sexta-feira, 21 de agosto de 2015

GP DA BÉLGICA - Programação

O Grande Prêmio da Bélgica foi disputado pela primeira vez em 1925, e faz parte do calendário da Fórmula 1 desde a 1a temporada da categoria, em 1950.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Ayrton Senna - 1:41.523 (McLaren, 1991)
Pole Position: Michael Schumacher - 1:43.726 (Ferrari, 2002)
Último vencedor: Daniel Ricciardo (Red Bull)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 6x (1992, 1995, 1996, 1997, 2001 e 2002)

HAAS NEGOCIA COM "10 PILOTOS" E ESPERA ANUNCIAR NOMES ATÉ SETEMBRO

Foto: MotorSport
Gene Haas, chefão de sua equipe, disse que deseja acertar a contratação dos pilotos o mais rapidamente possível. Talvez em Setembro os nomes sejam anunciados. A escuderia, que só estreia ano que vem, está negociando com diversos nomes. Haas não esconde sua preferência por pilotos experientes. Os americanos já possuem um acordo de fornecimento de motor com a Ferrari, o que facilitaria a chegada de Gutiérrez e Vergne (pilotos de teste dos italianos), por exemplo. Outros nomes especulados são o compatriota Alexander Rossi e até Hulkenberg, que poderia perder sua vaga na Force India para Pascal Wehrlein (piloto de testes da Mercedes), num negócio entre a Mercedes, fornecedora de motor dos indianos, e a Force India, para abater as dívidas do fornecimento de motor dos alemães para a escuderia de Vijay Mallya.

HULK E SEB NA CORRIDA DOS CAMPEÕES

Foto: MotorSport
Nico vai substituir Schumacher, antigo parceiro de Vettel no evento que será realizado nos dias 20 e 21 de novembro, em Londres. Ano passado, os alemães não disputaram a prova. Será a estreia do atual vencedor das 24 horas de Le Mans no tradicional evento.
 

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 202 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 181 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 160 pontos
4 - Valtteri Bottas (Williams) - 77 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 76 pontos
6 - Felipe Massa (Williams) - 74 pontos
7 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 51 pontos
8 - Daniil Kvyat (Red Bull) - 45 pontos
9 - Nico Hulkenberg (Force India) - 24 pontos
10- Romain Grosjean (Lotus) - 23 pontos
11- Max Verstappen (Toro Rosso) - 22 pontos
12- Felipe Nasr (Sauber) - 16 pontos
13- Sérgio Pérez (Force India) - 15 pontos
14- Pastor Maldonado (Lotus) - 12 pontos
15- Fernando Alonso (McLaren) - 11 pontos
16- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 9 pontos
17- Jenson Button (McLaren) - 6 pontos
18- Marcus Ericsson (Sauber) - 6 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 383 pontos
2 - Ferrari - 236 pontos
3 - Wiliams Mercedes - 151 pontos
4 - Red Bull Renault - 96 pontos
5 - Force India Mercedes - 39 pontos
6 - Lotus Mercedes - 35 pontos
7 - Toro Rosso Renault - 31 pontos
8 - Sauber Ferrari - 22 pontos
9 - McLaren Honda - 17 pontos

TRANSMISSÃO


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

FERRARI 1 x 0 SILLY SEASON

Kimi rindo da daqueles blogueiros que cravavam sua aposentadoria no fim do ano

E a Ferrari dibrou todo mundo. Sorrateiramente, os tifosi anunciaram na hora do almoço que renovaram o contrato do Iceman por mais uma temporada, surpreendendo a todos. É a velha máxima da F1: "Nunca acredite mais do 1% das informações da silly season".

A renovação de Raikkonen, a meu ver, é apostar que o finlandês será um "segundão" não declarado e de luxo de Sebastian Vettel. O alto valor da multa rescisória de Valtteri Bottas, um possível veto a Ricciardo e a incerteza em Hulkenberg também podem ter pesado na decisão. Tudo chute.

Segundo o Lívio Oricchio, o contrato do ano que vem será por produtividade, nos mesmos moldes dos tempos de Lotus (2012-2013).

