domingo, 9 de novembro de 2014

PREVISÍVEL, MAS EMOCIONANTE

Foto: FIA
Rosberg, Hamilton e Massa. Rosberg, Hamilton e Massa. A ordem das três primeiras colocações se repetiu no último treino livre e na classificação. Mais uma pole do alemão, "la décima" no ano e de quebra quebrou o recorde da pista, pertencente até então a Rubens Barrichello. Entretanto, isso não é vantagem para Nico, considerando o desfecho das últimas corridas. Veremos se isso será diferente amanhã (hoje, sei lá)

Massa fez sua melhor classificação na temporada e nos últimos anos. Eu sei que ele fez a pole na Áustria. Entretanto, em termos de desempenho e superioridade quase constante contra o seu companheiro de equipe, o Brasileiro foi demais hoje. Lembrou os velhos tempos de Ferrari em 2007 e 2008. Como bom largador que é, pode arranjar alguma coisa contra as Mercedes. A Williams é mais rápida de reta, mas no misto as Mercedes sobram. Me surpreendi com a pequena diferença entre eles (2 décimos). A questão é saber como os carros se comportam na corrida. Se Massa largar bem e a Williams não prejudicá-lo com estratégias ridículas, certamente estará no pódio. Quem sabe, se tiver sorte (o que está faltando para ele), pode conquistar um segundo lugar... E vencer? Bom, aí são outros décimos...

P.S: Fui pra night e só escrevi agora, está tarde. Amanhã eu faço análises gerais da corrida e do resto da Fórmula 1. Até!

Foto: Globoesporte.com

sábado, 8 de novembro de 2014

O BOMBEIRO E O FOGO QUE NÃO APAGOU


Essa foi a imagem mais significativa do dia de treinos livres em Interlagos. Um carro problemático que precisa de um bombeiro para apagar os problemas da equipe, literalmente. Como dá para ver, a Ferrari de Alonso pegou fogo e ele mesmo apagou as chamas. Mas isso fica para depois.

Nico Rosberg foi o mais rápido do dia mais uma vez, mostrando que está forte nas classificações. Aparentemente, Hamilton está priorizando o acerto para a corrida e parece dar resultados. Pela manhã, os destaques foram as STR, com Kyvat em 3° e o adolescente Max Verstappen em 5°, com Alonso entre eles. Massa foi o 8° e Felipe Nasr 12°. A primeira bandeira vermelha do dia foi de autoria do Espanhol Daniel Juncadella, que deu uma pancada no fim do treino com sua Force India e ainda por cima fez com que Pérez não pudesse utilizar o carro pela tarde. Ou seja, o Mexicano já tem punição de 7 posições da corrida passada e sequer andou hoje... Tá feia a coisa pro 'Checo'.

Já no período da tarde, a dupla da Mercedes se manteve, e Kimi Raikkonen fechou em 3°, mostrando poder de reação. (Tá, vocês vão dizer que treino livre não vale nada e tudo mais, vocês estão certos. Porém, nem nisso o Kimi tava bem, então dá para valorizar isso, né não?). Ricciardo ficou em 4°, Bottas em 5° e Massa em 6°.
Todavia, o destaque desse treino foi a grande quantidade de bandeiras vermelhas: Foram 3 abandonos + a ausência de Pérez no treino. Tudo começou com a quebra de Vergne no início da sessão, passou pelo estouro do motor de Alonso e o problemático carro da Sauber de Gutiérrez parando no mesmo ponto (reta oposta) pouco depois. Novamente, a disputa será de quem irá ser o 3° colocado no domingo, já que em condições normais de temperatura e pressão a dupla da Mercedes está muito a frente dos demais, tipo Cruzeiro e Atlético-MG atualmente...

Foto: Grand Prix


RIP MARUSSIA - O pior se confirmou. Ontem pela manhã a Marussia anunciou que encerrou suas atividades e está fora da F1. Até sua fábrica de carros esportivos faliu. De certa forma, foi um pouco surpreendente sua morte, ingênuamente falando. Acreditei que com os 2 pontos de Bianchi e a grana que receberiam seriam suficientes para que continuassem. Esse foi um ano de altos e baixos. Preferi colocar a foto do único momento de felicidade da equipe russa em 4 anos de existência: Os pontos heroicos do herói Jules e a festa emocionante dos mecânicos após a corrida são, com certeza, uma das grandes imagens da temporada. Mas depois da bonança, veio a tempestade (literalmente), com o acidente de Jules, os problemas financeiros se juntaram ao abalo psicológico da equipe e o resto é história. Obviamente, os funcionários foram despedidos. Acabaram antes que a Caterham, quem diria. Que descansem em paz.

VAQUINHA - Outra equipe está agoniando sob aparelhos, a Caterham criou um site para receber doações dos fãs para participar do GP de Abu Dhabi. Eles precisam arrecadar R$ 9 milhões até sábado que vem se quiserem disputar a última prova da temporada. São aceitas quantias a partir dos 40 reais. O futuro é incerto e tenebroso e provavelmente não irão conseguir alcançar o objetivo, que é tentar se garantir para 2015. Sozinhos, será impossível. A FIA vai ter que intervir. É a sobrevivência da categoria que está em jogo.

Bom, vê aí os tempos das 2 sessões e se prepare que amanhã temos treino classificatório! Até!

Foto: Globoesporte.com

FP2:
1. Nico Rosberg (Mercedes) - 1:12.123
2. Lewis Hamilton (Mercedes) - 1:12.336 (a 0s213)
3. Kimi Räikkönen (Ferrari) - 1:12.696 (a 0s573)    
4. Daniel Ricciardo (Red Bull) - 1:12.956 (a 0s833)
5. Valtteri Bottas (Williams) - 1:13.035 (a 0s912)
6. Felipe Massa (Williams) - 1:13.099 (a 0s976)    
7. Fernando Alonso (Ferrari) - 1:13.122 (a 0s999)    
8. Daniil Kvyat (STR) - 1:13.254 (a 1s131)
9. Sebastian Vettel (Red Bull) - 1:13.333 (a 1s210)
10. Kevin Magnussen (McLaren) 1:13.479 (a 1s356)
11. Pastor Maldonado (Lotus) - 1:13.497 (a 1s374)   
12. Romain Grosjean (Lotus) - 1:13.714 (a 1s591)
13. Nico Hulkenberg (Force India) - 1:13.882 (a 1s759)
14. Esteban Gutierrez (Sauber) - 1:13.902 (a 1s779)
15. Adrian Sutil (Sauber) - 1:14.204 (a 2s081)   
16. Jenson Button (McLaren) - 1:14.209 (a 2s086)
17. Jean-Eric Vergne (STR) - 1:17.171 (a 5s048)
18. Sergio Perez (Force India) - Sem tempo


sexta-feira, 7 de novembro de 2014

GP DO BRASIL - Programação

O Grande Prêmio do Brasil é disputado desde 1972 (1973 na F1), sendo realizado em Interlagos (1972-1977, 1979, 1980, 1990-atualmente) e já foi sediado em Jacarepaguá (1978, 1981-1989).

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Juan Pablo Montoya - 1:11.473 (Williams, 2004)
Pole Position: Rubens Barrichello - 1:10.646 (Ferrari, 2004)
Último vencedor: Sebastian Vettel (RBR)
Maior vencedor: Alain Prost - 6x ( 1982, 1984, 1985, 1987, 1988 e 1990)

FELIPE NASR É DA SAUBER

Foto: Site Felipe Nasr
Ia criar um post ontem aqui, mas a p$%$@ do Blogger deu problema. A Sauber anunciou ontem a contratação do piloto brasileiro por 2 temporadas e se junta a Marcus Ericsson, anunciado no sábado, para a temporada 2015.
Dupla promissora, com talento + dinheiro. Importantíssimo para a Sauber. Nasr precisa se destacar para evoluir, e precisa bater o companheiro sueco ano que vem. É mais piloto e possui uma característica importante nessa F1: Sabe administrar muito bem os pneus.
Gutiérrez e Sutil estão à pé ano que vem e parece difícil que consigam uma vaga. O mercado está quase fechado para a próxima temporada.

NOVELA ALONSO: Situação segue indefinida. Depois da BBC cravar sua contratação pela McLaren, a ESPN diz que a situação fica complicada e Alonso não descarta renovar com a Ferrari. Mas e o Vettel, cara pálida? Vai pra McLaren? Vai ser companheiro do Alonso na Ferrari? Alonso vai ficar em um ano sabático? Kimi volta pra McLaren? Essas perguntas fazem algum sentido?
Talvez não. A rádio paddock parece página de fofoca com esses tipos de chutes jornalísticos, e o pior que somos "obrigados" a repercutir. Vai que uma dessas seja verdade...
CORREÇÃO: Na verdade, Alonso possui contrato até 2016 com a Ferrari. A discussão é saber se a Ferrari vai pagar a multa rescisória dele para liberá-lo ou irá deixá-lo parado por um ano.

FIA DIVULGA EQUIPES INSCRITAS PARA 2015: As maiores surpresas são a inclusão de Caterham e Marussia na lista, mesmo com os problemas financeiros. Detalhe que foi recolocado o antigo nome da Marussia na época de GP2, a Manor. Sinal de quê irão arranjar uma solução em breve ou estão contando com a redistribuição de dinheiro que o Bernie prometeu? Mais perguntas sem respostas, vamos dar tempo ao tempo. Haas e Forza Rossa só em 2016.

Confira a lista:
Mercedes
RBR Renault
Williams Mercedes
Ferrari
McLaren Honda
Force India Mercedes
STR Renault
Sauber Ferrari
Manor
Caterham Renault

HOJE NÃO, HOJE SIM

Foto: Miguel Costa Jr
Segundo a Autosport, estava tudo acertado para que Rubens Barrichello disputasse as últimas 3 corridas (EUA, Brasil e Abu Dhabi) pela Caterham. Entretanto, devido aos conhecidos problemas financeiros, o projeto foi abordado. Sauber, Mercedes (!!!) e agora Caterham. Barrica quer porque quer terminar sua carreira, que foi abortada em 2011 pela Williams. Assim como Schummy, eles não sabem a hora de parar. É o vício pela velocidade. Ambos são workaholics, fruto do legado deixado pelo Senna.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 316 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 292 pontos
3 - Daniel Ricciardo (RBR) - 214 pontos
4 - Valtteri Bottas (Williams) - 155 pontos
5 - Sebastian Vettel (RBR) - 149 pontos
6 - Fernando Alonso (Ferrari) - 149 pontos
7 - Jenson Button (McLaren) - 94 pontos
8 - Felipe Massa (Williams) - 83 pontos
9 - Nico Hulkenberg (Force India) - 76 pontos
10- Kevin Magnussen (McLaren) - 53 pontos
11- Sérgio Pérez (Force India) - 47 pontos
12- Kimi Raikkonen (Ferrari) - 47 pontos
13- Jean-Éric Vergne (STR) - 22 pontos
14- Romain Grosjean (Lotus) - 8 pontos
15- Daniil Kvyat (STR) - 8 pontos
16- Pastor Maldonado (Lotus) - 2 pontos
17- Jules Bianchi (Marussia) - 2 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 608 pontos
2 - RBR Renault - 363 pontos
3 - Williams Mercedes - 308 pontos
4 - Ferrari - 196 pontos
5 - McLaren Mercedes - 147 pontos
6 - Force India Mercedes - 123 pontos
7 - STR Renault - 30 pontos
8 - Lotus Renault - 10 pontos
9 - Marussia Ferrari - 2 pontos

TRANSMISSÃO:


Foto: Montagem Globoesporte.com


quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Vídeos e curtinhas... #6

Última vitória de Felipe Massa... Vai que dá sorte? Foto: Divulgação
Olá! Um dos finais de semana mais esperados do ano está chegando: GP do Brasil, ENEM (Ainda bem que não preciso fazer esse ano. Se tivesse que fazer, não faria hahaha) e o Gre-Nal!! Pouco movimentado, não? Pois é.. Vamos ver o que o oráculo tem a nos dizer até o momento:

PRIMAVERA F1 - Parte 2 (do que não teve parte) - Mais uma vez, Force India, Sauber e Lotus estariam ameaçando boicotar o GP Brasileiro, como protesto a distribuição desigual do dinheiro da F1. Teríamos, portanto, 12 carros em São Paulo. Nada é tão ruim que não possa piorar. Todavia, analisando friamente, talvez isso fosse benéfico para a categoria. Se essa ação for tomada, as coisas teriam que mudar, pois essas equipes dariam o aviso: Não estamos brincando. Bernie e as equipes ricas certamente iriam repensar essas regras. Até por que ninguém quer perder grana sem uma competição disputada, não é mesmo? Óbvio que o Brasil iria odiar, mas... Sabemos que não vai dar em nada. Segue o baile.

S.O.S - O grupo CVC Capital, que são os acionistas majoritários da F1, pretendem investir 100 milhões de libras (R$ 400 milhões) para socorrer as equipes nanicas, segundo o jornal britânico The Guardian. Essa seria uma medida emergencial até que sejam adotadas medidas mais profundas na categoria.  Com informações do Globoesporte.com.

Foto: Divulgação
NOVELA ALONSO - Capítulo 1683: Segundo a BBC, o Espanhol já teria acertado o seu retorno a equipe de Woking em um acordo de 2 temporadas, renovável por mais uma. Ele substituiria Jenson Button e faria parceria com Kevin Magnussen no ano que vem. Segundo a publicação, seu salário pode chegar até 35 milhões de Euros ( R$ 108,6 milhões) anuais. Crédito para o F1 Brasil.

Vou postar as corridas que eu achei que foram as mais marcantes disputadas recentemente (Década de 2000 até hoje) no Brasil. Uma boa parte sob chuva, com batidas, reviravoltas, emoções, alegrias, frustrações... Lá vai:

2003 - Uma das corridas mais loucas da história. Rubinho largou na pole e deu esperanças para a torcida. Com um forte temporal, a corrida começou atrás do Safety Car e teve diversos incidentes - A pane seca de Barrichello (pra frustração da torcida brasileira), a quebra de suspensão de Ralph Firman e a "fatal" Curva do Sol, onde bateram Schumacher, Montoya, Pizzonia, Button e mais 2 pilotos. No fim, um grave acidente de Webber e de Alonso, como consequência do acidente anterior, terminaram a corrida 17 voltas antes do fim. Mais confusão: Após muita indefinição, Raikkonen foi declarado vencedor, erronamente. O erro só foi corrigido na semana seguinte, onde Fisichella recebeu o troféu da sua 1a vitória na F1, sem pódio. Alonso ficou no pódio, mas estava sendo atendido no hospital.


2005 - Já no fim da temporada, essa corrida consagrou o 1° título de Fernando Alonso na carreira, o mais jovem campeão da história (até então), quebrando a hegemonia de 5 temporadas de Michael Schumacher.


2006 - 2a vitória de Felipe Massa na carreira, a 1a no Brasil, 13 anos depois da última vitória de Senna em solo brasileiro. Bicampeonato de Alonso e 1a aposentadoria de Schumacher.

2007 - Massa dá uma ajudinha para Kimi Raikkonen sagrar-se campeão do mundo. Foi o último título da Ferrari.


2008 - A corrida mais emocionante de todas. Massa venceu novamente e era campeão mundial até que Hamilton passou Glock na última curva e garantiu o seu (por enquanto) único título. P.S: Foi o melhor vídeo que eu achei hahahaha



2009 - Button foi campeão após chegar em 5°, mas vou postar a pole position do Rubinho. Emocionante!


2012 - Após uma disputa emocionante, a corrida terminou sobre safety car e Sebastian Vettel garantiu seu tri-campeonato.



É isso! Até!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

COM OS DEDOS NA TAÇA

Foto: Reuters
Numa corrida mais movimentada do que eu imaginava, Hamilton venceu a sexta corrida consecutiva, a décima na temporada, e a 32a na carreira. Ele superou Nigel Mansell e é o britânico que mais venceu na F1, e também se igualou a Fernando Alonso. Dentre os pilotos que atualmente disputam a categoria, só perde para Vettel (41).

A largada das Mercedes foram tranquilas. Rosberg manteve a ponta e no 1° stint conseguiu fixar uma pequena vantagem em relação ao Inglês. Depois, com os pneus duros, Hamilton foi se aproximando, até que passou a dianteira com uma ultrapassagem cirúrgica, seca, sem chances de defesa (parece futebol hehe). A vantagem agora é de 24 pontos. Se não fosse pela (ridícula) pontuação dobrada de Abu Dhabi, eu e a Torcida do Flamengo já cravaríamos Hamilton como campeão.

