sexta-feira, 22 de julho de 2022

CONFRONTO DIRETO

 

Foto: Getty Images

Queria eu escrever que, a partir dos tempos dos treinos livres do GP da França, que a Ferrari tinha uma grande possibilidade de dar um "pulo do cavalo". No TL2, com os pneus macios, os italianos mostraram a habitual superioridade em voltas rápidas. O problema é que Sainz foi punido em dez posições, consequência da troca do motor estourado na Áustria, e aparentemente é carta fora do baralho para a corrida.

Sérgio Pérez tem problemas de consistência e já começou a ficar bem para atrás. Com boa vontade, pode-se pressupor que o mexicano talvez tenha trabalhado em algum setup diferente na sexta, mas a julgar pelo histórico, as atualizações deixaram Max definitivamente mais confortável com o carro, devolvendo o também habitual abismo entre o holandês e os últimos companheiros de equipe que teve.

Com os escudeiros distantes da briga, Le Castellet tem tudo para ser mais um confronto mano a mano entre Verstappen e Leclerc. Muitas dúvidas: a Ferrari finalmente tem um ritmo de corrida superior, igual no início da temporada? Áustria foi um acidente para a Red Bull? Estamos ansiosos.

Para o bem do campeonato, digamos assim, seria ótimo ver mais uma vitória da Ferrari, com Leclerc tirando nem que seja uma desvantagem mínima. É do interesse de todos. Max parece estar mais comedido, não disposto a grandes brigas para manter a distância confortável que tem. Nunca se sabe quando um motor pode falhar... Leclerc vai arriscar tudo? A desvantagem já é grande, mas qualquer problema ou erro de cálculo pode significar as chances de título virarem mera estatística do imponderável.

Acho no mínimo divertido considerar Nyck De Vries, ex-McLaren, campeão da F2 e hoje na FE como piloto "novato". Agora na Mercedes, ele simplesmente substituiu Hamilton no TL1. O Sir, inclusive, chega na impressionante marca de 300 corridas na F1. Diante de recordes mais "relevantes", isso parece algo menor, mas significa o passar do tempo, a longevidade. Acho que é um bom assunto para escrever nas próximas semanas.

Assim como o "novato" Kubica, que traz um patrocínio para a Alfa Romeo que justifica qualquer presença que possa ser considerada aleatória demais por ali.

A Mercedes parece distante do bolo do topo outra vez, mas marca presença ali, como terceira força. A McLaren parece bem, assim como pontuais tempos de Gasly e Schumacher. Correndo em casa, a Alpine tenta surpreender, mas ainda é uma incógnita.

Le Castellet. A Ferrari pode vencer três seguidas pela primeira vez em muito tempo. A Red Bull quer retomar o controle. No forte calor europeu, certamente vai ser uma disputa de tirar o fôlego.

Confira os tempos dos treinos livres do GP da França:



Até!

quinta-feira, 21 de julho de 2022

GP DA FRANÇA: Programação

 O Grande Prêmio da França foi o primeiro a ter justamente o nome "Grande Prêmio". A primeira edição aconteceu em 1906, nos arredores de Le Mans.

No calendário desde 1950, a corrida francesa passou por diversos circuitos, entre eles Reims (1950-1951, 1953-1956, 1958-1961, 1963 e 1966), Rouen-Les-Essarts (1952, 1957, 1962, 1964 e 1968), Charade (1965, 1969-1970), Dijon (1974, 1977, 1979, 1981 e 1984), Paul Ricard (1971, 1973, 1975-1976, 1978, 1980, 1982-1983, 1985-1990) e mais recentemente Magny Cours (1991-2008).

Dez anos depois de ter saído do calendário, a F1 retorna ao país no lendário circuito de Paul Ricard.  Em 2020, em virtude da pandemia do coronavírus, a corrida não foi disputada, retornando ao calendário em 2021.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:

Melhor volta em corrida: Nigel Mansell - 1:09.593 (Ferrari, 1990)

Pole Position: Nigel Mansell - 1:04.402 (Ferrari, 1990)

Último vencedor: Max Verstappen (Red Bull)

Maior vencedor: Michael Schumacher (1994, 1995, 1997, 1998, 2001, 2002, 2004 e 2006) - 8x


CLASSIFICAÇÃO:

1 - Max Verstappen (Red Bull) - 208 pontos

2 - Charles Leclerc (Ferrari) - 170 pontos

3 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 151 pontos

4 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 133 pontos

5 - George Russell (Mercedes) - 128 pontos

6 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 109 pontos

7 - Lando Norris (McLaren) - 64 pontos

8 - Esteban Ocon (Alpine) - 52 pontos

9 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 46 pontos

10- Fernando Alonso (Alpine) - 29 pontos

11- Kevin Magnussen (Haas) - 22 pontos

12- Daniel Ricciardo (McLaren) - 17 pontos

13- Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 16 pontos

14- Sebastian Vettel (Aston Martin) - 15 pontos

15- Mick Schumacher (Haas) - 12 pontos

16- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 11 pontos

17- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - 5 pontos

18- Alexander Albon (Williams) - 3 pontos

19- Lance Stroll (Aston Martin) - 3 pontos


CONSTRUTORES:

1 - Red Bull RBPT - 359 pontos

2 - Ferrari - 303 pontos

3 - Mercedes - 237 pontos

4 - McLaren Mercedes - 81 pontos

5 - Alpine Renault - 81 pontos

6 - Alfa Romeo Ferrari - 51 pontos

7 - Haas Ferrari - 34 pontos

8 - Alpha Tauri RBPT - 27 pontos

9 - Aston Martin Mercedes - 18 pontos

10- Williams Mercedes - 3 pontos

CHEFÃO DA ALPINE PREFERE PIASTRI

Foto: Getty Images

Apesar de garantir que nada está decidido, Otmar Szafnauer, o chefão da Alpine que chegou na equipe esse ano, diz que o jovem Oscar Piastri está pronto para a F1.

De forma nada sutil, Szafnauer deixou explícita a preferência pelo jovem australiano pelo seguinte motivo: ele não estava lá quando a então Renault recontratou Alonso.

“Eu não estava na equipe quando contrataram Fernando. Aqui ele tem todo um ambiente, uma atmosfera, os empregados e o carro que ele necessita. Acho que teremos um dos três melhores carros em dois anos”, disse.

Por outro lado, o chefão rasgou elogios para Piastri. É desejo da equipe francesa colocar o australiano na categoria no ano que vem, seja na Alpine ou quem sabe um empréstimo para outra equipe. Há alguns meses, é ventilada a possibilidade da ida para a Williams.

"Oscar já tem potencial para a Fórmula 1. No entanto, ainda não tomamos a decisão em relação ao segundo piloto. Mas não tenho nenhuma dúvida de que Piastri está preparado”, encerrou.

Alonso, por sua vez, reafirmou o desejo de continuar no time onde foi bicampeão, mas sabe que não depende apenas dele:

“A Alpine é a minha prioridade, mas não posso colocar uma arma na cabeça deles para renovar. A Alpine é a minha família, me sinto fresco e motivado, pronto para mais alguns anos. A minha intenção é renovar”, afirmou.

Nada político o Szafnauer. Que clima que está na Alpine, hein? Claramente ele não quer o bicampeão por lá, mas não é uma decisão apenas dele. No entanto, isso dá um bom indício... Nessa queda de braço, Szafnauer chegou agora no time. Duvido que seja voto vencido. Caso Alonso permaneça, como seria a relação de continuidade? 

É uma declaração com timing ruim e infeliz, além da escolha. Um bicampeão como Alonso merece mais respeito. Dentro da pista, é mais vítima de azares e erros do time do que falta de velocidade. Se caprichar, a Alpine consegue deixar os dois no grid. Do contrário, mesmo com a juventude e potencial de Piastri, a equipe perderia e muito com a ausência de alguém que ainda não deu sinais de desaceleração.

METEU ESSA?

Foto: Getty Images

Toto Wolff não se mostra um grande entusiasta das corridas classificatórias, especialmente as de 2022. Diferentemente do ano passado, quando existia um confronto equilibrado entre Mercedes e Red Bull, agora os taurinos têm certa superioridade em relação a Ferrari, que é superior ao resto do grid.

Em uma corrida curta e com poucos benefícios, os pilotos não arriscam. Como resultado, a corrida classificatória não atinge a expectativa desejada na época que foi criada.

Empacado como a terceira força do grid, distante do resto, Wolff falou sobre o que pensa das corridas classificatórias:

“Acho que a razão pela qual as corridas têm gerado menos entretenimento é que há uma diferença de performance muito grande entre as equipes. Você tem o Verstappen disparando na frente, as duas Ferraris sendo o único entretenimento durante a corrida e nós no meio de uma terra de ninguém.

Aí os outros estão ainda mais atrás e você ainda tem os trens de DRS. Isso nunca vai gerar uma boa corrida sprint”, criticou.

Wolff tem razão, mas falar isso agora que a Mercedes não corre mais sozinha depois de sete anos beira a cara de pau. Nem arde. Ademais, essas sprint races já podem acabar no ano que vem, né? Não há nada muito interessante nesse formato, só para o videogame as categorias de base.

TRANSMISSÃO:
22/07 - Treino Livre 1: 9h (Band Sports)
22/07 - Treino Livre 2: 12h (Band Sports)
23/07 - Treino Livre 3: 8h (Band Sports)
23/07 - Classificação: 11h (Band e Band Sports)
24/07 - Corrida: 10h (Band)


terça-feira, 19 de julho de 2022

CHEGA DE CLUBINHO

 

Foto: Getty Images

Já faz alguns anos que a F1 virou uma WEC com grife, dividida entre duas montadoras (Mercedes e Ferrari) e a Red Bull, uma empresa de energéticos. A única exceção é a Renault, que de tempos em tempos deixa a categoria. De resto, todas as outras têm alguma ligação com as três citadas.

Com o alto custo da F1, principalmente do novo regulamento, Jean Todt não se importou em agir contra o constrangimento de ter só 10 equipes e 20 carros no grid. A F1 sempre foi sinônimo de garagistas tentando a sorte, histórias dos “journeyman” e o lado B do glamour da F1. É óbvio que aquilo não existe mais porque os custos não permitem, mas o clubinho protegido já passou dos limites.

Com menos equipes, o fundo de prêmios da categoria fica maior para todos. Essa questão ganha mais importância a partir do momento que a F1 colocou em prática o teto orçamentário. Uma equipe a mais significa menos receitas coletivas, o que seria pior para os times mais pobres, apesar de todos terem alguma dificuldade, principalmente após o Covid.

Menos times, menos vagas. Seja para os pilotos talentosos, aqueles que só têm dinheiro ou aqueles das academias. Que sonho ter 11 ou 12 times, igual em 2010 e 2011.

Claro, se é para ter uma equipe que ande muito distante do resto do grid, melhor não ter. Por isso que a F1 e o clubinho colocaram uma alta taxa para qualquer sonhador entrar na categoria: 200 milhões de dólares. Um valor inviável, ainda mais no pós-Covid. Tudo para proteger o clubinho e as principais montadoras. O último aventureiro foi Gene Haas, em 2016.

Eis que existem algumas possibilidades para isso mudar. Tirando algumas equipes, o status quo não parece muito satisfeito com essa possibilidade e vai tentar barrar isso o quanto for possível.

Audi e Porsche só precisam da confirmação do novo regulamento de motores para 2026 para oficialmente anunciarem o plano de finalmente estarem na F1. Dizem que o grupo Volkswagen vai fazer parcerias com a Red Bull e outras equipes, mas não descarta a possibilidade de um time próprio. Se tudo for realmente confirmado, seriam quatro anos de preparação.

Há uma outra esperança americana: Michael Andretti. No ano passado, ele quase comprou a Sauber/Alfa Romeo, mas não deu certo. Agora, o ex-F1 e campeão da Indy quer, assim como a Haas, ter a própria equipe Andretti na F1. A ideia é entrar a partir de 2024.

Para isso, os americanos aguardam a resposta da FIA sobre o pedido de entrada do grid. Uma equipe a mais, como já escrevi, significa repartir em mais uma parte as receitas da F1, o que ninguém quer. Por outro lado, a Andretti pode ter um trunfo dentro da própria categoria: a também americana Liberty Media.

Depois de três circuitos americanos no calendário, falta a cereja do bolo: pilotos dos Estados Unidos. Apesar da Haas ser uma equipe do país, toda a sede e estrutura é da Europa, além das parcerias com a Ferrari. A Andretti já deixou claro que pretende apostar nos pilotos do país, o que seria comercialmente muito interessante para a F1, caso eles também consigam desenvolver bem o projeto nos anos posteriores para brigar por pódios ou vitórias.

