sábado, 30 de abril de 2016

MAIS PROBLEMAS PARA SEB

Foto: Divulgação
Quarta corrida na temporada e Sebastian Vettel está utilizando o seu segundo motor (são cinco até o final da temporada). Agora, irá utilizar a segunda caixa de câmbio (que pode ser trocada sem punições depois de seis provas). O SF16-H do alemão parou na reta dos boxes durante o segundo treino livre, após completar dez voltas. O carro foi empurrado pelos comissários da pista e os mecânicos da equipe italiana. Com isso, Seb foi punido com cinco posições no grid. Pela Ferrari ser a segunda força da F1, sua tarefa para brigar por vitória e até pódio com seu companheiro de equipe complicou um pouco. Em um circuito que desgasta pouco os pneus, o tetracampeão terá que conquistar as posições no braço, partindo para cima de seus adversários.

Tivemos mais um domínio da Mercedes nos treinos livres. Entretanto, a distância entre os tempos dos alemães e dos italianos (um segundo) não deve condizer com a realidade. A Ferrari não utilizou muito os pneus supermacios. A vantagem do W07 deve ser de meio segundo, no mínimo. Ou seja: Se nada der errado, mais uma dobradinha das flechas de prata na primeira fila. No TL1, Rosberg meteu sete décimos em Hamilton, que retribuiu a gentileza e foi oito décimos mais rápido no TL2. Nico foi o terceiro, atrás da Ferrari problemática de Vettel. No TL1, Massa superou as Red Bulls e ficou em um bom quinto lugar. No TL2, foi o nono, enquanto Bottas foi o sétimo no TL1 e sexto no TL2. Diante das características da pista, dá para o FW37 sonhar com a terceira fila da largada.

Foto: Divulgação
O que todo mundo estava aguardando para ver era o aeroscreen na Red Bull de Daniel Ricciardo. Trata-se de uma tela aerodinâmica composta por um painel translúcido, sustentado por hastes laterais e uma superior. O australiano fez uma volta inaugural e retornou aos boxes. O aeroscreen da Red Bull é muito mais bonito, agradável e eficiente que o tal halo "havaianas" da Mercedes. Se for para escolher um modelo, que seja esse. Todavia, gostaria que não tivesse tela nenhuma. F1 é um esporte de risco e tenho minhas dúvidas se esses aparatos seriam tão eficientes nos acidentes. Me parece coisa para "família do Bianchi" ver...

Por fim, Felipe Nasr finalmente teve a disposição um novo chassi para seu C35, o terceiro construído pela equipe na temporada. Foi o que bastava para o brasileiro andar bem na frente de seu companheiro de equipe, Sony Ericsson. No TL1, foi o 14°, cinco posições (e quase um segundo) à frente do sueco. No TL2, 19° colocação, enquanto Ericsson foi o lanterna (também nove décimos de vantagem). Não sabemos se o novo chassi proporciona essa disparidade entre o rendimento dos dois carros. Creio que não. Todavia, é bom o brasileiro voltar a pelo menos andar na frente do companheiro. Entretanto, apenas esse chassi não será o suficiente para que a Sauber pontue, e os próprios suíços devem saber disso. Ah, e que a equipe dê igualdade de condições para que seus pilotos disponham do mesmo equipamento e corram de forma justa na pista, né?

Confira os tempos dos dois primeiros treinos livres:



Até!


sexta-feira, 29 de abril de 2016

GP DA RÚSSIA - Programação

A Rússia entrou no calendário da Fórmula 1 pela primeira vez em sua história em 2014, com o GP disputado no circuito urbano de Sochi. A cidade fica às margens do Mar Negro, no sudoeste do país. A estrutura para o circuito se aproveita do que foi construído visando as Olimpíadas de Inverno, realizadas no mesmo ano.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Sebastian Vettel - 1:40.071 (Ferrari, 2015)
Pole Position: Nico Rosberg - 1:37.113 (Mercedes, 2015)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Lewis Hamilton - 2x (2014 e 2015)

DEFINIÇÃO DAS REGRAS DOS CARROS PARA 2017

Foto: Getty Images
Na última terça-feira (26), foi realizada uma reunião entre as principais lideranças da F1, no aeroporto de Biggin Hill, no sul de Londres. Foram debatidas as regras sobre as dimensões dos carros e pneus para o ano que vem. Além disso, existe uma grande disputa política entre Bernie Ecclestone e Jean Todt contra as montadoras, principalmente Ferrari e Mercedes.

Os carros serão mais largos e rápidos, muito mais velozes nas curvas. Dizem que será cinco segundos mais rápido que o carro atual. O grande empecilho é a questão dos motores: Ferrari, Mercedes e Renault cobram 22 milhões de euros (R$ 100 milhões) para seus clientes. Todt e Ecclestone desejam baixar esse valor para 12 milhões (R$ 55 milhões). Segundo fontes, as equipes aceitariam apenas a partir de 2018 e com a utilização de apenas três unidades motrizes por temporada (atualmente, são cinco), em um extenso calendário com 21 GPs.

Bernie Ecclestone e Todt simpatizam com a ideia de um fornecedor externo, independente e sem ser um motor híbrido, apenas turbo. O valor dessa unidade motriz custaria a metade dos motores de Ferrari e Mercedes, sendo que o motor turbo teria mais cavalos. Seria interessante observar a disputa entre as diferentes unidades. O que está em jogo é a hegemonia política: Bernie/Todt x Ferrari/Mercedes. Resta saber quem vai levar a melhor.

DICA: Confira o post do Lívio Oricchio, que obtém informações exclusivas e técnicas dos bastidores e outras situações :) 

ESPECULAÇÕES...

Foto: Divulgação

Ao que tudo indica, Max Verstappen será promovido a "equipe-mãe" Red Bull no ano que vem, no lugar de Daniil Kvyat. Para mim, uma grande injustiça. O russo superou o ótimo Ricciardo ano passado e, mesmo enfrentando diversos problemas em seu carro nas duas temporadas em que está na equipe taurina, merece sequência. É um piloto com muito potencial, assim como Max. O holandês é muito jovem e não precisa ser alçado tão precocemente a uma grande equipe que dispõe de dois grandes pilotos. Enfim, não é de hoje que Helmut Marko adora incinerar seus jovens talentos.

Nico Rosberg ainda não renovou com a Mercedes. Seu contrato encerra-se no fim da temporada. Diante da (improvável) incerteza na permanência da equipe, os alemães já estariam buscando alternativas. Uma delas é Valtteri Bottas, da Williams, e empresariado por Toto Wolff, chefão da escuderia alemã. Como sempre, saiu uma notícia na imprensa espanhola ligando Alonso a Mercedes... Vou soltar um spoiler: Rosberg vai renovar com os alemães.

Lembrando que Raikkonen, Button e Massa também terão seus contratos encerrando no final do ano e o futuro dos três é um grande ponto de interrogação. Indícios apontam que Raikkonen irá se aposentar. Já o britânico e o brasileiro... Certamente isso será um tema de um post no meio ou fim da temporada.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Nico Rosberg (Mercedes) - 75 pontos
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 39 pontos
3 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 36 pontos
4 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 33 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 28 pontos
6 - Felipe Massa (Williams) - 22 pontos
7 - Daniil Kvyat (Red Bull) - 21 pontos
8 - Romain Grosjean (Haas) - 18 pontos
9 - Max Verstappen (Toro Rosso) - 13 pontos
10- Valtteri Bottas (Williams) - 7 pontos
11- Nico Hulkenberg (Force India) - 6 pontos
12- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 4 pontos
13- Stoffel Vandoorne (McLaren) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 114 pontos
2 - Ferrari - 61 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 57 pontos
4 - Williams Mercedes - 29 pontos
5 - Haas Ferrari - 18 pontos
6 - Toro Rosso Ferrari - 17 pontos
7 - Force India Mercedes - 6 pontos
8 - McLaren Honda - 1 ponto

