terça-feira, 14 de maio de 2019

EM CÍRCULOS

Foto: Getty Images
Cinco anos com as novas regras e tudo segue a mesma. Um amplo domínio da Mercedes. A Ferrari se aproximou, se distanciou, se aproximou, se aproximou e agora se distanciou mais. Com o regulamento congelado, a F1 não é Indy, mas anda em círculos.

Sem muitos testes, é impossível mudar a hierarquia das equipes. Enquanto uns tem muito dinheiro, outros têm quase nada. Como haver equilíbrio?

Com poucas montadoras, os motores ficam concentrados nelas. Alguém realmente acredita que as equipes satélites recebem o mesmo motor da matriz? Só aí já existe uma diferença clara de desempenho.

Outra coisa: a diferença entre Mercedes, Ferrari e Red Bull para os demais é constrangedora. Existe um abismo que só nos anos 1980/1990 existia. Nem com grid invertido teria alguma diversão, as coisas se resolveriam em 20 ou 30 voltas.

Diante de tantas reclamações, o que fazer? A Liberty não consegue nada porque a política interna das equipes a impede, além de não haver o jogo de cintura, hierarquia e autoridade que Bernie Ecclestone impunhava.

Nem na época de Schumacher a F1 era tão chata. Tirando 2002 e 2004, os outros anos foram bem decentes. Depois, tivemos temporadas boas e disputadas até 2012. Agora, depende de uma mudança no regulamento pra algo talvez acontecer.

Estamos em círculos há anos, mas parece que ninguém ali se importa.A F1 simplesmente atingiu seu limite com esse modelo. Como eu  escrevi, acho que eles não se importam. E os pouquíssimos fãs, o que farão? Muitos só assistem porque Hamilton é pop star. Os pilotos de hoje não têm carisma. Com as corridas iguais e nada de diferente acontecendo em absolutamente nada, é difícil ter o que escrever.

A F1 cansa pra escrever, assistir, acordar e tudo mais. Eu não tenho mais coelhos da cartola para tirar. É uma sensação de esgotamento, isso que estamos em maio. Eu cansei. Escrever algumas linhas inúteis aqui já está sendo bastante trabalhoso. Não vou abandonar nem nada, mas não existe algo além para continuar assim. Vou tentar explorar algumas histórias antigas que disse antes e ver o que acontece.

Até mais.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

500 METROS

Foto: Getty Images
Deve ter sido mais ou menos isso o que durou a corrida de hoje, na Espanha. Segundo Bottas, um problema na embreagem o fez largar mal e perder a liderança para Lewis Hamilton na primeira curva, de onde não saiu mais.

Vettel chegou a emparelhar por fora, mas travou os pneus e acabou atrapalhando Leclerc, permitindo que Verstappen ultrapassasse ambos. E assim terminou.

Impressionante como a Ferrari é comandada por lontras no quesito estratégia. Nas duas paradas, os dois atrapalharam um ao outro até a equipe dar a passagem de fato. Leclerc faria apenas uma parada, enquanto Vettel faria duas.

A procissão se encaminhava para seu final até que o herói Lando Norris resolveu dar emoção a corrida ao tentar passar Lance Stroll e acabar batendo no canadense. Duas grandes ações para acordar quem já estava roncando: bater e tirar Stroll. Safety Car. Habemus corrida.

Não. Ficou tudo do jeito que está entre os seis primeiros. Me recuso a acreditar que Gasly pilota a mesma máquina que Verstappen. A diferença entre os dois pilotos é grande, mas não pode ser essa. É desproporcional.

A única coisa que isso girou foi a briga encarniçada do sétimo lugar em diante pós-SC. Quase que os dois pilotos sem cérebro da Haas colocaram tudo a perder numa disputa de posição. Magnussen se defendeu e Grosjean danificou o assoalho, perdendo posições e fazendo de tudo para não pontuar mesmo com o carro americano sendo facilmente o quarto melhor do final de semana. Fracassou, pois foi o décimo.

Carlos Sainz saiu da 13° posição e, com sorte e estratégica, conseguiu ultrapassagens para conseguir um bom oitavo lugar em casa, para a vibração daqueles que ainda vão ao grande prêmio depois da aposentadoria da Fênix. Kvyat, o melhor final de semana dele em anos foi recompensado com um nono lugar positivo.

