segunda-feira, 11 de outubro de 2021

O NOVO BOATO (OU O NOVO SONHO AMERICANO)

 

Foto: MotorSport

Quer dizer, vou contrariar o título do texto, mas é porque não encontrei termo melhor para encaixar.

Há alguns meses, surgiu uma pequena boataria de que a Andretti estava interessada em entrar na F1. No entanto, como atualmente é praticamente impossível colocar uma nova equipe, teria que comprar uma, no caso. A notícia da parceria com a Alfa Romeo ficou no ar e surgiu uma informação quente nessa semana, antes do GP da Turquia.

É o seguinte: segundo o RaceFans, a Andretti quer comprar 80% das ações da Sauber, que pertencem a Islero Investments. Essa empresa é o braço direito da Longbow Finance, que em 2016 comprou a equipe de Peter Sauber. A oferta seria de 350 milhões de euros, ou 2,2 bilhões de reais.

Desde 2019, um acordo entre o Grupo Fiat Chrysler e a Alfa Romeo deu o novo nome do time. O Grupo Fiat não comprou a Sauber, então não se sabe como ficaria o nome do time ou essa parceria caso realmente a Andretti confirme os boatos e adquira o controle do time.

E já existem especulações para a única vaga indefinida do grid para 2022. É de interesse para a americana Liberty ter mais corridas nos Estados Unidos, como a adição do GP de Miami e agora um time. Só faltaria um piloto, o que não acontece desde Alexander Rossi, hoje astro da Indy e que correu algumas provas pela Manor em 2016.

O nome seria Colton Herta, um dos expoentes da nova geração da Indy. Com 21 anos, é filho do ex-piloto Bryan Herta. O último piloto da Indy que migrou para a F1 foi Bourdais, que durou um ano e meio na Toro Rosso. Antes tivemos o brasileiro Cristiano da Matta e Montoya e Jacques Villeneuve, casos que deram mais certo, sem contar em Alex Zanardi, que foi e voltou da categoria.

Seria intrigante, no mínimo. É claro que existe o preconceito e má vontade com quem vem da Indy especialmente quando o próprio Michael Andretti fracassou na McLaren em 1993. A ideia de que a Indy é mais fácil e a F1 é muito mais difícil ajuda nesse tipo de julgamento. São categorias completamente diferentes.

Caso se confirme, Herta precisa de muito tempo de adaptação, e isso ele não vai ter. Poucos testes. A coisa seria durante a temporada, nas corridas. Sendo companheiro de Bottas, seria uma comparação quase desonesta, dada a diferença de experiência dos dois. A teoria é uma coisa, a prática seria outra.

Para os olhos da F1, seria ótimo que tudo isso acontecesse. Aos meus também. Imagina se Pato O'Ward ou Alex Palou, até mesmo o próprio Rossi tivessem mais espaço, se existissem mais equipes na F1? Precisamos de mais talento e mais vagas, todos sabem disso.

Até!

domingo, 10 de outubro de 2021

SOBE E DESCE

 

Foto: Getty Images

Discordo de quem achou a corrida chata. O clima permanentemente molhado deu uma tensão duradoura para a prova, o que deixa tudo imprevisível e, portanto, prende a atenção até o fim. Com o DRS indisponível, valia da perícia e de atacar no momento certo, no molhado, sem a covardia da asa aberta em condições normais. Menos ultrapassagens, mais brigas. A caça, o "pega" também é bem bonito de se ver.

 A Mercedes parece ter encontrado a melhor forma. Se no México e no Brasil a vantagem aparente é da Red Bull, Austin e Abu Dhabi são dos alemães. Catar e Arábia Saudita tão totais incógnitas. Dito isso, claro que agora é fácil de falar, trocar parte do motor de Hamilton não foi a melhor decisão. Evidente que a Mercedes não contava com a chuva, mas a possibilidade sempre existiu durante a semana. Largando na frente, venceria de qualquer forma. Com a chuva dificultando tudo, o aquecimento de pneus também foi preponderante.

Aí entra outra equação. Se na Rússia Hamilton e Verstappen foram certeiros na tomada de decisão final, dessa vez a Mercedes falhou. A ideia de ser ousado e terminar a corrida sem trocar o pneu foi abortada faltando oito voltas, aparentemente com a Mercedes tendo maior voz ativa. Hamilton não ficou satisfeito. No meio do caminho e com dificuldades de aquecer os pneus, Hamilton ainda teve que se preocupar em fechar em quinto, quando poderia ser o terceiro e diminuir o prejuízo na tabela.

Dessa vez, a Mercedes errou e perdeu pontos que sempre serão importantes nesse contexto. Se Hamilton parasse ao mesmo tempo que Pérez, certamente a história seria outra. Para a sorte da Red Bull, isso não aconteceu.

Verstappen fez o que podia. Sem carro e sem aquecimento nos pneus para fazer algo além, foi premiado com o segundo lugar. Capitalizando o máximo que pode, retomou a liderança. Seis pontos de vantagem faltando seis corridas. Um empate técnico. Sempre bom repetir: dois circuitos inéditos. É um final de temporada fantástico, agoniante e imprevisível, mas ouso escrever que a Mercedes se encontrou. Só precisa errar menos e ter menos "azar".

Valtteri Bottas pode ter vencido pela última vez na Mercedes e na carreira também. O finlandês precisa que tudo dê certo desde o início para conseguir a vitória e hoje foi um desses dias. Os pontos estão sendo importantes para os construtores e pode ser o trunfo de Hamilton para tentar segurar Max.

A mesma coisa Sérgio Pérez. A segurada em Hamilton foi o momento mais lindo da corrida e com certeza da temporada do mexicano. Sempre vivendo entre altos e baixos, precisa ser menos instável para cumprir mais vezes o papel de escudeiro de Max. Hoje foi um desses dias e foi premiado com o pódio. Importante para a confiança de Checo.

No resto do pelotão, Leclerc arriscou e quase foi para o pódio. Saindo do fim do grid, Sainz poderia ter sorte melhor se estivesse em condições plenas. A Ferrari se adaptou melhor a Istambul do que a McLaren, com o apagadíssimo Ricciardo (a tônica voltou?) e o regular Norris. Alonso teve a corrida prejudicada na primeira curva pelo ensaduíchado Gasly. Ocon foi o primeiro a completar uma prova sem realizar pit stops, o que não acontecia desde Mika Salo com o GP de Mônaco de 1997. Valeu o ponto e a teimosia de arriscar até o fim.

Vettel tentou ir com os pneus médios e mal se manteve na pista. Certamente isso desencorajou o restante e foi uma opção a menos para o final de prova. Stroll na chuva é um piloto correto. E é isso.

Nesse sobe e desce, Hamilton e Mercedes desperdiçam mais uma chance. Verstappen de novo maximiza e Bottas brilha naquela que pode ter sido a última vitória na Mercedes. E vem muito mais por aí.

Confira a classificação final do GP da Turquia: 


Até!

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

INGREDIENTE A MAIS

 

Foto: Getty Images

A temporada 2021 da Fórmula 1 guarda ingredientes meticulosos a cada corrida. Alguns podem se repetir, mas os protagonistas não.

Depois de muita conversa nas últimas semanas, a Mercedes decidiu trocar o motor a combustão de Lewis Hamilton. Leia: motor a combustão e não toda a unidade de potência. É por isso que Hamilton vai perder 10 posições no grid ao invés de largar nos boxes. Sainz, por exemplo, vai largar dos boxes.

O interessante nisso tudo é que geralmente as equipes trocam os motores em circuitos onde buscam minimizar os danos, quando não há favoritismo. Na Turquia, com asfalto recapeado e clima seco, vimos o contrário. Hamilton sobrou e, em condições normais, seria favoritíssimo a vencer. 

Lembrando sempre que existe a possibilidade de chuva no sábado e no domingo, o que novamente embaralha tudo e transforma em loteria, o que beneficia Hamilton, saindo de trás.

Leclerc mostra que a Ferrari pode brigar pelo pódio se Mercedes e Red Bull, com a linda pintura homenageando a Honda, vacilarem. Verstappen pareceu um pouco mais comedido, sendo até superado por Pérez. Coisas de Ferrari: trocar motor quando a equipe tem chance de pontuar, mas é o planejamento, né? Seria muito oportunismo da minha parte cornetar isso...

Com possibiidade de chuva, Hamilton largando mais atrás e a responsabilidade nas mãos de Verstappen: roteiros parecidos que se repetem, dando um ingrediente a mais para Istambul nesse final de semana onde, como sempre escrevo, cada ponto vai decidir o campeão da temporada.

Confira os tempos dos treinos livres:




Até!


quinta-feira, 7 de outubro de 2021

GP DA TURQUIA: Programação

 O Grande Prêmio da Turquia fica localizado no autódromo de Istanbul Park e foi inaugurado em 2005, permanecendo na F1 até 2011. Em 2020, com a pandemia do coronavírus, a pista volta para o calendário da Fórmula 1, mantida em 2021 pelo mesmo motivo.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:

Melhor volta em corrida: Juan Pablo Montoya - 1:24.770 (McLaren, 2005)

Pole Position: Sebastian Vettel - 1:25.049 (Red Bull, 2011)

Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)

Maior vencedor: Felipe Massa - 3x (2006, 2007 e 2008)


CLASSIFICAÇÃO:

1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 246,5 pontos

2 - Max Verstappen (Red Bull) - 244,5 pontos

3 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 151 pontos

4 - Lando Norris (McLaren) - 139 pontos

5 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 120 pontos

6 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 112,5 pontos

7 - Charles Leclerc (Ferrari) - 104 pontos

8 - Daniel Ricciardo (McLaren) - 95 pontos

9 - Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 66 pontos

10- Fernando Alonso (Alpine) - 58 pontos

11- Esteban Ocon (Alpine) - 45 pontos

12- Sebastian Vettel (Aston Martin) - 35 pontos

13- Lance Stroll (Aston Martin) - 24 pontos

14- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 18 pontos

15- George Russell (Williams) - 16 pontos

16- Nicholas Latifi (Williams) - 7 pontos

17- Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 6 pontos

18- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) - 1 ponto


CONSTRUTORES:

1 - Mercedes - 397,5 pontos

2 - Red Bull Honda - 364,5 pontos

3 - McLaren Mercedes - 234 pontos

4 - Ferrari - 216,5 pontos

5 - Alpine Renault - 103 pontos

6 - Alpha Tauri Honda - 84 pontos

7 - Aston Martin Mercedes - 59 pontos

8 - Williams Mercedes - 23 pontos

9 - Alfa Romeo Ferrari - 7 pontos

MAIS CORRIDAS CLASSIFICATÓRIAS EM 2022

Foto: Getty Images

Se em 2021 tivemos a introdução desse novo formato em três etapas, a tendência é que em 2022 isso seja colocado em prática em um terço do campeonato.

Quem diz isso é Stefano Domenicali, chefão da F1. O calendário da temporada 2022 sai no dia 15 de outubro, com 23 corridas confirmadas. Se seguir a lógica de um terço, certamente teremos as corridas classificatórias no mínimo em sete ou oito etapas.

“Dissemos, no começo do ano, que haveria três testes neste ano para assegurar que tínhamos o plano certo para o futuro. Diria que a grande maioria dos comentários que recebemos foram totalmente positivos, super positivos. Os promotores estão super felizes porque há algo novo e muito importante na sexta, no sábado e no domingo.

Estamos recebendo esse retorno positivo e, portanto, precisamos saber no ano que vem que teremos um ótimo plano que também vai levar em consideração os pontos destacados por pessoas que não gostaram muito desse formato. Contudo, de forma geral, tem sido um sucesso incrível", disse para a Sky Sports.

Domenicali frisou, no entanto, que ainda não foi decidido em quais corridas serão implementadas as corridas classificatórias, nem se haverá repetição em relação as desse ano (Silverstone, Monza e Interlagos).

"O que posso dizer é que não vamos a todos os lugares com o formato das corridas sprint porque isso é algo que queremos manter por um terço das corridas, mais ou menos, e nos conectar com uma certa forma diferente de dar recompensas, pontos, ou conectar com circuitos específicos que, como se sabe, vão fazer a diferença.

“Portanto, há muito o que pensar. Vamos envolver também todos os acionistas, emissoras, pilotos, equipes, promotores e os fãs. Não devemos esquecer que nosso papel é tomar a decisão estratégica e levar em consideração todos os pontos de vista de todo mundo”, concluiu.

Bem, só o impacto financeiro pode justificar, porque o que vimos foi a chatice usual, tanto que até pilotos e chefes de equipes reclamaram. Como sempre, a F1, a FIA e a Liberty andam na contramão do esporte.

CORRIDA DEMAIS
Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio

Com a previsão de ter 23 corridas em 8 meses em 2022, no calendário mais extenso da história, a tendência de reclamações é só aumentar. Equipes e pilotos não gostam da sequência de três corridas consecutivas, o que é um fardo não só para eles, mas principalmente para os funcionários das equipes que não estão nos holofotes. Muito trabalho, pouco descanso e muito tempo distante da família.

Bernie Ecclestone, o eterno chefão da F1, diz ser contra esse excesso de corridas.

"18 corridas são o bastante. Mas agora isso está destruindo muitas famílias com esse estresse desnecessário e atropela a saúde", disse para o site GrandPrix.com.

Para Bernie, o excesso de corridas também é prejudicial para os fãs e para a televisão, banalizando os grandes prêmios, fazendo com que eles percam a importância.

"É assim que você irrita até os maiores fãs e destrói o interesse da TV também”, completou.

Faz sentido. Com um calendário cheio, as corridas perdem importância para assistir. Ah, não vou acordar de madrugada ou cedo pra ver corrida X, tem outras 20 durante o ano. É a mesma lógica do futebol. Um calendário mais enxuto valoriza a categoria e cria a expectativa necessária para cada corrida, valorizando cada país pertencente ao calendário. 

Curioso pra saber o impacto disso a médio/longo-prazo, mas não acredito que seja benéfico para as equipes. Se não for benéfico para eles, aí sim pode haver alguma tentativa de mudança.

TRANSMISSÃO:
08/10 - Treino Livre 1: 5h30 (Band Sports)
08/10 - Treino Livre 2: 9h (Band Sports)
09/10 - Treino Livre 3: 6h (Band Sports)
09/10 - Classificação: 9h (Band e Band Sports)
10/10 - Corrida: 9h (Band)


terça-feira, 5 de outubro de 2021

POR TRÁS DO CATAR

 

Foto: Fórmula 1

A notícia da semana passada confirmou que a F1 vai para o Catar no dia 21 de novembro e, a partir de 2023, assina um contrato de dez anos com a categoria. Finalmente o país entra na F1, depois de anos de experiência na Moto GP. Mas por quê, o que isso significa além de mais um país do Oriente Médio no calendário injetando grana para a F1?

Depois da Copa, o GP do Catar vai ser o grande evento esportivo do país, por isso a entrada definitiva somente em 2023. Neste final de ano, surgiu a oportunidade, como um teste. É importante frisar que o circuito de Losail é adaptado para as motos, então não duvido que tenha alguma obra depois da corrida desse ano.

No entanto, o que deve ser destacado é o seguinte: desde julho a F1 negocia com Audi e Porsche, que são do grupo Volkswagen, para que as montadoras forneçam motores para a F1 a partir de 2026. A negociação é conduzida por Stefano Domenicali, presidente da F1 que já administrou outra empresa do grupo Volks, a Lamborghini. Há uma boa relação aí.

Uma das novidades seria a retirada do MGU-H, componente da unidade de potência que converte gases de escape quentes em energia elétrica, sendo uma peça de alto custo. A ideia é manter os motores V6 com combustíveis totalmente sustentáveis, buscando também reduzir os custos, já que seria inviável alcançar a neutralidade do consumo de carbono com o conceito atual de unidade de potência.

O que precisa ser definido é o teto orçamentário. Audi e Porsche, novatas, querem o mais alto possível, enquanto a Mercedes é contra porque fabrica as próprias peças, sem precisar pagar. A Red Bull vai herdar o material da Honda e isso é um assunto que vai ser debatido. Tudo pode acontecer. Motores verdes e com tecnologias limpas são tudo que o grupo Volkswagen precisa pra limpar a imagem do escândalo do dieselgate dos últimos anos.

Tá, mas o que a Audi, Porsche, Volkswagen e motores têm a ver com a entrada do Catar na categoria? Pois bem, o fundo soberano do país é o terceiro com mais ações no Grupo Volkswagen e tem direito a 17% dos votos no conselho. 

Um acordo com o país para sediar corridas na próxima década é um bom indício de que a F1 está próxima de finalmente realizar o sonho de ter mais montadoras, principalmente Audi e Porsche, na categoria.

Até!


segunda-feira, 27 de setembro de 2021

O QUE FICA E O QUE VEM

 

Foto: Reprodução/Montagem

Ainda faltam sete etapas e muita coisa para definir o campeão de 2021, mas os fãs já discutem nas redes sociais e nas barbearias sobre em qual patamar esse ano já está na história da F1. 

Que a disputa esse ano é a melhor desde 2012 ninguém tem dúvidas, a pergunta que fica é: 2021 bate de frente com 2012, 2007/2008, 2010 ou 2003/2005 e até 1999?

É claro que isso é difícil de responder porque tudo é muito recente e cheio de emoção e ainda precisa ser terminado. As outras temporadas já estão nos livros de história.

2012 teve 7 vencedores diferentes nas 7 primeiras corridas. Dificilmente isso vai acontecer. Em 2007, três pilotos brigavam pelo título no primeiro ano pós Schumacher e divididos por um ponto. Um estreante negro poderia ser campeão. Em 2008, Massa cruzou a linha como campeão e foi traído pela chuva segundos depois, o que deu a Hamilton a redenção.

Em 2010, 4 pilotos chegaram com chances matemáticas de título em Abu Dhabi. Isso também dificilmente será repetido. Nos últimos anos, embora Vettel tenha tentado incomodar e Rosberg bateu Hamilton na corrida final, a Mercedes nunca foi ameaçada e também era uma disputa interna. 

2021, cheio de dramas, reviravoltas, disputas, rivalidades e resultados inesperados, é um grande suco de emoções. É um confronto literalmente direto, em duas equipes. Hakkinen e Schumacher tiveram pouquíssimos embates, Schumacher x Villeneuve não existiu e Schumacher x Alonso teve de marcante as duas corridas de Ímola.

Hamilton e Verstappen já é uma rivalidade colossal,e tem tudo para ser cada vez mais visceral, ainda em 2021. Nos anos seguintes, tudo vai depender do novo regulamento e as condições de Hamilton, que já caminha para o final da carreira. No fim das contas, tudo isso é a disputa entre o leão velho e o leão novo. Em breve saberemos se vamos ter um novo rei ou a manutenção de um reinado.

Sem pipocar, acho 2021 melhor que 2012 mas lembra 1999: Hamilton errando muito, Verstappen também e com mais azares e isso proporciona vitórias inesperadas. A diferença é que não há uma terceira via.

E pensar que não estava nada animado para o que viria em 2021... É a vida pregando peças. Se o que fica já é ótimo, imagina os próximos 60 dias?

Até!

COPOS CHEIOS

 

Foto: Getty Images

Finalmente tivemos um GP da Rússia inesquecível. A chuva no final do Q3 fez a diferença na dinâmica. A favorita Mercedes sucumbiu, principalmente por mais um erro inexplicável de Lewis Hamilton. Me lembrou a China em 2007. Como sempre escrito, qualquer erro ou tomada de decisão pode decidir o campeonato a favor ou contra.

Lando Norris, o grande piloto da temporada, aproveitou a oportunidade e saiu do zero na pole position. Na largada, na reta longa, foi superado por Carlos Sainz mas rapidamente reassumiu a ponta. Em um circuito de muitas retas, o motor Mercedes da Williams de Russell e as McLarens anestesiaram Hamilton, que largou muito mal e ficou preso no primeiro stint. Com motores novos, Verstappen e Leclerc saíram de trás buscando maximizar resultados, especialmente o holandês.

Com a parada, muita coisa mudou. Norris, que já estava disparado na frente, consolidou uma vantagem. Nos boxes, Hamilton se livrou de alguns carros e passou outros. Com os pneus médios, se aproximava de Norris mas não estava conseguindo passar. A essa altura, o palco já estava montado: uma vitória épica, a primeira de Lando, e mais uma oportunidade desperdiçada por Lewis, que era favorito em Monza e Sochi e estaria de mãos abanando.

