sexta-feira, 2 de março de 2018

DIA 4 - ACABOU A BRINCADEIRA

Foto: Getty Images
Como todos sabem, não teve treino ontem, em virtude da forte nevasca, chuva e baixa temperatura. O tempo resolveu melhorar hoje, no último dia da primeira parte da pré-temporada. Ferrari e Mercedes negaram o uso da sexta-feira para treinos para compensar o ocorrido na quarta, o que revoltou a McLaren. Vamos lá:

Lewis Hamilton ainda não havia dado o ar da graça, diante dos inúmeros infortúnios climáticos existentes nessa semana. Deixou o melhor para o fim: melhor tempo da semana, com 1:19.333, de pneus médios! No ano passado, a pole position foi apenas dois décimos mais veloz. O tetracampeão andou 69 voltas, todas na parte da tarde, onde as condições da pista haviam melhorado. Bottas andou pela manhã e, diante desse motivo, foi apenas o 12°. Outras equipes que colocaram seus dois pilotos na pista foram McLaren, Sauber, Williams e Renault. No primeiro momento em que foi possível aquecer os pneus com uma temperatura maior, as flechas de prata aparentemente impressionam. Entretanto, como sempre, é bom ter calma antes de análises mais definitivas.

Por exemplo, a McLaren de Stoffel Vandoorne ficou em segundo. A principal notícia não é a posição, mas sim o fato de o MCL33 não ter registrado problemas. O belga andou 110 voltas durante todo o dia, com o tempo de 1:19.854 com os hipermacios, os pneus de melhor aderência. Ou seja: mesmo assim, levou no mínimo cinco décimos da Mercedes. Em condições normais, em tese, a diferença seria acrescentada em mais um minuto. A McLaren Renault não pode querer dar um passo maior que a perna. O objetivo é se estabelecer entre os 10 e, se possível, conseguir alguns pódios fortuitos. Alonso guiou nas últimas duas horas e conseguiu um bom quinto lugar, com o supermacio, cerca de um segundo mais lento que Vandoorne, em 51 voltas anotadas nesse meio tempo.

Foto: Getty Images
Vettel foi o terceiro, quase um segundo mais lento que Hamilton, e ambos utilizaram o mesmo composto. Apenas não sabemos sobre a quantidade de combustível em cada carro. Esses nove décimos certamente deixaram preocupados os italianos. Não era a distância que todos imaginavam entre as duas equipes, mesmo nos primeiros e inconclusivos dias de testes. A boa notícia é a confiabilidade do conjunto SF71H: 120 voltas para o tetracampeão. Quem mostra sinais de evolução (Toto Wolff chamou a atenção dias atrás) é a Renault. Carlos Sainz foi o sexto e Nico Hulkenberg o décimo primeiro. Ambos somaram 109 voltas (60 a 49, respectivamente). Com a temperatura melhor, a Haas conseguiu finalmente uma boa sessão, com Kevin Magnussen em quarto. Os estadunidenses devem aproveitar tudo o que há de melhor do SF70 da Ferrari do ano passado para seguir competitiva no pelotão intermediário.

A Red Bull começou bem, mas não conseguiu manter o mesmo ritmo. Azar ou não, os problemas do RB14 começaram a surgir novamente com Max Verstappen. Sem especificar o problema, o holandês deu apenas 35 voltas e parou na brita, ocasionando bandeira vermelha.

Inevitavelmente a grande surpresa desses testes iniciais são a Toro Rosso e a Honda. Pierre Gasly andou incríveis 147 voltas e, com o pneu supermacio, fez o décimo tempo. Os italianos foram os que mais andaram até aqui (324 voltas), sendo 229 do piloto francês. Em comparação com a Sauber, Gasly foi sete décimos mais veloz que Charles Leclerc (1:22.1 contra 1:22.8) com os mesmos pneus supermacios. Sempre lembrando que é muito cedo tomar algum tipo de convicção, mas o paddock começa a ter dúvidas se a Toro Rosso será, de fato, a última do grid. Só o tempo dirá.

Com a Mercedes tão a frente logo no quarto dia e com Ferrari e Red Bull encontrando dificuldades e aparentemente regredindo em relação ao que estavam no último ano, a torcida dos fãs é que o teste de hoje seja muito, mas muito inconclusivo. Do contrário, estamos muito próximos de mais uma temporada da Fórmula Mercedes. Vamos aguardar.

Foto: Getty Images
Confira a classificação do quarto dia de testes da pré-temporada da F1:


Lewis Hamilton (Inglaterra) Mercedes 1m19s333 Médio 69
Stoffel Vandoorne (Bélgica) McLaren-Renault 1m19s854 Hipermacio 110
Sebastian Vettel (Alemanha) Ferrari 1m20s241 Macio 120
Kevin Magnussen (Dinamarca) Haas-Ferrari 1m20s317 Supermacio 96
Fernando Alonso (Espanha) McLaren-Renault 1m20s929 Supermacio 51
Carlos Sainz (Espanha) Renault 1m20s940 Médio 60
Lance Stroll (Canadá) Williams-Mercedes 1m21s142 Macio 54
Sergio Perez (México) Force India-Mercedes 1m21s973 Macio 65
Max Verstappen (Holanda) RBR-Renault 1m22s058 Macio 35
10º Pierre Gasly (França) STR-Honda 1m22s134 Supermacio 147
11º Nico Hulkenberg (Alemanha) Renault 1m22s507 Macio 49
12º Valtteri Bottas (Finlândia) Mercedes 1m22s789 Médio 60
13º Charles Leclerc (Mônaco) Sauber-Alfa Romeo 1m22s808 Supermacio 59
14º Marcus Ericsson (Suécia) Sauber-Alfa Romeo 1m23s825 Supermacio 79
15º Sergey Sirotkin (Rússia) Williams-Mercedes 1m31s979 Intermediário 47


Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.