aí caso as tratativas com a Force India (ou o que sobrou dela) fracassem.

Por enquanto, tudo é muito nebuloso e incerto. Nos próximos meses, entretanto, os movimentos serão feitos. Os mais importantes: Daniel Ricciardo e Fernando Alonso. O que os dois fizerem vai influenciar boa parte das outras conjecturas, como um efeito dominó. Aguardemos que tudo isso vai se resolver provavelmente somente no ano que vem.

Até!

segunda-feira, 30 de julho de 2018

NA FRENTE

Foto: Getty Images
Lewis Hamilton vai desfrutar de suas merecidas férias de verão com 24 pontos a frente de Sebastian Vettel na disputa para ver quem será o terceiro piloto da história a ser pentacampeão mundial de F1. Tudo isso graças a uma vitória que se avizinhava improvável na Hungria - a sexta em Hungaroring -, oriunda de uma pole excepcional no chuvoso treino de sábado.

Na corrida, bastou Lewis guiar de ponta a ponta sem sustos para vencer pela quinta vez na temporada. Os escudeiros de Ferrari e Mercedes optaram por estratégias diferentes para tentar atrapalhar os candidatos ao título de cada rival. Enquanto Hamilton disparava, Raikkonen parou cedo para colocar os pneus macios, o que forçou Bottas a parar logo depois, enquanto Vettel fazia um stint longo.

Com pneus desgastados, Bottas não resistiu aos ataques de Vettel e acabou sendo ultrapassado. Provavelmente sem tração, bateu na Ferrari do alemão e danificou a asa dianteira de sua Mercedes. Incidente de corrida que poderia ter comprometido Seb. Raikkonen passou na sequência e Bottas, sem ritmo e pneus, foi atacado por Ricciardo (largou em 12° e foi o grande piloto do dia). O finlandês jogou o carro no australiano, que mesmo assim o passou facilmente nas voltas finais para fechar com chave de ouro a sua grande atuação. Como "recompensa pela atuação", Toto chamou o #77 de "bom escudeiro". Claro que o finlandês ficou puto, mas a verdade é essa, assim como para o compatriota da Ferrari.

Foto: Reuters
A outra Red Bull, de Verstappen, abandonou logo no início. Não faltaram palavrões para criticar o motor Renault. Fim de casamento bem melancólico entre os dois. O clima já é horrível há tempos - desde 2015 - mas agora as coisas ficam cada vez mais escancaradas, como todo o fim de parceria - lembram-se da McLaren com a Mercedes em 2014? O motor francês quebra muito, e não é só com os taurinos - é com a própria equipe principal também.

Pierre Gasly foi o melhor do resto. Grande sexto lugar do francês. Foi apenas a terceira vez que ele pontou no ano, mas quando o faz é sempre em grande estilo (quarto no Bahrein e sétimo em Mônaco). Em pistas de baixa, o chassi parece se comportar bem. Ainda falta potência para a Honda, mas a confiabilidade tem sido um ponto positivo nessa temporada. Alonso dessa vez conseguiu tirar um coelho da cartola e garantiu um belo oitavo lugar para a McLaren, que também poderia ter Vandoorne no top 10, mas o belga abandonou com problemas. Parece ter reagido. Sainz e Grosjean fecharam a zona de pontuação.

A corrida não foi muito animada, como é normal da Hungria. Agora, resta saber é como Vettel e a Ferrari irão reagir a esses 24 pontos de desvantagem na reabertura da temporada, em Spa Francochamps. No entanto, o que vai pegar fogo no próximo mês são as especulações - algumas começam a se confirmar, outras são apenas fofocas - para a próxima temporada.

Confira a classificação completa do GP da Hungria: