Foto: LAT Images |
Durante os testes de pré-temporada, alguns resultados tímidos. Depois, a revelação: o carro novo só iria estrear em Barcelona. Tudo bem, afinal Alonso ia para o Q3 e conseguia mais pontos no início da temporada do que em três anos de Honda.
Chegou a corrida de Montmeló e o desempenho continuou o mesmo. Nas corridas seguintes, piorou. Hoje, a equipe de Woking disputa com Haas e Force India o posto de quinta força. Ainda assim, o desempenho da McLaren continua pífio, e até piorou. Em Paul Ricard, eliminação logo no Q1, para os dois. Vandoorne cada vez mais pressionado pelo efeito Lando Norris. Não seria surpresa ver o belga ser sacado pelo jovem inglês no fim do ano, principalmente se Lando for campeão da F2 (atualmente é o líder do campeonato). Zak Brown admite que o MCL33 tem problemas que não conseguem ser incorrigíveis no túnel de vento.
Se algo não for solucionado lá, a tendência é que os erros se repitam para 2019. Sem mais o vasto dinheiro vindo da Honda e sem grandes patrocínios, uma hora o dinheiro da McLaren, que está vindo de outros setores da empresa, vai acabar. Zak Brown parece mais interessado em levar a equipe pra Indy do que focar na F1, pode ser aí um dos motivos dos conflitos internos, além do caso dos chocolates que acabou vazando semana passada.
Fechando o grid, sem dinheiro, Alonso provavelmente indo embora... se continuar assim, a McLaren vai continuar à risca o planejamento para se tornar uma nova Williams. Que o tal novo regulamento de 2021 possa fazer com que essa tradicional equipe renasça rumo ao protagonismo da categoria, o que sempre esteve em seu DNA.
Aliás, é triste ver Williams e McLaren fechando o grid. Entretanto, como já escrevi milhões de vezes sobre o primeiro caso, isso é uma escolha deles. Que arquem com as consequências.
Até!
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