sábado, 8 de outubro de 2016

SUZUKA, TREINOS 2 e 3 - Hat-trick de Rosberg

Foto: Getty Images
Rosberg treina muito forte em Suzuka. Só falta confirmar na corrida. Será que finalmente ele vai quebrar essa escrita nesse ano? O alemão foi o mais rápido em todas as sessões até agora.

O treino de ontem foi morno. Hamilton ficou em segundo (menos de um décimo atrás), seguido de Raikkonen, Verstappen e Vettel. Felipe Massa foi o 11°, atrás de Bottas (9°) e Nasr o 19°, enquanto Ericsson ficou em último.

A sessão ficou marcada por escapadas e alguns sustos, como a fumaça que saiu da traseira do carro de Rosberg. Para a sorte do alemão, não foi nada grave.

Foto: Reprodução
Kvyat e Magnussen deram algumas escapadas e rodadas. Apenas um circuito de alta velocidade e desafiador permite tais erros. Ah, e o melhor: sem as tais "áreas de escape", outro grande câncer da F1 moderna. Os traçados clássicos ainda dificultam os pilotos, mostrando realmente quem é bom e quem não é tanto.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução
A Haas de Gutiérrez apresentou problemas e parou uma área de escape, precisando ser retirada por um guindaste, causando um Safety Car Virtual. O mais incrível é que os japoneses insistem em entrar com um guindaste e um trator na pista para retirar o carro. A culpa nunca é deles, sempre vai ser do piloto, graças aos absurdos da FIA. Pelo jeito vai ter que dar merda de novo para se tocarem, ou não vai adiantar nada também?

Foto: Reprodução
No treino de agora há pouco, os pilotos não andaram muito. Com a chuva que caiu na pista horas atrás, os carros não gastaram muitos jogos de pneus. Foi um treino muito morno, quase frio, sem muito o que comentar.

A Sauber anunciou que irá correr com o motor desse ano da Ferrari para a próxima temporada. Mesmo que os suíços tenham sido comprados por uma outra empresa que não é do ramo automobilístico, não entendo que tipo de estratégia eles estão adotando. Será que não perceberam o exemplo da Toro Rosso, que simplesmente ficou para trás porque está utilizando um motor do ano passado enquanto a concorrência evoluiu as unidades de potência. Nós sabemos que, mesmo que a Sauber tivesse o motor mais atualizado, seria um ano difícil. Pelo jeito, as próximas duas temporadas serão de zero pontos para os suíços. Mais um motivo para Nasr sair dali imediatamente. Que vá para outra categoria ou tente seduzir Renault ou Haas.

Confira a classificação do 2° e do 3° treino livre. O qualyfing é daqui a pouco, às três da manhã! Até!








sexta-feira, 7 de outubro de 2016

SUZUKA, TREINO 1 - Rosberg sobra

Foto: Getty Imagess
Rosberg fez as últimas duas pole position do circuito de Suzuka. Portanto, é candidato e favorito natural para largar na frente outra vez. No treino de agora há pouco, chegou a ficar boa parte do treino com um segundo de vantagem para Hamilton. No fim, ficou dois décimos. As primeiras oito posições foram divididas em Mercedes, Ferrari (Vettel e Raikkonen), Red Bull (Ricciardo e Verstappen) e Force India (Hulkenberg e Pérez), nessa ordem. Alonso e Bottas completaram o top 10.

Os brasileiros ficaram em 15° (Nasr) e 16° (Massa). Os únicos incidentes do treino foram as rodadas de Alonso e a batida de Grosjean. O francês reclamou da falta de freios em sua Haas, algo comum na temporada e que até agora os americanos não resolveram. Precisam solucionar isso até o final do ano porque começar 2017 com uma deficiência dessas certamente irá comprometer o desempenho da equipe e a Haas, mais do que nunca, precisa ser perfeita para beliscar os pontos, igual no início da temporada.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução
Confira a classificação do primeiro treino livre do Grande Prêmio do Japão:


Até!

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

GP DO JAPÃO - Programação

O Grande Prêmio do Japão foi disputado pela primeira vez em 1976, em Fuji. Foi disputada novamente em 1977 e ficou fora da categoria por 10 anos, até retornar com a pista de Suzuka em 1987. Desde então, o Japão sempre sediou um GP por ano na Fórmula 1.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Kimi Raikkonen - 1:31.540 (McLaren, 2005)
Pole Position: Felipe Massa - 1:29.599 (Ferrari, 2006)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 6x (1995, 1997, 2000, 2001, 2002 e 2004)

DECISÃO RADICAL?

Foto: F1Fanatic
Depois do ainda traumático abandono do último domingo, Hamilton considera faltar às sessões de treinos das últimas corridas do ano se isso significasse proteger seus motores restantes. A unidade de potência era um dos equipamentos estocados pela equipe no GP da Bélgica. “Neste momento, a minha preocupação é que eu tenho estes dois motores e quero ter certeza de que a equipe irá cuidá-los com o que puderem para garantir que eles durem. Se isso significa não fazer uma sessão, não vou fazer uma sessão. Vou fazer o que for preciso para ir à todas as corridas", afirmou.


Hamilton está inseguro com os motores dos alemães. É compreensível. Tirar 23 pontos em cinco corridas não é uma tarefa fácil. Entretanto, duvido que tal medida seja tomada. É apenas fruto da frustação e o receio de uma nova decepção e trauma ocorrer outra vez.

RENAULT PEDE TEMPO A MAGNUSSEN PARA DECIDIR SEU FUTURO NA EQUIPE

Foto: F1Fanatic
Indiscutivelmente a Renault é o lugar de cobiça dos pilotos para o ano que vem. Faltando dois meses para o fim da temporada, as duas vagas ainda estão indefinidas. Com sete pontos na tabela, a permanência de Kevin Magnussen é um mistério, como não poderia de deixar de ser. A Renault contribui para a trama. Segundo o acordo entre os dois, os franceses têm até o dia 14 para decidir se irá exercer a opção de renovar com o dinamarquês por mais um ano.

Magnussen contou que aceitou a prorrogação do prazo. Por outro lado, Palmer deve estar de saída. Com a confirmação de Pérez, a Renault está com um candidato a menos. Sainz, Kvyat, Bottas, Ocon e Nasr foram alguns dos nomes especulados. Até diria que o francês seria o efetivado, até porque foi "emprestado" para a Manor justamente com o intuito de ganhar experiência. Hoje, não tenho essa convicção. Pelo jeito, teremos que esperar até novembro (ou dezembro, ou janeiro?) para saber qual será a dupla de pilotos escolhida pela Renault para a próxima temporada. Façam suas apostas!

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Nico Rosberg (Mercedes) - 288 pontos
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 265 pontos
3 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 204 pontos
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 160 pontos
5 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 153 pontos
6 - Max Verstappen (Red Bull) - 147 pontos
7 - Valtteri Bottas (Williams) - 80 pontos
8 - Sérgio Pérez (Force India) - 74 pontos
9 - Nico Hulkenberg (Force India) - 50 pontos
10- Fernando Alonso (McLaren) - 42 pontos
11- Felipe Massa (Williams) - 41 pontos
12- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 30 pontos
13- Romain Grosjean (Haas) - 28 pontos
14- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 25 pontos
15- Jenson Button (McLaren) - 19 pontos
16- Kevin Magnussen (Renault) - 7 pontos
17- Stoffel Vandoorne (McLaren) - 1 ponto
18- Jolyon Palmer (Renault) - 1 ponto
19- Pascal Wehrlein (Manor) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 553 pontos
2 - Red Bull TAG Heuer - 359 pontos
3 - Ferrari - 313 pontos
4 - Force India Mercedes - 124 pontos
5 - Williams Mercedes - 121 pontos
6 - McLaren Honda - 62 pontos
7 - Toro Rosso Ferrari - 47 pontos
8 - Haas Ferrari - 28 pontos
9 - Renault - 8 pontos
10- Manor Mercedes - 1 ponto

TRANSMISSÃO





terça-feira, 4 de outubro de 2016

NÃO HÁ DE SER NADA

Foto: Hares Pascoal/Autódromo de Interlagos
Semana passada, uma parte da imprensa brasileira repercutiu bastante assustada a informação da FIA de que o Grande Prêmio do Brasil esteja com um asterisco em relação a sua realização no ano que vem.

Pois bem, Bernie quase sempre fala que o Brasil precisa de reformas na pista de Interlagos e faz uma série de exigências (entre elas uma fatia gorda de dinheiro). Então, Interlagos é um canteiro constante de obras há alguns anos. O que parece, como sempre, é a eterna ganância de Bernie ganhar mais dinheiro dos organizadores. Ele está apertando das corridas tradicionais (Brasil, Canadá e Alemanha) porque eles pagam menos que os modernos circuitos do Oriente Médio. Bernie não está nem aí se o circuito está no calendário há décadas, ele quer o quê? Dinheiro! Sim, você acertou.

Esses boatos saem anualmente, até semestralmente, eu diria. A F1 possui contrato com o autódromo até 2020. Portanto, as corridas serão realizadas, a princípio, até esse ano, caso o acordo não seja renovado posteriormente. O que podemos concluir: Até 2020, terá Grande Prêmio do Brasil. Depois, não sabemos. Há uma série de fatores (atração de público, infraestrutura, pilotos brasileiros no grid, dinheiro, entre outros). Bernie pressiona para ganhar dinheiro. Não duvidaria que nos próximos meses surja uma notícia anunciando a renovação de contrato da FOM com Interlagos. É o modus operandi do chefão da F1.

Foto: Grande Prêmio
Mudando de assunto: A FIA anunciou algumas novidades para a próxima temporada. A mais triste e bizarra é a seguinte: "As largadas na chuva não serão mais realizadas atrás do Safety Car." Essa aberração nunca poderia ter existido. Entretanto, se houver a necessidade de tal ato, a corrida será adiada até que haja condições da prova ser disputada. Ou seja: Choveu um pouquinho mais forte, a F1 não corre mais na chuva. É ridículo e inacreditável. Como se os acontecimentos do Japão dois anos atrás fossem culpa da chuva... Se cair um temporal, a corrida será adiada para outro dia? E a logística? Vou torcer para isso, quero que o circo pegue fogo...

Outras mudanças: Os pilotos só poderão mudar a cor do capacete uma vez no ano ou se trocarem de equipe durante a temporada. Em um fim de semana de corrida, se o piloto precisar de mais de uma peça de unidade de motriz ele será punido, e só a última das peças adquiridas poderá ser usada nos eventos seguintes sem punição. Nas cinco primeiras corridas do ano que vem, a Pirelli já determinou a escolha dos pneus porque o prazo antecede aos testes da pré-temporada e a maioria das equipes sequer usou os novos compostos. Serão dois jogos dos pneus mais duros, quatro dos médios e sete dos mais macios.

Foto: Because Race Car
Uma das promessas de campanha de João Doria, futuro prefeito de São Paulo eleito no último domingo, seria de privatizar espaços como Interlagos e o estádio Pacaembu, que não recebe mais muitos jogos depois que Corinthians e Palmeiras construíram seus próprios estádios (no caso do Verdão, ele foi reformado). "A proposta é privatizar Interlagos, com a garantia de que continuará a ser utilizado como autódromo, kartódromo e parque com acesso público. Com a privatização, será também um grande centro de eventos musicais e culturais ao ar livre na cidade", explicou Doria ao portal Grande Prêmio.

Tamas Rohonyi, promotor da corrida de F1, vê com bons olhos a privatização do autódromo e garantiu que não há risco da corrida sair do calendário da Fórmula 1, pois, como explicamos antes, o contrato vai até 2020. Por outro lado, Rohonyi acrescentou que a utilização de um circuito particular custaria mais caro para as categorias nacionais empobrecidas, que poderiam encontrar problemas para realizar as provas tradicionais no autódromo.

Muita gente diz que o processo burocrático dificultaria muito o processo de compra e transformação do autódromo em algo privatizado. A única coisa que não pode acontecer é o local virar um condomínio. O país está sem pilotos para um futuro próximo (talvez Nasr e no máximo Sette Câmara). A corrida é um evento altamente rentável para a cidade, que atrai muitos turistas. Que isso não seja modificado. O Brasil sem a F1 seria praticamente sepultar o automobilismo nacional. Interlagos, sem a F1, talvez também estaria se sepultando.

Melbourne, a eterna abertura das temporadas da F1. Foto: F1Fanatic
Para finalizar, a FIA soltou o calendário provisório de 2017. Como já escrito, Brasil, Canadá e Alemanha ainda precisam de uma confirmação. Apenas o caso alemão é complicadíssimo. Em anos ímpares, a corrida seria em Nurburgring, mas o autódromo vive uma séria crise financeira (tanto é que em 2015 não houve corrida na Alemanha em virtude desse problema). A tendência é que a Alemanha fique realmente de fora e só retorne em 2018, quando o rodízio apontar a vez de Hockenheim. Confira o calendário provisório da F1 em 2017:

1ª etapa - 26 de março - Austrália
2ª etapa - 9 de abril - China
3ª etapa - 16 de abril - Bahrein
4ª etapa - 30 de abril - Rússia
5ª etapa - 14 de maio - Espanha
6ª etapa - 28 de maio - Mônaco
7ª etapa - 11 de junho - Canadá*
8ª etapa - 18 de junho - Azerbaijão
9ª etapa - 2 de julho - Áustria
10ª etapa - 9 de julho - Inglaterra
11ª etapa - 23 de julho - Hungria
12ª etapa - 30 de julho - Alemanha*
13ª etapa - 27 de agosto - Bélgica
14ª etapa - 3 de setembro - Itália
15ª etapa - 17 de setembro - Malásia
16ª etapa - 1 de outubro - Cingapura
17ª etapa - 8 de outubro - Japão
18ª etapa - 22 de outubro - EUA
19ª etapa - 5 de novembro - México
20ª etapa - 12 de novembro - Brasil*
21ª etapa - 26 de novembro - Abu Dhabi
* Sujeitos a confirmação

Até!

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A JUSTIÇA TARDA MAS NÃO FALHA

Foto: AP
Ricciardo merecia, no mínimo, ter vencido duas vezes na temporada. Os erros de estratégia da Red Bull na Espanha e em Mônaco, na sequência, o frustraram muito. É justificável. É raro ver a Mercedes fora da briga e, quando é possível brigar, a própria equipe lhe prejudica? Difícil, ainda mais porque até o jovem companheiro havia vencido na estreia... Pois bem, o australiano finalmente foi agraciado pela "sorte" (ou "justiça") e venceu uma corrida que caiu do céu, defendendo o ataque de Verstappen com maestria e garantindo a dobradinha austríaca, algo que não ocorria desde o GP do Brasil de 2013, ainda com Vettel e Webber.

E o que seria justiça para Hamilton? Depois de tantos problemas e erros durante o ano, parecia que a Malásia seria palco de mais um ressurgimento na temporada. Pole tranquila, corrida mais ainda, Rosberg perdendo pontos... Tudo parecia propício para que o inglês retornasse a ponta do campeonato. Mas... Mas na "justiça" (ou "injustiça", ou "azar"), o motor da flecha de prata #44 foi para o espaço, faltando 15 voltas para o fim. O áudio desesperador e as reações decepcionadas são as imagens que resumem o momento de Lewis, talvez resumam a temporada no futuro. Nunca o tetra esteve tão ameaçado.

Foto: Divulgação
A desvantagem passou para 23 pontos. Isso que poderia ter sido pior caso Rosberg não tivesse sido acertado em cheio por Vettel na largada. Muito irritado e triste, Hamilton cobrou explicações da Mercedes pelo fato dele ser o único dos oito carros equipados com o motor sofrer tantos problemas e insinou uma teoria da conspiração. Toto Wolff e Lauda passaram panos quentes. O próprio Lewis também recuou e evocou a fala de Senna, que sempre dizia que tudo dependia Dele (sim, você sabe de quem eu estou falando). Faltando cinco corridas, o tetra de Hamilton ficou em situação difícil. Serão necessárias atuações perfeitas e um bocado de sorte que veio pouco este ano. Para Nico, basta a famosa regularidade, mas que ele também não "amarele" em momentos difíceis e adversos.

Foto: F1Fanatic
Rosberg conseguiu fazer uma ótima corrida de recuperação após sofrer um ataque suicida e irresponsável (injustificável até) do tetracampeão do mundo. Aliás, como Vettel vem tendo problemas nas largadas. A FIA o considerou culpado pelo incidente e perderá três posições no GP do Japão, semana que vem. O quarto lugar de Raikkonen foi suficiente para ultrapassá-lo na classificação. Péssima temporada de Seb. Rosberg mostrou-se afoito para ultrapassar, jogando o carro e quase causando uma colisão quando foi passar Raikkonen. Foi punido com acréscimo de 10 segundos no tempo total da prova, o que é absolutamente inútil e não muda em nada a corrida. Isso, além do "Safety Car Virtual", são coisas ridículas.

O quê falar de Fernando Alonso? Largando em último, a Fênix simplesmente ganhou 15 posições e chegou em sétimo. Button, por exemplo, largou em nono e ali terminou. Geralmente, corridas com números históricos são problemáticas, não para o pacato inglês. Enfim, Alonso mostra que tem muita lenha para queimar e evidencia o processo de crescimento da McLaren, que ultrapassou a Toro Rosso e credenciou-se de vez como sexta força da F1 no ano. As perspectivas para 2017 são melhores. Quem sabe um pódio até o fim do ano? A Williams vem em queda livre. Bottas conseguiu um ótimo quinto lugar graças a uma parada a menos de estratégia. Massa teve problema no acelerador e não conseguiu sair com o carro na volta de apresentação, precisando largar nos boxes. Depois, teve um pneu furado e terminou apenas em 13°. Sexta corrida consecutiva que não pontua. A aposentadoria calhou em boa hora. Dificilmente seria chamado para outra equipe, e seu futuro segue indefinido entre WEC e DTM. Seu provável subsituto, o jovem canadense Lance Stroll, sagrou-se campeão da F3. Caminho livre para Grove em 2017.

Foto: Divulgação
Depois de muita novela, Pérez renovou com a Force India. Tantas especulações, Ferrari, Renault... E no fim mais um ano na equipe indiana. Não sei se foi a melhor decisão de Checo, mas é o que tinha: Uma opção segura e que já trabalha há três anos. A Toro Rosso com o velho motor Ferrari do ano passado ficou para trás. Difícil julgar Sainz e Kvyat. Até a Renault evoluiu e pontuou pela segunda vez consecutiva, inédito no ano, outra vez com o décimo lugar. Dessa vez Palmer foi o autor, marcando seu primeiro (e único?) ponto na categoria. Até o britânico campeão da GP2 já saiu do zero na temporada, menos Gutiérrez... Ridículo. Nasr abandonou a prova com problemas de freio. Ericsson até foi combativo, mas insuficiente para pontuar: Foi o 12°.

