sábado, 24 de setembro de 2016

UM EXEMPLO PARA TODOS NÓS

Foto: Getty Images

As Paralimpíadas terminaram há cinco dias. Histórias de superação, força de vontade, garra, luta e técnica foram expostos ao mundo inteiro, mostrando que é possível competir em altíssimo nível em qualquer circunstância, por mais difícil que possa parecer.


Alex Zanardi. Não há nenhum adjetivo que possa descrever esse homem. Todo mundo sabe que ele sofreu um acidente na Indy em 2001, perdeu as duas pernas, MUITO sangue e teve sete paradas cardíacas. Ficou em coma por um pouco mais de um mês e se recuperou. Chegou a retornar ao automobilismo, vencendo corridas de turismo. Conciliou a velocidade das pistas com o paraciclismo, até se dedicar exclusivamente para o segundo. Em Londres, foram duas medalhas de ouro, assim como no Rio, tornando-se o maior campeão paralímpico da modalidade.

Foto: Andrew Matthews/ PA via AP

Além de Zanardi ter corrido sem muito sucesso na F1 (Jordan, Minardi e Lotus no início da carreira), foi no CART/Indy que ele fez seu nome e criou o mito. Estreou na categoria em 1996, após as frustrações na F1. Na Chip Ganassi, foi o terceiro colocado logo na temporada de estreia, com 132 pontos, três vitórias e seis pódios.

Zanardi sempre foi duro na pista, protagonizando vitórias e momentos históricos (como o do vídeo acima), com ultrapassagem e um show para os fãs. Diante de uma adaptação tão rápida no automobilismo americano, foi bicampeão em 1997 e 1998. Nesses dois anos, colecionou 12 vitórias e 22 pódios. Um desempenho tão impressionante que lhe rendeu o retorno à F1.


Na expectativa e esperança de um novo “efeito Villeneuve” (campeão da Indy em 1996 e da F1 em 1997) a Williams apostou em Zanardi para o ano de 1999, juntamente com Ralf Schumacher, repleto de picuinhas, problemas de relacionamento e difícil trato no paddock. Não deu certo, saiu zerado e “queimado”. Muitos ainda pensam que na Indy qualquer “bração” é campeão, que os melhores estão na F1 e tudo mais. São esportes completamente diferentes, e o automobilismo americano precisa ser respeitado. Enfim, não vou desvirtuar o assunto do tópico.

Gostaria apenas de mostrar que Alex Zanardi precisa ser um exemplo para todos nós. Precisamos pensar nos obstáculos que ele supera e no que ele significa para superarmos os nossos problemas. Ele é um ser inspirador, vencedor, humano e extraordinário.




segunda-feira, 19 de setembro de 2016

RETOMADA COM SOBRAS E AUTORIDADE

Foto: Reuters
Depois de voltar das férias 19 pontos atrás de Lewis, muitos (inclusive eu) acreditavam que o tetra do inglês estava encaminhado. Ledo engano. Muito pelo contrário, Nico reagiu. O alemão voltou a ser o piloto dominante do início da temporada e emplaca a terceira vitória consecutiva, a oitava na temporada e a 22a na carreira para retornar a liderança do campeonato, oito pontos a frente de Hamilton (273 a 265). Uma vitória suada (literalmente, no calor de Cingapura). Se tivesse mais uma volta, provavelmente a história seria outra e Ricciardo teria vencido. O alemão sobrou nos treinos e na corrida, mostrando o ótimo momento que vive. O psicológico virou.

Geralmente movimentado de Safety Car, a corrida dessa edição só teve uma intervenção, logo na largada. Depois de pouco mais de 300 metros, Hulkenberg foi espremido por Sainz e Verstappen (que largou muito mal), rodou e bateu, abandonando. Incrível como esse tipo de "azar" só acontece com o alemão.

A corrida de Cingapura foi ótima no quesito estratégia. Red Bull, Ferrari e Mercedes optaram por táticas diferentes. Os alemães sofriam com um problema de desgaste excessivo nos freios, o que fez ambos diminuírem o ritmo. Nos pits stops, a Mercedes colocou os pneus macios, a Red Bull manteve os supermacios e a Ferrari também optou pelos pneus vermelhos.

Foto: Getty Images
Hamilton foi apático. Ao contrário de Rosberg, teve mais dificuldades para administrar os problemas do W06 Hybrid e foi ultrapassado por Raikkonen. O terceiro lugar ficou sob risco. Entretanto, os alemães deram um undercut (quando antecipam a estratégia de parada) e retomaram a posição. Faltou visão a Ferrari, que jogou fora a chance de pódio. Vettel foi o piloto do dia. Saindo de último, fez uma grande corrida de recuperação e ficou em quinto.

No final da prova, a Red Bull resolvou ousar e Ricciardo parou mais uma vez, colocando pneus novos e velozes. A Mercedes chegou a tentar repetir a tática, mas os retardatários e os cálculos diziam que não iria ser o suficiente para retornar na frente do australiano. Ricciardo tirava 3 segundos por volta, mas Rosberg soube administrar com maestria as vantagens e as adversidades do carro, levando Toto Wolff a "quase se mijar nas calças", segundo palavras do próprio. O australiano está mostrando que merece muitas vitórias e é o "melhor do resto". Verstappen, por sua vez, não foi bem. Largou mal, foi agressivo como sempre mas ficou para trás, foi apenas o sexto. Destaque para a briga encarniçada com Kvyat. O russo finalmente foi um destaque positivo depois de meses, se defendendo de forma agressiva e limpa e evitando a ultrapassagem do holandês, sendo superado apenas no final. Não sei se isso será o suficiente para que permaneça na F1, mas foi um alento.

Foto: Getty Images
Alonso em sétimo foi o melhor depois das três principais equipes. Magnussen levou a Renault a pontuar pela segunda vez na temporada (Até então, tinha sido apenas na China). Importante para tentar se manter na equipe e na F1. Falando dos brasileiros: Massa ficou em 12°, prejudicado pela equivocada estratégia de quatro paradas da Williams. Não pode fazer muito. Nasr extraiu o máximo que podia da Sauber e terminou atrás do compatriota, à frente de Ericsson. Bottas abandonou com um problema no cinto de segurança do carro. E foi isso.

Confira a classificação final do GP de Cingapura:


A próxima corrida será o Grande Prêmio da Malásia, nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro. Até!


sábado, 17 de setembro de 2016

INDEFINIDO

Foto: Getty Images
Cingapura talvez seja a única pista do calendário onde a Mercedes não é superior as demais. Ou, se é, não é por muita diferença, muito pelo contrário. Dispostos a mostrar que aprenderam com o ocorrido no ano passado, as flechas de prata até conseguiram marcar o melhor tempo do dia (Rosberg, TL2 - 1:44.152), mas Ferrari e Red Bull estão colados logo atrás.

Talvez seja a única chance da Ferrari vencer uma prova na temporada. Foi aqui o último triunfo de Sebastian Vettel - e por consequência - dos italianos. No TL1, Vettel foi o terceiro mais rápido (1:46.426), Kimi o sexto. No TL2, o alemão foi o quinto e Raikkonen o segundo, apenas dois décimos mais lento que Rosberg, que chegou a bater no final do primeiro treino livre.

Foto: Divulgação
Entretanto, quem começou ditando as cartas foi a Red Bull, com uma dobradinha na frente: Verstappen foi apenas 50 milésimos mais veloz que Ricciardo. O holandês foi o único a utilizar a nova unidade motriz disponibilizada pela Renault, o que deixou o carro taurino mais veloz. Entretanto, a Renault já anunciou que os outros três pilotos que utilizam seus serviços (Ricciardo, Magnussen e Palmer) também as utilizarão. No TL2, novamente uma diferença mínima: Verstappen, em terceiro, foi 25 milésimos superior a Ricciardo, o quarto.

