segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

COM ATRASO, F-E E CURTINHAS

Foto: Divulgação

Olá galera, tive um fim de semana cansativo, saí no sábado e no domingo, então só agora eu estou conseguindo fazer o post. Vamos debater sobre o ePrix disputado em Punta del Este que teve a vitória do irmão do Dí María suíço Sebastien Buemi, com dois Brasileiros no pódio: Nelsinho Piquet em 2° e o líder do campeonato, Di Grassi, em 3°.

Como sempre, foi uma corrida agitada. O estreante Vergne surpreendeu com a sua rápida adaptação ao híbrido e conquistou a pole logo de cara - 3 pontos no certame. O francês largou mal, e Nelsinho assumiu a ponta. Mas depois de um tempo, foi superado novamente por Vergne, após o primeiro Safety Car, devido a batida de Sam Bird. Com menos bateria, o ex-STR foi o primeiro a parar. Na volta seguinte, outro safety car: Sarrazin perdeu o controle e bateu. Correria nos boxes. Vergne perdeu tempo, e Buemi passou Piquet. Mas o líder era Heidfeld - surpresa. Não por tanto tempo: O Alemão foi penalizado por não realizar o pit stop no tempo mínimo (depois foi penalizado outra vez) e voltou para o fim do pelotão. Os três primeiros: Buemi, Vergne e Piquet, com Di Grassi em 5°, depois pulando para quarto, e Bruno Senna (que largou em último) em sétimo.

No fim da corrida, o americano Matthew Brabham usou demais a zebra e também bateu. O piloto ficou irritado e desconsolado, chegando ao choro. Não era para menos: Ia ser os seus primeiros pontinhos na categoria. Novo Safety Car faltando 3 voltas para o fim, Vergne tentou pressionar, mas um problema de suspensão o forçou a abandonar a prova - Morreu na praia (Sugestivo né, afinal o "circuito" era do lado da praia). Buemi manteve a ponta, conteve o ataque de Piquet e venceu, com o líder Di Grassi chegando em terceiro, mais regular que um relógio suíço.

Um ponto negativo, mas que infelizmente não tem como mudar muito é o alto número de Safety Car. Em circuito de rua, qualquer erro vira batida no muro, aí é inevitável. Entretanto, o nível de imprevisibilidade é muito alto e a emoção durante a prova é imensa - A FE tem tudo para ficar e crescer como uma grande categoria do futuro.

Buemi comemora a vitória. Foto: Divulgação

A próxima prova é em Buenos Aires no dia 10 de Janeiro. Confira a classificação da corrida e do campeonato:

CORRIDA:
1 - Sebastien Buemi - e.dams - 49m08.990
2 - Nelsinho Piquet - China a 0.732
3 - Lucas di Grassi - Abt a 2.635
4 - Jarno Trulli - Trulli a 4.163
5 - Jaime Alguersuari - Virgin a 4.698
6 - Bruno Senna - Mahindra a 5.197
7 - Nicolas Prost - e.dams a 6.514
8 - Jerome D'Ambrosio - Dragon a 7.567
9 - Oriol Servia - Dragon a 8.646
10 - Nick Heidfeld - Venturi a 10.563
11 - Antonio Garcia - China a 10.594
12 - Michela Cerruti - Trulli a 19.617
13 - Karun Chandhok - Mahindra a 54.175

CAMPEONATO:
1 - Lucas di Grassi (Abt) - 58
2 - Sebastien Buemi (Dams) - 40
2 - Sam Bird (Virgin)  - 40
4 - Nelsinho Piquet (China) - 22
5 - Jerome D'Ambrosio (Dragon) - 22
6 - Nicolas Prost (Dams) - 21
7 - Franck Montagny (Andretti) - 18
8 - Karun Chandhok (Mahindra) - 18
9 - Oriol Servia (Dragon) - 17
10 - Jaime Alguersuari (Virgin) - 14
11 - Jarno Trulli (Trulli) - 12
12 - Charles Pic  - 12
13 - Bruno Senna (Mahindra) - 8
14 - Antonio Felix da Costa - 4
15 - Daniel Abt (Abt) - 4
16 - Jean-Eric Vergne (Andretti) - 3
17 - Stephane Sarrazin (Venturi) - 2
18 - Takuma Sato - 2
19 - Nick Heidfeld (Ventura) - 1

*CURTINHAS: A Ferrari anunciou hoje que Esteban Gutiérrez, 23 anos, será piloto de testes da Scuderia. O Mexicano disputou as duas últimas temporadas do campeonato pela Sauber e teve o sétimo lugar no GP do Japão em 2013 como seu melhor resultado. Ele se junta a De La Rosa, Gené e Fisichella nos "test-drivers" da equipe Italiana.