Até lá, é tudo hipótese e especulação. Os Andretti, na figura de Michael e do pai, o campeão Mario, quase imploram de joelhos pela atenção dos europeus, que parecem céticos e querem proteger o clubinho de investimentos.

Que a F1 pare de ser uma WEC com grife e entenda que todos ganham com a entrada de mais equipes: mais vagas para todos, mais empregos, desde que tudo seja devidamente controlado financeiramente, com teto orçamentário e uma F1 menos intocável.

Por mais Andrettis, Porsches e Audis, de preferência em várias equipes. Que volte a pré-classificação, o caos e o romantismo de antigamente na era moderna da F1. Me deixem sonhar, porque esse grid esvaziado é um pesadelo de olhos abertos.

Até!

segunda-feira, 11 de julho de 2022

MEIO CHEIO, MEIO VAZIO

 

Foto: Getty Images

Faltam duas etapas para a pausa do verão europeu na F1. O imponderável sempre está por perto, mas a tendência é que Max Verstappen e a Red Bull estejam com uma relativa vantagem em relação a Charles Leclerc e a Ferrari. No entanto, a corrida da Áustria deixa muitas dúvidas, esperanças e temores para as duas equipes.

Começando pelo atual campeão do mundo e a Red Bull. A Áustria foi um ponto fora da curva. Será mesmo? Com ritmo inferior e desgaste acentuado de pneus, Max Verstappen foi presa fácil para Leclerc. Se no início do ano os problemas de confiabilidade eram um problema, isso foi solucionado, mas nunca se sabe. Em uma temporada com regulamento novo e calendário cheio, é preciso estar atento a tudo. A verdade é que a Red Bull evoluiu, chegou a superar a Ferrari, mas ainda tem um equilíbrio muito grande.

Não se sabe se a Áustria é uma exceção a regra, mas em termos de ritmo a Red Bull ainda é melhor. A dúvida ficou plantada para a sequência da temporada.

A Ferrari é um caso complexo porque, além dos erros da equipe, a confiabilidade é um problema que aumentou com o decorrer da temporada. Se no início os italianos sobraram, a Red Bull evoluiu e a Ferrari empacou, o que é característico dos últimos anos.

A Áustria foi um ponto fora da curva. Será? Com melhor ritmo e gestão de pneus, foi azar que a Ferrari não saiu de Spielberg com uma dobradinha. Será que foi azar mesmo? O motor de Sainz foi embora e o acelerador de Leclerc quase comprometeu a vitória do monegasco.

A impressão que ficou é que a Ferrari, na ânsia para reagir e demonstrar força, está forçando tudo para superar e intimidar a Red Bull. Ou é tudo uma grande coincidência. A Red Bull historicamente desenvolve melhor os carros no ano do que a Ferrari, que tem a tendência inversa. França e Hungria podem manter a situação do jeito que está, encaminhar o título para a Red Bull ou a Ferrari embolar tudo.

A verdade é que os dois têm como olhar o copo meio cheio e meio vazio. No final das contas, quem vai encher e esvaziar ele antes sem quebrá-lo ou derrubá-lo? Ainda temos um longo caminho pela frente.

Até!

domingo, 10 de julho de 2022

TRÊS EM UM

 

Foto: Getty Images

O que mudou entre a corrida classificatória e a corrida de hoje? No sábado, tudo parecia encaminhado para mais uma vitória de Max Verstappen na casa da Red Bull. Por ser uma corrida curta e com poucos atrativos, onde há muito a perder, os pilotos não forçam o equipamento. É o antigo warm-up com grife.

O que vimos hoje em Spielberg rende vários capítulos, que vou abordar também no texto de amanhã. Que a Ferrari é um carro mais veloz em volta rápida, não há dúvidas. No entanto, nesse final de semana, foi justamente o contrário: a Ferrari capitalizou no trunfo da Red Bull, o ritmo de corrida.

Era dois contra um porque Pérez forçou uma ultrapassagem na primeira volta, foi tocado por Russell ficou fora da disputa. Max estava contra dois rivais da mesma equipe, lembrando os tempos antes de ser campeão do mundo. Rapidamente, a Ferrari encostou e não teve dificuldades para ultrapassá-lo. Além do ritmo, os pneus da Ferrari estavam durando mais. Uma novidade.

A Red Bull resolveu fazer duas paradas. A Ferrari poderia ter feito uma só ou dividido as táticas entre os dois pilotos, mas a situação estava tão confortável que os italianos ganharam dos taurinos na tática deles. Leclerc ultrapassou Max três vezes para garantir a vitória. A Ferrari tinha a faca e o queijo na mão para uma dobradinha na casa dos rivais.

Quando Sainz se aproximava de ultrapassar Max, o motor explodiu. Quando não é a Ferrari, é a confiabilidade. O mais absurdo foi a demora dos fiscais em prestar o apoio para o espanhol, que teve que sair do carro em meio as chamas. Poderia ter acontecido algo mais grave, mas ainda bem que foi um susto da adrenalina. Um pequeno golpe nas pretensões ferraristas.

Pois o acelerador de Leclerc, momentos depois, começou a ter problemas. Coincidência. A Ferrari, com uma dobradinha encaminhada e sem maiores sustos, podia perder a corrida pela confiabilidade. Max, sem ritmo, cresceu e venceria se tivesse mais algumas voltas. Como o "se" não existe, Charles Leclerc foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada pela terceira vez no ano. Foi o primeiro triunfo do monegasco sem largar da pole position.

Max Verstappen pode estar com a famosa "sorte de (bi) campeão"? Tanto em Silvestone quanto hoje, era para o holandês ter muito mais prejuízos na tabela do que realmente teve, mantendo a vantagem de 38 pontos para o novo vice-líder do campeonato, Leclerc.

A Red Bull não sabe porque teve o rendimento tão ruim hoje, no palco onde dominou os últimos anos mesmo sem ter o melhor carro. A ascensão da Ferrari foi circunstancial ou as atualizações da equipe surtiram efeito? Estariam os italianos forçando o motor para acompanhar a Red Bull e isso ter sido a causa do abandono de Sainz? Perguntas que vou tentar responder num texto apropriado, mas deixo a reflexão para vocês.

Hamilton voltou a ter sorte. Graças a Sainz fora e Russell punido e fazendo corrida de recuperação, o Sir teve o terceiro pódio seguido no ano, o quarto na temporada. A Mercedes ficou bem para trás no ritmo de corrida. Depende muito do encaixe do circuito, mas as coisas estão melhorando. Aos poucos, o bicho-papão está voltando... o consistente Russell, mesmo com todos os percalços, conseguiu o quarto lugar. A Mercedes não é a carroça que falam. Pouco a pouco, eles vão voltar a ter chances claras de vencer, a questão é quando.

A Alpine tem em Ocon a constância de Russell na Mercedes. Ele não aparece muito, mas sempre soma os pontos necessários. Sorte esta que falta para Alonso. Não largou na corrida classificatória e precisou lutar muito na corrida, inclusive quase foi jogado para fora da pista por Tsunoda e retrucou com um mítico sinal negativo com a mão esquerda, enquanto fazia a ultrapassagem. Com o Safety Car Virtual, a equipe ainda se atrapalhou na troca dos pneus, mas ainda assim a Fênix consegue um ponto sensacional para quem largou em último. Que a Alpine nem ouse pensar em não renovar o contrato de Don Alonso.

A Haas cresceu nesse final de semana e finalmente teve dois pilotos. Se foi apenas confiança eu não sei, mas Mick Schumacher começou a embalar nos mesmos moldes da F4 e da F2, onde disparou para os títulos. Brigando com Hamilton, agressivo e ultrapassando, Mick alcança o sexto lugar e o melhor resultado da carreira. Definitivamente a confiança está ali e certamente a desconfiança em relação ao futuro diminuiu bastante. Magnussen também ficou nos pontos e a consistência dos dois é fundamental para o futuro financeiro da equipe, abalado sem Mazepin.

A McLaren teve um treino muito ruim mas evoluiu na corrida, tanto é que os dois carros ficaram no top 10, com Norris a frente de Ricciardo, como sempre. A equipe regrediu em relação ao ano passado, mas o que Lando faz fora dos holofotes é notável. Com certeza merece um equipamento melhor.

Do meio para trás, a briga encarniçada de sempre. Albon lutou muito mas não conseguiu os pontos. Gasly envolvido em mais um acidente. Não está no nível do ano passado, embora a Alpha Tauri também esteja abaixo. Aston Martin e Alfa Romeo insuficientes.

O final de semana de Charles Leclerc teve três grandes fatos: as ultrapassagens em Max, o fim do jejum de vitórias (a primeira sem ser a pole) e diminui a diferença para Max Verstappen, Resta a Ferrari não continuar atrapalhando o caminho do monegasco que, com um pouco de sorte, talvez tenhamos uma disputa mais aberta e franca pelo título.

Confira a classificação final do GP da Áustria:


 

sexta-feira, 8 de julho de 2022

APERTADO

 

Foto: Adam Pretty/Getty Images via F1

A rápida e cheia de limites de pista Spielberg é uma pista muito dinâmica. A mais curta do calendário, não permite erros para as voltas rápidas, embora permita muitas disputas na pista. É um dos melhores circuitos da temporada, sem dúvidas. 

O que fica ainda melhor se considerarmos que teremos duas corridas, uma mais curta. Hoje, foi definido o grid da corrida classificatória de amanhã. Muito equilíbrio, mas prevaleceu o histórico positivo da Red Bull em casa nos últimos anos. No detalhe e apertado, Max Verstappen sai na frente, mas a disputa está acirrada.

A Ferrari está ali e no detalhe não levou novamente. A Mercedes definitivamente voltou, em termos de ritmo. No entanto, Hamilton e Russell bateram no Q3 e podem ter prejuízos. Ainda assim, George é o quarto. Hamilton não deve ter problemas para escalar o grid, basta escapar da primeira curva.

A sorte da concorrência é que Sérgio Pérez não foi bem no Q2. Não conseguiu encaixar uma volta rápida sem respeitar os limites da pista, mas incrivelmente só foi punido horas depois do treino. Pior para Gasly, que não teve a chance de disputar o Q3. Pior para Max também, que vai estar sozinho na disputa contra as Ferrari amanhã. Se for inteligente, é melhor administrar a vantagem e não correr riscos. Pérez precisa se aproximar dos líderes para fazer uma boa corrida no domingo, que é o que vale.

Na intermediária do grid, a Haas está muito bem, com os dois carros entre os 10. Alonso está sempre brigando, assim como Ocon. Albon fez um bom treino e quase foi para o Q3. Quem parece sem rumo, ao menos em voltas rápidas, é a Aston Martin, o carro mais lento do grid. A McLaren teve problemas e também larga no fim do grid. Surpresa por Norris, nem tanto para Ricciardo.

No curto, rápido e disputado circuito administrado pela Red Bull, qualquer detalhe faz a diferença. Com a Mercedes voltando, a tendência é que seja um final de semana formidável na Áustria.

Confira o grid de largada da corrida classificatória:


Até!

quinta-feira, 7 de julho de 2022

GP DA ÁUSTRIA: Programação

 O circo da Fórmula 1 voltou a Áustria em 2014, após a Red Bull comprar e reformular o complexo que abriga o circuito, rebatizando-o de Red Bull Ring. A prova não acontecia no país desde 2003. Assim como em 2020, em 2021 o Red Bull Ring recebeu duas etapas: Estíria e o GP da Áustria.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:

Melhor volta em corrida: Max Verstappen - 1:06.200 (Red Bull, 2021)

Pole Position: Valtteri Bottas - 1:02.939 (Mercedes, 2020)

Último vencedor: Max Verstappen (Red Bull)

Maior vencedor: Alain Prost (1983, 1985 e 1986) e Max Verstappen (2018, 2019 e 2021) - 3x


CLASSIFICAÇÃO:

1 - Max Verstappen (Red Bull) - 181 pontos

2 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 147 pontos

3 - Charles Leclerc (Ferrari) - 138 pontos

4 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 127 pontos

5 - George Russell (Mercedes) - 111 pontos

6 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 93 pontos

7 - Lando Norris (McLaren) - 58 pontos

8 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 46 pontos

9 - Esteban Ocon (Alpine) - 38 pontos

10- Fernando Alonso (Alpine) - 28 pontos

11- Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 16 pontos

12- Kevin Magnussen (Haas) - 16 pontos

13- Sebastian Vettel (Aston Martin) - 15 pontos

14- Daniel Ricciardo (McLaren) - 15 pontos

15- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 11 pontos

16- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - 5 pontos

17- Mick Schumacher (Haas) - 4 pontos

18- Alexander Albon (Williams) - 3 pontos

19- Lance Stroll (Aston Martin) - 3 pontos


CONSTRUTORES:

1 - Red Bull RBPT - 328 pontos

2 - Ferrari - 265 pontos

3 - Mercedes - 204 pontos

4 - McLaren Mercedes - 73 pontos

5 - Alpine Renault - 67 pontos

6 - Alfa Romeo Ferrari - 51 pontos

7 - Alpha Tauri RBPT - 27 pontos

8 - Haas Ferrari - 20 pontos

9 - Aston Martin Mercedes - 18 pontos

10- Williams Mercedes - 3 pontos


PROVÁVEL CONTINUIDADE

Foto: Divulgação/Alfa Romeo

Antes mesmo do grande susto sofrido com o forte acidente na largada do GP da Inglaterra, Guanyu Zhou já era muito bem quisto internamente pela Alfa Romeo. Os elogios a performance, maturidade e evolução do jovem também podem significar a manutenção do chinês no time para 2023.

Apesar do anúncio da contratação de Zhou falar em "acordo plurianual", além do dinheiro chinês investido, a Alfa Romeo tem planos de, em breve, colocar Theo Pourchaire, hoje vice-líder da F2, no time. Ao que parece, esse é um plano que deve ser adiado.

Beat Zehnder, diretor esportivo da Alfa Romeo, elogiou Zhou:

“Normalmente, com novatos, você sempre tem que contar com uma ou duas batidas. Mas Zhou praticamente não comete erros. As experiências nos dizem que deve haver uma colisão em algum ponto no futuro, mas isso também faz parte do processo de aprendizagem. Ele é, definitivamente, um dos melhores novatos que já tivemos em nosso time”, disse.

Segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, o chefão Vasseur já considera a permanência de Zhou.

Confesso que a notícia de Pourchaire me surpreende. O piloto francês é muito jovem e promissor e já é protagonista na F2, mas ainda não via um caminho sólido para a F1. Zhou já mostrou credenciais na F2 e precisa de tempo. É um bom piloto, apesar dos preconceitos e má vontade por ser asiático. Tem uma margem de crescimento muito grande, ainda mais num carro onde Bottas parece extrair o máximo possível, o que é uma bênção e uma maldição: mostra que o carro é bom, mas ter um companheiro de equipe desse quilate certamente também é uma pressão a mais para Zhou. Tomara que continue.

SEM PRESSÃO

Foto: Divulgação/Haas

Após muitos erros e acidentes, finalmente Mick Schumacher marcou os primeiros pontos na F1. A cobrança por resultados era notória e a desconfiança sobre o futuro do alemão ainda é grande, sobretudo com Magnussen dominando o filho do heptacampeão mesmo retornando para a F1 de última hora.

Se o chefão Gunther Steiner está contente com a performance do alemão na última semana, agora ele tem outra preocupação: que a pressão de ter pontuado pela primeira vez se transforme em uma cobrança para Mick pontuar constantemente, mesmo que não tenha carro para isso.

“É um respiro, já que não parecia que conseguiríamos depois da classificação, mas hoje, o carro estava rápido. Também foi muito bom para Mick. Quase não acreditamos no que aconteceu, então é algo muito bom para todos. E para Mick, pelo menos parte da pressão sai e o deixa em paz para pilotar.

É uma questão de confiança. Mas temos de ter cuidado para que a pressão não aumente de novo, com as pessoas dizendo ‘você agora tem de pontuar todas as vezes’, e depois, passando uma ou duas corridas sem pontos, repetindo ‘oh, ele está indo mal'.

Ele precisa ficar calmo. Mas eu disse a ele: ‘Apenas mantenha a calma, vai acontecer. Fique calmo, continue e ignore o mundo lá fora'”, disse.

Carregar o sobrenome Schumacher já é pressão o suficiente, mas acredito que agora Mick vai poder se acalmar e não tentar andar mais que o carro. Claro que o desempenho ainda é deficitário em 2022, mas Silverstone pode simbolizar um novo momento. Com calma, maturidade e quem sabe uma Haas mais competitiva em relação ao grid, agora Mick não tem nada a perder. Mantendo a consistência, o resto é consequência.

TRANSMISSÃO:
08/07 - Treino Livre 1: 8h30 (Band Sports)
08/07 - Classificação: 12h (Band Sports)
09/07 - Treino Livre 2: 7h30 (Band Sports)
09/07 - Corrida Classificatória: 11h (Band e Band Sports)
10/07 - Corrida: 10h (Band)