Foto: Continental Circus |
Sem mais delongas, vamos com a segunda e última da análise
da pré-temporada, projetando o que irá acontecer em Melbourne e no desenrolar
da temporada:
RENAULT SPORT F1 TEAM
Pilotos: Nico Hulkenberg (#27) e Carlos Sainz Jr (#55)
Chefe de equipe: Cyril Abiteboul
Títulos de pilotos: 2 (2005 e 2006)
Títulos de construtores: 2 (2005 e 2006)
Vitórias: 35
Pole Positions: 51
Voltas mais rápidas: 31
Foto: F1Mania |
O R.S. 18 parece sólido, sóbrio e evoluindo em bons passos.
Dessa vez terá dois pilotos no time, o que é fundamental para o desenvolvimento
do projeto. Com mais dinheiro e a instabilidade de McLaren e Force India, os
franceses parecem nesse instante fincados como a quarta força da F1. O duelo
Hulkenberg-Sainz promete. Finalmente o alemão será desafiado nessa sua última oportunidade
de ao menos buscar um pódio na categoria. Para o espanhol, é a oportunidade de
confirmar o hype de “novo Alonso” e, quem sabe, substituir Ricciardo na Red
Bull no próximo ano.
RED BULL TORO ROSSO HONDA
Pilotos: Pierre Gasly (#10) e Brendon Hartley (#28)
Chefe de equipe: Franz Tost
Vitórias: 1
Pole Positions: 1
Voltas mais rápidas: 1
Foto: F1 |
A grande surpresa até aqui. Se todo mundo esperava uma grande
chacota com o combo carro ruim + pilotos inexperientes + Honda (o nome diz por
si só), parecemos redondamente enganados até aqui. A filial taurina foi uma das
que mais andaram nesses oito dias de teste, com a Honda apresentando
pouquíssimos problemas. A grande questão: será que o motor japonês foi
utilizado em sua máxima potência? Se sim, parece ser promissor. Se não, foi
apenas mais do mesmo. Com Gasly e Hartley no volante, tudo fica mais incerto
ainda em virtude da inexperiência de ambos na categoria. Entretanto, o teste
pode provar que a Toro Rosso Honda não vem para largar nas últimas posições, a
princípio.
HAAS F1 TEAM
Pilotos: Romain Grosjean (#8) e Kevin Magnussen (#20)
Chefe de equipe: Gene Haas
Foto: Wheels24 |
Haas + Ferrari é a mesma parceria dos tempos dos italianos
com a Sauber nos anos 2000. Com quase tudo que o regulamento permite oriundo do
SF70H, os americanos devem ter um ano melhor, brigando regularmente pelos
pontos. Grosjean e Magnussen cometem muitos erros sendo pilotos de
características diferentes, mas deixo o meu apoio ao filho do Jan porque foi um
dos únicos a sensatar, criticando de forma devida o que é o Halo. Em uma
perspectiva otimista, a Haas tem boas chances de brigar com a Renault pelo
sétimo lugar nas corridas, o que já é ótimo.
McLAREN F1 TEAM
Pilotos: Fernando Alonso (#14) e Stoffel Vandoorne (#2)
Chefe de equipe: Zak Brown
Títulos de pilotos: 12 (1974, 1976, 1984, 1985, 1986, 1988, 1989, 1990, 1991, 1998, 1999 e 2008)
Títulos de construtores: 8 (1974, 1984, 1985, 1988, 1989, 1990, 1991 e 1998)
Vitórias: 182
Pole Positions: 155
Voltas mais rápidas: 155
Foto: AutoBlog PV8 |
As expectativas serão altas até o fim do ano. Laranja papaia
no carro, Renault no lugar da Honda... uma nova era para resgatar o passado
vencedor do time de Woking. Realidade: de novo foi a equipe menos andou nos
testes. O carro tem potencial para ser a quarta força, mas talvez em um segundo
momento. Alguns problemas naturais com o motor francês, mas o superaquecimento
do carro permite a pergunta: a Honda era a única vilã? Saberemos durante o ano
se os ingleses forem incapazes de solucionar os problemas que lhe assolam até
aqui, que deve culminar em um provável abandono no GP da Austrália.
ALFA ROMEO SAUBER F1 TEAM
Pilotos: Marcus Ericsson (#9) e Charles Leclerc (#16)
Chefe de equipe: Frederic Vasseur
Voltas mais rápidas: 3
Foto: RaceFans |
Alfa Romeo. Charles Leclerc. Motor Ferrari atualizado. Toro
Rosso Honda. Parecia lógico, mas os suíços irão continuar no fim do grid. O
carro melhorou, é verdade, mas os dos outros também. O processo não funciona do
dia para a noite, principalmente para quem não dispõe de tantos recursos
financeiros (caso dos suíços) e de pilotos capacitados (caso dos suíços de
novo, com Ericsson). A minha torcida é para que os suíços superem a Williams.
Leclerc terá todos os olhos voltados nele. Ninguém espera muita coisa da
Sauber. Entretanto, se o jovem surpreender e tirar “leite de pedra”, pode estar
garantindo precocemente sua vaga como substituto de Kimi Raikkonen na Ferrari
em 2019. Isso sim é o que vale ficar de olho em relação aos suíços durante o
ano.
Concorda? Discorda? Escreva nos comentários. Em breve mais
materiais. A temporada ta chegando! Fui!
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