domingo, 20 de setembro de 2015

JEJUNS QUEBRADOS

Foto: Getty Images
Não era despiste. Olhe bem para essa imagem. Fácil de reparar, não é? Na tradicional foto dos três primeiros do grid de largada, nenhum piloto da Mercedes presente. Por essa ninguém esperava. Pois bem, os resultados dos treinos livres se confirmaram nos treinos, e de quebra tivemos dois jejuns encerrados na noite de ontem, em Cingapura.

Vou começar pelo fim do grid. As atualizações da Sauber não surtiram efeito. Os suíços voltaram a sentir dificuldades e foram eliminados logo no início. Dessa vez, a explicação de Nasr foi um problema de aquecimento dos pneus supermacios. Ao menos largará na frente de Ericsson, em 16°. Maldonado é o 18° e as Manors ficam na última fila (como sempre), com Stevens e Rossi.

No Q2, a batida de Sainz no muro e a consequente bandeira amarela não pôde mudar muita coisa no fim, embora eu ache que nada seria muito diferente. Hulkenberg, Alonso, Pérez, Sainz e Button fora. A disputa que todos estavam prestando atenção era no topo. Dessa vez, muito bem disputado, sem a predominância de somente um ou dois pilotos. Possivelmente o melhor qualyfing da temporada.

Ferrari/Red Bull, Mercedes e Williams. As forças estavam distribuídas assim em Cingapura. Pela primeira vez na temporada, os alemães foram batidos inapelavelmente. Após o treino, Hamilton afirmou que os pneus supermacios não aqueceram direito. Desculpa? Será que o teste de pressão dos pneus da Mercedes na Itália, há duas semanas, se relaciona com a queda de desempenho da equipe ou é apenas um caso à parte na temporada? Hamilton não igualou o recorde de oito poles seguidas de Ayrton Senna e a Mercedes não alcançou a 24a pole consecutiva, recorde da Williams entre 1992 e 1993.

Enfim, os taurinos e os tifosi alternavam na primeira posição desde sexta-feira, lembrando as acirradas disputas do início da década. Assim como antigamente, Vettel se saiu melhor. Dessa vez, a Ferrari triunfou, ao menos no sábado. O alemão conquista a sua primeira pole pela escuderia italiana. Ele não largava na posição de honra desde o GP Brasil de 2013. Já a Ferrari não estava no topo no Q3 desde o GP da Alemanha de 2012, quando Alonso foi o pole. Raikkonen larga em terceiro e Kvyat em quarto. Bottas é o sétimo e Massa o nono, pois errou no Q3.

Será uma corrida muito interessante, com a Ferrari como ampla favorita, seguida pela Red Bull e a Mercedes correndo por fora (!). Como é comum em Cingapura, deveremos ter Safety Car e uma corrida com quase 2 horas de duração. Fiquem ligados.

Confira o grid de largada para amanhã:


sábado, 19 de setembro de 2015

SURPRESA OU DESPISTE?

Foto: Getty Images
Diferentemente dos últimos finais de semana, tivemos um dia de treinos interessante até. Como o título do post diz, não sabemos até que ponto a Mercedes está blefando: Os tempos mostram um equilíbrio entre as forças, principalmente Red Bull, Ferrari e Mercedes. Mas sabe como é, treinos livres...

Pois bem, no TL1, Rosberg foi o mais rápido, seguido por Lewis Hamilton, que pode igualar os recordes de seu ídolo Senna: Se for pole, chegará a 8 consecutivas, igual o brasileiro em 1988/1989; Se vencer, chegará a 41 vitórias em 161 corridas, exatamente o que fez Ayrton até o fim da sua carreira. Ricciardo completou o top 3, mostrando a força da Red Bull quando o circuito não depende exclusivamente da potência do motor, Vettel em 4° e Raikkonen em 5°. Bottas foi o 6°. Com novo pacote aerodinâmico, a Sauber de Nasr foi o 13°. É esperar para ver se vai ter algum efeito. Massa e a sempre misteriosa Williams foi o 17°. Na estreia de Alexander Rossi, o americano bateu no final da sessão.


Repare que a diferença dos tempos é bem pequena entre as Mercedes e a Ferrari/Red Bull. Entretanto, no Q2, Daniil Kvyat foi o mais rápido, com Raikkonen em 2° (ultimamente, está andando bem nos treinos - falta confirmar na corrida) e Ricciardo novamente em 3°, com Hamilton somente em 4°. Blefe? Saberemos em breve. Felipe Massa foi o 11° e Nasr o 12°.

A grande notícia do paddock é o furo de Eddie Jordan: Segundo o ex-dirigente, a Wolkswagen está muito próxima de comprar a Red Bull. Os taurinos seriam apenas patrocinadores, e a Wolks-Red Bull usaria motor Ferrari em 2016 e 2017. O motor alemão só estrearia em 2018.  Ainda não está certo qual de suas marcas o conglomerado usaria em sua empreitada: Volks, Porsche, Lamborghini, Bugatti, Seat, Bentley ou Skoda. Com certeza seria uma bomba. Porém, o paddock não está acertando as últimas informações, e a boato da Wolkswagen está presente há um tempão e até agora nada foi concretizado. Mas vale o registro.


Até!

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

GP DE CINGAPURA - Programação

O Grande Prêmio de Cingapura é disputado desde 2008 e foi a 1a corrida noturna da história da Fórmula 1, que foi vencida de forma polêmica por Fernando Alonso, pilotando a Renault, após se beneficiar de um Safety Car oriundo de uma batida proposital de seu companheiro de equipe Nelsinho Piquet e o abandono do então líder da corrida Felipe Massa, da Ferrari, após a mangueira de reabastecimento ter ficado presa em seu carro. O caso ficou conhecido como Cingapuragate.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Kimi Raikkonen - 1:45.599 (Ferrari, 2008)
Pole Position: Sebastian Vettel - 1:42.841 (RBR, 2013)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Sebastian Vettel - 3x (2011, 2012 e 2013)

PRESIDENTE DA RENAULT ADMITE QUE ACORDO COM RED BULL ESTÁ PERTO DO FIM

Foto: AFP
Ao que tudo indica, Red Bull e a Renault seguirão caminhos distintos a partir do ano que vem. Em entrevista a revista inglesa Autocar, o presidente e diretor-executivo da Renault, Carlos Ghosn culpou a parceira e disse que não quer ver mais a marca sendo acusada de ser a culpada pelo mal desempenho dos taurinos nas duas últimas temporadas. "Um time tem de ganhar e perder junto", criticou. Os franceses deixaram bem claro para os austríacos: Não contem com a gente para o ano que vem (embora exista mais 1 ano de contrato no acordo, o que obviamente deve ser quebrado). Com isso, é cada vez mais evidente que a Renault vai com tudo para comprar a endividada Lotus e voltar a ser uma equipe própria na F1, o que não acontece desde 2011.

LOTUS PODE ENTRAR EM ADMINISTRAÇÃO JUDICIAL POR PROBLEMAS FINANCEIROS

Foto: AP
Segundo informação da Gazzetta dello Sport, uma audiência será realizada nesta sexta-feira em Londres para para que seja reavaliado o pedido da receita britânica para que a equipe de Enstone seja colocada em processo de administração judicial. Estão em jogo impostos atrasados por parte da escuderia. A compra da Lotus pela Renault amenizaria e muito o problema, e até fortaleceria o pessoal de Enstone, pois uma equipe de fábrica e com muita história no automobilismo seria de extrema importância para o desenvolvimento da equipe nas próximas temporadas. Infelizmente, esses problemas administrativos não são mais novidade, e até é uma tendência, se levarmos em conta as outras equipes menores e intermediárias do grid. Basta ver o fim lamentável e melancólico que teve a Caterham e todo o sacrifício que a Manor/Marussia está fazendo hoje - Correndo com chassi e motor de 2014 e só irá estrear o "novo carro" ano que vem -. O retorno da Renault como equipe é ótimo, o problema é que ninguém faz a mínima ideia de quanto tempo essa aventura irá durar novamente. 

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 252 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 199 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 178 pontos
4 - Felipe Massa (Williams) - 97 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 92 pontos
6 - Valtteri Bottas (Williams) - 91 pontos
7 - Daniil Kvyat (Red Bull) - 58 pontos
8 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 55 pontos
9 - Romain Grosjean (Lotus) - 38 pontos
10- Sérgio Pérez (Force India) - 33 pontos
11- Nico Hulkenberg (Force India) - 30 pontos
12- Max Verstappen (Toro Rosso) - 26 pontos
13- Felipe Nasr (Sauber) - 16 pontos
14- Pastor Maldonado (Lotus) - 12 pontos
15- Fernando Alonso (McLaren) - 11 pontos
16- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 9 pontos
17- Marcus Ericsson (Lotus) - 9 pontos
18- Jenson Button (McLaren) - 6 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 451 pontos
2 - Ferrari - 270 pontos
3 - Williams Mercedes - 188 pontos
4 - Red Bull Renault - 113 pontos
5 - Force India Mercedes - 63 pontos
6 - Lotus Mercedes - 50 pontos
7 - Toro Rosso Renault - 35 pontos
8 - Sauber Ferrari - 25 pontos
9 - McLaren Honda - 17 pontos

TRANSMISSÃO

Foto: Arte Globoesporte.com

P.S.: Gostaria de me desculpar pela ausência de posts nos últimos dias. A faculdade e o estágio estão me sugando e infelizmente não estou conseguindo postar tanto quanto eu gostaria. Espero arranjar um tempinho para fazer posts com mais detalhamentos e abordando outras questões.

Saibam que Alexander Rossi vai correr 5 das 7 corridas restantes pela Manor no lugar do Roberto Merhi (exceção Rússia e Abu Dhabi, quando o americano irá disputar a GP2, aí o espanhol retorna). É isso, por enquanto. Até!






domingo, 6 de setembro de 2015

PROCISSÃO RUMO AO TRI

Foto: AP
O Grande Prêmio da Itália foi bem morno e sonolento. Sorte que ele é o mais curto da temporada - Dura mais ou menos 1 hora e 15 minutos - O grande burburinho aconteceu no pós-corrida, que tentarei explicar durante o texto. Lewis Hamilton liderou de ponta a ponta e venceu pela quadragésima vez na carreira, a uma vitória de igualar seu ídolo Ayrton Senna. A vantagem para seu companheiro Nico Rosberg agora é de 53 pontos em virtude do motor do alemão ter estourado faltando 2 voltas para o fim. Além da superioridade técnica, os problemas afastam cada vez mais a tentativa de reação do piloto alemão. É questão de tempo para Lewis ser tri.

Na largada, Raikkonen lembrou Mark Webber. O Finlandês simplesmente não largou e caiu para último, tendo que fazer uma corrida de recuperação. Chegou em quinto. Com isso, Vettel pulou para segundo, seguido de Massa, Bottas e Rosberg (ele, assim como o resto que largou no lado direito, largaram mal). Felipe Nasr fez uma ótima largada e pulou para oitavo, mas acabou tocando no carro de Pastor Maldonado e teve o pneu furado, caindo para o final do grid. Chegou em 13°, atrás do companheiro Ericsson (foi o 9°) pela quarta corrida consecutiva. É preocupante o momento que vive Felipe Nasr. Apesar de conviver com problemas crônicos no freio, não é bom ficar atrás do companheiro de equipe de forma tão frequente. Sorte do brasileiro é que seus pontos na Austrália ainda o deixam na frente na tabela do mundial.

Na parte da frente seguia o desfile, com Hamilton, Vettel, Massa, Bottas e Rosberg. Nico, com motor mais antigo e menos potente, não conseguia se aproximar das Williams para fazer a ultrapassagem. Mas isso não era problema. Deve-se sempre contar que a equipe de Grove vai errar no pitstop. Foi o caso. Rosberg antecipou a parada, colocou os pneus duros e com a pista livre foi ganhando terreno. Massa veio aos pits na volta seguinte. Sua troca de pneus foi um segundo mais lenta que a de Rosberg. Com isso, foi o suficiente para o alemão ultrapassar a dupla da Williams (Bottas parou voltas depois).

E assim seguia a trilha de Monza. Entretanto, faltando duas voltas para o final da corrida, o velho motor de Rosberg estourou. O destino sorriu para Massa conquistar mais um pódio em Monza, mas não sem segurar seu companheiro finlandês, que pressionou muito e chegou coladinho pois foi aos boxes depois e seus pneus estavam menos gastos. Enquanto isso, a Mercedes ordenava Hamilton, sem questionamentos: "Senta a bota! Acelere, extraia o máximo do carro!" (Não foram exatamente estas as palavras, mas acredito que fui claro o bastante na mensagem). O britânico chegou 25 segundos à frente de Vettel, segundo colocado, para alegria do tetracampeão e dos sempre efusivos tifosi.

Foto: Getty Images


O motivo da ordem foi descoberto no pós-corrida. Nem Hamilton sabia. Os carros da Mercedes começaram a ser investigados durante a corrida por uma possível irregularidade na pressão dos pneus traseiros. Segundo informações do GloboEsporte.com, um delegado-técnico da FIA aferiu as calibragens dos carros das Mercedes e Ferrari no grid cinco minutos antes do início da prova e detectou que a pressão dos pneus da dupla alemã estavam, respectivamente, 0,3 psi (libra força por polegada quadrada) e 1,1 abaixo do limite mínimo de 19,5 psi determinado pela Pirelli. Vale ressaltar que tal medida foi imposta pela fornecedora após o estouro dos pneus de Rosberg e Vettel na Bélgica, 2 semanas atrás. Muita coisa foi especulada nas redes sociais, inclusive de que a Mercedes e a Ferrari estariam desclassificadas e a vitória cairia no colo de Massa. Nada disso aconteceu. Após duas horas e meia de reunião, a FIA deixou tudo como estava. Nada de punição, segue o jogo. A entidade entendeu que os carros estavam dentro das normas antes de deixarem os boxes e tiveram perdão de pressão no grid em virtude de especificações relacionadas ao cobertor térmico dos pneus. "Fiarelli", "Fiacedes"...

A falta de critério da FIA é impressionante, beira ao amadorismo, igual na CBA. Mitch Evans foi desclassificado de uma corrida da GP2 pelo mesmo motivo. Estranho não terem feito a mesma coisa com a Mercedes... As regras devem ser cumpridas. Do contrário, abre-se um precedente perigoso, além da choradeira da imprensa e das equipes. Enfim, agora Hamilton tem incríveis 53 pontos de vantagem no campeonato e a tendência é só aumentar... O tri do britânico está chegando.

Confira a classificação final do GP da Itália:

1 - Lewis Hamilton    (Mercedes)    1h18m00s688
2 - Sebastian Vettel    (Ferrari)    25s042
3 - Felipe Massa    (Williams/Mercedes)    47s635
4 - Valtteri Bottas    (Williams/Mercedes)    47s996
5 - Kimi Raikkonen    (Ferrari)    1m08s860s
6 - Sergio Perez    (Force India/Mercedes)    1m12s783
7 - Nico Hulkenberg    (Force India/Mercedes)    1 volta
8 - Daniel Ricciardo    (RBR/Renault)    1 volta
9 - Marcus Ericsson    (Sauber/Ferrari)    1 volta
10 - Daniil Kvyat    (RBR/Renault)    1 volta
11 - Carlos Sainz    (STR/Renault)    1 volta
12 - Max Verstappen    (STR/Renault)    1 volta
13 - Felipe Nasr    (Sauber/Ferrari)    1 volta
14 - Jenson Button    (McLaren/Honda)    1 volta
15 - Will Stevens    (Marussia/Ferrari)    2 voltas
16 - Roberto Merhi    (Marussia/Ferrari)    2 voltas
17 - Nico Rosberg    (Mercedes)    Motor
18 - Fernando Alonso    (McLaren/Honda)    6 voltas
- Romain Grosjean    (Lotus/Mercedes)    Abandono
- Pastor Maldonado    (Lotus/Mercedes)    Colisão

A próxima etapa do Mundial de F1 será o Grande Prêmio de Cingapura daqui duas semanas, nos dias 18, 19 e 20 de setembro. Até lá!

sábado, 5 de setembro de 2015

MONZA, DIA 1 - O LOIRO SOBERANO

Foto: Getty Images

De novidade mesmo no GP da Itália só o novo visual do agora loiro-oxigenado Lewis Hamilton, o líder absoluto dos dois treinos livres de ontem, sempre seguido por Nico Rosberg e Sebastian Vettel. O que chamou a atenção foi a Force India ser a terceira força até o momento, com Sérgio Pérez em quarto e Nico Hulkenberg, de contrato renovado, em quinto. Raikkonen fechou o top 6 e a Lotus aparece em 7-8 depois do imbróglio ocorrido em Spa, com Grosjean e Maldonado.

Williams "esconde o jogo pra errar a estratégia na hora da corrida" ficou na quinta fila, com Bottas em nono e Massa em décimo. Em comparação com a última corrida, o brasileiro está mais confiante para um resultado melhor esse final de semana. Felipe "tô com problema no freio há um tempão" Nasr foi o 11°, seguido de seu companheiro de equipe, Ericsson. Motores Renault e Honda ficaram para atrás. O único fato "relevante" dos dois treinos foi a escapada na brita que custou a primeira sessão de Carlos Sainz Jr.

A notícia do dia é sobre uma possível mudança no calendário ainda provisório da F1. No ano que vem, Malásia e Cingapura estarão coladas uma na outra. Desde 2000 que a corrida malaia geralmente é a segunda etapa da temporada. Entretanto, com essa mudança, quem não gostou nada disso foram os organizadores do GP de Cingapura, que pediu para Bernie colocar a prova da Malásia no final do campeonato, supostamente no dia 4 de dezembro, segundo a revista Autosport. Há 53 anos que a F1 não termina no derradeiro mês do ano. A última vez que isso aconteceu foi em 1963, na África do Sul. As equipes estão pressionando pela manutenção das 4 semanas de férias em agosto. Para 2016, houve redução de uma semana de folga para os funcionários. Mais um capítulo empolgante da Silly Season.

Confira a classificação dos dois treinos livres de ontem :







sexta-feira, 4 de setembro de 2015

GP DA ITÁLIA - Programação

O Grande Prêmio da Itália foi disputado pela primeira vez em 1921, em Montichiari, na província de Bréscia, num circuito feito de vias públicas. Está desde sempre no calendário da Fórmula 1, e sempre é realizado em Monza, à exceção de 1980, quando o GP foi disputado em Ímola para atender a demanda dos fãs da Romagna.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Rubens Barrichello - 1:21.046 (Ferrari, 2004)
Pole Position: Rubens Barrichello - 1:20.089 (Ferrari, 2004)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 5x (1996, 1998, 2000, 2003 e 2006)

WILLIAMS E FORCE INDIA MANTÉM PILOTOS PARA 2016

Foto: Reprodução
O grid da F1 para o ano que vem se encaminha para ser quase a mesma coisa. A renovação inesparada da Ferrari com Kimi Raikkonen esfriou o mercado, devido ao fato de ser uma peça que movimentaria outras tantas no "xadrez" do mercado de pilotos. Com a continuidade de Kimi assegurada, resta manter o planejamento. Na terça-feira, a Force India anunciou a renovação de contrato de Nico Hulkenberg por mais duas temporadas. Vijay Mallya ainda disse que espera renovar com Pérez e manter a dupla da equipe indiana pela terceira temporada consecutiva. Apesar de Nico ser mais regular e constante, é com Pérez que a Force India conquistou seus melhores resultados recentemente (o pódio no Bahrein) e atualmente está na frente do alemão no campeonato. Uma ótima dupla, com muito potencial. Sou suspeito para falar deles. A Force India (outra equipe que simpatizo fortemente) acerta em cheio em mantê-los.

E hoje (ontem, pq né) a Williams anunciou a manutenção da dupla Massa-Bottas também pelo terceiro ano seguido. O Brasileiro chegou ano passado à equipe de Grove assinando por dois anos, podendo renovar por mais um. Foi o que aconteceu. Não há piloto mais experiente para guiar o carro de Frank Williams do que Massa. Bottas, frustrado pelo fracasso na negociação com a Ferrari, renovou também por apenas um ano, já de olho em possíveis vagas na Mercedes (quando se encerra o contrato de Nico Rosberg) e na própria Ferrari (será?). Outra dupla equilibrada, onde Bottas aproveita e capitaliza os seus pontos sem errar enquanto Massa alterna bons e maus momentos na temporada, embora neste ano o brasileiro esteja muito consistente e na frente do tão elogiado finlandês na tabela de classificação. É o melhor que a Williams tem para o momento.

MAIS PUNIÇÕES À VISTA

Foto: Sky Sports


O traçado de retas longas, que exige potência máxima do motor, com velocidade máxima ultrapassando os 350 km/h, já forçou suas vítimas a mudarem a estratégia - e até sacrificar um bom desempenho - na corrida deste fim de semana. Red Bull e McLaren, com suas cambaleantes Renault e Honda, anunciaram que irão trocar os motores de seus dois pilotos e serão punidos. 

O pessoal de Woking parece estar gostando de zoar com a FIA. Depois de mais de 100 posições de punição semana retrasada, dessa vez a equipe de Ron Dennis & cia vai utilizar o nono (no máximo são cinco na temporada) motor no ano! Com isso, Alonso perderá 10 posições e Button, 5. A explicação é simples: A fênix trocou pela primeira vez um jogo de componentes da unidade motriz. Button já havia feito algumas alterações em Spa (como usar o nono turbocompressor e MGU-H). Só terá prejuízo de 5 lugares no grid.

A Red Bull aposta em um novo motor visando a próxima corrida do calendário, o GP de Cingapura - travado, de rua, do jeito que os taurinos gostam - Com isso, Ricciardo e Kvyat irão usar a sexta unidade motriz na temporada - mais 10 posições de punição para cada um. Veremos se isso vai dar certo daqui 2 semanas, no circuito noturno de Cingapura.

CLASSIFICAÇÃO:

1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 227 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 199 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 160 pontos
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 82 pontos
5 - Felipe Massa (Williams) - 82 pontos
6 - Valtteri Bottas (Williams) - 79 pontos
7 - Daniil Kyvat (Red Bull) - 57 pontos
8 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 51 pontos
9 - Romain Grosjean (Lotus) - 38 pontos
10- Max Verstappen (Toro Rosso) - 26 pontos
11- Sérgio Pérez (Force India) - 25 pontos
12- Nico Hulkenberg (Force India) - 24 pontos
13- Felipe Nasr (Sauber) - 16 pontos
14- Pastor Maldonado (Lotus) - 12 pontos
15- Fernando Alonso (McLaren) - 11 pontos
16- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 9 pontos
17- Marcus Ericsson (Sauber) - 7 pontos
18- Jenson Button (McLaren) - 6 pontos

CONSTRUTORES:

1 - Mercedes - 426 pontos
2 - Ferrari - 242 pontos
3 - Williams Mercedes - 161 pontos
4 - Red Bull Renault - 108 pontos
5 - Lotus Mercedes - 50 pontos
6 - Force India Mercedes - 49 pontos
7 - Toro Rosso Renault - 35 pontos
8 - Sauber Ferrari - 23 pontos
9 - McLaren Honda - 17 pontos

TRANSMISSÃO

Foto: Globoesporte.com


quinta-feira, 3 de setembro de 2015

ENTRE IDAS E VINDAS...

Foto: Renault
Buenas pessoal, é questão de dias para que seja oficializado o retorno da Renault como equipe de F1.

As negociações estão avançadas e a aquisição seria efetuada com o valor de R$ 360 milhões, segundo a imprensa europeia. Prost seria um dos acionistas.

A Lotus vive séria crise financeira desde 2013, quando não pagou Kimi Raikkonen e outros profissionais como James Allison e Dirk de Beer. Desde então, o rendimento da equipe caiu e o pessoal esteve à beira da falência. Foram salvos pelo dinheiro venezuelano de Pastor Maldonado.

Pois bem, pelo jeito nem a grana da PDVSA está atualmente entrando nos cofres da Lotus. Primeiro: Devido a troca de motor nessa temporada, Gerard Lopez e sua trupe teriam que pagar uma quantia mensal à Renault (que ironia, não?) pela quebra de contrato. Não estão recebendo. Segundo: O processo do ex-piloto de testes Charles Pic, querendo uma indenização de 750 mil euros em virtude do não cumprimento do contrato (foram poucas participações em treinos livres). O Tribunal da Bélgica deu parecer positivo e os carros e equipamentos da equipe estão detidos em Spa desde então. Se nenhum acordo for feito nas próximas horas, a Lotus não disputará o GP da Itália.

Para tentar amenizar a crise, Bernie Ecclestone contou que pagou o salário dos empregados (total de R$ 8,5 milhões) para tentar garantir a presença da escuderia da F1 com melhor social media da atualidade. Ao que tudo indica, depende da decisão judicial para liberar os equipamentos da Bélgica e embarcar para a Itália o mais rapidamente possível. É uma pena que isso ocorra justamente após o pódio espetacular de Grosjean. Entretanto, as dificuldades que a Lotus vivem não é novidade para ninguém, pois, como foi escrito, é sabido que eles estão em crise desde 2013.

Falando em motores, a Manor estaria negociando com a Mercedes para o ano que vem. Atualmente, os nanicos possuem motor Ferrari da temporada passada. Outra especulação: A Ferrari poderia retornar a fornecer motor para Red Bull e Toro Rossi, o que o fazia até 2007. A rixa entre Renault e a empresa de Dietrich Mateschitz é irreconciliável. Aguardemos. As informações são do blog  do Corradi.

Por fim: Jock Clear, atual engenheiro de Hamilton na Mercedes, irá reforçar a Ferrari na próxima temporada.

Até amanhã!