sexta-feira, 28 de junho de 2019

PANCADAS

Foto: Getty Images
A NeoF1 é tão bizarra que os treinos podem proporcionar mais emoções do que a corrida. Foi assim em Baku e pode ser o mesmo caso agora, em Spielberg.

Tudo porque no TL2 tivemos dois acidentes relativamente fortes de dois protagonistas: Valtteri Bottas arrebentou a frente do carro num impacto de 25G e foi para o hospital apenas por uma questão protocolar da F1. Tudo bem com ele, mas não com o carro. Os efeitos podem ser sentidos no domingo, com uma possível não plena recuperação da Mercedes em relação ao que estava. Bem, tratando-se da excelência dos alemães, é até capaz que o finlandês seja, agora, uma ameaça maior a Lewis Hamilton.

No mesmo treino, quem escapou de traseira foi Max Verstappen, que culpou os ventos e a altitude do local onde fica o circuito austríaco. Vale ressaltar que os dois até de certa forma "gostaram", ou melhor escrevendo, mostraram-se favoráveis a este circuito, que ainda contém coisas que a FIA abomina: brita e grama. Prevejo para os próximos anos, como medida de segurança, que tudo seja substituído por imensas áreas de escape. Vettel também rodou no mesmo ponto. Por sorte, apenas ficou na brita e não teve danos. Neste caso, qualquer desgraça é pouca.

Sobre o treino, Hamilton liderou um e Leclerc o outro. O clima de desânimo é tanto que logo na coletiva o monegasco e Max trataram de serem taxativos: não há alguma possibilidade de que a Mercedes não saia vencedora e com dobradinha. Pra isso, só o imponderável pode atrapalhar, ou nem isso, afinal até nesta questão a FIA quer intereferir. Que o espírito do "hoje não, hoje sim" sobrevoe a Áustria, embora não saiba o que isso quer dizer.

Confira as classificações dos treinos livres desta sexta-feira:



Até!

quinta-feira, 27 de junho de 2019

GP DA ÁUSTRIA - PROGRAMAÇÃO

O circo da Fórmula 1 voltou a Áustria em 2014, após a Red Bull comprar e reformular o complexo que abriga o circuito, rebatizando-o de Red Bull Ring. A prova não acontecia no país desde 2003.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Kimi Raikkonen - 1:06.957 (Ferrari, 2018)
Pole Position: Valtteri Bottas - 1:03.130 (Mercedes, 2018)
Último vencedor: Max Verstappen (Red Bull)
Maior vencedor: Alain Prost - 3x (1983, 1985 e 1986)

BATATA ASSANDO?

Foto: Red Bull Content Pool
Esses tempos, tuitei que a única explicação do desempenho de Pierre Gasly na Red Bull ser tão pífio é o fato de terem pintado uma Toro Rosso com as cores da Red Bull.

Falando sério, é inacreditável e constrangedora a diferença de desempenho entre ele e Max Verstappen. A maior lavada do grid, sem dúvida, até mais que o monobraço Kubica em relação ao jovem Russell.

Na corrida da casa, Gasly só pontuou graças a punição que jogou Ricciardo para 11°, isso que ele largou em oitavo, de macios. Ao parar cedo, perdeu posição para Ricciardo, Hulkenberg e Raikkonen, caindo para 11°, o que frustrou o chefão Christian Horner.

“Ele fez um bom trabalho nas primeiras voltas, com o pneu vermelho, e depois nós os devolvemos numa boa posição de pista”, disse Horner, fazendo referência ao momento em que Gasly aparecia em oitavo na prova. “Foi um trabalho fantástico do pessoal, o pit mais rápido da tarde. Foi 1s9 com o carro parado. Nós o deixamos com posição em relação ao Daniel [Ricciardo], e depois ele simplesmente não conseguiu ir além com o pneu mais duro, e depois ele ainda perdeu posição para os outros caras também. É frustrante não ter um carro na zona de pontos. Tenho certeza de que vamos dar uma olhada nisso com ele [Gasly]”, afirmou.


Do jeito que Helmut Marko adora queimar os pilotos taurinos, não é difícil de imaginar que Gasly deve estar por um fio na equipe já agora, a questão é pensar em um sucessor. O outrora chutado Kvyat ou o jovem Albon, que ainda ascila apesar de ter um grande potencial. Será que seria hora de abrir mão dos "talentos da base" (que na verdade foram somente Vettel e Ricciardo) e buscar algum piloto competente no mercado? Competente eu me refiro a um segundão, porque claramente a Red Bull aposta todas as fichas em Max, e é por isso que Ricciardo pulou mula de lá. Veremos.

NA MERDA

Foto: Getty Images
É o que diz o chefão da Haas, Gunther Steiner. Na França, os carros americanos só foram superiores a Williams. Ou seja, algo muito preocupante. Nas últimas três corridas, apenas um ponto.
O pior é que Steiner não sabe qual é de fato o(s) problema(s) da equipe.

“Nos nossos quatro anos de história, acho que este foi, no geral, nosso pior fim de semana. Na corrida, ainda tivemos dificuldades. Não sei. O que é bizarro para mim é que o carro que era bom o bastante para se classificar em sétimo e oitavo na primeira corrida e aí em sexto em Monte Carlos, de repente, e o penúltimo”, afirmou.

“Não me pergunte o que é isso, eu não sei. Então, por favor, nem pergunte, pois eu não responderia. Nós precisamos descobrir. Para ser honesto, é muito desapontador, porque terminar nessa situação, e não entender isso, é a pior coisa”, continuou.

“Romain comentou que o carro é muito bom de guiar, mas é lento. O carro sai de frente ou de traseira de repente? Não. Está tudo bem. Só é lento, não tem aderência o bastante”, comentou.
E terminou:

“Você precisa se livrar da raiva e apenas continuar trabalhando. Foi isso que eu disse aos rapazes: Você precisa trabalhar muito mais agora do que antes, porque agora nós estamos na merda. Não faz sentido esperar que algo apareça, você precisa voltar agora e entender o motive de estarmos onde estamos. É só isso que você pode fazer. E aí, quando souber o motivo de estar onde está, aí pode encontrar soluções. Se você não sabe isso, como pode trabalhar em soluções? Você trabalha em tudo e aí, com as melhores coisas, você faz um carro novo”, concluiu.

A Haas é uma Ferrari B. Em alguns circuitos a característica não vai encaixar, em outros sim. O grande problema é a dupla de pilotos. Grosjean está fazendo hora extra na F1 faz tempo e Magnussen é apenas regular. Os dois erram e batem muito e fazem a equipe desperdiçar pontos importantes quando há a oportunidade para isso. O outro grande problema é que agora eles estão escassos.

Steiner e Gene precisam pensar nisso. É óbvio que a culpa não é toda deles, mas a Haas poderia anteriormente ter mais condições de contratar pilotos que extraíssem mais do carro, agora é complicado, o que afeta o futuro da tradicional equipe da Indy e Nascar na Europa.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 187 pontos
2 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 151 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 111 pontos
4 - Max Verstappen (Red Bull) - 100 pontos
5 - Charles Leclerc (Ferrari) - 87 pontos
6 - Pierre Gasly (Red Bull) - 37 pontos
7 - Carlos Sainz Jr (McLaren) - 26 pontos
8 - Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 19 pontos
9 - Daniel Ricciardo (Renault) - 16 pontos
10- Nico Hulkenberg (Renault) - 16 pontos
11- Kevin Magnussen (Haas) - 14 pontos
12- Lando Norris (McLaren) - 14 pontos
13- Sérgio Pérez (Racing Point) - 13 pontos
14- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 10 pontos
15- Alexander Albon (Toro Rosso) - 7 pontos
16- Lance Stroll (Racing Point) - 6 pontos
17- Romain Grosjean (Haas) - 2 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 338 pontos
2 - Ferrari - 198 pontos
3 - Red Bull Honda - 137 pontos
4 - McLaren Renault - 40 pontos
5 - Renault - 32 pontos
6 - Racing Point Mercedes - 19 pontos
7 - Alfa Romeo Ferrari - 19 pontos
8 - Toro Rosso Honda - 17 pontos
9 - Haas Ferrari - 16 pontos

CLASSIFICAÇÃO:










quarta-feira, 26 de junho de 2019

A ÚNICA

Foto: Motorsport
11 anos e um dia antes de eu nascer, foi realizado o Grande Prêmio da Áustria no circuito de Osterreichring. A corrida teve alguns fatos históricos, o primeiro deles: era a corrida número 400 da categoria. Além disso, foi a primeira corrida da história onde todas as equipes usaram o motor turbo.

Para completar, foi nesta etapa que estreou pela ATS um jovem de 25 anos que se destacava na Fórmula 2. Seu nome? Gerhard Berger. Ele se juntava a Niki Lauda e Jo Gartner e foram os representantes da casa na corrida. Vale lembrar que foi na Áustria, 13 anos antes, que Niki estreou na categoria.

Ayrton Senna, na Toleman, se virava o quanto podia, e lá já começaram a pipocar as primeiras informações de que poderia assinar com a Lotus para a temporada seguinte.

Com o motor mais potente, Nelson Piquet fez mais uma pole position naquele ano. Na primeira fila também largou Alain Prost com a McLaren, seguidos de Elio de Angelis (Lotus) e Niki Lauda (McLaren). Senna foi o décimo.

Na largada, Prost saiu-se melhor que Piquet e assumiu a liderança. Com De Angelis parado no grid, quem se aproveitou disso tudo foi Senna, que pulou para a quarta posição. No entanto, a bandeira vermelha foi agitada devido a um mau procedimento de largada, e tudo teve que ser refeito. Piquet manteve a ponta com Prost em segundo, mas Lauda largou muito mal e caiu para nono. Em nove voltas, no entanto, já estava em terceiro.

Em quarto, o motor de De Angelis foi-se embora e ficou uma mancha de óleo na pista. Na volta seguinte, a McLaren de Prost escorregou ali e bateu. Fim de prova para o francês. A esta altura, Senna já era o terceiro, atrás apenas de Piquet e Lauda, beneficiado também com os abandonos de Keke Rosberg e Derek Warwick, ambos da Williams.

Senna e Patrick Tambay também ficaram pelo caminho. Com os pneus desgastados, restou a Piquet apenas poupar o equipamento, e assim Niki Lauda o ultrapassou e disparou na ponta para vencer pela primeira e única vez em casa. A Ferrari de Michele Alboreto fechou o pódio. Com a outra Brabham, Teo Fabi foi o quarto, seguido pela dupla da Arrows: Thierry Boutsen e Marc Surer fecharam o top 6.

Foto: Getty Images

Com a vitória e o abandono de Prost, Lauda assumiu a liderança do campeonato, com 48 pontos, 4,5 a mais que o francês. Com 91,5 pontos e 62 de vantagem a vice-líder Ferrari, a McLaren TAG Porsche dominou aquela temporada de forma assustadora, o que culminou com o tri de Lauda por meio ponto, mas isso você já sabe.

Post para relembrar mais um pouco do grande Niki, que recentemente nos deixou. 35 anos da sua única vitória em casa.

Até!


segunda-feira, 24 de junho de 2019

NINGUÉM AGUENTA MAIS A NEO F1

Foto: F1
Assistir Fórmula 1 tornou-se um martírio, um peso, uma triste obrigação. Faço isso desde que me conheço por gente, é algo natural e automático, mecânico também, como se houvesse uma programação: nesses dias eu paro tudo e assisto os treinos e corridas.

Tal qual o meu time, ultimamente eu só assisto para reclamar e passar raiva. Desde o ano passado, me pergunto: "por que ainda assisto isso? Por que não sou apenas uma pessoa normal e mediana com gostos normais e medianos?"

É muito frustrante perder tempo com coisas que são inevitáveis de acontecer. A Fórmula 1 já teve tempos de dominância com Schumacher e também não foi lá tão legal, mas ainda assim havia imprevisibilidade. Fisichella, Trulli venciam, Jordan, Toyota, Jaguar, BAR, Honda e Sauber pegavam um pódio de vez em quando e Williams e McLaren davam trabalho nos treinos ou em algumas corridas. Isso não existe mais.

Os carros não quebram, os pilotos não aceleram porque ficam poupando motor e equipamento, não tem mais brita, os autódromos são áreas de escape gigantes. Não existe mais desafio esportivo. Ninguém mais liga a TV e diz "olha só, tem que ser maluco pra acelerar nesse lugar". Não existe nem mais barulho de motor, é um espetáculo deprimente que só serve para aqueles podres de ricos ostentarem seu capital em algo absolutamente inútil e sem graça.

É impossível uma Renault ou Alfa Romeo hoje sequer sonharem com algum pódio. Acidentes e quebras não existem, tampouco é permitido ultrapassar. Essa é a Neo F1, mais preocupada com seguidores, posts engraçadinhos nas redes sociais e presenças aleatórias de "famosos" que só conhecem Hamilton e olhe lá. Eu estou quase caindo fora.

Até!

sábado, 22 de junho de 2019

LABIRINTO SÓ PARA ALGUNS

Foto: Getty Images
Depois de todo drama e imbróglio do Canadá terem virado pizza, é hora de voltarmos para a realidade. Fim do conto de fadas.

No horroroso, chato e feio circuito de Paul Ricard, onde mais se parece um labirinto para se distinguir o que é pista e o que não é (afinal, não tem brita), as coisas devem continuar como sempre: o domínio da Mercedes. Cada um dominou cada treino. Quando a Ferrari não erra, é Vettel quem acaba tomando a iniciativa, sempre com o apoio da FIA em cada vez mais matar o esporte a motor no que tange a adrenalina, disputas, competição e relevância.

O desafio é saber se Bottas ainda pode incomodar Hamilton. Do contrário, a tendência é que a soma de todos esses fatores leve o inglês ao hexa em poucos meses. A grande disputa está no restante. Verstappen faz um grande ano e está sempre incomodando as Ferrari.

Neste final de semana, a Renault está em casa e quer continuar crescendo, mas terá a aparente concorrência da McLaren, que também avança em passos mais sólidos, além da Haas, Racing Point, Toro Rosso e Alfa Romeo. A chamada F1 B é o grande atrativo, marcado por seu equilíbrio. As exceções estão nas pontas: Mercedes e Williams.

Bem, o jeito é tentar aguentar uma procissão em Paul Ricard. Eu não conseguirei porque estarei trabalhando no horário da corrida, então irei assistir tudo (ou tentar) somente de noite. Vai que eu durma também?

Confira os tempos dos treinos livres do GP da França:



Até!

quinta-feira, 20 de junho de 2019

GP DA FRANÇA - Programação

O Grande Prêmio da França foi o primeiro a ter justamente o nome "Grande Prêmio". A primeira edição aconteceu em 1906, nos arredores de Le Mans.

No calendário desde 1950, a corrida francesa passou por diversos circuitos, entre eles Reims (1950-1951, 1953-1956, 1958-1961, 1963 e 1966), Rouen-Les-Essarts (1952, 1957, 1962, 1964 e 1968), Charade (1965, 1969-1970), Dijon (1974, 1977, 1979, 1981 e 1984), Paul Ricard (1971, 1973, 1975-1976, 1978, 1980, 1982-1983, 1985-1990) e mais recentemente Magny Cours (1991-2008).
Dez anos depois de ter saído do calendário, a F1 retorna ao país no lendário circuito de Paul Ricard.


Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Nigel Mansell - 1:09.593 (Ferrari, 1990)
Pole Position: Nigel Mansell - 1:04.402 (Ferrari, 1990)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher (1994, 1995, 1997, 1998, 2001, 2002, 2004 e 2006) - 8x

TREINOS LIVRES VÃO VALER PONTOS PARA SUPERLICENÇA A PARTIR DE 2020

Foto: F1 Mania
Na última sexta-feira, uma reunião do Conselho Mundial da FIA em Paris determinou em uma mudança no sistema de superlicença. A partir do ano que vem, os treinos livres vão valer pontos. 

Para entrar na F1, é necessário obter no mínimo 40 pontos em um período de três anos. Para participar dos treinos livres, são necessários de 25 - são os casos de Pietro Fittipaldi (Haas) e Nicholas Latifi (Williams).

Para o ano que vem, se um piloto andar no mínimo 10 km durante um dia de treino livre, ele ganhará um ponto. Como o limite de treinos são dez, então cada piloto pode ganhar mais dez pontos na superlicença da FIA e tentar atingir o número necessário para entrar na F1 no outro ano.

Provavelmente não precise passar por isso, afinal já lidera a F2, onde deve ser campeão e pode substituir Robert Kubica na Williams ano que vem. No caso de Pietro e dos outros, os pontos serão mais valiosos a medida em que as conquistas passadas vão saindo da pontuação. No entanto, surge um problema: diante da necessidade de turbinar superlicenças de possíveis futuros pilotos de equipes, como fica a situação para os pilotos titulares que serão sacados de um ou mais treinos durante dez finais de semana (praticamente metade da temporada). Nada é de graça, e isso é só mais uma articulação das equipes em prol de seus protegidos e queridinhos.

RICCIARDO QUER REPETIR A DOSE NA FRANÇA, CORRIDA DA CASA

Foto: News.com.au
Pode-se dizer que a Renault estreou de fato na temporada no Canadá. Com  Ricciardo largando em quarto e os dois carros pontuando na sexta e sétima posições, foi de longe a melhor atuação e resultado dos franceses no ano, o que apaziguou as cobranças por evolução e menos problemas de confiabilidade, sobretudo no motor.

“Começamos a temporada cercados de muita expectativa. Acho que agora nós começamos a melhorar e mostrar nosso ritmo verdadeiro. Fico feliz que a equipe tenha conseguido um fim de semana dos bons, porque as coisas estão ficando estressantes de tempos em tempos. Mesmo assim, seguimos trabalhando e agora estou otimista de que agora estamos no caminho certo. É claro que ainda temos trabalho por fazer até alcançar nossas expectativas, mas brigar com [as equipes do] top-3 foi muito divertido”, afirmou o australiano.

Nada melhor que repetir a dose (ou quem sabe algo a mais) justamente na corrida seguinte, que é em casa, no autódromo de Paul Ricard. No ano passado, os dois carros pontuaram. Neste ano, a repetição do resultado é importante para se aproximar da McLaren, que por enquanto ocupa a quarta posição nos construtores.

“Sei que é uma corrida significativa para eles [Renault] e que significa muito para todos os envolvidos. O objetivo para a França precisa ser repetir a atuação do Canadá. A equipe mostrou bom ritmo em Paul Ricard ano passado, então certamente existe uma boa sensação. Temos algumas atualizações, que devem significar o começo de uma tendência de termos do nosso verdadeiro ritmo”, encerrou.

A Renault evolui a passos lentos. Neste estágio, já esperava brigar por vitórias, mas esse é um passo muito distante até hoje. Brigar com a McLaren, outrora gigante e que estava no fundo do grid, não parece uma grande coisa. Pelo investimento e pelos pilotos que tem, os franceses têm a obrigação de terminar em quarto com relativa sobra. Talvez isso seja alcançado agora na segunda metade do campeonato, com novas atualizações dos carros e encaixe das pistas com o chassi.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 162 pontos
2 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 133 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 100 pontos
4 - Max Verstappen (Red Bull) - 88 pontos
5 - Charles Leclerc (Ferrari) - 72 pontos
6 - Pierre Gasly (Red Bull) - 36 pontos
7 - Carlos Sainz Jr (McLaren) - 18 pontos
8 - Daniel Ricciardo (Renault) - 16 pontos
9 - Kevin Magnussen (Haas) - 14 pontos
10- Sérgio Pérez (Racing Point) - 13 pontos
11- Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 13 pontos
12- Lando Norris (McLaren) - 12 pontos
13- Nico Hulkenberg (Renault) - 12 pontos
14- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 10 pontos
15- Alexander Albon (Toro Rosso) - 7 pontos
16- Lance Stroll (Racing Point) - 6 pontos
17- Romain Grosjean (Haas) - 2 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 295 pontos
2 - Ferrari - 172 pontos
3 - Red Bull Honda - 124 pontos
4 - McLaren Renault - 30 pontos
5 - Renault - 28 pontos
6 - Racing Point Mercedes - 19 pontos
7 - Toro Rosso Honda - 17 pontos
8 - Haas Ferrari - 16 pontos
9 - Alfa Romeo Ferrari - 13 pontos

TRANSMISSÃO:









terça-feira, 18 de junho de 2019

QUANDO A F1 ERA F1

Foto: Continental Circus
Nada mais oportuno (coincidência ou não) do que a corrida seguinte do Canadá ser o GP da França, que 40 anos atrás protagonizou uma de suas maiores batalhas dentro da pista de todos os tempos. É claro que nos tempos atuais os dois protagonistas já estariam em uma prisão perpétua por colocar as próprias vidas e a do resto em risco, mas como o título, isto é do tempo que a F1 era F1.

Antes do circo chegar em palco francês, em Dijon, aconteceram algumas coisas. A primeira delas foi o acidente que Patrick Depailler sofreu enquanto voava de asa delta. Teve fraturas nas pernas, no tornozelo e em algumas costelas. Em seu lugar na Ligier foi contratado Jacky Ickx.

A F1 chegou a ficar um mês entre uma corrida e outra porque a corrida do meio, que seria a Suécia, foi cancelada diante da falta de apoiadores, claramente em virtude dos falecimentos de Ronnie Peterson e Gunnar Nilsson.

Desejando a primeira vitória em casa e com o motor turbo, a Renault tratou de ficar com a primeira fila, com Jean-Pierre Jabouille e Renè Arnoux, seguidos por Gilles Villeneuve (Ferrari) e a Brabham de Nelson Piquet, que até então havia conquistado sua melhor posição de largada na carreira.

Na largada, Villeneuve passa as Renault, assume a ponta e dispara. No entanto, na metade da prova, foi perdendo terreno até que Jabouille o passasse e retomasse a liderança. No pit-stop, Villeneuve escolhe pneus menos aderentes e vê a ameaça da outra Renault ameaçando seu segundo lugar. Nas voltas finais, aconteceu o que vocês já sabem, eu acho:


Jabouille venceu pela primeira vez na carreira, a primeira da Renault em casa e a primeira de um motor turbo na história da categoria, mas isso ficou totalmente esquecido pela briga insana entre Villeneuve e Arnoux.

É claro que as manobras dos dois foram criticadas por serem perigosas demais. Gilles respondeu: "Foi divertido". Completaram a zona de pontuação Alan Jones (Williams), Jean Pierre Jarier (Tyrrell) e Clay Regazzoni (Williams).

Foto: Getty Images
No momento onde brigar por posições parece pecado, o resgate histórico desta histórica corrida mostra que, como o título já diz, era quando a F1 era a F1.

Até!