segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

OS NOVOS CARROS


E aí pessoal, tudo bem? Pois então, antes de começarmos a discutir sobre o primeiro dia de treinos de pré-temporada no Circuito da Catalunha, vamos apresentar os bólidos desse ano das equipes que disputam o Mundial de F1. À exceção da apresentação dos carros da Renault, no início do mês e da Red Bull, no último post, mostraremos as novidades (ou não, em alguns casos). Vamos lá!

SCUDERIA FERRARI = SF16-H

Foto: Ferrari/F1 Fanatic
A grande novidade dos Italianos é a faixa branca no cockpit, em alusão ao carro de 1975, quando Niki Lauda sagrou-se campeão pela primeira vez. Abaixo, uma faixa meio esverdeada dá um tom "tricolore" no carro do cavalinho rampante. Prefiro as Ferraris clássicas do início da década de 2000, toda vermelha.

McLAREN HONDA = MP4-31

Foto: Divulgação
Como sempre, a McLaren atiça seus fãs na Internet com charadinhas e fotos que dão a entender que uma pintura fodástica está a caminho. E, como sempre, todo mundo se decepciona: É a mesma pintura de 2015, com o patrocínio da Chandon no lugar da TAG Heuer. A grande questão é analisar o desempenho do novo carro, e que não seja nada tão vexatório ou pior que a McLaren do ano passado.

MERCEDES AMG PETRONAS F1 TEAM = W07

Foto: Divulgação

Segundo relatos dos jornalistas que estão cobrindo os treinos na Espanha, a Mercedes vem mais forte ainda para manter a hegemonia da F1. Sob os lemas de que "time que tá ganhando não se mexe" e "vamos fortalecer o que eram os nossos pontos fracos", a equipe alemã tem tudo para conquistar o tricampeonato de construtores com esse belo carro, em todos os aspectos.

HAAS F1 TEAM = VF-1

Foto: Divulgação

O carro mais aguardado era, sem dúvida nenhuma, o da Haas. Por toda a expectativa de ser a equipe novata da vez (na F1), a esperança é de que fosse algo diferente do usual na categoria. Como dá para ver, predomina o preto com cinza, um conservadorismo dos americanos, na minha humilde opinião. Interessante a bandeira dos Estados Unidos na lateral do carro, afinal, desde a Lola de 1988 que um time estadunidense não ingressava na F1. Agora, é saciar a curiosidade geral acompanhando os treinos do time de Gutiérrez e Grosjean.

MANOR F1 TEAM = MRT05

Foto: Divulgação
Particularmente, um dos carros mais bonitos do ano. Como a maioria não mudou as cores e estou um pouco cansado de bólidos pretos e cinzas, a Manor e a Red Bull capricharam. Enfim, o time de Stephen Fitzpatrick deve ter grandes avanços nessa temporada. A "parceria" com a Mercedes e a contratação de profissionais experientes (Nicholas Tombazis e Pat Fry) credenciam a ex-Marussia a sonhar não ser a lanterna do grid. Pascal Wehrlein e Rio Haryanto terão essa responsabilidade.

WILLIAMS MARTINI RACING = FW38

Foto: Divulgação
Não é má vontade, mas quase esqueci da Williams. Sendo honesto, há pouco para escrever. Pelo terceiro ano seguido, o layout é mantido: O branco com as listras que remetem ao patrocínio da Martini. O time de Frank Williams, Claire Williams, Bottas e Massa sonha vencer uma corrida e se manter como terceira força da F1. Vamos ver se o objetivo será cumprido.

SAHARA FORCE INDIA F1 TEAM = VJM09

Foto: MotorSport
Equipe pela qual eu nutro uma enorme simpatia, a Force India também não mudou nadica de nada. Com a manutenção da equipe técnica e da dupla de pilotos muito talentosa - Hulkenberg e Pérez - o time de Vijay Mallya espera se consolidar como quinta força e, por que não?, tentar evoluir mais e encostar na Red Bull e Williams. Capacidade e talento eles têm. Dinheiro? Aí a história já é outra... a entrada da Aston Martin poderia fazer a diferença. Num futuro próximo, talvez?

A Toro Rosso resolveu esconder o jogo. A equipe de Faenza veio com uma pintura azul escura, semelhante a da Williams na pré-temporada de 2014. Ou seja, a pintura oficial será vista apenas em Melbourne, dia 18 de março. A Sauber só virá com o C35 no teste de Março. Entretanto, já colocou a pintura de 2016 no carro de 2015, o C34. Vale dar uma olhada:

STR11. Foto: Divulgação/Twitter

C34 com a pintura de 2016. Foto: Divulgação/Twitter
Em breve, tudo sobre o primeiro dia de testes em Barcelona! Até lá!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

TÁ CHEGANDO A HORA

Foto: Reprodução/Twitter
Pois bem, depois do blog dar uma pausa em virtude do Carnaval e outras viagens, aos poucos estou voltando, assim como a F1. A partir de segunda-feira, serão apresentados os bólidos que serão utilizados nessa temporada (exceção da Sauber, que só irá usar o carro novo em Março) e começam os primeiros testes de pré-temporada, com todas as 22 vagas preenchidas.

Ontem, a Red Bull apresentou a nova pintura do RB12 no carro de 2015. Com a saída da Renault e da Infiniti, sumiram os detalhes brancos e o roxo característico da marca de carros associada aos franceses. Com isso, o nome da equipe ganhou mais destaque na lateral, além da inclusão da TAG Heuer, nova patrocinadora da equipe e que irá batizar o nome do motor da Red Bull (que é Renault) nesse ano.

A nova pintura ficou linda. Os austríacos precisavam mudar o visual. Com tantos carros cinzas e prateados, essa nova pintura realmente vai se destacar nas transmissões. Espero que não seja apenas pelo fator estético, mas sim também pela evolução que Christian Horner, Adrian Newey e Helmut Marko tanto esperam de sua equipe para retomar o domínio estabelecido entre 2010 e 2013.

Foto: Getty Images
Acabou o mistério da Manor. Até semana passada, a equipe era a única que não havia anunciado a dupla de pilotos para esta temporada. Com isso, muitos nomes foram especulados. Todavia, finalmente a escuderia de Stephen Fitzpatrick chegou a um consenso: Na semana passada, Pascal Wehrlein, piloto reserva da Mercedes e campeão da DTM, foi anunciado. Trata-se de uma espécie de parceria entre Manor e Mercedes, que cede o seu piloto e alguns benefícios monetários e estruturais para seu "time satélite". 

Foto: Getty Images
Hoje, a escuderia fechou o último assento disponível: Trata-se do Indonésio Rio Haryanto, de 23 anos. Ele já foi utilizado pela finada Marussia como piloto de testes em algumas sessões de Abu Dhabi. O piloto estava na GP2 há algum tempo. O forte apoio financeiro do governo indonésio foi primordial para que o acordo fosse finalizado. A imprensa Europeia chegou a especular que a Manor utilizaria quatro pilotos durante o ano: Haryanto nas provas asiáticas, Will Stevens nas europeias e Alexander Rossi nas corridas da América do Norte e Sul.

É a junção de um piloto com potencial (Wehrlein) com um piloto não tão talentoso assim, mas que irá ajudar a bancar os altos custos que uma equipe de F1 necessita fazer. É um dinheiro importante, principalmente para quem recentemente quase faliu. Não é o ideal, mas é o que está a disposição da Manor.

Agora, é aguardar os testes da pré-temporada, que serão realizados entre os dias 22 a 25 de Fevereiro e 1 a 4 de Março. Segue a ordem da apresentação dos carros:

Fevereiro 19: Ferrari, online
Fevereiro 21: McLaren MP4-31, online
Fevereiro 22: Mercedes W07, Barcelona (à confirmar)
Fevereiro 22: Red Bull RB12, Barcelona
Fevereiro 22: Haas, Barcelona
Fevereiro 22: Manor MRT05, Barcelona
Fevereiro 22: Williams FW38, Barcelona
Fevereiro 22: Force India VJM09, Barcelona
Março 1: Sauber C35, Barcelona

Até lá!


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

FIM DA LINHA

O grande feito de Maldonado, na Espanha, em 2012. Foto: EFE
Foram 5 temporadas (ou 95 GPs) que nós vimos Pastor Maldonado na Fórmula 1. Depois de muitas especulações surgirem com força nos últimos dias, o venezuelano se antecipou à Renault para confirmar que está fora da categoria máxima do automobilismo nesse ano.

Desde o início de janeiro que Magnussen começou a se reunir com a Renault. A ideia inicial era contratá-lo para ser piloto reserva e oferecer uma vaga de titular para 2017. O Dinamarquês, bancado por uma empresa, aumentou a proposta de pagamento para ingressar na equipe.

Sabendo disso, Maldonado avisou a PDVSA (petrolífera venezuelana), que se reuniu com a Renault. O atraso no pagamento (algo corriqueiro na Lotus) ao pessoal de Enstone foram um dos fatores que motivaram a troca de lugares, ainda não oficializada, na equipe. Vale ressaltar que os franceses não dependem única e exclusivamente de um piloto pagante, embora Magnussen também seja um deles, porém mais talentoso e menos inconstante.

Óbvio que a passagem de Maldonado na F1 será lembrada por suas inúmeras barbeiragens e muitos momentos cômicos que renderam milhares de memes e "fãs" do piloto na Internet. Muitas corridas chatas pra cacete foram salvas pelas "Maldonadices", que deixavam o público ligado na corrida pelo fato de que, uma hora ou outra, o Pastor ia bater ou fazer alguma bizarrice. Tiro e queda.

Das 95 corridas, ele terminou apenas 14 vezes na zona de pontuação. Óbvio que o maior momento de sua carreira foi a histórica e surpreendente vitória no GP da Espanha de 2012. Herdando a pole de Hamilton, Maldonado liderou do início ao fim, resistindo aos ataques de Alonso e Raikkonen. Foi a última vitória da Williams e de sul-americano na F1 até então.

Foi-se um piloto folclórico e muito errante, que claramente se sustentou na categoria pelo dinheiro do governo venezuelano. Mas quem disse que a F1 apenas se resume aos grandes e geniais pilotos? Maldonado, De Cesaris, Inoue, etc, também têm a sua parcela de contribuição, se não foi na técnica e direção apurada, foi no "entretenimento e emoção" proporcionados por seus erros e barbeiragens. E a vitória de Maldonado, claro.

DIVULGADOS HORÁRIOS DAS PROVAS

Como sempre, Melbourne vai abrir a temporada. Foto: Divulgação
A FIA divulgou os horários oficiais dos grandes prêmios desse ano. A princípio, teremos 21 corridas, o que será um recorde na categoria, caso se confirme. As grandes mudanças são o GP da Rússia ser disputado em Maio (era realizado em Outubro) e a Malásia voltar ao fim da temporada (desde 2000 era a segunda ou terceira corrida do ano). O GP dos EUA, em Austin, precisa de confirmação e sua realização é uma grande dúvida, assim como a estreante Baku (embora não seja oficial), que será no mesmo final de semana que As 24 Horas de Le Mans (e a corrida vai começar bem na hora que a prova de Le Mans vai terminar! Mancada da FIA!!!). Confira os horários:

20 de Março - GP da Austrália, às 2h
3 de Abril- GP do Bahrein, às 12h
17 de Abril - GP da China, às 3h
1 de Maio - GP da Rússia, às 9h
15 de Maio - GP da Espanha, às 9h
29 de Maio - GP de Mônaco, às 9h
12 de Junho - GP do Canadá, às 15h
19 de Junho - GP da Europa, às 10h
3 de Julho - GP da Áustria, às 9h
10 de Julho - GP da Inglaterra, às 9h
24 de Julho - GP da Hungria, às 9h
31 de Julho - GP da Alemanha, às 9h
28 de Agosto - GP da Bélgica, às 9h
4 de Setembro - GP da Itália, às 09h
18 de Setembro - GP de Cingapura, às 9h
2 de Outubro - GP da Malásia, às 4h
9 de Outubro - GP do Japão, às 2h
23 de Outubro - GP dos EUA, às 17h (a confirmar)
30 de Outubro - GP do México, às 17h
13 de Novembro - GP do Brasil, às 14h
27 de Novembro - GP de Abu Dhabi, às 11h

Até!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

RECOMEÇANDO - Parte 2

Foto: Getty Images

Hoje (ou ontem) aconteceu o segundo e último dia de testes dos novos pneus de chuva da Pirelli no circuito de Paul Ricard, na França. Apenas a McLaren não mudou de piloto: Na Ferrari, Vettel substituiu Kimi e Kvyat entrou no lugar de Ricciardo.

Ao contrário da primeira sessão, o tetracampeão colocou a Ferrari no topo da classificação, anotando o tempo de 1:06.750, seguido de Kvyat (1:06.833) e Vandoorne (1:07.758).

O belga voltou a ter problemas no motor e novamente abandonou a sessão antes do previsto. Ao todo, foram dadas 659 voltas, totalizando 2326 quilômetros percorridos.

Agora é aguardar os testes de pré-temporada em Barcelona, daqui quatro semanas. Até lá!

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

RECOMEÇANDO

Foto: Getty Images
Aos poucos, a F1 e o blog estão voltando as suas atividades. Teremos mais alguns posts em breve (espero eu).

Pois bem, a Pirelli convidou a Red Bull, McLaren e Ferrari para testar os novos compostos de chuva hoje e amanhã no circuito de Paul Ricard, na França. Pois bem, no primeiro dia, a Red Bull, sem o roxo no carro do ano pasasdo após a saída da Infiniti, fez o melhor tempo da sessão, anotado por Daniel Ricciardo: 1.08.713.

Foto: Getty Images
Campeão da GP2 e rumo ao Japão para disputar a Super Fórmula em 2016, o belga Stoffel Vandoorne guiou o MP4-30 e terminou em segundo (1:09.131). Contudo, a equipe de Woking andou apenas 87 voltas, em virtude de mais um problema no motor da Honda (chega a ser pleonasmo). O planejamento era que cada equipe andasse 99 voltas, e a McLaren foi a única que não "cumpriu" o combinado.

Kimi Raikkonen ficou quase um segundo atrás de Ricciardo (1:09.637) e disse preferir os pneus do ano passado.

As equipes utilizaram os carros da temporada passada sem qualquer alteração de peças e equipamentos. O circuito foi molhado artificialmente (Bernie curtiu isso), através do sistema de irrigação do autódromo. Os três carros saíam ao mesmo tempo e andavam 10 voltas. Logo após, voltavam para os boxes até que a pista fosse molhada novamente.

Foto: Getty Images
OUTRAS NOTÍCIAS: Manor contratou Pat Fry e Nikolas Tombazis (ambos ex-Ferrari) para a equipe técnica. Esperamos que não se repita a situação de Bob Bell e Graeme London, que integraram a escuderia e depois saíram do projeto repentinamente.

A Manor, por sinal, segue com o mistério no anúncio da dupla de pilotos. Um que está praticamente certo é o indonésio Rio Haryanto, que deve trazer consigo 15 milhões de Euros de uma empresa de seu país. Pascal Wehrlein, Alexander Rossi e Will Stevens brigam pela única (?) vaga restante na F1 para a temporada 2016.

Por enquanto é isso, voltaremos em breve com os textos e outros posts, ainda em ritmo de férias e pré-temporada. Até!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

TEXTOS ESPECIAIS: "Aqui tem de tudo que é estilo e classe social"

Olá! O texto de hoje é uma entrevista. O resto vai estar descrito no texto. Tenham todos uma boa semana!