Foto: Getty Images
As sessões também foram marcadas por problemas: No TL1, Grosjean, com problemas na Haas, andou apenas duas voltas e ficou a sessão inteira jogando carteado. No segundo treino livre, Hamilton deu dez voltas em virtude de um problema hidráulico, terminando em sétimo.

Por falar em "dar as cartas"... Foto: Reprodução
Hamilton abandonado a segunda sessão de Treinos Livres. Foto: Reprodução

Os brasileiros conseguiram superar seus companheiros de equipes nas duas sessões, o que é um fato raro nessa temporada. Continuando sua World Tour, Massa foi o nono no TL1, cinco posições e quase cinco décimos mais rápido que Bottas, 14°. Na segunda sessão, o desempenho foi pior, mas ainda assim o brasileiro superou o finlandês por muito pouco: 14° e 15° respectivamente, com menos de um décimo de diferença.

Na Sauber, Nasr mostra que evoluiu após os suíços lhe darem um carro minimamente melhor (ou menos pior) que o do início do ano, que era basicamente o modelo C34 com motor Ferrari desse ano. Foi o 18° e 15°, enquanto Ericsson foi o 20° nas duas, quase dois segundos mais rápido na primeira sessão e mais de um segundo mais veloz no segundo Treino Livre.

Resumindo: Cingapura tem tudo para ser o treino mais emocionante da temporada. Seis carros brigando pela pole. A curiosidade de ver se a Mercedes conseguiu aprender e corrigir os erros do ano passado, se a Ferrari vai finalmente brilhar no ano ou se a Red Bull vai provar que é uma das, senão a grande favorita a partir da próxima temporada, com sua aerodinâmica incrível e o retorno de Newey trabalhando como um dos líderes do projeto do ano que vem. Ou seja: Ao menos nesse fim de semana, está tudo em aberto, indefinido. Não dá para perder!

Confira a classificação dos dois primeiros Treinos Livres do GP de Cingapura:



Até!



sexta-feira, 16 de setembro de 2016

GP DE CINGAPURA - Programação

O Grande Prêmio de Cingapura é disputado desde 2008 e foi a 1a corrida noturna da história da Fórmula 1, que foi vencida de forma polêmica por Fernando Alonso, pilotando a Renault, após se beneficiar de um Safety Car oriundo de uma batida proposital de seu companheiro de equipe Nelsinho Piquet e o abandono do então líder da corrida Felipe Massa, da Ferrari, após a mangueira de reabastecimento ter ficado presa em seu carro. O caso ficou conhecido como Cingapuragate.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Kimi Raikkonen - 1:45.599 (Ferrari, 2008)
Pole Position: Sebastian Vettel - 1:42.841 (RBR, 2013)
Último vencedor: Sebastian Vettel (Ferrari)
Maior vencedor: Sebastian Vettel - 4x (2011, 2012, 2013 e 2015)

A PRIMEIRA BRIGA

"Olha ele, olha ele!" Foto: Getty Images
Bastou uma semana para que a Liberty Group assumisse a F1 para que desse confusão. Ao menos é o que diz a revista alemã Auto Motor und Sport. Segundo a publicação, o novo presidente, John Malone, e Bernie Ecclestone pensam a categoria e o futuro de forma completamente distinta. Dizem que brigaram feio e Bernie inclusive não descarta deixar a F1 no fim do ano, depois do GP de Abu Dhabi.

Malone também não estaria inclinado a continuar pagando as bonificações por importância histórica para Ferrari, McLaren, Williams, Renault e Red Bull. O presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, não gostou nada da ideia e pensa em processar o novo chefe da F1. Por outro lado, Diter Zetsche, presidente da Mercedes, pode investir em se tornar acionista minoritário da categoria. Menos de uma semana e já vimos um leve ruído por conflito de interesses. Óbvio que é tudo especulação ainda, mas se for verdade é um péssimo jeito de começar uma nova relação na F1. Os americanos pensam diferente. Vamos ver quem leva a melhor nessa queda de braço, eles ou as montadoras e o estilo europeu da F1.

"ELE É O FUTURO DA McLAREN"

Foto: Divulgação
É o que diz Fernando Alonso sobre o belga Stoffel Vandoorne, que será seu companheiro de equipe no ano que vem. A fênix ainda disse que Vandoorne será o líder e guia da equipe no futuro e prometeu ajudá-lo nessa empreitada.

"Eu e Jenson sabemos que temos que ajudar Stoffel nesse início na F1 porque sabemos que no futuro ele será o homem da McLaren", afirmou o espanhol, que completou: "Vou tentar fazer o meu próprio trabalho, mas Jenson e eu vamos ajudar Stoffel no máximo porque ele é o futuro, o cara da equipe".

Vandoorne fez sua única corrida na F1 no GP do Bahrein desse ano, quando substituiu Alonso, que ficou ausente em virtude do acidente com Gutiérrez na Austrália e foi o décimo colocado. As expectativas sobre essa dupla são muito boas. Há quase dez anos atrás, o espanhol também enfrentava um novato com moral na equipe e deu no que deu. Entretanto, hoje o contexto é outro. Experiente, Alonso vai fazer de tudo para tentar fazer a McLaren competitiva. Do contrário, vai se aposentar e Button pode retornar em 2018. Vandoorne tem capacidade para aprender, desenvolver e liderar a equipe de Woking no futuro. Ele já provou ter muito potencial. Estamos todos ansiosos para a estreia do belga em 2017.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 250 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 248 pontos
3 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 161 pontos
4 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 143 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 136 pontos
6 - Max Verstappen (Red Bull) - 121 pontos
7 - Valtteri Bottas (Williams) - 70 pontos
8 - Sergio Pérez (Force India) - 62 pontos
9 - Nico Hulkenberg (Force India) - 46 pontos
10- Felipe Massa (Williams) - 41 pontos
11- Fernando Alonso (McLaren) - 30 pontos
12- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 30 pontos
13- Romain Grosjean (Haas) - 28 pontos
14- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 23 pontos
15- Jenson Button (McLaren) - 17 pontos
16- Kevin Magnussen (Renault) - 6 pontos
17- Stoffel Vandoorne (McLaren) - 1 ponto
18- Pascal Wehrlein (Manor) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 498 pontos
2 - Red Bull TAG Heuer - 290 pontos
3 - Ferrari - 279 pontos
4 - Williams Mercedes - 111 pontos
5 - Force India Mercedes - 108 pontos
6 - McLaren Honda - 48 pontos
7 - Toro Rosso Ferrari - 45 pontos
8 - Haas Ferrari - 28 pontos
9 - Renault - 6 pontos
10- Manor Mercedes - 1 ponto

TRANSMISSÃO

Foto: Globoesporte.com


terça-feira, 13 de setembro de 2016

DOMINGO QUENTE

Foto: Divulgação
Peço perdão, era para esse post sair ontem. Enfim, vamos ao que interessa:

O gaúcho de Novo Hamburgo Matheus Leist, de 18 anos, fez história! Ele sagrou-se campeão da histórica F3 Inglesa, repetindo o feito de outros 12 brasileiros, incluindo Piquet, Senna, Fittipaldi e Barrichello. Tá certo que hoje a categoria não tem a mesma relevância de antes, quando era a atual GP2 (se bem que nem a GP2 serve pra entrar na categoria - É necesssário o "faz me rir"...)

A F3 foi remodelada e voltou a ser disputada esse ano. Organizada pelo British Racing Drivers' Club (automóvel clube britânico), serve como introdução ao automobilismo europeu. Na prova final, que era uma corrida tripla na icônica Donington Park, Leist, da Double R Racing venceu uma prova e ficou no top 5 as outras duas e conseguiu reverter uma vantagem de 15 pontos para o então líder do campeonato Ricky Collard. O brasileiro venceu a corrida 1 e ficou em quinto nas outras duas, enquanto o inglês ficou fora do top 5 em todas as corridas finais. Leist terminou a temporada com quatro vitórias e 11 pódios.

Foto: Divulgação
Agora, a expectativa é que o gaúcho consiga galgar passos importantes para se desenvolver na carreira, correndo em outras categorias como por exemplo a World Series ou GP3, por exemplo. Veremos o que acontece pela frente. Parabéns, guri!

Foto: Divulgação
Na MotoGP, tava tudo pronto para a festa dos italianos com uma vitória de Valentino Rossi (Yamaha) no GP de San Marino, em Misano. O número 46 assumiu a ponta logo na largada e vinha para uma vitória tranquila. Entretanto, ninguém esperava por Dani Pedrosa (Honda). Saindo de oitavo, sem vencer há um ano e muito criticado por suas exibições, o espanhol escalou o pelotão e surpreendeu todo mundo, passando Rossi faltando oito voltas e quebrando o jejum de vitórias. Foi o oitavo vencedor diferente na categoria nas últimas oito provas. Equilíbrio total.

Foto: AFP
Jorge Lorenzo (Yamaha) completou o pódio, seguido do líder do campeonato Marc Márquez (Honda) e Maverick Viñales (Suzuki). O resultado foi bom para o italiano, que diminuiu a vantagem para o espanhol de 50 para 43 pontos. Depois de treze corridas, Márquez tem 223 pontos, e Rossi 180. A próxima prova é em Aragón, dia 25 de setembro.

Na Stock Car, teve a já tradicional Corrida do Milhão. Rubens Barrichello (Full Time) saiu na pole e conseguiu manter a posição na largada após o acidente de Marcos Gomes e Ricardo Maurício. Com isso, Felipe Fraga (VRT), líder do campeonato, subiu para segundo e passou a perseguir Rubinho. Na volta 6, ele foi pra cima de Rubinho, que tentou reagir. Os dois ficaram lado a lado mas deu o melhor para Fraga, que assumiu a liderança e abriu vantagem. No final, Rubinho reagiu e tentou o ataque, mas foi contido pelo líder do campeonato, que venceu e faturou R$ 1 milhão de reais.

Foto: Duda Bairros/ Divulgação
Restando quatro etapas para o fim, Fraga ampliou a vantagem na tabela e chegou aos 166 pontos. Max Wilson, o quarto colocado na prova,, chegou a vice-liderança, com 130, seguido por Rubinho (124), Valdeno Brito (122), Daniel Serra (117) e Marcos Gomes (112). Cacá Bueno bateu na penúltima volta e ficou estagnado nos 100 pontos. A próxima etapa é em Londrina, no dia 25 de setembro.

Por enquanto é isso, agora é aguardarmos pelo GP de Cingapura, nessa semana! Até!

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

RITO DE PASSAGEM - Parte 2

Foto: AutoWeek
Dando prosseguimento as despedidas que simbolizam um novo momento para a Fórmula 1, hoje foi confirmada uma das grandes notícias da categoria na última década. A Liberty Media Corporation, conglomerado de empresas americanas da área de comunicação comandada por John Malone (entre elas o Discovery Communication, DirecTV e Starz, a rádio SiriusXM, o time de beisebol Atlanta Braves e porções do Time Warner e Viacom), anunciou a compra da F1, vinda de um consórcio dos principais acionistas do grupo CVC Capital Partners.

O negócio será feito da seguinte forma: No primeiro momento, o conglomerado americano comprou 18,7% das ações da CVC por US$ 746 milhões (R$ 2,3 bilhões) em dinheiro. O restante, que representa 35%, passarão para os novos donos apenas no primeiro quadrisemestre do ano que vem. A Liberty Media investirá US$ 4,4 bilhões e assumirá débitos de US$ 4,1 bilhões no negócio, totalizando em US$ 8,7 bilhões (R$ 27 bilhões) o negócio. Chase Carey, atual vice-presidente do estúdio de cinema 21st Century Fox, foi nomeado como Chairman, chefe do conselho de diretores, substituindo Peter-Brabeck-Letmathe, que ficou na função por três anos.

Bernie Ecclestone sinalizou que irá permanecer no cargo (Diretor Executivo da F1 e responsável pelos Direitos Comerciais da categoria) por mais três anos, até se aposentar com 89 anos em 2019. Bernie fará a transição da nova gestão da F1. Os americanos não estão acostumados com esse tipo de negócio e certamente irão necessitar da ajuda e dos conselhos do eterno chefão, até porque o conceito americano de automobilismo é completamente diferente do Europeu: Lá, o showbiz e a emoção são prioridade ao invés da tecnologia, tanto é que nas franquias esportivas é difícil termos hegemonias e grandes times, mesmo com muito dinheiro, ficam para trás.

Chase Carey, o novo chairman da F1. Foto: Getty Images
Bernie sempre teve fetiche pelo mercado americano, onde a F1 é superada pela Indy e a Nascar. Todo ano saíam especulações de circuitos de rua em Nova York, Las Vegas, Los Angeles, entre outros. É a junção do útil com o agradável: O desejo de Bernie em expandir seu negócios para os yankees e também para os americanos, que certamente irão experimentar novos caminhos de interações com os fãs e divulgação de conteúdos nas redes sociais, que Bernie odeia e não faz questão de trabalhar nessa área. Esses anos de consultoria serão importantes para situar os americanos, que a partir daí farão suas modificações na categoria.

Quando tudo estiver concluído, a Liberty Group Media assume controle do Formula One Group, porção de empresas responsáveis pela promoção do campeonato de F1 e os direitos comerciais da categoria. O consórcio liderado pela CVC manterá os 65% do grupo, terá lugar no conselho dos diretores, mas não terão mais o controle do capital votante, perdendo influência nas decisões. Na nova organização, Carey e Bernie que irão mandar.

De resto, só poderemos esperar para ver no que a F1 irá tanto como esporte, negócio, mídia, marketing e interação com os fãs. Entretanto, é inegável que o esporte está entrando em uma nova era. É a evolução. Se foi boa ou ruim, só poderemos saber daqui a alguns (longos) anos.










quarta-feira, 7 de setembro de 2016

RITO DE PASSAGEM

Foto: MotorSport
Não era para ser um texto tão pessoal, mas foi. Enfim, não estou acostumado a escrever esse tipo de coisa pessoal e sentimental por aqui. Espero que gostem.

Uma coisa que não passava pela minha cabeça e que agora começa a cair a ficha é que desde que eu me conheço como gente, um piloto esteve em TODAS as corridas que eu me recordo de ter assistido.


Começando pela icônica Hockenheim 2000. Foi minha primeira lembrança sobre a F1. Depois, algumas visões turvas: 2001 ou 2002, sempre com o GP do Brasil e a famosa pancada no Safety Car (Era a Sauber do Heidfeld? Então era 2001! Ou 2002??). Depois, o “hoje não, hoje não, hoje sim, hoje sim”. Estava dormindo em um colchão na casa do meu primo vendo naquelas televisões antigas. Apenas eu acordado, fascinado e sem entender nada do que estava acontecendo ali, mas ciente de que algo estranho havia acontecido. 

Foto: Flatout
2003. GP do Brasil. Entre os 20 que não completaram a prova, Schumacher bate na saída do S do Senna. Eu grito para a minha mãe, que estava jogando Paciência no computador, distante de tudo isso: “Mãe, o Schumacher bateu!”. “Legal, filho”. Certamente não estávamos na mesma conexão. Como era possível Schumacher, então pentacampeão não só errar como bater violentamente em pleno Brasil, diante dos meus olhos?

Entre tantas outras lembranças não sequenciais que surgem em minha mente (comecei realmente a acompanhar a F1 em 2006, com 11 anos, revezando com a catequese. Depois, nada me impedia e tentava não perder as provas, fazia de tudo mesmo! Mas é outro papo...). O que eu quero dizer é: Em todos esses momentos, do mais recente (há dois dias) até a minha recordação, Jenson Button estava em TODAS AS CORRIDAS. TODAS.  No fim do ano, serão mais de 300 GPs. Trezentos domingos que Button estava na minha casa, correndo, vencendo, brigando, lutando. Acompanhei boa parte, no mínimo 200 corridas, chutando alto. Uma rotina inperceptível, tão natural que parecia eterna.

Bem, a questão não é o Button em si, mas o que ele, Massa, Alonso, Raikkonen e até Schumacher representam para a minha vida. Acompanho esses caras correndo desde que era um piá de sete anos, morava em Canoas, brincava de F1 com pedaços quadrados de papel, entre outras coisas.  Eles sempre me visitaram aos domingos. Agora, com 21, o tempo avisa que algumas coisas irão mudar. Me senti estranho quando Schumacher se aposentou duas vezes. Foi como se uma parte da infância havia terminado. Em 2007, com 12 anos, pode-se dizer que sai da infância para ingressar de vez na pré-adolescência. Os ciclos da F1 se relacionam com os momentos da minha vida.

Foto: Fórmula Spy
Agora, em 2016. Button e Massa anunciam que estão de saída. Desde quando eles estrearam na F1, eu entrei e conclui o Ensino Fundamental e Médio. Sai da escola justamente no ano em que Schummy se aposentou de novo. Ou seja, em 2013, lá estava o Leonardo se reinventando, se adaptando a uma nova realidade, a de não precisar mais ir para a escola e começar a pensar no vestibular.  Entrei na faculdade. Raikkonen saiu e voltou também, Alonso buscava o tri e Button até foi campeão! Os caras que estavam presentes no primeiro jogo de F1 que eu joguei e criei um laço sentimental que dura até hoje no Emulador de PS1 para PC continuavam correndo! Será que não vai ter fim? Será que nada vai mudar? Será que não vou mudar?

Entrei na faculdade. Nada mal para quem imaginava que nunca sairia da escola. Dois anos de curso e, se tudo der certo, estarei finalizando os estudos no final do ano. Em 2017, apenas Raikkonen, representante dos “velhos”  está confirmado. Pode ser que Alonso também não continue. A ironia do destino: O espanhol e o finlandês podem se despedir da F1 e, portanto, encerrar o que me liga desde a infância de Canoas até a graduação em Porto Alegre (além da família, evidente) justamente no momento em que terei finalizado mais uma fase da minha vida pessoal e, mais do nunca, de um momento da F1. Um rito de passagem.

Vai ser estranho olhar para o ano que vem e não ver o nome de Button. Reiterando: Não é porque eu seja super fã dele, mas sim por uma questão de que ele sempre esteve lá e, em breve, não estará mais. Continuarei procurando-o no grid, pensando que algo está errado. Me senti  assim com as ausências de Schumacher e Rubinho. Estão faltando eles na transmissão. E assim me sentirei com as ausências de Button e Massa.

Foto: The Telegraph
Considerando que em 2018 nem Kimi e Alonso irão estar em atividade, estarei novamente começando uma nova fase da minha vida que se relaciona com a F1: O começo, de fato, da vida adulta vivida por um jovem adulto, que acompanha a nova garotada que desponta como protagonista na F1 e observando Vettel e Hamilton, que até ontem eram jovens, como os maiores vencedores e experientes do grid. Os ciclos da F1 se ajustando perfeitamente com o da minha vida, como se fosse combinado ou predestinado.

Assim são os pequenos ciclos da nossa vida, marcada por ritos marcantes que simbolizam mudanças e renovações. Vai-se embora a geração que eu acompanhei e me fez apaixonar pela F1, surge e mantém-se uma nova e agora velha guarda que precisa manter o legado adiante, assim como eu preciso continuar caminhando sem parar na minha trajetória pessoal e profissional. Ritos de passagem.