A Williams contratou Steve Nielsen como diretor esportivo do time. O britânico estava na Toro Rosso, onde se despediu no final de semana. Ele já trabalhou também na Tyrell, Arrows, Benetton/Renault e Caterham antes de chegar a equipe de Faenza.


sábado, 13 de dezembro de 2014

FÓRMULA E - Etapa #3 - eP de Punta del Este

Foto: Victor Martins/Grande Prêmio

Chamada de "Monte Carlo da América do Sul", Punta del Este recebe neste sábado a terceira etapa da Fórmula E. Algumas novidades: Vergne, agora ex-F1 na Andretti, e Salvador Durán na Amlin Aguri.

A FOX Sports transmitirá o treino ao meio-dia e a corrida às 15h30, no FOX Sports 2.

Segue aí a classificação de pilotos e construtores até o momento. Até amanhã!


Mundial de Pilotos:

01    Lucas di Grassi        (Audi Sport ABT)    43
02    Sam Bird            (Virgin Racing)    40
03    Franck Montagny        (Andretti)    18
04    Nicolas Prost        (e.dams Renault)    18
05    Jerome D’Ambrosio    (Dragon Racing)    18
06    Karun Chandhok        (Mahindra Racing)    18
07    Sébastien Buemi        (e.dams Renault)    15
08    Charles Pic        (Andretti)    12
09    Oriol Servià        (Dragon Racing)    12
10    Nelson Piquet        (China Racing)    4
11    Antonio Felix da Costa    (Amlin Aguri)    4
12    Jaime Alguersuari        (Virgin Racing)    4
13    Stéphane Sarrazin        (Venturi)        2
14    Daniel Abt        (Audi Sport ABT)    2
15    Takuma Sato        (Amlin Aguri)    2

Mundial de Construtores:

1. Audi Sport ABT 45 Pontos
2. Virgin Racing 44 Pontos
3. e.dams-Renault 33 Pontos
4. Andretti Formula E 30 Pontos
5. Dragon Racing 30 Pontos
6. Mahindra Racing 18 Pontos
7. Amlin Aguri 6 Pontos
8. China Racing 4 Pontos
9. Venturi 2 Pontos
10.Trulli GP 0 Ponto

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

26 ANOS DEPOIS, O RETORNO COM NOMES DE PESO

Foto: Voando Baixo
Hoje terminou a novela McLaren, que durava uns 2 meses. A equipe anunciou nessa manhã em Woking os dois pilotos e o reserva para a temporada 2015, que marca o retorno da Honda como parceira da McLaren. Um dos nomes todos nós já sabíamos: O retorno de Fernando Alonso, 7 anos após sua polêmica saída em conta do desgaste com seu companheiro de equipe Lewis Hamilton e o chefão Ron Dennis pelo Spygate (Espionagem de dados da Ferrari que chegaram até as mãos da McLaren). Após diversas declarações onde Dennis e Alonso se ironizavam diversas vezes, parece que a bandeira branca foi balançada (Será?). A chegada do Espanhol foi uma exigência da Honda, que queria um líder para os "múltiplos anos" (Três temporadas - Contrato de Alonso) e foram atendidos. Entretanto, será um trabalho árduo. Como disse no outro post, a McLaren vai precisar de tempo e paciência para evoluir e encostar nas principais equipes nos próximos anos.

A surpresa ficou por conta do anúncio do "segundo piloto" da McLaren; Jenson Button, o Highlander. Quando todos já se despediam do campeão mundial de 2009, ele ressurgiu como uma fênix e para espanto de todos estará presente no circo da Fórmula 1 nos próximos dois anos. Com isso, o jovem Kevin Magnussen foi rebaixado para piloto reserva e de testes, e Stofel Vandoorne seguirá na GP2, onde é favoritaço ao título ano que vem.

