quarta-feira, 29 de junho de 2016

O BREXIT IRÁ AFETAR A F1?

Charge: Legal Business

Como todos sabem, o Reino Unido realizou um referendo na semana passada, perguntando para a população se o país deveria ou não deixar a União Europeia. O resultado foi sim, o voto da maioria das pessoas decidiu pelo "Brexit" (British + Exit), ou seja, que o Reino Unido deve deixar o bloco da União Europeia. Entretanto, os desdobramentos não são imediatos, e levarão algum tempo para serem cumpridos. Desde o período antes da votação e agora, o assunto está cercado de polêmica (e continuará ainda mais ativo no noticiário mundial).

Enfim, a pergunta que o blog tentará responder é: O que o "Brexit" poderá afetar no mundo da Fórmula 1?

Bernie Ecclestone, por exemplo, comemorou o resultado, satisfeito com o agora "país dono de si mesmo". Também afirmou que a F1 não sofrerá mudanças e que a questão não influenciará as equipes.

Por outro lado, Ron Dennis está preocupado. Contrário ao "Brexit" ("virar as costas para o resto do continente é ilógico"), o dono da McLaren teme pela prosperidade das 3000 famílias dos funcionários da equipe, além da possibilidade do negócio da fábrica ser afetado. 

Mesmo que seja muito cedo para se fazer uma avaliação, já é possível traçar um traçado ruim. Oito equipes são sediadas no Reino Unido (McLaren, Williams, Force India, Manor, Haas, Mercedes, Red Bull e Renault). Elas devem perder a vantagem alfandegária no transporte de equipamento para as provas realizadas dentro da zona do Euro. Outro fator que pode prejudicar os negócios das equipes é a recente desvalorização da libra esterlina.

Por enquanto, só é possível escrever sobre isso. Os desdobramentos e consequências irão depender do tempo. Só no futuro poderemos saber se o "Brexit", afinal de contas, será nocivo as finanças das equipes da F1. O jeito é aguardar as cenas dos próximos episódios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.