Com isso, a dança das cadeiras esfria completamente. Bottas, Ricciardo e Hulk devem permanecer aonde estão. Mercedes, Sauber, Ferrari, Toro Rosso e Red Bull estão com os lugares definidos. Na Williams, só falta oficializar a renovação de Massa. Na McLaren, Button e Vandoorne disputam espaço para ser companheiro de Alonso. A Lotus/Renault também deve manter seus dois pilotos. Sobra a Manor e a novata Haas, que tem Gutiérrez, Alexander Rossi e Vergne como candidatos mais fortes.

Depois da imprensa mundial (e de alguns blogs amadores que ninguém lê) levar um corte à la Boateng na Champions contra o Messi, só me resta dormir e desfrutar as comemorações referentes ao meu 20° aniversário. Até amanhã com as informações do GP da Bélgica!

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

NA EXPECTATIVA

Foto: Suggest Keyword

As férias da F1 terminaram. 4 semanas (ou 5, se considerar o cancelamento do GP da Alemanha) de folga. Fábricas fechadas por no mínimo 15 dias (mas os técnicos trabalharam fora deles em simuladores aerodinâmicas gerais) e mudança no ajuste do carro para uma largada mais eficiente são algumas das novidades desse começo de segunda metade do campeonato.

Agora, a sensibilidade do piloto será a responsável para a regulagem da embreagem e da reação ao torque à aceleração. A tendência é que a largada seja mais "animada", com alguns pilotos sofrendo nesse início e outros exímios largadores (leia-se Massa) podendo aproveitar esse artifício. Entretanto, os chefes das equipes acreditam que o procedimento não fará tanta diferença como o pessoal da imprensa especula para que haja mais competitividade na pista em decorrência de uma má largada da Mercedes, por exemplo. A Pirelli disponibilizou pneus médios e macios. Estratégia arrojada. Existe sempre a esperança das outras equipes diminuírem a distância para a Mercedes.

Olho em Kimi Raikkonen, o "Rei de Spa" (4 vitórias - 2004, 2005, 2007 e 2009). O finlandês vive péssima fase, ainda não teve o contrato renovado e está em vias de se aposentar. Pode ser a última oportunidade de brilho do IceMan na F1.

A Renault está cada vez mais próxima de retornar como escuderia pela 3443224 vez. As tratativas com a Lotus estão adiantadas. Mais novidades em breve.

É isso pessoal, até a próxima!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

EXPOSIÇÃO AYRTON SENNA




Então, visitei no sábado a exposição do Senna no Barra Shopping e achei bem legal. Óbvio que fui apenas para conferir os capacetes que o Ayrton utilizou na carreira e nem dei muita bola para os que foram confeccionados pelos famosos, mas achei alguns bem bonitos! Enfim, esse é um post para que vocês olhem algumas fotos que eu tirei de lá e, acima de tudo, COMPAREÇAM! Não irão se arrepender!

Abraço e durante a semana teremos posts pois a F1 tá voltando!








terça-feira, 11 de agosto de 2015

AYRTON SENNA NO BARRA SHOPPING

Foto: JhonMotorSport

Li a notícia semana passada na Zero Hora e fiquei super empolgado, pesquisei na internet e me fui para o shopping no sábado e... Descobri que a exposição só começaria nesta semana! Maldita ansiedade! Hahaha



Então, vai rolar no Barra Shopping a exposição "Senna na cabeça e no coração", do Instituto Ayrton Senna e curadoria do designer Rodrigo Câmara. Será do dia 12 (quarta-feira) até 30 de agosto, com entrada franca.


A exposição conta com cinco capacetes originais utilizados por Senna em sua carreira nas temporadas de 1985, 1992, 1994, 1987 (em homenagem à FAB) e 1993 (utilizado no Elf Master Karting Indoor, em Bercy, na França). Além desses, há trinta cascos desenhados por inúmeras celebridades, sendo nove inéditas.

MAIS INFORMAÇÕES:

Quando: de 12 a 30 de agosto
Local: Praça Rosa dos Ventos – BarraShoppingSul (Avenida Diário de Notícias, 300)
Horário: Segunda-feira a sábado, das 10h às 22h
              Domingos, das 11h às 20h

Fonte: Site do Barra Shopping Sul

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

ANÁLISE DA PRIMEIRA METADE DA TEMPORADA

Foto: MotorSport

Fórmula 1 de férias e eu ainda tenho um tempinho para escrever nesse início trepidante de semestre algumas linhas de análise sobre a metade da temporada da F1, que mostrou a manutenção da supremacia da Mercedes, o crescimento da Ferrari com a chegada de Vettel (e 2 vitórias no ano, para delírio dos tifosi), a crise entre Red Bull e Renault e a iminente compra da Lotus pelos franceses, as primeiras corridas de Nasr e a briga de Massa pelas primeiras posições, entre outros. Vamos lá:

Foto: EFE/Diego Azubel
As primeiras provas tiveram sempre os mesmos pilotos no pódio: Hamilton, Rosberg e Vettel. Na Austrália, uma corrida atípica: Magnussen, que substituía Alonso, e Kvyat estouraram o motor no warm-up e sequer largaram. Um acidente na primeira curva proporcionou ao estreante Felipe Nasr e sua duvidosa Sauber a alcançarem um histórico quinto lugar! Mercedes na frente, a Ferrari crescendo e sonhando em incomodar. Williams como terceira força e a Red Bull estagnada com o problemático motor Renault. Por favor em problema, a unidade de potência da Honda segue atormentando a McLaren.

Foto: Getty Images

Mais cedo do que se poderia imaginar. Vettel venceu com a Ferrari logo na Malásia e quebrou um jejum pessoal e da equipe - Ambos não ganhavam desde 2013. Vitória construída na estratégia da Ferrari e numa tarde infeliz da Mercedes. Enfim, o recado para os Alemães foi dado: Qualquer vacilo e os Italianos estarão prontos para dar o bote.

Nas provas seguintes, a Mercedes manteve seu domínio, frustrando os tifosi. Principalmente Lewis Hamilton. Vitórias fáceis, dominantes. Rosberg não conseguia seguir o ritmo do britânico. Parecia já ser uma presa abatida e o tri de Lewis uma questão de tempo. Até chegar às voltas finais de Mônaco.

Foto: MotorSport
Vale destacar os novatos da Toro Rosso, Verstappen e Sainz Jr. O holandês de 17 anos tem mais mídia por trás, é filho de Jos Verstappen. Mais arrojado e polêmico, fez grandes ultrapassagens, acidentes e declarações de impacto para a imprensa. O Espanhol, meio "segundão" na equipe satélite da Red Bull, pareceu mais consistente até as útlimas corridas quando foi superado, mas sem tanto brilhantismo - Tanto para o bem quanto para o "mal".

Felipe Nasr, enquanto teve carro, aproveitou as chances. Pontuou bastante. Errou pouco (apenas no acidente do treino livre do Canadá). Na Lotus, Maldonado sempre errando muito e depois conseguindo alguns pontos. Crise financeira fez o pessoal de Enstone perder terreno. Grosjean, constante. Fazia uma temporada impecável até se envolver em um toque bobo com uma Manor no Canadá, quando estava em 5°. Depois, perdeu rendimento, como toda a Lotus.

Nas Williams, Bottas sempre constante, aproveitando as oportunidades, mas nunca brilhante. Felipe Massa teve o melhor começo no campeonato dos últimos anos - Não pontuou somente em Mônaco e Hungria, e ainda não abandonou na temporada. Entretanto, alguns problemas o deixam 3 pontos atrás do finlandês na tabela.

Voltando para Mônaco, Hamilton estava com a vitória nas mãos, até que o Safety Car provocado por Verstappen enfileirou os ponteiros. Com medo do desgaste de pneus, foi para os boxes. Rosberg e Vettel não foram, e voltaram à frente. Hamilton não conseguiu ultrapassá-los, e uma vitória que era certa virou frustração ao cair no colo de Rosberg. Aí as coisas começaram a equilibrar.

Rosberg cresceu de produção e conseguiu mais 1 vitória (já havia vencido com autoridade na Espanha), na Áustria e Hamilton sentiu. A vantagem foi caindo e a corrida da Hungria poderia ter mudado tudo, mas no fim das contas Hamilton aumentou a diferença de pontos para Nico (21).

Foto: Getty Images
Considerações finais: Hamilton continua o grande favorito para ser tri. Entretanto, se a Mercedes vacilar, Vettel vai ganhar. Rosberg precisa ser mais combativo e agressivo, aliando com sua "frieza" e pragmatismo. Raikkonen caminha para a aposentadoria. Em Monza o novo companheiro do Alemão será anunciado - Bottas? Hulk? Ricciardo? - Williams, sem "ousadia" da equipe, não vai ganhar nada, só alguns pódios e olhe lá. Red Bull depende de um motor decente para brigar lá em cima; Do contrário, só serão competitivos em circuitos travados. Lotus e Force India são incógnitas. Endividados, nem sabemos se continuarão. Toro Rosso fazendo um bom trabalho nessa temporada com os novatos. Sauber, com poucos recursos, tem que investir bem nas melhorias aerodinâmicas da segunda metade e pontuar o máximo possível. McLaren Honda, uma eterna indefinição - Que não se enganem com Hungaroring; Todos esperam evolução do motor para o ano que vem. A informação do momento é que Vandoorne, futuro campeão da GP2, seja companheiro de Alonso em 2016, decretando a aposentadoria de Jenson Button. E as Manors... Bom, só de estar ali já é razoável, espero que consigam ser minimamente competitivos nos próximos anos - Se sobreviverem.

É isso galera, até mais!

terça-feira, 4 de agosto de 2015

INÍCIO E FIM DAS FÉRIAS

Foto: Globoesporte.com
Tô vivo! Voltei quinta-feira e era para esse post estar pronto ontem, mas um apagão fdp acabou frustrando meus planos...

Aconteceram muitas coisas desde o último post! O GP da Hungria foi, sem dúvida nenhuma, a melhor corrida do ano. Espetacular, incrível!

Sebastian Vettel. Largada fantástica. Depois, foi só administrar. Parecia que estava tudo encaminhado para uma dobradinha com Kimi Raikkonen, mas um problema no ERS do finlandês o fez ficar para trás. Chegou a ser ameaçado por Rosberg e Ricciardo após o safety car provocado pelo acidente de Hulkenberg, mas o toque do australiano sorridente em cima do Alemão selou de vez sua vitória.

Curiosidade inútil: As 2 corridas que eu não assisti em casa (Canela e Rio de Janeiro), 2 vitórias de Vettel e da Ferrari. Para o campeonato ficar emocionante, vou ter que viajar sempre? Hahaha
Curiosidade 2: O tetra-campeão iguala Ayrton Senna no número de vitórias: 41. Só está atrás de Schumacher (91) e Prost (51).

Foto: Getty Images

Mercedes: Outra vez largaram mal e ficaram para atrás. Diferentemente de Silverstone, não teve chuva e nem trapalhada da Williams para que as flechas de prata pudessem recuperar o terreno. Hamilton, afobado e desesperado tentou passar Rosberg na primeira volta em um ponto impossível, perdeu o controle do carro e ficou para atrás, precisando fazer uma corrida de recuperação. Depois de finalmente escalar o pelotão, foi tocado por Ricciardo e depois por Verstappen, tendo que remar tudo outra vez. Certamente foi uma das piores apresentações do inglês nos últimos anos. Para a sua sorte, Rosberg também foi "vítima" da ousadia do Australiano da Red Bull e, quando todos já imaginavam que Nico pudesse encostar ou até mesmo assumir a liderança do campeonato, Hamilton chegou na frente de seu companheiro de equipe, aumentando a vantagem para 21 pontos. Que sorte!

Foto: Getty Images
Red Bull: Contou com o problema do carro de Raikkonen e o acidente de Hulkenberg para encostar nos ponteiros. Ricciardo largou em 4° e como sempre largou mal (herança de Webber!), caindo para sétimo. Kvyat o ultrapassou, mas não tinha um bom ritmo de corrida. Estava se distanciando de Hulk, 5°, e prejudicava a corrida de seu companheiro de equipe. Os taurinos deram uma ordem de equipe e Ricciardo passou o Russo e logo depois o Alemão da Force India. Distante dos quatro primeiros, a forte batida de Hulkenberg e a entrada do Safety Car permitiu ao australiano "sonhar". Na relargada, foi pra cima de Hamilton e forçou a ultrapassagem, espalhando o carro e tocando no bicampeão ("no further action" - lance de corrida!). Já em terceiro, foi para cima de Rosberg e realizou o mesmo procedimento, também danificando o carro da Mercedes (pneu furado e outro incidente normal, sem punições). Com um dano no carro, o Australiano foi aos boxes e permitiu ao jovem Kvyat, alheio a todas as confusões a chegar num improvável segundo lugar. Ricciardo ainda foi o terceiro. Foi a primeira vez que os dois pilotos da Red Bull chegaram ao pódio desde o GP Brasil de 2013 (assim como desde então havia sempre, no mínimo, um carro da Mercedes no pódio).

Foto: Getty Images
McLaren: Graças as batidas, milhares de punições (Só Maldonado foi penalizado três vezes - Pede música, Pastor!) e reviravoltas, a lenta MP4-30 com seu motor Honda conseguiu, no seu passinho de "tartaruga" sobreviver aos problemas da prova e as suas próprias limitações. Resultado: Melhor fim de semana da temporada! Tudo bem que ainda não é nada positivo para os padrões da McLaren e que foi uma corrida circunstancial, mas o quinto lugar de Alonso e o nono de Button foram comemorados com afinco pelos mecânicos e (por quê não?) os chefes Eric Boullier e Ron Dennis. A Fênix, Don Alonso, que no sábado empurrou o carro depois de mais um problema, foi recompensado nesse ano de azares com um baita resultado a bordo de sua "McNardi", para delírio daqueles que acompanhavam o grande prêmio.

Menção honrosa para o quarto lugar do adolescente (e ainda sem carteira de habilitação) Max Verstappen, para delírio do paizão Jos, que aparece mais na transmissão que as Manors e Saubers.

Por falar nos suíços, Ericsson aproveitou a corrida maluca e chegou em décimo. É prometida melhorias para o C34 a partir de Spa, no retorno das férias de verão na Europa. Felipe Nasr teve muitas dificuldades e foi o 11°. Quase conseguiu um pontinho milagreiro mesmo com um ritmo muito, mas muito lento dos carros suíços.

Imagem TV Globo

Tenho 20 anos. A última morte foi há 21. Portanto, nunca havia visto uma morte na Fórmula 1. Muito chocante e triste. Não poderia ser diferente na homenagem dos pilotos antes do início da corrida, com os capacetes no meio da roda de oração. Talvez por outra ironia do destino, logo a Ferrari, equipe na qual Jules era membro da academia de pilotos venceu, com direito a dedicatória emocionante e bonita de Vettel no rádio após a bandeirada. Aliás, na segunda-feira o Francês completaria 26 anos. Deve estar acelerando muito, seja lá onde estiver.

Agora, a F1 está de folga e só volta depois do meu aniversário, rsrssrsrs. Funcionários e pilotos têm o direito de curtir 2 semanas de férias de verão obrigatórias. Por conseguinte, as fábricas deverão permanecer FECHADAS nesse tempo, sem trabalho, sem nada (ao menos nas fábricas, e certamente os japas estarão buscando melhorias no motor da Honda no Japão).

Deveria estar dormindo há muito tempo, mas essa vida de escritor das madrugadas não me permite. Acabou o caô, a faculdade chegou. Voltaremos a rotina estressante de trabalhos, leituras, estudos (estágios?) e pouquíssimas horas de sono. Agora é tirar um cochilo, pois nesse semestre as terças-feiras serão beeeem puxadas.

Até mais, quem sabe com um panorama mais detalhado da primeira metade da temporada da Fórmula-1!