segunda-feira, 11 de maio de 2015

REAÇÃO E BALDE DE ÁGUA FRIA

Foto:AFP
Esclarecimentos: Ontem à noite eu estava muito cansado e "apaguei" na noite de sábado. Acordei durante a madrugada e não pude postar. Peço desculpas.

Voltando ao que interessa: Até que o GP da Espanha não foi tão ruim, dado seu histórico de corridas chatas e modorrentas. Não houveram disputas históricas é verdade, mas teve ultrapassagens e disputas de estratégias. Dentro do possível, foi aceitável.

A pausa de 3 semanas fez muito bem para Nico Rosberg. Foi dominante e calou a boca de seus críticos (inclusive de quem vos escreve hehehe) e ajudou a "zicar" meu post de sexta-feira. O campeonato agradece. A vantagem para Hamilton caiu de 27 para 20 pontos (111 a 91). O Inglês chegou em segundo e a Mercedes igualou o número de dobradinhas da McLaren Honda de Senna-Prost - 14. O Inglês largou mal, perdeu a posição para Vettel e teve que recorrer aos boxes para garantir o 2° lugar. A luz amarela está acesa. Nico deu o recado: Se Lewis vacilar, o Alemão estará pronto para dar o bote igual fez ano passado, dando muito trabalho para o britânico.

Vettel completou o pódio em 3°, 45 segundos atrás do vencedor. Isso com certeza frustrou a Ferrari e os fãs que certamente aguardavam ansiosos pela corrida esperando que os Italianos diminuíssem a vantagem da Mercedes e pudessem brigar de igual para igual. Ledo engano. O que se viu foi que, aparentemente, as Flechas de Prata aumentaram ainda mais sua superioridade em relação ao resto do grid. Evidente que existirão variações, pois há várias provas com características diferentes que beneficiam e atrapalham determinada equipe e sua aerodinâmica.

Foto: Reprodução TV
Felipe Massa compensou o péssimo treino classificatório e chegou na sexta posição, o máximo que podia. As Ferraris não foram tão superiores em relação a Williams, já que o Brasileiro chegou 12 segundos atrás de Kimi, que foi segurado por seu compatriota Bottas, que mais uma vez conseguiu se defender de uma Ferrari e chegou em quarto,de novo. Com o resultado, agora é o quinto colocado, com 42 pontos, contra 39 de Massa. E com uma corrida a menos (ficou fora do GP da Austrália, com dores nas costas).  Felipe Nasr, foi o 12°, também sem muitas perspectivas de melhora. O que anima é o fato de, mais uma vez, ter terminado à frente de Ericsson. Talvez em Mônaco e no Canadá as coisas melhorem para os suíços.

Os mecânicos não tiveram vida fácil hoje. A foto acima prova. Na McLaren, Alonso teve problemas de freio e abandonou, mostrando que a Catalunha definitivamente não está lhe dando sorte. O freio problemático, aliás, quase fez com que o seu MP4/30 fizesse um strike nos mecânicos, mas graças a sua habilidade o carro "apenas" acertou a placa que o homem da frente do pit segura. Button teve sérios problemas com o desgaste dos pneus e praticamente descartou pontuar nesse ano. Discurso diferente do que vem sendo bradado por Alonso, Boullier e cia nas últimas semanas... Que fase, Honda!

O pessoal da Lotus não teve sorte. Grosjean passou do ponto e acertou em cheio o cidadão que você vê acima (inclusive os "países baixos"). Entretanto, fez uma boa corrida e novamente pontuou, chegando em 8°. Maldonado? O de sempre. Muita agressividade, ultrapassagens, mas um pedaço da asa traseira quebrou e ele novamente ficou distante dos pontos. É o último colocado do campeonato.

A vitória de Rosberg quebra a monotonia do domínio de Hamilton e nos dá esperança de que teremos uma disputa pelo título. A confiança do Alemão aumentou. Agora, é aguardamos o próximo capítulo em Mônaco, daqui 2 semanas (dias 21, 23 e 24 de maio). Ano passado, a guerra dos dois começou quando Rosberg "errou" numa volta do Q3, obrigando os fiscais a balançarem bandeira amarela no setor e atrapalhando Hamilton, que passava pelo local e teve que reduzir a velocidade. Muitas emoções estão por vir! Confira a classificação completa da corrida e até breve!


sexta-feira, 8 de maio de 2015

DOMINANTES (ATÉ QUANDO?)

Foto: Getty Images
Meus amigos, nada é mais prazeroso do que sair da aula, chegar em casa e conseguir assistir boa parte do 2° treino livre de hoje. É uma raridade que eu consegui aproveitar! O fim de semana começa com o tridente Hamilton-Mercedes-Vandoorne como os mais velozes e a serem batidos, o que se tornou corriqueiro. Vamos lá:

No treino 1, uma hipocrisia que poderia acabar com o sentido do título do texto: Hamilton não foi o mais rápido. Foi seu companheiro de equipe, Rosberg. Dominância das flechas de prata, com 1 segundo de vantagem sobre as Ferraris de Seb e Kimi. A Mercedes manteve uma boa margem para o cavalinho rampante, o que de certa decepcionou os italianos, que esperavam estar mais colados. As surpresas positivas do treino foram Red Bull e Toro Rosso. Equipe mãe e equipe satélite desempenharam um bom treino. Sainz e Verstappen, seguidos de Kyvat e Ricciardo. É cedo dizer que as tais atualizações dos carros estão fazendo efeito. É sempre prudente aguardar a classificação de amanhã. Como sempre, a Williams escondeu o jogo. Massa em 8° e Susie Wolff em 14°. A Sauber de Nasr, como todo mundo esperava, começa a perder terreno com o passar da temporada e a falta de recursos para desenvolver o bólido. O Brasileiro precisará ter paciência e aproveitar as oportunidades de pontuar quando aparecerem. A McLaren mandou para pista sua nova pintura "dinâmica e agressiva". Confira os tempos do TL1:

No treino 2, Hamilton terminou na frente. Com os carros treinando forte para a preparação do treino e do ritmo da corrida, tivemos alguns resultados interessantes. Com pneus médios, Vettel ficou na segunda posição e preocupa ainda mais os planos de Nico para reagir no campeonato. Kyvat e Verstappen confirmaram o TL1 e repetiram o bom desempenho. Na sétima posição, um alento: A "dinâmica e agressiva" MP4/30 de "Diênsan" Button, superando a Fênix Alonso e deixando esperançosos os fãs do pessoal de Woking para, quem sabe, conseguir a classificação para o Q3 amanhã. A possibilidade não é pequena. Com um circuito mais travado como é Catalunha, o frágil motor Honda não é tão exigido assim, mas ainda não é confiável. A Williams foi inconclusiva de novo, com Bottas em 8° e Massa em 10°. Entretanto, o que chamou a atenção no início do treino foi a Lotus (com o patrocínio do filme Mad Max) de Grosjean, onde a carenagem simplesmente se desintegrou no retão, chamando a atenção de todos, afinal não é com frequência que isso acontece. Confira o vídeo e a classificação do TL2:





GP2: O Belga Vandoorne, da ART (e da academia de pilotos da McLaren), conquistou sua sexta pole position consecutiva, e com isso, sairá na posição de honra da GP2. Logo seguida vieram a dupla da DAMS, com Alex Lynn (cria da Red Bull) e Pierre Gasly. O Brasileiro André Negrão novamente reclamou da falta de potência do motor (que a fornecedora, a Mecachrome, disse não haver nada de errado) e largará numa ruim 22a posição. A corrida amanhã será logo após o treino, às 10h40, no SporTV. Já a 2a bateria será às 5h35.

8 DE MAIO - 33 anos da morte de Gilles Villeneuve, um dos pilotos mais arrojados da história da F1 e que imortalizou o número 27. Conhecido por seu estilo agressivo e ousado, protagonizou um dos maiores pegas da história da categoria a bordo da Ferrari contra René Arnoux, da Renault no GP da França de 1979. Aprecie:



Até mais!


GP DA ESPANHA - Programação

O Grande Prêmio da Espanha entrou definitivamente no calendário da Fórmula 1 em 1968. Desde então, já foi disputada em 4 pistas: Jarama, Montjuic, Jerez e Catalunha (desde 1991).
Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Giancarlo Fisichella - 1:15.641 (Renault, 2005)
Pole Position: Fernando Alonso - 1:14.648 (Renault, 2006)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 6x (1995, 1996, 2001, 2002, 2003 e 2004)

MUDANÇAS EM (QUASE) TODAS AS EQUIPES

Foto: F1Fanatic

É tradicional na primeira prova europeia da temporada as equipes apresentarem atualizações visando a melhoria no desempenho de seus carros. É óbvio que dessa vez não será diferente. Os especialistas falam que o ano "realmente começa" quando o circo da F1 chega no velho continente. É agora que veremos se a Ferrari consegue diminuir a distância sobre a Mercedes ou os Alemães se consolidam de vez como equipe dominante. Será que a Williams vai encostar na turma da frente? E a Red Bull, vai consertar seus problemas de motor e se aproximar dos ingleses de Grove? O pelotão do meio - Toro Rosso, Sauber e Lotus - Quem vai levar vantagem. E a McLaren Honda, será que vai poder andar com mais giro no motor e um pacote aerodinâmico que lhe proporcione ao menos alguns pontinhos? Sabemos que Manor e Force India não terão nada atualizado. A ex-Marussia projeta mudanças apenas em Spa. Já os Indianos seguirão com o modelo adaptado de 2014, onde as atualizações só serão feitas no GP da Áustria.

NOVO CASCO DA McLAREN

Foto: Divulgação
Já foi postado anteriormente no blog, mas um dos destaques da semana é a tão aguardada nova pintura da McLaren para a temporada. Após recepção negativa do visual cromado com detalhes vermelhos, Ron Dennis disse que o modelo seria alterado para atrair um patrocinador master, que anda em falta pelos lados de Woking desde a saída da Vodafone, em 2012. Os fãs, como sempre, imaginam ou o visual laranja, ou o clássico vermelho e branco da parceria da Marlboro dos anos 80 e 90. O prata cromado será trocado por uma coloração "cinza grafite dinâmica e agressiva" (Uiiiiii!). Ou seja, acredito que os fãs não irão se empolgar com a nova pintura da McLaren. Mais fotos: 
Foto: Arte Globoesporte.com

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 93 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 66 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 65 pontos
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 42 pontos
5 - Felipe Massa (Williams) - 31 pontos
6 - Valtteri Bottas (Williams) - 30 pontos
7 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 19 pontos
8 - Felipe Nasr (Sauber) - 14 pontos
9 - Romain Grosjean (Lotus) - 12 pontos
10- Nico Hulkenberg (Force India) - 6 pontos
11- Max Verstappen (Toro Rosso) - 6 pontos
12- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 6 pontos
13- Sérgio Pérez (Force India) - 5 pontos
14- Marcus Ericsson (Sauber) - 5 pontos
15- Daniil Kyvat (Red Bull) - 4 pontos

CONSTRUTORES: 
1 - Mercedes - 159 pontos
2 - Ferrari - 107 pontos
3 - Williams Mercedes - 61 pontos
4 - Red Bull Renault - 23 pontos
5 - Sauber Ferrari - 19 pontos
6 - Lotus Mercedes - 12 pontos
7 - Toro Rosso Renault - 12 pontos
8 - Force India Mercedes - 11 pontos

TRANSMISSÃO

Foto: Arte Globoesporte.com

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Vídeo, curtinhas e café gourmet #13





Falaê galera! Fim de semana de F1 chegando depois de 3 semanas de puro descanso (mentira, estudo pra c&%#$#&, e continua!), vamos tentar nos esquentar com algumas notícias nesse princípio de inverno (tá muito frio!)

Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio
BERNIE NO INTERIOR DE SP - O carismático, idolatrado e odiado chefão da F1, Bernie Ecclestone esteve no Brasil nessa semana. E não foi para tratar de assuntos automobilísticos bem longe disso... Você pode estar pensando: "O que esse cara estaria fazendo no Brasil então?" Bernie visitou a (até então desconhecida, pelo menos pra mim) cidade de Amparo, no Interior de São Paulo. O britânico é casado com uma Brasileira (a advogada Fabiana Flosi) desde 2012 e no mesmo ano comprou uma fazenda na localidade. A propriedade tem alta produção de café, e assim foi criada a Celebrity Coffee (que pode ser renomeado para Celebrity Coffee of Amparo), café gourmet servido no paddock de vários circuitos da F1. Bernie se apresentou numa coletiva com o prefeito da cidade, o que certamente vai ser útil para difundir a localidade para o mundo inteiro. Falou sobre diversas coisas, como a possibilidade de morar na fazenda quando se aposentar da F1 e outros negócios, sem muitos detalhes. Também falou sobre F1, é claro. Algumas coisas já eram conhecidas - Críticas a atual regra de motores e a mudança na abertura da categoria no ano que vem, além de lamentar a morte de Senna, há 21 anos e não descartar a entrada da Audi em breve. Surreal a presença de alguém do calibre de Bernie Ecclestone em Amparo, falando de café. Por falar nisso, quero ver qual é que é desse tal "café gourmet".... hahaha

SE LIVROU - Ao contrário da Malásia, desta vez é Marcus Ericsson que cederá seu carro para o Italiano Rafaelle Marciello no 1° treino livre da Espanha.

ESPERANÇOSO - Yasuhisa Arai, chefe da Honda, mostrou confiança na evolução da McLaren e disse que a aspiração e o foco da equipe é chegar ao pódio até o fim do ano. Ele também elogiou a boa capacidade de trabalho em equipe com o pessoal de Woking. Pessoal tá confiante mesmo, até demais, creio eu... Trabalho da McLaren vai ser lento, gradual e seguro.

ALONSO E O MP4/4 - Passado e presente da McLaren estiveram na pista de Montmeló para uma campanha da TAG Heuer, uma das patrocinadoras da equipe. Na quinta-feira, o pessoal de Woking vai lançar a nova pintura do MP4-30 e foi feito um trailer para deixar os fãs com água na boca, onde Alonso pilota o carro de Senna, enquanto Button corre com o defeituoso bólido de 2015. Mais uma vez a mensagem é de que "uma nova era vai chegar (ou recomeçar)". Enfim, escrevi demais: Confira aí!
Foto: Reprodução



Boa semana a todos!

quarta-feira, 29 de abril de 2015

2016 COMEÇARÁ MAIS TARDE

Foto: Hardmob
Fala, galera! Depois de uma semana de molho, estou aqui de volta! É complicado quando a Fórmula 1 tira essas longas e intermináveis 3 semanas de folga. Ainda teremos essa semana inteira por vir para depois começarem os preparativos para o GP da Espanha. Então, nos últimos dias eu estava pensando em fazer um post, mas de última hora acabei mudando de hora. Vou trazer algumas notícias dos últimos dias. A começar pela mudança na abertura da temporada 2016. Calma, Melbourne seguirá como o ponto de partida. Entretanto, a corrida que geralmente é disputada na segunda quinzena de Março vai sediar o GP da Austrália começará no início de Abril. Ou seja: Provavelmente teremos um enxutamento entre o período de tempo de uma corrida para a outra e dizem que algumas pistas poderão sair do calendário, lembrando que ano que vem estreia o portentoso e urbano GP do Azerbaijão, em Baku. O fã de F1 vai ter alongada sua saudade da categoria em mais um mês, totalizando 4 meses de intervalo entre a última prova desse ano (Abu Dhabi) e a primeira de 2016.

Foto: Motosport
EM NOME DO PAI - Mick Schumacher, o "filho do homi", venceu na sua estreia em monopostos, na F4 alemã. O filho de Michael e sobrinho de Ralf venceu a terceira bateria, quando o grid foi invertido. É nostálgico e particularmente uma felicidade imensa ver o sobrenome Schumacher no topo da classificação. Porém, é sempre bom ter muita calma nessa hora. Muita mesmo. Mas vale o registro.

TAPETÃO (große Teppich) - PARTE 2: A exemplo de Giedo van der Garde, o próximo a entrar na fila dos processos judiciais contra a Sauber é o Alemão Adrian Sutil, hoje piloto reserva da Williams. Ele quer dimdim, uma indenização pela quebra do acordo entre o ex-Force India e Monisha, chefe da equipe suíça. Provavelmente, o desenrolar da situação já será feito na Espanha, semana que vem. Daqui a pouco, só falta nós noticiarmos que Esteban Gutierrez irá fazer o mesmo.

MAIS UMA VEZ... - Há muitos anos eu vejo o pessoal noticiar uma possível entrada da Audi na F-1. Também leio com frequência que um tal Ferdinand Piech, comandante da Wolkswagen, sempre vetava essa tentativa. Pois bem, o comandante não comanda mais. E aí, será que vai? Lembrando que recentemente houve especulações onde o ex-chefe da Ferrari Stefano Domenicali estava envolvido em um projeto nesse sentido. Digamos que isso se confirma. Certamente que seria de um grande acréscimo para a F-1 ter uma grande marca como a Audi competindo com Ferrari, Mercedes, McLaren, Williams, Red Bull, Lotus... Pela grife, seria muito bacana. Como sempre digo: Vamos aguardar...

NO VERMELHO - A Williams anunciou na última segunda-feira que o balanço de 2014 fechou com prejuízo de 42,5 milhões de libras (mais de R$ 190 milhões), contabilizando todo o Grupo Williams. Os altos custos com as novas tecnologias implementadas na Fórmula 1 ano passado (novo motor V6 híbrido com sistemas de recuperação de energia) e o terrível desempenho em 2013 foram as causas desse déficit, de acordo com a equipe. Essa notícia só evidencia como os custos para manter uma equipe de F-1 estão cada vez mais elevados. A tradicional equipe de Glove não possui o mesmo aparato financeiro que Ferrari, Red Bull, McLaren e Mercedes. Então, é sempre bom ter muito cuidado para não se endividar e ficar em situação complicada, como a Force India, Sauber e Lotus. Se os gastos se mantiverem assim, a tendência é que a categoria seja extinta nos próximos anos. Bernie precisa se mexer.

Então é isso pessoal, até qualquer hora! Abraços!

segunda-feira, 20 de abril de 2015

SE DISTANCIANDO DOS DEMAIS

Foto: Reuters
Lewis Hamilton foi, mais uma vez, impecável e conquistou sua terceira vitória na temporada. Sem dar chances para ninguém, o Inglês chega a 93 pontos e abre uma vantagem considerável para seus rivais, Vettel e Rosberg. O Alemão da Mercedes, por sinal, é a cara do desânimo (veja a foto acima): No final da corrida, ao tentar segurar Kimi Raikkonen, que estava com ritmo de corrida melhor (e pneu macio menos desgastado, contra os pneus duros de Nico) acabou errando na entrada da curva 1, saiu da pista e perdeu a segunda colocação, faltando 2 voltas para o final. Além da desvantagem técnica, Rosberg está claramente derrotado psicologicamente. Não há o que fazer para superar Lewis e ele sabe disso.

Kimi subiu ao pódio pela primeira vez desde o seu retorno à Ferrari, no ano passado. O Finlandês optou por uma estratégia diferente dos demais: No segundo stint, preferiu colocar os pneus médios, que se degradavam mais lentamente e colocavam um melhor ritmo de corrida. No final, com pneus macios frescos, estava mais rápido que as duas Mercedes e contou com a "sorte" para ultrapassar Rosberg e o "azar", já que Hamilton estava com problema nos freios e era questão de 1 ou 2 voltas para Raikkonen ultrapassá-lo e vencer a prova. Seu companheiro de equipe, Vettel, não teve um desempenho tão exuberante. Com problemas no bico do carro, o Alemão cometeu alguns erros na prova que custaram seu lugar no pódio, já que foi forçado a parar nos boxes para reparar o problema. Ele voltou atrás de Bottas, se aproximou, mas o motor Ferrari não conseguiu superar o Mercedes da Williams, Seb terminou em 5°, enquanto o Finlandês fez uma boa corrida e conseguiu preciosos 12 pontos para os lados de Grove.

Os Brasileiros não tiveram boa jornada. Massa teve uma pane no motor antes da volta de apresentação e teve que largar dos boxes. Buscando uma corrida de recuperação, teve um toque com Maldonado que danificou o assoalho do FW37, que prejudicou sua corrida - Chegou a levar passão de Felipe Nasr e teve dificuldades para ultrapassar a Force India de Hulkenberg. Terminou em décimo. O Brasileiro da Sauber estava fazendo uma corrida razoável, mas fez 3 pit stops - desnecessário, segundo o piloto. Os suíços não foram felizes no trabalho de pit stop, já que anteriormente Ericsson foi prejudicado porque a roda dianteira esquerda demorou a ser trocada, o que arruinou sua corrida. Terminaram em 13° e 14°, com Nasr mais uma vez à frente do Sueco.

Foto: Reprodução TV
 Ricciardo fez uma prova discreta. Herdou o 6° lugar de Massa e ficou sem ser incomodado. Só apareceu no fim da corrida quando seu 3° motor Renault do ano teve problemas - Estourou. As duas Toro Rosso, de Sainz Jr e Verstappen, também não completaram a prova por problemas na unidade motriz francesa. Sem contar os problemas de Kvyat e Verstappen na Austrália e novamente do adolescente holandês na China, semana passada. A cada fim de semana que passa, Helmut Marko e cia pensam seriamente em abandonar a categoria. E a Renault está fazendo uma forcinha para essa decisão, já que seu motor, além de fraco em relação a Mercedes e Ferrari, é problemático. Por fim, Don Alonso sobreviveu, aos trancos e barrancos, as diversas ultrapassagens que sofreu e graças a confusões, erros e abandonos, ficou em 11°, igualando o resultado de Button na Austrália. A diferença é que o britânico foi o último, já o Asturiano terminou à frente de outros 5 carros que completaram o GP. Jenson sequer largou. A equipe não conseguiu solucionar a série de problemas encontrados no MP4-30 e terminou o fim de semana com chave de ouro. Confira a classificação final da corrida:


* GP2: O Belga Vandoorne confirmou o favoritismo e venceu a primeira bateria do GP do Bahrein. Haryanto e Rossi completaram o pódio. O Brasileiro André Negrão conseguiu uma boa nona colocação, após largar em 19°. Na corrida 2, o Indonésio Rio Haryanto foi o vencedor, seguido por Vandoorne e Nathanael Berthon. Negrão novamente conseguiu pontuar, dessa vez chegando em oitavo. Confira a classificação:

1    Stoffel Vandoorne    43
2    Rio Haryanto    33
3    Alexander Rossi    23
4    Nathanael Berthon    16
5    Jordan King    12
6    Robert Visoiu    12
7    Julián Leal    10
8    Mitch Evans    8
9    Nobuharu Matsushita    7
10    Andre Negrão    3

A F1 e a GP2 voltam daqui 3 semanas, no Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona, nos dias 8, 9 e 10 de maio. Até lá!

domingo, 19 de abril de 2015

RUMO A POLARIZAÇÃO?

Foto: Kamran Jebreilli/AP
O Qualyfing do Bahrein foi mais movimentado do que de costume. A aproximação da Ferrari é cada vez maior. Tanto é que Vettel largará junto com Hamilton na primeira fila (quarta pole de quatro corridas em 2015), deixando Rosberg e Raikkonen para trás. O Alemão se encaminha para virar o segundão e fiel escudeiro do Inglês contra o tetracampeão, se formos levar em conta as declarações de Toto Wolff. A cara de Nico diz tudo: "A batata está assando". O campeonato se encaminha para uma disputa entre Hamilton e Vettel, com ainda ampla vantagem para Lewis, por ter um carro melhor. Mas a Ferrari está chegando...

Felipe Massa fez um Q3 muito ruim, foi 4 décimos mais lento que seu companheiro Bottas e largará em 6° (Pela primeira vez ficou atrás do Finlandês no grid). Ricciardo, Hulkenberg (Boa surpresa!), Sainz e Grosjean completam o top 10. A Williams está estagnada como terceira força. Está relativamente distante de Ferrari e Mercedes e não tem nenhuma outra equipe que possa ameaçá-la no momento. Lembra a BMW de 2007.

Na McLaren, novamente houve uma grande diferença no desempenho dos pilotos. Quer dizer, Button sequer andou. Pela terceira vez no fim de semana, o MP4-30 apresentou problemas e o britânico vai largar em último. Já Alonso confirmou o bom desempenho nos treinos e conseguiu pela primeira vez na temporada levar uma McLaren para o Q2, largando em 14°. Em passos lentos e cambaleantes, o pessoal de Woking e os japoneses da Honda estão acertando as coisas. Todavia, estão longe de pontuar, salvo se houver uma série de abandonos e a equipe sobreviver aos problemas do motor Honda.

Felipe Nasr fez o que podia. Nos instantes finais, foi eliminado no Q2 por Sainz e Pérez e larga em 12°. Extraiu o máximo da Sauber. Entretanto, Toro Rosso e Lotus estão evoluindo. A tendência é perder terreno, se nenhuma atualização no carro for feita. É complicado, pois a Sauber tem o segundo pior orçamento da F1 (só perde pra Manor, segundo Lívio Oricchio). Mas os suíços estão na briga e podem pontuar. Dependerão de um bom ritmo de corrida. Quem decepcionou foi o russo Daniil Kvyat, eliminado ainda no Q1 com sua Red Bull. Tudo bem que o carro não é lá essa maravilha toda, mas largar no fim do grid é péssimo. Vamos ver se a jovem promessa terá condições de fazer uma corrida de recuperação. O que eu quero dizer: Se o motor Renault não morrer mais uma vez.

Confira o grid de largada e até amanhã!