segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ATÉ NUNCA, 2015!

Foto: Divulgação
Quando acaba a temporada de F1, principalmente quando o ano é chato pra c#$%#$, dois sentimentos vêm em mente: A primeira é de que "Graças a Deus esse troço acabou, não aguentava mais. Que ano que vem seja diferente!". A outra é: "Corrida só daqui 4 meses." Abu Dhabi sempre nos premia com shows pirotécnicos, celebridades e uma corrida monótona, quase sempre simbolizando um fim de feira, um fim de ano para pilotos e equipes loucos para farrear e trabalhar para melhorar o carro do próximo ano.

Pois bem, essa prova resumiu a temporada: O domínio da Mercedes, com a Ferrari um pouquinho atrás, a Force India como terceira força após estrear o bólido desse ano e a Williams/Red Bull brigando pela quarta força. Ah, como sempre, os mecânicos da Williams fazem cagada no pit stop: Dessa vez, o sortudo do dia foi Bottas. A equipe simplesmente não viu que a McLaren de Button passou na frente e liberou o carro do finlandês, que bateu com o bico na traseira do MP4-33. Além do prejuízo, mais 5 segundos de punição (ok, não fazia mais diferença mesmo...)  por saída perigosa. Bottas foi o 13° e terminou em quinto no Mundial.

Rosberg termina a temporada com seis poles e três vitórias seguidas. Fica a sensação de que "só conseguiu isso graças ao relaxamento de Hamilton". É uma meia verdade. Entretanto, vale lembrar que ano passado o Alemão fez mais poles que o tricampeão e já estava largando na ponta desde o Japão. Enfim, resta saber se isso tudo é fogo de palha ou Nico irá realmente ser tão combativo contra Lewis quanto foi ano passado.

Foto: Getty Images
Massa foi burocrático e terminou em oitavo. Ao contrário dos últimos anos, teve um início muito bom, mas depois caiu de rendimento, juntamente com o carro. Temporada nota 6. Mesmo assim, a melhor desde 2008. Todavia, novamente não foi o suficiente para superar o companheiro de equipe. Em treze temporadas, só venceu o companheiro em 2005 (Villeneuve) e 2008 (Raikkonen) e onze derrotas. Ao que tudo indica, ano que vem será a sua última temporada. Acelera, Felipe!

Felipe Nasr estreou na F1 em 13°,  com 27 pontos. Foi beneficiado pelos 20 pontos que conquistou na Austrália e na Rússia. Fez além do que poderia com essa Sauber que não evoluiu durante o ano, o que já era esperado. Agora, com mais recursos, é esperar que os suíços melhorem um pouquinho e que Nasr consiga fazer vitrine para, quem sabe, ir para uma equipe maior em 2017.

A temporada foi tão previsível que aconteceu algo que chamou a atenção: Nas dez primeiras posições do Mundial,  cinco equipes com seus dois pilotos na ordem: Mercedes, Ferrari, Williams, Red Bull e Force India:


Na GP2, o que chamou a atenção foi o grave acidente que ocorreu na corrida 2, horas antes da corrida de F1. Logo nas primeiras curvas, o francês Pierre Gasly (DAMS) rodou ao tentar uma ultrapassagem em Raffaele Marciello (Trident) e foi atingido pelo compatriota Norman Nato (Arden). Em um efeito dominó, quatro carros que vinham atrás (Daniel de Jong, Nicholas Latifi e Sean Gelael e Artem Markelov) não conseguiram desviar, se chocaram e acabaram empilhados na barreira de proteção. Já Arthur Pic (Campos Racing) conseguiu desviar de Gasly, mas ao retornar à pista, acabou acertando Sergey Sirotkin (Rapax). Ninguém sofreu ferimentos graves.


A prova ficou paralisada por 40 minutos em virtude da espera para consertar a barreira de proteção. Contudo, com a proximidade da prova de F1 e a barreira danificada e inacabada, optou-se pelo cancelamento da prova. Não foram computados pontos. Será que fariam isso se o título estivesse em aberto? Lembrando: O talentoso belga Stoffel Vandoorne foi campeão há algum tempo. Confira a classificação final da prova de F1 e da GP2:

1º - Stoffel Vandoorne - 341,5
2º - Alexander Rossi - 181,5
3º - Sergey Sirotkin - 139
4º - Rio Haryanto - 138
5º - Mitch Evans - 135
6º - Alex Lynn - 110
7º - Raffaele Marciello - 110
8º - Pierre Gasly - 110
9º - Nobuharu Matsushita - 68,5
10º - Richie Stanaway - 60
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20º - André Negrão - 5


A F1 permanece em Abu Dhabi para a saideira: Serão realizados testes de fim de ano na terça e na quarta. Depois, férias. As atividades só serão retomadas para os testes da pré-temporada 2016, em fevereiro. As sessões no Circuito da Catalunha serão realizadas entre o dia 22 de 25 de fevereiro e 1º e 4 de março. Com 21 etapas - duas a mais que este ano, por causa do retorno do GP da Alemanha e da estreia do GP da Europa, no Azerbaijão, a temporada 2016 tem início marcado para 20 de março, com o GP da Austrália.

