quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

PONTAPÉ INICIAL



Foto: Divulgação
Hoje a temporada 2015 da Fórmula 1 começou de forma "oficial". Em um evento extravagante na cidade do México, Vijay Mallya e seus bluecaps lançaram VJM08, carro dessa temporada.
Em relação ao ano passado, o cor do carro mudou em alguns aspectos: Menos colorido, sem branco e com detalhes prateados. Achei mais bonito que o do ano passado.Vale lembrar que a Force India somente estreará o modelo 2015 nos testes de 19 a 23 de fevereiro e que esse carro é o de 2014 com a pintura de 2015. Os projetos estão atrasados, o que não é novidade.

De maneira surpreendente, a Williams anunciou através da capa da revista inglesa "F1 Racing" o FW37. Na tarde de ontem, foram lançadas fotos virtuais do bólido. Muito pouco ou quase nada mudou: Apenas a inclusão da Rexona e Hackett como patrocinadores e o bico do carro mais diferenciado e esteticamente melhor para a família brasileira esse ano, sem aqueles...enfim, desagradáveis bicos.

Foto: Divulgação

Aprecie mais com detalhes e veja as diferenças entre os novos bólidos da Williams e da Force India e os carros de 2014:




Créditos: Divulgação e Globoesporte.com
Certamente estaremos aqui para a cobertura do lançamento dos carros das demais equipes, o que vai ocorrer na quinta e sexta que vem, provavelmente. Mercedes, McLaren, Ferrari, RBR e STR já possuem datas confirmadas. Lotus e Sauber, ainda não. Caterham: mistério. Manor: Ah, brinks haha


Até, camaradas.




quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

REVIRAVOLTAS?

Foto: Blog do Groo

O título do post diz tudo. Mudanças de planos, surpresas, reviravoltas.

Primeiro, viajei de última hora para curtir mais um pouco do litoral e só retornei no domingo.

Nos últimos dias, o mundo da F1 teve rumores bastante significativos.

Primeiro: O possível retorno da Marussia
O chefe de equipe (ou ex-chefe, melhor dizendo) John Booth disse que tem negociações avançadas com um "investidor forte". Inclusive o leilão das peças da equipe que estavam marcadas para essa semana foram adiadas, apimentando ainda mais o rumor.
Como disse o Flávio Gomes, "quem seria o maluco a comprar a Marussia?". A equipe está com dívidas incontáveis (A maior parte para a Ferrari, por causa dos pneus, e a McLaren, que fornecia o simulador). E o retorno da Marussia, se confirmar, vai modificar o nível de competitividade do time? Isso que tem que montar o carro da temporada ainda, faltando menos de 2 meses para o começo da temporada.

Segundo: A FIA teria autorizado a Honda a também desenvolver o seu motor durante essa temporada. É justo. Se abriram a brecha pras outras três, tem que abrir pra Honda também. Sem mimimi de "Ah, eles ficaram 1 ano sem desenvolver enquanto a Honda teve 1 ano pra se preparar". Acontece que a Honda nem testou na pista ainda, o que é fundamental.

Terceiro: A crise da F1
Estamos quase no fim de janeiro e Lotus (se é que vai continuar), Williams e Sauber não anunciaram quando lançarão os carros para os primeiros treinos do início de fevereiro. Todas as equipes estão com o planejamento atrasado, inclusive a toda poderosa Mercedes só irá fazer o lançamento do carro momentos antes da sessão de treinos em Jerez.
A única equipe que terá um evento pomposo de lançamento (cof cof, Carlos Slim) é a Force India que será hoje à tarde. Mesmo assim, Vijay Mallya e sua trupe já anunciaram que só irão participar dos testes dos dias 19 a 23 de fevereiro. Bagunça no regulamento, no calendário (entrada totalmente aleatória do GP da Coreia e sua posterior retirada, saída de Nurburgring e o fim do revezamento com Hockenheim), equipes com sérias dificuldades financeiras (Tirando RBR, Ferrari, McLaren e Williams e a satélite STR), motores turbo que não empolgaram, a petulância de Bernie que está afundando a categoria. Até agora não sabemos se terá 16, 18, 20 ou 22 carros nessa próxima temporada.

Serão longos, árduos e estressantes dias de ajustes, treinos, reuniões e decisões das equipes, FIA e FOM até a primeira quinzena de Março.

Bom, amanhã terá um post do lançamento do carro da Force India, na Cidade do México. Espero que seja bonito.

Bom estar de volta.


domingo, 11 de janeiro de 2015

CORRIDA MALUCA

Foto: Reprodução/Twitter
Cara, que loucura foi essa na tarde de hoje em Puerto Madero, Buenos Aires??? Tá certo que as outras provas também foram intensas e emocionantes, mas hoje superou todos os limites. Típico do desenho "Corrida Maluca" mesmo. A Fórmula E tá se firmando e tem tudo para melhorar ainda mais, com o desenvolvimento e adaptação das tecnologias.

Então, a corrida foi excelente para quem estava atrás no campeonato, já que os três primeiros tiveram problemas: Di Grassi e Buemi abandonaram após quebra de suspensão no mesmo ponto - a Chicane "assassina". Chandhok foi o primeiro a ficar por lá. Sam Bird, que poderia ter aproveitado a chance, sofreu punição e terminou apenas em sétimo. O Brasileiro estava fazendo uma corrida fantástica, já tinha ultrapassado Bird, Alguersuari e Heidfeld. Se encaminhava para vitória. Uma pena. Ao menos se manteve líder, com 58 pontos, 10 a mais do que o Suíço, vice-líder.

O azar e a zica de Heidfeld parecem ser infinitos. Entra ano e sai ano, quando a gente acha que a coisa vai deslanchar... Faltando 2 voltas para o final, o Alemão foi punido por uma irregularidade no pit e terminou em 9°.

Com isso, a corrida caiu no colo do Português Antônio Félix da Costa, da Amlin Aguri, que só teve o trabalho de guiar com carinho até a bandeirada final. Nicolas Prost terminou em 2° e Nelsinho Piquet, que poupava o equipamento para atacar no fim e foi prejudicado pelo longo tempo de Safety Car em virtude do acidente de Chandhok, terminou em terceiro. Em entrevista, ele ficou surpreso quando lhe contaram que estava no pódio. Por falar em pódio, ele foi histórico: Hino Português (que nunca tinha escutado em provas de automobilismo) e Piquet e Prost no pódio, o que não acontecia desde o GP dos EUA de 1991, que Senna venceu.

Bruno Senna largou em penúltimo depois de errar no treino classificatório e, com a loucura da corrida, conseguiu o 5°. Boa posição. Até agora, tivemos brasileiros no pódio em todas as corridas:

Pequim - Di Grassi
Malásia - Di Grassi
Punta del Este - Di Grassi e Nelsinho Piquet
Buenos Aires - Nelsinho Piquet

Buemi fez a pole e ganhou três pontos extras. Sam Bird, da Virgin, fez a volta mais rápida e teve dois pontos extras: 1:11.540

Com problemas na suspensão, Di Grassi abandonou a prova. Foto: Getty Images

A próxima corrida será daqui dois meses, em Miami, dia 14/03. Até lá!

RESULTADO:

1 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR AMLIN AGURI 40 voltas
2 NICOLAS PROST FRA E.DAMS +5.354
3 NELSINHO PIQUET BRA CHINA +8.552
4 JAIME ALGUERSUARI ESP VIRGIN +11.148
5 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA +11.535
6 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA ANDRETTI +13.319
7 SAM BIRD ING VIRGIN +13.617
8 SALVADOR DURÁN ESP AMLIN AGURI +14.724
9 NICK HEIDFELD ALE VENTURI +15.464
10 ORIOL SERVIÀ ESP DRAGON +19.334
11 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI +28.973
12 HO-PIN TUNG CHI CHINA +37.858
13 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI +1 volta
14 DANIEL ABT ALE AUDI ABT +2 voltas NC
15 JÉRÔME D´AMBROSIO BEL DRAGON +2 voltas NC
16 JARNO TRULLI ITA TRULLI +5 voltas NC
17 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT +9 voltas NC
18 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS +12 voltas NC
19 MICHELA CERRUTI ITA TRULLI +15 voltas NC
20 KARUN CHANDHOK IND MAHINDRA +20 voltas NC

*PS: Salvador Durán foi desclassificado. Com isso, Heidfeld foi para 8°, Serviá para 9° e Sarrazin em 10°.



sábado, 10 de janeiro de 2015

FÓRMULA E - Etapa #4 - ePrix de Buenos Aires

Lucas di Grassi, líder do campeonato. Foto: Autosport

Galera, cheguei agora. Não pensem que eu esqueci de vocês, hahaha. Então...

Hoje, daqui algumas horas, será realizada a quarta etapa da Fórmula E, em Buenos Aires. O traçado possui 2,4 km e passa pela zona sul de Puerto Madero.

Como sempre, o FOX Sports 2 transmitirá ao vivo o treino (12h) e a corrida (16h30). Acompanharemos tudo por aqui e no meu twitter (Sim, eu voltei): @sazon0895.


Até mais!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

REAPRESENTAÇÃO


O dia chuvoso em Porto Alegre celebra o retorno de minhas atividades aqui no blog para essa temporada. Voltei no sábado, vi Jon Jones vencer mais uma e depois se internar por uso de cocaína num exame anti-doping de Dezembro. Vi um reveillon nubloso e lotado de gente na praia de Torres, agradável, porém com a capacidade acima do que a cidade suporta.

Enfim, nesse post vou começar os trabalhos de 2015 e algumas movimentações no mundo da F1 nesse início de janeiro. Vamos lá:

* A POLÊMICA DA UNIDADE MOTRIZ:

Foto: Honda
Por um amadorismo incrível da FIA, Ferrari e Renault conseguiram uma brecha no regulamento e irão desenvolver suas unidades motrizes durante o ano inteiro, sem restrições.
Com o auxílio da publicação do Lívio Oricchio no GE: "Originalmente, Mercedes, Ferrari e Renault poderiam modificar, do fim de 2014 para o início deste ano, 32 áreas, ou tokens, das suas unidades motrizes, correspondente a 48% do total de 66 tokens, estabelecidos pela FIA. Na sequência, deveriam também homologar as unidades revistas até a mesma data estabelecida para a Honda, 28 de fevereiro, e não mexer nelas até o fim do ano."

Entretanto, no texto da FIA não estava especificada a data (28 de fevereiro) e com isso Ferrari e Renault conseguiram estender o prazo e poderão desenvolver a unidade motriz do motor durante a temporada inteira, buscando diminuir a distância existente entre as duas e a Mercedes. Obviamente, Charles Whiting teve que homologar a mesma coisa para os Alemães. Aí é que entra a polêmica: A Honda, que retorna esse ano como construtora, não foi beneficiada com a brecha do regulamento e só poderá fazer os ajustes até a data acertada. A justificativa é que os japoneses tiveram 1 ano para mexer no equipamento (igual as outras 3 fornecedoras fizeram em 2013) e que teria, por questão de justiça, que ficar 1 ano sem mexer (Tomando como exemplo 2014). Evidente que McLaren, Honda, Ron Dennis, Boullier, Alonso e Button vão protestar e pressionar Whiting.

O que fica é a bagunça proporcionada pelos dirigentes da FIA e a clara mensagem para a Honda e as demais possíveis interessadas em ingressar na F1 é que: "Quem entrar, vai ficar 1 ano sem mexer, ficar muito para trás e suas equipes ficarão muito longe das vitórias". Veremos os próximos desdobramentos.

* REESTRUTURAÇÃO DA WILLIAMS:

A Williams fez algumas alterações internas no corpo técnico da equipe para a próxima temporada:
- Robert Murdoch, engenheiro de Massa, agora será engenheiro-chefe de desempenho. O Brasileiro agora trabalhará com Dave Robson, engenheiro de Button em 2009, quando este sagrou-se campeão.

Teoricamente, a Williams passa a apostar ainda mais na juventude e regularidade de Valtteri Bottas, sem desvalorizar a experiência no acerto dos carros, o companheirismo e o conhecimento de Felipe Massa. É justificável, já que o finlandês foi melhor que o Brasileiro, que tem dificuldades no início da temporada e cresce no final.

* OUTRAS NOTÍCIAS:
- A McLaren apresentára a MP4/30 no dia 30 de janeiro. Como todo ano, sempre dizem que o carro vai ser laranja ou, com o retorno da Honda, a pintura em vermelho e branco, dos tempos áureos da parceria entre nipônicos e britânicos.
- A Red Bull se antecipou a FIA e disse que só haverá 2 testes coletivos no meio da temporada. No ano passado, foram 4. Os testes serão na Espanha, em Maio, e na Áustria, em julho.
- GP2: A Dams, atual campeã, anunciou a dupla de pilotos: Alex Lynn, campeão da GP3 ano passado, e o Francês Pierre Gasly, que começou em 2014 na World Series e terminou na GP2. Ambos pertencem a Red Bull.
- O Governo Belga concordou e autorizou os organizadores da corrida a renovarem o vínculo do mítico GP em Spa Francochamps com a FIA. Conforme disse o ministro da economia, Jean-Claude Marcourt, nenhuma obra será necessária. O contrato será ampliado até 2018.


Por enquanto é isso. Amanhã, mais informações do ePrix de Buenos Aires, no sábado. Até!

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

RECESSO


Mais uma vez, o blog entra em recesso. Viajarei para a praia e só volto para a cobertura do ePrix de Buenos Aires, dia 10 de janeiro. Ou seja: Uma semaninha parado, haha


Aproveito para desejar um feliz 2015 para todos(as)! Saúde e felicidade, que o resto nós corremos atrás!


Até!

ANÁLISE DA TEMPORADA 2014 - Parte Final

É hoje! Após muita espera, finalmente terminarei esse troço. Não é má vontade, é preguiça mesmo. Calor e tal... Enfim, bora escrever um bocadim sobre as piores equipes da temporada, que sofreram com problemas financeiros e acidentes quase (ou semi) trágicos. Lotus, Marussia (RIP), Sauber e Caterham. Let's go!


LOTUS - O fim de 2013 já projetava que 2014 seria pífio. A saída e o não-pagamento de Kimi Raikkonen para a Ferrari (que "levou" James Allison e Dirk de Boer junto) e a grave financeira culminaram no grande atraso para o desenvolvimento do carro desse ano. A chegada de Pastor Maldonado amenizou um pouco, mas não foi o suficiente. A equipe teve que usar os 100 km disponíveis para comerciais para que o carro rodasse alguns quilômetros. Maldonado e Grosjean, dois malucos ousados ao volante, não conseguiram grandes coisas. O carro não permitia. O Francês evoluiu muito, bateu menos, e conseguiu bons pontos na Espanha, sua melhor perfomance na temporada. O Venezuelano, por outro lado, só acidentes (nada surpreendente). Ambos permanecem, e a tendência é que as coisas fiquem um pouco melhores para o lado da equipe mais zoeira das redes sociais. Mas nada muito animador não.

MARUSSIA - A brava e heroica equipe russa foi do céu ao inferno em pouco tempo. No confronto direto com a sua rival de carro ruim, a Caterham, a Marussia conquistou 2 pontos históricos com o mito, a lenda Jules Bianchi em Monte Carlo! MONTE CARLO! Muita festa, emoção e 40 milhões de Euros garantidos para a próxima temporada. Garantidos? Aí é que o inferno entra em ação. Na caótica e chuvosa Suzuka, Bianchi bateu gravemente num trator e chocou o mundo. Há 20 anos não acontecia um acidente tão grave na Fórmula 1. Primeiro Schumacher, depois Bianchi. Dá para lembrar de Dario Franchitti, Dan Wheldon e o outro maluco que um cara da Nascar atropelou esse ano. Até hoje o Bravo Francês está inconsciente em sua terra natal, Nice. Assim como Schumacher, sua situação é misteriosa. Apenas soubemos que ele sofreu uma lesão axional difusa. Leigamente falando, é pior que a lesão de Schumacher. Na corrida seguinte, na Rússia (GP histórico, em casa), o "luto" tomou conta. Apenas Chilton correu. Logo em seguida, foram expostos os problemas financeiros e a Marussia se retirou de cena pela porta dos fundos. Agora, seus restos estão sendo vendidos para fãs e colecionadores. Foi horrível enquanto durou. O que fica na memória são os 2 pontos em Mônaco.

SAUBER - Sem dúvida nenhuma, a pior equipe do ano. Ridículo, sem mais. Uma escuderia com tanta tradição não pode ficar sem marcar pontos e terminar atrás de um time falecido. A escolha dos pilotos foi muito errada. Gutiérrez, um mero pagante, e Sutil, que já tinha sido chutado da Force India. Dupla sem sal + Vários problemas financeiros e técnicos = Ano péssimo. Acho que Peter Sauber e a Monisha aprenderam com os erros: Contrataram Ericsson e Nasr, dupla jovem, promissora e, o mais importante atualmente, cheia de verdinhas. Com o atrasado motor Ferrari, o 2015 da equipe suíça será melhor que esse ano, afinal de contas: "Pior que tá, não fica", já dizia o sábio...


CATERHAM - Para finalizar com o pior. Tem que amor próprio e desamor com o dinheiro para se oferecer a correr por uma equipe sem perspectivas. Foi o que Kobayashi e Ericsson fizeram. Impossível avaliar o que eles fizeram. Sem competitividade nenhuma, ambos ficaram nas manchetes pelos incidentes com Felipe Massa em Melbourne e Mônaco, respectivamente. Na metade da temporada, com a falta de grana, Koba saiu e André Lotterer, aquele do WEC, correu algumas voltas até o carro pifar em Spa. Tony Fernandes vendeu a equipe para Colin Kolles (Sempre ele, o ceifador de equipes) e Albers. Uma confusão nada, e a administração da Caterham parou nas mãos de um seguro, sei lá o nome. Ausente dos EUA e Brasil, graças a fãs malucos que gastam seu suado salário (ou não) para que uma equipe nanica corresse em Abu Dhabi. Nada mudou. Só a direção da escuderia. Provavelmente ela estará fora da F1 em 2015. Todas as três equipes que entraram em 2009 e confiavam no teto orçamentário do então presidente Max Mosley caíram no dibre: Marussia, Hispania e Caterham vazaram. O que Gene Haas deve estar pensando? Isso é assunto para outro post.

Se a Caterham sobreviver, será mais do mesmo. Mas, é sempre melhor um grid cheio do que vazio, não? Ao contrário do que pensam Bernie Ecclestone e os chefes de equipe arrogantes das principais escuderias do circo da Fórmula 1.


E assim, com muito prazer, suor (tá quente pra c$#$#%#$) e satisfação, encerro minha humilde análise do ano "Fórmulaumístico". Espero que tenham gostado. Fui!

#ForzaJules