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Vettel liderou de ponta a ponta até vencer pela terceira vez em Interlagos e pela 47a vez na carreira. A última vitória ferrarista no Brasil foi de Felipe Massa, em 2008. Apesar disso, não foi uma vitória fácil. O alemão abriu no máximo dois segundos para Bottas, que não teve forças para sequer ameaçar a vitória do tetracampeão. O #77 foi, com certeza, o maior perdedor do final de semana. O burocrático Kimi Raikkonen foi o terceiro colocado. Mais um pódio (o nonagésimo) para o campeão mundial há uma década atrás.
Hamilton fez uma grande corrida de recuperação? Sim. Foi espetacular? Não. Era esperada essa quantidade de ultrapassagens: melhor carro, equipamento novo (tudo foi trocado após a batida de sábado). O inglês teve sorte de o Safety Car causado na primeira volta ter afunilado o grid, tornando mais fácil sua tarefa de escalar o pelotão. Entretanto, isso não foi o bastante para chegar no pódio. Maldição de ser um "representante brasileiro"? Isso ajudou a corrida a ter mais emoção, sem dúvida nenhuma. Por questão patriota, achei que hoje ele não merecia o prêmio de piloto do dia, apesar de ter justificado a escolha dos fãs.
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No fim, uma declaração emocionante de Felipinho (aka Massa Jr, que fala inglês melhor que eu!), uma volta com uma bandeira verde e a ovação do público resumem o momento de emoção total de Massa, amigos e familiares. Muito legal a entrevista com Rubinho no pódio, mais um momento histórico para o automobilismo brasileiro. Nunca um piloto foi tão festejado em seu final de carreira. Por tudo isso e o resultado de pista, Massa pra mim foi o piloto do dia, o "melhor do resto", para aplausos e cumprimentos dignos de Fernando Alonso. Incrível como esses anos de dificuldade na McLaren transformaram sua imagem de antipático e antidesportivo em alguém muito simpático e engraçado.
De quebra, o brasileiro ultrapassou Stroll no campeonato e pode evitar uma injustiça tremenda na classificação dos pontos, assim como Alonso (agora 15 a 13 contra Vandoorne). Ótimo desempenho dos veteranos. Sem pneus, Massa conseguiu segurar Alonso, mas se tivesse mais algumas voltas ambos seriam superados Pérez, nono colocado. Hulkenberg conseguiu um pontinho para a Renault. Seu motor esteve muito abaixo do esperado durante o final de semana, o que impediu a Red Bull de fazer muita coisa e causou a discussão entre Helmut Marko e Cyril Abiteboul. A Red Bull reclamou de os motores franceses falharem na Toro Rosso justamente após o anúncio do acordo com a Honda em um momento decisivo no campeonato, onde ambos disputam a sexta posição (no momento, 53 a 49 para a Toro Rosso) e milhões extras de premiação no cofre.
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Coitado do Hartley. Teve problemas em todos os treinos e/ou corridas desde que chegou na F1, em Austin. Será a zica de Alonso já afetando os motores da Renault? Isso mais o fato de dois pilotos inexperientes estarem na equipe de Faenza devem fazer com que os franceses terminem o ano em sexto nos construtores, ganhando um dinheirinho a mais para o orçamento de 2018.
Confira a classificação final do Grande Prêmio do Brasil:
A Fórmula 1 volta daqui duas semanas para a última etapa da temporada no Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos dias 24, 25 e 26 de novembro. Até mais!
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