P.S: Em breve serão realizados posts analisando a temporada. Até!



sexta-feira, 27 de novembro de 2015

FIM DE NOVELA?

Foto: Corlate
Depois de muito reclamar, girar e polemizar, parece que a Red Bull finalmente solucionou seu problema de fornecimento de motor para o ano que vem. Pelo menos é o que Christian Horner disse hoje. Ele falou que o anúncio deve ser oficializado nos próximos dias. E adivinhem com quem??? Sim, exatamente, a tão criticada e atacada Renault!!

Os taurinos tentaram negociar com Ferrari, Mercedes e até a Honda, mas recebeu um não de todos eles. Para não ficar sem motor, tiveram que contar com a ajuda de Bernie Ecclestone. Depois de inúmeras críticas e humilhações públicas a Renault, Dietrich Mateschitz, Horner, Helmut Marko e Cia precisaram engolir seco a permanência da montadora francesa como parceira, ao menos por mais um ano. Certamente que terão que se desculpar publicamente pelos inúmeros impropérios ditos recentemente. Será um ano de transição, segundo Horner. Para a temporada que vem, Mario Illien, dono da fabricante Ilmor, vai ter maior participação no projeto. Para quem chegou até a dizer que ia abandonar a F1 no fim do ano, foi uma bela recuada para manter o atual acordo e buscar novas soluções para 2017.

Ah sim, hoje tivemos os treinos livres. Com todo mundo fazendo ajustes pensando no ano que vem, Abu Dhabi está em um clima de fim de feira. Hamilton foi o mais rápido pela manhã, e Rosberg deu o troco de tarde. Carlos Sainz Jr teve o TL2 prejudicado por problemas, o que se tornou uma constante nessa temporada. Confira a classificação dos dois treinos livres:



E para finalizar, saiu a lista dos pilotos que correrão nos testes da semana que vem, após o GP de Abu Dhabi. Nomes como Massa, Nasr, Hamilton, Rosberg, Alonso e Button estão fora. Contrariando a sugestão da Pirelli, apenas três equipes irão com os pilotos titulares - Ferrari, Red Bull e Toro Rosso. A Mercedes vai com Pascal Wehrlein, campeão da DTM, enquanto a Williams irá somente com Bottas. Na Force India, o mexicano Alfonso Celis, anunciado semana passada, vai correr no lugar do compatriota Sérgio Pérez e Adderly Kong substitui Nasr. Confira a lista completa:

Mercedes: Pascal Wehrlein (ALE)
Ferrari: Sebastian Vettel (ALE) e Kimi Raikkonen (FIN)
Williams: Valtteri Bottas (FIN)
RBR: Daniel Ricciardo (AUS) e Daniil Kvyat (RUS)
Force India: Nico Hulkenberg (ALE) e Alfonso Celis (MEX)
Lotus: Jolyon Palmer (GBR)
STR: Carlos Sainz (ESP) e Max Verstappen (HOL)
Sauber: Adderly Fong (HKG) e Marcus Ericsson (SUE)
McLaren: Stoffel Vandoorne (BEL)
Manor: Rio Haryanto (IDN) e Jordan King (GBR)


GP DE ABU DHABI - Programação

O Grande Prêmio de Abu Dhabi acontece sobre o crepúsculo. Inicia-se de dia e encerra-se à noite. Mistura um traçado de rua com retas longas e curvas "em cotovelo", típicas do arquiteto da F1, Hermann Tilke. Foi disputado pela primeira vez em 2009 e vencido por Sebastian Vettel.

ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Sebastian Vettel - 1:40.279 (RBR, 2009)
Pole Position: Sebastian Vettel - 1:38.481 (RBR, 2011)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Sebastian Vettel - 3x (2009, 2010 e 2013)

MANOR COM FUTURO INCERTO. DE NOVO.

Foto: MotorSport

Mais um período de transformação. Com a saída de John Booth, Graeme Lowdon e Bob Bell, a Manor Marussia vive novamente um período de incertezas na F1. Apesar do acordo para a utilização de motores Mercedes para o ano que vem, a equipe novamente apresenta problemas financeiros. Mesmo assim, não diminuiu em nada a vontade dos pilotos em permanecer na escuderia na próxima temporada.

Will Stevens afirmou que a troca no comando da equipe não afeta o processo de renovação contratual e que deseja continuar na Manor em 2016:Estamos ainda conversando e não há nada de concreto neste momento, mas espero resolver tudo o mais rápido possível. Acho que estamos indo na direção correta, entretanto", disse. Na verdade, por ora, o meu foco está na corrida final do campeonato, porque queremos terminar bem a temporada", seguiu.

Alexander Rossi seguiu no mesmo discurso: Ainda não temos nada, mas eu estou satisfeito com o meu desempenho. Tudo isso tem sido importante e uma boa experiência para o futuro. Eu fiz o máximo que deu aqui. A equipe foi incrível, mas temos de esperar e ver o que acontece no futuro. Espero permanecer aqui", declarou. Esses problemas financeiros afastaram, por ora, Pascal Wehrlein, piloto reserva da Mercedes, da Manor. Candidato a essas duas vagas não faltam. Quem aparecer com mais grana, leva. Isso se a equipe sobreviver. Todavia, depois do ano passado, eu acredito em tudo.

GERARD LÓPEZ DIZ QUE COMPRA DA LOTUS PELA RENAULT ESTÁ PRATICAMENTE CERTA

Foto: Motor Diesel

O empresário de Luxemburgo reafirmou na Sky Sports que o negócio, arrastado há alguns meses, está concluído. Ele ainda aproveitou para dizer que, caso a Renault recue e cancele o negócio, isso não significa que a Lotus vai acabar. "Eles me pediram para permanecer na equipe, então quando o acordo acontecer, eu ainda vou estar aqui."

Pastor Maldonado e Jolyon Palmer já foram anunciados como pilotos da equipe de Enstone para 2016. Uma dupla ruim, aliada aos problemas financeiros da Lotus e o pífio motor Renault, tem tudo para não dar certo, ao menos em curto prazo. Entretanto, "vamos aguardar", já dizia o poeta.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 363 pontos - CAMPEÃO
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 297 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 266 pontos
4 - Valtteri Bottas (Williams) - 136 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 135 pontos
6 - Felipe Massa (Williams) - 117 pontos
7 - Daniil Kvyat (Red Bull) - 94 pontos
8 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 84 pontos
9 - Sérgio Pérez (Force India) - 68 pontos
10- Nico Hulkenberg (Force India) - 52 pontos
11- Max Verstappen (Toro Rosso) - 49 pontos
12- Romain Grosjean (Lotus) - 49 pontos
13- Felipe Nasr (Sauber) - 27 pontos
14- Pastor Maldonado (Lotus) - 27 pontos
15- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 18 pontos
16- Jenson Button (McLaren) - 16 pontos
17- Fernando Alonso (McLaren) - 11 pontos
18- Marcus Ericsson (Sauber) - 9 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 660 pontos (CAMPEÃO)
2 - Ferrari - 407 pontos
3 - Williams Mercedes - 257 pontos
4 - Red Bull Renault - 178 pontos
5 - Force India Mercedes - 120 pontos
6 - Lotus Mercedes - 73 pontos
7 - Toro Rosso Renault - 66 pontos
8 - Sauber Ferrari - 36 pontos
9 - McLaren Honda - 27 pontos

TRANSMISSÃO

Foto: Arte Globoesporte.com

terça-feira, 24 de novembro de 2015

VÍDEOS E (NÃO) CURTINHAS #18

Foto: F1 Madness
Salve, galera. Assim como a F1, estou 90% de férias. Como a última etapa é na sempre emocionante Abu Dhabi, o foco das notícias estão em outras coisas. Vamos lá:

GRUPO DE ESTRATÉGIA EM PARIS: O pessoal da FIA, da FOM e as equipes se reuniram hoje na capital francesa para debater temas que podem mudar a categoria a partir de 2017. Um dos assuntos na mesa, segundo a AutoSport, é a questão do motor alternativo. Três fornecedores se inscreveram para o processo: A britânica AER, a tradicional Ilmor e recentemente (mais conhecido como hoje) a histórica Mecachrome, que fornece os motores da GP2. A proposta vai contra os objetivos das principais montadores da F1 atual: Mercedes, Honda, Sauber e McLaren se opõem. Por outro lado, Red Bull, Toro Rosso e Force India se declararam a favor dessa alternativa. A ideia é escolher um dos projetos de motor independente para diminuir o poderio das montadoras e reduzir os custos das equipes com menor orçamento.

Outro assunto na reunião é a possível adoção do  efeito solo, proposta pela Red Bull para inclusão nas novas normativas aerodinâmicas que a categoria busca implementar para a temporada. O objetivo do Grupo de Estratégia é proporcionar uma F1 mais rápida, com carros entre 5 e 6s mais velozes e pneus que sejam mais aderentes e mais largos.

Além disso, o Grupo de Estratégia vai debater a possibilidade de realizar pequenas mudanças em termos de aerodinâmica, mas já visando a próxima temporada da F1, bem como discutir os testes de pneus e a requisição da Pirelli, que pediu um carro mais atualizado para desenvolver os pneus para 2017 ao longo do ano que vem.

Vale lembrar que todas as propostas debatidas e aprovadas pelo Grupo de Estratégia não viram regra logo de imediato, uma vez que tudo precisa ser oficialmente ratificado pelo Conselho Mundial da FIA. O próximo e derradeiro encontro do Conselho será realizado em dezembro.

Foto: AP
ADIANTAMENTO: Sauber e Manor entraram em contato com Bernie Ecclestone para pedir adiantamento de pagamentos relacionados às suas posições nos Construtores (8° e 10°, respectivamente), segundo a AutoSport. Ou seja: A situação tá pronta, o que, convenhamos, não é nenhuma novidade. A medida visa facilitar o desenvolvimento dos bólidos da próxima temporada. A FOM, presidida pelo próprio Tio Bernie, realiza pagamentos mensais entre fevereiro e novembro. Porém, entre dezembro e janeiro - período de testes e a confecção de carros, ou seja, o maior custo e demanda de dinheiro, as equipes precisam se virar com o que tem disponível. Bom, no caso de ambos, o que não tem. Logicamente, isso compromete o desenvolvimento do C35 e do novo carro da Manor. Com o desenvolvimento prejudicado, novamente irão ficar para trás, por isso a urgência em conseguir alguma graninha emprestada antes deste período que a FOM "fecha a mão" para as equipes. Recentemente, a Force India também fez isso, e a FOM aceitou. Ela estaria sendo mais permissiva nesse quesito em virtude da falência da Caterham e Marussia no ano passado. Entra ano e sai ano, as mesmas equipes com menos grana e mais custos altíssimos e elevadíssimos. Ninguém se interessa em entrar na F1 e as garageiras ficam de saída. Se continuar assim, o futuro é sombrio.


"Leave me alone, i know what i'm doing"


Alonso reclamando de Petrov após perder o título em 2010

Por fim, a Manor anunciou Jordan King e Rio Haryanto como pilotos nos testes da semana que vem, no circuito de Yas Marina, após o GP de Abu Dhabi. Atualmente, ambos estão disputando a GP2. Haryanto é o 4°, enquanto King é o 12° No dia 1° de Dezembro, King vai assumir o carro da equipe inglesa pela primeira vez na carreira. Haryanto, por outro lado, já teve a honra de pilotar a Marussia nos testes de 2010 e 2012. 

Por enquanto é isso, até mais!

PARA ASSISTIR

Foto: Rodrigo Mattar
Domingo fez 40 anos da fundação da única equipe brasileira na Fórmula 1, a Copersucar Fittipaldi, um projeto ousado e idealizado pelos irmãos Wilsinho e Emerson Fittipaldi. A história completa está na ótima reportagem do Reginaldo Leme no Esporte Espetacular do último domingo. Vale a pena dar uma conferida clicando nesse link!


E quarta-feira, às 19h45, na ESPN, estreia o documentário "Paixão, Suor e Graxa”, que teve seu blog “Bandeira Quadriculada” como ponto de partida, na faixa “ESPN Filmes". O longa de 72 minutos de duração, narrado por Emerson Fittipaldi e dirigido por Michel Dubret e Alethea Miranda, presta homenagem aos pioneiros do automobilismo brasileiro e à memória do esporte no país. Imperdível!


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

VIROU PASSEIO

Foto: Reprodução
E Hamilton segue sem vencer no Brasil. Nico Rosberg dominou do início ao fim e venceu o GP do Brasil pelo segundo ano consecutivo, o oitavo triunfo alemão em solo brasileiro (4 de Schumacher + 2 de Vettel). O tricampeão até tentou imprimir ritmo para pressionar o alemão, mas sem sucesso. Nico sobrou, pelo segundo ano consecutivo, em Interlagos e garantiu matematicamente o vice-campeonato. Para completar o pódio padrão da temporada 2015, Sebastian Vettel. Raikkonen foi o quarto e Bottas, largando bem, foi o quinto. Os dois finlandeses disputam em Abu Dhabi para ver quem vai terminar o campeonato em quarto. Hulk novamente foi bem, em sexto, e Kvyat parece que irá vencer Ricciardo na disputa interna da Red Bull. Grosjean, Verstappen e Maldonado completaram o top 10.

A corrida foi um porre. Sem chuva e sem competitividade, foram raríssimos os momentos de "emoção" na prova.  As Mercedes saíram em disparada e a Ferrari estava consolidada em 3° e 4°, Bottas em 5°... Sobraram algumas disputam no pelotão intermediário entre Pérez, Nasr, Ricciardo e as Lotus. O destaque mesmo foi Verstappen, que passou duas vezes no S do Senna, deixando o carro por dentro na saída do S. É, sem dúvida, um grande talento a ser lapidado!

Foto: Getty Images
O destaque negativo do fim de semana foi Felipe Massa. Mais lento que Bottas desde a sexta-feira, ficou preso ao oitavo lugar, um resultado ruim, dado o seu histórico no circuito e as condições que seu carro oferece para andar ao menos em 5° ou 6°, no momento. Mas piorou: O Brasileiro foi desclassificado da prova por irregularidades na pressão e temperatura do pneu traseiro direito, após uma inspeção que é realizada pela FIA e a Pirelli minutos antes da corrida.  Os comissários identificaram que o pneu traseiro direito do carro do brasileiro estava com 137ºC de temperatura, 27ºC acima da medida permitida de 110ºC, e com pressão 0.1psi libras por polegada quadrada absoluta, abaixo do mínimo de 20.5psi, limites estabelecidos pela Pirelli. Uma corrida para esquecer. Diferentemente do habitual, Massa começou muito bem o ano e está terminando a temporada com uma queda de rendimento. Será o 6° colocado no Mundial de Pilotos.

Felipe Nasr foi combativo e fez o que pode. Tentou chegar a zona de pontuação apostando em apenas duas paradas, mas perdeu rendimento devido ao desgaste dos pneus no final da prova e terminou em 13° (agora 12°). Para Nasr, o desafio é a Sauber oferecer um carro melhor para que o Brasileiro possa pontuar mais em 2016 e chamar a atenção de alguma equipe grande em 2017.

Confira a classificação final do Grande Prêmio do Brasil:

A última etapa da Fórmula 1 2015 será o Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos dias 27, 28 e 29 de novembro. Até lá!

domingo, 15 de novembro de 2015

ROSBERG EMPOLGA, MAS O QUE VALE É A ZUEIRA

Foto: AP
E Hamilton segue sem poles no Brasil. Apesar de liderar o Q1 e o Q2, Rosberg foi mais rápido na hora decisiva e marcou a quinta pole consecutiva na temporada. Resta ao inglês tricampeão tentar vencer pela primeira vez em solo brasileiro e homenagear o ídolo Senna com uma vitória, além do desenho do capacete.

Alonso atacou de novo: Depois do desânimo de sexta-feira após abandonar a segunda sessão de treinos livres, dessa vez a fênix resolveu entrar no espírito da zoação e roubou a cena. Depois da McLaren Honda novamente apresentar problemas (o que é uma redundância) antes mesmo de Alonso marcar um tempo, o espanhol resolveu relaxar e tomar um bronze:

Foto: Reprodução
Foto: Montagem Twitter
Não só Alonso, mas também Button, eliminado no Q1, resolveu entrar na zoeira de forma sensacional: Ele e Alonso tiraram uma foto no pódio - Só assim mesmo para a McLaren ficar no topo. Vale lembrar que a última vitória da equipe de Woking foi com o próprio Jenson em Interlagos, três anos atrás.

Foto: Reprodução Instagram
Só com bom humor para lidar com essa péssima fase da McLaren Honda. Talvez uma brincadeira que também provoque os japoneses e seu trabalho ruim... Talvez, mas com certeza esses foram os melhores momentos do final de semana.

Destacando o resto: Massa fez um péssimo treino. Lento, com o carro escorregando muito, em nenhum momento superou Bottas. E, apesar do finlandês ter três posições de punição no grid, ainda assim largará na frente do brasileiro. Por outro lado, Felipe Nasr foi bem. Superou Pérez e as Lotus. Largaria em 10°. Entretanto, atrapalhou a volta de Massa no Q1 e recebeu três punições no grid de punição.

Confira o grid de largada com as punições: