sábado, 18 de abril de 2015

DISTINTOS

Foto: Reuters

Foram duas sessões completamente diferentes uma da outra na tarde/noite de ontem, no Bahrein. O TL1, por exemplo, foi durante o dia. Isso ajuda a entender algumas coisas. Como a corrida será a noite, a temperatura da pista e do ambiente não serviria de muito parâmetro para o qualyfing e a corrida. Com isso, tivemos alguns resultados diferentes do habitual, mas que certamente não serão vistos, em condições normais de temperatura e pressão, na prova. Começando pela dobradinha da Ferrari, e com Raikkonen na frente! Bem, a Mercedes fez dobradinha, mas apenas na 15 e 16a posição de Nico e Lewis, respectivamente. Esconderam o jogo legal. Bottas foi o 3°, Massa o 10°. Nasr ficou em 8°.

Distintas também foram as sessões de Jenson Button e Fernando Alonso, pela McLaren. O inglês andou apenas 2 voltas por causa de uma pane na bateria que acumula energia dos sistemas de recuperação do motor Honda, ainda no TL1, e abandonou, sem marcar tempo. Já o Asturiano chegou até a ser o líder por alguns momentos e terminou numa improvável sétima colocação. No TL2, mais problemas para Button. Andou apenas 14 voltas, sendo o penúltimo, enquanto Alonso foi o 12°.

Por falar em TL2, foi aí que as Mercedes mostraram seu verdadeiro potencial. E não foi nenhuma surpresa. Quer dizer, teve sim. Dessa vez, Nico Rosberg foi o mais rápido, 1 décimo a frente de Hamilton, coisa inédita nessa temporada. Raikkonen novamente ficou à frente de Seb, seguidos pelo Bottas. Nasr foi novamente o 8° e Massa, o 10°. Confira os tempos das duas sessões:



* GP2: Como era de se esperar, o favorito Stoffel Vandoorne, piloto da academia da McLaren e da ART Grand Prix, fez a pole. Seu companheiro de equipe, o japonês Nobuharu Matsushita larga em 2° e o campeão da GP3, piloto da academia de pilotos da Red Bull e de testes da Williams Alex Lynn, da DAMS, larga em terceiro. Único Brasileiro na categoria nessa temporada, o Brasileiro André Negrão, da Arden, sairá apenas em 19°. O piloto reclamou muito da falta de potência do motor, que só será solucionado na Espanha. As corridas serão realizadas no sábado, às 7h15 e domingo, às 8h10, ambas com transmissão do SporTV. Confira o grid de largada:

1 - Stoffel Vandoorne - ART - 1'39"237
2 - Nobuharu Matsushita - ART - 1'39"545
3 - Alex Lynn - DAMS - 1'39"599
4 - Arthur Pic - Campos - 1'39"630
5 - Raffaele Marciello - Trident - 1'39"645
6 - Jordan King - Racing Engineering - 1'39"770
7 - Norman Nato - Arden - 1'39"857
8 - Alexander Rossi - Racing Engineering - 1'39"872
9 - Pierre Gasly - DAMS - 1'39"877
10 - Sergey Sirotkin - Rapax - 1'39"887
11 - Artem Markelov - Russian time - 1'39"555
12 - Rio Haryanto - Campos - 1'39"961
13 - Mitch Evans - Russian Time - 1'39"999
14 - Robert Visoiu - Rapax - 1'40"128
15 - Richie Stanaway - Status GP - 1’40"251
16 - Julian Leal - Carlin - 1'40"353
17 - Sergio Canamasas - MP Motorsport - 1'40"434
18 - Marco Sorensen - Carlin - 1'40"444
19 - André Negrão - Arden - 1'40"634
20 - Daniel De Jong - MP Motorsport - 1'40"653
21 - Nathanaël Berthon - Lazarus - 1'40"654
22 - Renè Binder - Trident - 1'40"773
23 - Marlon Stockinger - Status GP - 1'40"995
24 - Zoel Amberg - Lazarus - 1'41"690


sexta-feira, 17 de abril de 2015

GP DO BAHREIN - Programação


Um dos mais recentes GPs da Fórmula 1 (começou a ser construído em 2002) o Grande Prêmio do Bahrein começou ser disputado em 2004. Desde o ano passado, a corrida é realizada de noite, "imitando" Cingapura.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:
Pole Position: Michael Schumacher - 1:30.139 (Ferrari, 2004)
Melhor volta em corrida: Michael Schumacher - 1:30.252 (Ferrari, 2004)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Fernando Alonso - 3x (2005, 2006 e 2010)

NEM TÃO LIVRES

Foto: F1Team
Toto Wolff, chefe da Mercedes, já admitiu que pode recorrer a "ordens impopulares" para conter os ânimos nas disputas entre Hamilton e Rosberg, para evitar que a Ferrari se aproveite da situação. Os Alemães sentiram o pessoal do cavalinho rampante "fungando no cangote" deles e, como na coletiva pós-GP da China a rixa de Hamilton e Rosberg pegou fogo novamente, a Mercedes vai ser mais cautelosa. Ela não quer seus pilotos se batendo e perdendo pontos importantes, como aconteceu na Bélgica, no ano passado, quando Hamilton foi tocado por Rosberg e Ricciardo venceu. Nessa temporada, a Ferrari está próxima das flechas da prata, e qualquer erro pode custar muito para os Alemães. Todo cuidado é pouco.

6 CONTRATOS

Foto: F1Fanatic

Colin Kolles, que integra o projeto da Forza Rossa para entrar na F1 e foi ex-chefe da HRT e dirigente da Jordan (Midland, Spyker e Force India), disse em um programa de TV áustriaco que Jules Bianchi (#ForzaJules) havia assinado contrato com a Sauber horas antes do fatídico GP do Japão, do dia 5 de Outubro do ano passado. Não só Jules assinou. Segundo Kolles, além de Nasr, Ericsson e Van der Garde, os então pilotos da equipe suíça, Adrian Sutil e Esteban Gutiérrez também estavam apalavrados com a Sauber, o que configura 6 contratos com pilotos. O ex-dirigente criticou Monisha e a maneira como ela lidou com a situação. É público e notório que a Sauber vive sérias dificuldades financeiras e, aparentemente, o desespero em conseguir dinheiro dos pilotos fez com que a equipe assinasse com diversos pilotos, o que obviamente não é correto. Enfim, a Sauber viu a confusão que arranjou esse ano e, espero, que a lição tenha sido aprendida. E que fique de lição para as demais escuderias da F1.

CLASSIFICAÇÃO:

1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 68 pontos
2 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 55 pontos
3 - Nico Rosberg (Mercedes) - 51 pontos
4 - Felipe Massa (Williams) - 30 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 24 pontos
6 - Valtteri Bottas (Williams) - 18 pontos
7 - Felipe Nasr (Sauber) - 14 pontos
8 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 11 pontos
9 - Romain Grosjean (Lotus) - 6 pontos
10- Nico Hulkenberg (Force India) - 6 pontos
11- Max Verstappen (Toro Rosso) - 6 pontos
12- Carlos Sainz Jr (Toro ROsso) - 6 pontos
13- Marcus Ericsson (Sauber) - 5 pontos
14- Daniil Kvyat (Red Bull) - 2 pontos
15- Sérgio Pérez (Force India) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 119 pontos
2 - Ferrari - 79 pontos
3 - Williams Mercedes - 48 pontos
4 - Sauber Ferrari - 19 pontos
5 - Red Bull Renault - 13 pontos
6 - Toro Rosso Renault - 12 pontos
7 - Force India Mercedes - 7 pontos
8 - Lotus Mercedes - 6 pontos

TRANSMISSÃO

Foto: Arte Globoesporte.com
Ah, fique ligado! Nesse final de semana começa a GP2! As corridas serão sábado e domingo pela manhã, antes do treino e da corrida. Fique ligado! Até!

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Vídeos e curtinhas #12

Como é bom ter corrida em semanas consecutivas, deveria ser sempre assim! rsrsrs.. Bom, depois serão 3 semanas até a corrida da Espanha, mas vamos deixar para sofrer depois. Aí vão algumas informações desse início de semana pré-GP do Bahrein.

Foto:GPUpdate
LIBERADOS - Maurizio Arrivabene, chefe da Ferrari, autorizou os seus pilotos a lutarem por posições na pista, sem a preferência da equipe. A princípio, não terá ordens de equipe, e isso é bom. A questão é se isso se manterá quando apenas um dos pilotos (provavelmente Vettel) tiver chances matemáticas (e remotas) de título. Enfim, é um sopro de lucidez na Ferrari, tão acostumada com os jogos de equipes que beneficiaram tantas vezes Schumacher e Alonso em detrimento de Barrichello e Massa.

Foto: Reprodução Twitter/ Circuito do Bahrein
"PRERIGO" - Uma forte tempestade de areia atingiu o Bahrein, e a pista de Sakhir foi coberta de areia (ah vá!), além do paddock e outras instalações. Devido ao clima e a instabilidade política, o GP do Bahrein sempre é cercado de incertezas. Em 2011, a corrida foi cancelada, devido ao auge dos protestos da Primavera Árabe e em tantas outras oportunidades grupos protestaram contra a realização da corrida, inclusive com ameaças de atentado nas proximidades do circuito.

BOM HISTÓRICO - Definitivamente, Bahrein dá "sorte" para Felipe Massa. Das 11 vitórias na F1, 2 foram no Bahrein (2007 e 2008) e um 2° lugar em 2010. Em termos de retrospecto, só perde para o GP da Turquia e do Brasil. Confira aí as duas vitórias do Brasileiro em Sakhir:






domingo, 12 de abril de 2015

ARRUMANDO A CASA?

Foto: AFP
O Grande Prêmio da China confirmou a ordem hierárquica das equipes nesse início da temporada: Dobradinha da Mercedes, seguidos pela Ferrari e as Williams, fechando o top 6. Não houve disputa pela vitória. Hamilton praticamente liderou de ponta a ponta. O único ponto de tensão foi quando Hamilton "segurou" Rosberg, o que permitiu a aproximação de Vettel e a consequente mudança de estratégia do Alemão da Mercedes, visando se proteger do Alemão da Ferrari. Mas isso é papo para os próximos parágrafos.

Massa, surpreendentemente, largou mal. Ficou encaixotado por Vettel, o que permitiu a Bottas ultrapassá-lo. Depois, ficou preso atrás do Finlandês, e Kimi acabou passando as duas Williams. Bottas fritou o pneu e foi o suficiente para Massa recuperar a posição e se manter na frente a corrida inteira. Foi uma atuação sóbria e eficiente e a equipe fez o máximo que podia, dentro das possibilidades atuais. Felipe Nasr foi combativo com sua Sauber. Foi ultrapassado pelo Verstappen (um dos destaques da corrida - um pecado ter abandonado no fim) e segurou (novamente) Ricciardo, chegando em 8° e acumulando mais pontos para a equipe. Seu companheiro, Marcus Ericsson, foi o décimo.

Parágrafo para Maldonado e McLarens: O Venezuelano manteve muita gente acordada. Ele estava bem, em sétimo, até que o show começou: Errou quando foi entrar no pit lane, e ficou numa posição ruim - teve que dar ré e tudo (com ajuda dos fiscais). Após perder algumas posições, voltou para a pista e rodou sozinho, caindo para 13°. Buscando recuperar terreno, foi brigar com Button. Ultrapassagem pra lá, 'x' para cá, Pastor foi tocado por Button na reta principal, rodou e teve danos na asa dianteira. Não restou outra alternativa a não ser ir para os boxes. Poucas voltas depois, o carro teve problema nos freios e a aventura de Maldonado chegou ao fim. Jenson teve 5 segundos de punição acrescidos ao tempo final da prova. Ao menos a McLaren completou a corrida e foi, em momentos, competitiva, brigando por posições (Principalmente com a Red Bull no início da prova), mas ainda estão muito longe da zona de pontuação. Ainda há um árduo trabalho para ser feito.

Foto: CNN
Pela primeira vez na história da F1, os mesmos três pilotos (Hamilton, Rosberg e Vettel) ocuparam o pódio nas três primeiras corridas da temporada. Isso evidencia o domínio da Mercedes e a afirmação da Ferrari como segunda força. Enfim, escrevi anteriormente que houve tensão na corrida. Quer dizer, pós-corrida. Na coletiva depois do pódio, Rosberg reclamou que Hamilton diminuiu o ritmo de propósito para que Vettel pudesse atacá-lo. O Alemão não "quis" ir para cima do Inglês, com medo de desgastar os pneus e perder rendimento. Hamilton retrucou que apenas se preocupa com a corrida dele, e que Rosberg não atacou porque não quis. Toto Wolff e Niki Lauda trataram de botar panos quentes na situação, mas isso evidencia o desconforto de Nico. O Alemão foi dominado em todas as corridas até agora. O descontrole emocional é tamanho que ele respondeu com um vídeo um fake de Hamilton, no Twitter. Ao que tudo indica, Nico deve se preocupar mais em sustentar a 2a posição no Mundial do que tentar o título. Nesse momento, a diferença está gritante e, a não ser que o Inglês tenha uma série de azares, será difícil tirar o tri de Lewis. Confira a classificação completa do GP da China:

Foto: Arte Globoesporte.com
A próxima corrida será o GP noturno no Bahrein, já na semana que vem - dias 17, 18 e 19 de Abril. Até lá!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

PROBLEMAS

Foto: Reuters
Os dois primeiros treinos livres evidenciaram o seguinte panorama: As Mercedes continuam mais rápidas, mas as Ferraris diminuíram a distância e estão incomodando nos long runs. Hamilton foi o mais rápido nos dois FPs, quatro décimos mais rápido que Raikkonen e 1 segundo mais veloz que Ricciardo (mostrando uma aparente recuperação da Red Bull), Vettel e Rosberg, apenas o quinto.

Felipe Nasr voltou a ter um desempenho destacável. Na primeira sessão, foi o quinto. Na segunda, o oitavo. Se mantiver o desempenho na classificação, terá boas chances de acumular mais pontos para a Sauber. Já o outro Felipe não teve muito o que comemorar. No FP1, ele reclamou de falta de potência no motor e rodou. Foi apenas o décimo, um milésimo mais lento que Bottas. No FP2, o Brasileiro teve problemas nos freios e na asa traseira e acabou rodando, danificando a asa dianteira. Foi apenas o 17°.

Sem dúvida, o fato mais curioso do dia foi o Chinês maluco que atravessou a pista na reta da chegada porque queria "pilotar uma Ferrari". Óbvio que o cidadão foi pego pelas autoridades. Os mais maldosos disseram que ele estava mais rápido que a Manor e a McLaren. O pessoal de Woking, por sinal, está confiante. Button foi o 10° e Alonso, 12°; ambos veem com muito otimismo a passagem para o Q2 da classificação de mais tarde. (REPITO - CLASSIFICAÇÃO PARA O Q2). Chega a ser triste ler isso... Mas as coisas parecem estar um pouquinho menos pior para os lados de Ron Dennis e cia.

Veja o chinês invasor:


Classificação do FP1 e do FP2:

Fotos: Arte Globoesporte.com

Até o treino classificatório!

quinta-feira, 9 de abril de 2015

GP DA CHINA - Programação

O Circuito Internacional de Shanghai teve sua primeira corrida em 2004, vencida por Rubens Barrichello. É o autódromo mais caro da história. A sua construção custou cerca de 240 milhões de dólares.

Foto: Wikipédia
Melhor volta em corrida: Michael Schumacher - 1:32.238 (Ferrari, 2004)
Pole Position: Sebastian Vettel - 1:33.706 (RBR, 2011)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Lewis Hamilton (2008, 2011 e 2014)

PREOCUPADO
Foto: Getty Images
O ex-presidente da FIA, Max Mosley (1993-2009) não está satisfeito com os rumos que a Fórmula 1 atual está tomando. Ele afirmou que o esporte mudou "enormemente", desde a mudança da fornecedora de Pneus (Pirelli), o sistema de pontuação e o mais recente: Os motores V6 híbridos.
Mosley disse que o dinheiro da F1 deveria ser distribuído igualmente entre as equipes, e que a diferença de orçamento deixa muitas equipes para trás (só ver a dificuldade financeira de Lotus, Force India, Sauber, Manor e a falida Caterham - Solução: Teto orçamentário) resultando num colapso da categoria.

SÓ EM JUNHO
Foto: Getty Images
O diretor-adjunto da Force India, Bob Fernley, anunciou que a equipe indiana irá estrear seu carro 'B' (significativo pacote de atualizações) apenas em Junho, no GP da Áustria. A mudança se deve a vários fatores: A equipe quer fazer os primeiros experimentos nos testes da Espanha, em maio; As dívidas no que se refere ao uso do motor Mercedes (fato esse que custou 8 dias de ausência na pré-temporada - o que explica o fato da FI estar atualmente abaixo das demais) e a mudança para o túnel de vento da Toyota.

CLASSIFICAÇÃO:

1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 43 pontos
2 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 40 pontos
3 - Nico Rosberg (Mercedes) - 33 pontos
4 - Felipe Massa (Williams) - 20 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 12 pontos
6 - Felipe Nasr (Sauber) - 10 pontos
7 - Valtteri Bottas (Williams) - 10 pontos
8 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 9 pontos
9 - Nico Hulkenberg (Force India) - 6 pontos
10- Max Verstappen (Toro Rosso) - 6 pontos
11- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 6 pontos
12- Marcus Ericsson (Sauber) - 4 pontos
13- Daniil Kvyat (Red Bull) - 2 pontos
14- Sérgio Pérez (Force India) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 76 pontos
2 - Ferrari - 52 pontos
3 - Williams Mercedes - 30 pontos
4 - Sauber Ferrari - 14 pontos
5 - Toro Rosso Renault - 12 pontos
6 - Red Bull Renault - 11 pontos
7 - Force India Mercedes - 7 pontos

TRANSMISSÃO

Foto: Arte Globoesporte.com

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Vídeos e curtinhas #11

Renault, 2010. Foto: Getty Images
RETORNO? - O site oficial da Fórmula 1 noticiou que a Toro Rosso pode estar mudando de cor. A equipe, que usa o azul e o grená, trocaria para amarelo. Além disso, a Renault tem interesse em comprar a Toro Rosso da Red Bull e voltar a ter uma equipe própria. Vale lembrar que os franceses tinham uma equipe até 2011 e estão em rota de colisão com a Red Bull devido as críticas dos taurinos a fraca unidade motriz dos Franceses.

INDEFINIDO - O piloto Roberto Merhi, da Manor, viajou para a China sem saber se correrá a prova do fim de semana. O Espanhol assinou um contrato de algumas corridas e a ex-Marussia ainda enfrenta problemas: Não correram na Austrália e apenas um carro participou do GP da Malásia. Mais informações nos próximos dias.


PUBLICIDADE - A Infiniti, empresa de carros que patrocina a Red Bull, fez uma promoção de test drive na Internet. O piloto Daniel Ricciardo e alguns mecânicos foram até a casa do sortudo, e o australiano entregou a chave do carro e deixou o felizardo dar umas voltinhas! Confira!



TÚNEL DO TEMPO: Em 2007, Lewis Hamilton poderia ser o mais jovem campeão do mundo da história logo em sua temporada de estreia. Entretanto, no GP chinês, o britânico um dos seus maiores erros na carreira, quando atolou o carro na brita dos boxes, abandonando a corrida. Kimi Raikkonen venceu, cresceu no campeonato e o resto vocês já sabem: O Iceman foi campeão! Relembre!