domingo, 23 de agosto de 2015

PASSEIO EM SPA

Foto: Getty Images
Esclarecendo: Ontem não teve post pois teve um temporal aqui em Porto Alegre e fiquei sem luz até o início da madrugada. Agora, vamos ao que interessa: Mais uma vitória de Lewis Hamilton, a sexta na temporada. De ponta a ponta, apenas administrando a vantagem para o segundo colocado, seu companheiro Nico Rosberg. Em terceiro, a agradável surpresa do final de semana: Romain Grosjean, da Lotus. O Francês não bebia champanhe no pódio desde o GP dos EUA de 2013. A vantagem de Hamilton para Nico agora é de 28 pontos.

Na tão esperada largada sem a ajuda dos boxes nos pilotos, Hamilton lutou para permanecer a frente e  quase foi ultrapassado por Sérgio Pérez (quinto colocado e outro destaque da prova). Ricciardo pela primeira vez largou muitíssimo bem e pulou para terceiro, deixando Rosberg em quarto e Bottas em quinto. Massa, que largou em sexto, caiu para nono. Grosjean, largando em novo (em virtude da troca de câmbio, perdeu 5 posições), começou a recuperar terreno. Vettel apostou em uma parada única e conseguiu pular para o terceiro lugar, mas faltando 2 voltas para o fim da corrida, seu pneu traseiro direito desgatado de 29 voltas (parou na 14a volta) estourou, situação semelhante ao acontecimento de Rosberg na sexta-feira. Após a corrida, o Alemão p*** da cara disse que o pneu explodiu. A Pirelli se defende. Creio que a Ferrari apostou muito e por pouco não deu certo. O desgaste do pneu era grande, e parecia questão de tempo a ultrapassagem de Grosjean.

Foto: Reuters
Por falar em pneus, impossível não escrever sobre a trapalhada homérica (mais uma!) da Williams. Parecem uns amadores. Dessa vez, o prejudicado foi Bottas. No primeiro pit stop, a equipe colocou 3 pneus macios e um pneu duro no lado traseiro direito. Resultado: Punição, perda de ritmo e corrida comprometida do finlandês, que chegou em nono. Seu companheiro de equipe, Felipe Massa, começou mal a corrida, sem rendimento com os macios e pressionado por Lotus e Toro Rosso. Após trocar para os duros, seu ritmo melhorou e chegou a pressionar Pérez pelo quinto lugar, mas chegou em sexto, lugar em que largou. Como Raikkonen foi o sétimo, o Brasileiro ultrapassou Bottas e se igualou na tabela com o finlandês da Ferrari, com 82 pontos. final de semana que a Williams e a Ferrari desejavam. O desempenho foi frustrante e isso foi traduzido nos poucos pontos que conquistaram hoje (10 da Williams e apenas 4 da Ferrari).

A Sauber também saiu desapontada. Ericsson conseguiu pontuar, foi o décimo. Nasr, o 11°. Fim de semana ruim para o brasileiro, que foi superado pelo sueco e reclamou da piora do desempenho do carro em relação aos treinos livres. O Brasileiro reclamou de problemas nos freios, o que afetou seu desempenho. É a realidade de uma equipe média/pequena...

Quem está em ascensão é Daniil Kyvat: Depois do pódio na Hungria, um quarto lugar merecídissimo. Depois de Mônaco e das críticas de Helmut Marko, o russo acordou e começa a incomodar Ricciardo, que abandonou com problemas de câmbio.

Confira a classificação da corrida:



A Fórmula 1 volta daqui 2 semanas no Grande Prêmio da Itália, nos dias 4, 5 e 6 de setembro.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

O DE SEMPRE

Foto: Getty Images

Depois de um mês de férias, a F1 voltou. Com os pilotos ainda tirando a preguiça do corpo, foram os realizados os primeiros treinos livres no mítico circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. E nada foi muito diferente do que aconteceu na temporada até então. Rosberg foi o mais rápido dos treinos, seguido de perto por Hamilton e, agora sim uma "surpresa", as Red Bull logo atrás. Raikkonen foi o quinto no e Vettel apenas o décimo. Nada incomum foi Maldonado bater sua Lotus no muro após rodar.

Outro fato que não surpreendeu ninguém foi a Williams estar no pelotão intermediário, pois sempre escondem o jogo nos treinos lives. Bottas foi o 10° e Massa o 14°. Teoricamente, o FW37 vem forte para brigar com a Ferrari e provavelmente superar a Red Bull.

Nada novo: punições estapafúrdias - Button e Alonso, somados, terão que pagar 55 posições de perda de posição no grid de largada. A McLaren Honda estourou os limites para todas as peças que compõem os propulsores. Alonso foi quem se deu pior: 30 posições - 10 pelo uso do sétimo ICE (motor de combustão interna) e cinco por mudar o sétimo turbocompressor, MGU-H (sistema de recuperação de energia de calor), MGU-K (sistema de recuperação de energia elétrica) e mudanças em componentes eletrônicos. Button não mudou nada eletronicamente, por isso pagará "somente" 25 posições. No treino, o MP4-30 só foi melhor que a Manor, como quase sempre. Já Max Verstappen excedeu o limite de motores (5) e vai perder 10 posições no grid.

Foto: Reprodução/Sauber
Aniversariante do dia, Felipe Nasr e a Sauber andaram bem. Com o novo motor Ferrari no carro, os suíços brigam por classificação para o Q3. Ericsson foi o 8° e o Brasileiro o 9°. O sueco, entretanto, acabou perdendo o controle do carro ao tocar na grama sintética localizada na saída da zebra da curva  "Pouhon" e bateu.

Outro susto: Rosberg vinha rasgando pela reta a 300 km/h, até que o pneu traseiro direito explodiu, perdeu o controle e bateu forte. Nada de mais grave aconteceu. A fornecedora de pneus italiana investiga as causas do estouro. isso é muito perigoso. Lembram-se do "Caso Michelin" no GP dos EUA de 2005?

Confira os tempos dos primeiros tempos livres:




GP DA BÉLGICA - Programação

O Grande Prêmio da Bélgica foi disputado pela primeira vez em 1925, e faz parte do calendário da Fórmula 1 desde a 1a temporada da categoria, em 1950.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Ayrton Senna - 1:41.523 (McLaren, 1991)
Pole Position: Michael Schumacher - 1:43.726 (Ferrari, 2002)
Último vencedor: Daniel Ricciardo (Red Bull)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 6x (1992, 1995, 1996, 1997, 2001 e 2002)

HAAS NEGOCIA COM "10 PILOTOS" E ESPERA ANUNCIAR NOMES ATÉ SETEMBRO

Foto: MotorSport
Gene Haas, chefão de sua equipe, disse que deseja acertar a contratação dos pilotos o mais rapidamente possível. Talvez em Setembro os nomes sejam anunciados. A escuderia, que só estreia ano que vem, está negociando com diversos nomes. Haas não esconde sua preferência por pilotos experientes. Os americanos já possuem um acordo de fornecimento de motor com a Ferrari, o que facilitaria a chegada de Gutiérrez e Vergne (pilotos de teste dos italianos), por exemplo. Outros nomes especulados são o compatriota Alexander Rossi e até Hulkenberg, que poderia perder sua vaga na Force India para Pascal Wehrlein (piloto de testes da Mercedes), num negócio entre a Mercedes, fornecedora de motor dos indianos, e a Force India, para abater as dívidas do fornecimento de motor dos alemães para a escuderia de Vijay Mallya.

HULK E SEB NA CORRIDA DOS CAMPEÕES

Foto: MotorSport
Nico vai substituir Schumacher, antigo parceiro de Vettel no evento que será realizado nos dias 20 e 21 de novembro, em Londres. Ano passado, os alemães não disputaram a prova. Será a estreia do atual vencedor das 24 horas de Le Mans no tradicional evento.
 

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 202 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 181 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 160 pontos
4 - Valtteri Bottas (Williams) - 77 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 76 pontos
6 - Felipe Massa (Williams) - 74 pontos
7 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 51 pontos
8 - Daniil Kvyat (Red Bull) - 45 pontos
9 - Nico Hulkenberg (Force India) - 24 pontos
10- Romain Grosjean (Lotus) - 23 pontos
11- Max Verstappen (Toro Rosso) - 22 pontos
12- Felipe Nasr (Sauber) - 16 pontos
13- Sérgio Pérez (Force India) - 15 pontos
14- Pastor Maldonado (Lotus) - 12 pontos
15- Fernando Alonso (McLaren) - 11 pontos
16- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 9 pontos
17- Jenson Button (McLaren) - 6 pontos
18- Marcus Ericsson (Sauber) - 6 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 383 pontos
2 - Ferrari - 236 pontos
3 - Wiliams Mercedes - 151 pontos
4 - Red Bull Renault - 96 pontos
5 - Force India Mercedes - 39 pontos
6 - Lotus Mercedes - 35 pontos
7 - Toro Rosso Renault - 31 pontos
8 - Sauber Ferrari - 22 pontos
9 - McLaren Honda - 17 pontos

TRANSMISSÃO


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

FERRARI 1 x 0 SILLY SEASON

Kimi rindo da daqueles blogueiros que cravavam sua aposentadoria no fim do ano

E a Ferrari dibrou todo mundo. Sorrateiramente, os tifosi anunciaram na hora do almoço que renovaram o contrato do Iceman por mais uma temporada, surpreendendo a todos. É a velha máxima da F1: "Nunca acredite mais do 1% das informações da silly season".

A renovação de Raikkonen, a meu ver, é apostar que o finlandês será um "segundão" não declarado e de luxo de Sebastian Vettel. O alto valor da multa rescisória de Valtteri Bottas, um possível veto a Ricciardo e a incerteza em Hulkenberg também podem ter pesado na decisão. Tudo chute.

Segundo o Lívio Oricchio, o contrato do ano que vem será por produtividade, nos mesmos moldes dos tempos de Lotus (2012-2013).

Com isso, a dança das cadeiras esfria completamente. Bottas, Ricciardo e Hulk devem permanecer aonde estão. Mercedes, Sauber, Ferrari, Toro Rosso e Red Bull estão com os lugares definidos. Na Williams, só falta oficializar a renovação de Massa. Na McLaren, Button e Vandoorne disputam espaço para ser companheiro de Alonso. A Lotus/Renault também deve manter seus dois pilotos. Sobra a Manor e a novata Haas, que tem Gutiérrez, Alexander Rossi e Vergne como candidatos mais fortes.

Depois da imprensa mundial (e de alguns blogs amadores que ninguém lê) levar um corte à la Boateng na Champions contra o Messi, só me resta dormir e desfrutar as comemorações referentes ao meu 20° aniversário. Até amanhã com as informações do GP da Bélgica!

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

NA EXPECTATIVA

Foto: Suggest Keyword

As férias da F1 terminaram. 4 semanas (ou 5, se considerar o cancelamento do GP da Alemanha) de folga. Fábricas fechadas por no mínimo 15 dias (mas os técnicos trabalharam fora deles em simuladores aerodinâmicas gerais) e mudança no ajuste do carro para uma largada mais eficiente são algumas das novidades desse começo de segunda metade do campeonato.

Agora, a sensibilidade do piloto será a responsável para a regulagem da embreagem e da reação ao torque à aceleração. A tendência é que a largada seja mais "animada", com alguns pilotos sofrendo nesse início e outros exímios largadores (leia-se Massa) podendo aproveitar esse artifício. Entretanto, os chefes das equipes acreditam que o procedimento não fará tanta diferença como o pessoal da imprensa especula para que haja mais competitividade na pista em decorrência de uma má largada da Mercedes, por exemplo. A Pirelli disponibilizou pneus médios e macios. Estratégia arrojada. Existe sempre a esperança das outras equipes diminuírem a distância para a Mercedes.

Olho em Kimi Raikkonen, o "Rei de Spa" (4 vitórias - 2004, 2005, 2007 e 2009). O finlandês vive péssima fase, ainda não teve o contrato renovado e está em vias de se aposentar. Pode ser a última oportunidade de brilho do IceMan na F1.

A Renault está cada vez mais próxima de retornar como escuderia pela 3443224 vez. As tratativas com a Lotus estão adiantadas. Mais novidades em breve.

É isso pessoal, até a próxima!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

EXPOSIÇÃO AYRTON SENNA




Então, visitei no sábado a exposição do Senna no Barra Shopping e achei bem legal. Óbvio que fui apenas para conferir os capacetes que o Ayrton utilizou na carreira e nem dei muita bola para os que foram confeccionados pelos famosos, mas achei alguns bem bonitos! Enfim, esse é um post para que vocês olhem algumas fotos que eu tirei de lá e, acima de tudo, COMPAREÇAM! Não irão se arrepender!

Abraço e durante a semana teremos posts pois a F1 tá voltando!








terça-feira, 11 de agosto de 2015

AYRTON SENNA NO BARRA SHOPPING

Foto: JhonMotorSport

Li a notícia semana passada na Zero Hora e fiquei super empolgado, pesquisei na internet e me fui para o shopping no sábado e... Descobri que a exposição só começaria nesta semana! Maldita ansiedade! Hahaha



Então, vai rolar no Barra Shopping a exposição "Senna na cabeça e no coração", do Instituto Ayrton Senna e curadoria do designer Rodrigo Câmara. Será do dia 12 (quarta-feira) até 30 de agosto, com entrada franca.


A exposição conta com cinco capacetes originais utilizados por Senna em sua carreira nas temporadas de 1985, 1992, 1994, 1987 (em homenagem à FAB) e 1993 (utilizado no Elf Master Karting Indoor, em Bercy, na França). Além desses, há trinta cascos desenhados por inúmeras celebridades, sendo nove inéditas.

MAIS INFORMAÇÕES:

Quando: de 12 a 30 de agosto
Local: Praça Rosa dos Ventos – BarraShoppingSul (Avenida Diário de Notícias, 300)
Horário: Segunda-feira a sábado, das 10h às 22h
              Domingos, das 11h às 20h

Fonte: Site do Barra Shopping Sul