TRANSMISSÃO



segunda-feira, 18 de abril de 2016

DESPONTANDO PARA A GLÓRIA

Foto: Blog do Fábio Seixas
Diante da catarse política que vive o país, esperei para fazer o texto logo depois da votação. Enfim, vou para o que interessa:

O GP da China foi espetacular, talvez o mais movimentado dos últimos anos. Todavia, faltou a disputa pela vitória. Nico Rosberg dominou alheio, de ponta a ponta, as confusões que praticamente todos os pilotos enfrentaram na pista. O alemão alcançou marcas importantes: Sexta vitória consecutiva - Perde apenas para Ascari, Schumacher (7) e Vettel (9), podendo superá-los (?), a 17a vitória na carreira - Agora é o piloto não-campeão (até quando?) com maior número de vitórias na categoria, superando Stirling Moss; Outra, mais animadora: Sempre que um piloto começou a temporada vencendo as primeiras três corridas, ele sagrou-se campeão.

Nico abre uma considerável vantagem para Hamilton: 75 a 39. Já são 36 pontos (ou mais que uma corrida). Faltam 18 corridas, mas o sinal de alerta do tricampeão já está quase no vermelho. Rosberg não desperdiçou as oportunidades que apareceram e agora pode tanto aumentar a distância quanto administrar moderadamente. Contudo, o inglês pode (e deve) reagir, para o bem do campeonato.

Na largada, Ricciardo pulou para a ponta. Na disputa das Ferraris, a Red Bull de Kvyat foi mais esperta e passou ambos. Vettel, para não "bater" no russo, acertou a Ferrari de Raikkonen, que rodou, e o alemão perdeu diversas posições. Largando em último e no meio da confusão, Hamilton acertou Nasr e perdeu o bico, precisando ir para os boxes reparar os danos. No fim da segunda volta, o pneu do líder Ricciardo estourou, forçando o RB12 ir aos boxes e acionar o Safety Car.

Foto: Divulgação
O grid embaralhou tudo, o que proporcionou belas disputas e muitas ultrapassagens. Mesmo na madrugada, não foi uma corrida sonolenta e, apesar do horário, todos que assistiram estavam bem acordados. No fim das contas, As Ferraris e Ricciardo se recuperaram. Vettel foi o segundo e o russo conquistou seu segundo pódio na carreira ao chegar em terceiro, desencantando na temporada. Kvyat parece demorar a pegar no tranco, mas quando vai bem... Após a corrida, o alemão tentou enquadrar o jovem russo pelo incidente da primeira curva, que respondia sorrindo as acusações. Vettel errou. Kvyat foi mais esperto e passou os dois sem nenhum problema. Isso é corrida. Ricciardo escalou o pelotão e terminou em quarto, evidenciando a ascensão da Red Bull. Mesmo sem um motor potente, o chassi do RB12 projetado por Adrian Newey está mostrando resultados muito bons. Os franceses prometem um novo pacote para o GP do Canadá. Quando os austríacos disporem de um motor competitivo, certamente irão brigar pelo título nas próximas temporadas.

O grande "pega" da corrida foi protagonizado por Felipe Massa e Lewis Hamilton. O brasileiro, que chegou a ser segundo após a parada dos demais carros após a entrada do Safety Car, apostou em duas paradas, utilizando os pneus macios e médios. Com o desgaste dos compostos e os carros de trás virando mais rápido por usarem pneus mais novos e macios (ou supermacios), Massa foi despencando até a 5° posição, quando passou a ser atacado pelo inglês, que parou cinco vezes. Com ambos utilizando os pneus médios, Hamilton forçava e não conseguia ultrapassar. Raikkonen e Ricciaardo, vieram de trás e ultrapassaram ambos (estavam com pneus melhores). Hamilton não foi bem. Não fez a melhor estratégia, errou demais ao tentar passar Massa que desgastou rapidamente os pneus médios e perdeu pontos importantes na briga pelo título. O brasileiro da Williams fez uma ótima prova e conquistou um bom resultado, vista a condição do carro no momento, que alterna entre a quarta e a quinta força junto com a Toro Rosso. Mais importante: Massa está 100% na temporada a frente de Bottas (22 a 7 no campeonato). O finlandês teve uma corrida apática e foi o décimo.

Foto: Voando Baixo
No fim do grid, o calvário da Sauber será longo e agoniante. Depois do toque com Hamilton, Nasr desapareceu da transmissão. Com sérios problemas de chassi (o brasileiro "acusa" a equipe de dar a Ericsson o melhor carro; o Sueco traz mais grana para a equipe que Nasr), foi apenas o 20°, somente a frente de Haryanto e Palmer, enquanto que Ericsson foi o 16°. É preocupante o fato de Nasr estar perdendo com frequência de um companheiro de equipe não tão talentoso assim. Se com um carro ruim é difícil de chamar a atenção das outras equipes, imagina perder sem contestações para a Ericsson... Isso não vai ajudar o brasileiro na busca por outras equipes no ano que vem (dizem que a Renault estaria interessada, mas não saiu nada concreto). O C35 precisa de uma mudança estrutural urgente no chassi, ou que seja disponibilizado ao brasileiro o mesmo equipamento de Ericsson pois, aparentemente, o carro do Sueco é a versão mais atualizada do problemático bólido suíço.

Confira a classificação final do GP da China:


A próxima corrida será o Grande Prêmio da Rússia, em Sochi, nos dias 29 e 30 de abril e 1 de maio. Até lá!

sábado, 16 de abril de 2016

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Foto: AP
Os treinos livres serviram para colocar mais pulga atrás da orelha das equipes do que propriamente sanar dúvidas e definir estratégias de corrida. Tudo isso em virtude dos problemas que Felipe Massa e Magnussen enfrentaram nos pneu traseiro esquerdo de seus carros (Massa teve esse problema duas vezes), o que acendeu o alerta para as equipes e a fornecedora de pneus, a Pirelli.

O Safety Car Virtual não permitiu muitas voltas dos carros no 1° treino livre. Mesmo assim, o desempenho da Ferrari no 2° treino também é um fator que aumenta o suspense para o qualyfing de logo mais. Na parte da manhã, a Mercedes foi a mais rápida, com Rosberg na frente, seguido de Hamilton, com pneus macios. O alemão se encaminha para a mais uma vitória, pois o inglês largará, na melhor das hipóteses, em sexto.

Foto: Divulgação
Os primeiros dois estouros foram com o brasileiro. Na primeira vez, a direção de prova acionou o Safety Car Virtual para limpar a pista. Pouco depois, novo estouro do pneu traseiro esquerdo do FW37. Na sequência, foi a vez do pneu de Magnussen explodir. O paddock ficou tenso. Será que é um problema estrutural dos pneus da Pirelli? Muita gente lembrou de Indianapólis 2005, quando os carros com pneu Michelin ficaram de fora da corrida por um problema no pneu. Correram apenas as equipes com pneu Bridgestone (No caso, Ferrari, Jordan e Minardi).

Foto: Getty Images
No fim, foram desvendados os mistérios: No caso da Williams, a explosão aconteceu em virtude do mal acerto no carro, fazendo com que o duto encostasse na roda. Já na Renault. a causa foi uma falha na suspensão que fez com que o pneu raspasse no assoalho do carro. 

No TL2, dobradinha da Ferrari: Raikkonen em primeiro, Vettel em segundo. Massa, que não anotou tempo no TL1, foi apenas o 14°. Dessa vez é Bottas quem utiliza o novo bico do FW37. Felipe Nasr segue sofrendo e andando atrás de Ericsson. A briga com a Manor vai ser dura. O brasileiro chegou a ser o último no treino da tarde (Magnussen e Gutiérrez não fizeram tempo).

As equipes ainda não sabem qual estratégia utilizar: Os pneus supermacios duram pouco. Os macios também. Os duros não tem bom rendimento. Resta saber como vai ser o comportamento no qualyfing. É certo que, em alguns casos, deverá se sacrificar a posição de largada por uma maior durabilidade de pneus na corrida. Parar no início pode comprometer a corrida, que deverá ser movimentada só pelo fato de Hamilton largar, no mínimo, na terceira fila. Ah, o treino promete: Está caindo o mundo na China! Promessa de emoção!

Confira os tempos dos dois primeiros treinos livres:




quinta-feira, 14 de abril de 2016

GP DA CHINA - Programação

O Circuito Internacional de Shanghai teve sua primeira corrida em 2004, vencida por Rubens Barrichello. É o autódromo mais caro da história. A sua construção custou cerca de 240 milhões de dólares.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Michael Schumacher - 1:32.238 (Ferrari, 2004)
Pole Position: Sebastian Vettel - 1:33.706 (RBR, 2011)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Lewis Hamilton - 4x (2008, 2011, 2014 e 2015)

SONHANDO COM O PÓDIO
Foto: Globoesporte.com
Apesar do seu retrospecto não ser dos melhores, Felipe Massa está confiante para a próxima corrida no Autódromo de Xangai. O brasileiro conta com algumas "cartas na manga": Primeiro, o fanatismo dos fãs locais: "Acho que Xangai é uma bela pista, e é sempre fantástico voltar à China. Tenho muitos fãs lá e sempre curto vê-los. “Nós temos muita gente esperando no hotel o dia todo, então é realmente incrível estar com todos eles. Estou muito ansioso por isso. Os fãs sempre dão muito muitos presentes para mim e minha família, o que é sensacional”,  disse o piloto em prévia divulgada pela Williams nesta segunda-feira (11). 

Outro fator que pode ser positivo para Massa (depende da Williams e suas estratégias) é o circuito ser favorável ao motor Mercedes, em virtude das longas retas. O circuito possui 5451 km de extensão, sendo que em 51% o trajeto é feito em aceleração total. "“Tive boas corridas lá, inclusive no ano passado, quando terminei em quinto. Estou ansioso em ter outra boa corrida e, talvez, ainda terminar no pódio”, afirmou. O melhor resultado do brasileiro foi um 2° lugar em 2008. Ano passado, foi o 5°.

SAUBER CONFIRMADA NA CHINA (ATÉ QUANDO?)

Foto: Motorsport
É repetido de forma exaustiva que a equipe suíça enfrenta sérias dificuldades financeiras, tanto é que a chefe Monisha Kalterborn não foi ao Bahrein para negociar e buscar novos investidores para a equipe (dizem que a Ferrari quer comprar a Sauber e transformá-la em Alfa Romeo; até o dono da Tetrapak, que é sueco, foi especulado como interessado em adquirir a escuderia). 

Enfim, o que Felipe Nasr mais deseja é não enfrentar tantos problemas no seu c35. “Espero que a equipe possa ter conseguido resolver os problemas que tive com o C35 no Bahrein. O objetivo, claramente, é ser mais competitivo. Estou ansioso pela chegada do GP da China para ver se as caraterísticas da pista se adaptam bem ao nosso carro”, comentou.

Ano passado, o brasileiro foi o oitavo e o Marcus Ericsson o décimo. Provavelmente a Sauber não vai repetir esse feito. A briga é com a Manor pelo posto de 10° melhor equipe do grid. Nada pode ser pior que o desempenho da equipe nas duas primeiras corridas da temporada. Será?

UPDATE: Hamilton trocou a caixa de câmbio e vai perder cinco posições no grid de largada. Em tese, ficou ainda mais fácil para Rosberg.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Nico Rosberg (Mercedes) - 50 pontos
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 33 pontos
3 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 24 pontos
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 18 pontos
5 - Romain Grosjean (Haas) - 18 pontos
6 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 15 pontos
7 - Felipe Massa (Williams) - 14 pontos
8 - Max Verstappen (Toro Rosso) - 9 pontos
9 - Daniil Kvyat (Red Bull) - 6 pontos
10- Valtteri Bottas (Williams) - 6 pontos
11- Nico Hulkenberg (Force India) - 6 pontos
12- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 2 pontos
13- Stoffel Vandoorne (McLaren) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 83 pontos
2 - Ferrari - 33 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 30 pontos
4 - Williams Mercedes - 20 pontos
5 - Haas Ferrari - 18 pontos
6 - Toro Rosso Ferrari - 11 pontos
7 - Force India Mercedes - 6 pontos
8 - McLaren Honda - 1 ponto

TRANSMISSÃO



quarta-feira, 13 de abril de 2016

VÍDEOS E CURTINHAS #21

Foto: Telegraph
Fala, galera! O bicho tá pegando na faculdade, por isso o post será bem curtinho mesmo (prometo!). Sem mais delongas, vamos lá:

VOLTA AS ORIGENS = Foi oficializado o retorno do treino classificatório nos moldes antigos, que vigoram na F1 desde 2006 (Q1, Q2 e Q3). No Q1, serão 18 minutos de sessão e os 6 mais lentos serão eliminados. No Q2, 15 minutos e mais 6 fora. No Q3, os 10 carros restantes tem 12 minutos para brigar pela pole position. O problema da F1 não está no treino classificatório. Na categoria, tem que prevalecer o melhor. A disputa não pode virar um falso entretenimento, baseado em sorte. Que tratem de mudar o regulamento e buscar o equilíbrio entre as equipes, principalmente na parte financeira para que todos saiam ganhando: F1, equipes, pilotos e o público.

Foto: Motorsport
"EU ANTI-SOCIAL?" - Sebastian Vettel tem um comportamento diferente dos outros pilotos. Em relação a Lewis Hamilton, os dois são totalmente opostos: Enquanto o inglês "ostenta" nas redes sociais fotos em pontos turísticos, com rappers, carrões e o mundo da fama e glamour, Seb sequer possui redes sociais e não gosta de selfies. "Essa geração que constantemente tira selfies está longe de mim”, afirmou Vettel ao PS Welt, suplemento do diário alemão ‘Die Welt’, no último fim de semana.

Geralmente, os pilotos que estão na Ferrari ganham muito mais fama e exposição em relação a quem pilota por outras equipes. Apesar de ter muitos fãs nas redes sociais desde os tempos do tetracampeão na Red Bull e agora conquistar o exigente coração tifosi, Seb se vê mais no estilo "povão", "gente como a gente". “Sou uma pessoa normal como qualquer outra. Não sou melhor só porque posso guiar mais rápido que outra pessoa. Não salvei a vida de ninguém, não sou um herói", comentou o alemão.

Com certeza é um motivo para um post futuro (talvez): Pode um atleta ficar completamente desconectado das redes sociais? (Ainda mais no caso do alemão, que é talentoso, popular e carismático). Óbvio que ninguém precisa saber o que os pilotos fazem durante as 24 horas do dia, mas o mínimo de interação é sempre muito bem-vinda: Promoção de camisas, bonés, brindes, perguntas e respostas no Twitter, chat com os fãs, etc, o piloto só tem a ganhar com isso. Será que Vettel precisa repensar seu estilo ou é justamente seu jeito simples, do povo e que não tá nem aí para selfies e redes sociais que lhe confere um perfil diferenciado e, por isso, com mais seguidores dos fãs? Repito, seria um bom debate. Preciso de um tempo para pensar e responder essa pergunta, hahaha

DIRETO DO BLOG DO CORRADI -  Nico Rosberg é o não-campeão com maior sequência de vitórias na história da F1 e, se vencer na China, irá superar Lewis Hamilton e se igualar a uma das sequências de Schumacher. Interessante.


RELEMBRAR É VIVER - Dois vídeos para refrescar a memória do pessoal no GP da China. Vamos começar com a primeira corrida no autódromo, em 2004, vencida nada mais nada menos por Rubens Barrichello, a sua última vitória pela Ferrari!



Kimi Raikkonen venceu e começou a reação que lhe deu o título em 2007, mas o GP da China daquele ano ficou marcado pela lambança do jovem Lewis Hamilton, que poderia até ser campeão nessa corrida. Relembre!


Por enquanto é isso, até a próxima!



segunda-feira, 11 de abril de 2016

O PANAMA PAPERS E A F1


Edward Snowden afirmou que é o maior vazamento da história, e não é a toa. No último dia 3, o jornal alemão Sueddeustche Zeitung divulgou, distribuindo mundialmente pelo mundo pelas organizações de imprensa que possuem parceria com o ICIJ (International Consortium of Investigative Journalists) mais de 11,5 milhões de documentos com dados financeiros de mais de 200 mil companhias. Esses documentos estão ligados ao escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca.

Essa empresa trabalho junto a alguns dos maiores bancos do mundo na administração de ativos offshore de clientes. Mas o que são offshores São empresas localizadas legalmente em um país diferente da sua origem, por isso comumente utilizadas para acordos dos famosos "paraísos fiscais" (ou refúgio fiscal...)

A grande questão é a fama de criação em paraísos fiscais dessas empresas justamente para a fuga de seus associados das cargas de tributação de seu país de origem, sendo essa a única função da empresa. Ou seja: A Mossack Fonseca atua, desde os anos 1970, para que empresários soneguem impostos.

Os documentos vazados datam de 1977 até o final do ano passado, e diversos nomes da cultura, política e esporte estão inclusos nele, como por exemplo Lionel Messi, Gianni Infantino (atual presidente da FIFA), os presidentes da Rússia,Vladimir Putin, e Argentina,  Maurício Macri, o diretor de cinema espanhol Pedro Almodóvar e diversos políticos do Brasil, além de pilotos, ex-pilotos e dirigentes da F1 (o que fica explícito no título do texto, né? Hahaha)

Foto: Flatout
Começamos pelo ex-presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo. A ICIJ encontrou documentos de 2007 que mostram contratos assinados em 2007 pelo italiano como advogado do grupo de advocacia Lenville. A suspeita é de que trata-se de uma sociedade na qual Montezemelo opera uma conta na Suíça. Ele negou as acusações.

Foto: FOM
Jarno Trulli: O ex-piloto italiano, com 252 GPs e uma vitória (em Mônaco 2004) aparece como acionista da Baker Street S.A (???), sociedade registrada nas Ilhas Seichelles.

Foto: Encicloédia F1
Nico Rosberg: O atual líder do campeonato, segundo a emissora pública alemã NDR e o Jornal "Bild", teria se beneficiado de uma empresa de fachada nas Ilhas Virgens Britânicas, relacionado a renovação de seu contrato com a Mercedes. O acordo seria entre a equipe alemã e uma empresa intitulada Ambitious Group Limited. A assessoria de imprensa do piloto não se manifestou, enquanto seu advogado afirmou ao "L'Équipe" que isso é um assunto privado. A Daimler, empresa dona da Mercedes, mencionou a confidencialidade de seus negócios para negar que a empresa está registrada sob sua propriedade ou mesmo da Mercedes. A empresa alemã afirma que não vê indícios de que nenhuma das partes praticou alguma atividade ilegal.

Foto: Renan Prates
 Felipe Massa e Rubens Barrichello: A informação é do blog do Fernando Rodrigues, do UOL. No caso de ambos, a Mossack Fonseca apenas reteve as cópias de contratos envolvendo direito de imagem. As operações foram legais e nenhum dos dois foram donos de companhias da Mossack. O advogado de Massa esclareceu a situação: Segundo ele, não houve qualquer irregularidade e que devido ao fato do piloto não morar no Brasil desde 2002, ele estaria desobrigado em relação ao pagamento de impostos no país. Barrichello ainda não se pronunciou.


Enfim, essa é a ponta do iceberg. Agora é aguardar a divulgação de novos documentos...