sexta-feira, 7 de maio de 2021

UM PASSO A FRENTE

 


Os treinos de hoje em Barcelona mostram que a Mercedes está um passo a frente da Red Bull. Bottas e Hamilton lideraram a sessão, embora Max Verstappen estivesse bem próximo no primeiro treino. No TL2, no entanto, o holandês errou e não conseguiu encaixar uma volta rápida com os macios.

O que chamou a atenção foram as Alpines, consistentes outra vez no top 5. Na corrida o buraco é mais embaixo, mas o bloco formado por McLaren, Ferrari e Alpine promete ser muito interessante durante o ano. Aston Martin e Alpha Tauri estão um pouco abaixo, enquanto Vettel aparentemente está tentando reagir na temporada. Está na hora, né?

Na chatíssima Montmeló, o treino pode fazer a diferença, apesar de que nenhum pole venceu na temporada. A Mercedes está na frente, por bem pouco. Vamos ver se o circuito e as condições climáticas nos ajudam nesse final de semana frio de dia das mães.

Confira a classificação dos treinos livres:






quinta-feira, 6 de maio de 2021

GP DA ESPANHA: Programação

 O Grande Prêmio da Espanha entrou definitivamente no calendário da Fórmula 1 em 1968. Desde então, já foi disputada em 4 pistas: Jarama, Montjuic, Jerez e Montmeló (desde 1991).

ESTATÍSTICAS:

Melhor volta em corrida: Valtteri Bottas - 1:18.183 (Mercedes, 2020)

Pole Position: Valtteri Bottas - 1:15.406 (Mercedes, 2019)

Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)

Maior vencedor: Michael Schumacher - 6x (1995, 1996, 2001, 2002, 2003 e 2004)


CLASSIFICAÇÃO:

1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 69 pontos

2 - Max Verstappen (Red Bull) - 61 pontos

3 - Lando Norris (McLaren) - 37 pontos

4 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 32 pontos

5 - Charles Leclerc (Ferrari) - 28 pontos

6 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 22 pontos

7 - Daniel Ricciardo (McLaren) - 16 pontos

8 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 14 pontos

9 - Esteban Ocon (Alpine) - 8 pontos

10- Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 7 pontos

11- Lance Stroll (Aston Martin) - 5 pontos

12- Fernando Alonso (Alpine) - 5 pontos

13- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 2 pontos


CONSTRUTORES:

1 - Mercedes - 101 pontos

2 - Red Bull Honda - 83 pontos

3 - McLaren Mercedes - 53 pontos

4 - Ferrari - 42 pontos

5 - Alpine Renault - 13 pontos

6 - Alpha Tauri Honda - 9 pontos

7 - Aston Martin Mercedes - 5 pontos


NOVOS RUMOS

Foto: Getty Images

Depois de subir, ser rebaixado e dar a volta por cima na Red Bull e Toro Rosso/Alpha Tauri, Pierre Gasly está pronto para novos desafios, caso não tenha novas oportunidades na equipe de cima.

Em algumas oportunidades, o francês deixou pública, inclusive em um texto no The Players Tribune, que ficou muito descontente com o tratamento recebido quando esteve na equipe, na primeira metade de 2019. Helmut Marko, o chefão, também joga algumas provocações para o francês sempre que pode, dando a entender que Gasly não deve ter uma segunda chance pelos taurinos.

Pessoalmente, meu objetivo máximo é competir no topo da Fórmula 1. Graças à Red Bull eu estou na F1 e sou muito agradecido, de verdade.

Por enquanto, tenho um contrato com eles e, se estiverem dispostos a trabalhar comigo, ficarei feliz. Senão, há outras opções”, disse para a revista Speedweek.

Faz sentido. Gasly atingiu o teto onde é líder de uma equipe B, sem muitas pretensões. No ano passado, mostrou potencial para ser algo mais. Um lugar que parece óbvio e que poderia encaixar é na Alpine. Ser francês conta muito e Ocon ainda não tem garantias de continuidade. 

Sempre bom lembrar que foi exatamente esse o caminho que Carlos Sainz fez quando deixou a Red Bull e agora está na Ferrari. Por quê não a história não possa se repetir com Gasly?

BATE E VOLTA

Foto: Getty Images

A questão dos motores da Red Bull a partir de 2022 ou 2025 é alvo de especulação constante, incluindo outras equipes. 

Durante a transmissão dos treinos livres do GP de Portugal, Toto Wolff deu a entender que a Red Bull pode fazer uma parceria com o Grupo Volkswagen, mais especificamente a Porsche para batizar os motores taurinos.

De um lado, eles estão interessados em construir o próprio motor, mas não é segredo que o Grupo Volkswagen, com suas duas marcas [Porsche e Audi] estão olhando para a F1 e estão participando das discussões. Então, a Red Bull pode a qualquer momento decidir se quer manter a sua unidade de potência ou ir com os alemães”, disse Toto.

Christian Horner não gostou nada da declaração:

 “Toto sempre gosta de pensar que sabe de tudo o que acontece no negócio dos outros. Ele precisa cuidar da vida dele. Vamos construir um departamento fantástico e temos pessoas talentosas chegando. Será integrado ao departamento de chassis. Seremos os únicos além da Ferrari a ter isso. Como vai ser chamado o motor é assunto para outra hora, mas por agora, é um motor Red Bull”, disse.

Esse é outro assunto bem chato que só vai ter definição muito lá no futuro, ou talvez a definição seja um próprio motor Red Bull. Próximo.

TRANSMISSÃO:
Treino Livre 1 (07/05) - 6h30 (Band Sports)
Treino Livre 2 (07/05) - 10h (Band Sports)
Treino Livre 3 (08/05) - 7h (Band Sports)
Classificação (08/05) - 10h (Band e Band Sports)
Corrida (09/05) - 10h (Band)








terça-feira, 4 de maio de 2021

A ETERNA MONTMELÓ

 

Foto: AutoCircuito

Presente há muito tempo no calendário da F1, Montmeló também virou a casa da pré-temporada regular da categoria. Apesar de uma reforma que extinguiu a última curva, em alta velocidade, transformando-a em uma chicane, isso piorou o traçado, maçante, repetitivo e com poucas variações de estratégia justamente porque todas as equipes conhecem todos os detalhes de Barcelona.

Por isso, é difícil de lembrar grandes corridas inesquecíveis nos tempos modernos. Tentando puxar para a antiguidade: 

1996: primeira vitória de Michael Schumacher com a Ferrari - isso dispensa comentários:



2001: Mika Hakkinen liderava de ponta a ponta pra vencer a primeira na temporada 2001, mas o motor mercedes estourou na última volta e a vitória caiu no colo de Schumacher. Esse, entre outros motivos, fez o finlandês se aposentar no final do ano.



2016: na primeira corrida na Red Bull após a troca com Daniil Kvyat, Max Verstappen aproveitou a batida entre as duas Mercedes de Nico Rosberg e Lewis Hamilton, segurou Kimi Raikkonen e venceu pela primeira vez na Fórmula 1, o mais jovem da história a conseguir tal feito.



Montmeló estava (ou está?) em vias de sair do calendário, só não saiu por problemas em outros circuitos como o Vietnã e a pandemia do coronavírus que cancelou muitas provas ano passado e nesse também. Pode ser uma das últimas edições nesse circuito tão tradicional e cheio de histórias, mas que há tempos não existe uma corrida empolgante. 

Espero que seja dessa vez. 

Até!


segunda-feira, 3 de maio de 2021

ADAPTAÇÃO

 

Foto: RaceFans

Mudar de um ambiente de trabalho sempre requer um tempo para se acostumar e adequar a novos padrões, rotinas, caminhos, colegas, entre outras coisas. Na Fórmula 1, é claro, não é diferente. A mudança de equipe, fábrica, país, engenheiros e a barreira do idioma (embora todos falem inglês) são algumas das realidades. A situação fica mais agravada quando não há mais testes privados e poucos dias de pré-temporada.

Nesse ano, houveram muitas mudanças de equipe, e destaco quatro casos interessantes: simplesmente Daniel Ricciardo, Fernando Alonso e Sebastian Vettel, três dos melhores pilotos da F1, chegaram em um ambiente onde o mais jovem, o novato e menos midiático, já estava adaptado a equipe. Falo de Lance Stroll, Esteban Ocon e Lando Norris. Isso que não mencionei Carlos Sainz na Ferrari, mas Charles Leclerc é uma situação diferente em relação aos três jovens já citados.

Até aqui, o que estamos vendo é uma verdadeira surra de Stroll e Norris em Ricciardo e Vettel, dois dos maiores salários na F1. Ocon também está vencendo Alonso, mas o espanhol deu mostras de evolução na corrida de Portimão.

Ricciardo também demorou para se adaptar a Renault, em 2019, e apenas na metade da temporada que começou a se impor diante de Nico Hulkenberg. O caso de Vettel é mais conhecido: vive uma péssima fase e está em decadência, mas ser tão superado por Stroll, que é somente o filho do dono, é constrangedor para quem é tetracampeão.