“Aqui tem de tudo que é estilo e classe social”

Ele é uma figura muito conhecida do bairro Azenha. Seu estabelecimento, o “André Cabelereiro”, localizado na rua 20 de Setembro, é um ponto de encontro para quem deseja conversar sobre quase tudo e qualquer tipo de assunto. A barbearia do simpático André Valim, 42 anos, morador de Viamão, reúne pessoas de diferentes idades e personalidades, e ele consegue se adaptar ao estilo da freguesia. Valim também falou sobre sua vida pessoal e deu seus pitacos sobre a sociedade atual. Confira:

Foto: Leonardo Sá
Há quanto tempo você tem esse estabelecimento?
– Eu tenho esse ponto há 18 anos (desde 1997). Trabalhava na barbearia do meu pai, na Carlos Barbosa, e decidi abrir meu próprio negócio.

Por quê?
–  Porque queria trabalhar sozinho e abrir meu próprio espaço, ser independente.

Você mora em Viamão. Por quê manter um estabelecimento em Porto Alegre ao invés de abrir uma barbearia em um local mais próximo?
– Já pensei nessa possibilidade. Entretanto, decidi permanecer aqui para não perder os clientes antigos. Muitos deles frequentavam a barbearia do meu pai e depois de um tempo vieram e viraram fregueses do meu estabelecimento.

Em termos de personalidade, seus clientes são muito diferentes uns dos outros? Qual é a sua relação com eles?
– Ah sim, existem “vários” tipos de clientes. Tem de tudo aqui: Os mais falantes, os mais quietos, de tudo que é estilo e classe social (Um dos seus clientes mais famosos é o comentarista de futebol Guerrinha). O último cliente, por exemplo (O “Japonês”). Ele nunca falou uma palavra sequer comigo. A primeira vez que ouvi a voz dele foi quando você perguntou sobre como ele sabia da existência do local. Por outro lado, alguns clientes acham estranho quando eu não puxo assunto. Muitos deles pedem que eu avise no celular quando o local está vazio para que venham sem ficar na fila de espera. Às vezes, eu envio, mas na maioria dos casos não tem como. Estou trabalhando, tenho que dar total atenção ao meu serviço e ao cliente.

Qual é a sua rotina de trabalho? Qual é o dia que tem mais movimento?
– Eu trabalho cinco dias por semana. Não abro no domingo e na segunda para resolver questões particulares, relacionadas a minha esposa e os meus dois filhos. Geralmente o dia que a barbearia fica mais cheia é no sábado, quando as pessoas aproveitam o final de semana para cortar o cabelo e a barba.

Quais são os seus hobbies quando não está no trabalho ou quando não há clientes no local?
– Aqui na barbearia, eu fico vendo TV. Adoro história e assistir documentários, principalmente os da Segunda Guerra Mundial. Também gosto de olhar filmes. E futebol, é claro. Assisto quase tudo, mastem uma coisa que eu detesto: fofoca de artista (risos).Também adoro ler, sou fissurado em livros.

Percebi. (Havia uma estante com três livros – Um de Nietzsche, a bíblia e um livro espírita). Quais são seus autores favoritos?
– Gosto muito de filosofia e de Nietzsche, mas leio de tudo. Sou muito fã de Nietzsche, comprei alguns livros dele num sebo aqui perto e viciei. Admiro os pensamentos dele... Sou muito aberto a novos autores e temáticas diferentes. Você viu na estante, estou lendo a bíblia e livros sobre espiritismo, mas me considero agnóstico. Esses dias eu vi um debate entre um evangélico e um espírita, me admirei muito com a argumentação do espírita. Não foi aquela coisa de apelar, gritar e essas baixarias, foi puro conhecimento. Estou admirado. Fico lendo aqui na barbearia e em casa, principalmente. Recentemente, terminei o livro “Capitão Philips” e “Símbolos”, do Dan Brown. Olhei algumas reportagens e artigos do Richard Dawkins, gostei muito. Certamente o próximo livro que eu vou ler será dele.

Algum outro hobby?
– Ah, eu adoro cozinhar. Sou uma pessoa muito caseira, gosto de ficar em casa com minha esposa e meus filhos, não sou muito de sair, só quando é necessário. Fico brincando com as crianças durante o dia e aproveito o tempo para fazer pratos mais elaborados. Um churrasco no domingo ou um jantar durante a semana. Uso bastante o forno à lenha que tenho em casa e convido meu irmão para comer com a gente. Gosto muito.

Você falou em uma das respostas sobre as mensagens de celular com os clientes. És assíduo nas redes sociais?
– Não tenho Facebook, nem WhatsApp e nem Twitter. Aliás, me incomodo muito com o Twitter. A pessoa vai lá e fica postando tudo o que faz, até quando vai no banheiro. Acho ridículo isso (risos). Minha esposa tem todas essas redes e fica me pressionando para abrir uma conta no Facebook. Não quero me envolver em problema. Um cliente, mulherengo, foi marcado em uma foto com outra mulher enquanto tinha relacionamento com uma outra. Nem preciso dizer que deu problema, né? Não quero confusão para o meu lado. Não tenho vontade de usar e não sinto falta. Minha esposa que fica o dia inteiro conectada (risos). Meu irmão já me disse: “Ainda bem que tu não tens essas redes, é muita confusão. Se puder, fique longe delas (risos). ”

Para encerrar: Em 18 anos, certamente deve ter acontecido um monte de fatos inusitados na barbearia. Poderia me contar alguma história engraçada que aconteceu aqui?
– Tem uma muito boa: Tinha um senhor que todo santo dia batia na porta e perguntava o preço do corte. E eu sempre respondia o mesmo valor, que deveria ser uns 15 ou 20 reais, não me lembro. E esse senhor sempre respondia: “Ah tá, vou lá pegar o dinheiro e já venho aqui, me aguarde! ” E eu esperava... E ele nunca vinha! (risos). Ele vinha para cá todo dia e sempre dizia isso, era folclórico. Mas, depois de um tempo, eu cansei. O homem veio e fez a pergunta de sempre: “Quanto custa o corte?”. E eu, dessa vez, respondi sem titubear: “80 reais!”. Ele tomou um susto e nunca mais voltou (risos).

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

TEXTOS ESPECIAIS: O homem por trás da tradição

Buenas, pessoal! Primeiro post de 2016 chegando! Enfim, era para eu ter postado um texto na semana passada com alguns dizeres desejando um feliz ano novo e etc, entretanto acabei viajando em cima da hora no dia que está previsto a postagem (terça ou quarta, dependendo do ponto de vista), e então ficamos sem post.

Enfim, ficam os meus votos para vocês e vamos ao que interessa: O texto de hoje foi produzido na época do feriado de 20 de Setembro no Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha. "Desvendei" quem foi o autor da ideia da criação do parque Harmonia e posteriormente do Acampamento Farroupilha, que tornou-se uma grande tradição entre os gaúchos nessa época do ano. E, acredite, não é algo tão antigo assim:

O HOMEM POR TRÁS DA TRADIÇÃO

Foto: Jornal NH
Que o Acampamento Farroupilha é uma tradição dos gaúchos e um sucesso de público todos nós já sabemos. A edição de 2015, encerrada no último domingo (20), contou com a presença de 1,2 milhão de pessoas no Parque Harmonia, segundo os organizadores. O que muitos não conhecem é a história do Acampamento, quem o idealizou e há quanto tempo existe (menos do que você pode imaginar).

A ideia de criar um local para atividades relacionadas as tradições gaúchas surgiu nos anos 1970 e é de autoria de Curt Zimmermann. Engenheiro agrônomo, passou sua adolescência morando nas proximidades da rua Barão do Amazonas, no bairro Glória, na época uma área com características rurais. Apesar de estar ligado as tradições, só passou a conhecer a fundo a cultura gauchesca e a história do Estado quando começou a falar com o tradicionalista Glaucus Saraiva, em 1971. No mesmo ano, foi convidado a coordenar a execução de um gramado no terreno que envolvia a construção do Galpão Crioulo do Palácio Piratini, idealizado e projetado por Glaucus:

– Conheci nesta ocasião este apaixonado e estudioso gaúcho, que explanava a importância da cultura à nossa tradição, frisando ser necessário que os habitantes desta terra tivessem mais informações sobre o assunto, pelo fato de nossos antepassados terem deixado fartos rastros de bravura, gravados neste solo, caracterizando a história de um povo guerreiro e defensor deste sul desta grandiosa nação – Contou.

Curt, engenheiro da divisão de parques e praças da Secretaria Municipal de Obras e Viação de Porto Alegre (Smov), concluiu a construção do Parque Marinha do Brasil em 1981. No mesmo ano, o secretário RenzoFrancischini pediu que Curt o acompanhasse para conhecer uma área que ficava em frente ao prédio da Smov, que ia da Avenida Ipiranga até a Usina do Gasômetro. Analisando a topografia, concluiu que era possível fazer o aterro para abrigar o novo parque. Ele recebeu todo o apoio com máquinas para fazer o trabalho e materiais da antiga CRT, CEEE e Brigada Militar, além da doação de telhas, capim santa fé, saibro e brita fina. Curt relatou: "A execução desta obra em tempo recorde, foi algo realmente surpreendente, pois não havia verba prevista no orçamento do município para a execução do parque da Harmonia. O aporte financeiro foi mínimo."

Surgia o Parque Porto dos Casais. Mais tarde, o nome foi modificado para a nomenclatura conhecida atualmente, o Parque da Harmonia, por sugestão do então vereador Glênio Peres. Ainda em 1981, o parque já acolhia seus primeiros frequentadores, que faziam churrascos nos quiosques aos finais de semana. O local foi inaugurado oficialmente no dia 4 de setembro de 1982, servindo de parada para os gaúchos que visitavam a Capital durante a Semana Farroupilha. Os frequentadores mais antigos faziam suas gauchadas bebendo e tocando gaita ponto e violão, principalmente nos finais de semana, quando o parque é bastante utilizado por famílias.

Pela obra, Curt Zimmermann recebeu uma placa alusiva do prefeito e foi homenageado com o título de cidadão emérito da Câmara de Vereadores. Ele é contra o uso do Acampamento como palanque político. "Ao cruzares esta porteira, pendura no cabide da humildade teus preconceitos, diferenças e rivalidades, mas, se ainda conservares algum orgulho, que este seja o de ser gaúcho", afirmou.

Nos primeiros anos, não existia exatamente um acampamento, e sim grupos de amigos ou piquetes que ficavam na área da “fazendinha”. Eles cavalgavam até o parque um ou dois dias antes do 20 de setembro e ficavam ali como se fosse uma pousada ou ponto de concentração. Em 1984, a “Fazendinha do Harmonia” passou a ser administrada pela extinta Epatur( empresa pública municipal, responsável pelo turismo na Capital) . Em 1987, o Harmonia recebeu o nome de Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e foi realizado oficialmente o 1° Acampamento Farroupilha. Desde então, os acampamentos incorporam CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) e DTGs, piquetes e entidades diretamente ligadas à cultura nativista gaúcha. Em 1990, passou a ser cobrado espaço para comércio, quando a entidade 1ª Região Tradicionalista assumiu a coordenação. Em 1997, foram substituídos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Com o passar dos anos, o número de entidades acampadas no Parque Harmonia aumentou consideravelmente a ponto de ser construída uma praça de alimentação e pontos comerciais, em 2004. Em 2005, acontece a profissionalização da festa, sendo obrigatória a apresentação de projetos culturais por parte das entidades acampadas e contrapartida financeira de todas as organizações comerciais (bancos, redes de comunicação, etc).


Os tradicionalistas têm muito a agradecer Curt Zimmermann. Seu pioneirismo em construir um local para a difusão e concentração da cultura nativista gauchesca mostrou-se muito acertada. Tanto é verdade que todo ano o Acampamento Farroupilha é aguardado ansiosamente pelos gaúchos e “estrangeiros” que desejam conhecer um local recheado de tradições gaúchas na cultura, gastronomia e moda (por que não?). Que venha o Acampamento 2016 com muita costela de chão, vaneirão truco e bombacha.

Até o próximo post, pessoal!