O Grande Prêmio da Hungria (Magyar Nagydíj, em húngaro) foi disputado pela primeira vez em 1936, no circuito urbano de Népliget, na cidade de Budapeste. Somente em 1986 voltou a ser disputado, quando entrou para o calendário da Fórmula 1, agora no sinuoso e travado circuito de Hungaroring.
|
Foto: Wikipédia |
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Max Verstappen - 1:17.103 (Red Bull, 2019)
Pole Position: Max Verstappen - 1:14.572 (Red Bull, 2019)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Lewis Hamilton - 7x (2007, 2009, 2012, 2013, 2016, 2018 e 2019)
MAIS UM CAPÍTULO NOS BASTIDORES
|
Foto: Getty Images |
Desde o início do ano, a Racing Point enfrenta a desconfiança das concorrentes devido a semelhança com a Mercedes do ano passado, afinal o chassi e o motor são os mesmos.
Agora, um novo capítulo dessa guerra de acusações: a Renault entrou com um protesto contra a equipe junto a FIA após o GP da Estíria, acusando a rival de copiar o desenho dos freios da Mercedes do ano passado, o que seria proibido. A Federação aceitou a denúncia e está investigando a questão.
A Racing Point, em comunicado, respondeu que " está extremamente decepcionada por ver seus resultados no GP da Estíria questionados por um protesto mal concebido e desinformado”, afirmou a Racing Point em comunicado. “Toda e qualquer insinuação de transgressão é firmemente rejeitada pela equipe, que vai tomar todas medidas necessárias para assegurar o uso correto do regulamento de acordo com os fatos”.
A equipe relembrou que o RP20 está apto para correr e que havia passado por uma "sabatina" na pré-temporada, onde a FIA assegurou que não havia nada de errado com o carro.
A força política dos franceses é grande. Parece choro, mas é uma questão que vale muito dinheiro envolvido, principalmente agora em tempos de crise. Não coloco a mão no fogo por nada, mas não duvidaria da força da Renault nesse caso, o que seria uma pena para a boa equipe Racing Point, futura Aston Martin.
SEM PORTA DOS FUNDOS
|
Foto: Getty Images |
A fase que piora a cada corrida não parece intimidar Sebastian Vettel. Ainda sem rumo depois da corrida final, em Abu Dhabi, uma coisa é certa: ele vai continuar na Ferrari até o final, não vai pular da barca porque está numa má fase ou porque o carro está cada vez menos competitivo. É o que o tetracampeão garantiu.
"Não, eu não vou fugir. Eu tenho algo para provar a mim mesmo e por isso que estou aqui. Muita gente se doou por mim dentro do time nos últimos anos. E por respeito, eu quero devolver esse apoio em um final que valha a pena. Então nem passa pela minha cabeça abandonar o desafio. Claro que, agora, meu futuro está aberto. Então tudo é possível", disse.
Vettel também reafirmou que só continua na F1 se houver alguma vaga interessante. Do contrário, sem perspectivas, volta para casa e curte a esposa e os filhos.
"Se surgir uma proposta de um carro bom, então ficarei interessado. Se não acontecer, certamente eu não sou o tipo de cara que vai ficar na F1 apenas para correr ou para ganhar dinheiro. Essas nunca foram minhas intenções", explicou.
A única vaga interessante no momento é a da Racing Point/futura Aston Martin, em tese. E Vettel está certo: já ganhou quase tudo em grana e esportivamente falando. A despedida pode ser amarga e um pouco triste? Talvez, mas a história é eterna.
CLASSIFICAÇÃO:
1 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 43 pontos
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 37 pontos
3 - Lando Norris (McLaren) - 26 pontos
4 - Max Verstappen (Red Bull) - 18 pontos
4 - Charles Leclerc (Ferrari) - 18 pontos
6 - Sérgio Pérez (Racing Point) - 16 pontos
7 - Carlos Sainz Jr (McLaren) - 13 pontos
8 - Alexander Albon (Red Bull) - 12 pontos
9 - Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 6 pontos
10- Lance Stroll (Racing Point) - 6 pontos
11- Daniel Ricciardo (Renault) - 4 pontos
11- Esteban Ocon (Renault) - 4 pontos
13- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) - 2 pontos
14- Sebastian Vettel (Ferrari) - 1 ponto
14- Daniil Kvyat (Alpha Tauri) - 1 ponto
CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 80 pontos
2 - McLaren Renault - 39 pontos
3 - Red Bull Honda - 30 pontos
4 - Racing Point Mercedes - 22 pontos
5 - Ferrari - 19 pontos
6 - Renault - 8 pontos
7 - Alpha Tauri Honda - 7 pontos
8 - Alfa Romeo Ferrari - 2 pontos
TRANSMISSÃO: