sexta-feira, 6 de março de 2015

ALONSO FORA E AS TEORIAS DO CAOS

Foto: Reprodução
Volta às aulas. Sono, cansaço, retorno forçado a rotina, preguiça, vagabundagem. Alguns motivos para que eu tivesse protelado tanto o post de agora. Bem, para a minha sorte, com o passar dos dias surgiram diversas especulações que irão ser muito úteis para o desenrolar do texto. Se você está lendo e não entendeu bulhufas, calma. Vamos por partes:

- No início da semana, a McLaren anunciou que o Asturiano está fora do GP inaugural, em Melbourne, daqui 9 dias. De acordo com o relatório médico, ele será poupado para evitar riscos de um novo acidente, já que ainda se recupera da concussão sofrida na pista de Barcelona no dia 22 de fevereiro. Kevin Magnussen, rebaixado a piloto de testes, será seu substituto. Como não possuo nenhum conhecimento de medicina, não posso falar sobre esta ordem. Entretanto, o que eu posso afirmar é que NÃO foi um simples acidente. Se fosse, Alonso não teria permanecido três dias no hospital. Se fosse, provavelmente estaria apto a correr. O fato de a McLaren creditar o incidente aos "fortes ventos" e não esclarecer a situação acaba "forçando" a imprensa e os fãs a pensarem possíveis causas para explicar o que aconteceu com o MP4-30 na curva 3 do circuito da Catalunha. Algumas dessas "hipóteses" ventiladas nos últimos dias:

- Alonso teria contado que sofreu um choque elétrico antes do acidente, provavelmente por falha no sistema MGU-K, que estava defeituoso desde o primeiro dia de teste no circuito (iniciado dia 19 de fevereiro)
- Alonso teve amnésia e acordou pensando estar em 1995 pilotando kart e sonhando em chegar na Fórmula 1
- Alonso começou a se comunicar em italiano achando que ainda era piloto da Ferrari
- A Gazzetta dello Sport conseguiu o on-board do carro de Vettel, que estava próximo ao espanhol no momento do acidente, e diz que o carro virou a direita e estava desgovernado.

Outros acreditam que o bi-campeão desmaiou antes de bater. Ron Dennis já confirmou que a "Fênix" ficou desacordada por alguns segundos. Todavia, a explicação da McLaren não está lá tão convincente. Até Bernie Ecclestone disse isso e a FIA vai investigar o que de fato aconteceu com Alonso e a McLaren MP4-30.

Foto: Reprodução
No fim das contas, Alonso vai se livrar de um vexame no seu retorno à McLaren. O carro problemático não dever ter um desempenho satisfatório no início da temporada. "Sobrou" para Button e Magnussen, a dupla do ano passado. Mas isso é assunto para outro post..

OUTRAS NOTÍCIAS:
- É oficial! A Manor estará na F1 em 2015! O carro, modelo 2014, foi aprovado no crash test da FIA. A McLaren ajudou no desenvolvimento do bólido, certamente para tentar utilizar a ex-Marussia como uma "equipe B" e fazer experimentos aerodinâmicos que proporcionem alguma possível melhora para o pessoal de Woking, embora a nova velha equipe da F1 utilize motores Ferrari. Até o momento, o único piloto confirmado é Will Stevens. Especulam-se que Van der Garde e Vandoorne disputam a segunda vaga. Confira o primeiro desenho do carro, crédito para o Humberto Corradi:

Foto: F1 Corradi

- "Tapijtão"! Na última quinta-feira, a F1 recebeu a notícia de que o Giedo Van der Garde, piloto reserva da Sauber no ano passado, entrou com uma ação para ser piloto titular da equipe suíça IMEDIATAMENTE. No tribunal suíço, já houve ganho de causa. A próxima reunião será no tribunal australiano, na segunda-feira. Vale lembrar que Sutil e Van der Garde eram apontados pela imprensa como os pilotos da Sauber em 2015. Contudo, em ambos os casos, a grana do patrocínio dos pilotos não apareceu, o que levou Monisha e Peter Sauber a procurarem outros pilotos com mais "dindim" no bolso: Ericsson e Nasr. Sutil também chegou a cogitar ingressar na Justiça para manter a vaga, já que teria assinado por 2 anos (2014 e 2015). Veremos os próximos episódios.


É isso galera, prometo que antes do começo da temporada tentarei fazer um resumo dos 12 dias de pré-temporada da Fórmula 1. Abraço!

terça-feira, 3 de março de 2015

SEM ZEBRA

Esqueça a Red Bull "zebra" da pré-temporada. Um dia depois do término das atividades da pré-temporada, os taurinos lançaram o RB11. Com mais detalhes roxos e o logo da Red Bull, Daniel Ricciardo e Daniil Kyvat tentarão levar o esquadrão de Christian Horner, Helmut Marko e Adrian Newey para o topo. Confira:

Foto: Divulgação

segunda-feira, 2 de março de 2015

BARCELONA, ÚLTIMOS DIAS - LONG RUNS E ESCONDE-ESCONDE

A pré-temporada 2015 da Fórmula 1 acabou, assim como as minhas férias. Deveria estar dormindo... Agora, só dia 13 de março, nos primeiros treinos livres em Melbourne. A maioria das equipes conseguiu emplacar long runs e volta de classificação, e outras esconderam o jogo (Mercedes e Ferrari). Enfim, em Melbourne teremos uma ideia mais clara sobre as forças, embora tenhamos uma noção inicial. Farei outro post durante a semana sobre um resumão de todos os testes, de Jerez até hoje. Vamos lá:


BARCELONA, DIA 7

Foto: Getty Images

Hamilton confirmou a superioridade da Mercedes e com os pneus macios fez 1:23.022, 2 décimos mais rápido que Massa (andou com os supermacios). Os alemães esconderam o jogo: O bicampeão anotou apenas 76 voltas, enquanto Massa fez 102. Entretanto, o mais impressionante foi o desempenho de Hulkenberg, que andou 157 voltas e tirou um pouco do atraso em que o VJM08 encontra-se em relação a concorrência. Após uma sexta-feita promissora, a McLaren voltou a apresentar problemas: Após 39 voltas, Magnussen abandonou o treino depois de vazamento de óleo. Confira os tempos dos testes de sábado:

Foto: Arte Globoesporte.com

BARCELONA, ÚLTIMO DIA

Foto: Getty Images


No último dia, deu Williams. Valtteri Bottas deu 89 voltas e fez 1:23.063, com supermacios. Quatro décimos mais rápido que Vettel e 9 décimos a frente de Felipe Nasr, que anotou impressionantes 159 giros com a Sauber C34 e terminou em terceiro. Destaques: Batida de Maldonado (tava demorando) e a tremenda "escondida de jogo" da Mercedes, já que Rosberg foi apenas o sétimo colocado com 148 voltas de pneu "desconhecido", segundo o Globoesporte.com. Button não conseguiu sair com o MP4-30 pela manhã e fez 30 voltas à tarde, com o oitavo tempo.
Confira os tempos do último dia:

Foto: Arte Globoesporte.com

Durante a semana, uma análise mais completa dos 12 dias de testes desde janeiro até março. Agora, vou tentar dormir... Até mais!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

BARCELONA, DIA 6 - MERCEDES MOSTRA QUEM MANDA

Foto: Divulgação

O que todo mundo estava aguardando aconteceu. A Mercedes finalmente usou os pneus macios, e o resultado foi o esperado: Rosberg fez 1:22.792, 7 décimos mais rápido que o tempo anotado por Massa ontem. Isso que o alemão disse "não ter encontrado o melhor acerto durante o dia". Ou seja: Ainda é possível melhorar. Um claro aviso aos postulantes: Estamos alguns degraus a frente. Entretanto, o circuito de Montmeló possui características únicas, o que pode não significar que a vantagem da Mercedes para o resto seja tão gigante assim, apenas para essa pista.

O dia foi repleto de boas notícias. Felipe Nasr com sua Sauber C34 fez 140 voltas e ficou com o terceiro tempo. O Brasileiro saiu satisfeito com os long-runs e ressaltou a evolução do ritmo de corrida e confiabilidade do carro suíço. Valtteri Bottas foi um dos poucos que guiou menos de 100 voltas hoje, mas foi o segundo colocado, 1s2 mais lento que Rosberg e também com os macios.

O grande destaque do dia foi, sem dúvidas, a McLaren Honda. Button conseguiu completar 100 (cem, não sem) voltas!!!! A equipe andou tanto que no final começaram a treinar pit-stops. Com certeza é um desempenho espetacular, só pelo fato de as atividades não terem sido canceladas e pelo carro não ter apresentado nenhum problema. Button ficou em quinto.

Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio

Outra novidade foram as primeiras 77 voltas do VJM-08, após a ausência das duas primeiras sessões de testes. Importante começar sem problemas, Porém, a Force India está 10 dias atrasada em relação aos demais, e esse tempo não será recuperado a tempo da corrida da Austrália. Teoricamente, só está acima da McLaren, ou no mesmo nível, no máximo. Como Hulkenberg disse, o importante hoje foi ver se tudo está funcionando. Aparentemente, sim. Agora, os "indianos" terão os últimos 2 dias para extrair o máximo possível do novo carro. Hulk fez o último tempo.

Confira os tempos do sexto dia de testes em Barcelona:

Foto: Arte Globoesporte.com

NOTÍCIAS:
* ÔÔÔÔÔ, A MANOR VOLTOU!: A FIA confirmou a Manor Marussia como uma das equipes do Mundial 2015. Para a ex-equipe russa, só falta anunciar o companheiro de Will Stevens e realizar o crash-test do carro junto a FIA, marcado para o dia 5 de Março. A equipe usará o motor da Ferrari do ano passado. O principal investidor do renascimento da Manor é o empresário irlandês Stephen Fitzpatrick, 37 anos, dono da empresa Ovo, distribuidora de energia da Inglaterra. O empresário fez o acordo com garantias pessoais. Justin King, ex-investidor dos supermercados Sainsbury também tem envolvimento no negócio, embora não seja considerado um investidor. As informações são da BBC.

* FIA E AS CÂMERAS: A  Federação deseja colocar câmeras de alta velocidade nos carros para ajudar na investigação de acidentes como o de Alonso, por exemplo. A medida foi apoiada pelas equipes e pode entrar em vigor a partir de 2016. Além da câmera, a FIA deseja instalar fones de ouvido que mede a força de um impacto na cabeça de um piloto, como forma de ajudar na coleta de dados em acidentes. Tudo isso precisa ser aprovado no Conselho de Esporte a Motor da FIA, que terá sua próxima reunião dia 20 de Março.

Até mais!

BARCELONA, DIA 5 - MASSA NA FRENTE

Foto: Getty Images

A terceira e derradeira parte dos testes de pré-temporada começou. Os últimos ajustes antes do GP da Austrália. A Williams, por exemplo, finalmente colocou pneus macios para simular o ritmo de classificação. E o resultado foi animador: Felipe Massa anotou 1:23.500 e terminou com o melhor tempo não só do dia, mas também de todo o circuito nesses 5 dias de quilometragem em Montmeló. Além disso, foram completadas 102 voltas. Confiabilidade, velocidade e desempenho. A Williams se credencia como a segunda força da hierarquia atual da F-1.

No topo da cadeia alimentar, a Mercedes teve seu trabalho interrompido de forma surpreendente. Um problema no MGU-K (mesmo problema que atormenta a McLaren) acabou com o trabalho de Hamilton de forma precoce. Com pneus médios, o bicampeão do mundo foi o terceiro mais rápido. Entre eles, Marcus Ericsson. O Sueco foi o que mais andou (122 voltas) e ficou 7 décimos atrás de Massa, usando pneus supermacios. Seu tempo (1:24.276) superou a melhor marca com esse pneu, que era de Grosjean. A Sauber fez long-runs com pneus médios. Segundo Nasr, os suíços precisam melhorar para não oscilar os tempos e, consequentemente, não perder ritmo de corrida.

Foto: Getty Images
E a McLaren? Mais do mesmo, ou menos do mesmo. Button pode andar apenas 7 voltas com o MP4-30. Problema da vez? Hidráulico. Prometo que ,se tiver tempo na semana que vem, farei um post mais detalhado sobre esse início do novo casamento entre nipônicos e britânicos. A Force India, que havia prometido estrear o carro desse ano, ficou fora. Quem sabe amanhã, talvez...

Confira os tempos do 5° dia de testes em Barcelona:

Foto: Arte Globoesporte.com

NOTÍCIAS:
- A Manor, se voltar mesmo para a F-1, já anunciou que Will Stevens será um dos seus pilotos. O britânico era piloto de testes da antiga Marussia no ano passado e correu pela Caterham no GP de Abu Dhabi.

- Ron Dennis admitiu que Alonso ficou inconsciente "alguns segundos" após o estranho acidente na curva 3. Ele ainda disse que existe uma câmera do circuito interno que flagrou o incidente e que vai se reunir com Charlie Whiting nos próximos dias para investigar mais o que realmente aconteceu com o MP4-30 de Alonso. Mais uma vez, foi descartada a hipótese de problema no carro ou descarga elétrica e reafirmou que o vento influenciou no acontecido. Segundo o empresário de Alonso, Luis García Abad, o bicampeão teve um trauma angular inercial no pescoço, que causou dores de cabeça, vômito e mal-estar. Isso que o acidente foi em baixa velocidade, imagina se fosse na velocidade normal da curva.. MUITO estranho.

-  Por fim, a Lotus anunciou a espanhola Carmen Jordá como piloto (ou pilota?) de desenvolvimento. Na hierarquia, está atrás dos titulares Maldonado e Grosjean e do reserva Alex Lynn. Seu currículo não é lá muito impressionante. Sabe-se que competiu na Endurance, Indy Lights e estava na GP3. É filha do ex-piloto José Miguel Jordá.

Foto: Divulgação

Até amanhã!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O MISTÉRIO DO ACIDENTE DAS ASTÚRIAS

Foto: Franco Nugnes/Omnicorse.it

Teorias. Muitas delas estão sendo ventiladas por fãs e veículos de imprensa para tentar explicar a gravidade do acidente do bicampeão Fernando Alonso. Sabe-se que ele bateu em uma "velocidade baixa" e que teria demorado para responder aos estímulos dos fiscais e médicos do circuito de Barcelona. O procedimento de segurança assustou a todos, parecia que foi um acidente grave. Entretanto, o MP4-30 estava quase intacto. Então, o que será que aconteceu para o Espanhol ser levado de helicóptero para o hospital passar para uma "recuperação pacífica", segundo a McLaren?

Segundo a imprensa Alemã, "Alonso sofreu dois impactos. No primeiro,a força G aplicada sobre o seu carro chegou a 30G. No segundo, a força G caiu para 15G, mas durou 54 milésimos de segundo. Em se tratando de uma quantidade de força letal, uma eternidade.

O pior de tudo é que, aparentemente, a energia dos dois impactos não se dissipou no carro, mas se concentrou diretamente no piloto. Ou seja, quem sofreu todos os efeitos das pancadas foi justamente Alonso. Por isso que o carro estava 'inteiro'."

As fotos do jornalista italiano Franco Nugnes do site 'Omnicorse.it' mostram que o MP4-30 bateu de frente e ficou raspando lateralmente o muro até parar. Aí entram as teorias: Alonso teria passado mal e desmaiado antes do incidente; O Espanhol pode ter sido de um choque em virtude dos problemas no MGU-K enfrentados pela McLaren na quinta e sábado e que possivelmente não estava devidamente resolvido.

Foto: Franco Nugnes/Omnicorse.it

Segundo comunicado da McLaren, o acidente de Alonso foi devido a "tempestuosos e imprevisíveis ventos fortes". Vale ressaltar que foi o mesmo motivo para explicar o acidente do compatriota Carlos Sainz Jr, da Toro Rosso no dia anterior, no mesmo local. Olha, tudo é um grande mistério: Não há imagens gravadas do momento do acidente, a FIA esconde o jogo (#ForzaJules), Apenas Alonso pode esclarecer a situação, quando sair do hospital. Mistério...

Reprodução: Twitter
Tranquilizante: Luis Garcia Abad, empresário do piloto, publicou no seu Twitter uma foto de Alonso no hospital com sinal positivo. Ao que tudo indica, ele está se recuperando bem, ainda bem.

"Mas felizmente, para a alegria dos bons, o espanhol soberbo, como uma Fenix que renasce..." Quem sabe, sabe.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

BARCELONA, DIAS 3 e 4 - PIT STOPS E ACIDENTE DE ALONSO

Fim de semana agitado na Fórmula 1, que viveu momentos de tensão com o estranho acidente que levou Alonso a passar a noite em observação no hospital. No fim da segunda parte de testes da pré-temporada, a Lotus terminou na frente três vezes (duas com Maldonado e uma com Grosjean) em quatro dias. Entretanto, o que espantou foi o desempenho de Nico Rosberg com os pneus médios: apenas 2 décimos mais lento que Maldonado, que estava com os supermacios. Segundo a Pirelli, a diferença de tempos entre os dois compostos é de 2 segundos e meio. Ou seja, a Mercedes segue sobrando na Fórmula 1. Williams, Ferrari e Red Bull brigam para ser a segunda força. Equipe com a menor quilometragem da pré-temporada (perdendo até para a Force India que ficou de fora em Jerez), a McLaren segue com sérios problemas e vai ter que se acertar durante a temporada para sair do fundo do grid.

Após esse resumo, começarei a falar dos dias dos testes pela ordem inversa do que o post sugere, até por questão da relevância de informações que temos até agora. Vamos lá:


BARCELONA, DIA 4

Foto: Getty Images
Com total e absoluta certeza podemos afirmar que o acidente de Fernando Alonso foi o principal destaque do domingo. As câmeras de TV não flagraram o incidente. Segundo testemunhas e imagens de celular, o espanhol perdeu o controle do MP4-30 no meio da curva 3 e bateu lateralmente no muro, com o carro percorrendo lateralmente a área de escape até parar. A desaceleração não foi abrupta. Dizem que Alonso perdeu a consciência antes mesmo da batida, mas os médicos não informaram nada a respeito disso. O pai e o empresário do Espanhol afirmaram que ele está "ok e consciente, porém confuso". O bi campeão passará a noite no hospital em observação, embora não tenha sido constatada nenhuma lesão grave. Apenas precaução.

Voltando o assunto para dentro da pista, o suíço naturalizado francês Romain Grosjean terminou o domingo com o melhor tempo, com 1:24.067, pneus supermacios. Em segundo ficou Rosberg, apenas 254 décimos atrás e com pneu MÉDIO. A diferença de perfomance entre ele os supermacios são de 2 segundos e meio. É muita coisa. De forma discreta, a Mercedes deixou o recado: Estamos alguns passos na frente de vocês. Mais do que isso, Nico fez 131 voltas, maior quilometragem do dia. Bottas com a Williams fez 129 giros, enquanto Daniil Kyvat andou 104 voltas. Confiabilidade, confiabilidade...

Felipe Nasr teve problemas no C34 da Sauber e ficou parado durante a manhã. Voltou a pista apenas de tarde para anotar 73 voltas e o quarto melhor tempo, usando pneus supermacios. Em virtude do acidente, a McLaren não voltou para a pista e deixou Button "chupando dedo". 

Foto: Getty Images
Confira os tempos do quarto dia de testes em Barcelona:

Foto: Arte Globoesporte.com


BARCELONA, DIA 3

Foto: Getty Images

O treino de sábado não teve muitas emoções. Os destaques na ponta da classificação ficaram por conta de Maldonado e Verstappen, que foram os mais rápidos usando os supermacios. O novato holandês também foi quem andou mais: 129 voltas, contra 112 de Kyvat, 105 de Vettel, 104 de Hamilton e 101 do venezuelano ponteiro do treino A Williams de Massa priorizou o treinamento de pit stops, elemento que foi preponderante e influenciou negativamente os seus resultados nas corridas de China e Áustria, por exemplo. Foi o sétimo. Ericsson e a Sauber enfrentaram um problema de câmbio e só andaram, quando fizeram o quarto melhor tempo, com pneus macios. Um novo problema no MGU-K acabou com o treino da McLaren de Button em apenas 12 voltas. Será um início difícil para a McLaren e sua nova velha parceira Honda...

Foto: Getty Images

Confira a classificação 3° dia de testes em Barcelona:

Foto: Arte Globoesporte.com

Vejam os melhores tempos dos quatro dias de teste também. A última bateria de treinos continua na quinta-feira e se estende até domingo, nada de novo, nem a pista. Depois, é só empacotar tudo e rumar para a Austrália. Quando os testes acabarem, farei um resumo da pré-temporada, na semana que vem, quando minhas férias acabarem.... Damn, até lá!

1 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS MERCEDES 1:24.064 111
2 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:24.321 +0.257 195
3 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS MERCEDES 1:24.348 +0.284 173
4 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:24.574 +0.510 212
5 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:24.584 +0.520 163
6 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:24.672 +0.608 143
7 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:24.702 +0.638 193
8 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO RENAULT 1:24.739 +0.675 223
9 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:24.923 +0.859 108
10 DANIIL KVYAT RUS RED BULL RENAULT 1:24.941 +0.877 209
11 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:24.956 +0.892 151
12 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:25.345 +1.281 173
13 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO RENAULT 1:25.604 +1.540 188
14 JOLYON PALMER ING LOTUS MERCEDES 1:26.280 +2.216 77
15 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:26.312 +2.248 178
16       MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:26.340 +2.276 164
17 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:26.591 +2.527 36
18 PASCAL WERHLEIN ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:27.564 +3.500 113
19 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA 1:27.956 +3.892 79
20       JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:28.182 +4.118 42
21 PASCAL WERHLEIN ALE MERCEDES 1:28.489 +4.425 48
22 SUSIE WOLFF ESC WILLIAMS MERCEDES 1:28.906 +4.842 83