quinta-feira, 16 de junho de 2016

BAKU E LE MANS

Foto: Mcgroup
A primeira é estreante como anfitriã de uma grande prova do automobilismo mundial. A segunda é, simplesmente, um dos maiores eventos do automobilismo do ano, juntamente com o Grande Prêmio de Mônaco e as 500 Milhas de Indianapólis Ambas irão acontecer neste final de semana.

Começando pela capital do Azerbaijão: A cidade tem cerca de três milhões de habitantes e fica às margens do Mar Cáspio. Baku começou a se desenvolver em meados do século XIX graças a indústria petrolífera, quando as autoridades da Rússia Imperial leiloaram as parcelas de terra rica em petróleo em volta de Baku a investidores privados (entre eles a conceituada família Rotschild). Depois disso, a cintura industrial petrolífera, mais conhecida como Cidade Negra, foi estabelecida perto da cidade. No início do século XX quase metade das reservas petrolíferas mundiais haviam sido extraídas em Baku.

Após a Revolução de Outubro, em 1917, intensas lutas internas e conflitos inter-étnicos se deram no território, até que em 1920 o exército vermelho invadiu a cidade e reinstalou o poder bolchevique - a Capital da República Socialista Soviética do Azerbaijão. Na Segunda Guerra, o grande objetivo da campanha alemã era conquistar a localidade, no Cáucaso. Até o desenvolvimento da exploração de hidrocarbonetos na Sibéria, Baku foi o principal centro petrolífero da União Soviética. Após a independência do Azerbaijão, a cidade sofreu o impacto indireto negativo da guerra de Nagorno-Karabakh (conflito entre os azeri e a Armênia pela posse do território, no sul do Cáucaso), mas conseguiu se recuperar lentamente, ainda apostando na indústria petrolífera e no turismo, através das praias com vista para o Mar Cáspio e o fato de Baku ser Patrimônio Mundial da UNESCO.

A cidade é basicamente dividida entre a cidade baixa (mais moderna) e a cidade velha. É possível observar nas fotos o contraste entre as modernas arquiteturas e antigas estruturas, o que também irá chamar a atenção na paisagem do circuito de rua (aliás, falarei da pista somente no post de amanhã). O mais famoso cidadão de Baku é o "Grande Mestre" Garry Kasparov, multicampeão de xadrez (aquele que desafiou a máquina Deep Blue, lembra? Não? Sugiro assistir legendado aqui)

O que posso adiantar, como "palhinha", é que o ponto que mais chama atenção é o da curva 8. É a mais estreita faixa de asfalto em todos os circuitos. São apenas sete metros e vinte centímetros de largura. Ou seja, só passará um carro por vez. No ponto, está localizado a famosa torre conhecida como Giz Galasi, que era um dos vértices do muro da cidade, construída no século XII (mais informações, aqui está mais um excelente post do Lívio Oricchio).

Foto: Lívio Oricchio
Para se acostumar com o traçado da pista, aqui está uma volta onboard no circuito:


Sobre Le Mans, uma ótima notícia: A FOX Sports promete transmitir um terço da corrida, no seu canal 2: Eles irão passar as primeiras seis horas da prova (sábado, das 10 até ás 16h) e as duas finais (no domingo, das 8 às 10h). No sábado, inclusive, a transmissão começará às 9h30,com uma espécie de "esquenta"da corrida. Excelente!

Diante dos horários, percebe-se que Le Mans irá terminar no momento em que a corrida no Baku estiver começando. Aliás, não era nem pra ter corrida de Fórmula 1 nesse final de semana só para "concorrer" com Le Mans. Concorrência não só no sentido de audiência, mas para evitar que pilotos da F1 corram por lá. Ano passado, Nico Hulkenberg foi liberado pela Force India e venceu. Alonso quase participou da prova como um dos parceiros de Nico na Porsche, mas foi vetado pela McLaren. Bernie colocou a prova justamente nesse fim de semana para evitar que o centro das atenções do automobilismo ficasse exclusivo em Le Mans. Um absurdo para os fãs, que terão que se dividir e escolher o quê assistir, e para os pilotos da F1, que ficam impossibilitados de participar de uma das provas mais icônicas do esporte a motor. Pelo jeito, terão que sair da categoria para realizar esse sonho.

Amanhã tem mais post, até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.