Foto: Wikipédia |
Melhor volta em corrida: Rubens Barrichello - 1:21.046 (Ferrari, 2004)
Pole Position: Rubens Barrichello - 1:20.089 (Ferrari, 2004)
Último vencedor: Nico Rosberg (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 5x (1996, 1998, 2000, 2003 e 2006)
ALONSO IRÁ DEFINIR SEU FUTURO EM TRÊS SEMANAS
Foto: Getty Images |
Primeiro, o bicampeão afirmou que se a McLaren não vencesse até setembro, ele iria trocar de equipe. Um tempo depois, recuou. Agora, sua permanência no time de Woking está atrelada a uma condição: que a Honda deixe a equipe. Os japoneses é que pagam seu salário. Será que a McLaren teria condições de bancar o espanhol, ainda mais sem um patrocinador principal há cinco anos?
Outra: as outras fornecedoras negociariam com os ingleses? E Alonso, qual equipe lhe estaria disponível e com condições de satisfazer seus anseios? Os dois estão em um mato sem cachorro. Entre permanecer na McLaren ou ir para a Williams, que vá para a Indy ser mais feliz, embora não ganhe nem 1/5 dos rendimentos que está acostumado a ganhar na F1.
A Williams de hoje é uma equipe sem ambição, fadada a utilizar motores defasados da Mercedes e capitaneada por uma família de ricos que chegaram ontem na categoria. Entretanto, a chegada de Paddy Lowe como sócio da equipe e o trabalho de todos focalizados para 2018 podem inspirar confiança para o espanhol, que seria bancado pelo sr. Lawrence? E a Renault? Só se o plano Kubica não der certo. Uma terceira passagem pelos franceses seria mais interessante. Uma equipe também com recursos mas que ainda irá demorar a ser protagonista, com a presença de um piloto igualmente capaz como Hulkenberg.
Em suma: Alonso paga, com muitos juros, os erros que começou a cometer no final da década passada. Uma pena um dos melhores do grid estar quase sem espaço na principal categoria do automobilismo.
DONO DA RED BULL RESPONDE VERSTAPPEN: "PARA ONDE IRIA?"
Foto: Getty Images |
Com a Ferrari e a Mercedes mantendo seus pilotos, Max só poderia pensar em uma troca de equipe para 2019 ou 2020. Então, o resta apenas "cobrar" dos taurinos e continuar trabalhando duro. Evidente que é frustrante e no calor do momento algumas coisas que não devem ser ditas são declaradas, mas o que vale é ter a cabeça no lugar e pensar adiante, no futuro. Max é jovem e tem muito tempo para disputar muitas vitórias e títulos.
Isso se a Red Bull cooperar, e tem estrutura e capacidade para isso. Todos sabemos. No entanto, se os problemas se repetirem nos próximos anos, interessados não irão faltar. Por ora: calma, Max!
CLASSIFICAÇÃO:
1 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 220 pontos
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 213 pontos
3 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 179 pontos
4 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 132 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 128 pontos
6 - Max Verstappen (Red Bull) - 67 pontos
7 - Sérgio Pérez (Force India) - 56 pontos
8 - Esteban Ocon (Force India) - 47 pontos
9 - Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 36 pontos
10- Nico Hulkenberg (Renault) - 34 pontos
11- Felipe Massa (Williams) - 27 pontos
12- Romain Grosjean (Haas) - 24 pontos
13- Lance Stroll (Williams) - 18 pontos
14- Kevin Magnussen (Haas) - 11 pontos
15- Fernando Alonso (McLaren) - 10 pontos
16- Pascal Wehrlein (Sauber) - 5 pontos
17- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 4 pontos
18- Stoffel Vandoorne (McLaren) - 1 ponto
CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 392 pontos
2 - Ferrari - 348 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 199 pontos
4 - Force India Mercedes - 103 pontos
5 - Williams Mercedes - 45 pontos
6 - Toro Rosso Renault - 40 pontos
7 - Haas Ferrari - 35 pontos
8 - Renault - 34 pontos
9 - McLaren Honda - 11 pontos
10- Sauber Ferrari - 5 pontos
TRANSMISSÃO: