Foto: Reprodução/Montagem |
Ainda faltam sete etapas e muita coisa para definir o campeão de 2021, mas os fãs já discutem nas redes sociais e nas barbearias sobre em qual patamar esse ano já está na história da F1.
Que a disputa esse ano é a melhor desde 2012 ninguém tem dúvidas, a pergunta que fica é: 2021 bate de frente com 2012, 2007/2008, 2010 ou 2003/2005 e até 1999?
É claro que isso é difícil de responder porque tudo é muito recente e cheio de emoção e ainda precisa ser terminado. As outras temporadas já estão nos livros de história.
2012 teve 7 vencedores diferentes nas 7 primeiras corridas. Dificilmente isso vai acontecer. Em 2007, três pilotos brigavam pelo título no primeiro ano pós Schumacher e divididos por um ponto. Um estreante negro poderia ser campeão. Em 2008, Massa cruzou a linha como campeão e foi traído pela chuva segundos depois, o que deu a Hamilton a redenção.
Em 2010, 4 pilotos chegaram com chances matemáticas de título em Abu Dhabi. Isso também dificilmente será repetido. Nos últimos anos, embora Vettel tenha tentado incomodar e Rosberg bateu Hamilton na corrida final, a Mercedes nunca foi ameaçada e também era uma disputa interna.
2021, cheio de dramas, reviravoltas, disputas, rivalidades e resultados inesperados, é um grande suco de emoções. É um confronto literalmente direto, em duas equipes. Hakkinen e Schumacher tiveram pouquíssimos embates, Schumacher x Villeneuve não existiu e Schumacher x Alonso teve de marcante as duas corridas de Ímola.
Hamilton e Verstappen já é uma rivalidade colossal,e tem tudo para ser cada vez mais visceral, ainda em 2021. Nos anos seguintes, tudo vai depender do novo regulamento e as condições de Hamilton, que já caminha para o final da carreira. No fim das contas, tudo isso é a disputa entre o leão velho e o leão novo. Em breve saberemos se vamos ter um novo rei ou a manutenção de um reinado.
Sem pipocar, acho 2021 melhor que 2012 mas lembra 1999: Hamilton errando muito, Verstappen também e com mais azares e isso proporciona vitórias inesperadas. A diferença é que não há uma terceira via.
E pensar que não estava nada animado para o que viria em 2021... É a vida pregando peças. Se o que fica já é ótimo, imagina os próximos 60 dias?
Até!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.