sábado, 5 de março de 2016

BARCELONA, ÚLTIMO DIA - Duas semanas

Foto: Getty Images
Vettel foi o mais rápido do último dia de testes antes do começo da temporada (1:22.852, pneus supermacios). A Ferrari liderou 5 das 8 sessões, o que não quer dizer nada. A Mercedes "escondeu o jogo". Andou a maior parte do tempo com os pneus médios simulando stints de corrida e colhendo dados para mostrar o quão resistente o carro é, embora o W07 de Hamilton tenha sofrido uma pane e parado no meio da pista, ocasionando bandeira vermelha. Foi a primeira quebra dos alemães nos testes.

Foto: Getty Images
Carlos Sainz Jr, com o confiável STR11, foi o segundo (1:23.134, pneus ultramacios). Massa confirmou a força da Williams e fechou em terceiro (1:23.644, pneus macios). A equipe do Tio Frank mantém um passo à frente da Red Bull e talvez uns dois para a Force India, mas tudo pode mudar com o desenrolar do campeonato.

Foto: Divulgação
No mais, é isso. Analisando os dados, a ordem das equipes é a seguinte: Mercedes - Ferrari - Williams - RBR - Force India - Toro Rosso - McLaren/Sauber/Renault - Haas - Manor.

Agora, é só esperar o GP da Austrália. Os treinos começam dia 18 de março. Até lá!

Foto: Blog Voando Baixo
Foto: Arte Globoesporte.com

sexta-feira, 4 de março de 2016

BARCELONA, DIA 7 - F1 indo para o Halo

No penúltimo dia de atividades antes do GP da Austrália, daqui duas semanas, o que chamou a atenção foi a Ferrari de Kimi Raikkonen. O finlandês anotou o melhor tempo da pré-temporada até então (1:22.785, com os pneus ultramacios). Entretanto, o destaque foi o SF16-H ter dado algumas voltas com o "halo", uma proteção de cockpit produzida pela Mercedes e que provavelmente deve ser implantada pela FIA nos carros no ano que vem.

Foto: Globoesporte.com
Esteticamente, é horrível. Outra: Esse trambolho atrapalha a visão do piloto e não evitaria os acidentes que aconteceram nos últimos dias. A ação da FIA é evitar os acidentes recentes que ocorreram na F1, especialmente os de Felipe Massa (2009) e Jules Bianchi (2014). Todavia, a mola que atingiu o brasileiro ainda poderia passar facilmente pelo halo e atingir o capacete do piloto e o francês acabou falecendo na bruta e rápida desaceleração do carro ao atingir o trator, no Japão. É louvável que a FIA esteja preocupada com a integridade dos pilotos, mas esse "troço" aí não vai ser a solução de nada. Mais: Pouquíssimos fãs gostaram dessa tal novidade. Mas quem disse que a F1 se importa com a opinião de seu público?

Carros mais lentos, corridas monótonas, regras confusas, ações que não agradam, o distanciamento da F1 com os fãs e as redes sociais... Tudo isso mostra que a FIA, FOM e equipes estão jogando a F1 para o halo. Do jeito que está, a categoria não atrai ninguém, e ainda repele os fãs que ficam desapontados com a falta de emoção, competitividade e interatividade do esporte. Enfim, a F1 parece querer morrer aos poucos.

A zueira foi forte no Twitter rsrs Foto: Reprodução/Twitter
Voltando para o treino, o dia foi muito bom para os brasileiros. Felipe Massa foi o segundo mais rápido (1:23,193, pneus macios, 117 voltas). O brasileiro elogiou muito o FW38 e afirmou que esse foi o melhor dia de trabalho nos testes. Ele volta amanhã para encerrar sua participação na pré-temporada. A Williams mostra força e dá indícios de que irá permanecer como terceira força da F1. Se vai conseguir incomodar a Ferrari? Difícil saber. Chutando, creio que é improvável.

Felipe Nasr conseguiu coletar mais dados do seu C35. Dessa vez, foram 114 voltas e o sexto tempo (1:24.768, pneus macios). Aparentemente, o carro não tem nenhum problema crônico de nascença. Dos três dias, o time suíço completou mais de 100 voltas em dois, apenas ontem que a roda traseira direita saiu do carro de Ericsson. Todavia, os suíços estão 4 dias atrás do resto, o que pode prejudicá-los nas primeiras corridas. Nasr só volta a pilotar no primeiro treino livre do GP da Austrália, daqui exatas duas semanas.

Foto: Getty Images
Outros destaques foram a Toro Rosso, como sempre. O STR11 mostrou resistência e foi, novamente, o carro que mais andou no dia: 159 voltas. Carlos Sainz Jr e Verstappen dispõem de um carro confiável. Entretanto, o fato de estarem utilizando o motor Ferrari 2015 não vai ajudar muito durante a temporada, caso Honda e Renault consigam evoluir e igualar ou ultrapassar o motor ferrarista do ano passado. A McLaren, de novo, conseguiu andar muito. Alonso deu 116 voltas e foi o sétimo, utilizando pneus supermacios. O novo motor e a chegada de Yusuke Hasegawa, novo diretor e engenheiro chefe da Honda em assuntos de F1, otimizou a integração de trabalho entre britânicos e japoneses, o que era rechaçado pelo antigo diretor, Yasuhisa Arai. Pequenos, porém importantes passos dados pelo MP4-31 na busca da recuperação da McLaren.

Confira os tempos do penúltimo dia de testes da pré-temporada, em Barcelona:

Foto: ArteGloboesporte.com
Até!

quinta-feira, 3 de março de 2016

BARCELONA, Dia 6 - Resistência

O grande fato do dia foi o fato de praticamente todas as equipes (exceção Sauber e Haas) andarem mais de 100 voltas. Isso é excelente. Os pilotos e os engenheiros conseguem analisar as informações e descobrir mais as características do carro. No terceiro ano da regra do motor V6, as quatro fornecedoras de motor (Ferrari, Mercedes, Renault e Honda) parecem estar, ao seu nível, no caminho certo (ao menos no quesito confiabilidade), buscando sempre a excelência em resistência e desempenho.

Foto: F1Fanatic
Pela primeira vez, a Williams liderou as atividades, com Valtteri Bottas. O finlandês anotou o tempo de 1:23.261, com os pneus supermacios (vermelho) em 107 voltas. Mesmo assim, a equipe de Glove ainda está relativamente distante de Mercedes e Ferrari. Provavelmente, a diferença entre eles até aumentou.

Hamilton andou pela manhã e utilizou pela primeira vez o pneu macio (amarelo). Terminou em segundo (1:23.622, 73 voltas). De tarde, Rosberg assumiu o W07. Ao contrário dos últimos dias, o alemão utilizou apenas o pneu médio. Priorizando o ritmo de corrida, foi o nono (1:26.298). As Mercedes parecem soberanas, ao menos até o GP da Espanha, em maio, quando as equipes lançam os primeiros pacotes aerodinâmicos.

Kevin Magnussen fechou o top 3 com a Renault. com 126 voltas e 1:23.933, com o pneu supermacio. Com os médios, Vettel foi o quarto (1:24.611, 151 voltas e pneus médios). Depois de apostar na velocidade do SF16-H na semana passada, a Ferrari analisa seu ritmo de corrida para tentar superar a Mercedes.

Foto: Divulgação
Outras marcas positivas: Button foi o quinto e andou incríveis 121 voltas; Ricciardo, o sexto, 135 voltas; Carlos Sainz Jr, o recordista: 166 voltas! (Duas voltas a mais que a Mercedes, com 164 voltas); Sérgio Pérez: 128 voltas, depois de uma terça-feira tumultuada.

Foto: Divulgação
Agora, os fatos negativos: A Sauber de Marcus Ericsson andou apenas 52 voltas depois da roda traseira direita sair do carro, ocasionando a única bandeira vermelha do dia. A Haas praticamente não saiu dos boxes: Gutiérrez andou apenas uma volta de instalação e voltou aos boxes após a equipe encontrar uma "anomalia nos dados" do carro.

Confira os tempos do sexto dia de testes em Barcelona!

Foto: Arte Globoesporte.com
Até!

quarta-feira, 2 de março de 2016

BARCELONA, DIA 5 - Botando moral

Foto: Getty Images
Depois de priorizar o ritmo de corrida e a resistência do carro na semana passada, a Mercedes resolveu, aos poucos, mostrar seu potencial em voltas rápidas. Com Nico Rosberg na pista, os alemães foram os mais rápido do quinto dia de testes, com o tempo de 1:23.022, com os pneus macios (amarelos) e 82 voltas, pela parte da manhã. Hamilton assumiu o W07 Hybrid na sessão da tarde, mas manteve o programa da semana pessada: Pneus médios (6°, 1:25.051, 90 voltas). O britânico teve uma pane na saída do pitlane e teve que ter seu carro empurrado aos boxes pelos mecânicos.

O segundo mais rápido foi Valtteri Bottas, com 1:23.229 (123 voltas), dois décimos mais lento que Rosberg. Todavia, o finlandês utilizou o pneu supermacio (roxo) e mesmo assim ficou atrás. Ou seja: Em "condições normais", a Williams pode estar entre 1s e 1s2, em tese, mais lenta que a Mercedes. Um recado claro: Apenas a Ferrari (e com possibilidades bem remotas) podem ameaçar o poderio alemão.

Foto: Getty Images
Depois de dois dias turbulentos, a McLaren voltou a surpreender. Alonso foi o terceiro (1:24.735, pneu macio). Mais importante do que o tempo de volta foram as 93 voltas que o asturiano guiou seu MP4-31 sem nenhum problema. Felipe Nasr andou pela primeira vez com seu C35 e foi o nono (1:25.493, 103 voltas, pneu macio), O importante foi acumular quilometragem e o máximo de informações possíveis para conhecer mais o novo carro, visando o GP da Austrália.

Quem mais andou no dia foi Max Verstappen (144 voltas), sétimo colocado: (1:25.176). Por falar na Toro Rosso, o pessoal de Faenza aproveitou para finalmente apresentar a pintura do STR11. Pelo mistério, esperava que fosse algo diferente e inovador. Entretanto, mais do mesmo: A clássica pintura da equipe desde que estreou na F1, em 2006. Ferrari, Force India e Haas tiveram problemas. Hulk sofreu com panes no seu VJM09, enquanto a Haas andou apenas 23 voltas, com problemas no sistema de combustível do carro de Gutiérrez. Nada mais normal para quem acabou de chegar e precisa corrigir muita coisa, como foi dito publicamente pelo dono, Gene Haas.

Foto: Getty Images
Confira a classificação do quinto dia de testes em Barcelona!

Foto: Arte Globoesporte.com
Até!

terça-feira, 1 de março de 2016

NOVIDADE EM MAIO

Achou que não ia ter foto dele no post, né? Foto: Getty Images
Aparentemente, as coisas na pistas não serão tão emocionantes como muita gente esperava que fosse. Visando deixar as disputas mais imprevisíveis e acirradas, a FIA decidiu mudar o sistema de disputa do treino classificatório (disputado da mesma forma desde 2006).

O grupo de trabalho da F1 se reuniu nas últimas semanas para definir a mudança. A fórmula lembra um modo "elimination" (comum nos videogames). O objetivo é manter os carros na pista durante todo o treino e gerar mais competitividade, ao contrário dos dias atuais, quando os principais carros andam pouco, o suficiente para fazer suas voltas e voltar aos boxes. Ou seja: O pessoal teria que dar o seu máximo o tempo inteiro.

Todavia, esse sistema só será imposto no GP da Espanha, em maio. Bernie justificou que os softwares que controlarão o sistema de classificação só ficarão prontos até lá. Enquanto isso, o sistema "antigo" continuará em vigor.

Com certeza será "O CAOS". Entretanto, algumas situações não ficaram claras: Se o piloto começar a volta rápida e os 90 segundos encerrarem durante a volta, o piloto terá direito a completar a volta ou será eliminado automaticamente? E os carros que andam "lento" na pista e atrapalham os outros que estão atrás, quais instruções serão dadas aos comissários? A FIA precisa ver isso em dois meses para não haver polêmicas e injustiças.

Resumindo:

Q1 - 
- A primeira etapa do treino teria duração de 16 minutos
- Com sete minutos de Q1, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q1.
- Com sete pilotos fora ao final do Q1, 15 prosseguem para o Q2.

Q2 -
- A segunda etapa do treino teria duração de 15 minutos
- Com seis minutos de Q2, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q2.
- Com sete pilotos eliminados ao final do Q2, oito prosseguem para o Q3

Q3 - 
 - A terceira etapa do treino teria 14 minutos
- Com cinco minutos de Q3, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q3.

- Sobrariam dois pilotos no último 1m30s para disputar a pole

A FIA tá querendo ser mais moderninha. Eles também anunciaram o prêmio de "Piloto do dia", onde as pessoas poderão "votar" nas redes sociais no piloto que mais destacou na corrida. O prêmio será entregue ao vencedor após as provas. A ideia será implementada pela FOM (detentora dos direitos comerciais da categoria) e das redes de TV que transmitem as corridas. Agora, é aguardar essas inovações da FIA...

Amanhã retornam os testes de pré-temporada em Barcelona, dessa vez com a Sauber utilizando o C35! Até lá!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

BARCELONA, Dia 4 - Novos e velhos problemas

Último dia da primeira parte de testes em Barcelona. Mais uma vez, a Ferrari sobrou e liderou três das quatro sessões, dessa vez com Kimi Raikkonen. O dia também ficou marcado por infortúnios na Williams e na McLaren.

Foto: MotorSport

O IceMan sobrou. Com os pneus ultramacios, o finlandês fez o tempo de 1:23.477, andando 80 voltas durante o dia. Em segundo lugar ficou Daniil Kvyat, da Red Bull, que andou 95 voltas e fez o tempo de 1:24.293, também com os ultramacios. Os austríacos se credenciam para desbancar a Williams como a terceira força da F1. Outro destaque dessa pré-temporada e que também promete incomodar o pessoal de Glove é a Force India., novamente com o piloto de testes mexicano Alfonso Celis. Ele foi o terceiro mais rápido (1:24.840, pneu supermacio, 77 voltas). A Williams que abra o olho!

Foto: Getty Images
Felipe Massa se limitou apenas a efetuar testes aerodinâmicos pela manhã e andou apenas 54 voltas. Foi o nono, com 1:26.483 (pneus macios). O brasileiro ficou um bom tempo parado nos boxes, mas despistou e não falou sobre o problema, apenas citou "como algo bobo e que não vai afetar o desempenho da Williams no GP da Austrália". Kevin Magnusson foi quem mais andou hoje (153 voltas) e foi o quarto (1:25.263, pneus macios). Enquanto Palmer sofreu com panes hidráulicas (normais para quem voltou a F1 apenas em dezembro, sem muito tempo para modificar o projeto da antiga Lotus), o dinamarquês conseguiu coletar bons dados para os franceses, que só pensam em 2017. Max Verstappen fechou o top 5 (1:25.393, 110 voltas, pneus macios)

Foto: Getty Images
 Depois de um início até promissor, a Honda voltou para a "realidade" de 2015. E, como sempre, o azarado da vez foi Dón Alonso. Um problema de vazamento permitiu ao espanhol dar apenas três voltas hoje. A McLaren soltou um comunicado, explicando a situação: "Durante a madrugada os engenheiros trabalharam para solucionar o vazamento hidráulico de ontem. Uma vez os trabalhos concluídos, mandamos Alonso para pista, mas a telemetria mostrou um novo vazamento - sem relação com o primeiro - no líquido refrigerante, o que nos obrigou a desmontar o carro todo, encerrando os testes do último dia". Uma ducha de água fria em Woking. Ao menos terão até terça para solucionar essas situações.

Foto: Reprodução Twitter

Quem já está "mostrando a que veio" é Rio Haryanto. Ontem, ele rodou. Hoje, ele rodou e bateu no muro da curva 5, provocando bandeira vermelha. Duas barbeiragens em dois dias. É o novo Maldonado? E mais: No paddock, circula um rumor de que o governo indonésio deu um calote e não pagou uma das taxas que deveria a Manor. O piloto pode ser substituído, mas a equipe de Stephen Fitzpatrick negou as informações. Será um Luiz Razia parte 2? (para quem não lembra: Em 2013, o brasileiro ia correr na Marussia, mas um atraso de pagamento dos seus patrocinadores a equipe forçaram a sua saída, entrando um jovem e promissor Jules Bianchi em seu lugar).

Confira os tempos do dia de hoje e também um quadro produzido pelo GloboEsporte.com com o melhor tempo dos pilotos nesses quatro dias de testes!

Foto: Arte GloboEsporte.com
Até!


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

BARCELONA, DIA 3 - Bandeiras vermelhas

O penúltimo dia da primeira parte dos testes de pré-temporada marcou a estreia dos Brasileiros Felipe Massa e Felipe Nasr e algumas equipes enfrentando problemas em seus carros. Vamos conferir:

Foto: Sky Sports

Nico Hulkenberg foi o mais veloz do dia, com o tempo de 1:23.110 (pneu supermacio - a única equipe que utilizou esse composto hoje) e 99 voltas completadas. O time de Vijay Mallya sonha em alcançar a Williams para ser a quarta força da F1. Vão ter que precisar de recursos, mas o talento dos pilotos e da equipe técnica é um fator que permite a todos sonharem. Em segundo lugar, a novata Haas, de Romain Grosjean (1:25.874 - pneu macio, 82 voltas). Definitivamente, os americanos não vieram para F1 de brincadeira. Ao contrário das últimas estreantes (Marussia, Hispania e Caterham), a Haas veio muito bem estruturada (com um generoso auxílio da Ferrari), e tem tudo para crescer devagarzinho ao longo dos anos. Se conseguir os primeiros pontos nessa temporada, será ótimo.

Raikkonen, que andou quase nada pela manhã (A Ferrari executou testes com o sistema de alimentação do carro), foi o terceiro (1:25.977, pneu médio, 77 voltas). Kevin Magnussen, com a Renault, foi o quarto (1:26.014, pneu macio, 110 voltas). Os franceses ainda sofrem com as panes, e o piloto dinamarquês teve que abandonar a sessão no fim do dia, provocando bandeira vermelha.

Foto: Reprodução
Felipe Nasr estreou em 2016 ainda com o C34, carro de 2015. O brasileiro conseguiu andar 115 voltas e fez o sétimo tempo. Ele afirmou que os pneus deste ano são diferentes em comparação aos do ano passado, o carro ficou mais rápido. Todavia, a Sauber está totalmente atrasada. Enquanto seus rivais (Toro Rosso, Haas, Renault, McLaren) acumulam quilometragem e descobrem seus novos bólidos, o C35 terá apenas quatro dias para que Nasr e Ericsson possam conhecer e testar o carro antes do GP da Austrália.

Apesar da evolução, a McLaren voltou a mostrar problemas. Button foi o 11° e sua MP4-31 teve uma pane hidráulica, que causou um pequeno incêndio. Na Manor, Rio Haryanto foi o último, andando 77 voltas com sua Manor, apesar de ter rodado e causar outra bandeira vermelha. As Mercedes, com bastante quilometragem, mudou a estratégia: Mandou Hamilton à tarde (oitavo, com 1:26.421, pneu médio e testando a nova asa da Mercedes) e Rosberg pela manhã (quinto, com 1:26.084, pneu médio).

Foto: Getty Images
Felipe Massa estreou o FW38 com 109 voltas e o décimo tempo (1:26.712, pneu médio). A Williams evoluiu menos que Ferrari e Mercedes e pode se ver ameaçada pela Red Bull e, quem sabe, a Force India. O brasileiro também indicou que a equipe só ira priorizar o ritmo de classificação nos testes da semana que vem, quando serão utilizados os pneus macio, supermacio e ultramacio.

Confira os tempos do terceiro dia de pré-temporada em Catalunha, na Espanha!

Foto: Arte Globoesporte.com
Até!