Ricciardo novamente comemorou com o "shoey" (beber champanhe na bota)! O gesto, "inventado" pelo compatriota Jim Miller, da Moto3, também foi copiado por Valentino Rossi. Até Verstappen, Rosberg e Christian Horner entraram na onda!! O australiano é, de longe, o piloto mais carismático da F1, um showman de simpatia! Ah, ele prometeu que agora só bebe quando vencer as corridas. Será que vamos esperar muito tempo de novo?








Confira a classificação final do GP da Malásia:


A próxima corrida será o Grande Prêmio do Japão na semana que vem, em Suzuka, nos dias 7, 8 e 9 de outubro. Até!

sábado, 1 de outubro de 2016

MALÁSIA, TREINO 2 - Pub Londrino

Foto: Getty Images
Em um treino sem muitas emoções, Hamilton reagiu, deu o troco e foi o mais rápido, marcando o tempo de 1:34.944, dois décimos mais veloz que Rosberg. A Ferrari prosseguiu com o terceiro (Vettel) e quarto tempo (Raikkonen) e parecem ser os únicos capazes de tentar surpreender os alemães. Logo em seguida vieram Verstappen, Pérez, Alonso, Ricciardo, Hulkenberg e Button, evidenciando que Red Bull, Force India e McLaren estão entre as cinco melhores equipes da F1 atualmente. Massa foi o 15°, atrás de Bottas (13°). Nasr foi o 18°, atrás de Ericsson, 17°.

O que realmente chamou a atenção foi a grande festa que a McLaren preparou para Jenson Button, futuro aposentado da F1. O campeão de 2009 comemora 300 GPs na carreira neste final de semana e foi organizado no paddock um pub tipicamente londrino, com decoração, cervejas artesanais personalizadas e um bolo com a bandeira da Grã-Bretanha. O espaço foi intitulado pela equipe "The Dog and Button". Após os treinos livres, todos os pilotos se reuniram no local, se divertindo muito.

Confira a classificação do TL2 e algumas fotos da confraternização realizada no paddock da McLaren! O terceiro treino livre começa agora! Até!






















sexta-feira, 30 de setembro de 2016

MALÁSIA, TREINO 1 - Pegando fogo

Foto: Divulgação
Salve, pessoal. Nesse momento está rolando o TL2, onde escreverei amanhã juntamente com outro post. Vou aproveitar para resumir o TL1, que ocorreu há pouco. A única coisa que chamou a atenção foi a Renault de Kevin Magnussen pegar fogo logo no início da sessão. Com isso, teve bandeira vermelha e o treino ficou paralisado.

Foto: Getty Images
Na briga na ponta, a Mercedes sobra, como sempre. A Ferrari vem depois. Rosberg meteu cinco décimos em Hamilton. O tricampeão está pressionado. Ele precisa reagir. Um novo revés nesse final de semana complica e muito as suas pretensões para o tetracampeonato. Raikkonen e Vettel estão um segundo mais lento que as flechas de prata, mas não devem ser incomodadas pela Red Bull, meio décimo mais lenta. Alonso conseguiu um surpreendente quinto lugar, o que é animador, mas sabemos que a McLaren está bem abaixo disso no momento.

Force India, Toro Rosso, Haas e Williams vão se embolar para buscar um ou dois pontos, dependendo da sorte e estratégia durante a corrida. Entre os brasileiros, Nasr foi o 16°, na frente de Ericsson, o 17°. Atrás deles, Massa. Bottas foi o 12°.

Se não chover, apenas quem sofre de insônia e "não gosta" de dormir (por muita loucura, falta de sono, fanatismo pela F1 ou os trêss) que irão ver, o que é a grande maioria. Do contrário, é melhor ver uma reprise no domingo pela manhã mesmo. Não teremos surpresas. Mesmo que chova, a largada com Safety Car (!!!) desanima tudo.

Até amanhã, com dois posts, assim eu espero. Fui!