Assim como no sábado, a chuva no final mudou. Como eram poucas voltas, muitos decidiram arriscar nos extremos: ou continua na pista ou troca depois de um tempo para ver o que acontece. Os únicos que não poderiam arriscar eram justamente Hamilton e Verstappen. Cada ponto pode fazer a diferença, então ser pragmático conta, muito mais do que a experiência na categoria ou mesmo o carteiraço da idade elevada.

Lando Norris lutou contra as ordens da equipe e da mãe natureza, perdendo a primeira vitória épica, de ponta a ponta com todos os méritos, no final. Uma crueldade. No entanto, não concordo com as críticas em relação a idade e inexperiência. O risco faz parte. Lando Norris, mesmo que a McLaren esteja em notável evolução, dificilmente briga com frequência por vitórias. A questão era arriscar mesmo. Chegar em segundo ou sétimo, embora tenham grandes diferenças nos construtores, seria a mesma frustração. 

Hamilton e Verstappen precisavam ser conservadores. Desse modo, deu certo para ambos. Hamilton quebra a barreira de ser o primeiro piloto da história com três dígitos de vitórias e volta a vencer, reassumindo a liderança do campeonato. Max Verstappen, completamente fora de combate no final de semana, consegue um segundo lugar no apagar das luzes, minimizando o prejuízo. Resultado importantíssimo para o campeonato que pode até amargar um pouco o sentimento da vitória de Hamilton.

Norris, mesmo com a frustração de perder a corrida nas voltas finais por "teimosia", deu mais um passo para se afirmar como um grande piloto. Ele é um grande futuro mas também já é um presente. Voltou a dominar Ricciardo. Talvez como no caso do compatriota Russell, a sorte e a tomada de decisões ainda não estão calibradas, mas só o tempo e a experiência para aprimorar.

Carlos Sainz chegou a liderar a prova mas obviamente não tinha ritmo para sustentar. Depois das paradas, o máximo que podia conseguir era o pódio. Para quem chegou a liderar, é naturalmente frustrante. Pior ainda quando perdeu a posição para Sérgio Pérez. No entanto, o mexicano e Alonso também tentaram seguir até o final e o espanhol recuperou o lugar no pódio. No final das constas, mais um pódio com essa Ferrari é um grande resultado para o espanhol, mostrando que há vida além de Leclerc. Se o destino será diferente de Rubinho, aí é outra conversa.

Talvez os mais prejudicados nessa história, além de Norris, foram Pérez e Alonso, que disputavam o pódio. O espanhol estava prestes a conseguir tal feito quando passou o mexicano na chuva, mas foi traído pela mãe natureza. Mesmo com a vitória de Ocon, é Fernando quem está na frente na tabela. Uma temporada de alto nível com quase 40 anos. Para Pérez, o consolo é de ter feito uma boa apresentação em comparação as últimas corridas. Com as circunstâncias devidas, teria superado Max. A Red Bull perdeu pontos importantes para o campeonato.

Os outros que se saíram bem foram os finlandeses. Apagados na prova inteira, Bottas surgiu do nada em quinto e Raikkonen em oitavo. É importante frisar que podem ser os últimos pontos de Kimi Raikkonen na carreira, então pode ter sido um resultado histórico. Sem pressão, Bottas foi muito abaixo hoje, uma tônica dos últimos anos, cada vez mais justificando a troca. Como se ele se importasse com isso agora.

Russell segue pontuando com a Williams, justificando a cada corrida a ascensão para o time alemão. Fora da pontuação, Stroll fez uma rara boa corrida mas dessa vez as circunstâncias não o ajudaram e chegou até a espremer Vettel em uma curva.

Em uma corrida com um final tão abrupto e cheio de reviravoltas, muitos podem olhar os acontecimentos com bons e maus olhos. No entanto, de forma até rara, creio que hoje a grande maioria dos protagonistas podem sair com algo positivo na mente e que os estimule para o restante da temporada.

Confira a classificação final do GP da Rússia:


Até!