sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

BARCELONA, DIA 6 - MERCEDES MOSTRA QUEM MANDA

Foto: Divulgação

O que todo mundo estava aguardando aconteceu. A Mercedes finalmente usou os pneus macios, e o resultado foi o esperado: Rosberg fez 1:22.792, 7 décimos mais rápido que o tempo anotado por Massa ontem. Isso que o alemão disse "não ter encontrado o melhor acerto durante o dia". Ou seja: Ainda é possível melhorar. Um claro aviso aos postulantes: Estamos alguns degraus a frente. Entretanto, o circuito de Montmeló possui características únicas, o que pode não significar que a vantagem da Mercedes para o resto seja tão gigante assim, apenas para essa pista.

O dia foi repleto de boas notícias. Felipe Nasr com sua Sauber C34 fez 140 voltas e ficou com o terceiro tempo. O Brasileiro saiu satisfeito com os long-runs e ressaltou a evolução do ritmo de corrida e confiabilidade do carro suíço. Valtteri Bottas foi um dos poucos que guiou menos de 100 voltas hoje, mas foi o segundo colocado, 1s2 mais lento que Rosberg e também com os macios.

O grande destaque do dia foi, sem dúvidas, a McLaren Honda. Button conseguiu completar 100 (cem, não sem) voltas!!!! A equipe andou tanto que no final começaram a treinar pit-stops. Com certeza é um desempenho espetacular, só pelo fato de as atividades não terem sido canceladas e pelo carro não ter apresentado nenhum problema. Button ficou em quinto.

Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio

Outra novidade foram as primeiras 77 voltas do VJM-08, após a ausência das duas primeiras sessões de testes. Importante começar sem problemas, Porém, a Force India está 10 dias atrasada em relação aos demais, e esse tempo não será recuperado a tempo da corrida da Austrália. Teoricamente, só está acima da McLaren, ou no mesmo nível, no máximo. Como Hulkenberg disse, o importante hoje foi ver se tudo está funcionando. Aparentemente, sim. Agora, os "indianos" terão os últimos 2 dias para extrair o máximo possível do novo carro. Hulk fez o último tempo.

Confira os tempos do sexto dia de testes em Barcelona:

Foto: Arte Globoesporte.com

NOTÍCIAS:
* ÔÔÔÔÔ, A MANOR VOLTOU!: A FIA confirmou a Manor Marussia como uma das equipes do Mundial 2015. Para a ex-equipe russa, só falta anunciar o companheiro de Will Stevens e realizar o crash-test do carro junto a FIA, marcado para o dia 5 de Março. A equipe usará o motor da Ferrari do ano passado. O principal investidor do renascimento da Manor é o empresário irlandês Stephen Fitzpatrick, 37 anos, dono da empresa Ovo, distribuidora de energia da Inglaterra. O empresário fez o acordo com garantias pessoais. Justin King, ex-investidor dos supermercados Sainsbury também tem envolvimento no negócio, embora não seja considerado um investidor. As informações são da BBC.

* FIA E AS CÂMERAS: A  Federação deseja colocar câmeras de alta velocidade nos carros para ajudar na investigação de acidentes como o de Alonso, por exemplo. A medida foi apoiada pelas equipes e pode entrar em vigor a partir de 2016. Além da câmera, a FIA deseja instalar fones de ouvido que mede a força de um impacto na cabeça de um piloto, como forma de ajudar na coleta de dados em acidentes. Tudo isso precisa ser aprovado no Conselho de Esporte a Motor da FIA, que terá sua próxima reunião dia 20 de Março.

Até mais!

BARCELONA, DIA 5 - MASSA NA FRENTE

Foto: Getty Images

A terceira e derradeira parte dos testes de pré-temporada começou. Os últimos ajustes antes do GP da Austrália. A Williams, por exemplo, finalmente colocou pneus macios para simular o ritmo de classificação. E o resultado foi animador: Felipe Massa anotou 1:23.500 e terminou com o melhor tempo não só do dia, mas também de todo o circuito nesses 5 dias de quilometragem em Montmeló. Além disso, foram completadas 102 voltas. Confiabilidade, velocidade e desempenho. A Williams se credencia como a segunda força da hierarquia atual da F-1.

No topo da cadeia alimentar, a Mercedes teve seu trabalho interrompido de forma surpreendente. Um problema no MGU-K (mesmo problema que atormenta a McLaren) acabou com o trabalho de Hamilton de forma precoce. Com pneus médios, o bicampeão do mundo foi o terceiro mais rápido. Entre eles, Marcus Ericsson. O Sueco foi o que mais andou (122 voltas) e ficou 7 décimos atrás de Massa, usando pneus supermacios. Seu tempo (1:24.276) superou a melhor marca com esse pneu, que era de Grosjean. A Sauber fez long-runs com pneus médios. Segundo Nasr, os suíços precisam melhorar para não oscilar os tempos e, consequentemente, não perder ritmo de corrida.

Foto: Getty Images
E a McLaren? Mais do mesmo, ou menos do mesmo. Button pode andar apenas 7 voltas com o MP4-30. Problema da vez? Hidráulico. Prometo que ,se tiver tempo na semana que vem, farei um post mais detalhado sobre esse início do novo casamento entre nipônicos e britânicos. A Force India, que havia prometido estrear o carro desse ano, ficou fora. Quem sabe amanhã, talvez...

Confira os tempos do 5° dia de testes em Barcelona:

Foto: Arte Globoesporte.com

NOTÍCIAS:
- A Manor, se voltar mesmo para a F-1, já anunciou que Will Stevens será um dos seus pilotos. O britânico era piloto de testes da antiga Marussia no ano passado e correu pela Caterham no GP de Abu Dhabi.

- Ron Dennis admitiu que Alonso ficou inconsciente "alguns segundos" após o estranho acidente na curva 3. Ele ainda disse que existe uma câmera do circuito interno que flagrou o incidente e que vai se reunir com Charlie Whiting nos próximos dias para investigar mais o que realmente aconteceu com o MP4-30 de Alonso. Mais uma vez, foi descartada a hipótese de problema no carro ou descarga elétrica e reafirmou que o vento influenciou no acontecido. Segundo o empresário de Alonso, Luis García Abad, o bicampeão teve um trauma angular inercial no pescoço, que causou dores de cabeça, vômito e mal-estar. Isso que o acidente foi em baixa velocidade, imagina se fosse na velocidade normal da curva.. MUITO estranho.

-  Por fim, a Lotus anunciou a espanhola Carmen Jordá como piloto (ou pilota?) de desenvolvimento. Na hierarquia, está atrás dos titulares Maldonado e Grosjean e do reserva Alex Lynn. Seu currículo não é lá muito impressionante. Sabe-se que competiu na Endurance, Indy Lights e estava na GP3. É filha do ex-piloto José Miguel Jordá.

Foto: Divulgação

Até amanhã!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O MISTÉRIO DO ACIDENTE DAS ASTÚRIAS

Foto: Franco Nugnes/Omnicorse.it

Teorias. Muitas delas estão sendo ventiladas por fãs e veículos de imprensa para tentar explicar a gravidade do acidente do bicampeão Fernando Alonso. Sabe-se que ele bateu em uma "velocidade baixa" e que teria demorado para responder aos estímulos dos fiscais e médicos do circuito de Barcelona. O procedimento de segurança assustou a todos, parecia que foi um acidente grave. Entretanto, o MP4-30 estava quase intacto. Então, o que será que aconteceu para o Espanhol ser levado de helicóptero para o hospital passar para uma "recuperação pacífica", segundo a McLaren?

Segundo a imprensa Alemã, "Alonso sofreu dois impactos. No primeiro,a força G aplicada sobre o seu carro chegou a 30G. No segundo, a força G caiu para 15G, mas durou 54 milésimos de segundo. Em se tratando de uma quantidade de força letal, uma eternidade.

O pior de tudo é que, aparentemente, a energia dos dois impactos não se dissipou no carro, mas se concentrou diretamente no piloto. Ou seja, quem sofreu todos os efeitos das pancadas foi justamente Alonso. Por isso que o carro estava 'inteiro'."

As fotos do jornalista italiano Franco Nugnes do site 'Omnicorse.it' mostram que o MP4-30 bateu de frente e ficou raspando lateralmente o muro até parar. Aí entram as teorias: Alonso teria passado mal e desmaiado antes do incidente; O Espanhol pode ter sido de um choque em virtude dos problemas no MGU-K enfrentados pela McLaren na quinta e sábado e que possivelmente não estava devidamente resolvido.

Foto: Franco Nugnes/Omnicorse.it

Segundo comunicado da McLaren, o acidente de Alonso foi devido a "tempestuosos e imprevisíveis ventos fortes". Vale ressaltar que foi o mesmo motivo para explicar o acidente do compatriota Carlos Sainz Jr, da Toro Rosso no dia anterior, no mesmo local. Olha, tudo é um grande mistério: Não há imagens gravadas do momento do acidente, a FIA esconde o jogo (#ForzaJules), Apenas Alonso pode esclarecer a situação, quando sair do hospital. Mistério...

Reprodução: Twitter
Tranquilizante: Luis Garcia Abad, empresário do piloto, publicou no seu Twitter uma foto de Alonso no hospital com sinal positivo. Ao que tudo indica, ele está se recuperando bem, ainda bem.

"Mas felizmente, para a alegria dos bons, o espanhol soberbo, como uma Fenix que renasce..." Quem sabe, sabe.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

BARCELONA, DIAS 3 e 4 - PIT STOPS E ACIDENTE DE ALONSO

Fim de semana agitado na Fórmula 1, que viveu momentos de tensão com o estranho acidente que levou Alonso a passar a noite em observação no hospital. No fim da segunda parte de testes da pré-temporada, a Lotus terminou na frente três vezes (duas com Maldonado e uma com Grosjean) em quatro dias. Entretanto, o que espantou foi o desempenho de Nico Rosberg com os pneus médios: apenas 2 décimos mais lento que Maldonado, que estava com os supermacios. Segundo a Pirelli, a diferença de tempos entre os dois compostos é de 2 segundos e meio. Ou seja, a Mercedes segue sobrando na Fórmula 1. Williams, Ferrari e Red Bull brigam para ser a segunda força. Equipe com a menor quilometragem da pré-temporada (perdendo até para a Force India que ficou de fora em Jerez), a McLaren segue com sérios problemas e vai ter que se acertar durante a temporada para sair do fundo do grid.

Após esse resumo, começarei a falar dos dias dos testes pela ordem inversa do que o post sugere, até por questão da relevância de informações que temos até agora. Vamos lá:


BARCELONA, DIA 4

Foto: Getty Images
Com total e absoluta certeza podemos afirmar que o acidente de Fernando Alonso foi o principal destaque do domingo. As câmeras de TV não flagraram o incidente. Segundo testemunhas e imagens de celular, o espanhol perdeu o controle do MP4-30 no meio da curva 3 e bateu lateralmente no muro, com o carro percorrendo lateralmente a área de escape até parar. A desaceleração não foi abrupta. Dizem que Alonso perdeu a consciência antes mesmo da batida, mas os médicos não informaram nada a respeito disso. O pai e o empresário do Espanhol afirmaram que ele está "ok e consciente, porém confuso". O bi campeão passará a noite no hospital em observação, embora não tenha sido constatada nenhuma lesão grave. Apenas precaução.

Voltando o assunto para dentro da pista, o suíço naturalizado francês Romain Grosjean terminou o domingo com o melhor tempo, com 1:24.067, pneus supermacios. Em segundo ficou Rosberg, apenas 254 décimos atrás e com pneu MÉDIO. A diferença de perfomance entre ele os supermacios são de 2 segundos e meio. É muita coisa. De forma discreta, a Mercedes deixou o recado: Estamos alguns passos na frente de vocês. Mais do que isso, Nico fez 131 voltas, maior quilometragem do dia. Bottas com a Williams fez 129 giros, enquanto Daniil Kyvat andou 104 voltas. Confiabilidade, confiabilidade...

Felipe Nasr teve problemas no C34 da Sauber e ficou parado durante a manhã. Voltou a pista apenas de tarde para anotar 73 voltas e o quarto melhor tempo, usando pneus supermacios. Em virtude do acidente, a McLaren não voltou para a pista e deixou Button "chupando dedo". 

Foto: Getty Images
Confira os tempos do quarto dia de testes em Barcelona:

Foto: Arte Globoesporte.com


BARCELONA, DIA 3

Foto: Getty Images

O treino de sábado não teve muitas emoções. Os destaques na ponta da classificação ficaram por conta de Maldonado e Verstappen, que foram os mais rápidos usando os supermacios. O novato holandês também foi quem andou mais: 129 voltas, contra 112 de Kyvat, 105 de Vettel, 104 de Hamilton e 101 do venezuelano ponteiro do treino A Williams de Massa priorizou o treinamento de pit stops, elemento que foi preponderante e influenciou negativamente os seus resultados nas corridas de China e Áustria, por exemplo. Foi o sétimo. Ericsson e a Sauber enfrentaram um problema de câmbio e só andaram, quando fizeram o quarto melhor tempo, com pneus macios. Um novo problema no MGU-K acabou com o treino da McLaren de Button em apenas 12 voltas. Será um início difícil para a McLaren e sua nova velha parceira Honda...

Foto: Getty Images

Confira a classificação 3° dia de testes em Barcelona:

Foto: Arte Globoesporte.com

Vejam os melhores tempos dos quatro dias de teste também. A última bateria de treinos continua na quinta-feira e se estende até domingo, nada de novo, nem a pista. Depois, é só empacotar tudo e rumar para a Austrália. Quando os testes acabarem, farei um resumo da pré-temporada, na semana que vem, quando minhas férias acabarem.... Damn, até lá!

1 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS MERCEDES 1:24.064 111
2 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:24.321 +0.257 195
3 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS MERCEDES 1:24.348 +0.284 173
4 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:24.574 +0.510 212
5 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:24.584 +0.520 163
6 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:24.672 +0.608 143
7 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:24.702 +0.638 193
8 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO RENAULT 1:24.739 +0.675 223
9 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:24.923 +0.859 108
10 DANIIL KVYAT RUS RED BULL RENAULT 1:24.941 +0.877 209
11 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:24.956 +0.892 151
12 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:25.345 +1.281 173
13 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO RENAULT 1:25.604 +1.540 188
14 JOLYON PALMER ING LOTUS MERCEDES 1:26.280 +2.216 77
15 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:26.312 +2.248 178
16       MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:26.340 +2.276 164
17 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:26.591 +2.527 36
18 PASCAL WERHLEIN ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:27.564 +3.500 113
19 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA 1:27.956 +3.892 79
20       JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:28.182 +4.118 42
21 PASCAL WERHLEIN ALE MERCEDES 1:28.489 +4.425 48
22 SUSIE WOLFF ESC WILLIAMS MERCEDES 1:28.906 +4.842 83

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

BARCELONA, DIAS 1 E 2 - A BRUXA TÁ SOLTA!

A folia do carnaval acabou, hora de voltar a realidade... Triste, pois as férias estão acabando e feliz porque estamos a cada dia mais próximos do retorno da nossa querida, idolatrada e salve-salve F-1. Os testes de Barcelona começaram ontem e seguem até domingo. Então, farei um resumo dos dois primeiros dias que passaram e algumas impressões dos resultados das equipes, além de notícias recentes do circo da Fórmula 1. Vamos lá!


BARCELONA, DIA 1

Foto: Divulgação
O primeiro dia de treinos foi MUITO movimentado, dentro e fora da pista. Iniciarei pelo fim: Pastor Maldonado da Lotus foi o mais rápido da sessão. Não, não é pegadinha. Já disse que os resultados da pré-temporada não devem ser levados muito a sério. Entretanto, deve-se observar e valorizar o novo bólido do pessoal de Enstone, agora com o motor Mercedes, aparentemente mais confiável e com chassi melhor desenvolvido por Nick Chester. 

Impossível não dizer que o fato mais repercutido pelos fãs e a imprensa foi o confuso acidente entre Susie Wolff (Williams, a pedido do maridão e ainda acionista de Grove, Toto Wolff) e Felipe Nasr (Sauber). Apenas existem imagens dos dois carros após o acidente: A traseira de Nasr sem a asa, e a Williams de Susie sem o bico. Segundo informações do Globoesporte.com, "Os dois colidiram na entrada da curva 5 do circuito catalão. O brasileiro, em volta rápida, foi atingido quando tentava ultrapassar a escocesa, que vinha lenta por ter acabado de sair dos boxes. Após o incidente, Susie disse que não viu a aproximação de Nasr." Apesar do ocorrido, ambas as equipes conseguiram consertar seus carros rapidamente a tempo de que seus pilotos retornassem a pista, no fim da tarde.

Foto: Reprodução

Na McLaren, um pequeno progresso: Button andou 21 voltas até parar em virtude de um problema no MGU-K (motor elétrico alimentado pela energia armazenada nas frenagens). Já a Mercedes passou por um "perrengue" inusitado. Lewis Hamilton, escalado para guiar as flechas de prata, andou apenas 11 voltas e abandonou o treino após sentir-se mal e com febre. Seu substituto natural, Rosberg, também não pode andar: O alemão foi "poupado", com dor no nervo do pescoço. Com isso, o piloto de testes Pascal Wehrlein, que estava guiando com a Force India versão 2014 foi chamado às pressas e finalizou a turbulenta sessão da equipe alemã. Por fim, os indianos chamaram Sérgio Pérez, que fez o 4° tempo. Confira a classificação do 1° dia:

Foto: Arte Globoesporte.com

BARCELONA, DIA 2

Foto: Getty Images

A Red Bull terminou a sexta-feira com a primeira posição, inédito esse ano. O "canguru" Ricciardo fez 1:24.574, 0.010s mais rápido que Raikkonen e 0.098s que Felipe Massa, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Red Bull, Ferrari e Williams brigam pelo segundo posto da F-1. Mais do que andar na frente, a Red Bull conseguiu andar como nunca, após alguns contratempos em Jerez. Ou seja, teve bastante quilometragem (140 voltas!), perdendo apenas para a Mercedes, como sempre (150 voltas). Rosberg, mesmo com forte inflamação no nervo do pescoço, andou com a Mercedes pela manhã. Entretanto, foi substituído a tarde por Hamilton, recuperado da febre que o havia retirado da sessão do dia anterior. O Inglês andou por 89 voltas consecutivas, evidenciando a confiabilidade do W06.

Foto: Getty Images

Pequenos avanços na McLaren: Dessa vez, Alonso conseguiu completar 59 voltas com o MP4-30, o melhor dia de funcionamento do embrionário carro de Woking em parceria com a Honda. Force India 2014 e Sauber preocuparam-se mais com a quilometragem e confiabilidade de seus carros: Pérez fez 121 voltas e Ericsson, 113 voltas. Veja a classificação do 2° dia:

Foto: Arte Globoesporte.com
MAIS NOTÍCIAS:

* A FIA homologou que os pilotos deveram utilizar capacetes com pintura única, portanto, sem alterações durante o ano. É uma questão que está gerando muita polêmica. Alexander Wurz, presidente da Associação dos Pilotos, disse que "foi uma medida arbitrária". Do outro lado, Massa e Niki Lauda concordaram com a decisão, afirmando que o piloto precisa criar uma identidade com o público, essas coisas. Dizem que essa medida foi uma represália em razão da negativa das equipes em aumentar a "fonte" dos números nos carros na última reunião do grupo de estratégia da F-1. As equipes justificam que o aumento dos números diminui possíveis chegadas de patrocinadores. Eu concordo mais com Massa e Lauda. Gosto do capacete marcante, inconfundível, a segunda pele do piloto. Lógico que em situações especiais, aprovo mudanças. Por exemplo, sempre fazem pinturas diferentes no GP de Mônaco, ou quando é uma corrida local para algum piloto, ou sua despedida, etc.

* Manor deixou a administração judicial e voltou ao controle dos investidores. Agora, a luta é contra o tempo. Após a recusa da Force India em deixar a ex-Marussia correr com o carro de 2014, a equipe busca investidores (mais os 30 milhões de Euros relativos ao 9° lugar de 2013 nos construtores) para fazer o carro a tempo de disputar a temporada 2015. Em coletiva realizada hoje, Maurízio Arrivabene (novo chefão da Ferrari) afirmou que já existe um acerto verbal para a Manor correr com o motor v6 2014 da Ferrari. Quanto mais carros competitivos na categoria, melhor. Basta a FIA criar condições para a sobrevivência das nanicas ao invés de apenas preocupar-se com as gigantes.

Para finalizar: Ainda bem que as equipes recusaram as mudanças propostas pelo Bernie Ecclestone em "revolucionar" a F-1 a partir do ano que vem: Motor de 1000 cv, rodas maiores, "redução" da tecnologia para ajudar o piloto, etc. Ou seja: Querem transformar o piloto em herói novamente, que era a imagem até meados da década de 1990. Tudo indica que em 2017 teremos uma nova F-1, mais atraente e emocionante para os fãs e patrocinadores. Isso é lindo. Porém, para que isso seja feito, é preciso dar condições para que Force India, Lotus, Sauber e até mesmo Williams sobrevivam até lá.

Amanhã ou domingo eu retorno para falar dos próximos dias de sessão de testes em Barcelona. Até lá!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

QUEDA DE BRAÇO E IRONIAS DO DESTINO

Foto: GP Update

Começarei o post abordando um tema que começou  na semana passada: Durante a reunião do Grupo de Estratégia da F1 (que é encabeçado por FIA, Ferrari, McLaren, Williams, Mercedes, Red Bull e a melhor colocado do último ano - Force India), foi discutido se a Manor Racing (novo nome da Marussia) poderia disputar a temporada de 2015 com o chassi de 2014, dada a falta de tempo e recursos para a construção de novos bólidos até o GP da Austrália, daqui um mês. Eles precisariam da aprovação unânime dos presentes. Apenas a Force India rejeitou a proposta, exigindo mais "bases sólidas" (finanças, detalhes) do projeto.

Bom, mesmo que os indianos não admitam, um bom motivo para recusar a proposta da Manor é o fato de que uma quantia dos 30 milhões de libras que a ex-Marussia tem direito será distribuído entre todas as equipes do mundial, o que dá alguns milhões para a Force India.

IRONIA N° 1 - Aí que entra uma série de polêmicas. A equipe de Vijay Mallya passa por seríssima crise financeira e já anunciou que também estará de fora dos testes de Barcelona, de 19 a 23/02. "Talvez no terceiro". E tem mais: A produção do chassi 2015 foi terceirizada, e ainda não foi efetuado o pagamento para essa empresa. Com isso, o carro ainda não foi utilizado no Crash Test obrigatório da FIA, o que está gerando todo esse caos. O dinheiro da Manor viria como uma mão na roda para sanar esse imbróglio financeiro.

Bem, por enquanto a Manor/Marussia está fora. Entretanto, os ex-russos tem até o Bahrein para conseguirem uma licença e, quem sabe, convencer a Force India, que pode ser a próxima a ter que recorrer ao chassi de 2014 para disputar a F1 neste ano. Seria engraçado, não?



Foto: Twitter
IRONIA N°2 - Vettel é conhecido por mudar seu casco a cada corrida. Todavia, segundo a imprensa europeia, essa sua mania parece ter acabado. A foto de cima é de Michael Schumacher nos anos 80, quando disputava o Mundial de Kart. Pois bem, o capacete de Vettel na pré-temporada é, no mínimo, semelhante a do heptacampeão do mundo. A assessoria de imprensa de Seb diz tratar-se apenas de uma coincidência. De qualquer forma, é uma grande homenagem, mesmo que sem querer, para um dos maiores esportistas da história.

Compare com o capacete de Vettel utilizado nos testes em Jerez:

Foto: Blog do Fábio Seixas

É isso galera, amanhã tirarei mais 2 sisos, e passarei o carnaval repousando... Não é a folia dos sonhos, mas é o que temos para o momento. Voltarei semana que vem para o começo dos testes em Barcelona. Até lá! Aproveitem a folia, mas sempre com cuidado!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

JEREZ, ÚLTIMO DIA

Foto: Getty Images

Fim de testes em Jerez. Agora, só em Barcelona. Nesse último dia, as equipes de motor Ferrari mais uma vez fizeram 1-2. Kimi Raikkonen coloca a Ferrari na frente em 3 dos 4 dias com o tempo mais rápido da semana: 1:20.841. A Sauber de Ericsson terminou em segundo, seguido de Hamilton, Max Verstappen e Felipe Massa.

É possível observar de forma clara que a dupla de motor Ferrari está priorizando os long runs com pneus macios e menos gasolina no tanque. Para a Sauber, é mais compreensível: Andar na frente possibilita a chegada de novos patrocinadores que eles tanto precisam. A Ferrari, repito, é uma incógnita.

Por outro lado, Williams e Mercedes optaram por fazer stints de corrida, tanque cheio, ajustes aerodinâmicos, essas coisas. Tanto é que Hamilton fez 114 voltas e Massa, 73.

Foto: Getty Images

Button fez o melhor tempo da McLaren na semana, por volta de 1:27, muito longe das outras equipes. O Britânico andou 3 voltas a mais do que Alonso (35 contra 32), mas os problemas persistem: Dessa vez, na bomba de combustível. Em todas as diversas, o pessoal de Woking aparenta tranquilidade e confiam na solução dos contratempos e desenvolvimento do carro. Será?

NOTÍCIAS:

* Ontem, vi no Twitter que a Force India está com problemas e talvez também se ausente das sessões em Barcelona do dia 19 a 23 de fevereiro.... É a realidade da Fórmula 1.

* BOMBA: A Marussia já teria pago a taxa de inscrição e pode continuar na categoria, com o nome de Manor. Os credores devem assumir o comando da equipe no dia 19 de fevereiro. Até 15 dias atrás, estavam prestes a vender tudo no "ferro velho". Agora, podem voltar. Enfim, acredito que não seja nada diferente do que foi a passagem dos russos na F1, talvez até pior, pois nem carro existe, logo, o desenvolvimento é zero. Entretanto, é sempre bom ver vários carros no grid ao invés dos 18 que estão confirmados, a princípio. Os 30 milhões de libras recebidos pela equipe em virtude do nono lugar nos construtores do ano passado também podem viabilizar o acordo.

* BERNIE ATACA OUTRA VEZ: O eterno mandachuva da F1 Bernie Ecclestone vai discutir na reunião de amanhã do Grupo de Estratégia da F1 o retorno dos motores V8 biturbo de 2,2 litros em 2017, substituindo os V6 atuais, segundo a "Gazzetta dello Sport". Ele diz que os V6 "não foram feitos para a F1". No entanto, Jean Todt e Andy Cowell, homem forte do desenvolvimento do motor Mercedes, são contrários. Cowell diz que as equipes precisam de tempo para desenvolver o projeto, que pode atingir até 1630 cv. Esse projeto vai de encontro com a crise da F1, onde vemos a maioria das equipes com corte de gastos, dívidas e incertezas. Mas parece que Bernie não está muito interessado nisso. Seu sonho é ter 3 carros da Red Bull, Ferrari, McLaren e Williams, isso basta.

Confira os tempos do último dia de testes em Jerez:

1 - Kimi Raikkonen (Ferrari): 1m20s841 (106 voltas)
2 - Marcus Ericsson (Sauber): 1m22s019 (112)
3 - Lewis Hamilton (Mercedes): 1m22s172 (117)
4 - Max Verstappen (STR): 1m22s553 (97)
5 - Felipe Massa (Williams): 1m23s116 (73)
6 - Romain Grosjean (Lotus): 1m23s802 (53)
7 - Daniil Kvyat (RBR): 1m23s975 (64)
8 - Jenson Button (McLaren): 1m27s660 (35)

Os testes da F1 retornam em 2 semanas, em Barcelona. Até lá!