O caso de Alonso também já foi amplamente escrito por aqui. É o mais velho dos três, quase quarentão e dois anos afastado da categoria. São desafios imensos para o bicampeão. Quando foi confirmado o retorno para a categoria, sempre deixei claro: aquele Alonso não existe mais. O tempo passa. O Alonso atual é mais para desfrutarmos da nossa nostalgia. No entanto, na primeira corrida o espanhol foi para o Q3 e em Portugal mostrou recuperação. É o que menos preocupa e o que menos deve ser cobrado.

Três pilotos de alto calibre em situações e ambientes diferentes, mas com resultados iguais até aqui. Até os grandes precisam de tempo e paciência para a adaptação.

Até!

domingo, 2 de maio de 2021

IMPERFEIÇÕES

 

Foto: Getty Images

Chega um determinado momento onde, no topo da cadeia alimentar, estão aqueles que são considerados os "melhores". No alto rendimento e na competição, não há margem para o erro, o descuido ou a concentração porque basta um pisar em falso para que o espaço, conquistado diante de tanto suor e sacrifício, seja superado pelo leão mais jovem ou forte.

Na F1, onde um campeonato é disputado por dois pilotos, um erro ou uma tarde/noite pouco inspirada podem comprometer um projeto, por mais que agora tenham muitas corridas - 23. Os dois protagonistas, Hamilton e Verstappen, tiveram desempenhos parecidos: imperfeitos, porém com resultados diferentes.

Hamilton não largou bem e na relargada causada pelo Safety Car e o acidente de Kimi Raikkonen (onde claramente parece já estar sentindo a idade nos reflexos) foi presa fácil para Max. Caiu para terceiro e parecia em dificuldades. No entanto, encontrou o ritmo e, escalando degraus, deixou o holandês e Bottas para trás para vencer a segunda na temporada. Em entrevista após a corrida, o próprio reconheceu que esteve longe de ser um dia tão bom ou inspirado, mas o que valeu foram os 25 pontos e o aumento da vantagem no Mundial.

Verstappen foi o contrário: tirou Hamilton para nada na relargada mas depois sucumbiu no ritmo de corrida. Contou um problema de sensor e aquecimento de pneus na Mercedes de Bottas para conseguir o segundo lugar. No sábado e domingo, voltas anuladas custaram uma pole e um ponto extra de volta mais rápida. Detalhes assim podem fazer a diferença num campeonato que parece estar muito equilibrado, mesmo que os alemães ainda sigam levemente soberanos.

Bottas, o pole, mostra que está um degrau abaixo e é desperdício de vaga na Mercedes. Norris parece muito mais maduro e já constrange Ricciardo. Por falar em constrangimento, escrever sobre Sebastian Vettel é chover no molhado. Cansei. Na Ferrari, uma estratégia equivocada com o segundo piloto (sempre com o segundo!) custou uma corrida sem pontos para Carlos Sainz, que completou a primeira volta em primeiro.

Esteban Ocon se destaca na Alpine, enquanto Fernando Alonso fez uma corrida espetacular. Escrevi há tempos que o espanhol na Renault que trocou de nome seria igual a Jordan no Wizards: dane-se o desempenho, o que vale é a magia. E hoje ele teve ambos, o espanhol soberbo, para delírio daqueles que acompanhavam o grande prêmio.

Mick Schumacher é outra grande notícia. No pior carro do grid, pressionou Latifi, forçou o canadense a errar e fez uma ultrapassagem. Muito seguro, além de colocar um minuto no dono da equipe. 

O final de semana em Portimão permitiu que as imperfeições e desvios de rendimento nem sempre tem o mesmo peso e consequência para diferentes competidores. No entanto,a chance de recuperação é rápida: em Barcelona, no dia das mães, o quarto round dessa temporada que será tão cansativa para todos os envolvidos.

Confira a classificação final do GP de Portugal:


Até!

sexta-feira, 30 de abril de 2021

VENTANIA

Foto: Getty Images

 

Nesta sexta-feira, o vento foi um fator que dificultou o trabalho das equipes nos treinos, embora não tenha acontecido nenhum incidente digno de nota.

O que chamou a atenção é que os tempos do TL1 foram superiores ao do TL2, quando geralmente é ao contrário. Isso aconteceu, claro, por influência da ventania.

Bottas e Hamilton, com Verstappen colado. O mesmo de sempre. Destaco a briga do pelotão intermediário. As Alpine bem, com Alonso no papel de líder e até George Russell ficando entre os 10. A Alpha Tauri um pouco mais atrás, as McLaren tímidas (mas em Ímola mostraram a que veio nos treinos; talvez estejam escondendo o jogo) e a Aston Martin mais atrás.

O que preocupa é Vettel. Três corridas e parece que serão três cassetadas de Lance Stroll. É um abismo sem fim. Na Alfa Romeo, Ilott estreou na primeira sessão, o que claramente foi um prêmio de consolação da Ferrari pelo vice-campeonato na F2. Mick Schumacher fazendo o que se espera: surrando o Mazepin.

Com ventania ou não, teremos mais um final de semana equilibrado e, espero eu, com emoção também, embora esse circuito de Portimão não me inspire grandes expectativas, mas é o que temos para o momento.

Confira a classificação dos treinos livres:



Até!


quinta-feira, 29 de abril de 2021

GP DE PORTUGAL: Programação

 O Grande Prêmio de Portugal foi disputado em duas fases: primeiro entre 1958 e 1960 em Boavista e Monsanto e entre 1984 e 1996 em Estoril. Em virtude da pandemia, a corrida retorna para solo português, agora sendo realizada pela primeira vez no Autódromo Internacional do Algarve.

Em 2021, a corrida novamente entra de última hora no calendário em virtude de alterações decorrentes da pandemia do Coronavírus.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:

Pole Position: Lewis Hamilton - 1:16.652 (Mercedes, 2020)

Volta mais rápida: Lewis Hamilton - 1:18.750 (Mercedes, 2020)

Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)

Maior vencedor: Alain Prost (1984, 1987 e 1988) e Nigel Mansell (1986, 1990 e 1992) - 3x


CLASSIFICAÇÃO:

1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 44 pontos

2 - Max Verstappen (Red Bull) - 43 pontos

3 - Lando Norris (McLaren) - 27 pontos

4 - Charles Leclerc (Ferrari) - 20 pontos

5 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 16 pontos

6 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 14 pontos

7 - Daniel Ricciardo (McLaren) - 14 pontos

8 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 10 pontos

9 - Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 6 pontos

10- Lance Stroll (Aston Martin) - 5 pontos

11- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 2 pontos

12- Esteban Ocon (Alpine) - 2 pontos

13- Fernando Alonso (Alpine) - 1 ponto


CONSTRUTORES:

1 - Mercedes - 60 pontos

2 - Red Bull Honda - 53 pontos

3 - McLaren Mercedes - 41 pontos

4 - Ferrari - 34 pontos

5 - Alpha Tauri Honda - 8 pontos

6 - Aston Martin Mercedes - 5 pontos

7 - Alpine Renault - 3 pontos


TAPA BURACO (DE NOVO)

Foto: Getty Images

O Canadá vive uma nova onda de coronavírus e, com a F1 querendo mais dinheiro do governo canadense como compensação a ausência de público, o cancelamento do GP é uma questão de tempo, o que aconteceu nesta quarta-feira (28).

Com isso, a organização já correu atrás de mais um circuito tampão. Trata-se de outro velho conhecido: a Turquia, palco da caótica corrida que deu a Lewis Hamilton o heptacampeonato no ano passado.

A corrida está marcada para o dia 13 de junho. O que credenciou os turcos foi o fato da distância em relação ao Azerbaijão, palco da corrida do dia 6 de junho, ser a metade (2000 km) em relação a Nurburgring, outro circuito que estava concorrendo a vaga.

A Turquia foi fantástica no ano passado pela chuva e as zebras que isso proporcionou. Como qualquer circuito atual da F1, no seco é uma incógnita. No entanto, os turcos merecem um voto de confiança. O Canadá, por sua vez, fica de fora de novo, mas ultimamente as corridas em Montreal não foram tão marcantes assim, tirando a polêmica da placa do Vettel, justamente a última edição por lá. Uma boa troca dentro das opções disponíveis.

LÁ VAMOS NÓS... (DE NOVO)

Foto: Red Bull Content

Essa parece uma notícia copiada de qualquer outro post que eu tenha feito nos últimos quase sete anos, mas não. A Red Bull, que vai fabricar o próprio motor a partir do ano que vem, tenta alguma parceria com a Audi para 2025, quando um novo regulamento técnico específico vai entrar em vigor.

Quem diz isso é o próprio Helmut Marko, em entrevista para a Servus TV:

“Nosso plano é construir nosso próprio motor até 2025, mas se a Audi se apresentar nesse ínterim, avaliaremos se a cooperação é possível”, afirmou.

Vale ressaltar que Marko jogou no ar essa possibilidade. A Audi sequer procurou a Red Bull e nem o contrário. Bom, se os alemães jamais entraram na F1, não é agora que isso vai acontecer. Próximo!

TRANSMISSÃO: