segunda-feira, 12 de março de 2018

CRUELDADE COM WICKENS

Foto: Grande Prêmio
Robert Wickens fazia a um fim de semana perfeito. Foi apenas o terceiro "rookie" da história a estrear na categoria com pole (os outros dois foram Nigel Mansell e Sebastien Bourdais). Na traiçoeira São Petersburgo, o novato liderava com folga. Diante de tantas bandeiras amarelas provocadas pelos vários acidentes, se mantinha na frente, defendendo e recuperando eventuais perdas de posições nas relargadas;

Chegou a penúltima volta. Mais uma bandeira amarela causada pela batida de Max Chilton. Lá se foi a vantagem construída durante toda a prova diante de Alexander Rossi. Relargada. O carro do vencedor da Indy 500 de 2016 escorrega no fim da reta (algo que já havia acontecido com Scott Dixon e Will Power com o próprio Wickens no início da prova), consequência do novo kit Dallara dessa temporada que dificulta os pilotos, que claramente ainda não estão adaptados, causando mais erros. O bólido bate em Wickens que roda e fica pelo caminho. 108 voltas de trabalho em vão. Uma crueldade.

De novo a vitória em St. Pete caiu dos céus em direção a Bourdais, que volta a triunfar depois do sério acidente sofrido na Indy 500. Ao optar por uma parada mais tardia em relação aos ponteiros, se aproveitou dos acontecimentos caóticos da prova para vencer. Graham Rahal, envolvido em um incidente no início da prova, também foi forçando a fazer essa estratégia e chegou em segundo, bem pertinho. Rossi, apesar da presepada no final, garantiu o terceiro lugar.

Foto: Indy Car
Matheus Leist fez um ótimo terceiro tempo com a A.J. Foyt. As expectativas em torno de sua estreia estavam altas. Mesmo com a inexperiência em poupar equipamento e administrar o ritmo de corrida, o gaúcho manteve-se nas primeiras posições, alternando entre a 2a e a 5a posição. Entretanto, um problema eletrônico forçou seu abandono. Ele até tentou voltar para pista para ganhar mais quilometragem e experiência com o carro, mas acabou batendo. Uma pena. O brasileiro tinha tudo para conquistar um bom resultado logo na estreia, mas já deixou uma primeira impressão muito positiva. Tony Kanaan foi o 11° em uma corrida apagada, também prejudicada em uma batida na primeira volta.

Diferentemente do que aconteceria em uma categoria europeia, Rossi não foi punido. Os americanos são diferentes. Para azar de Wickens e sorte de Bourdais. Cruel. A temporada da Indy promete.

118Sébastien BOURDAISFRADale Coyne Honda 110 voltas
215Graham RAHALEUARLL Honda+0.127 
327Alexander ROSSIEUAAndretti Honda+1.518 
45James HINCHCLIFFECANSchmidt Peterson Honda+1.750 
528Ryan HUNTER-REAYEUAAndretti Honda+1.991 
69Scott DIXONNZLGanassi Honda+2.272 
71Josef NEWGARDENEUAPenske Chevrolet+3.384 
810Ed JONESINGGanassi Honda+4.299 
998Marco ANDRETTIEUAAndretti Honda+4.836 
1012Will POWERAUSPenske Chevrolet+6.127 
1114Tony KANAANBRAFoyt Chevrolet+6.518 
1230Takuma SATOJAPRLL Honda+7.401 
1322Simon PAGENAUDFRAPenske Chevrolet+7.990 
1488Gabby CHAVESCOLHarding Chevrolet+9.227 
1521Spencer PIGOTEUACarpenter Chevrolet+1 volta 
1626Zach VEACHEUAAndretti Honda+1 volta 
1719Zachary CLAMAN DE MELOCANDale Coyne Honda+1 volta 
186Robert WICKENSCANSchmidt Peterson Honda+2 voltasNC
1959Max CHILTONINGCarlin Chevrolet+2 voltas 
2023Charlie KIMBALLEUACarlin Chevrolet+3 voltas 
2120Jordan KINGINGCarpenter Chevrolet+3 voltas 
2232René BINDERAUTJuncos Chevrolet+10 voltasNC
2360Jack HARVEYINGMichael Shank Honda+72 voltasNC
244Matheus LEISTBRAFoyt Chevrolet+94 voltasNC

sexta-feira, 9 de março de 2018

DIA 8 - JOGO DE CENA

Foto: Getty Images
Acabou! Agora só veremos os carros em Melbourne, na abertura da temporada, daqui duas semanas. Antes disso, um resumo do último dia de testes da pré-temporada em Barcelona.

Para variar, a Ferrari terminou na frente. Kimi Raikkonen marcou o tempo de 1:17.221, 40 milésimos mais lento que o recorde extraoficial de Sebastian Vettel, marcado ontem. 157 voltas na conta do Homem de Gelo. Os italianos marcaram os dois melhores tempos nesses oito dias. O que isso significa, na prática? Nada.

O azar de Fernando Alonso deveria ser investigado pelas autoridades competentes. Incrível como tudo dá errado justamente quando é a vez dele. É o karma, não tem jeito. Pela manhã, o turbo do motor Renault quebrou. Com os problemas consertados de tarde, o espanhol marcou o segundo tempo, cinco décimos mais lento que a Ferrari utilizando o mesmo composto hipermacio, em animadoras 95 voltas. O que é significativo para a equipe de Woking é a necessidade de consertar os problemas de superaquecimento do motor as vésperas da abertura da temporada, porque esse segundo lugar também não significa nada.

Foto: Getty Images
A Renault mostrou pela primeira vez alguns contratempos. Com problemas no câmbio, Sainz só foi para a pista de tarde e fez o terceiro tempo. Assim como o demais, o mais importante na análise aqui não é a colocação dos franceses, mas sim a sua evolução nessa pré-temporada. Em tese, começa o ano como a quarta força, ainda distante das três principais.

Agora começa o jogo de cena, ou então programações diferentes para obter informações dos carros. Daniel Ricciardo andou 92 voltas e fez o quarto tempo com o pneu supermacio. Após explorar a velocidade no início da semana, o RB14 conseguiu uma boa quilometragem, apesar de ter encontrado dificuldades em alguns dias e ser alvo de desconfiança quanto a confiabilidade durante a temporada.

A Mercedes também escondeu o jogo. Com os pneus médios, Valtteri Bottas foi apenas 1s1 mais lento que Raikkonen. Assustador. Lewis Hamilton, por sua vez, andou mais pesado e mesmo com o supermacio acabou em 12°. Repito: assustador. As Mercedes sempre passam a sensação de ter várias cartas na manga. Para mim, eles aumentaram a distância em relação a Ferrari e a Red Bull e terão mais um ano de dominância. Espero que esteja enganado.

A Haas mais uma vez teve um ótimo dia. Romain Grosjean foi o quinto e andou 181 voltas. Quem repetiu a mais surpreendente pré-temporada foi a Toro Rosso de Brendon Hartley, o sétimo e com 156 voltas completadas. Começo a ter dúvidas se o pessoal de Faenza irá largar em último na Austrália. Vai que seja jogo de cena também e a equipe não consiga andar na capacidade máxima do motor sem apresentar problemas?

Foto: Getty Images
Force India, Williams e Sauber aparentemente estão um passo atrás das demais. E os três casos são previsíveis, por diferentes motivos. Os (ainda) indianos parecem mais preocupados com o processo de venda da equipe. Com dinheiro escasso, o crescimento de McLaren e Renault e a Haas turbinada com o SF70H da Ferrari, parece natural a (ainda) Force India perder espaço. A esperança é que, com a nova equipe, dinheiro e investidores, seja possível recuperar o terreno para o ano que vem. Competência eles têm.

Williams e Sauber eu já escrevi mais sobre eles. Vou retomar o assunto na semana que vem, quando vou tentar fazer uma análise mais apurada do que aconteceu nesses oito dias, projetando o que esperar na etapa de abertura, em Melbourne.

Confira a classificação do último dia de pré-temporada da F1 em Barcelona:

Kimi Raikkonen (Finlândia)Ferrari1m17s221Hipermacio157
Fernando Alonso (Espanha)McLaren-Renault1m17s784Hipermacio93
Carlos Sainz (Espanha)Renault1m18s092Hipermacio45
Daniel Ricciardo (Austrália)RBR-Renault1m18s327Supermacio92
Romain Grosjean (França)Haas-Ferrari1m18s412Ultramacio181
Valtteri Bottas (Finlândia)Mercedes1m18s825Médio104
Brendon Hartley (Nova Zelândia)STR-Honda1m18s949Hipermacio156
Esteban Ocon (França)Force India-Mercedes1m19s967Hipermacio163
Charles Leclerc (Mônaco)Sauber-Alfa Romeo1m19s118Hipermacio75
10ºSergey Sirotkin (Rússia)Williams-Mercedes1m19s189Macio105
11ºLewis Hamilton (Inglaterra)Mercedes1m19s464Supermacio97
12ºLance Stroll (Canadá)Williams-Mercedes1m19s964Macio27

Até!

DIA 7 - RECORDE E LONGRUNS

Foto: Getty Images
Aos poucos as coisas começam a se desenvolver, cada equipe com a sua estratégia e programação dos testes. Se ontem Ricciardo bateu o recorde da pista de Barcelona, hoje foi a vez de Vettel pulverizar a antiga marca, colocando a Ferrari como a equipe que mais andou em um dia de pré-temporada. No entanto, todas as equipes conseguiram andar bastante e sem apresentar problemas.

O tetracampeão fez o tempo de 1:17.182 em 188 voltas durante o dia, mostrando que a Ferrari aparentemente está com um carro veloz e confiável. Com os pneus supermacios, a Haas de Kevin Magnussen foi o segundo, 1,2s atrás dos italianos. Com temperaturas elevadas, o carro dos americanos parecem responder e render melhor, aproveitando ao máximo o SF70 dos ferraristas do ano passado.

Consistência que resulta em um boa terceira posição é a mais surpreendente das equipes até aqui, a Toro Rosso. Com Pierre Gasly marcando seu melhor tempo na reta final do treino,a equipe de Faenza andou 169 voltas com o motor nipônico. Resta saber se é fogo de palha ou apenas uma unidade de potência sem andar no máximo de sua capacidade sem resultar em problemas.

Foto: Reuters
A Renault segue sendo um dos destaques da pré-temporada usando seus dois pilotos na sessão. Hulkenberg e Sainz andaram com os hipermacios e ficaram separados por apenas um décimo. Finalmente o alemão terá competição interna na equipe. Essa disputa promete. Somados, os franceses andaram 148 voltas. Dessa vez sem sobressaltos, a McLaren de Vandoorne andou 151 voltas e terminou a sessão em sexto.

Mercedes e Red Bull esconderam o jogo e preferiram longos stints ao invés de tempos. Com pneus médios, Hamilton foi o oitavo e Bottas o nono. Verstappen, por sua vez, fez o penúltimo tempo, mas andou incríveis 187 voltas, uma a menos que a Ferrari, com os pneus macios e de tanque cheio, certamente. Outro destaque do dia foi Robert Kubica ter efetivamente testado a Williams. Com um bandeirão e o apoio dos fãs poloneses, o piloto reserva da equipe inglesa foi outra vez mais rápido que Stroll, o último nos treinos. É mais do que óbvio constatar que, mesmo sem um braço, Kubica é muito mais piloto que os dois titulares da Williams, que não irão explorar o potencial do FW41, se é que ele tem.

Foto: Pedro Lopes
Confira a classificação do sétimo dia de testes de pré-temporada em Barcelona:

Sebastian Vettel (Alemanha) Ferrari 1m17s182 Hipermacio 188
Kevin Magnussen (Dinamarca) Haas-Ferrari 1m18s360 Ultramacio 153
Pierre Gasly (França) STR-Honda 1m18s363 Hipermacio 169
Nico Hulkenberg (Alemanha) Renault 1m18s675 Hipermacio 79
Carlos Sainz (Espanha) Renault 1m18s725 Hipermacio 69
Stoffel Vandoorne (Bélgica) McLaren-Renault 1m18s855 Hipermacio 151
Marcus Ericsson (Suécia) Sauber-Alfa Romeo 1m19s244 Hipermacio 148
Lewis Hamilton (Inglaterra) Mercedes 1m19s296 Médio 84
Valtteri Bottas (Finlândia) Mercedes 1m19s532 Médio 97
10º Robert Kubica (Polônia) Williams-Mercedes 1m19s629 Supermacio 73
11º Sergio Perez (México) Force India-Mercedes 1m19s634 Hipermacio 156
12º Max Verstappen (Holanda) RBR-Renault 1m19s842 Macio 187
13º Lance Stroll (Canadá) Williams-Mercedes 1m20s262 Supermacio 65

Até!