Magnussen, por sinal, reagiu com muito bom humor ao anúncio da McLaren - "I'll be back!" - Será que Vandoorne e Magnussen conseguirão pilotar pela equipe de Woking no futuro ou terão que procurar outras equipes para isso?

Foto: Twitter @KevinMagnussen

Em 1988, a parceria entre McLaren e Honda teve como pilotos uns rapazes conhecidos como Ayrton Senna e Alain Prost. O Francês era bicampeão, como Alonso, e o Brasileiro ainda não tinha títulos (conquistou justamente no ano de estreia da parceria). Já Button, tem o título de 2009. Alonso sempre diz que Senna é o seu maior ídolo, enquanto Button admira mais o estilo "frio e calculista" de Prost. Veremos a disputa dos dois em 2015, Sabemos que não andarão na frente do pelotão igual aos protagonistas de antigamente, mas são dois campeões mundiais. Alonso bateu com facilidade Kimi. Button venceu Hamilton em 2011. Só nos resta esperar e ver ano que vem.

Com isso, todas as vagas da F1 em 2015 estão preenchidas. Estranho, porque geralmente sempre sobrava alguma coisa para Janeiro, até mesmo Fevereiro.. Embora não saibamos se a Caterham conseguirá um investidor para seguir na categoria. Então, tá tudo confirmado:

Mercedes - Hamilton e Rosberg
RBR - Ricciardo e Kvyat
Williams - Bottas e Massa
Ferrari - Vettel e Raikkonen
McLaren - Alonso e Button
Force India - Hulkenberg e Pérez
STR - Verstappen e Carlos Sainz Jr
Lotus - Grosjean e Maldonado
Sauber - Ericsson e Nasr

Quanta cumplicidade e felicidade entre os dois 'amigos', haha. Foto: Voando Baixo

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ANÁLISE DA TEMPORADA 2014 - Parte 1

O ócio está me matando, por enquanto. Enquanto não começa Roma x Man City, deixo aqui a tão prometida e aguardada (só que não) análise da temporada de 2014. Procurarei fazer comentários individuais de cada piloto, juntamente com o desempenho (ou a falta de) das equipes que disputaram o campeonato em 2014. Hoje, começarei falando das três principais equipes dos últimos anos - Mercedes, RBR e Ferrari. Vamos lá:

MERCEDES - É óbvio que devemos começar falando da melhor equipe da temporada. Com a mudança de regulamento, os Alemães viraram a "RBR da vez". Usando o motor como pulo do gato, Rosberg e Hamilton disputaram tranquilamente entre si (no sentido de não haver concorrência de outras equipes, né). Com 16 vitórias na temporada e o título inédito de construtores garantido na Rússia, Hamilton e Rosberg travaram batalhas épicas durante o ano.

Começando pelo Bahrein, o kisuco começou  a ferver, quando Nico "errou" (?) no treino de Mônaco, garantindo a pole e prejudicando seu companheiro, que ficou irado e colocou a amizade dos dois, desde os tempos de kart, em prova. Áustria e Espanha também tiveram disputas quentes, chegando no ápice na Bélgica, onde Rosberg tocou e furou o pneu de Hamilton. O público vaiou Nico, e apartir daí, Hamilton reagiu, venceu várias corridas em sequência e sagrou-se bicampeão, com justiça. Acredito que a vantagem poderia ter sido maior, devido aos problemas que Hamilton enfrentou na temporada, principalmente Austrália, Alemanha e Áustria. Rosberg teve menos contratempos, mas na hora decisiva o carro teve problemas, como em Abu Dhabi e em Cingapura, quando Hamilton assumiu de vez a liderança do campeonato.

Resumindo: Título justo, Hamilton provou que a balela de tremer e problemas psicológicos ficaram para trás. Rosberg fez um bom ano também, fez mais poles que seu rival, mas não foi suficiente para bater Lewis. É menos piloto que o Inglês.

RED BULL - A até então detentora dos dois títulos em disputa decepcionou, por sequer impor alguma dificuldade a Mercedes (Ok, nenhuma foi capaz disso também). Mas olhando o panorama do início do ano, a RBR ficou no lucro. Só lembrar a pré-temporada, quando o carro sequer andou na pré-temporada. Vettel enfrentou problemas durante o ano inteiro e foi misteriosamente tratado como um segundão durante a temporada (Com direito a "faster than you"). Muito estranho, para um tetracampeão. Será que a negociação com a Ferrari já estava em andamento?

A equipe cresceu durante o ano e conquistou 3 vitórias, todas com Ricciardo. O Australiano, que tinha contrato até o meio da temporada e todos acharam que seria triturado com facilidade pelo Alemão, foi a grande novidade do ano (revelação não,afinal é a sua 4a temporada na F1). Ricciardo foi superior a Vettel do início ao fim, salvo raras exceções. É fato que ele se adaptou ao novo carro melhor que seu companheiro, e isso fez a diferença. O pessoal comenta que Vettel ficou "desmotivado" com as dificuldades e que não se dedicou, por já ter uma carta na manga para o ano que vem. Existe também uma certa desconfiança sobre a capacidade do Alemão em andar em carros difíceis de guiar, e esse ano, ele não andou. Para os detratores; "Vettel só ganha com carro bom, Newey help me." Será que a Toro Rosso era um carrão? Enfim, Vettel agora terá que fazer a bagunçada Ferrari andar nos trilhos. Tarefa nada fácil.


FERRARI - Desorganização. Essa palavra resume o ano Ferrarista. Sem nenhuma vitória no ano (fato inédito desde 1991), os tifosi passarão por uma reestruturação em todos os setores: Técnica, administrativa e organizacional. Tudo começou com a chegada de Dirk de Boer, e James Allison, da Lotus, juntamente com Kimi para melhorar o carro. O resultado não surtiu efeito. Depois do Bahrein, Domenicali foi pra rua e um vendedor de carros nos EUA, Marco Mattiaci, chegou. Sem experiência nenhuma, peitou Alonso e contratou Vettel para o seu lugar. Luca di Montezemolo, lendário presidente, foi posto para a rua também. Sérgio Manchionne, presidente da Fiat, assumiu o comando da Ferrari também.

No fim do ano, Mattiaci saiu também, menos de 6 meses depois da sua chegada. Maurizio Arrivabene, ligado a Marlboro, chegou. Outro que não tem experiência nas pistas. A Ferrari está voltando aos tempos dos anos 90, onde torrava dinheiro e não ganhava nada, até chegar um certo Jean Todt. Alonso fez um ano mais burocrático, pouco pode fazer. Teve 2 pódios, um na China e outro na Hungria. Brigou com Mattiaci e saiu da Ferrari após 5 temporadas. Triturou Raikkonen, a grande decepção do ano. Em seu retorno a Ferrari, seu alto salário não condiz com o seu desempenho: Pífios 56 pontos, atrás até de Sérgio Pérez, da Force India.

* CURTINHAS: Vergne pilotará pela Andretti na Fórmula E no sábado, em Punta del Este. Acompanharemos tudo, em breve teremos postagens. A Amlin Aguri mantém Félix da Costa e troca Katherine Legge pelo mexicano Salvador Durán, com passagens pela World Series entre 2007 e 2009.
- A McLaren anunciou para a imprensa que amanhã terá um evento na fábrica, em Woking. Ao que tudo indica, serão anunciados a dupla de pilotos da temporada 2015 (É a única equipe que possui vagas disponíveis, tirando a Caterham, que é uma incógnita). Alonso, Magnussen, Button e Vandoorne pleiteiam esses postos.
- Saiu na imprensa Alemã que Alonso pode realmente tirar um ano sabático. Depois dos inúmeros problemas do novato motor Honda nos testes de Abu Dhabi, o Espanhol parece que ficou com uma pulga atrás da orelha. Outra questão de discórdia é saber quem será o chefe da equipe, se é Ron Dennis ou Mansur Ojjeh, que estão em conflito pela escolha dos pilotos da equipe inglesa. A publicação ainda afirma que, caso Alonso fique de fora da F1, ele já teria acertado com a Porsche para corre as 24 horas de Le Mans e as 6 horas de Spa, juntamente com Nico Hulkenberg.
- A GP2 divulgou o calendário de 2015, igual ao de 2014. 11 pistas, 22 corridas. A temporada começa dia 18 de Abril, no Bahrein. Veja o calendário completo:

18/4 Bahrein - Sakhir
9/5 Espanha - Barcelona
22/5 Mônaco - Monte Carlo
20/6 Áustria - Spielberg
4/7 Inglaterra - Silverstone
18/7 Alemanha - A ser confirmado
25/7 Hungria - Hungaroring
22/8 Bélgica - Spa-Francorchamps
5/9 Itália - Monza
10/10 Rússia - Sochi
28/11Abu Dhabi  - Abu Dhabi


É isso galera, em breve teremos a Parte 2 da análise e tudo sobre o Eprix em Punta del Este, neste sábado. Não perca! Até mais!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

SUPERMÁQUINAS POR BAGATELA

Essa semana a Mercedes e a Ferrari lançaram seus novos brinquedinhos.

A marca alemã levou para as ruas o modelo campeão do mundo de F1: Trata-se do SL 63 AMG, com a grife de Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Foram produzidos 38 modelos autografados (19 de cada piloto). Cada um dos carros vêm com uma placa referente a um dos circuitos da temporada.

Primeiramente, os carros serão restritos aos membros do Círculo de Excelência, uma lista exclusiva dos compradores da marca alemã. Eles serão vendidos em pares. Depois, os que sobrarem serão vendidos individualmente. Além disso, o comprador ganha: Um capacete usado por Hamilton ou Rosberg, um relógio especial da IWC (patrocinadora da equipe), um livro da F1 autografado pelos dois pilotos e um convite para o Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, em março de 2015. Os carros serão entregues no fim de semana do GP da Alemanha, que será realizado entre os dias 17 e 19 de julho.

P.S: O modelo branco é de Rosberg. O preto, de Hamilton. Para ver mais fotos, confira no blog do VOANDO BAIXO. O preço? R$ 2 milhões (R$ 1 milhão cada carro).  Ele tem um motor biturbo de 5,5 litros, com potência de 585 cavalos. Velocidade máxima: 300 km/h.

Foto: Divulgação






Pelo lado Italiano, saiu o Ferrari FXX K, que fará sua primeira aparição mundial neste final de semana durante o Ferrari Finali Mondiali, no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. O modelo é baseado no La Ferrari, modelo híbrido. O K se refere ao Kers (Sistema de Recuperação de Energia Cinética).

O carro tem 1080 cavalos - 860 cv gerados pelo motor V12 e 190 cv pelo propulsor elétrico. Segue o texto do VOANDO BAIXO (Confira mais fotos nesse link também): " O modelo, entretanto, não poderá ser usado em corridas - por estar fora dos regulamentos existentes - ou mesmo nas ruas - por não se adequar às legislações rodoviárias. A Ferrari fará eventos especiais para os donos do carro pilotarem em circuitos fechados durante os próximos dois anos. E qual seria o preço da brincadeira? Apesar de a montadora não revelar, não deverá sair por menos de R$ 8 milhões (US$ 3,1 milhões) e será oferecido apenas a um grupo exclusivo de clientes." 

Sem contar com o controle de estabilidade, freios ABS de última geração, injeção eletrônica integrado com o Kers, diferencial eletrônico de terceira geração, efeitos ativos de aerodinâmica  e sistema de amortecedores  independentes... Tá, pare de babar:

Foto: Divulgação

Vídeos e curtas (inhas não!)... #9

Fala, galera! A preguiça é soda... Eu sei que tô devendo a análise da temporada, mas tô esperando baixar um pouco a poeira, tô aproveitando um pouquinho as férias aqui, dei uma desligada... Mas vamos ao que interessa: Algumas atualizações dessa semana que está passando!

Começamos com o vídeo da Williams, que homenageia três grandes carros históricos da equipe: FW08C (pilotado por Keke Rosberg, campeão em 1983), o FW18 (Pilotado por Damon Hill, campeão em 1996) e o FW36, o carro desse ano. Felipe Nasr guiou o carro de Keke, Bottas o de Damon e Susie Wolff pilotou o carro mais recente. Veja!


VENHAM - Dieter Zetsche, chefe da Mercedes, convidou seus rivais alemães Audi e BMW a competirem na F1, durante entevista ao jornal Bild. Ele ressaltou que as três, juntas, somam 80% do mercado de automóveis de luxo do mundo e seria "interessante se enfrentarem na F1". A última participação da BMW foi na época de parceria com a Sauber, que foi de 2006 até 2009. Eles também forneceram motor a Williams entre 2000 e 2005. Já a Audi nunca participou da Fórmula 1, mas existem rumores que apontam uma possível chegada da montadora a categoria. A contratação de Stefano Domenicali não deixa mentir.

NÃO SEI DE NADA - Em relatório, a FIA se eximiu de culpa no acidente de Jules Bianchi, em Outubro. (Hoje fazem 2 meses do ocorrido - #ForzaJules). O relatório diz, basicamente, que o francês "não reduziu o suficiente", acelerando e freando ao mesmo tempo, perdendo o controle do carro. Um dispositivo de segurança que cortaria o torque do motor falhou, devido a particularidades do sistema da extinta Marussia.

SEM O DOBRO - Acabou a palhaçada, Em uma convenção em Doha, a FIA oficializou que foi extinta a regra da pontuação dobrada na última corrida. O mundo da automobilismo agradece.

SÓ PARA MAIORES - Na mesma convenção, a FIA proibiu que menores de 18 anos pilotem um carro de Fórmula 1 a partir de 2016. Eles querem evitar a ascensão precoce de adolescentes espinhentos e que mal saíram da puberdade, como Max Verstappen e Kimi Raikkonen (Em 2001, com a Sauber).

FESTA - Hamilton e Rosberg estiveram no último fim de semana no "Stars & Cars", evento da Mercedes que reuniu 50 mil fãs em Stuttgart. Em frente ao museu Mercedes-Benz, os dois andaram com o carro campeão do mundo e outros clássicos da marca. Confira!






INDEFINIDO - Deu em nada a reunião que a McLaren fez ontem para definir o parceiro de Alonso na equipe em 2015. Mansur Ojjeh e Ron Dennis, os acionistas master de Woking, divergem: O primeiro prefere Button. O segundo, Magnussen. Vandoorne corre por fora.

SURPRESA - A FIA colocou provisoriamente o retorno do GP da Coreia no circo da Fórmula 1. Esse circuito, juntamente com o retorno do GP do México, aumentaria para 21 etapas a temporada 2015. Se realmente for confirmada a pista asiática, será um recorde na Fórmula 1. Confira o calendário (provisório):

1ª etapa) 15 de março - Austrália (Melbourne)
2ª etapa) 29 de março - Malásia (Sepang)
3ª etapa) 12 de abril - China (Xangai)
4ª etapa) 19 de abril - Bahrein (Sakhir)
5ª etapa) 3 de maio - Coreia do Sul (A confirmar)
6ª etapa) 10 de maio - Espanha (Barcelona)
7ª etapa) 24 de maio - Mônaco (Monte Carlo)
8ª etapa) 7 de junho - Canadá (Montreal)
9ª etapa) 21 de junho - Áustria (Spielberg)
10ª etapa) 5 de julho - Inglaterra (Silverstone)
11ª etapa) 19 de julho - Alemanha (Nurburgring)
12ª etapa) 26 de julho - Hungria (Budapeste)
13ª etapa) 23 de agosto - Bélgica (Spa-Francorchamps)
14ª etapa) 6 de setembro - Itália (Monza)
15ª etapa) 20 de setembro - Cingapura (Cingapura)
16ª etapa) 27 de setembro - Japão (Suzuka)
17ª etapa) 11 de outubro - Rússia (Sochi)
18ª etapa) 25 de outubro - Estados Unidos (Austin)
19ª etapa) 1º de novembro - México (Hermanos Rodríguez)
20ª etapa) 15 de novembro - Brasil (Interlagos)
21ª etapa) 29 de novembro - Abu Dhabi (Yas Marina)

NADA DE TERCEIRA VIA - Ao menos para o ano que vem, a FIA não pensa em inserir o terceiro carro nas equipes maiores para amenizar a perda da Marussia e o provável fim da Caterham. Vale lembrar também que Force India, Sauber e Lotus estão com as contas no vermelho e clamam por socorro. Ano que vem teremos 18 ou 20 carros no grid, número mais baixo desde 2005.

ONBOARD - Confira o onboard das primeiras voltas de Sebastian Vettel pela Ferrari, no circuito de Fiorano, no último sábado:


BÔNUS:
Vettel se despediu da RBR essa semana e ganhou um touro de presente. Foto: Divulgação

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

TÍTULOS, VITÓRIA E ACIDENTE

Foto: Victor Eleutério
Nesse final de semana agitado e decisivo para a Stock Car e o WEC (World Endurance Championship - Mundial de Endurance), começaremos falando do segundo. Na principal categoria, a  LMP1, o Porsche 919 foi o grande vencedor, guiado pelo Francês Roman Dumas, o Suíço Nell Jani e pelo Alemão Marc Lieb. Em 2° ficaram a Toyota de Anthony Davidson e Sebastian Buemi, que já haviam garantido o título na prova passada, no Bahrein e conquistaram em São Paulo o título de construtores. O Brasileiro Lucas di Grassi ficou em 3° pela Audi, junto com seus companheiros Tom Kristensen e Loic Duval.

Alías, a prova marcou a despedida de Kristensen, aos 47 anos. Sua grande marca na carreira são as 9 vitórias que teve em uma das provas mais charmosas do automobilismo, as 24 Horas de Le Mans, ganhando o pomposo apelido de "Senhor Le Mans". Do trio que dominou os anos 2000 em diferentes categorias (Michael Schumacher na F1, Valentino Rossi na MotoGP e Tom Kristensen no Endurance), só sobrou o Italiano. Sem esquecer, é claro, de Sebastien Loeb, também nove vezes campeão do WRC (World Rally Championship).

Foto: David Abramvezt
Outro destaque foi o aclamado e esperado retorno de Emerson Fittipaldi, 67, às pistas. Ele não disputava uma corrida internacional desde 1996 e a última na carreira havia sido em 2008. Entretanto, Emmo pouco pode fazer. Sua Ferrari F458 teve problemas no câmbio no meio de seu stint, e teve que retornar aos boxes, perdendo tempo. Representando a Ferrari juntamente com o Italiano Ale Pier Guidi e Jeff Segal, terminou em penúltimo na categoria GTE Am. O trio vencedor foi Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Chrystoffer Nygaard, pela Aston Martin. Outras categorias:

LMP2:  Vitória sem dificuldades de Matthew Howson, Richard Bradley e Alex Imperatori, pela Nissan.

GTE Pro:O Brasileiro Fernando Rees (Aston Martin) se envolveu em vários incidentes e terminou em 4°. A vitória foi da dupla Darren Turner e Stefan Mücke, seguido dos Franceses Fréd Makowiecki (Porsche) e Patrick Pilet (Porsche) e Davide Rigon e James Calado (Ferrari).

Foto: SporTV
11 anos depois, Mark Webber (Porsche) se envolveu em um novo acidente em Interlagos. Novamente, foi com grande estilo e exatamente no mesmo local. Ele foi tocado pela Ferrari F458 do Italiano na Curva do Café, ambos bateram no muro e voltaram para a pista, perigosamente. Apesar do fogo e do carro destroçado, o Australiano está bem. Ele foi levado para  o Hospital Bandeirantes, o oficial da prova. Veja o acidente e compare com o que o próprio sofreu com a Jaguar, em 2003:




Foto: Carsten Horst/Hyset
23 ANOS DEPOIS, CAMPEÃO: Rubens Barrichello saiu da seca e conquistou a Stock Car na temporada de 2014, em Curitiba. Rubinho precisava chegar em 4° para ser campeão por suas próprias forças, mas terminou em 3° após largar na pole, "escorregar" na curva da "confusão" e cair para o terceiro lugar. Daniel Serra venceu a prova, com Átila Abreu em segundo, Rubinho em terceiro e Cacá Bueno em quarto. Vale destacar a quantidade de incidentes e safety car durante os 40 minutos de prova: Sérgio Jimenez, Raphael Matos e Julio Campos na primeira prova (Curva 1) e Thiago Camilo na curva da parte final do circuito; Marcos Gomes e Rubinho também escaparam nesse local; Valdeno Brito e Max Wilson também na curva 1 (Volta 5). Parabéns para Rubens Barrichello, que após a sua frustrante passagem pela Fórmula Indy em 2012 e a experiência como comentarista da Globo na Fórmula 1, conquista a Stock em sua segunda temporada. Um talento subestimado e ridicularizado pelos Brasileiros, mas muito valorizado lá fora. Dalhe, Rubinho!