Vamos a um exercício de Matemática (ou tentar, né): Estão em disputa 75 pontos. Considerando que Rosberg vença as duas corridas e Hamilton chegue em segundo em ambas, Hamilton seria campeão com 3 pontos de vantagem ainda. (Rosberg faria 75 pontos contra 54 do inglês).
Outra coisa bizarra: Hamilton vence no Brasil e Rosberg abandona. A vantagem seria de 49 pontos. Em Abu Dhabi, Rosberg vence e Hamilton abandona. Rosberg campeão com 5 vitórias na temporada, contra 11 do inglês. Tem lógica isso????

Foto: Veja
Falando do resto agora: Além de Hamilton, quem também se destacou, na minha modesta opinião, foi Pastor Maldonado (Não, você não está cego e eu não estou maluco! Por enquanto...) Além de ter largado em 10°, marcou seus primeiros pontos na Lotus, chegando em 9°. Com a punição de 5 segundos por andar acima do limite nos boxes, terminou em 10°, marcando seu primeiro pontinho no ano. Sem dúvida nenhuma foi o seu melhor final de semana na temporada. Um alento para o tão criticado Venezuelano.

Felipe Massa fez uma boa corrida e colocou no bolso seu companheiro Valtteri Bottas. Numa ótima (como sempre) largada, conquistou a terceira posição e imprimiu um ritmo consistente, sem chances para que o finlandês se aproximasse. Entretanto, mais uma vez o Brasileiro foi prejudicado por uma estratégica equivocada da Williams, que demorou a chama-lo para os boxes, e perdeu seu lugar no pódio para Ricciardo, chegando em 4°.

Por falar em Ricciardo, o danado Australiano colocou no bolso as 2 Williams e terminou no pódio mais uma vez. Mesmo largando à la Webber, ele não se intimidou e na relargada fez uma linda ultrapassagem em Alonso, largando o carro por fora e fintando rapidamente por dentro, sem chances de reação para o Asturiano. Além disso, desbancou as Williams na estratégia, arriscando e parando na hora certa, sem ser ameaçado em nenhum momento pelos carros de Frank Williams, muito mais rápidos de reta. Essa é a diferença da Williams e da RBR: Enquanto a Williams tem um bom carro, as estratégias são falhas e isso custou boas chances de vitória da equipe no ano. Já a Red Bull, quando as condições da pista não ajudam, os fatores externos entram em ação: O arrojo de Ricciardo, a competência das estratégias e também um pouquinho de sorte fazem a diferença.

Os destaques negativos ficam com a Force India e Kimi Raikkonen. A equipe Indiana com 18 voltas de corrida já estava fora, devido a batida de Pérez no Sutil na primeira volta  e o problema que fez Hulkenberg abandonar a prova 17 voltas depois. Obviamente, não foi um bom fim de semana para Vijay Mallya e seus bluecaps. Raikkonen chegou apenas em 13°, comprovando mais uma vez o desperdício de dinheiro que a Ferrari fez em contratá-lo. Embora todos sabemos que a Ferrari não tem um bom carro, que o Finlandês é 2° piloto da Scuderia e sofreu com diversos problemas, é inadmíssivel que sua temporada seja tão pífia em termos de perfomance. Está levando uma surra de Alonso, pior que o desempenho de Massa na Ferrari dos últimos 4 anos. Todavia, devemos respeitar o campeão. Vai que em 2015 ele se recupera? Esse é o desejo  de toda a Ferrari.

Semana que vem o circo da F1 chega ao Brasil! Confira aí a classificação da corrida. Até!

Créditos: Globoesporte.com
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domingo, 2 de novembro de 2014

QUASE NADA DE NOVO (NAS PISTAS)

Foto: Getty Images
Mais um protocolo foi cumprido hoje à tarde, em Austin. O domínio da Mercedes - Capítulo 17. Rosberg e Hamilton passearam mais uma vez, e pela nona vez no ano, 13a na carreira, Rosberg conquistou a pole position. Conquistou, não. Deu um show. Colocou Hamilton no bolso. 4 décimos de vantagem. Grande atuação do Alemão, mostrando que está vivíssimo no campeonato.

No mundo paralelo da Fórmula 1, as Williams confirmaram as expectativas e se mostram a segunda força mais uma vez. Bottas larga em terceiro e Massa, que ficou na frente do Finlandês no Q1 e no Q2, em quarto. Completam o top 10 Ricciardo (quase roubou o 4° lugar do Massa), Alonso, Magnussen, Raikkonen, Sutil e Maldonado.

Agora, as novidades. Pela primeira vez na temporada, a Sauber disputou o Q3. Mérito para Sutil. A equipe precisa desesperadamente marcar ao menos um pontinho para garantir as cotas do ano que vem. E não para por aí: Logo após o treino, a equipe suíça anunciou a contratação de Marcus Ericsson para 2015. O ex-piloto da Caterham chega com seu aporte financeiro (como publicado no post anterior). Provavelmente irá substituir Esteban Gutiérrez, o mexicano que não empolgou em seus 2 anos na categoria. Ericsson saiu de uma equipe falida para uma semi-falida. Boa sorte, ele vai precisar.

Outro destaque do submundo não tão glamouroso da F1 foi Pastor Maldonado. No Q1, o venezuelano terminou em 8°, para espanto geral, enquanto que seu companheiro de equipe Romain Grosjean ficou em 16°. No Q2, Pastor ficou em 11°, porém largará em 10°, beneficiado pela punição imposta a Button, que perdeu cinco posições por trocar o câmbio e larga em 12°. Quem também foi punido foi Daniil Kvyat, que trocou um componente do motor.

Vettel foi a pista apenas por mera formalidade. Com o carro acertado para a corrida, o alemão deu algumas voltas e irá largar do pitlane, por ter que utilizar seu sexto motor no ano.

Confira o grid de largada, e até amanhã! Boa corrida a todos!

Créditos: Globoesporte.com

sábado, 1 de novembro de 2014

GP dos EUA - Treinos Livres

É galera, antíclimax total. A disputa entre Hamilton e Rosberg ficou completamente escanteada pelas crises financeiras de Caterham e Marussia, o acidente de Jules e agora a "nova": Bernie disse que pode haver apenas 14 carros na F1 em 2015. Lotus, Force India e Sauber ameaçam não correr em Austin, protestando contra o desinteresse de Ecclestone em ajudá-los, o que parece ser verdade. É um clima de fim de festa, onde só Hamilton e Rosberg pensam no presente, e o resto pensa no futuro (Que futuro?). Só para avisar os desavisados e assustados, tivemos 2 treinos hoje.

Hamilton foi o mais rápido em ambos. No 2° treino, foi por apenas 3 milésimos em relação a Nico. McLaren andou bem e pode surpreender. A Williams nos últimos treinos está escondendo o jogo e depois surpreende positivamente. Inclusive Felipe Nasr terminou na frente de Massa no 1° treino, em 8°, enquanto que o outro Felipe foi 11°. No 2° treino, Massa foi o 5°, contra o 11° de Bottas. Com 18 carros, Lotus e Sauber são as nanicas do momento. Vettel, com problemas de câmbio, fez o último tempo no 2° treino e nem deve participar do classificatório amanhã. Ele largará dos boxes como punição a troca do 6° motor no ano, estourando o limite de 5 motores.

A última do momento é que Ericsson pode pintar na Sauber ano que vem, apoiado pelo patrocínio de US$ 18 milhões para substituir Gutiérrez. Vale ressaltar que nos últimos meses a imprensa já noticiou que a dupla Sutil-Gutiérrez já teria renovado, que o Van der Garde iria pilotar no lugar do Mexicano, até o nome de Nasr foi especulado, Como tudo que está em pauta na F1 atualmente, o clima de incerteza impera sobre tudo e todos.

Confira aí a classificação dos treinos de hoje. Amanhã, não verei nenhum dos treinos. Só mais tarde. Confesso que 18 carros também me desanimou um pouco, mas o compromisso foi marcado e eu iria comparecer mesmo se tivesse 30 carros na pista, hehehe. Até amanhã!



Créditos: Globoesporte.com