sexta-feira, 9 de março de 2018

DIA 8 - JOGO DE CENA

Foto: Getty Images
Acabou! Agora só veremos os carros em Melbourne, na abertura da temporada, daqui duas semanas. Antes disso, um resumo do último dia de testes da pré-temporada em Barcelona.

Para variar, a Ferrari terminou na frente. Kimi Raikkonen marcou o tempo de 1:17.221, 40 milésimos mais lento que o recorde extraoficial de Sebastian Vettel, marcado ontem. 157 voltas na conta do Homem de Gelo. Os italianos marcaram os dois melhores tempos nesses oito dias. O que isso significa, na prática? Nada.

O azar de Fernando Alonso deveria ser investigado pelas autoridades competentes. Incrível como tudo dá errado justamente quando é a vez dele. É o karma, não tem jeito. Pela manhã, o turbo do motor Renault quebrou. Com os problemas consertados de tarde, o espanhol marcou o segundo tempo, cinco décimos mais lento que a Ferrari utilizando o mesmo composto hipermacio, em animadoras 95 voltas. O que é significativo para a equipe de Woking é a necessidade de consertar os problemas de superaquecimento do motor as vésperas da abertura da temporada, porque esse segundo lugar também não significa nada.

Foto: Getty Images
A Renault mostrou pela primeira vez alguns contratempos. Com problemas no câmbio, Sainz só foi para a pista de tarde e fez o terceiro tempo. Assim como o demais, o mais importante na análise aqui não é a colocação dos franceses, mas sim a sua evolução nessa pré-temporada. Em tese, começa o ano como a quarta força, ainda distante das três principais.

Agora começa o jogo de cena, ou então programações diferentes para obter informações dos carros. Daniel Ricciardo andou 92 voltas e fez o quarto tempo com o pneu supermacio. Após explorar a velocidade no início da semana, o RB14 conseguiu uma boa quilometragem, apesar de ter encontrado dificuldades em alguns dias e ser alvo de desconfiança quanto a confiabilidade durante a temporada.

A Mercedes também escondeu o jogo. Com os pneus médios, Valtteri Bottas foi apenas 1s1 mais lento que Raikkonen. Assustador. Lewis Hamilton, por sua vez, andou mais pesado e mesmo com o supermacio acabou em 12°. Repito: assustador. As Mercedes sempre passam a sensação de ter várias cartas na manga. Para mim, eles aumentaram a distância em relação a Ferrari e a Red Bull e terão mais um ano de dominância. Espero que esteja enganado.

A Haas mais uma vez teve um ótimo dia. Romain Grosjean foi o quinto e andou 181 voltas. Quem repetiu a mais surpreendente pré-temporada foi a Toro Rosso de Brendon Hartley, o sétimo e com 156 voltas completadas. Começo a ter dúvidas se o pessoal de Faenza irá largar em último na Austrália. Vai que seja jogo de cena também e a equipe não consiga andar na capacidade máxima do motor sem apresentar problemas?

Foto: Getty Images
Force India, Williams e Sauber aparentemente estão um passo atrás das demais. E os três casos são previsíveis, por diferentes motivos. Os (ainda) indianos parecem mais preocupados com o processo de venda da equipe. Com dinheiro escasso, o crescimento de McLaren e Renault e a Haas turbinada com o SF70H da Ferrari, parece natural a (ainda) Force India perder espaço. A esperança é que, com a nova equipe, dinheiro e investidores, seja possível recuperar o terreno para o ano que vem. Competência eles têm.

Williams e Sauber eu já escrevi mais sobre eles. Vou retomar o assunto na semana que vem, quando vou tentar fazer uma análise mais apurada do que aconteceu nesses oito dias, projetando o que esperar na etapa de abertura, em Melbourne.

Confira a classificação do último dia de pré-temporada da F1 em Barcelona:

Kimi Raikkonen (Finlândia)Ferrari1m17s221Hipermacio157
Fernando Alonso (Espanha)McLaren-Renault1m17s784Hipermacio93
Carlos Sainz (Espanha)Renault1m18s092Hipermacio45
Daniel Ricciardo (Austrália)RBR-Renault1m18s327Supermacio92
Romain Grosjean (França)Haas-Ferrari1m18s412Ultramacio181
Valtteri Bottas (Finlândia)Mercedes1m18s825Médio104
Brendon Hartley (Nova Zelândia)STR-Honda1m18s949Hipermacio156
Esteban Ocon (França)Force India-Mercedes1m19s967Hipermacio163
Charles Leclerc (Mônaco)Sauber-Alfa Romeo1m19s118Hipermacio75
10ºSergey Sirotkin (Rússia)Williams-Mercedes1m19s189Macio105
11ºLewis Hamilton (Inglaterra)Mercedes1m19s464Supermacio97
12ºLance Stroll (Canadá)Williams-Mercedes1m19s964Macio27

Até!

DIA 7 - RECORDE E LONGRUNS

Foto: Getty Images
Aos poucos as coisas começam a se desenvolver, cada equipe com a sua estratégia e programação dos testes. Se ontem Ricciardo bateu o recorde da pista de Barcelona, hoje foi a vez de Vettel pulverizar a antiga marca, colocando a Ferrari como a equipe que mais andou em um dia de pré-temporada. No entanto, todas as equipes conseguiram andar bastante e sem apresentar problemas.

O tetracampeão fez o tempo de 1:17.182 em 188 voltas durante o dia, mostrando que a Ferrari aparentemente está com um carro veloz e confiável. Com os pneus supermacios, a Haas de Kevin Magnussen foi o segundo, 1,2s atrás dos italianos. Com temperaturas elevadas, o carro dos americanos parecem responder e render melhor, aproveitando ao máximo o SF70 dos ferraristas do ano passado.

Consistência que resulta em um boa terceira posição é a mais surpreendente das equipes até aqui, a Toro Rosso. Com Pierre Gasly marcando seu melhor tempo na reta final do treino,a equipe de Faenza andou 169 voltas com o motor nipônico. Resta saber se é fogo de palha ou apenas uma unidade de potência sem andar no máximo de sua capacidade sem resultar em problemas.

Foto: Reuters
A Renault segue sendo um dos destaques da pré-temporada usando seus dois pilotos na sessão. Hulkenberg e Sainz andaram com os hipermacios e ficaram separados por apenas um décimo. Finalmente o alemão terá competição interna na equipe. Essa disputa promete. Somados, os franceses andaram 148 voltas. Dessa vez sem sobressaltos, a McLaren de Vandoorne andou 151 voltas e terminou a sessão em sexto.

Mercedes e Red Bull esconderam o jogo e preferiram longos stints ao invés de tempos. Com pneus médios, Hamilton foi o oitavo e Bottas o nono. Verstappen, por sua vez, fez o penúltimo tempo, mas andou incríveis 187 voltas, uma a menos que a Ferrari, com os pneus macios e de tanque cheio, certamente. Outro destaque do dia foi Robert Kubica ter efetivamente testado a Williams. Com um bandeirão e o apoio dos fãs poloneses, o piloto reserva da equipe inglesa foi outra vez mais rápido que Stroll, o último nos treinos. É mais do que óbvio constatar que, mesmo sem um braço, Kubica é muito mais piloto que os dois titulares da Williams, que não irão explorar o potencial do FW41, se é que ele tem.

Foto: Pedro Lopes
Confira a classificação do sétimo dia de testes de pré-temporada em Barcelona:

Sebastian Vettel (Alemanha) Ferrari 1m17s182 Hipermacio 188
Kevin Magnussen (Dinamarca) Haas-Ferrari 1m18s360 Ultramacio 153
Pierre Gasly (França) STR-Honda 1m18s363 Hipermacio 169
Nico Hulkenberg (Alemanha) Renault 1m18s675 Hipermacio 79
Carlos Sainz (Espanha) Renault 1m18s725 Hipermacio 69
Stoffel Vandoorne (Bélgica) McLaren-Renault 1m18s855 Hipermacio 151
Marcus Ericsson (Suécia) Sauber-Alfa Romeo 1m19s244 Hipermacio 148
Lewis Hamilton (Inglaterra) Mercedes 1m19s296 Médio 84
Valtteri Bottas (Finlândia) Mercedes 1m19s532 Médio 97
10º Robert Kubica (Polônia) Williams-Mercedes 1m19s629 Supermacio 73
11º Sergio Perez (México) Force India-Mercedes 1m19s634 Hipermacio 156
12º Max Verstappen (Holanda) RBR-Renault 1m19s842 Macio 187
13º Lance Stroll (Canadá) Williams-Mercedes 1m20s262 Supermacio 65

Até!

quinta-feira, 8 de março de 2018

DIA 6 - RECORDE

Foto: Getty Images

O sexto dia de testes em Barcelona mostraram de positivo a Red Bull na frente, com direito de quebra de recorde e uma ótima quilometragem de Toro Rosso, Sauber, Renault e dos próprios taurinos. Por outro lado, a McLaren segue seu calvário, de inédito com a Renault, enquanto Kimi Raikkonen passou mal e não conseguiu treinar na sua melhor condição física. Vamos lá:

Com os pneus hipermacios (os mais macios), Daniel Ricciardo foi o mais veloz do dia, batendo o recorde do circuito de Montmeló: 1:18.047, três décimos mais veloz que a antiga marca, que pertencia a Felipe Massa durante um teste em 2008. Mais do que ser rápido, o australiano não enfrentou problemas com o RB14 e andou incríveis 165 voltas, a maior quilometragem do dia.

Com os ultramacios, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas ficaram com o segundo e o terceiro tempo, três e cinco décimos atrás de Ricciardo, respectivamente. O problema da Mercedes é que sempre estarei pensando que eles estão blefando em todas as situações, inclusive quando estão sobrando, e talvez isso seja verdade.

Foto: Getty Images
Era para Kimi Raikkonen guiar a Ferrari hoje. Entretanto, o finlandês passou mal e vomitou demais após uma indisposição estomacal. Vettel foi chamado e pilotou pela manhã, onde fez o quarto tempo. Sem estar aparentemente recuperado, Kimi deu algumas voltas de tarde e foi apenas o nono.


Quem segue impressionando é a Toro Rosso. Hoje a equipe de Faenza deu um pequeno susto: Brendon Hartley chegou a parar na saída dos boxes, mas  o problema foi consertado e o neozelandês deu 119 voltas, fechando o dia em quinto. Resta saber se a Honda consegue render com potência máxima ou é apenas fogo de palha.

Ziquei a McLaren. O calvário segue. Apesar de ter ficado em sexto, Fernando Alonso andou apenas 57 voltas devido a um problema não divulgado que praticamente lhe fez perder todo o período da tarde. Um dos problemas do MCL33 é o superaquecimento da carenagem do motor, por ser compacta demais. Esse é um dos preceitos do projetista Peter Prodromou. Será que a Honda era a responsável por tudo? Será que os ingleses irão resolver seus contratempos até a Austrália?

Foto: Getty Images
Quem também teve problemas foi a Haas. Com um vazamento de óleo, Romain Grosjean perdeu algumas horas de treino, mas foi o oitavo. Na frente dele, a Renault segue constante: Sainz em sétimo e Hulkenberg em 11°, ambos conseguindo boa quilometragem para os franceses.

Na parte de trás, Force India e Sauber andaram bastante: 130 e 160 voltas, respectivamente com Esteban Ocon e Charles Leclerc em 12° e 13°.

Ferrari e Red Bull tentando encostar na Mercedes, que por sua vez está sempre escondendo o jogo... Renault sólida e McLaren sofrendo. Já temos algumas tendências nessa pré-temporada, o que não quer dizer necessariamente muita coisa como parâmetro para o que iremos ver daqui duas semanas em Melbourne, na Austrália.

Confira  a classificação do oitavo dia de testes de pré-temporada em Barcelona:
Daniel Ricciardo (Austrália)
RBR-Renault
1m18s047
Hipermacio
165
Lewis Hamilton (Inglaterra)
Mercedes
1m18s400
Ultramacio
90
Valtteri Bottas (Finlândia)
Mercedes
1m18s560
Ultramacio
85
Sebastian Vettel (Alemanha)
Ferrari
1m19s541
Macio
66
Brendon Hartley (Nova Zelândia)
STR-Honda
1m19s823
Hipermacio
119
Fernando Alonso (Espanha)
McLaren-Renault
1m19s856
Hipermacio
57
Carlos Sainz (Espanha)
Renault
1m20s042
Médio
88
Romain Grosjean (França)
Haas-Ferrari
1m20s237
Macio
78
Kimi Raikkonen (Finlândia)
Ferrari
1m20s242
Macio
49
10º
Lance Stroll (Canadá)
Williams-Mercedes
1m20s349
Macio
63
11º
Nico Hulkenberg (Alemanha)
Renault
1m20s748
Supermacio
102
12º
Esteban Ocon (França)
Force India-Mercedes
1m20s805
Macio
130
13º
Charles Leclerc (Mônaco)
Sauber-Alfa Romeo
1m20s919
Supermacio
160
14º
Sergey Sirotkin (Rússia)
Williams-Mercedes
1m22s350
Macio
80

Até!