O circo da Fórmula 1 voltou a Áustria em 2014, após a Red Bull comprar e reformular o complexo que abriga o circuito, rebatizando-o de Red Bull Ring. A prova não acontecia no país desde 2003. Assim como em 2020, em 2021 o Red Bull Ring recebeu duas etapas: Estíria e o GP da Áustria.
|
Foto: Wikipédia |
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Max Verstappen - 1:06.200 (Red Bull, 2021)
Pole Position: Valtteri Bottas - 1:02.939 (Mercedes, 2020)
Último vencedor: Max Verstappen (Red Bull)
Maior vencedor: Alain Prost (1983, 1985 e 1986) e Max Verstappen (2018, 2019 e 2021) - 3x
CLASSIFICAÇÃO:
1 - Max Verstappen (Red Bull) - 181 pontos
2 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 147 pontos
3 - Charles Leclerc (Ferrari) - 138 pontos
4 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 127 pontos
5 - George Russell (Mercedes) - 111 pontos
6 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 93 pontos
7 - Lando Norris (McLaren) - 58 pontos
8 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 46 pontos
9 - Esteban Ocon (Alpine) - 38 pontos
10- Fernando Alonso (Alpine) - 28 pontos
11- Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 16 pontos
12- Kevin Magnussen (Haas) - 16 pontos
13- Sebastian Vettel (Aston Martin) - 15 pontos
14- Daniel Ricciardo (McLaren) - 15 pontos
15- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 11 pontos
16- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - 5 pontos
17- Mick Schumacher (Haas) - 4 pontos
18- Alexander Albon (Williams) - 3 pontos
19- Lance Stroll (Aston Martin) - 3 pontos
CONSTRUTORES:
1 - Red Bull RBPT - 328 pontos
2 - Ferrari - 265 pontos
3 - Mercedes - 204 pontos
4 - McLaren Mercedes - 73 pontos
5 - Alpine Renault - 67 pontos
6 - Alfa Romeo Ferrari - 51 pontos
7 - Alpha Tauri RBPT - 27 pontos
8 - Haas Ferrari - 20 pontos
9 - Aston Martin Mercedes - 18 pontos
10- Williams Mercedes - 3 pontos
PROVÁVEL CONTINUIDADE
|
Foto: Divulgação/Alfa Romeo |
Antes mesmo do grande susto sofrido com o forte acidente na largada do GP da Inglaterra, Guanyu Zhou já era muito bem quisto internamente pela Alfa Romeo. Os elogios a performance, maturidade e evolução do jovem também podem significar a manutenção do chinês no time para 2023.
Apesar do anúncio da contratação de Zhou falar em "acordo plurianual", além do dinheiro chinês investido, a Alfa Romeo tem planos de, em breve, colocar Theo Pourchaire, hoje vice-líder da F2, no time. Ao que parece, esse é um plano que deve ser adiado.
Beat Zehnder, diretor esportivo da Alfa Romeo, elogiou Zhou:
“Normalmente, com novatos, você sempre tem que contar com uma ou duas batidas. Mas Zhou praticamente não comete erros. As experiências nos dizem que deve haver uma colisão em algum ponto no futuro, mas isso também faz parte do processo de aprendizagem. Ele é, definitivamente, um dos melhores novatos que já tivemos em nosso time”, disse.
Segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, o chefão Vasseur já considera a permanência de Zhou.
Confesso que a notícia de Pourchaire me surpreende. O piloto francês é muito jovem e promissor e já é protagonista na F2, mas ainda não via um caminho sólido para a F1. Zhou já mostrou credenciais na F2 e precisa de tempo. É um bom piloto, apesar dos preconceitos e má vontade por ser asiático. Tem uma margem de crescimento muito grande, ainda mais num carro onde Bottas parece extrair o máximo possível, o que é uma bênção e uma maldição: mostra que o carro é bom, mas ter um companheiro de equipe desse quilate certamente também é uma pressão a mais para Zhou. Tomara que continue.
SEM PRESSÃO
|
Foto: Divulgação/Haas |
Após muitos erros e acidentes, finalmente Mick Schumacher marcou os primeiros pontos na F1. A cobrança por resultados era notória e a desconfiança sobre o futuro do alemão ainda é grande, sobretudo com Magnussen dominando o filho do heptacampeão mesmo retornando para a F1 de última hora.
Se o chefão Gunther Steiner está contente com a performance do alemão na última semana, agora ele tem outra preocupação: que a pressão de ter pontuado pela primeira vez se transforme em uma cobrança para Mick pontuar constantemente, mesmo que não tenha carro para isso.
“É um respiro, já que não parecia que conseguiríamos depois da classificação, mas hoje, o carro estava rápido. Também foi muito bom para Mick. Quase não acreditamos no que aconteceu, então é algo muito bom para todos. E para Mick, pelo menos parte da pressão sai e o deixa em paz para pilotar.
É uma questão de confiança. Mas temos de ter cuidado para que a pressão não aumente de novo, com as pessoas dizendo ‘você agora tem de pontuar todas as vezes’, e depois, passando uma ou duas corridas sem pontos, repetindo ‘oh, ele está indo mal'.
Ele precisa ficar calmo. Mas eu disse a ele: ‘Apenas mantenha a calma, vai acontecer. Fique calmo, continue e ignore o mundo lá fora'”, disse.
Carregar o sobrenome Schumacher já é pressão o suficiente, mas acredito que agora Mick vai poder se acalmar e não tentar andar mais que o carro. Claro que o desempenho ainda é deficitário em 2022, mas Silverstone pode simbolizar um novo momento. Com calma, maturidade e quem sabe uma Haas mais competitiva em relação ao grid, agora Mick não tem nada a perder. Mantendo a consistência, o resto é consequência.
TRANSMISSÃO:
08/07 - Treino Livre 1: 8h30 (Band Sports)
08/07 - Classificação: 12h (Band Sports)
09/07 - Treino Livre 2: 7h30 (Band Sports)
09/07 - Corrida Classificatória: 11h (Band e Band Sports)
10/07 - Corrida: 10h (Band)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.