terça-feira, 30 de novembro de 2021

A DÚVIDA ENERGÉTICA

 

Foto: Divulgação/Red Bull

Max Verstappen pode ser campeão mundial no domingo. Não é o cenário mais provável, mas a possibilidade existe. No entanto, o crescimento da Mercedes nas duas últimas etapas, sobretudo com o novo motor colocado no carro de Lewis Hamilton acende um sinal de alerta: o que fazer nessas duas corridas finais? Qual estratégia tomar?

É uma pergunta difícil de ser respondida. A Mercedes disse que Hamilton usou o motor da Turquia no Catar, onde ganhou sem grandes sustos. O novo motor do Brasil será utilizado agora, na Arábia Saudita e em Abu Dhabi. A cartada final. A Red Bull, por sua vez, não fez trocas, mas poderia ter feito.

A informação é que a Honda gostaria de ter trocado já no Catar para também correr com potência máxima, tal qual Hamilton. A Red Bull não quis e o fato da punição ter sido praticamente na hora da corrida também contribuiu para que nada fosse feito.

A Arábia Saudita tem um circuito de 6 km, de rua, desconhecido, onde tudo pode acontecer, inclusive vários Safety Cars. Isso ajudaria Max em um contexto de troca de motor e largar lá de trás. No entanto, volto a repetir: é uma posição difícil. Apesar da vantagem de Max ser mínima, é complicado arriscar qualquer coisa. 

O que fica evidente é o seguinte: Yas Marina é uma procissão. Arábia Saudita é uma incógnita. Nesse contexto onde algo precisa ser feito para competir com o novo motor da Mercedes, parece mais lógico Max, mesmo com a vantagem, arriscar no incerto e no inesperado das ruas da capital árabe. Até porque ninguém sabe qual equipe vai se sobressair.

É claro que existe o risco da Red Bull se adaptar melhor ao circuito, trocar o motor e perder uma possível vitória certa que lhe garantia o título. Outra vez, repito: arriscar no incerto parece mais certo (com o perdão da escrita) do que em Abu Dhabi, onde todos já sabem o que vai acontecer e há pouquíssimas variações de estratégia.

O que a Red Bull deveria fazer? Arriscar na Arábia Saudita, é claro, na minha humilde opinião. É a dúvida energética, causada pela pressão da Mercedes. Tanto a ação quanto a omissão podem decidir o campeonato e culminar ou ceifar todo um árduo trabalho do ano inteiro. Só nos resta aguardar pela resposta da Red Bull e da Honda.

Até!

domingo, 28 de novembro de 2021

O QUE SOBROU?

 

Foto: Reprodução/Williams

Ao longo dos quase oito anos de blog, escrevi sobre o último suspiro e a tentativa de ressurreição da Williams, na época a última a manter um modelo "garagista" na categoria. A última equipe familiar teve o fim selado no ano passado, quando foi vendida para a Dorilton Capital, e hoje o adeus não só simbólico, mas físico também: Sir Frank Williams morreu aos 79 anos.

Ao longo dos anos, a importância de Frank no automobilismo sempre foi reverenciada, pois o pessoal percebeu e sentiu que o Sir, aos poucos, se retirava dos palcos das corridas. O tempo é implacável, assim como as complicações do acidente que o deixou paraplégico.

O documentário que mistura a vida e a equipe (no fundo, é uma coisa só mesmo) mostrou um pouco da personalidade de Frank, muito difícil de ser extraída apenas no paddock. Era apenas conhecido como um negociador implacável, não ousou em despachar Nigel Mansell e Damon Hill depois dos veteranos serem campeões, por exemplo. Frank começou a ficar para trás com o fim da parceria com a BMW. Vítima do orgulho e da passagem do tempo, a Williams, foi, assim como o Sir, morrendo aos poucos, mas conseguiu sobreviver até hoje.

No céu, Frank reencontra Virginia, figura tão importante na vida. A amada, que ajudou muito mais a equipe do que poderíamos imaginar. O simbolismo resgatado pelo documentário "Williams" mostra Virginia, no ano que Frank sofre o acidente, recebendo o troféu da equipe na vitória no Grande Prêmio da Inglaterra vencido por Nigel Mansell. Uma imagem que simboliza as duas paixões de Frank.

Na sequência veio os filhos e a sucessora, Claire. O documentário mostra que esse fator causou uma ruptura familiar entre Claire e o filho mais velho de Frank, ressentido por não ter sido o escolhido. Agora, tudo é passado e Williams é apenas um nome sem o vínculo da família. Não teve o mesmo fim trágico da Gucci, filme que acabou de sair, mas mostra que, diante de circunstâncias e pessoas diferentes, é difícil prosperar apenas fechado na mão de ferro. Frank e Claire entenderam isso tarde demais, mas entenderam.

Frank Williams, Bernie Ecclestone, Ron Dennis, os Ferrari, Herbie Blash, Charlie Whiting. Não foram pilotos, mas são nomes eternos e talvez no mesmo nível dos grandes campeões da categoria. Sem a paixão, o entusiasmo e até o sacrifício da própria vida em detrimento de um objetivo, Frank abriu caminhos, não sem antes experimentar dramas e perdas como Piers Courage. Numa época onde tudo era mais perigoso e instintivo, dizem que foi na perda do amigo que Frank separou as coisas: nunca mais se apegou a piloto algum, assim como Bernie e a relação com Jochen Rindt, o eterno campeão póstumo.

Finalizo o texto para celebrar a vida de Frank Williams, uma pessoa tão importante para a F1 e o automobilismo. Pavimentou diversos sonhos e o surgimento de lendas, assim como teve erros, o que o torna humano.

O que sobrou da Williams? O legado, o respeito e a admiração por alguém que, definitivamente, é único. Não haverá outro Frank Williams ou algum garagista aventureiro que precisou de décadas para deixar de ser chacota para virar referência. Aquela F1 não existe mais. Essas histórias não existem mais. São outros tempos. A saída e a morte de Frank são dois pontos que provam, além do fim da Era Bernie, que definitivamente estamos em outros tempos.

Paixão, reconhecimento, admiração e legado. É o que sobrou.

Até!

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

OUTLIER

 

Foto: Getty Images

O livro de Malcolm Gladwell, com o mesmo título, se propõe a explicar como e porquê algumas pessoas são mais bem sucedidas que as outras. Afinal, o que torna alguém "fora de série"? No livro, Gladwell deixa que não é apenas o "talento" ou o trabalho duro. Outras valências envolvem a geração, a profissão dos pais, a condição financeira, o local onde nasce e, claro, a sorte.

Esse texto aqui não pretende fazer uma ampla análise sobre Fernando Alonso, até porque nós já fizemos a biografia dele aqui, relembre nos posts de novembro e dezembro de 2018. O texto de hoje vai explicar e reiterar porque Alonso é um fora de série.

Que o espanhol é um piloto fantástico todos sabemos. A biografia da Fênix é conhecida. São décadas de sucesso. É claro que tem o outro lado: a má sorte, o temperamento difícil e escolhas equivocadas levaram o espanhol a um limbo. Mesmo bicampeão, era considerado um "talento desperdiçado" porque usou boa parte do fim da carreira como um figurante no meio do grid. Fruto, claro, de escolhas erradas (má sorte) e as portas que fechou por ser quem é (ou era). As vezes apenas o talento não basta.

Quando Alonso acertou o retorno a Renault/Alpine pela terceira vez, dois anos sem estar no grid e em vias de virar quarentão, o temor de ser um "novo Schumacher" era grande. No entanto, essa sensação não se confirmou por dois motivos: as regras não mudaram radicalmente e o espanhol, ao contrário do alemão, retornou ainda jovem e continuou competindo no automobilismo.

Era tudo uma questão de adaptação. Alonso sofreu no início da temporada. A "ferrugem" era evidente. Além do mais, viu o jovem companheiro Esteban Ocon ser o responsável pela primeira vitória dos franceses nesse retorno como escuderia. Uma pressão que o espanhol foi tirando de letra durante o ano. Mesmo sem vencer, Alonso tinha mais pontos e largava mais à frente.

A coroação veio ontem. Incrível pensar que alguém com tanto talento e gabarito tenha sido renegado a figurante. Alonso esteve diante dos nossos olhos em todo esse tempo, mas não tinha o que fazer, muito por culpa dele, é claro.

Aos 40 anos, Alonso faz uma temporada muito correta e, como escrevi na ocasião do retorno, agora devemos desfrutá-lo. Sabe-se lá o que vem pela frente, mas uma coisa é certa: pra mim, o espanhol superou as expectativas ainda nesse primeiro e talvez penúltimo ano do retorno e da carreira na F1.

A corrida em Lusail é um novo capítulo que explica porque Fernando Alonso é um outlier, um fora de série.

Até!

domingo, 21 de novembro de 2021

MANO A MANO

 


A inconsistência das regras e critérios da FIA nos permite escrever que é tudo sob o prisma da política ou então da lei da compensação. Verstappen jogou Hamilton para fora da pista em Interlagos. Como o inglês passou e venceu, não haveria grandes punições. 

Com uma bandeira amarela no Q3 de sábado originada pelo furo no pneu de Gasly, Verstappen e Bottas foram punidos com cinco e três posições no grid, respectivamente. Algo que foi comunicado apenas uma hora antes do grid ser formado. Um absurdo.

Por incrível que pareça, a decisão foi definitiva para Bottas, pois Verstappen em poucas voltas retomou a segunda posição original. A julgar pelo ritmo de corrida de Hamilton, nem a largada faria diferença. Max poderia ter assumido a ponta, mas certamente não venceria. O finlandês, na sina de fim de contrato, se livrou do pelotão com dificuldade, mas o azar o persegue. Um furo no pneu acabou com as pretensões de Bottas e viu a Red Bull se reaproximar na briga pelos construtores.

Pérez, de sábado ruim, escalou o grid e vinha para fazer o pódio esperado. No entanto, o temor de um pneu furado fez o mexicano perder o pódio. Olhando agora, não pareceu uma decisão inteligente. No entanto, se o pneu do carro austríaco furasse, certamente estaríamos cobrando algo da Red Bull.

Em um certo momento, a corrida virou uma disputa de classificação para quem fizesse a volta mais rápida, pois a corrida estava decidida. E a classificação vira uma corrida inútil... Coisas da FIA. Só o que falta o campeonato ser decidido por um critério tão artificial.

Hamilton venceu sem dificuldades. Agora, são apenas oito pontos de desvantagem para Max. Praticamente um empate técnico. Duas corridas, uma delas na desconhecida Arábia Saudita. Lewis usou o motor da Turquia. A Mercedes parece ter dado a cartada final e com efeito. Para a Red Bull, apenas administrar os danos não vai ser suficiente. 

O que fazer? Trocar motor na Arábia ou na decisão em Abu Dhabi? É complicado, são muitas variáveis... Ainda assim, é possível que Max seja campeão daqui duas semanas: basta chegar em segundo e Hamilton não pontuar. Difícil, não impossível.

O texto na verdade é uma ode a Don Fernando Alonso Díaz. Quando comecei a escrever no blog, o espanhol das Astúrias já tinha feito o que era até então seu último pódio na categoria, na Hungria, em 2014. A Alpine teve um excelente final de semana. Alonso largou em terceiro e manteve o ritmo. A sorte ajudou: Bottas abandonou, Norris teve furo no pneu e Pérez parou. Estava escrito. Aos 40 anos, Alonso chegou ao pódio número 98 na carreira e mostra que, mesmo dois anos parado, ainda é excepcional, fora da curva, um outlier.

Ocon foi o quinto. A Aston Martin teve uma grande recuperação com Stroll e Vettel nos pontos. A Ferrari, muito abaixo, conseguiu pontuar. Norris, o azarado e Ricciardo, novamente muito abaixo, confirmam a queda da McLaren na reta final. É preocupante o australiano estar tão abaixo. É de se pensar se continua valendo a pena pagar tanto por tão pouco resultado...

Gasly também teve uma corrida esquisita, com erros de estratégia e desperdiçou uma boa oportunidade de pontos importantes para a Alpha Tauri. Afinal de contas, é tudo sobre Don Alonso, a Fênix: quando subiu ao pódio pela última vez, Hamilton tinha "só" um título: agora, pode estar a duas semanas do octa.

Hamilton e Verstappen, mais do que nunca, estão mano a mano, na pista e na tabela. A Red Bull tem uma vantagem mínima, mas a verdade é que Arábia Saudita e Abu Dhabi serão mata-mata, ida e volta, sem gol fora, prorrogação ou pênaltis. Quem estiver melhor, será campeão. Em caso de empate, vantagem para a Red Bull que tem mais vitórias. Uma pausa dramática no calendário é tudo que precisamos para recuperar o fôlego da grandiosidade que se aproxima de todos nós. Salut!

Confira a classificação final do GP do Catar:


Até!


sexta-feira, 19 de novembro de 2021

JORNADA NO DESCONHECIDO

Foto: Clive Mason/Getty Images

 A F1 desembarca pela primeira vez no Catar e talvez a única em Lusail, o circuito onde desde 2004 a MotoGP está por lá. Daqui duas semanas, supostamente teremos a Arábia Saudita (supostamente porque dizem que a pista ainda não está pronta). Ou seja: na reta final do campeonato mais equilibrado da década, a F1 entra em territórios desconhecidos. Ninguém sabe o que vai acontecer.

Por justamente ninguém conhecer o circuito ou ter qualquer base de referência, os tempos dos treinos livres são incógnitas. Geralmente o TL2 começa a se aproximar da referência de sábado, e Bottas foi o mais veloz. Mas sei lá. O desenho do circuito me lembrou Sakhir, por ser no deserto e de noite, mas é impossível falar qualquer coisa.

É um tiro no escuro mesmo com a iluminação potente do autódromo. O que dá para destacar é o bom ritmo da Alpha Tauri. Favoritismos? Ninguém sabe. Apesar de ser contra Catar e Arábia Saudita por vários motivos, nesse fim de ano apenas uma defesa é aceitável: o ineditismo vai causar suspense até o final.

Pode ser que nessa jornada no desconhecido nós possamos conhecer o campeão já. Mas um passo de cada vez. Não sabemos o que vai acontecer dentro de três semanas. E isso, senhoras e senhores, confesso que me deixa um pouco mais animado, mesmo não gostando do que vá acontecer na pista. O suspense e a expectativa é que jogam a favor.

Confira a classificação dos treinos livres:


Até!

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

GP DO CATAR: Programação

 O Grande Prêmio do Catar vai acontecer pela primeira vez na história. O circuito substitui a Austrália, impossibilitada mais uma vez de sediar a F1 em virtude do Covid.

Nesta edição, a corrida será disputada no Autódromo Internacional de Lusail, palco da MotoGP. No entanto, quando o país retornar em definitivo para o calendário, em 2023, será sediado em um circuito específico que ainda será construído.

Foto: Wikipédia

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Max Verstappen (Red Bull) - 332,5 pontos
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 318,5 pontos
3 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 203 pontos
4 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 178 pontos
5 - Lando Norris (McLaren) - 151 pontos
6 - Charles Leclerc (Ferrari) - 148 pontos
7 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 139,5 pontos
8 - Daniel Ricciardo (McLaren) - 105 pontos
9 - Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 92 pontos
10- Fernando Alonso (Alpine) - 62 pontos
11- Esteban Ocon (Alpine) - 50 pontos
12- Sebastian Vettel (Aston Martin) - 42 pontos 
13- Lance Stroll (Aston Martin) - 26 pontos
14- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 20 pontos
15- George Russell (Williams) - 16 pontos
16- Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 10 pontos
17- Nicholas Latifi (Williams) - 7 pontos
18- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 521,5 pontos
2 - Red Bull Honda - 510,5 pontos
3 - Ferrari - 287,5 pontos
4 - McLaren Mercedes - 256 pontos
5 - Alpine Renault - 112 pontos
6 - Alpha Tauri Honda - 112 pontos
7 - Aston Martin Mercedes - 68 pontos
8 - Williams Mercedes - 23 pontos
9 - Alfa Romeo Ferrari - 11 pontos

FAKE NEWS

Foto: Reprodução/McLaren

Na última semana, a revista britânica Autocar afirmou que a Audi tinha interesse em comprar o grupo McLaren. Semanas antes, a revista alemã Auto Motor und Sport reportou que os alemães queriam fazer uma parceria com o time de Woking, visando o eventual novo regulamento de motores de 2026. As informações foram veementemente negadas pela equipe inglesa:

“O Grupo McLaren está ciente de uma reportagem na imprensa informando de que ele foi vendido para a Audi. Isso é totalmente impreciso, e a McLaren está buscando remover a história.

A estratégia de tecnologia da McLaren sempre envolveu conversas e colaboração contínuas com parceiros e fornecedores relevantes, incluindo outras montadoras, no entanto, não houve nenhuma mudança na estrutura de propriedade do Grupo McLaren”, diz a nota.

A Porsche e a Audi tem interesse em finalmente entrar na F1, desde que seja aprovada o novo regulamento de motores, que será votado pela FIA no dia 15 de dezembro. A McLaren, que teve dificuldades financeiras durante o período mais complicado da pandemia, vem apresentando melhoras nas finanças, o que esfriou um suposto interesse em vender uma parte ou o todo do Grupo McLaren.

Final de temporada é isso aí: até 2026 ganha relevância nessa eterna brincadeira de Audi e Porsche na F1, igual o álbum "Detox" do Dr. Dre. Lendas urbanas.

PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO

Foto: F2

A Alpine anunciou na manhã de terça que o australiano Oscar Piastri, campeão da F3 e atual líder da F2, será o piloto reserva da equipe a partir do ano que vem. Em tese, caso aconteça alguma coisa com Fernando Alonso ou Esteban Ocon, Piastri seria o ficha um para substituí-los.

A trajetória do australiano é quase meteórica. Em 2019, Piastri venceu a Fórmula Renault Eurocup e foi contratado para a academia da escuderia francesa. Em 2020, na estreia, foi campeão da F3 na Prema. Esse ano, repetindo o sucesso pela mesma equipe, lidera a F2 sendo um estreante, faltando duas rodadas triplas na Arábia Saudita e em Abu Dhabi para terminar o campeonato.

“A função de piloto reserva é o próximo passo em direção ao meu objetivo de um assento para 2023, o que é muito emocionante. Eu provei meu valor nas categorias de base nos últimos anos e sinto que estou pronto para a Fórmula 1 agora. Junto com a experiência na pista nos fins de semana de corrida, vamos montar um programa de testes substancial para continuar me desenvolvendo. Sou muito grato à Alpine pelo apoio”, disse.

“O talento natural de Oscar é evidente, por isso estamos muito orgulhosos e privilegiados por tê-lo como parte de nossa equipe como nosso piloto reserva no próximo ano. Oscar não só tem as habilidades na pista, mas também demonstrado maturidade e compostura que o fazem realmente se destacar dos demais”, comentou Laurent Rossi, diretor executivo da Alpine.

É um prêmio de consolação. O problema do grid com poucos carros é esse. Se Oscar Piastri for campeão da F2, o talento dele será punido com um ano de ostracismo, pois ele não pode defender o título na categoria. Além de piloto reserva no simulador, sobraria para o australiano a Super Fórmula, Endurance, Fórmula E ou qualquer outra coisa. É por isso que é necessário mais equipes na F1, para que mais talentos possam ter espaço e se desenvolver.


TRANSMISSÃO:
19/11 - Treino Livre 1: 7h30 (Band Sports)
19/11 - Treino Livre 2: 11h (Band Sports)
20/11 - Treino Livre 3: 8h (Band Sports)
20/11 - Classificação: 11h (Band e Band Sports)
21/11 - Corrida: 11h (Band)

terça-feira, 16 de novembro de 2021

O CHINÊS VIÁVEL

Foto: Divulgação/F2

 A expressão criada pelo jornalista Renato Rebelo, do canal Sexto Round no YouTube (que recomendo muito, aliás, para quem também gosta de MMA) cai como uma luva na F1. 

Pela primeira vez na história, a China terá um piloto titular na F1. Guanyu Zhou, que já fez parte da academia da Ferrari e estava na Renault/Alpine, será o companheiro de Valtteri Bottas na equipe suíça. 

Se no início o favoritismo era de Nyck De Vries, passou por Colton Herta e teve no fracasso das negociações com a Andretti o ponto final, que foi a chegada de Zhou.

Apesar do aporte de U$$ 25 milhões para o time de Frederic Vasseur, engana-se quem pensa que Zhou chegou na F1 apenas por ser um piloto pagante e chinês, o que é muito importante para o mercado asiático e, claro, de uma das nações com mais pessoas no mundo. Zhou não está na F1 por "cota geográfica" e explico o porquê.

Antes, um pouco da história do nosso protagonista de hoje. Nascido em Xangai no dia 30 de maio de 1999, Zhou começou no kart aos oito anos na China. Aos 12, se mudou para o Reino Unido, para disputar em um cenário mais competitivo. Com boa passagem no kart, onde conquistou títulos, Zhou migrou para os monopostos aos 16, quando competiu na F4 italiana e também na alemã. 

Na Itália, foi vice-campeão e melhor novato. Na Alemanha, correu em algumas etapas e conquistou dois pódios (Spielberg e Spa).

Depois, ficou três temporadas na F3, primeiro na Motopark e depois na Prema. Foi 13° e duas vezes 8° na temporada, com vitórias, poles e vários abandonos. Teve 9 pódios, 3 poles e duas vitórias.

Nesse meio tempo, chegou a ser piloto de testes da Techeetah na Fórmula E. Em 2019, chegou a F2, onde está até hoje na UNI Virtuosi. Na primeira temporada, teve uma pole, duas voltas mais rápidas e cinco pódios, terminando o campeonato em sétimo.

No ano passado, mais adaptado a categoria, Zhou conseguiu a primeira vitória e melhorou um pouquinho: um pódio a mais (seis) e também o sexto lugar na tabela.

O grande salto está sendo nesta temporada. Faltando seis etapas, Zhou tem três vitórias e sete pódios, sendo o vice-líder com 142 pontos, atrás de Oscar Piastri, também colega de Alpine/Renault. Também nesse ano, foi o campeão da F3 asiática. 

Zhou participou de um treino livre pela Alpine no GP da Estíria, esse ano. Outros dois chineses também já tinham conseguido essa façanha: Ma Qinghua e Adderly Fong.

Zhou vem apresentando suas credenciais na disputada F2 do ano passado e nessa também, onde divide grid com Robert Shwartzman, Théo Pourchaire, Felipe Drugovich (são companheiros de equipe), Christian Lundgaard, Liam Lawson e Juri Vips. É uma competição muito acirrada, e qualquer um desses nomes poderiam perfeitamente estar na F1, é tudo uma questão de oportunidade, timing, aporte financeiro, academia de pilotos e outras questões que vocês já conhecem.

Antonio Giovinazzi, que foi o substituído da vez, reclamou que a Fórmula 1 é toda sobre dinheiro. É verdade, mas o italiano em três temporadas não confirmou as expectativas depois da fantástica temporada na GP2 de 2016. O italiano, inclusive, já acertou a ida para a Fórmula E ano que vem e continua como piloto Ferrari, podendo ser reserva e participar de outros projetos da escuderia.

Guanyu Zhou é um pacote completo: talentoso, com potencial, leva dinheiro para a equipe e ativa um mercado muito importante para a Fórmula 1, sobretudo depois das consequências do Covid, inclusive com o circuito de Shangai renovando com a categoria por mais algumas temporadas.

Por tudo isso mostrado, explicado e exposto, Guanyu Zhou é o chinês viável e a massa chinesa vai ter alguém para torcer na F1 pela primeira vez na história.

Até!