A Renault parece estagnada ou então pior, muito pior. Temporada decepcionante demais. Daqui a pouco, se continuar assim, eles vão pular fora do circo outra vez. Alguém viu a Alfa Romeo por aí? Giovinazzi é o novo Vandoorne.

Cinco dobradinhas no topo e no final. A Mercedes é uma máquina de regularidade e, sinceramente, apesar de não acontecer quase nada, está cada vez mais difícil de escrever sobre as corridas, justamente por isso. É doloroso escrever poucas linhas por algo tão ruim. E assim o mundo continua girando, resta a nós saber em qual etapa Hamilton será hexa. Agora faltam 15 para se igualar a Schummi.

Confira a classificação final do GP da Espanha:


Até!

sexta-feira, 10 de maio de 2019

MAIS DO MESMO

Foto: Reuters
Todas as equipes trazem alguma atualização para a Espanha, onde começa a temporada europeia. A Ferrari trouxe novo motor e até animou aqueles que ainda acreditam que desse mato sai cachorro. Na quinta-feira, Vettel tratou de jogar um balde de gelo em tudo, intencionalmente ou não, falando que mesmo assim não seria suficiente para superar os alemães.

Talvez isso seja verdade, porque Bottas dominou os dois treinos. A diferença variou entre um e três décimos. Hamilton foi um pouco apagado no primeiro treino livre, mas no segundo encostou no finlandês. O que estamos vendo, até aqui, é o finlandês sendo mais veloz que o maior poleman da história da Fórmula 1. Não é pouca coisa. No entanto, a velha pergunta: o quanto Hamilton, o próprio Bottas e a Ferrari estão escondendo o jogo pra sábado? Será que isso faz alguma diferença? E de novo Leclerc é mais rápido que o tetracampeão, o que não parece ser permitido nas terras de Maranello...

A Haas foi outra que trocou tudo no carro e, com tudo novo, está só atrás do trio de ferro. O problema é que falta pilotos, que sempre cometem pataquadas durante as corridas. O pelotão intermediário está, como sempre, encarniçado, e a Williams fecha o grid. Mais do mesmo.

Sobre o tal embróglio Rio-São Paulo, apenas algumas linhas porque não estou com vontade de refutar tudo: é mais fácil não ter mais corrida no Brasil do que a F1 ir para o Rio de Janeiro. É isso.

Confira a classificação dos treinos livres para o GP da Espanha:



Até!

GP DA ESPANHA - Programação

O Grande Prêmio da Espanha entrou definitivamente no calendário da Fórmula 1 em 1968. Desde então, já foi disputada em 4 pistas: Jarama, Montjuic, Jerez e Montmeló (desde 1991).

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Daniel Ricciardo: 1:18.441 (Red Bull, 2018)
Pole Position: Lewis Hamilton - 1:16.173 (Mercedes, 2018)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 6x (1995, 1996, 2001, 2002, 2003 e 2004)

LECLERC: "FERRARI PRECISA DE ACERTO PERFEITO"

Foto: Motorsport
Mesmo com quatro derrotas em quatro corridas, o monegasco está confiante com as capacidades do carro italiano em deter as flechas de prata.

"Dependendo das condições de pista, esse carro exige um acerto extremamente preciso para ser realmente rápido, mas o potencial está lá. Na Austrália e na China, a Mercedes foi mais rápida, mas, no Bahrein, nós tínhamos o carro mais rápido e de novo em Baku nós tínhamos tudo nas mãos para ter o melhor carro outra vez”, afirmou para o jornal monegasco 'Matin'.

Outro tópico abordado na entrevista foi, segundo Leclerc, ter aumentado o número de pessoas comentando sobre a disputa na Ferrari e sua relação com Sebastian Vettel.

“Eu notei que existem mais comentários sobre Vettel e eu nas redes sociais. De certa forma, posso entender isso. Hamilton e Bottas estão juntos há algum tempo, enquanto que a Ferrari trouxe um piloto jovem, e as pessoas estão acompanhando o que eu faço. Isso é natural”, completou.

É um otimismo admirável o de Leclerc. Apenas no Bahrein a Ferrari se apresentou em condições de dominar e vencer uma corrida e o teria feito, se não fosse o problema com o #16 no final da prova. Nas outras etapas, os italianos foram facilmente batidos e não acredito que Leclerc teria feito a pole se não tivesse batido no Q2.


Talvez a Ferrari realmente só funcione em determinadas características específicas, o que é suficiente para vencer corridas e não campeonatos. Em Barcelona, por exemplo, dominou nos treinos livres. Agora, lá está mais quente e as equipes também trazem novidades aerodinâmicas, além de andar no limite. Será que esse poderio por lá é real ou é mais uma ilusão de pré-temporada? Veremos.

À ESPERA DE UM MILAGRE

Foto: Grande Prêmio
A Williams vai trazer para este final de semana algumas atualizações para o FW42, visando diminuir a distância que existe com as demais equipes no campeonato.

“Teremos algumas pequenas melhoras que vão chegar em Barcelona. Acho que isso vai nos dar uma boa ideia de como o carro vai se desenvolver durante o restante da temporada. Não é uma atualização completa, mas vai nos dar um rumo mais claro para saber onde devemos nos focar, e com base neste resultados, vamos saber se teremos alguma esperança para o resto da temporada ou não”, disse George Russell para o 'Motorsport'.

Campeão da F2 e um dos pilotos da academia da Mercedes, Russell chegou na categoria repleto de expectativas que, neste primeiro momento, não podem ser sequer analisadas em virtude do terrível carro que pilota. No entanto, o inglês recorda que não é a primeira vez na carreira que enfrenta um período difícil pela falta de competitividade em uma categoria, como já foi visto no kart (onde foi campeão europeu) e também na F3 europeia.

“Não é meu primeiro ano complicado. Meu último ano no kart foi muito difícil. Fui para uma equipe que não estava dando certo no momento e vi como uma situação em que só valia a pena vencer. Se não tivesse feito isso, eles teriam me culpado por trocar de equipe. Você pode chamar a temporada de desenvolvimento de pilotos, e vivi isso também na F3. Minhas duas temporadas estiveram bem longe de ser perfeitas, e isso me ajudou a ser o piloto que sou hoje, já que aprendi muitas lições naqueles momentos”, finalizou o inglês do carro #63.


Nem a competição interna é capaz de fazer algum julgamento sobre Russell, pois Kubica não tem a mesma capacidade física para extrair o melhor do carro. No entanto, ele está fazendo o que pode. No ano passado, mostrou ter talento e regularidade para bater a sensação compatriota Lando Norris, por exemplo. Hoje, Lando é um dos destaques da McLaren. Se for possível usar isso como parâmetro de lógica, Russell está no caminho certo, mas isso só o futuro pode julgar, e provavelmente não vai ser nessa Williams combalida. Seria onde? Bottas está bem, Ocon é o reserva imediato, a Racing Point agora tem Stroll... não restam muitas opções para Russell.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 87 pontos
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 86 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 52 pontos
4 - Max Verstappen (Red Bull) - 51 pontos
5 - Charles Leclerc (Ferrari) - 47 pontos
6 - Sérgio Pérez (Racing Point) - 13 pontos
7 - Pierre Gasly (Red Bull) - 13 pontos
8 - Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 13 pontos
9 - Lando Norris (McLaren) - 12 pontos
10- Kevin Magnussen (Haas) - 8 pontos
11- Nico Hulkenberg (Renault) - 6 pontos
12- Carlos Sainz Jr (McLaren) - 6 pontos
13- Daniel Ricciardo (Renault) - 6 pontos
14- Lance Stroll (Racing Point) - 4 pontos
15- Alexander Albon (Toro Rosso) - 3 pontos
16- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 173 pontos
2 - Ferrari - 99 pontos
3 - Red Bull Honda - 64 pontos
4 - McLaren Renault - 18 pontos
5 - Racing Point Mercedes - 17 pontos
6 - Alfa Romeo Ferrari - 13 pontos
7 - Renault - 12 pontos
8 - Haas Ferrari - 8 pontos
9 - Toro Rosso Honda - 4 pontos

CLASSIFICAÇÃO:







quarta-feira, 8 de maio de 2019

FIM DE CICLOS?

Foto: Divulgação
Estamos apenas na quinta etapa do ano, mas as coisas estão muito quentes no que se refere as negociações envolvendo Liberty Media e as organizadoras dos circuitos que querem entrar e/ou permanecer na categoria.

Começando pelo que está confirmado: no ano que vem, será realizado o primeiro Grande Prêmio do Vietnã, nas ruas da capital Hanoi. Já começaram as obras e a tendência é que seja realizada em outubro de 2020. Vendo o on-board de como ficaria, ela me lembra bastante uma mistura de Valência com Cingapura.


Vamos para a (extensa) lista de indefinições: começando pela próxima corrida, na Espanha. Segundo os organizadores, a questão é uma só, e quase unânime entre os negociantes de todos os GPs: diminuir a taxa anual paga a Liberty Media. Os valores foram assinados ainda sob a gestão Bernie Ecclestone, que pegava cada centavo e tornou essa indústria insustentável, principalmente para os países europeus, não abastecidos por donos e bilionários sheiks do Oriente Médio. Ah, um fator que pode ser muito importante também é a provável diminuição pela procura de ingressos em virtude da saída de Fernando Alonso da categoria.

Pro lugar da Espanha, pode chegar o retorno do GP da Holanda, em Zandvoort, afastada da categoria desde 1985. Claro que o motivo é evidente: aproveitar o efeito Max Verstappen que enche as corridas próximas da localidade holandesa, principalmente em Spa Francochamps. O falecido Charlie Whiting chegou a realizar vistorias e acreditava que apenas alguns ajustes devem ser feitos para tudo ficar pronto. Algumas publicações da imprensa europeia já cravam que a corrida holandesa irá substituir o circuito espanhol a partir do ano que vem.

Como sempre, Inglaterra e Itália todo ano tem drama e todo ano renovam, até que um dia isso não aconteça. Presentes desde os primórdios da categoria, o diretor de Silverstone já sinalizou que existem negociações, mas nada perto de algum desfecho. Por outro lado, como sempre dramático, o GP em Monza tem um "acordo provisório" para renovação até 2024. O empecilho financeiro é a grande questão para ser superada, pra variar.

A Alemanha praticamente participa uma vez a cada dois anos da categoria. Com Nurburgring falida há alguns anos, Hockenheim segue o mesmo caminho de dificuldades financeiras. Para esta temporada, a Mercedes ajudou com os custos. No entanto, diante dos cortes que estão fazendo, parece improvável que esse tipo de aporte seja realizado no ano que vem. Um país ioiô na F1 mesmo conquistando 12 títulos de pilotos e 5 de equipes nos últimos 25 anos, os custos são altíssimos. O promotor da corrida disse que houve maior procura de ingressos para assistir a F2, que tem Mick Schumacher, do que para a própria F1.

Incrível perceber que os três principais pólos tradicionais da F1 pode estar de saída, talvez quatro (considerando que a corrida na Espanha sempre foi tradicional, mesmo quando só De La Rosa e Alonso passaram a disputar a categoria no início dos anos 2000 enquanto a grande paixão é a Moto GP)

O México, país que mais recebe público desde o retorno para a categoria em 2015, também está com um pé fora. Sem mais o apoio do governo federal, que cortou gastos, a tendência é que mesmo sendo um sucesso de público e carisma os mexicanos voltem a ficar ausentes, pra tristeza de Checo Pérez. Outro mercado importantíssimo na América Latina e no "espalhamento" da popularidade da categoria pelo mundo.

Pra fechar, parece que o tal GP de Miami ficou em stand-by. Os organizadores recuaram após os protestos das associações de moradores das áreas onde ficaria o circuito nos três dias de competição e vão tentar renegociar um novo traçado. Essa é a que menos importa. Ninguém se importa com mais corridas nos Estados Unidos e nem os americanos ficam empolgados com a categoria europeia.

Provavelmente nem todas fiquem fora, o que seria uma loucura. Trata-se apenas de uma questão de barganha, embora Alemanha, México e Espanha parecem, pelos relatos, distantes. Isso vai de encontro ao que disse Christian Horner, chefão da Red Bull, sobre o possível aumento do calendário para 23 etapas. Hoje, são 21 etapas. Com a inclusão de Vietnã e talvez Holanda, seriam 23. No entanto, sem Alemanha, Espanha e México, cairia pra 20, talvez 19, se a Inglaterra também der pra trás.

São todos circuitos importantíssimos em termos de negócios e marketing, alguns nem são grandes traçados e por isso não fariam falta (né, Espanha?). No entanto, a maioria é da fatia europeia, que basicamente sustenta o negócio. Diante do impasse nas negociações do novo Pacto de Concórdia e da cada vez maior dificuldade de negociar os caríssimos termos das taxas assinadas ainda por Bernie Ecclestone, não é exagero dizer que o futuro da categoria está ameaçado no médio/longo-prazo, principalmente também pela questão do uso dos combustíveis fósseis cada vez diminuírem em acordos das montadores e dos países.

O futuro é realmente sombrio ou mais uma vez estamos sendo assustados pelos boatos e ameaças de negociações de barganha? Abre o olho, bigodudo, Ross Brawn e Jean Todt.

Até!

terça-feira, 30 de abril de 2019

SABOTAGEM

Foto: Getty Images
É histórico na Fórmula 1 qualquer equipe que brigue por títulos ter um piloto 1B. Quando isso não acontece, o pau quebra e as consequências são irreversíveis, vide a Ferrari de Gilles e Didier Pironi, a Williams de Piquet e Mansell e a McLaren de Alonso e Hamilton, por exemplo. 

Em outros casos, quando há muito domínio, há a falsa sensação de disputa, seja porque a diferença em relação aos demais é muito grande, seja porque há muitos egos e competitividade envolvidos. Exemplos: Senna e Prost, Hill e Villeneuve, Rosberg e Hamilton e agora já querem colocar o Bottas na parada.

Ano passado, enquanto a Ferrari não tinha feito cagada, Bottas virou um baita piloto 1B. Este ano, pelo que me consta, vai ter uma "disputa". No entanto, caso os italianos reajam, certamente veremos Bottas ser preterido em prol do melhor piloto, o que é uma decisão normal e natural.

Bem, tudo isso para introduzir a questão Ferrari-Leclerc. É natural que viesse para ser um "escudeiro" de Vettel, apesar de um termo depreciativo e designado para quem realmente ganhou na loteria e parou numa grande equipe, naipe Irvine ou Kovalainen. Até mesmo Webber, Coulthard e Barrichello tiveram que se contentar com isso. Então, seria natural um início assim numa grande equipe, mas vamos lá:

Austrália: Leclerc teve que tirar o pé pra não passar Vettel, apesar de a Ferrari ter errado na estratégia com o alemão;
Bahrein: Leclerc ganharia a corrida se não fosse o problema no motor;

China: Leclerc servindo como escudeiro, parando no fim apenas para tentar atrapalhar as Mercedes;

Baku: A mesma coisa; pode-se argumentar que Leclerc errou no sábado e isso foi preponderante, mas de novo: outra estratégia equivocada e, nos dois casos, um quinto lugar, superado por Verstappen;

A Ferrari não se constrange em deixar um carro atrás até mesmo da Red Bull em prol de beneficiar um piloto que julga ser o principal para tentar deter os alemães. Acontece que esse piloto há tempos se tornou errático e vem tendo dificuldades, proporcionando até uma disputa equilibrada até aqui com Leclerc. O monegasco estaria na frente na tabela se tivesse confirmado a vitória no Bahrein.

Meu ponto não é simplesmente transformar Vettel em um segundão inútil ou aposentá-lo, apenas para que deixem os dois disputarem na pista. A Ferrari perde pontos imbecis até na disputa pelos construtores. Quando o carro não falha o piloto erra, aí é complicado.

Leclerc tem potencial e estimula a competição. A Ferrari precisa crescer internamente e parar de errar para depois tentar tirar a diferença que existe em relação a Mercedes ao invés de sabotar o jovem monegasco. Claro que Leclerc está desconfortável com isso, mas o que ele pode fazer? É o primeiro garoto em décadas que os italianos apostam, ele simplesmente não vai botar o pau na mesa e fazer uma rebelião. Hamilton era apadrinhado por Ron Dennis e a McLaren historicamente sempre foi mais liberal quanto a isso, então a comparação não é válida.

O primeiro passo para a Ferrari voltar a se organizar é parar de sabotar o jovem talentoso monegasco. Vettel não está no auge, o que torna a decisão ainda mais ridícula. Além de se prejudicar, a equipe se constrange. Quem agradece é a Mercedes.

Até!

segunda-feira, 29 de abril de 2019

BOTTADA

Foto: Getty Images
A Fórmula 1 nesta temporada vai me ajudar a escrever textos curtos. O problema é o ânimo para fazer isso.

Vamos lá. Corrida no Azerbaijão sem acidente é um lixo, como foi comprovado logo na abertura, em 2016. Nesta temporada, a cota de bizarrices foi preenchida com os eventos do final de semana.

Pois bem, diante de uma "dívida histórica", o destino deu a vitória que tirou no ano passado. Bottas largou na pole e venceu sem sustos, em uma corrida chatíssima. Hamilton tentou atacar no final, mas teve que se contentar com a segunda posição. Mais uma dobradinha, a quarta seguida. Nem a Williams de 1992 conseguiu isso, tampouco as do tempo de Schumacher nos anos 2000.

Hamilton disse que foi "muito amigável" na largada. De fato, se jogasse mais duro, certamente teria assumido a liderança. Foi a primeira vez no ano que o pole venceu uma corrida. Hamilton não parece enxergar o finlandês ainda como um rival, tal qual era Rosberg recentemente. Por enquanto?

A Mercedes deixando seus pilotos brigarem tem muito a ver com a costumeira incompetência da Ferrari. O mais incrível é que os italianos parecem cada vez mais empenhados em fazer uma cagada diferente a cada corrida. Leclerc, que desta vez fez bobagem no sábado, teve que partir para o plano B. Quando era líder com os pneus duros, a Ferrari simplesmente acabou com a corrida do monegasco, que só serviu de escudo para Vettel, que desta vez não fez nenhuma cagada. Resultado? Leclerc mais uma vez em quinto, incapaz de sequer se aproximar de Verstappen porque o rendimento com os macios era pífio. Ah, ele fez a volta mais rápida da corrida, mas quem se importa? Bom, por enquanto Bottas lidera o campeonato justamente por isso.

Não tem muito o que comentar. Sérgio Pérez, de quem sou fã, finalmente estreou na temporada com um ótimo sexto lugar. Até Stroll anda bem por lá e conseguiu um nono lugar. Outro grande destaque foi a McLaren, sem problemas e com os dois carros na zona de pontuação, os primeiros de Sainz e mais alguns de Norris. Parece animador para quem sequer passava do Q1 no ano passado. Raikkonen, beneficiado pelo abandono de Gasly, conquistou mais um pontinho. Aliás, o francês se continuar assim certamente será substituído pela Red Bull e não vai demorar muito...

A Renault, uma montadora, busca se reestruturar, mas a temporada até aqui é um fracasso. Hulk nem pontuou. Ricciardo, que vinha num bom ritmo e é considerado o "melhor ultrapassador" da F1, tentou uma manobra arriscada na curva 2, passou reto e impediu Kvyat de fazer a tangência. Não satisfeito, simplesmente deu a ré e acertou o torpedo russo. Os dois abandonaram. Isso é o retrato do australiano hoje na equipe francesa.É como o Cristiano Ronaldo indo pra Juventus e não passar das quartas da Champions, ou algo do tipo. O pior é ouvir letrinha do russo, que disse que ia comprar um retrovisor pra ele... se bem que Kvyat pode, afinal o derrotou em 2015.

O resto é mais do mesmo. Bottas parece estar na melhor forma da carreira, uma grande reviravolta para quem parecia descartado. Ocon não parece ser um cara de sorte. No entanto, ainda não acho o finlandês um concorrente para o título. Para derrotar Hamilton, é necessário nadar até águas profundas, sobreviver a entrada para o vale da morte e ter um pouco de sorte. Por enquanto está se saindo bem, mas resta saber como será o comportamento na segunda metade da temporada, quando Hamilton realmente engata.

Confira a classificação completa do GP do Azerbaijão:


Até!